ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


Brumado: Morador faz graves denúncias sobre o uso de agrotóxicos em plantações de maracujá as margens da barragem de Cristalândia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na semana passada, o Ministério Público (MP) da Bahia divulgou uma nota técnica, no Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FBCA), em que aponta que o monitoramento de defensivos agrícolas na água é insuficiente em pelo menos 60 municípios baiano. Realizado a partir das ações do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) de 2017 a 2019, coordenado pelo MP-BA em conjunto com órgãos federais e estaduais, o estudo analisou tecnicamente a contaminação da água potável por pesticidas em cidades abastecidas pelas bacias hidrográficas do São Francisco e do Rio Paraguaçu. Os agrotóxicos utilizados foram mapeados pelo MP-BA, através dos núcleos de Defesa da Bacia do São Francisco e da Bacia do Paraguaçu, e comparados com as substâncias que são analisadas obrigatoriamente pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Ainda segundo o estudo, somente 20% dos agrotóxicos usados na região estão sendo analisados pelos órgãos competentes. Os 80% restantes são pesticidas que não têm monitoramento obrigatório pela regra do Ministério da Saúde (MS). Dentro desta mesma realidade, o município de Brumado pode está vivenciando uma possível contaminação as margens do Rio das Contas, como também na própria barragem de Cristalândia, que abastece não só o município de Brumado, como a cidade de Malhada de Pedras. 

Foto: 97NEWS

Em contato com a Redação do 97NEWS, o morador da comunidade de Cristalândia, Juvenilson Teixeira Malheiro chama a atenção das autoridades e dos políticos brumadenses sobre o uso de agrotóxicos por empresários que realizam o plantio de maracujá as margens da represa. "É preocupante a quantidade de agrotóxicos que estão sendo utilizados nas plantações que ali margeiam a barragem. O assunto é tão grave, que na audiência pública realizada na comunidade a respeito do projeto de Esgotamento Sanitário e Abastecimento de Água do Município, eu chamei a atenção da representante da Embasa sobre o assunto, e ela me olhou com surpresa", esclareceu Malheiro. Ainda segundo ele, a palestrante apresentou um laudo sobre o aumento de coliformes fecais na água, mas não mostrou um laudo sobre a quantidade de agrotóxicos na água. "Mostrar os coliformes fecais da água os bioquímicos já sabem fazer isso. Agora eu quero saber qual é o tratamento para tirar veneno da água? Porque é o que está acontecendo em nossa região", argumentou o ex-presidente da associação. O morador ainda disse que muitos tem uma interpretação de que ele é contra a agroindústria. "Nosso foco é quem regulamento o uso desses produtos na lavoura de maracujá da bacia de Cristalândia. E isso, ainda não nos foi passado pela Embasa e nenhum órgão de proteção", indagou Juvenilson Malheiro.



Comentários

  • Webiston Barbosa Reis

    "A denúncia feita pelo representante dessa comunidade é pertinente e dever ser levada em consideração, afinal, esses agrotóxicos provocam sérios problemas para a nossa saúde, inclusive com possibilidades de causarem CÂNCER. Além do mais, a água dessa barragem é para abastecer as populações de Brumado e Malhada de Pedras e não para serem usadas para irrigar a cultura citada. Esses resíduos tóxicos não têm outro destino que não seja a água que milhares de pessoas irão consumir. Qualquer chuva que caia sobre essas plantações, com certeza irá "empurrar" esses agrotóxicos para dentro da água. No final das contas, nós consumidores é que iremos pagar por isso. Enquanto isso, os produtores que só pensam em lucrar, não estão nem aí para as consequências por eles provocadas."

Deixe seu comentário