ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ


Sul da Bahia: Secretário de Meio Ambiente de Ilhéus assegura que praias estão limpas para receber brumadenses

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Desde que atingiu o litoral da Bahia em 3 de outubro, as manchas de óleo invadiram as praias do Estado, segundo confirmação do Ibama e da Marinha. De lá para cá, não há detalhes sobre o tamanho da área atingida nem outros impactos causados pela mancha. Considerada uma das regiões mais procuradas pelos brumadenses, a cidade de Ilhéus tem uma das praias mais visitadas pelos moradores da Capital do Minério. A região sul do estado fica lotada de turistas da Região Sudoeste durante os meses de novembro à janeiro, fim da temporada para quem mora nessa região. Buscando mais informações sobre as condições, principalmente das prais de Ilhéus, a equipe do 97NEWS ouviu o secretário de Meio Ambiente do referido município, Jerbson Morais, o qual esteve na cidade de Brumado no último fim de semana em visita a familiares, e questionamos o titular da pasta sobre as reais condições do litoral de Ilhéus. Morais, explicitou que as praias estão limpas, e sendo monitoradas constantemente. "A praia de Ilhéus é dos brumadenses também, pelo fato de termos milhares de turista dessa região visitando a nossa cidade", ressalta o secretário. Segundo ele, com 84 km de litoral, as praias de Ilhéus estão totalmente liberadas para o banho. "Você não encontra óleo em Ilhéus, hoje nós temos lá o Inema, Universidade Federal da Bahia, e outras equipes trabalhando diariamente com pesquisas para análise da água, ou seja, atualmente está liberada para o banho e consumo de mariscos", afirma Jerbson. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Ainda segundo o secretário de Meio Ambiente, já foram retirados cerca de 30 toneladas de óleo das praias da região e, o trabalho continua. "Ouve uma situação diferente em Ilhéus, porque nós nos preparamos para a chegada da mancha, então a gente tinha Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, empresa contratada, além disso, uma equipe de [pelotão de choque], com quase 200 pessoas e mais de 500 voluntários capacitados. Então, quando a mancha chegou na cidade, imediatamente o monitoramento já sabia, e a equipe retirava o óleo daquele local", destacou Morais. De acordo com o secretário, a ação não parou, são 24 horas de monitoramento que garantem a qualidade das praias de Ilhéus. "Qualquer praia de Ilhéus está pronta para o banho, e tem mais, a gente recebeu um navio de guerra da Marinha com 500 fuzileiros com vários equipamentos para continuar monitorando o litoral sul baiano", disse ao 97NEWS. Por fim, Jerbson Morais ainda esclareceu aos turistas de Brumado, Vitória da Conquista e região que, a cidade de Ilhéus está pronta para receber à todos com muita segurança e qualidade. "Ilhéus não é uma praia nossa, reafirmo, Ilhéus é uma praia de todos, então a gente tem essa obrigação de passar a verdade ao nosso povo. Ilhéus é uma praia limpa e, se chegar o óleo a gente limpa", afirmou o secretário de Meio Ambiente de Ilhéus.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário