ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Gasolina chega a R$ 6,29 em Brumado, após reajuste das distribuidoras

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga


Pilotos relatam luzes 'não identificadas' sobrevoando Porto Alegre

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Dois pilotos de avião que faziam diferentes rotas para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite do último sábado (5), relataram ter avistado um objeto voador não identificado (óvni) no céu. Tratavam-se, de acordo com os pilotos, de luzes que “se cruzavam” ao sul da cidade. A conversa do piloto responsável pelo voo 3406 da Latam com a controladora de tráfego aéreo foi gravada pela câmera da Central de Controle do Aeroporto Salgado Filho. Nela, o piloto conta que as luzes se moviam e apagavam rapidamente, a iluminação era semelhante a de um avião. Equipes do aeroporto, contudo, afirmaram que não havia nenhuma outra aeronave naquele momento. “Por gentileza, só por curiosidade, tem algum ‘reporte’ de algum objeto na posição de 10 para 11 horas, praticamente sobre Porto Alegre, um pouquinho ao sul?”, questiona o piloto. Minutos depois, o piloto volta a falar com a central, afirmando que continuam avistando as luzes, “agora de uma outra perspectiva”. O voo 3406 deixou o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 21h55, e pousou em Porto Alegre às 23h31. Já o piloto do voo Azul 4657 também disse ter avistado as luzes desde o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, de onde decolou. De acordo com ele, as luzes eram em "aspiral”, girando bem forte.



Sindicato Rural de Brumado promove conscientização sobre o câncer de mama e da próstata

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda dentro da temática do Outubro Rosa e dando início a campanha do Novembro Azul, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brumado realizou na última sexta-feira (4) palestras com profissionais de saúde com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e da próstata, promovendo a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. A nova presidente da entidade, Jamile Silva, aceitou o desafio, em parceria com médicos, enfermeiros, psicólogos e preparou um dia especial para as mulheres e homens do campo. Além disso, realizou sorteio de brindes e ofereceu um delicioso café da manhã. Em entrevista ao site 97NEWS, a presidente do Sindicato destacou a importância do evento. "É um momento para acolher os sócios e mostrar a importância do autoexame da mama, de cuidar de você e do nosso corpo", disse. O evento ocorreu na sede do sindicato, e mais de 100 pessoas participaram da palestra. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para Jamile, a iniciativa é necessária para conscientizar as mulheres da importância de prevenir a essa doença que tem tirado a vida de milhares delas. "Um exame preventivo pode salvar vidas. Quantas mulheres perdem a vida por falta de informação? Se a doença for detectada no início pode ser tratada, mas se for descoberta em um estágio avançado dificilmente há chances de cura", esclareceu. Presente no evento, a vereadora e presidente da Câmara, Verimar Dias da Silva Meira reforçou que a prevenção deve ir além das campanhas realizadas em outubro e novembro, deve continuar nos 365 dias do ano. "As pessoas tem que entender que o sindicato não é só para auxiliar em uma aposentadoria ou um auxílio doença, é também um colaborador em diversas áreas, como na saúde. Essas campanhas aqui discutidas servem para orientar e prevenir doenças", destacou. A vereadora também destacou sobre a Campanha no meio rural. "É muito importante celebrar essas campanhas: Outubro Rosa e Novembro Azul, porque o câncer da mama e da próstata mata, e os nossos camponeses precisam dessa orientação", afirmou.

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Bahia vence fora de casa e vai jogar Série A em 2023

Foto: Reprodução l EC Bahia

O torcedor tricolor terminou a noite deste domingo (6) em clima de festa. Vencendo fora de casa, o Bahia garantiu a volta à elite do futebol brasileiro. O Esquadrão só precisava de um empate para confirmar a vaga, bateu o CRB por 2x1, no estádio Rei Pelé, em Maceió, e garantiu o retorno à primeira divisão. O jogo foi válido pela 38ª e última rodada da Série B. Logo no primeiro tempo o Bahia abriu o placar com Daniel, aos 25 minutos. Na volta para o segundo tempo, o CRB empatou, com Emerson Negueba. Só que o anfitrião teve Diego Ivo e Anselmo Ramon expulsos - o segundo, em lance que rendeu pênalti ao Esquadrão. Mugni cobrou, assinalou o 2x1 e confirmou o acesso. Com o triunfo, o Tricolor chegou aos 62 pontos, e finalizou a Série B na 3ª colocação. Quem também carimbou o passaporte para a Série A em 2023 foi o Vasco, que venceu o confronto direto com o Ituano, por 1x0. O cruz-maltino também chegou aos 62 pontos e ficou atrás do tricolor no saldo de gols (14 x 12). Os dois times se juntaram ao campeão Cruzeiro e ao Grêmio, já classificados anteriormente. O próprio Bahia poderia ter confirmado a vaga há duas rodadas, mas só empatou com Vila Nova e Guarani em casa, ambos por 1x1, e adiou o acesso para a última rodada. 



