ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Crescem as reclamações de perturbação da ordem; estabelecimentos da área de entretenimento são os alvos

Brumado: Prefeitura tomará posse da área invadida por movimento; terreno será murado para evitar novas invasões

Justiça Eleitoral pede retirada de outdoor em apoio a Bolsonaro em Brumado

Vereador Lek apresenta novas indicações buscando melhorias para bairros periféricos de Brumado

Equívoco cometido por GCM, faz com que a Central de Marcação volte ao cenário das reclamações

Dia do Rotariano: Vereadora Lia Teixeira parabeniza os membros da organização

Brumado Profissionalizar: A sua chance de mudar a sua vida

Divulgado aviso de Licitação para concessão de empresa para gerenciar “Zona Azul” em Brumado

Começa pagamento do Pis/Pasep; Veja se tem direito a até R$ 954

Brumado: Cursos de Engenharia de Minas e Civil deverão ser implantados pelo IFBA

Brumado: Empresário do ramo alimentício, ‘Alex do Pirão’, indignado com a Embasa

Brumado: Investigadores da Polícia Civil recapturam foragido da justiça

Nesta sexta-feira (23) tem mais uma edição da Feirinha Comunitária do Bairro Baraúnas

Deu Bahêa: Com direito a nova dancinha de Vinícius, Bahia vence o Náutico na Fonte Nova

Procurador pede exclusão e rebaixamento do Vitória no Baianão

Barra do Choça ganhará uma nova rádio 100% internet a partir desta sexta-feira (23)

Luta pela vida: Jovem de Malhada precisa de doadores de sangue em Vitória da Conquista

Grupo Direita Brumado: Outdoor homenageia a ideologia defendida pelo deputado Jair Bolsonaro

Entulho deixado por empreiteira na Rua Nazaré vira objeto de revolta dos moradores

Chegou visita em casa, então a dica é os deliciosos pães de queijo da Padaria Divina


Unopar lança promoção imperdível com bolsas de estudo para o curso de Pedagogia

Foto: Divulgação

A UNOPAR de Brumado está com uma super promoção. Os primeiros candidatos que ligarem e agendarem o vestibular até o dia 24 de Fevereiro ganharão a isenção da taxa de inscrição para o vestibular, e ainda uma bolsa de estudo válida para todo o curso! Se você quer começar o ensino superior ainda neste primeiro semestre e não se inscreveu para o vestibular 2018 da UNOPAR, ainda dá tempo! Não perca esta super oportunidade, ligue agora e agende o seu vestibular! Fone: (77) 3441-7979 ou (77) 9.9937-7979 (WhatsApp). Oferta válida para os 20 primeiros candidatos que agendarem o vestibular até o dia 24 de Fevereiro de 2018.



Brumado: Exposição fotográfica em comemoração aos 109 anos do IFBA é aberta à população

A exposição está aberta ao público e vai até o dia 02 de março (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerada uma das maiores conquistas educacionais do Brasil, os Institutos Federais possuem uma história de centenária que é digna de louvor. Criados em 1909 por meio do Decreto 7566, pelo então presidente Nilo Peçanha, objetivando se tornar importantes polos de aprendizado, os institutos federais percorrem um longo caminho, o qual está sendo retrato em todo o país. No início foram criadas 19 unidades e, hoje, são quase 700 espalhadas em todo o território nacional, oferecendo com muita qualidade ensino médio profissionalizante e superior. Em Brumado, a unidade do IFBA, que apesar de ainda não ter sido oficialmente inaugurada, está recebendo uma grande exposição fotográfica, a qual mostra um pouco da história da instituição na Bahia e no Brasil, que se iniciou com as escolas industriais, escolas do mingau, CEFETs e agora IFBA. A exposição que se iniciou no dia 19 de fevereiro e vai até o dia 02 de março, está aberta à população e merece ser vista, já que revela um amplo acervo fotográfico. A equipe do 97NEWS esteve presente na manhã desta quinta-feira (22) à abertura da exposição ao público, e falou com o diretor do campus de Brumado, Rui Santana, o qual explicou que a unidade brumadense ainda evoluirá muito, chegando ao patamar de expansão 3, que englobará 1.200 alunos, 60 professores e 45 técnicos administrativos. Questionado sobre a inauguração, ele respondeu que “na verdade a inauguração já aconteceu em Brasília, mas estamos estudando uma forma de realizar uma cerimônia a nível local, reconhecendo assim o mérito do prefeito Eduardo Vasconcelos, que é um fervoroso defensor da Educação e foi um dos principais responsáveis pela vinda do campus para Brumado”.  

