ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil: Número de mulheres presas é oito vezes maior em 16 anos

Violência: Casal é morto a tiros na tarde de hoje (16) em Vitória da Conquista

Brumado: Queda de sistema suspende cadastro de biometria do TRE e eleitores sofrem em fila

Brumado: Família procura por Edinha que está desaparecida desde a última quinta-feira (12)

TRE garante recadastramento de eleitor em Planalto

Comunicado: Poder Legislativo de Brumado

Pioneirismo: Prefeitura de Brumado desenvolve segunda etapa do rastreamento dos veículos que realizam o Transporte Escolar

Tragédia na Lapa: Pai e filho morrem afogados durante banho no Rio São Francisco

Presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos entrega convite de sessão solene a presidente da OAB de Brumado

BA-148: Veículo com placa de Brumado se envolve em acidente com uma S10

Campeonato de Futebol de Itaquaraí 2017: Após intensa disputa, equipe da casa se sagra campeã em disputa de pênaltis

Empresa de Vitória da Conquista dá exemplo e ganha o mercado brasileiro

PF encontra digitais de secretário parlamentar de Lúcio Vieira nos R$ 51 milhões

Chapada: Focos de incêndio atingem regiões em Andaraí e na divisa de Barra da Estiva e Ituaçu

Angiologia na Clínica Master com Dr. Thiago Marques Coelho

Salvador: PF faz busca em endereço de Lúcio Vieira Lima

Café da Manhã: As delícias com uma qualidade inigualável você só encontra na Padaria Divina

PF cumpre mandado de busca e apreensão no gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima

Para se afastar do Z4, Bahia recebe o líder Corinthians na Arena Fonte Nova

Moradores da Rua Senhora Santana são vítimas de refluxo de esgoto; 'a água está voltando contaminada', relatam


Piripá: Bandidos arrombam agência do Bradesco

(Fotos: Anderson Santos)

Homens armados arrombaram uma agência bancária de Piripá, no sudoeste baiano, neste sábado (14). Até este domingo (15), nenhum suspeito foi detido. Segundo informações, o grupo arrombou uma porta de acesso ao estabelecimento, onde ficam caixas eletrônicos. Mesmo com a ação não há registro de retirada de valores. Uma guarnição da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar registrou a ocorrência. O caso é investigado pela Delegacia Territorial de Piripá.



Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

(Foto: Reprodução)

Falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é comemorado neste domingo (15), mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem na carreira. E não se consegue ter uma área de atuação que consiga atrair os melhores alunos do ensino médio”, diz a presidente executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz. Na opinião de Priscila, entre as políticas de atratividade necessárias para aumentar o interesse na profissão está a melhoria dos salários. Segundo Priscila, atualmente o professor ganha metade do que os profissionais de outras áreas com ensino superior completo. “Realmente fica difícil atrair os melhores alunos do ensino médio para a carreira se a gente não conseguir fazer com que o salário melhore”, acrescenta. Priscila destaca que é preciso melhorar também as condições de trabalho do professor. A proximidade dos jovens com a profissão faz com que eles vejam de perto a realidade dos professores, que nem sempre é atrativa. “O fato de o jovem verificar no seu dia a dia que os professores não são valorizados, e muitas vezes são atacados pelos próprios jovens, pelas famílias, pela sociedade, pelo governo, isso faz com que o jovem desista da profissão”, lamenta Priscila.



