ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Caculé: Homem que estava desaparecido à três dias é encontrado morto; choque elétrico pode ter provocado o óbito

BR-030: Caminhão carregado com maracujina tomba próximo ao distrito de Ibitira

Brumado: Homem é baleado em tentativa de assalto na BA-148, próximo à entrada de Pedra Preta

Homem se afoga após pedido de casamento debaixo d'água

Homem é detido transportando mais de cem celulares sem nota fiscal em Jacobina

Moradora de Guajeru relata susto com roda de ônibus escolar que se soltou enquanto transportava alunos da zona rural

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Livramento de Nossa Senhora: Polícia investiga casos de clonagem de números de telefone na cidade

Brumado: Despesas com saúde pública chega aos 34% com vítimas do trânsito

Vitória da Conquista receberá o maior evento Fitness da Bahia, o 'Confit Evolution'

Bahia: Queimadas aumentam 58% em comparação ao ano passado

Brumado: Nesse final de semana tem mais uma rodada do Campeonato de Futebol de Veteranos no 'Gilbertão'

Guanambi: Ajudante de pedreiro acerta na Lotofácil e ganha prêmio de R$ 309 mil

Brumado: Um jovem de 19 anos e três adolescentes são conduzidos à Delegacia por tráfico de drogas

Brumado: OAB, MP, CDL, Legislativo e sociedade civil organizada definem mudanças na Zona Azul

Brumado: Moradores do bairro São Jorge denunciam vazamento de esgoto em 'estação de tratamento'

Vereador diz que parlamentares que não votam em projetos do prefeito, ficam marcados em Brumado

Bahia: Cerca de mil latas de tinta falsificada são apreendidas; carga seria vendida no interior

Nutricionista da Clínica Mais Vida esclarece sobre tipos de leite e suas diferenças

Drogas e dinheiro são encontrados com traficante na cidade de Macaúbas


Brumado: Morador faz graves denúncias sobre o uso de agrotóxicos em plantações de maracujá as margens da barragem de Cristalândia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na semana passada, o Ministério Público (MP) da Bahia divulgou uma nota técnica, no Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FBCA), em que aponta que o monitoramento de defensivos agrícolas na água é insuficiente em pelo menos 60 municípios baiano. Realizado a partir das ações do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) de 2017 a 2019, coordenado pelo MP-BA em conjunto com órgãos federais e estaduais, o estudo analisou tecnicamente a contaminação da água potável por pesticidas em cidades abastecidas pelas bacias hidrográficas do São Francisco e do Rio Paraguaçu. Os agrotóxicos utilizados foram mapeados pelo MP-BA, através dos núcleos de Defesa da Bacia do São Francisco e da Bacia do Paraguaçu, e comparados com as substâncias que são analisadas obrigatoriamente pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Ainda segundo o estudo, somente 20% dos agrotóxicos usados na região estão sendo analisados pelos órgãos competentes. Os 80% restantes são pesticidas que não têm monitoramento obrigatório pela regra do Ministério da Saúde (MS). Dentro desta mesma realidade, o município de Brumado pode está vivenciando uma possível contaminação as margens do Rio das Contas, como também na própria barragem de Cristalândia, que abastece não só o município de Brumado, como a cidade de Malhada de Pedras. 

Foto: 97NEWS

Em contato com a Redação do 97NEWS, o morador da comunidade de Cristalândia, Juvenilson Teixeira Malheiro chama a atenção das autoridades e dos políticos brumadenses sobre o uso de agrotóxicos por empresários que realizam o plantio de maracujá as margens da represa. "É preocupante a quantidade de agrotóxicos que estão sendo utilizados nas plantações que ali margeiam a barragem. O assunto é tão grave, que na audiência pública realizada na comunidade a respeito do projeto de Esgotamento Sanitário e Abastecimento de Água do Município, eu chamei a atenção da representante da Embasa sobre o assunto, e ela me olhou com surpresa", esclareceu Malheiro. Ainda segundo ele, a palestrante apresentou um laudo sobre o aumento de coliformes fecais na água, mas não mostrou um laudo sobre a quantidade de agrotóxicos na água. "Mostrar os coliformes fecais da água os bioquímicos já sabem fazer isso. Agora eu quero saber qual é o tratamento para tirar veneno da água? Porque é o que está acontecendo em nossa região", argumentou o ex-presidente da associação. O morador ainda disse que muitos tem uma interpretação de que ele é contra a agroindústria. "Nosso foco é quem regulamento o uso desses produtos na lavoura de maracujá da bacia de Cristalândia. E isso, ainda não nos foi passado pela Embasa e nenhum órgão de proteção", indagou Juvenilson Malheiro.



Comentários

  • Webiston Barbosa Reis

    "A denúncia feita pelo representante dessa comunidade é pertinente e dever ser levada em consideração, afinal, esses agrotóxicos provocam sérios problemas para a nossa saúde, inclusive com possibilidades de causarem CÂNCER. Além do mais, a água dessa barragem é para abastecer as populações de Brumado e Malhada de Pedras e não para serem usadas para irrigar a cultura citada. Esses resíduos tóxicos não têm outro destino que não seja a água que milhares de pessoas irão consumir. Qualquer chuva que caia sobre essas plantações, com certeza irá "empurrar" esses agrotóxicos para dentro da água. No final das contas, nós consumidores é que iremos pagar por isso. Enquanto isso, os produtores que só pensam em lucrar, não estão nem aí para as consequências por eles provocadas."

Deixe seu comentário