O diretor do Campus do IFBA de Brumado, Rui Santana, exalta a importância da exposição (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Ituaçu: Fábrica de cimento é incendiada após suposta `provocação´ do filho de empresário

Imagens registradas por populares, mostram as chamas consumindo parte da estrutura (Foto: Whatsapp l 97NEWS)

A polícia civil de Ituaçu investiga um incêndio criminoso que atingiu na noite de quarta-feira, dia 21, a Fábrica de Cimento Itaguarana S/A. A empresa está fechada a vários meses, após seus funcionários serem demitidos, sem receber seus direitos. Segundo as investigações, ex-funcionários, atearam fogo em madeiras de um galpão velho da fábrica e deixaram um recado aos donos do Grupo Industrial João Santos (GIJS). Recentemente funcionários e ex-funcionários do grupo, teriam sido zombados por Geraldo Santos, filho do dono do Grupo Industrial João Santos (GIJS), que teria curtido o carnaval fazendo chacota da situação de miséria que vem passando os inúmeros colaboradores. “Todos estão com seus salários atrasados e outros tantos ex-colaboradores que foram demitidos e não receberam seus direitos trabalhistas, trabalhadores que com dedicação, desprendimento e honestidade contribuíram decisivamente durante muitos anos de suas vidas na construção do império da família Santos e agora estão sendo tratados com desprezo pelos representantes da empresa, na certeza de que não serão importunados pela justiça”, disse um dos representantes dos ex-funcionários, que não quis se identificar. 

Foto: Reprodução

A chama da polêmica veio a tona, logo após Geraldo Santos, publicar uma foto tirada no carnaval, zombando da situação de miséria que vem passando os inúmeros colaboradores que foram demitidos. Segundo os ex-funcionários, "eles são tratados com desprezo pelos representantes do Grupo, ou seja, fazendo chacota com os juízes, promotores e representantes do ministério público, dando a entender que no Brasil a lei não é para todos". Relatou outro funcionário. Peritos criminais estiveram no local para coletar prova sobre as causas do incêndio. O laudo tem previsão de ficar pronto em 30 dias. A polícia civil de Ituaçu segue o inquérito para tentar descobrir os autores do possível atentado, que mesmo como forma de protesto, os responsáveis poderão responder por crime ao patrimônio.



Adab vai implantar primeira biofábrica de controle biológico na Bahia

O projeto elaborado por técnicos da Adab é intitulado ‘Tecnologias e inovação para o estabelecimento de biofábrica, visando o controle biológico da mosca negra dos citros no Estado da Bahia | Foto: Re