Horário de verão começa à 0h com apoio do Sul, Sudeste e Centro-Oeste

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

A maioria dos brasileiros que moram no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde o horário de verão é adotado e começa a valer à 0h deste domingo, considera a medida positiva, segundo recente pesquisa do Datafolha. Nessas regiões, 56% dos moradores são favoráveis à medida, enquanto 38% são contrários e, para 5%, a questão é indiferente. O Centro-Oeste é a única dessas regiões onde a maioria é contrária ao novo horário (52%). O horário de verão de 2017 começa à meia-noite de domingo (15) e vai até 18 de fevereiro. O governo chegou a cogitar o fim da medida, mas optou por mantê-la pelo menos até neste ano. Segundo a pesquisa do Datafolha, as pessoas mais velhas têm uma resistência maior ao horário de verão. Aqueles entre 16 e 24 anos, apenas 21% são contra -a rejeição salta para 50% entre pessoas com mais de 60 anos. A opinião varia ainda de acordo com o local de moradia. A aprovação é maior entre moradores de regiões metropolitanas: 58% consideram a medida positiva e 35%, negativa. No interior, 55% são favoráveis e 40%, contrários. A escolaridade e renda também afetam a posição dos entrevistados sobre o assunto. Entre os menos escolarizados, que cursaram apenas ensino fundamental, 43% não aprovam o horário de verão. A avaliação negativa cai para 35% entre pessoas mais escolarizadas, com ensino superior. Os mais pobres, com renda familiar mensal de até dois salários mínimos, são os que mais tendem a ser contra o horário de verão (40%). Entre eles, 53% são a favor da medida e, 7%, indiferentes. Já entrevistados com renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos são os que mais aprovam a mudança de horário (65%). Apenas 32% deles são contra e, 3%, indiferentes. A pesquisa Datafolha foi feita com 2.772 brasileiros de 16 anos ou mais, nos dias 27 e 28 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

 



Arrebentou: Medina fatura o tri em Hossegor e se torna 'rei' da França

Medina confirmou que na França ele é o cara a ser batido (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Gabriel Medina renasceu na temporada 2017 do Circuito Mundial de Surfe. Aproveitando toda a intimidade que tem com as ondas de Hossegor, o surfista brasileiro faturou a etapa da França neste sábado, 14, ao vencer na final o havaiano Sebastian Zietz. Com seu primeiro título em etapa neste ano, o campeão mundial de 2014 entrou na briga pelo troféu da temporada. Medina venceu a etapa francesa pela terceira vez na carreira. Foi ainda vice-campeão em 2013 e no ano passado nas ondas que conhece como poucos. O triunfo deste sábado levou o brasileiro para a terceira colocação do campeonato, com 40.750 pontos, atrás apenas do havaiano John John Florence, novo líder da temporada, que tem 49.900, e do sul-africano Jordy Smith, com 47.600 pontos. A reação do brasileiro vem em boa hora no campeonato. Faltam apenas duas etapas para o fim da temporada: em Peniche, em Portugal, e Pipeline, no Havaí. A disputa portuguesa já tem início marcado para o dia 20 deste mês. E as ondas de Pipeline só serão surfadas em dezembro. A disputa neste sábado teve início com a repescagem, que tinha a presença de Caio Ibelli, superado pelo norte-americano Kolohe Andino por 14,94 a 11,96. Com a queda de Ibelli, o Brasil ficou com apenas dois representantes na etapa: Medina e Miguel Pupo, ambos nas quartas de final. Pupo, que havia eliminado os compatriotas Filipe Toledo e Adriano de Souza, o Mineirinho, caiu neste sábado diante do havaiano Sebastian Zietz por 15,93 a 14,10. Pela mesma fase, John John despachou o experiente Mick Fanning por 19,67 a 10,67. Medina, por sua vez, arrasou o australiano Joel Parkinson pelo contundente placar de 15,20 a 1,20. Na semifinal, o brasileiro teve um desafio bem mais complicado pela frente. Duelou contra John John, o atual campeão mundial. E, com uma ligeira vantagem, levou a melhor, por 16,40 a 16,00. Na outra semi, Zietz superou Andino por 16,26 a 14,00. Na final da etapa, Medina manteve o embalo e exibiu maior facilidade para desbancar Zietz por 16,00 a 9,30.



Associação de Moradores da Baraúnas comemora o grande sucesso do evento do Dia das Crianças

A Associação de Moradores do Bairro Baraúnas comemorou o sucesso do evento (Foto: 97NEWS)