Pastor ataca nordestinos após vitória de Lula: 'Gosta de viver da migalha'

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Durante um culto, um pastor da Primeira Igreja Batista de Piabetá, em Magé, no interior do estado do Rio de Janeiro, proferiu ataques aos nordestinos. Desde a vitória do agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Nordeste tem sido alvo de ataques preconceituosos, por ter sido a região onde o petista teve maior vantagem. Identificado como Luiz Antônio Rodrigues Vieira, o pastor discursava contra a vitória de Lula, quando passou a  desmerecer nordestinos. O ataque aconteceu na última quinta-feira (3), mas as imagens começaram a viralizar no sábado (5). O pastor iniciou afirmando que não tinha nada contra “nenhum irmão que nasceu no Nordeste”, mas deu continuidade afirmando: “mas deixa eu dizer uma coisa para vocês aqui. Nunca mais eu gasto um centavo no Nordeste. Nunca vai eu vou ao Nordeste”. “Não vou gastar nenhum centavo com nenhum hotel no Nordeste. Não vou comer em nenhum restaurante do Nordeste. Não vou comprar nada do Nordeste. É um povo, os que estão lá, preguiçosos. Porque, os que não são, vieram embora para cá, vieram trabalhar. Nordestino é preguiçoso. Gosta de viver da migalha”, disse. Luiz Antônio Rodrigues Vieira chegou a afirmar ainda que o discurso não tinha nada de ódio nem do que chamou de “nordestenofobia”. As ofensas faziam parte de um vídeo que foi postado no YouTube da própria igreja, mas os responsáveis pelas redes sociais da instituição tornaram o vídeo privado na manhã de sábado (5). O pastor já havia aparecido, em vídeos anteriores às eleições, fazendo cultos com a imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao fundo e com a presença de objetos que podem ser associados à figura dele.



BA-262: Dois ficam feridos após caminhão com frutas tombar entre Aracatu e Anagé

Foto: Divulgação l CIPRv

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente na noite deste sábado (5) em um trecho da BA-262, entre Aracatu e Anagé. Segundo a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), as duas pessoas estavam em um caminhão, que transportava frutas. De acordo com a CIPRv, a suspeita é que o condutor perdeu o controle da direção, o que fez o veículo tombar na via. Uma ambulância do Samu foi acionada e prestou os primeiros socorros. Depois, encaminhou os feridos para o Hospital Geral de Vitória da Conquista.



Porto Seguro: Lula encerra descanso após 4 dias na Vila de Caraíva

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deixou a Vila de Caraíva, em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, neste sábado (5). Acompanhado pela companheira Janja, Lula embarcou em um helicóptero pela tarde rumo a São Paulo após quatro dias na Bahia. Imagens do Blog do Anderson, mostram o momento em que o presidente deixa a residência de veraneiro do deputado federal Ronaldo Carletto (PP). Neste ano, Carletto decidiu não disputar a reeleição e ficou na suplência do postulante ao Senado na chapa de ACM Neto, Cacá Leão (PP). No entanto, Ronaldo Carletto ajudou a eleger o sobrinho, Neto Carletto (PP), para deputado federal. A família Carletto é dona da Expresso Brasileiro Transportes, que tem a Cidade Sol e Rota.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Policial militar reformado enforca criança de 6 anos no Oeste de Minas Gerais

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um policial militar reformado é suspeito de enforcar uma criança de 6 anos que teria dito palavras de apoio ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Divinópolis, região Centro-Oeste de Minas Gerais. O caso aconteceu no último domingo (30), segundo turno da eleição presidencial. A mãe da criança, Reisla Naiara Gomes, usou as redes sociais para denunciar o caso. Segundo o boletim de ocorrência, familiares informaram que a criança teria ido até uma padaria próxima de casa, quando foi abordada pelo militar, de 55 anos. O comércio pertence à família do policial reformado. “Lá estavam o agressor, a mãe do agressor e o pai do agressor. Eles estavam discutindo Lula e Bolsonaro. Meu menino passou, o agressor passou a mão na cabeça dele e falou: 'Você é Bolsonaro, você tem cara de ser Bolsonaro'. Aí meu menino falou: 'Eu sou Lula lá'. No que ele falou, ele pegou meu filho pelo pescoço, enforcando meu filho, deixando ele sem ar até ele desmaiar. Quando ele desmaiou que ele soltou meu filho. Machucou o cotovelo dele”, contou a mãe da criança ao jornal O Estado de Minas. A PM foi acionada e realizou os primeiros atendimentos à criança. O suspeito já havia deixado o local e não foi localizado. 



