ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio


Brasil registra primeira morte por subvariante da ômicron

Foto: Reprodução l Freepik

Após o registro de dois casos de Covid-19 relacionados à subvariante BQ.1, da linhagem Ômicron do coronavírus, a primeira morte causada pela nova cepa foi confirmada pelas secretarias municipal e estadual de Saúde de São Paulo na última terça-feira (8). A vítima é uma mulher de 72 anos, que convivia com diversas comorbidades e fazia parte do grupo de risco para a Covid-19. De acordo com o comunicado, a morte aconteceu no dia 17 de outubro, mas ela já estava internada desde o dia 10 do mesmo mês, no Hospital São Paulo. O outro caso da subvariante da Ômicron também foi detectado em São Paulo. O paciente é um homem de 61 anos, que começou a apresentar sintomas no dia 7 de outubro. De acordo com a secretaria, ele permanece em isolamento e não teve complicações pela infecção. Até o momento, não existem dados epidemiológicos que sugiram um aumento na gravidade ou na letalidade da nova cepa da doença. Apesar disso, a BQ.1 está mostrando uma vantagem de crescimento significativa sobre outras sublinhagens da Ômicron. 



BA-142: Caminhão carregado com tomate tomba e carga é saqueada

Foto: Divulgação l CIPRv

Um caminhão carregado com tomate tombou no final da noite de terça-feira (08), na BA-142, trecho entre os municípios de Ituaçu e Tanhaçu. Segundo a Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), o motorista informou que perdeu o controle ao tentar desviar de outro veículo e acabou tombando. A carga de tomate foi saqueada por populares. Apesar do susto, o motorista Josué, de 54 anos, não ficou ferido.



Brumado: Modelo fotográfico morre vítima de neuropatia periférica

Foto: Reprodução l Rede Social

O brumadense William Novais morreu no final da tarde de terça-feira (08), em Salvador. O modelo fotográfico passou quatro meses internado no Hospital Municipal de Brumado, no entanto, após ter sido diagnosticado com Chikungunya, foi transferido para o Hospital Couto Maia, na Capital baiana, onde havia também a suspeita de síndrome de Guillain-Barré (veja aqui), Após diversos exames, os médicos identificaram a neuropatia periférica. Além do diagnóstico clínico, em Salvador, o fotógrafo contraiu algumas bactérias e pneumonia, o que lhe reduziu a imunidade e o jovem não resistiu e veio a óbito. O velório acontece em Brumado na Rua Bela Vista, no Bairro Cidade das Esmeraldas. O sepultamento está agendado para o final da tarde desta quarta-feira (09). 



Morre Gal Gosta, estrela da música brasileira, aos 77 anos

Foto: Reprodução l Rede Social

Morreu, nesta quarta-feira (9), Gal Gosta, aos 77 anos de idade. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da cantora, considerada uma das mais importantes da música brasileira. A causa da morte ainda é desconhecida. Segundo um comunicado, ela estava em recuperação após passar por um “procedimento de retirada de nódulo na fossa nasal direita, realizado há três semanas”. Seus shows estavam suspensos até o final de novembro. Gal Costa deixa o filho Gabriel Costa Penna Burgos, de 17 anos.

 



Bahia passa por crise de desabastecimento nas revendedoras de gás

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma crise no desabastecimento tem causado prejuízo aos revendedores de gás de cozinha na Bahia. Quase metade dos estabelecimentos do estado estão fechados, segundo estimativa do Sindicato de Revendedores de Gás do estado. A Bahia já vem enfrentando desabastecimento desde os últimos seis meses, mas a situação se agravou nos últimos 15 dias. Em Brumado, a situação também é preocupante. Revendedores já estão tendo dificuldades em comprar o produto. A informação é que a refinaria da Bahia estaria passando por uma manutenção. Apesar da preocupação, o Sindicato reforça que não há risco de aumento de preço do gás e faz um apelo para a população. Em nota, a Acelen - empresa responsável pela refinaria Mataripe, antiga RLAM - informou que o desabastecimento foi causado por unidades da refinaria que estão passando por manutenção programada ou reativação e por isso houve a necessidade de ajustar os prazos originalmente previstos para retomada de produção por questões de segurança de processo. A empresa ainda disse que está buscando meios alternativos para abastecer a todos com segurança, transparência e qualidade. A Acelen não deu prazo, mas afirmou que o abastecimento será regularizado nos próximos dias. 