Compromissada com as grandes causas sociais, mas não deixando de lado a alegria e o entretenimento, a Associação de Moradores da Baraúnas vem desenvolvendo, em sua nova gestão, um trabalho diferenciado que busca a integração da comunidade. Nesse sentido, foi realizado na última quinta-feira (12), na quadra poliesportiva do bairro, o evento alusivo ao Dia das Crianças. Com uma grande participação das famílias que residem na localidade, a comemoração foi em grande estilo, onde aconteceram muitas brincadeiras, com a presença de personagens de desenhos animados caracterizados, festival de guloseimas e uma grande distribuição de brinquedos que foram obtidos por meio de uma grande campanha que foi desenvolvida em toda a cidade. A presidente da entidade, Claudia Leite, a popular Tia Kal, agradeceu a participação de todos e renovou os seus compromissos na busca constante de melhorias para o Bairro das Baraúnas. Confira fotos do evento:



Em pelo menos dois terços dos casos de feminicídio, mulher assassinada é mãe

Foto: Pixabay/Creative Commons

Desde que viu a mãe ser morta a golpes de facada pelo próprio pai há cinco anos, Ana, hoje com 12 anos, e seu irmão Pedro (nomes fictícios), de 6 anos, são criados pelos avós maternos, primeiro no Recife e agora em Camaragibe, no Ceará. "Eu nunca consegui perdoar meu pai e acho que não vou perdoar nunca", conta a adolescente. A vida dos irmãos retrata a realidade de muitas crianças no Brasil. Em pelo menos dois terços dos casos de feminicídio, a mulher assassinada é mãe. Na maioria das vezes, ela deixa dois filhos e em 34% dos casos, pelo menos três. Os dados são de um estudo da Universidade Federal do Ceará (UFC), que acompanha um grupo de 10 mil famílias vítimas de violência em nove Estados do Nordeste. O trabalho está sendo ampliado para mais quatro Estados: Rio Grande do Sul, Goiás, Pará e São Paulo. "Os dados da pesquisa apontam o tamanho do problema que está escondido embaixo do tapete", afirma o professor José Raimundo Carvalho, da Pós-Graduação em Economia da UFC, que coordena a Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Familiar contra a Mulher.  Patrocinado pelo Banco Mundial, com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e do Instituto de Estudos Avançados de Toulouse, na França, o diagnóstico tem dados apurados com entrevistas em comunidades onde vivem parentes e/ou vizinhos de vítimas de violência doméstica. "Esses primeiros dados comprovam o que era uma impressão da Maria da Penha, ou seja, o universo de órfãos, que ela chama de vítimas invisíveis do feminicídio", diz Carvalho, referindo-se à biofarmacêutica cearense Maria da Penha, que dá nome à Lei 11 340/2006, considerada um marco no combate à violência doméstica no País. Para Maria da Penha, a pesquisa levanta ainda uma outra preocupação. "Muitas dessas crianças podem estar vivendo em contato com os próprios homicidas", afirma. Ela tem três filhas, vive em uma cadeira de rodas por causa do ataque que sofreu em 1983, quando foi baleada pelo marido, e dedica parte de seu tempo à ONG que trabalha com os impactos da violência doméstica e contra as mulheres.  Na opinião da advogada Thaís Dantas, do programa Prioridade Absoluta, do Instituto Alana, a questão deve ser vista "sempre pelo ângulo do que é melhor para a criança". Assim, não há como simplesmente vedar a convivência delas com pessoas ligadas ao agressor, como os avós paternos ou tios. "Tem de ver cada caso, sempre procurando o que é melhor para aquela criança."



Prefeitura Municipal de Brumado intensifica ações no combate à seca na zona rural do município

(Foto: Divulgação)

Com a intensificação da estiagem, as comunidades rurais de Brumado começam a vivenciar de forma mais aguda a queda no abastecimento, muitas vezes com os reservatórios cada vez mais limitados. Visando ampliar ainda mais a sua agenda produtiva nessa esfera, a Prefeitura Municipal de Brumado vem dimensionando ainda mais suas ações nesse sentido, principalmente com a limpeza de aguadas e cacimbas, que contribuem de forma muito positiva para o aumento da oferta de água para as milhares de famílias que residem no meio rural. Nesta semana os trabalhos tiveram a sua continuidade, onde foram atendidas, com a abertura de cacimbas, as regiões da Fazenda Nova, Arrecifinho, Boa Vista II, Barra do Tanque, Fazenda Gambá e Caldeirãozinho. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Recursos Hidrícos e Meio Ambiente, Charles Granger, "a forte estiagem dos últimos anos, que foi provocada pelos fenômenos climáticos, vem alterando a rotina dos milhares de habitantes que residem na zona rural, os quais, nessa época onde a situação é mais crítica, necessitam com urgência de ações como essas para que o convívio com a seca seja o melhor possível". Ainda segundo o secretário, "somente com o início do período chuvoso é que a situação será revertida, por isso que a abertura e limpeza de cacimbas e aguadas é muito importante, pois proporcionam reservatórios que trazem alívio para as comunidades". E encerrou destacando que "mas, enquanto as precipitações pluviométricas não vêm, vamos continuar trabalhando duro atendendo o maior número de localidades possíveis".