Licínio de Almeida: Jovem é encontrado morto com três perfurações de arma de fogo na cabeça

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Na tarde da última quinta-feira (03), o corpo de um homem em estado de decomposição foi encontrado na zona rural de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado. Acionada pelo delegado de Polícia Civil, a Polícia Militar esteve no local e constatou o fato. Ao lado do corpo foram localizados os documentos pessoais do homem. Trata-se de Pedro Barbosa Viana, 18 anos, natural de Jequié. Após exame minucioso do corpo, a Polícia Técnica identificou três perfurações de arma de fogo na região da cabeça. Em seguida, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.



Clínica Mais Vida engajada na campanha oferece condições especiais para realização de Ultrassonografia da Próstata

Foto: Divulgação

O Novembro Azul é o mês dedicado às ações relacionadas ao Câncer de Próstata e à saúde do homem. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente. O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários. A Clínica Mais Vida abraçando essa importante campanha de conscientização está desenvolvendo uma campanha para marcar o Novembro Azul oferecendo condições especiais para a realização de ultrassonografia da próstata por via abdominal. A prevenção é o melhor remédio. Procure nosso urologista e realize os exames preventivos contra o câncer de próstata. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



‘O WhatsApp não é seguro nem privado’, acusa presidente de app concorrente

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A americana Meredith Whittaker, que assumiu a presidência do Signal -- o aplicativo de mensagens que faz da criptografia inegociável -- segundo ela, afirmou que aplicativos como WhatsApp dão uma falsa impressão de privacidade. Em entrevista ao jornal O Globo, a especialista em inteligência artificial explicou quais riscos uma democracia como a brasileira corre ao usar o WhatsApp de maneira tão disseminada. “O WhatsApp não pode ser considerado seguro nem privado porque ele tem muitos dados sobre quem fala com quem e quem são os usuários, podendo ser forçado a entregar essa informação. O Signal também recebe intimações de governos e Estados, mas nós simplesmente não temos os dados. E nós divulgamos quando recebemos uma intimação e quão poucos dados nós conseguimos disponibilizar”, disse. Segundo Meredith, que esteve por mais de uma década na Google, o Facebook pode mudar de ideia a qualquer momento e resolver compartilhar dados dos usuários com “um incentivo financeiro”. “Usar o WhatsApp é confiar no Facebook. Como vimos com as mudanças nos seus termos de uso, o Facebook pode mudar de ideia a qualquer momento. Ele pode acabar com a criptografia, pode decidir usar todos os seus dados em todos os aplicativos da Meta. Tudo isso formaria um dossiê que faria as autoridades salivarem. E o Facebook tem um incentivo financeiro para fazer isso. O perigo então nem sempre está no presente, mas no futuro. Você está confiando que o Facebook agirá de maneira responsável, mas ele tem um péssimo histórico”, disse.



Rui Costa e Jerônimo Rodrigues se reúnem para montagem da equipe de transição do governo da Bahia

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa (PT) recebeu, na quinta-feira (3), o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice-governador eleito, Geraldo Júnior (MDB), para iniciar as tratativas de transição de governo. O encontro ocorreu na governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Apesar de nenhum nome ter sido citado após a reunião, Jerônimo reafirmou o discurso que fez após o resultado das eleições, de que as pastas vão sofrer alterações. "O fato de termos quatro mandatos vai requerer da gente mudança. Nós temos que mudar. Quem fica muito tempo pisado em um lugar cria limo. Então nós temos que ter a coragem e a responsabilidade de um novo governo, de poder trocar as pessoas", disse. O governador eleito ressaltou que desde segunda-feira (31) está em contato com Rui Costa para tratar da transição. "Nós já nos reunimos também com o vice-governador eleito, Geraldo Júnior e a equipe de trabalho que eu tenho e oficializamos ao governador Rui Costa o pedido do decreto que nomeia a comissão por parte do governo e por parte do novo governo. Não estamos tendo dificuldade com isso", revelou. As informações são do site G1.



