ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Brumado: SMTT realiza campanha para incentivar uso da faixa de pedestre e reduzir acidentes

Foto: Luciano Santos l 97News

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai realizar durante todo este mês de novembro, uma campanha com todos os pedestres e motoristas de Brumado. A iniciativa acontece em diversos pontos da cidade. A reportagem do 97NEWS acompanhou uma dessas ações na Rua Coronel Tibério Meira, na faixa de pedestres que fica localizada em frente a Caixa Econômica Federal. Segundo o coordenador de educação no trânsito, Jansen Ricardo, a campanha pretende esclarecer a importância do pedestre de atravessar na faixa e, do motorista de parar na área de segurança. “A campanha prevê mudar o comportamento de risco do motorista, do motociclista, do ciclista ou do próprio pedestre. Temos que entender que o pedestre é a parte mais frágil do trânsito e sempre terá a preferência. Temos que respeitá-los, esse é o dever de todos”, explicou Ricardo. Junto às ações educativas, a campanha fará uma força-tarefa para intensificar a fiscalização nas faixas de pedestres. Durante a permanência de nossa reportagem no local, cerca de 15 minutos, flagramos uma média de 12 infrações na via, o que mostra que o condutor brumadense ainda precisa aprender mais, no que se refere "segurança no trânsito". Uma das mais frequentes infrações, são aquelas que o motociclista fugindo do estacionamento rotativo estaciona sua motocicleta dentro da faixa de pedestres, o que segundo o coordenador, é uma infração de trânsito. "As vezes o condutor mal orientado ou de certa forma induzido, ha uma fuga da área azul, estaciona na área de segurança da faixa, e nós entendemos que esta área é do pedestre, por tanto, é infração de trânsito", esclarece Jansen. 

 

Foto: Luciano Santos l 97News

Questionado sobre algumas faixas da cidade não haver mais a pintura indicada na sinalização vertical, Ricardo relatou que é dever do órgão fiscalizador, ou seja da administração municipal através da SMTT, fiscalizar e manter essa sinalização de acordo com os padrões que diz a Lei do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "A SMTT não tem medido esforços em tentar configurar isso, mas há uma falta de compreensão por parte de alguns empreiteiros, porque nós já abrimos várias licitações, e todas elas tem sido dada como [desertas], porque nenhuma empresa compareceu ao processo, ou seja nenhum prestador de serviço se manifestou em concorrer a pintar faixas nas vias de Brumado", afirmou Jansen Ricardo. Sobre a campanha, o coordenador ainda esclarece que a ação vai até o fim do mês. “As fiscalizações serão intensificadas para lembrarmos aos condutores que negar preferência ao pedestre que manifesta desejo de atravessar ou que já esteja em travessia, é infração segundo o artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, ressaltou. Neste caso, a infração é gravíssima, causando sete pontos ao motorista e R$ 293,47 de multa.



Comentários

  • Amaury

    "Toda campanha de conscientização é bem vinda, mas o condutor está muito sem paciência e folgado aqui em Brumado, não respeitam rotatórias, para no meio da rua e aciona o pisca em locais de grande tráfego, tendo como exemplo nas proximidades da praça Heráclito Cardoso, uso de celulares dirigindo, desrespeito a sinalização semafórica, param em local proibido onde existe placa de proibido estacionar e parar, " tais irregularidades só tem solução quando dói no bolso dos condutores "; A SMTT precisa ser mais dura com os infratores que desrespeitam as leis de trânsito, nossa cidade ainda é pequena se quer chegar mais cedo no destino programe o horário de saída. "

  • Hugo Franco

    "Eu só queria saber qual é a tipificação da infração para estacionar entre a linha de retenção e a faixa de pedestre? Isso mostra o nível de conhecimento do coordenador da SMTT "

  • lailton

    "Concordo com a SMTT , em conscientizar o pessoal usar a faixa de pedestre mas primeiramente pintar todas as faixas com a tinta apropriada que não saia pois a tinta que usa parece sonrisal !! Gostaria que divulgasse isso o pessoal do site obrigado."

Deixe seu comentário