Lucio Vieira Lima pede ‘ajuda’ a empresários para defesa de Geddel

Quem se negou a contribuir, diz a matéria, teme aparecer em uma provável delação de Geddel, aliado do presidente Michel Temer (PMDB) (Fotos: Reprodução)

Irmão de Geddel Vieira Lima, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) tem procurado empresário para pedir ajuda financeira para defesa do irmão. A informação é da coluna Radar On Line, da Veja. Segundo a publicação, a Procuradoria-Geral da República (PGR) está de olho nos pedido. Quem se negou a contribuir, diz a matéria, teme aparecer em uma provável delação de Geddel, aliado do presidente Michel Temer (PMDB).



Vereador Palito comemora mais uma conquista com a limpeza de aguadas e cacimbas na Comunidade do Jacaré

A comunidade do Jacaré ficou muito satisfeita com a ação que foi obtida por meio do mandato parlamentar do vereador Palito (Foto: 97NEWS)

Dando prosseguimento às suas ações em prol das comunidades rurais de Brumado, o vereador Palito (PSD), que vem se destacando como um dos mais combativos na busca de benefícios para os moradores, especialmente no convívio com a seca. Nesse sentido, Palito vem conquistando vitórias importantes para inúmeros locais que começam a viver o fantasma do colapso no abastecimento, ainda mais com a limitação da operação carro pipa do Exército. Nesta sexta-feira (13), o parlamentar comemorou mais um triunfo que foi a limpeza de aguadas e cacimbas na região da Comunidade do Jacaré. Palito fez questão de acompanhar o serviço feito pelas máquinas, o qual deixou os moradores muito satisfeitos, já que a oferta de água irá ser ampliada para as famílias da localidade. "Foi um grande prazer presenciar a alegria dos moradores do Jacaré ao ver a realização dos serviços de limpeza e da abertura de aguadas. Só quem sofre com a seca pode compreender a importância dessas ações", declarou o vereador que ainda citou que "vamos continuar a nossa luta nesse sentido para que outras comunidades também possam vir a ser contempladas com esse tipo de ação. Agora, como o período das águas está mais próximo, a limpeza e abertura de aguadas e cacimbas é vital, criando assim bons reservatórios para armazenar o precioso líquido". 



Carro funerário com placa de Vitória da Conquista pega fogo com caixão dentro

Incidente ocorreu nesta manhã (13). Veículo teria pegado fogo por conta de uma pane elétrica. Não há informações de havia um corpo no caixão (Foto: Reprodução)

Por volta das 10h manhã desta sexta-feira (13), um veículo Volkswagen Quantum, placa JNM-6948, licenciado em Vitória da Conquista e pertencente a uma funerária de Teixeira de Freitas, pegou fogo na BR-101, próximo ao trevo de Itamaraju. A causa do incêndio teria sido uma pane elétrica e em poucos minutos o carro foi consumido pelas chamas. Uma guarnição da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju (CIPM), esteve no local, mas como a cidade não possui Corpo de Bombeiros ou Brigada de Incêndio, nada conseguiu fazer. No interior da van era transportada uma urna funerária, que foi rapidamente retirada do compartimento traseiro e ficou intacta. 



