ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Criança de 9 anos morre carbonizada em incêndio na zona rural

CNJ solicita informações sobre altos salários de servidores e magistrados ao TJ-BA

Ipiaú: Município registra mais 7 casos de coronavírus e o 6º óbito

Sortudo: Apostador fatura mais de R$ 10 milhões na Lotomania em Ipiaú

Brumado: Câmera de monitoramento flagra adolescente furtando estabelecimento no bairro Ginásio Industrial

Vitória da Conquista registra 3 mil casos suspeitos de dengue

Brumado: Secretaria de Saúde cria site para orientar população sobre o coronavírus

Bahia registra 14.566 casos confirmados de coronavírus

Brumado: Enfermeira aposentada acusa financeira de cobrar por dois empréstimos que não fez

Roberto Jefferson, Luciano Hang, deputado estadual de SP e blogueiro são alvos de operação

Urandi: Sobe para 65 o número de casos de Covid-19, o novo coronavírus

Brumado: Juiz determina afastamento de enfermeira do Hospital Municipal que está grávida e faz parte do grupo de risco

Endocrinologista da Clínica Mais Vida destaca cinco dúvidas frequentes de diabéticos sobre o COVID-19

Grávida entra em trabalho de parto e bebê nasce dentro de viatura da GCM

Pesquisadores criam curativo inteligente que inibe a propagação de bactérias

Bahia tem 305 novos casos de Covid-19 e total ultrapassa 14 mil; nº de mortes sobe para 477

Mutações registradas do coronavírus não são benéficas ao vírus, diz estudo

OMS prevê pandemia seguindo em 'ondas recorrentes'

Dono da Havan é condenado por divulgar fake news contra reitor da Unicamp

Sesab identifica crescimento de 815% nos casos de chikungunya na Bahia


Brumado: SMTT realiza campanha para incentivar uso da faixa de pedestre e reduzir acidentes

Foto: Luciano Santos l 97News

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai realizar durante todo este mês de novembro, uma campanha com todos os pedestres e motoristas de Brumado. A iniciativa acontece em diversos pontos da cidade. A reportagem do 97NEWS acompanhou uma dessas ações na Rua Coronel Tibério Meira, na faixa de pedestres que fica localizada em frente a Caixa Econômica Federal. Segundo o coordenador de educação no trânsito, Jansen Ricardo, a campanha pretende esclarecer a importância do pedestre de atravessar na faixa e, do motorista de parar na área de segurança. “A campanha prevê mudar o comportamento de risco do motorista, do motociclista, do ciclista ou do próprio pedestre. Temos que entender que o pedestre é a parte mais frágil do trânsito e sempre terá a preferência. Temos que respeitá-los, esse é o dever de todos”, explicou Ricardo. Junto às ações educativas, a campanha fará uma força-tarefa para intensificar a fiscalização nas faixas de pedestres. Durante a permanência de nossa reportagem no local, cerca de 15 minutos, flagramos uma média de 12 infrações na via, o que mostra que o condutor brumadense ainda precisa aprender mais, no que se refere "segurança no trânsito". Uma das mais frequentes infrações, são aquelas que o motociclista fugindo do estacionamento rotativo estaciona sua motocicleta dentro da faixa de pedestres, o que segundo o coordenador, é uma infração de trânsito. "As vezes o condutor mal orientado ou de certa forma induzido, ha uma fuga da área azul, estaciona na área de segurança da faixa, e nós entendemos que esta área é do pedestre, por tanto, é infração de trânsito", esclarece Jansen. 

 

Foto: Luciano Santos l 97News

Questionado sobre algumas faixas da cidade não haver mais a pintura indicada na sinalização vertical, Ricardo relatou que é dever do órgão fiscalizador, ou seja da administração municipal através da SMTT, fiscalizar e manter essa sinalização de acordo com os padrões que diz a Lei do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "A SMTT não tem medido esforços em tentar configurar isso, mas há uma falta de compreensão por parte de alguns empreiteiros, porque nós já abrimos várias licitações, e todas elas tem sido dada como [desertas], porque nenhuma empresa compareceu ao processo, ou seja nenhum prestador de serviço se manifestou em concorrer a pintar faixas nas vias de Brumado", afirmou Jansen Ricardo. Sobre a campanha, o coordenador ainda esclarece que a ação vai até o fim do mês. “As fiscalizações serão intensificadas para lembrarmos aos condutores que negar preferência ao pedestre que manifesta desejo de atravessar ou que já esteja em travessia, é infração segundo o artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, ressaltou. Neste caso, a infração é gravíssima, causando sete pontos ao motorista e R$ 293,47 de multa.



Comentários

  • Amaury

    "Toda campanha de conscientização é bem vinda, mas o condutor está muito sem paciência e folgado aqui em Brumado, não respeitam rotatórias, para no meio da rua e aciona o pisca em locais de grande tráfego, tendo como exemplo nas proximidades da praça Heráclito Cardoso, uso de celulares dirigindo, desrespeito a sinalização semafórica, param em local proibido onde existe placa de proibido estacionar e parar, " tais irregularidades só tem solução quando dói no bolso dos condutores "; A SMTT precisa ser mais dura com os infratores que desrespeitam as leis de trânsito, nossa cidade ainda é pequena se quer chegar mais cedo no destino programe o horário de saída. "

  • Hugo Franco

    "Eu só queria saber qual é a tipificação da infração para estacionar entre a linha de retenção e a faixa de pedestre? Isso mostra o nível de conhecimento do coordenador da SMTT "

  • lailton

    "Concordo com a SMTT , em conscientizar o pessoal usar a faixa de pedestre mas primeiramente pintar todas as faixas com a tinta apropriada que não saia pois a tinta que usa parece sonrisal !! Gostaria que divulgasse isso o pessoal do site obrigado."

Deixe seu comentário