Mais uma conquista para fortalecimento da defesa agropecuária. Após diversas reuniões, a equipe de modernização da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) conseguiu alocar recursos para a implementação de uma biofábrica de controle biológico na Bahia e a primeira dentro da estrutura de um órgão de defesa no Brasil. Os valores foram garantidos pelo secretário da Fazenda, Manoel Vitório, em reunião realizada com o Diretor-geral da agência, Paulo Cezar e o secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Vitor Bonfim. Serão investido cerca de R$ 350 mil reais e ficará localizada no laboratório da CETAB, edifício anexo a sede da Adab. O projeto elaborado por técnicos da Adab é intitulado ‘Tecnologias e inovação para o estabelecimento de biofábrica, visando o controle biológico da mosca negra dos citros no Estado da Bahia’. A unidade irá atender todo o Estado em busca do manejo e controle de pragas. “Essa é mais uma conquista de todos nós. Gostaria de agradecer ao Governador, Rui Costa, por acreditar no nosso trabalho e investir esses recursos para uma demanda de altíssima importância que é o controle fitossanitário dos Citrus. A toda a equipe técnica que realizou o projeto e aos Secretários Vitor Bonfim e Manoel Vitório pela agilidade no processo”, ressaltou o Diretor-geral da Adab, Paulo Cezar. A meta é que obras comecem já no inicio de março. A biofábrica de controle biológico, tem por objetivo criar insetos que se constituem dos inimigos naturais da mosca negra (Aleurocanthus woglumi). É uma tecnologia limpa que não usa agrotóxicos, reduzindo assim os impactos ambientais. Para o inicio da criação dos insetos será necessário de toda uma infraestrutra desde aporte laboratorial até casas de vegetação. Alem, da prospecção desses agentes de biocontrole nos palmares. Para o secretário Vitor Bonfim “esse é um dos passos importantes para que a gente possa ter o controle fitossanitário da Mosca Negra. Toda a equipe da ADAB está de parabéns pela agilidade do projeto e o Governador, Rui Costa, se mostra mais uma vez empenhado com a modernização da agência”, enfatizou. Segundo Suely Brito, Coordenadora do projeto fitossanitário do Citrus essa é uma conquista muito importante “a praga que foi detectada em 2010 se expandiu por todo território baiano e tem induzido severos prejuízos a citricultura do recôncavo e litoral norte da Bahia. Já estamos trabalhando nesse projeto há três anos e agora vamos conseguir colocar em prática. A nossa proposta é produzir inimigos naturais da praga para serem soltos nos pomares, beneficiando, principalmente, a agricultura familiar. Haja vista que não existe nenhum outro tipo de controle para essa praga”, concluiu. Os recursos serão administrados pela Seagri em parceria com a Adab.



Moradores da Comunidade de Pau de Colher clamam pela recuperação de estrada vicinal

Segundo os moradores, 80% da estrada está em péssimas condições (Foto: Leitor 97NEWS)

Um dos maiores desafios da atualidade para a gestão municipal é a recuperação das estradas vicinais, já que as mesmas, na sua grande maioria, estão em condições muito precárias, sendo que, em alguns trechos, a trafegabilidade é total. Com o início das aulas a situação ficou mais flagrante, assim como a reclamação e os apelos dos moradores das inúmeras comunidades rurais. Muitas deles chegam à redação do 97NEWS e, desta feita, são os moradores da Comunidade de Pau de Colher que clamam pela recuperação da estrada que faz a ligação com a Lagoa Funda. Segundo eles 80% do trecho está acabado, o que dificulta a mobilidade, além de causar prejuízos aos proprietários dos veículos, porém a situação mais grave é a do transporte escolar, já que, segundo os moradores os alunos estão chegando atrasados na escola e, na hora da volta, o atraso também acontece, deixando alguns pais preocupados, chegando ao ponto de alguns cogitarem não enviarem mais os seus filhos para a escola até a situação se normalizar. O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, que foi ouvido pelo 97NEWS, reconheceu a situação e disse que “neste momento o município só está fazendo serviços paliativos, nos locais mais danificados, mas que, assim que a previsão apontar um período propício, o que não deve demorar, iremos colocar em prática um amplo planejamento de recuperação das estradas vicinais”. 