O impacto do Estatuto do Desarmamento nos homicídios brasileiros

Foto: Conteúdo 97News

Após 13 anos vigente, o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/03) voltou ao centro das discussões em todo o país, que propõe sua revogação e a criação de novas regras para a circulação de armas de fogo no país. Novos debates, discursos favoráveis e contrários à revogação do estatuto, estão em alta nas redes sociais do país. As discussões se estendem a veículos de mídia, palestras, seminários. Embora com variações de abordagem, traço comum aos debates são os números do Mapa da Violência, o estudo mais confiável sobre violência homicida no Brasil. Curiosamente, a mesma fonte é utilizada nos dois extremos, ora para apontar que os homicídios continuaram a aumentar depois da vigência da lei atual, ora para garantir que aumentaram em ritmo menor. Ainda que se admita como verdadeiras as duas afirmações – o que já é contestável quanto ao ritmo de aumento de homicídios -, elas, isoladamente, não se prestam a retratar os efetivos impactos do Estatuto do Desarmamento para a violência homicida brasileira, cuja compreensão passa por um campo distinto e, curiosamente, até mais simples. Ao se analisar qualquer quadro de violência homicida, o dado primordial para seu entendimento não são os números absolutos – embora sejam estes os de maior impacto -, mas as taxas de ocorrências por grupo populacional. É um valor que se convencionou representar na fração por 100 mil habitantes, tal como é utilizada no Mapa da Violência, e que em si já abrange, para finalidades estatísticas, a evolução demográfica do grupo pesquisado. E é daí, exatamente, que se extrai o primeiro elemento comparativo direto sobre os efeitos do Estatuto do Desarmamento nas taxas gerais de homicídio. 

Por outro lado, tratando-se de uma legislação especificamente voltada às armas de fogo, o segundo indicativo de seus efeitos pode ser objetivamente compreendido pela participação percentual deste meio letal no total de assassinatos registrados no país. Afinal, se o objeto da lei foi impedir que o cidadão tivesse fácil acesso às armas – no que, aliás, foi bastante eficaz -, seria natural que, depois dela, a utilização de armas de fogo para a prática homicida fosse proporcionalmente menor. Independentemente de posicionamentos ideológicos ou esforços interpretativos, a aplicação de critérios estatísticos isentos não respalda invocar efeitos positivos com a aplicação da lei atual, salvo se assim for considerada a drástica redução do comércio de armas no país – de 2,4 mil lojas em 2000 para menos de 280 em 2016. A questão é que essa redução não diminuiu a taxa média de homicídios ou sequer a participação das armas de fogo no total destes. Talvez isso se explique porque, como há muito vêm insistindo os críticos do estatuto, não é a circulação legal de armas que abastece os assassinos.

 



Paraná: Ladrão arrependido devolve pertences e deixa carta de perdão

Arrependimento parece ser uma questão que tem tomado criminosos no Paraná. Depois que um preso fugiu da cadeia e ligou para polícia pedindo que o buscasse de volta, outro caso chamou a atenção do estado. Um homem que furtou um carro e eletrônicos que estavam no veículo em Guarapuava, acabou se arrependendo do crime e resolveu tentar consertar a história. O veículo foi roubado no último sábado (7). Imediatamente, o técnico em informática Thiago Sene fez campanha nas redes sociais e registrou queixa do furto. Cerca de três horas depois, o veículo foi encontrado em um estacionamento de uma loja, aproximadamente dois quilômetros do local do furto. No entanto, os pertences que estavam dentro do veículo – um tablet, um aparelho de dvd e uma bateria de celular, não foram achados. O mais surpreendente da história veio dois dias depois. Na madrugada de segunda-feira, dia 9, por volta de 1h, o dono do veículo recebeu uma ligação a cobrar e retornou. “Ficou uns 30 segundos sem falar nada, aí começou, "quero pedir desculpa pelo que fiz (o bandido). Não acreditei muito no começo, daí perguntei da chave”, contou o propriétário do veículo.