Brumado: SMTT altera sentido de via na Praça Hélio Cotrim Leite; 'Praça do Fogo'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Esta semana, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizou uma alteração no sentido da Rua Ester Trindade, no trecho da Praça Hélio Cotrim Leite com acesso a Praça Coronel Zeca Leite. Segundo a SMTT, a medida teve como base a ocorrência de diversos incidentes e condições de insegurança no local. O órgão solicita mais atenção aos condutores nas imediações. "Foram colocadas cinco novas placas no entorno visando assim condicionar a observância do cidadão condutor", disse Jansen Ricardo Rocha, coordenador de Engenharia e Sinalização da SMTT.



Brumado: Mulher coloca fogo no próprio corpo e fica gravemente ferida

Foto: Composição l 97NEWS

Uma mulher de 22 anos, natural do município de Dom Basílio, ficou gravemente ferida após colocar fogo no próprio corpo. A vítima teve mais de 80% do corpo queimado e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Brumado. O fato foi registrado na última terça-feira (8). O companheiro dela também teve o corpo queimado quando tentou socorrer a mulher. Segundo o site Livramento Manchete, a jovem de prenome Daiane, usou um recipiente com gasolina para jogar o líquido inflamável no corpo, em seguida ateou fogo. Na tentativa de socorrer a vítima, ele abraçou a companheira para tentar apagar o fogo. O homem que mora em Brumado e não teve a identidade revelada foi transferido para uma unidade de saúde de Salvador. Conforme relatos da família ao site, seu quadro clínico é estável. Já Daiane, de acordo com familiares, seu estado de saúde é grave. Ainda conforme a reportagem, a jovem teria apresentado uma crise de ciúmes do companheiro que iria fazer uma viagem para a região Oeste da Bahia.

 

Atualizada às 11h51.



Rei e rainha da Suécia visitam o município de Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

O rei Carl 16 Gustaf e rainha Sílvia da Suécia visitaram Vitória da Conquista, no Sudoeste, nesta terça-feira (8). Segundo a prefeitura, a visita teve como objetivo conhecer o Complexo de Escuta Protegida (CEP), um espaço destinado a amparar crianças e adolescentes vítimas de violência. O local recebe apoio da Childhood Brasil, instituição criada pela rainha Sílvia. Um vídeo mostrou a chegada do casal real sendo recepcionado pela prefeita Sheila Lemos (União).  A rainha Silvia da Suécia, que é filha de uma brasileira e morou em São Paulo por dez anos, criou em 1999 a World Childhood Foundation, da qual faz parte a Childhood Brasil. A instituição é certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e conta com escritórios na Suécia, na Alemanha, nos Estados Unidos e no Brasil.



Golpista cria perfil falso no WhatsApp para pedir dinheiro em nome de brumadense

Perfil falso em nome Yracema - Foto: Reprodução l Rede Social

O golpe do WhatsApp em que criminosos falsificam os perfis dos usuários não é um crime novo, no entanto, continua acontecendo em todo país. No golpe, os bandidos conseguem ter acesso aos dados pessoais da vítima ou até mesmo, com outro número, usam uma foto para se passar pela vítima e, então, fingem ser você com um novo número para extorquir dinheiro de seus contatos. O golpe começa com o envio da mensagem "troquei meu celular", seguida de algumas informações para convencer o contato de que aquela situação é real. Outro fator importante é que, eles se aproveitam da falta de atenção para aplicar golpes nos usuários. Em entrevista ao site 97NEWS, a brumadense Yracema Ribas alertou que na última semana, seu nome e sua foto foram usados para aplicar golpes na cidade, principalmente entre os parentes. "Meu cunhado recebeu ligações e mensagens de uma 'suposta pessoa' se passando por mim. Foi então que ele me ligou e pergunto: 'Você está me ligando? E eu afirmei que não! Foi quando a gente percebeu o golpe", relatou. Yracema detalhou que os golpistas não usaram o seu verdadeiro número, apenas criaram um novo perfil. "O meu número meus amigos e familiares já sabem, mas ele mandam mensagem para convencer algumas pessoas que sou eu, mas como a gente descobriu rápido, eles não pediram mais na minha família, mas eu temo que meus amigos caiam no golpe", alerta Ribas. Ela conta que chegou ir na Delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência, mas foi informada que o documento só poderia ser feito se alguém tivesse caído no golpe. "Eu procurei a Delegacia, mas disseram que o registro só é feito com vítimas. Mas me pediram para que orientasse via rede social e na mídia local", afirmou. 