Supremo estabelece que governo federal deve reativar Fundo Amazônia em até 60 dias

Foto: Reprodução l Op Verde Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (3), declarou que o Fundo Amazônia deve ser reativado e estipulou um prazo de 60 dias para que o governo federal coloque isso em prática. A decisão do STF foi tomada após a instância analisar uma ação organizada por partidos opositores, que apontaram a postura omissa do governo em relação ao Fundo nos últimos três anos. No dia 26 de outubro deste ano, a Corte já havia reconhecido, em sua maioria, a importância da reativação deste instrumento - que é responsável por captar recursos com o intuito de investir em projetos voltados à preservação do bioma da Amazônia. Ao todo, 10 ministros defenderam a necessidade de voltar a investir no Fundo. Somente um deles, Nunes Marques, se opôs a decisão.



Homem é condenado a 33 anos de prisão por matar esposa a marretadas em Santo Antônio de Jesus

Foto: Reprodução l Rede Social

O homem acusado de matar a esposa a marretadas e esconder o corpo dela no quintal do bar da família foi condenado a 33 anos e três meses de prisão. O julgamento aconteceu na quinta-feira (3), em Santo Antônio de Jesus, mesma cidade onde o crime foi cometido. As informações são do site G1. O autor, preso logo após confessar o crime, foi acusado de feminicídio e ocultação de cadáver. Como já está preso há mais de de três anos, o condenado cumprirá 29 anos e 10 meses de reclusão. Maria Damiana dos Santos, a vítima, na época com 57 anos, ficou desaparecida por 10 dias antes de seu corpo ser encontrado no quintal do bar, em 2019. Neste período, o autor do crime e marido da vítima, Antônio Santos, de 55 anos, disse à polícia que não sabia do paradeiro da esposa. Antônio Santos confessou o crime depois de ser intimado a depor na delegacia. Ele contou que matou Damiana durante uma briga por ciúmes, após ela apontar uma faca para ele. Disse ainda que agiu em legítima defesa. 



Em festival no Egito, grupo Olodum toca 'Faraó' em frente às pirâmides

Foto: Reprodução l Redes Sociais

No país para participar de um festival de jazz, o grupo baiano de percussão Olodum não poderia deixar a terra de Tutancâmon sem antes tocar o sucesso "Faraó Divindade do Egito", de 1987, em frente ao famoso cartão postal do lugar. Em uma rede social, o grupo disse que "zerou o jogo" ao levar a Bahia para o Egito anos depois de ter tornado o país africano um grande sucesso no carnaval baiano. O tão famoso "ê faraó" - 'Faraó divindade do Egito' - tem mais de 35 anos e ainda hoje anima as festas soteropolitanas. Além da "epopéia do código de Geb", o grupo tem outras homenagens ao país, como os desfiles carnavalescos "Os tesouros de Tuthankamon", de 1993, e "Akhenaton e Nefertiti", de 2005. A ida para o Egito, inclusive, tem relação com as composições inspiradas na cultura do país africano. O convite para participar do Cairo Jazz Festival foi feito pelos organizadores do evento em celebração pela descoberta de 100 anos do túmulo de Tutancâmon, faraó citado em composições do Olodum.



Equipe da Record é agredida por manifestantes em SP

Foto: Reprodução

Durante passagem ao vivo na Record News, o repórter Yuri Macri e o cinegrafista Edmilson China, da Tv Rio Preto, afiliada da Record em Mirassol, São Paulo, foram agredidos por bolsonaristas na quarta-feira (02).Manifestantes se aproximaram dos profissionais e começaram a hostilizar a equipe. "Repórter e cinegrafista foram agredidos com socos e chutes, danificaram um microfone, que acabou até perdendo a base", disse Gleice Kelly, chefe de jornalismo da emissora. Nas redes sociais, Macri compartilhou imagens da agressão e contou que levou chutes, joelhadas nas costas, tapas, empurrões e intimidações. "Falaram que eu estava dizendo mentiras na entrada". "Vivi momentos de terror. De medo. Deus seja louvado que estou bem. Nunca vi pessoas tão agressivas na vida. Amanhã um novo dia, uma nova história. Mas, foi crime o que fizeram comigo hoje", declarou Yuri.