A situação piorou muito com as últimas chuvas (Foto: Leitor 97NEWS)


Correios vão permitir rastreio de encomendas em tempo real

(Foto: Reprodução)

Com o envio de cartas cada vez mais raro, os Correios estão focados na entrega de encomendas e devem investir cerca de R$ 20 milhões para distribuir smartphones para 58.679 de seus profissionais nas ruas, em todo o Brasil. A ideia é facilitar o serviço de restreio de pacotes e fazer uma atualização do sistema em tempo real. Na Bahia, cerca de 20% dos carteiros já receberam smartphones, o que torna possível utilizar a localização GPS dos aparelhos para ter informações em tempo real de onde está a encomenda; além disso, os funcionários não terão mais que voltar para a central para conseguir atualizar o status da entrega.  As mudanças anunciadas pela empresa para este ano também incluem novas modalidades de entrega, que prometem dar opções muito mais atraentes para as compras à distância e/ou via internet. Quem não tem tempo para ficar em casa esperando para receber uma encomenda, pode usar o serviço “Clique e Retire”. Por meio dele, a loja faz a entrega em agências específicas que ficam abertas à noite e aos fins de semana, por exemplo. Assim fica mais fácil para o cliente ir até o local e retirar seu produto. Por meio de nota, os Correios afirmaram que o serviço “Clique e Retire” também já está disponível na Bahia “para todas as lojas do país que desejem oferecer essa opção a seus clientes, tanto para aquelas que não possuem pontos físicos quanto as que desejam ampliar sua capilaridade”. “Para isso, basta que elas realizem a integração com web service dos Correios. Recentemente, dois grandes varejistas do comércio eletrônico já divulgaram que estão utilizando o Clique e Retire e outros estão em processo de integração. 



Brumado: Previsão aponta baixa umidade do ar nesta quinta-feira (22)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ar deve ficar mais seco e os índices de umidade relativa do ar devem ficar mais baixos nesta quinta (22) e sexta-feira (23) por conta da massa de ar frio que entrou na região Sudoeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o fim desta semana, a maior parte da região sudoeste deve ter sol e umidade baixa, podendo chegar a níveis de alerta nas horas mais quentes do dia. As poucas pancadas de chuva podem ocorrer somente no período da noite. A previsão para Brumado nesta quinta e sexta, é de céu parcialmente nublado com pancada de chuva a noite. Nesta quinta-feira, a umidade do ar pode chegar na máxima de 95% e a mínima aos 40%. Os brumadenses devem ficar atentos aos efeitos da umidade alta sobre a nossa saúde. Quando o ar está mais seco, encontramos problemas, pois a respiração é menos lubrificada, o que pode gerar até o sangramento nasal. Outro efeito é o aumento da transpiração, com maior perda de líquido do corpo para o ambiente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano fica em torno de 40% e 70%. A recomendação é beber muita água.



Brumado: Atendendo à mais uma grande necessidade, tomógrafo é instalado no HMPMN

O aparelho já foi instalado em uma sala adequada no Hospital Magalhães Neto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com o avanço na área de saúde, que está proporcionando o acesso a procedimentos de alta complexidade como a UTI, o setor vem tendo uma demanda progressiva e, dentro das necessidades, os serviços de tomografia eram uma das grandes lacunas. Buscando equalizar essa situação, a administração municipal obteve, junto ao governo do estado, a doação de uma aparelhagem de tomografia, a qual já foi instalada em uma sala adequada, a qual foi preparada atendendo todas as normas e especificações. O próximo passo será a capacitação dos profissionais para manusear o aparelho para que os procedimentos de imagens, a detecção de alterações ósseas, nos tecidos, órgãos e demais estruturas corporais, como também a descoberta de nódulos ou tumores, vasos pulmonares e cerebrais. A secretaria de saúde ainda não informou quando os serviços estarão disponíveis, mas se espera que isso aconteça o mais rápido possível, já que os serviços são altamente requisitados e, atualmente, os pacientes têm que ir para outros municípios para fazer a tomografia. 