Mensagem enviada a Eliana - Foto: Reprodução l Rede Social

Ainda durante esta semana, o golpe não foi só na família de Yracema, a Eliana, moradora do Bairro Dr. Juracy relatou a nossa reportagem que durante uma visita no fim de semana na casa da sua mãe, golpistas mandaram uma mensagem para ela se passando como uma de suas filhas. "Eles escreveram: 'Boa tarde mãe to usando esse número agora salva ai' (cic). Ai eu questionei qual das minhas filhas seria, Dani ou Mili, e responderam: 'Dani'. Foi quando pediram dinheiro", diz Eliana a qual completou ainda que os criminosos queriam uma quantia de R$ 1.350. "Eles tentaram me convencer que seria a minha filha pedindo o valor para pagar uma conta. O apelo era tão grande que quase eu depositei, mas meu sobrinho desconfiou e ligou pra minha filha, e ai a gente descobriu tudo", afirmou. 

O que fazer se você for vítima de golpe no WhatsApp?

Ao perceber que está sendo vítima de algum golpe no WhatsApp, o primeiro passo é avisar aos contatos, amigos e familiares pelas redes sociais ou ligar para essas pessoas para avisar que sua conta foi clonada ou roubada. Assim você evita que seus contatos possam fazer transferências ou depósitos para os criminosos.



Vitória Conquista: Polícia realiza operação contra empresas que geraram R$ 500 mil em prejuízos

Foto: Divulgação l PC

Policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista, no Sudoeste, deflagraram na manhã de terça-feira (8) uma operação contra estelionatários, acusados que geralmente prometem vender algo e não o entregam ou faturam mais do que o acordado. Nos casos específicos, os estelionatos ocorriam por meio de falsos consórcios de imóveis e veículos. Nas buscas e apreensão, três empresas da cidade, que não tiveram os nomes revelados, foram alvos das ações. Denominada de Operação Parker, a ação cumpre mandados de busca e apreensão oriundos de cinco inquéritos já instaurados na DRFR do município. A estimativa é que os prejuízos causados às vítimas superem R$ 500 mil. Ao todo, 50 boletins de ocorrência foram registrado na delegacia especializada por vítimas dos golpes. Os acusados ainda vão responder por organização criminosa. Atuam na operação cerca de 50 policiais, entre delegados, investigadores e escrivães.



Brumado: Carro cai em buraco após calçamento ceder no bairro São Felix

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O motorista de um van de entregas teve o seu veículo danificado na Rua Bocaiúva, no Bairro São Felix, em Brumado, na manhã desta terça-feira (8). Segundo o motorista, ele seguia pela via quando parte do calçamento sedeu e o veículo ficou com a roda traseira "engolida" pelo buraco. O homem não ficou ferido e contou que realizava entregas pelo bairro e não percebeu o buraco. "Eu estava passando pela rua e não vi. Levei um susto, porque caiu de uma vez. Quando o carro passou, afundou no buraco de vez", relatou. De acordo com os moradores, o buraco na via foi causado por uma rede de esgoto quebrada.

 



Brumado: IFBA decreta luto de três dias pelo falecimento da aluna Alana Silveira Silva

Foto: Divulgação

O Instituto Federal da Bahia (IFBA) -- Campus de Brumado --, decretou luto de três dias pelo falecimento da aluna Alana Silveira Silva, ocorrido nesta segunda-feira (8). "Com imenso pesar comunicamos o falecimento da aluna Alana Silveira Silva, discente do 3º ano do Curso Técnico Integrado em informática, ocorrido nesta segunda-feira (7). Neste momento de dor e perda de um ente querido, o IFBA - Campus Brumado se solidariza com os familiares, expressa as mais sinceras condolências e declara a suspensão das atividades acadêmicas por 03 (três) dias, a contar da data de 08/11/2022", diz a nota. 



Presídio de Brumado recebe os primeiros internos nesta terça-feira (8)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A moderna unidade do sistema prisional de Brumado recebeu na manhã desta terça-feira (8), os seus primeiros custodiados. Os internos passaram pelos procedimentos de inclusão conforme o protocolo do Departamento Penitenciário Nacional. Os primeiros internos foram oriundos da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (22ª Coorpin) de Guanambi. Segundo o delegado Clécio Magalhães, coordenador da unidade, cerca de 30 detentos com crimes de homicídios, Maria da Penha e estupradores foram transferidos na manhã de hoje. "Antes da pandemia estávamos com uma média de 180 presos em Guanambi, no início deste ano reduzimos para 100 presos e a dois meses atrás, conseguimos transferir mais 40 para Barreiras. Dos 70 que ficaram, 30 vieram para Brumado no dia de hoje [8]", destacou. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 22ª Coorpin, além de Guanambi, atende mais dezoito cidades, e segundo o Delegado, todos vão ser encaminhados ao presídio de Brumado. "Além de Guanambi, custodiados de Bom Jesus da Lapa e outros municípios vão ser transferidos para cá [Brumado]", disse o coordenador. O presídio de Brumado possui capacidade para 531 vagas e ajudará a reduzir a superlotação de outras unidades penais. A Unidade adota o protocolo do Departamento Penitenciário Nacional, aliando organização, disciplina e ressocialização. O diretor da unidade, o Major Mário Cabral, ressaltou que a unidade tem o provimento de atender até 60 cidades. "O presídio de Brumado é uma referência na segurança, nem Salvador tem uma estrutura como esta, só perdemos para Feira de Santana. Então, no dia de hoje, nós temos uma grande responsabilidade no recebimento desses internos. Porque, nossa principal função vai ser a ressocialização desses indivíduos", disse o Major Cabral.