`BBB Crente´: Canal de Valdemiro Santiago lança primeiro reality show evangélico

Foto: Reprodução

É inegável que a produção de reality show está em alta no Brasil, e agora até o canal do Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, entrou nessa onda. A Rede Mundial lançou o “Extreme With God” (Extremo com Deus), com apresentação da filha dele, Raquel Santiago. A estreia foi no último sábado (07) às 14h, e teve reprise nesta quinta (12), às 20h. O “Extreme With God” faz parte do programa “Gerando Salvação” e possui produção de primeira, quase global, inclusive com helicóptero envolvido na sua realização. São 8 participantes, todos ligados à igreja Mundial. Assim como em outros realities, há um ambiente de competição, convivência, entre outros detalhes. O único detalhe que foi modificado diz respeito aos edredons. É melhor não promover a tentação dos participantes. A lista dos participantes convocados para o programa tem seis homens e somente duas mulheres, cujo desempenho é avaliado pelos telespectadores através das redes sociais e de um número de WhatsApp disponibilizado no perfil oficial do programa no Facebook. 

No material disponibilizado no Facebook, eles elencam qualidades, apontam incômodos e tentam angariar simpatia do público. Os participantes são o diretor de imagens Isac, a proprietária de um estúdio Tatiane, a cabelereira Guerda, o cantor da banda Mundial Daniel, o músico do mesmo grupo Fernandes, o pastor da igreja Igor, além de Charles e Genilson, cujos trabalhos não são informados na internet. Outro diferencial, um pouco desanimador, é que o grande vencedor vai levar um prêmio de R$ 10 mil, além de ter todos os demônios expulsos na pré-produção do programa. A primeira temporada será exibida até dezembro. A sua locação, segundo os realizadores, fica em um ponto da Grande São Paulo, só que não pode ser revelada.

 



Bahia: Fábrica clandestina de armas é desarticulada pela polícia em Teixeira de Freitas

Foto: Divulgação l SSP-BA

Uma operação intitulada “Operação Senhores das Armas” realizada pelas polícias Militar e Civil, apreendeu diversas espingardas, pistolas e revólveres, muitos de uso exclusivo, além de farta munição foram encontrados em três estabelecimentos que atuavam de maneira clandestina, na cidade de Teixeira de Freitas, nesta quinta-feira (11). Os estabelecimentos inicialmente mapeados foram a Casa Morbeck e Julinho da Sanfona. Nas apreensões diárias de armas com criminosos, em depoimento, eles relatavam comprar nesses estabelecimentos. Com mandados de busca e apreensão concedidos pela Justiça os locais foram vasculhados. Durante as diligências chegou a informação de que na Oficina Confiança a mesma prática ocorria.

 

As equipes da PM e PC foram até o local e apreenderam mais armas, munições, e outros materiais. Na ação foram presos em flagrante Oto Moreira Morbeques, dono da Morbeck, Dourivaldo dos Santos, proprietário da Julinho da Sanfona, Agnelson Ferraz e Ulimar Cardoso Ferraz, responsáveis pela Oficina Confiança. "Aumentamos a nossa produtividade na apreensão de armas e durante as reuniões de avaliação percebemos que muitas eram artesanais. Grande ação das unidades locais. Estão de parabéns pelo belo trabalho", declarou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.



Facada Fatal: Fratricídio após discussão em bar no Bairro Bom Jesus em Brumado nesta sexta-feira (13)

A vítima não resistiu ao ferimento e nem chegou ao HMPMN (Foto: 97NEWS)

Na semana que Brumado é contemplada pelo Governo do Estado Bahia pela redução dos homicídios na cidade, por ironia do destino, por volta das 12h desta sexta-feira 13, mais um homicídio, especificamente, um fratricídio (irmão que mata irmão) foi registrado na cidade, desta feita no Bairro Bom Jesus. De acordo com a Polícia CIvil, dois irmãos, Vanderlúcio Batista Tiano, de 31 anos e Evenilson Batista Lima, de 39 anos, estavam em sua residência localizada no mesmo bairro acabaram entrando em vias de fato, por motivos ainda desconhecidos e Vanderlúcio acabou desferindo uma facada fatal em seu próprio irmão. Uma equipe do SAMU 192 foi rapidamente ao local para que a vítima pudesse receber atendimento médico, mas o mesmo não resistiu ao ferimento, vindo a óbito ainda no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia do fato que acabou chocando a cidade, pois para alguns, a leitura é apocalíptica, numa espécie de reedição do primeiro homicídio que a humanidade tem conhecimento, que foram dos irmãos Caim e Abel. Após o crime, o autor fugiu e ainda não foi localizado. A polícia informou que os irmãos já tiveram outros desentendimentos anteriormente, o que remete que a rixa entre os dois era antiga, mas, mesmo assim, o motivo das discussões não foi divulgado. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A família aguarda a liberação do mesmo.