Agora os serviços de imagem estarão disponíveis à população (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Meteoro: Após clarão, objeto não identificado é encontrado por moradores na Bahia

Foto: Juliana Almirante / G1

Após ouvir uma explosão, moradores de Camaçari, encontraram destroços de um objeto que teria caído do céu na noite desta terça-feira (20). A queda do objeto, que tem estrutura de ferro de 15 cm e pesa 2,9kg, foi associada ao clarão visto em partes da capital soteropolitana. De acordo com o G1, o morador Edinei da Silva Almeida afirmou que estava queimando uma área de vegetação quando ouviu um estrondo e viu o objeto caindo.  "A peça não caiu onde eu estava queimando. A peça caiu em uma distância de 400 metros no terreno vizinho. Foi muito preocupante e eu estava muito próximo. Pedi ajuda aos vizinhos pra entender o que tinha acontecido e começamos a procurar. A gente seguiu na direção da explosão e achou essa peça", declarou. Já o morador Aleonidas Cardoso dos Santos disse que viu a peça cair. "A gente ouviu uma explosão que chamou atenção. Eu vi cair na casa um negócio. De manhã vim ver o que era. Aí vi as árvores quebradas até chegar até a peça", relatou.



‘Não me julgue’ rebate Carla Perez ao ser criticada por desfilar no Carnaval mesmo sendo evangélica

Foto: Amanda Melo

A cantora e apresentadora Carla Perez foi criticada no Instagram, no início desta semana, por ser evangélica e mesmo assim comandar um bloco infantil no Carnaval de Salvador. “Quando é que você vai resolver de que lado realmente quer ficar? Ser cristão significa ser separado das coisas mundanas. E você, logo no carnaval? Festa profana e cheia de imundice”, diz a internauta. A loira não gostou nada do comentário e rebateu a seguidora alegando que o trabalho não interfere na fé. “Amada, não me julgue pelo meu trabalho. Minha comunhão com Deus é a na minha intimidade. Não se engane achando que Deus está somente numa saia comprida ou dentro de quatro paredes de uma ‘igreja’. Vejo Deus todos os dias no seio da minha família, no nosso amor. No meu dia a dia. O que você vê nessa foto acima é o meu trabalho”, responde a artista.

 



'Estou candidato', diz Lula ao lançar pré-candidatura em BH

(Foto: FolhaPress)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta quarta-feira (21) que não respeita a decisão judicial que o condenou por corrupção e que pode impedir que ele dispute a Presidência. "Eu não respeito a decisão que foi tomada contra mim porque sei que ela é mentirosa, política e não está baseada nos autos do processo." "Estou candidato", disse em Belo Horizonte a militantes de esquerda reunidos no espaço de eventos Expominas. "Não tenho medo, podem até tentar me prender", completou. O ato marcou o lançamento da candidatura do petista no Estado segundo a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que ressaltou que o PT não tem plano B. Sobre seus adversários políticos, Lula disse querer que eles "tenham vergonha na cara e respeitem a democracia e o resultado eleitoral como eu respeitei". O petista aparece em primeiro lugar nas intenções de voto. "Quero dizer àqueles que querem evitar que eu seja candidato: tenham coragem. Eu perdi três eleições e voltei pra casa. [...] Aprendam a lamber suas feridas e permitam que a democracia vença e disputem as eleições comigo para ver quem é que ganha." Lula voltou a dizer que as acusações de corrupção contra ele são mentiras criadas com o objetivo de tirá-lo da disputa eleitoral. "Decidiram que era preciso anular a possibilidade de Lula ser candidato. [...] Parte do Judiciário, da Polícia Federal, do Ministério Público e da imprensa, liderada por Globo e "Veja", resolveram demonizar o PT", afirmou. "Parte do Judiciário, da Polícia Federal, do Ministério Público e da imprensa, liderada por Globo e "Veja", resolveram demonizar o PT", afirmou. "A imprensa vai transformando mentira em verdade. O que eles não sabem é que o povo me conhece. Duvido que tenham a consciência tranquila como eu tenho." O petista não voltou a fazer críticas à intervenção militar determinada pelo presidente Michel Temer (MDB) no Rio de Janeiro. Pela manhã, Lula havia dito que Temer está usando a intervenção para "se cacifar" para a eleição presidencial. Nesta quarta o petista esteve em acampamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e em um antigo centro de tratamento da hanseníase na região metropolitana de BH.