 



Brumado: Uneb abre inscrições para o vestibular 2023

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XX, em Brumado, está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo/Vestibular 2023, nas modalidades de ensino presencial e à distância, visando o preenchimento de vagas destinadas aos seus cursos de graduação. Para o Semestre Letivo 2023.1, o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, em Brumado, está ofertando os cursos de Licenciatura em Letras Vernáculas (30 vagas para o período noturno) e Bacharelado em Direito (40 vagas para o período vespertino) na modalidade presencial. Para o Semestre Letivo 2023.2, a instituição tem vagas para o curso de Licenciatura em Pedagogia (30 vagas para o período matutino) na modalidade presencial e para o curso de Bacharelado em Administração Pública (50 vagas) na modalidade à distância. Os interessados deverão acessar o site www.vestibular.uneb.br no período de 04 a 30 de novembro de 2022, onde poderão ler o edital na íntegra e realizar a inscrição para o curso desejado. O valor da inscrição é R$ 90. As provas serão realizadas nos dias 08 e 09 de janeiro de 2023. Saiba mais no site (aqui).



Brumado: Moradores da Vila acusam empresa que administra ferrovia por alagamentos em casas após obras em trilhos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Pelo menos duas famílias estão com medo de perderem as casas na Vila Presidente Vargas, em Brumado. Nas últimas chuvas ocorridas entre a última terça-feira, dia 1º, e sexta-feira, dia 04 de novembro, eles tiveram suas casas e comércio invadidas pela água. Segundo os moradores, tudo começou após reparo em um trecho da ferrovia que passa na Avenida Gabriel Messias, rua com acesso para a Rua Salvino Lopes. Conforme os moradores, funcionários da VLI Logística rebaixou o aterro que fica às margens dos trilhos, o que provocou a passagem da água de um lado para o outro. Em entrevista ao site 97NEWS, Orislei que possui um ponto comercial no local afirmou que não é a primeiro vez que ocorre alagamentos na Avenida. 

 

Foto: Reprodução l Vídeo

"Não é a primeira vez, a gente vem sofrendo a muito tempo, só que agora foi pior. A VLI abriu umas valas no local e não colocou as pedras para impedir a vazão e a água chega com muita força, alagando tudo aqui em baixo", afirma o morador. Conforme o morador, a preocupação é para as próximas chuvas. "Se você olhar as filmagens que fizemos, você vai vê a quantidade de água que entra nas casas", disse. Patrique, vizinho do comerciante, relata que perdeu alguns móveis durante o alagamento. "Perdi colchão e outros móveis, estamos com medo porque essa chuva que veio na semana passada foi fraca, imagina o período chuvoso que está por vir", disse. Veja o vídeo gravado por uma moradora.

 



Guanambi: Criança é vítima de estupro dentro de escola; caso é investigado pela polícia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma criança foi estuprada dentro de uma escola em Guanambi, no sudoeste baiano, conforme informação da Polícia Civil, na segunda-feira (7). A idade da vítima não foi divulgada. O caso ocorreu em 19 de outubro, segundo relato de familiares da vítima, e a ocorrência foi registrada no dia 29 do mesmo mês. O Conselho Tutelar da cidade, informou que recebeu a informação do caso na última sexta (4) e afirmou que tem realizado diligências para descobrir a identidade dos suspeitos envolvidos no crime contra o estudante. Segundo a Polícia Civil, testemunhas foram ouvidas e a guia pericial foi expedida pela unidade. As circunstâncias do fato estão sendo apuradas. Ainda segundo a polícia, a criança foi encaminhada para o atendimento psicossocial da rede municipal.  Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação disse está prestando apoio ao aluno e sua família. Esclareceu ainda que teve uma reunião com os diretores das escolas municipais e orientou para que seja reforçado aos professores e servidores as orientações quanto ao respeito e harmonia nas relações, bem como sobre a gravidade do assédio ou abuso sexual.