Moradores da Malhada Branca querem mais rigor na fiscalização para as constantes queimadas que vêm acontecendo no bairro

As queimadas estão sendo uma constante no local (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Com o aumento das temperaturas e a intensificação da estiagem, uma prática muito comum em Brumado que são as queimadas em Brumado, voltam à cena com força total. Várias ocorrências dessas vêm sendo registradas deixando a população na bronca, já que a fuligem e a fumaça causam grandes transtornos, além de causar problemas de saúde em crianças e idosos. Um novo episódio desse foi denunciado pelos moradores do Bairro Malhada Branca que entraram em contato com a nossa redação e enviaram um registro fotográfico, juntamente com uma forte indignação, já que eles denunciam constantes queimadas de lixo e mato nas proximidades da Escola Idalina Azevedo Lobo. Segundo o relato, o fogo é colocado na localidade por moradores do próprio local, mas a maioria deles não aprova este tipo de atitude, "não estamos aguentando mais chegar em casa para almoçar, pois além das altas temperaturas, têm agora essas queimadas que causam um grande mau estar", disse um morador da Rua 7 de Setembro, que se senti muito prejudicado com a fumaça."Pedimos aos responsáveis do setor de meio ambiente da prefeitura municipal para fiscalizar essa situação, pois está afetando o bem comum de todos que moram nas imediações, inclusive crianças com problemas respiratórios", relatou outro morador.

 



Audiência Pública em Brumado escolherá representante do `Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã´ na Defensoria Pública do Estado

Foto: Luciano Santos l 97News

Será realizada na próxima quinta-feira, dia 19, em Brumado, a Audiência Pública para eleição do "Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã" na Defensoria Pública da Capital Baiana. O evento acontecerá no Auditório da SEMAC, das 14h às 17h30, e serão apresentados os detalhes da Ouvidoria, e em seguida, a eleição do representante de Brumado na DPE de Salvador. A programação segue com os interessados em ocupar função de destaque na representatividade da cidade junto à Defensoria Pública da Bahia, os candidatos poderão propor a sua candidatura à mesa do evento. Os candidatos deverão se atentar à alguns critérios, como aos documentos exigidos para habilitação, que são eles: Documento oficial de identificação com foto; Cadastro de Pessoas Físicas-CPF; Comprovante de residência e Título de Eleitor. O Ouvidor Cidadão do DPE/BA eleito em Brumado, desenvolverá atividades para aproximar a sociedade da Defensoria Pública, informando aos cidadãos sobre seus direitos e deveres. A Ouvidoria Externa da Defensoria Pública da Bahia é a segunda no país com esse caráter, porém a primeira a desenvolver uma metodologia que preza pela aproximação das pessoas no seu processo de tomada de decisão, instituindo um grupo de aconselhamento oriundo de representações com atuação comprovada no seio do movimento social. Através da Ouvidoria Cidadã, a sociedade poderá intervir, criticar, fiscalizar, elogiar, reclamar, apontar suas demandas, suas prioridades, e auxiliar politicamente no crescimento desta instituição de Justiça. Toda a Sociedade Civil Organizada está convidada a participar dessa importante Audiência Pública.



Arena Safadão: Só faltam 15 dias

(Divulgação)

Aumentam as expectativas para a Arena Safadão, o maior evento da história em Brumado e região e, com isso, a contagem regressiva está se acelerando, pois faltam apenas 15 dias para a festa que já está deixando a "capital do minério" num ambiente de total alegria. A produção do evento já começa a dinamizar a montagem da megaestrutura de som e luzes, que vai contar com o que há de mais moderno em shows no Brasil. A venda dos ingressos projeta que poderemos ter uma quebra de record de público, com milhares de foliões vibrando ao som do fantástico Wesley Safadão, da irreverência das Donas do Bar e da energia de Gabriel Diniz, uma das grandes revelações da música brasileira da atualidade; lembrando que o cantor e músico brumadense Rafa Dias estará se apresentando no Camarote Prime. Então, não deixe para a última hora e adquira já o seu ingresso nos postos de venda (Academia Power Gym - Perfil Modas - Posto Meira Tiazinha Distribuidora - Boutique Sandes e no Villas), e prepare as tuas emoções para esse evento inesquecível.