Assembleia terá 25 novos deputados em fevereiro, uma renovação de 40%

Foto: Divulgação

O resultado das eleições em 2 de outubro trouxe pouco menos de 40% de renovação para as cadeiras da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Legendas perderam cadeiras, outras aumentaram a representação parlamentar e até partidos que não estavam presentes na composição da atual legislatura conseguiram obter nas urnas uma vaga no plenário. Serão 25 novos deputados estaduais, sendo três deles ex-integrantes da Assembleia Legislativa. Doze deputados da atual legislatura, a 19ª, não se candidataram ou concorreram a vagas na Câmara dos Deputados: Diego Coronel, Leo Prates, Dal e Capitão Alden venceram e serão deputados federais na próxima legislatura. Entre os partidos, descontando federações partidárias, o União Brasil (UB) formou a maior bancada, com dez deputados eleitos. A legenda que contava até as eleições com 12 integrantes, perdeu dois. A próxima composição do UB contará com os deputados: Pedro Tavares, Kátia Oliveira, Marcelinho Veiga, Alan Sanches, Sandro Régis, Luciano Simões Filho, Robinho, Júnior Nascimento, Marcinho Oliveira e Manuel Rocha. Os três últimos são novatos. Duas legendas conseguiram nove cadeiras em plenário, o Partido Social Democrático (PSD), e o Partido dos Trabalhadores (PT). O PSD conseguiu um deputado, além dos oito da atual legislatura, com a vitória de Ivana Bastos, Alex da Piatã, Adolfo Menezes, Eures Ribeiro, Angelo Coronel Filho, Cafu Barreto, Eduardo Alencar, Ricardo Rodrigues e Cláudia Oliveira. Já Cafu Barreto Ricardo Rodrigues, Angelo Coronel Filho são novatos. Eures Ribeiro e Cláudia Oliveira já foram deputados estaduais em legislaturas anteriores. O Partido dos Trabalhadores tem atualmente a maior representação partidária na Assembleia, 13 integrantes. Conseguiu eleger nove no pleito disputado. O partido fez parte da Federação Brasil da Esperança, com o Partido Verde (PV) e o Partido Comunista do Brasil (PC do B). Ao todo, a federação conquistou 17 cadeiras. O PT reelegeu os deputados: Rosemberg Pinto, Zé Raimundo, Osni Cardoso, Junior Muniz, Robinson Almeida, Fátima Nunes, Euclides Fernandes, Maria del Carmen e Paulo Rangel. A legenda com o quarto maior número de deputados eleitos foi o Partido Progressista (PP), que conseguiu seis vagas, mesma quantidade que possuía antes da votação. Estarão no Legislativo em fevereiro compondo a legenda: Niltinho, Nelson Leal, Eduardo Salles, Antonio Henrique Júnior, Hassan de Zé Cocá e Felipe Duarte. Hestes dois últimos foram eleitos para cumprir o primeiro mandato na ALBA. O PCdoB, o PV e o Partido Liberal (PL) conquistaram, cada, quatro cadeiras para a 20ª Legislatura. Na Federação Brasil da Esperança, a agremiação comunista manteve todos os quatro deputados da atual legislatura: Olívia Santana, Bobô, Fabrício Falcão e Zó. Já o PV, da mesma federação e que possui agora três cadeiras, conquistou mais uma. Além da reeleição de Vitor Bonfim, Marquinho Viana e Roberto Carlos, a nova parlamentar da agremiação é Ludmilla Fiscina. Já o Partido Liberal, que antes do pleito possuía apenas um representante, o Capitão Alden, que concorreu para a Câmara dos Deputados, elegeu quatro novos parlamentares para a 20ª legislatura: Vitor Azevedo, Leandro de Jesus, Raimundinho da JR e Diego Castro. Já o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Republicanos fizeram, cada, três cadeiras na ALBA. O PSDB ampliou as duas vagas que controlava, reelegendo o deputado Tiago Correia e dois parlamentares novos, Jordávio Ramos e Pablo Roberto. Por seu turno, o Republicanos perdeu um parlamentar, mas reelegeu para as três vagas os deputados Samuel Junior, Jurailton Santos e José de Arimateia. Com duas cadeiras no plenário a partir do dia primeiro de fevereiro, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), Solidariedade e Movimento Democrático Brasileiro, MDB, tiveram trajetórias diferentes nas eleições. O PSB, que atualmente possui quatro representantes, passará a ter dois: Soane Galvão e Angelo Almeida. Já as outras duas legendas não possuíam deputados estaduais. O Solidariedade conseguiu eleger Luciano Araújo e Pancadinha. Já o MDB elegeu Rogério Andrade e Matheus de Geraldo Júnior, sendo que Rogério já exercera o mandato de deputado estadual. Outras cinco legendas conquistaram uma cadeira cada. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) será representado por Emerson Penalva, enquanto o Partido Social Cristão (PSC) terá Laerte do Vando. O Patriota terá Binho Galinha no Legislativo baiano, o Psol terá Hilton Coelho, e o Avante contará com Patrick Lopes. Laerte do Vando e Hilton Coelho irão em fevereiro para o segundo mandato. Os demais, portanto, são novos.