Brumado: Legislativo aprova Projeto de Lei que institui medalha ao mérito esportivo ‘Zezito Brito’

Foto: Márcia Andréia Pereira l Dircom CM-Brumado

O projeto de lei nº 034/2022, de autoria do Vereador Harley Lopes, foi aprovado em segunda discussão e votação na noite desta segunda-feira, 7 de novembro de 2022. Assim, durante a 38ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, o legislativo aprovou por unanimidade o projeto de lei que institui a medalha do mérito esportivo “Zezito Brito”. Inicialmente, a presidente do legislativo, Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), solicitou a chamada nominal dos vereadores e depois foi realizada a leitura da ata da sessão anterior, aprovada por unanimidade pelos vereadores. Na oportunidade, estiveram presentes todos os vereadores dessa casa legislativa: Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), José Santos (Santinho), João Vasconcelos, Vanderlei Bastos Miranda (Boca), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão), Beto Bonelly, César Bar, Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), Renato Santos, Rubens Araújo, Luiz Carlos Caíres da Silva (Palito), Tiago Amorim e Amarildo Bomfim. Durante a sessão, os edis debateram sobre importantes temas à população. Além disso, houve aprovação de dezenas de indicações, aprovação de projeto de resolução. Também houve, durante a 38ª Sessão de 2022, a apresentação da estimativa e receita fixa da Despesa Anual do Município de Brumado, para o exercício financeiro de 2023. A sessão completa pode ser assistida no canal do YouTube da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. Procure pelo dia de interesse.



Motorista embriagado bate em vários veículos no centro de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um motorista foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na tarde desta segunda-feira (07) no centro de Brumado. O incidente aconteceu na Rua Antônio Pinheiro Canguçu, por volta das 15h30. A Polícia Militar foi acionada e constatou que o motorista de um Fiesta na cor cinza estava visivelmente embriagado. Ele foi conduzido ao Hospital Municipal, onde foi constatato pelo médico da unidade a embriaguez. "A guarnição conduziu o referido condutor para o Hospital Magalhães Neto, sendo costatada a embriaguez,  posteriormente sendo conduzido para Delegacia, onde a autoridade policial lavrou o flagrante, deixando-o a disposição da justiça", informou a 34ª CIPM. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo testemunhas, o condutor perdeu o controle do veículo, chocou-se com um outro veículo estacionado e que  com várias motocicletas que estavam estacionadas na frente à uma oficina mecânica. Em entrevista ao site 97NEWS, a proprietária da oficina relatou que foi um susto. "Ele saiu levando tudo aqui em frente a oficina, meu carro, as motos de clientes da loja, o prejuízo foi grande", afirmou a empresária que preferiu não se identificar. Não houve vítimas, apenas danos materiais. As partes envolvidas fizeram Boletim de Ocorrência na Delegcia. Já o veículo do motoristas embriagado foi conduzido ao pátio da 18ª Ciretran.



Empresário aposta em vitória de ACM Neto e perde R$ 8 milhões na Bahia

Foto: Reprodução

As apostas em resultados políticos tem deixado alguns empresários mais pobres após as eleições deste ano. Um empresário de Santo Antônio de Jesus, na Bahia, acabou perdendo R$ 8 milhões após apostar na vitória do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União). Segundo o site Bahia Notícias, o adversário acreditou na vitória de Jerônimo. Ambos são donos de empresas na cidade. O vencedor da aposta seria proprietário de uma casa de shows que apostou na vitória do candidato petista, colocando na disputa um imóvel de alto luxo e um prédio empresarial no bairro mais valorizado da cidade. Já o derrotado empenhou a quantia de R$ 8 milhões em dinheiro, acreditando que ACM Neto sairia vitorioso. Não acabou ocorrendo e o empresário teve que pagar a quantia combinada.



Mais de 30% das famílias brasileiras têm contas atrasadas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A quantidade de famílias inadimplentes no Brasil atingiu um recorde em seis anos: a taxa chegou a 30,3% no mês de outubro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A proporção de famílias com contas em atraso é 0,3% maior do que o mês passado e 4,6% maior do que o mesmo período de 2021. Além disso, a pesquisa indicou que os endividados chegaram a 79,2% no mês passado. Em outubro de 2021, essa taxa estava em 74,6%. Na relação mensal, por outro lado, houve uma queda de 0,1%.