Brumado: Semana de Gestão em Meio Ambiente do CEEP foi nota 10

(Fotos: Divulgação)

O Ceep - Turma Gestão e Meio Ambiente, realizou na última terça-feira (10), a Semana do Meio Ambiente com o tema: "Estratégias e Desenvolvimento Socioeconômico", onde todas as turmas montaram seus stands apresentando diversos projetos de acordo ao aprendizado adquirido ao longo dos cursos oferecidos na unidade de ensino, tendo como destaque, a turma de técnicos em administração, módulo 4 subsequente (alunos que já concluíram o segundo grau e resolveram buscar novos conhecimentos). A turma ADM N4 mostrou em seu stand o projeto  que destaca a importância do reaproveitamento do que muitos chamam de lixo, mostrando as coisas interessantes que podem ser feitas através de tais objetos, usando a criatividade, foi apresentado artigos de decoração e utensílios para casa, mostrando que reciclar é um ato de amor ao meio ambiente. Ficou claro que os futuros técnicos em administração do CEEP - Gestão Meio Ambiente merecem o reconhecimento pelos esforços e dedicação. 

 



Grávida de 8 meses é encontrada com sinais de espancamento em córrego, não resiste aos ferimentos e vem a óbito na cidade de Livramento

Foto: Livramento Manchete

Uma mulher grávida de oito meses foi encontrada morta na última terça-feira (10), em um córrego conhecido como "Pinicão", no município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo a Polícia Civil, a jovem que supostamente teria sido vítima de violência, foi encontrada desacordada e bastante machucada, ela chegou a ser socorrida ainda com vida para o Hospital da cidade, e aguardava ser transferida para uma UTI, porém não resistiu e veio a óbito. Ainda de acordo com a Polícia Civil, não há suspeito sobre o caso. Já na quarta-feira (11), o corpo da jovem Laila Ferreira, foi encaminhado para o Bairro Piçarrão, local onde ela morava, para que a família realizasse o sepultamento, mas teve que ser removido do caixão por peritos do Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, devido a falta de perícia. De acordo com o Delegado Titular da 20ª Coorpin/Brumado, Dr. Cláudio, a medida foi tomada para atender o que é estabelecido por lei, ou seja, vítimas de traumas em decorrência de acidentes de trânsito, homicídios, envenenamento ou suicídios, devem passar por uma necropsia. Caso este que não aconteceu com Gabi, que, após constatada a morte pelos médicos, foi levada do Hospital, direto para uma Funerária local. O delegado afirmou ainda que o fato não havia sido registrado na delegacia, "deslocamos até o local e ao verificarmos a veracidade dos fatos, em seguida acionamos o IML, cumprindo assim o que manda a lei. No momento da remoção encontramos um pouco de resistência por parte dos familiares, porém na qualidade de autoridade policial, agimos conforme a lei.” disse. O corpo da vítima já foi liberado da necropsia e entregue aos familiares, o sepultamento aconteceu nesta quinta (12).  


Entenda o caso


Laila Ferreira, a "Gabi" estava desaparecida desde a noite do último sábado, dia 7, a jovem morava no Bairro Piçarrão. Segundo os familiares, Gabi estava grávida de 8 meses, e após o seu desaparecimento, a população Livramentense mobilizou-se nas buscas da jovem. Já no domingo, dia 8, a jovem foi localizada ainda com vida, as margens do esgoto “Pinicão”, e apresentava sinais de espancamento. Uma equipe do SAMU socorreu a vítima até o Hospital Municipal da Cidade, onde aguardava vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para transferência, mas devido aos ferimentos, ela não resistiu e veio a óbito na madrugada de quarta-feira, dia 11. Não há informações sobre o autor da brutalidade contra a jovem. Após o laudo cadavérico, a Polícia Civil vai tentar chegar ao autor do crime.