Brumadenses protestam contra resultado das urnas em frente ao Tiro de Guerra

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A cidade de Brumado também tem sido palco de protestos antidemocráticos contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os manifestantes não aceitam o resultado das urnas e pedem intervenção federal. Mesmo debaixo de chuva, um pequeno grupo se reuniu em frente ao Tiro de Guerra, no Bairro Baraúnas, para protestar. Com Bandeiras do Brasil, eles fizeram queima de fogos e cantaram o Hino Nacional. A Polícia Militar acompanhou de perto o ato, considerado pacífico. Na noite da última terça-feira (1º), outro protesto já havia acontecido no entroncamento da BA-262 com a BR-030, onde os manifestantes pretendiam bloquear a rodovia. No entanto, a Polícia Militar e a 2ª CIPRv dispersaram a tentativa de impedir o direito de ir e vir das pessoas.



Bahia completa 13 meses seguidos com redução de mortes violentas, diz SSP

Foto: Divulgação l SSP/BA

A Bahia contabilizou, em outubro, o 13º mês consecutivo com redução no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte – em todo o território baiano. No último mês foi registrada uma redução de 3%, em comparação ao mesmo período de 2021. O decréscimo no número de CVLIs foi iniciado em outubro de 2021, com queda de -10% nas mortes violentas, seguido por -15% em novembro, -13% em dezembro, – 21% em janeiro, – 4% em fevereiro, – 3% março, -18% em abril, – 8% em maio, – 11% em junho, – 7% em julho, -16% em agosto e – 13% em setembro, comparados com os respectivos meses do período anterior. Entre as ações que contribuíram para a queda nestas ocorrências estão o combate às disputas pelo tráfico de drogas com rondas em áreas sensíveis, investigações, utilização do Reconhecimento Facial retirando foragidos da Justiça das ruas e elucidações de crimes. Em todo o estado, aproximadamente 22 mil policiais militares, civis e técnicos conquistaram o Prêmio por Desempenho Policial (PDP), pago desde 2011 para profissionais que conseguem reduzir as mortes violentas. Cerca de 32 milhões de reais serão pagos pela redução no primeiro semestre de 2022. O valor do bônus varia entre R$ 557,32 e R$ 2.476,98.



Conheça o papel do Vereador

Foto: Divulgação l CMB

Em resumo, pode-se dizer que o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Dessa maneira, ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na Câmara Municipal, além de fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Por isso, é de extrema importância que o eleitor acompanhe a atuação do vereador para verificar se o trabalho está sendo bem desenvolvido. Ao vereador, cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Legislativo

Os vereadores compõem o Poder Legislativo, discutindo e aprovando matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo. Na Câmara Municipal (também chamada de câmara de vereadores), os projetos, emendas e resoluções têm de passar por comissões, para serem votados no plenário. Mesmo após aprovação, projetos e emendas precisam ser submetidos à apreciação do prefeito, que pode vetá-los total ou parcialmente ou aprová-los. Quando há aprovação, o projeto é publicado no diário oficial da cidade e se torna lei. Contudo, caso haja veto, o texto retorna à casa legislativa e pode se torna lei da mesma maneira.

Fiscalização

Além das votações, os vereadores também devem fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. Dessa maneira, devem acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público. Também são os vereadores que julgam as contas públicas da cidade, o que acontece anualmente, com a ajuda do tribunal de contas municipal ou do tribunal de contas dos municípios (no caso dos estados da Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.

Requisitos

Para se candidatar ao cargo de vereador, o cidadão deve ter o domicílio eleitoral na cidade em que pretende concorrer até um ano antes da eleição, além de estar filiado a um partido político. Além disso, será necessário ter nacionalidade brasileira, alfabetizado, estar em dia com a Justiça Eleitoral, ser maior de 18 anos e, em caso de homem, ter certificado de reservista.

CONTINUE LENDO