ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Morre aos 73 anos, uma das personalidades mais conhecidas de Brumado: 'Zé Borracheiro'

Quatro motoristas de aplicativos são torturados e assassinados na Bahia

Brumado: PETO apreende jovem com corrente de ouro roubada e drogas no bairro Baraúnas

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Contendas do Sincorá: Policiais civis da 20ª Coorpin prendem falsa médica que atuava de forma ilegal na Região Sudoeste

Brumado: Idoso morre ao ser atropelado por moto no bairro São Jorge

Brumado: Golpistas usam nome de mulher que teve casa incendiada no Brisa 1 para pedir no comércio

CICOM de Brumado auxilia no resgate com casal de turistas perdidos em trilha da Chapada Diamantina

Brumado: Em visita a comunidade de Campo Seco, Fabrício Abrantes diz que vai priorizar a zona rural

Brumado: 'Nem abaixo assinado resolveu', dizem moradores do Apertado do Morro cobrando melhorias para o bairro

Brumado: Prefeitura concede alvará para início das obras da faculdade de medicina

TSE aprova normas para Eleições Municipais em 2020

Brumado: Bandido se passa por paciente, fica em fila e tenta roubar idoso

Clínica Master realizou workshop: ‘Saúde Ocupacional e o Faturamento de Sua Empresa’

Brumado: Em busca do selo Unicef, audiência pública debate o papel de meninas e mulheres como líderes

Adolescentes são suspeitos de estuprar menino de 7 anos em banheiro de escola em Vitória da Conquista


25 de Novembro: Em dia nacional, baiana de acarajé exalta ofício em Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Elas costumam trabalhar atrás de um tabuleiro ornamentado com muita delícias. Bolinho de feijão, vatapá, caruru, camarão, salada e pimenta, são seu instrumento de trabalho e ganha-pão. As baianas de acarajé são tão importantes para a história da Bahia e do Brasil que ganharam uma data para celebrar sua profissão. Nesta segunda-feira (25), é comemorado o Dia da Baiana de Acarajé. "Dendê, azeite e amor", comenta a baiana de acarajé Maria Odete, a "Dona Dete". Atrás do tabuleiro há quatro décadas, conta ainda que comemorar o Dia Nacional das Baianas de Acarajé é reafirmar a resistência das mulheres que, há gerações, sustentam suas famílias com a venda dos quitutes. "Todos sabem que nasci em Candeias, me criei em Santo Amaro, mas vim para Brumado ainda jovem. Sigo a tradição há mais de 40 anos, e agora estou passando a tradição às minhas filhas e netas", afirma Dona Dete. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O mesmo sorriso que recebe convidados em sua casa é o mesmo que reflete no tabuleiro ao atender os clientes. Mãe de sete filhos, Dona Dete conta que com a ajuda do seu marido já falecido, criou todos com o acarajé. "Criei todos, trabalhei muito e, viajei por várias cidades. Em Brumado fui uma das pioneiras, depois fui para o Rio de Janeiro, fiquei lá pro três anos e em seguida, retornei à Brumado onde continuo com muito carinho e amor", relata. Elas são responsáveis por preparar e comercializar uma das iguarias mais tradicionais da culinária baiana. E sua importância e valor foi reconhecido em 2004, quando foram consideradas patrimônio da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN. Questionada sobre o segredo do quitute de Dona Dete, ela ressaltou que o tempero é o carinho. "Não tem segredo, o tempero de toda comida é o carinho, seja qual for o alimento, se ele foi feito com carinho e dedicação, fica saboroso", disse a baiana. Em Salvador, a data que reverencia essas profissionais, já viajou símbolo da cultura baiana e brasileira. A data costuma ser celebrada com desfile pelas ruas e cultos religiosos dedicados a elas, no centro histórico da Capital Baiana.

 



Comentários

  • Maxuel de Almeida Ramos

    "Como diria o meu amigo Edmundo..."Dona Dete é uma figura extraordinária", e eu concordo, essa pessoa personificada na figura de Baiana do acarajé só trouxe alegria e energia positiva aos habitantes dessa terra, sempre com um sorriso nos lábios e essa afeição de felicidade, sempre com uma palavra amiga e atitudes altruístas, essa pessoa só fez somar com a sua vinda para para a nossa cidade. Me sinto feliz por tê-la como amiga e grande é a minha admiração por sua pessoa. Que Deus continue lhe iluminando e abençoando !!!!!"

Deixe seu comentário