Apagão interrompe partida entre Vitória e Jacuipense pelo Campeonato Baiano

Foto: Reprodução

O Vitória não vive o seu melhor momento. Depois de um BaVi extremamente controverso, o Leão foi até Riachão do Jacuípe para visitar o Jacuipense em partida válida pela quinta rodada da primeira fase do Campeonato Baiano de 2018, porém o jogo não terminou por causa de problemas de energia do local. O duelo foi interrompido aos 14 minutos do segundo tempo e foi remarcado para quinta-feira (22), no estádio Valfredão, às 15h (Horário de Brasília). Enquanto o jogo estava acontecendo, o Rubro-Negro vencia o time do interior pelo placar de 1 a 0 com gol de Pedro Botelho. Desde o início do jogo, o Vitória teve grande domínio da partida. Apesar disso, o gol só saiu aos 43 minutos com lateral-esquerdo Pedro Botelho. Aos 43 minutos, ele aproveitou um ótimo cruzamento de Guilherme Costa e testou firme para inaugurar o marcador. Depois disso, o jogo esfriou e a primeira etapa acabou com vantagem do Leão pela margem mínima. A segunda etapa começou com a Jacuipense tentando empatar a partida. O time chegou a ter um gol anulado aos cinco minutos. Brasão recebeu a bola dentro da área e finalizou com perfeição para o fundo das redes, porém o bandeirinha parou a jogada apontando impedimento. A partida acabou sendo interrompida aos quatorze minutos por causa de falta de energia elétrica no estádio. O árbitro chegou a esperar que as luzes voltassem a funcionar, porém depois  de idas e vindas da energia, o duelo foi interrompido. A previsão é que, segundo informações da Federação Baiana de Futebol (FBF), a partida continue na quinta-feira (22), às 15h (Horário de Brasília) no estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe. Ou seja, vão ser disputados os 32 minutos restantes da partida mais os acréscimos que forem determinados pelo árbitro.

 



Prefeito declara que Av. Lindolfo Brito receberá nova infraestrutura

A situação de precariedade da Av. Lindolfo Brito é um filme que se repete a cada ano no período das chuvas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Durante o seu programa semanal de rádio, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), declarou ter visitado a Avenida Lindolfo Azevedo Brito após as últimas chuvas que caíram no início de fevereiro em Brumado. Segundo o gestor, a recuperação da avenida, que faz ligação com a BA-148, a qual está quase intransitável, é de responsabilidade do governo estadual. “Esta obra é de responsabilidade do governo do estado, tanto que o governador Rui Costa, em recente visita o município de Livramento, assinou uma ordem de serviço, contratando uma empresa para a manutenção da BA-148, então automaticamente, essa via, que começa em Brumado, seria de responsabilidade desta empresa, que está assumindo esta obra”. 

Um material vem sendo colocado como paliativo na trafegabilidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O gestor ainda citou que “não há porque não fazer a manutenção, entre o Riacho do Bufão, onde começa a referida BA, passando pela Lindolfo Brito, mas parece que isso está cada vez mais complicado” e num tom de exclamação, Eduardo disparou que "é um dever do estado, do Derba e da empresa contratada fazer este serviço". Ainda em seu programa, o prefeito questionou que "em recente visita ao Derba, foi nos prometido material para realizar a manutenção, mas a massa acabou indo para Caetité. Então fica a pergunta, será que erraram o endereço?" Finalizando sua fala, o prefeito ressaltou ainda que, "ainda assim, vamos resolver o problema da Lindolfo Brito, mas não será de forma paliativa, teremos que resolver o efeito e não a causa, fazendo uma drenagem, não vamos ficar a vida inteira remendando aquela via”, explicou o prefeito.

Somente com a construção de um sistema de drenagem o problema sistemático será resolvido (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Banda brumadense `The Luxo´ grava clipe e viraliza na Web

Foto: Reprodução vídeo

Clipes com grandes produções acabam de virar coisa do passado. Diretamente de Brumado, um grupo de jovens decidiu compartilhar o seu novo single de um jeito muito criativo, usando figurinos criados por eles e produção de baixo custo. Os meninos da banda "The Luxo" lançaram o clipe da música "Batem com bumbum no chão" com direito a dançarinos, visual com piscina e filmagens com drone. Durante a gravação do clipe, que aconteceu em Brumado, os músicos dançam em um ambiente muito agradável. Com músicas autorais e interpretações de grandes sucessos, a The Luxo já vem fazendo vários show pela região Sudoeste. Nós sabemos que falar desta maneira vai te deixar um pouco curioso, então para tirar as suas dúvidas, basta dar o play e conferir você mesmo! O clipe do grupo, formado à poucos anos, já ultrapassa a marca de quase 5 mil views no Youtube a menos de 90 dias da publicação. Sucesso absoluto!



Zé Raimundo quer agilizar entrega de títulos de imóveis nas Urbis conquistenses

(Foto: Divulgação)

Equipe técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) deve iniciar, até o final de março próximo, o levantamento para agilizar a entrega de títulos de propriedade das casas e terrenos das Urbis II, III, IV e V e dos loteamentos de Vila Serrana e do entorno da Lagoa das Bateias, no município de Vitória da Conquista. Foi o que assegurou a secretária da Sedur, Jusmari Oliveira, ao deputado estadual Zé Raimundo (PT), em reunião realizada ontem (21) em seu gabinete. “Há uma determinação do governador Rui Costa para a realização da legalização fundiária no estado e a nova secretária da Sedur foi bastante receptiva ao nosso pedido de agilização da entrega desses títulos”, disse Zé Raimundo, que com essa iniciativa dá segmento a uma luta antiga que vem travando, junto com o vereador Fernando Jacaré na URBIS VI, já beneficiada com as escrituras. Agora, várias outras lideranças políticas e comunitárias estão envolvidas e apoiando a extensão dessa ação aos outros conjuntos habitacionais e áreas da Urbis.



STJ aceita denúncia, Mário Negromonte vira réu e é afastado do TCM

Ex-ministro Mário Negromonte Jr. tem foro privilegiado por ser conselheiro do TCM, de onde foi afastado | Foto: Divulgação

Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou nesta quarta-feira (21), por unanimidade, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP-BA). Com isso, ele se tornou réu por corrupção passiva. Além disso, Negromonte foi afastado do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. O G1 informou que tentou sem sucesso contato com o ex-ministro. Em outubro do ano passado, a PGR denunciou Negromonte sob a argumentação de que ele acertou o pagamento de propina, no valor de R$ 25 milhões, para beneficiar empresas do setor de rastreamento de veículos. A denúncia foi apresentada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e teve como base a delação premiada do doleiro Alberto Youssef. Por ser conselheiro de Tribunal de Contas da Bahia, Negromonte tem direito a foro privilegiado no STJ. 

O relator do caso é o ministro Luís Felipe Salomão. Em sua delação, o doleiro Alberto Youssef afirmou que negociou diretamente com Negromonte a propina de R$ 25 milhões. Ele disse que o então ministro das Cidades solicitou e aceitou a promessa de vantagem indevida. Segundo o MPF, o dinheiro foi oferecido por empresários relacionados direta ou indiretamente ao Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Em troca, de acordo com a denúncia, o ministro atuaria pra implementar o sistema integrado de monitoramento e registro automático de veículos, atendendo a interesses de empresas. Além da delação de Youssef, a PGR lista na denúncia registros de visitas dos empresários Flávio Henrique Sakai, Sérgio Augusto de Almeida Braga e Messias da Silva, relacionados direta ou indiretamente ao sindicato, ao Ministério das Cidades. Também há registros de viagens coincidentes de Negromonte, Youssef, Sakai e Augusto em 2011, para Salvador e São Paulo. “O que evidencia a efetiva ocorrência de encontros entre eles pra discutir o oferecimento de propina pra implantar o SIMRAV”, diz a denúncia. 

CONTINUE LENDO


Campo do São Félix irá ser otimizado pela Prefeitura Municipal visando ser uma alternativa para o ‘Gilbertão’

O Campo do São Félix é a melhor opção para ser o local dos treinos da Seleção Brumadense de Futebol (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As ótimas condições do gramado do estádio ‘Gilbertão”, que passou, inclusive, por uma recente reforma, tendo a sua infraestrutura melhorada, levantam a discussão sobre se a referida praça esportiva é o local ideal para serem realizados os treinos da Seleção de Brumado. Segundo o prefeito Eduardo Vasconcelos, que foi ouvido pela reportagem do 97NEWS, essa possibilidade deverá ser descarta, já que, segundo ele, o “Gilbertão” só será para jogos oficiais. Então, buscando saber quais seriam as possibilidades sobre qual local iria ser o mais provável para a realização dos treinos do selecionado brumadense ele revelou que “já estamos nos planejando nesse sentido e algumas possibilidades já estão sendo estudadas, sendo que, uma das mais prováveis é o Campo do São Félix, que pertence ao conjunto da Escola Idalina Azevedo”. Ele ainda explanou que “lá seria um local muito propício para os treinos da seleção, bem como dos times que estão disputando o campeonato brumadense de futebol”. E, ainda destacou que “possivelmente poderemos construir uma arquibancada e também instalar um sistema de iluminação, tornando aquele campo numa praça esportiva mais abrangente, criando assim uma possibilidade de lazer para o Bairro do São Félix”. 

Uma arquibancada e sistema de iluminação deverão ser instalados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


RotSat: contrate o rastreamento de seu veículo ou de sua frota onde você tem confiança e qualidade

Foto: Divulgação

Com a excelente experiência de suporte e qualidade na área de rastreamento e monitoramento veicular e a crescente frota de clientes, a Rotsat vem acumulando vários veículos recuperados de forma precisa após roubos e furtos. A Rotsat utiliza equipamentos de última geração e homologados a Anatel, com alta precisão de localização, bloqueio, além de possuir um sistema com parâmetros e relatórios automatizados para sua frota, a Rotsat é a melhor opção custo benefício para você e sua empresa.  Contrate o rastreamento de seu veículo ou de sua frota onde você tem confiança e qualidade. Contatos (77) 345-31734 / 9.9990-3048, ou acesse, www.rotsat.com.br.



Salvador: Clarão é visto no céu; astrônomos falam em meteoro

Foto: Reprodução vídeo

Moradores de Salvador e de cidades do interior da Bahia relataram nas redes sociais, entre a noite da última terça-feira (20) e a manhã desta quarta (21), que viram um clarão no céu. O fenômeno aconteceu por volta das 22h30, durou segundos e deixou as pessoas assustadas. Astrônomos acreditam que pode ter sido causado por um meteoro. “Meteoro é um fenômeno meteorológico causado por uma entrada de um corpo na atmosfera. Então, dependendo da constituição desse corpo, pode apresentar cores. Foi o que aconteceu com esse meteoro ontem, o final dele foi laranja. Mas em grupo de astrônomos teve gente que viu azulado”, relata. Ainda segundo os profissionais, o que ocorreu foi provavelmente um corpo que entrou na atmosfera em velocidade e se queimou no ar. “Normalmente se desintegram, mas eventualmente um pedaço dele caiu. Não foi ouvido barulho, só clarão”. Os astrônomos também disseram que os moradores não devem temer o fenômeno. “A chance de cair um corpo na terra com proporções catastróficas é pequena", avalia.



Central das Carnes irá inaugurar sua nova loja na cidade de Livramento de Nossa Senhora

Foto: Alan Rich

Atenção livramento e região vem aí mega inauguração da nova loja Central das Carnes. A Central das Carnes que você conhece agora mais completa e com muito mais comodidade. Não perca, inauguração nesta terça-feira (27), em novo endereço, na Avenida Dr. Nelson Leal, 491, centro (No antigo Hiper Mais), Livramento de Nossa Senhora-Ba. Central das Carnes, trazendo o melhor para você.