ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

'Legaliza que fica bom pros meninos': Candidatos defendem liberação 'da erva' na BA

Ministério Público Eleitoral impugna pedido de registro da candidatura Lula

Guanambi sedia capacitação da UPB para municípios da região

Brumado: Morre jovem vítima de tentativa de latrocínio na zona rural

Prefeitura de Brumado realiza recadastramento dos servidores públicos municipais

Eleições 2018: TSE registra mais de 23 mil candidatos às eleições de outubro

Embasa informa que abastecimento está afetado em Brumado e Malhada de Pedras nesta quinta (16)

Psiquiatria e Neurologia com Dr. Eduardo Cavalcante no Centro Médico São Gabriel

Erros em hospitais matam 148 pessoas por dia no Brasil, diz estudo

Brumadense que mora no Mato Grosso do Sul procura por familiares em Brumado que não vê há mais de 68 anos

Morte precoce de jovem brumadense chama a atenção para os graves riscos da Pancreatite

Homem é preso após sequestrar adolescente e oferecer vaga de emprego

Brumado: PETO apreende maconha e cocaína no conjunto habitacional Brisas I

Mineradores aprovam proposta de participação nos resultados e pauta de reivindicações 2018

Polícia de Brumado apreende carro ‘dublê’ que circulava pela cidade

Intermunicipal: Jogo entre Brumado e Luís Eduardo Magalhães vai acontecer em Riachão das Neves

Oficial: PT registra candidatura de Lula à Presidência no TSE

Brumado: Gincana Educativa 'Ser Honesto é Legal'´ foi realizada na escola CMEAS

Ibotirama: Músico brumadense Chiquinho Amorim conquista 2º lugar no Festival de Música Popular

Barra da Estiva: Polícia Civil elucida morte do comerciante "Moquinha"; este é o sétimo homicídio registrado na cidade


Brumado: Estudante de engenharia relata descaso e falta de respeito da Viação Novo Horizonte com passageiros

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Caos, atrasos e desrespeito. Estes foram apenas alguns dos problemas que o estudante de engenharia química, Paulo Henrique Oliveira, de 24 anos relatou ao 97NEWS ao tentar retornar para Salvador na última segunda-feira (13) em um ônibus da Viação Novo Horizonte. A linha saiu da cidade de Guanambi, com destino a Salvador, às 21h, mas chegando na garagem de Brumado, o ônibus quebrou, resultando em uma série de problemas. Tudo ocorreu bem, até Brumado com cerca de 40 passageiros. Porém, os problemas começaram rapidamente. Cerca de uma hora após a parada em Brumado, o ônibus não havia sido consertado, obrigado às pessoas a esperarem por cerca de três horas mesmo com o ar-condicionado desligado. Quando a situação já não era mais suportável, o motorista relatou que o ônibus seria trocado, afirmando que o veículo não tinha conserto naquele momento. Já fora do ônibus, teve início o 'show de horror', de acordo com o relato do passageiro, falta de comunicação, cansaço e descaso com os passageiros foram acontecendo em sequência, até que o grupo fosse desistindo da viagem, e pedindo o reembolso da passagem. "Depois de muitas horas o responsável pela Novo Horizonte aqui em Brumado colocou um ônibus pequeno sem ar-condicionado, ai eu e minha companheira acabamos desistindo da viagem", revela Paulo Henrique. O passageiro fez várias ligações para os órgãos competentes como, Agerba e também ouvidoria, mas ninguém atendeu as ligações. "Estamos desprotegido, os órgãos de proteção não atenderam. Ai eu pergunto a quem vamos recorrer?". Relatou o estudante a nossa reportagem. Após muitas discussões, ele conseguiu o reembolso da passagem e desistiu da viagem via Novo Horizonte.



Vitória da Conquista: Taxista é acusado de sedar passageira, levar para motel e estuprá-la

Foto: Conteúdo l 97NEWS

Foi preso na manhã de terça-feira (14) um taxista de de prenome Thiago, acusado de estuprar uma passageira após a sedar e levar para um motel. O crime ocorreu na cidade de Vitória da Conquista, há mais de uma semana. O homem foi preso na frente do Aeroporto da cidade, quando estava no horário de expediente. Após ser ouvindo pela autoridade policial, o suspeito foi encaminhado para o Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista. A delegada responsável pelo caso, Iara Gardênia, informa que o taxista ofereceu água para vítima, que chegou a estranhar o “serviço”. O suspeito argumentou que estava pretendo melhorar a qualidade do atendimento. As investigações apontam que Thiago teria colocado sonífero na bebida e estuprou a mulher no motel.



Homem é vítima de tentativa de latrocínio no distrito de Samambaia, em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Civil registrou uma tentativa de latrocínio na manhã desta quarta-feira (15) no distrito de Samambaia, em Brumado. De acordo com a polícia, a vítima, um homem que não teve o nome divulgado, foi atingido por um disparo de chumbeira. Testemunhas que não foram identificadas, disseram que encontraram o funcionário de uma empresa de perfuração de poços artesianos, caído no chão em uma estrada vicinal e com uma perfuração nas costas. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O bandido levou a motocicleta do funcionário. A polícia já realiza rondas pela região em busca do criminoso. 



Brumado: Polícia já tem indícios da autoria das mortes em série de cães

A morte em série de animais por envenenamento causou uma forte indignação na população (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O episódio envolvendo a morte em série por envenenamento de cães no último dia 05 de agosto ocorrido no Bairro São José acabou se tornando um caso de polícia, já que um inquérito foi aberto após a entrada por parte da ONG AUAU de uma queixa crime na 20ª Coorpin no qual foram registradas as mortes e citando que o mesmo fato já tinha acontecido cerca de um ano antes. A representação teve o suporte jurídico do advogado Jorge Malaquias Filho, que, muito indignado com o acontecimento, irá buscar, a todo preço, que o(s) culpado(s) seja(m) devidamente punido(s) sob os rigores da Lei, já que matar animais é crime passivo de prisão. Segundo a presidente da ONG AUAU, Marli Lobo, que foi ouvida pelo 97NEWS “as investigações estão avançando já que existiam suspeitas da autoria”. Ela informou também que “na tarde desta terça-feira (15) novos casos de envenenamento de cães e gatos ocorreu quase que no mesmo local, tanto que tentamos fazer de tudo para salvar um cão que recebeu uma forte dose de veneno e, por sorte, ele conseguiu sobreviver”. O advogado Jorge Malaquias Filho também se pronunciou dizendo que “já existem indícios da autoria e a Polícia Civil deverá chegar ao responsável por essa chacina de animais. Não podemos tolerar isso em nossa cidade, os culpados têm que ser punidos, pois, além de ser um ato covarde é uma ação revoltante e irracional”. A análise de câmeras de monitoramento eletrônico pode ser a chave para se chegar ao autor do envenenamento. Confira abaixo a queixa prestada pela ONG AUAU: 



Acidentes de moto correspondem a quase 80% do DPVAT pago só no primeiro semestre deste ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Andar sobre duas rodas é até mais rápido, mas exige muito mais cuidado, e cuidado dobrado, prova disso, é que nos seis primeiros meses deste ano, 76% das indenizações pagas pelo DPVAT, -- o seguro que toda vítima de trânsito tem direito --, foram envolvidas motocicletas. O valor do reembolso, para despesas médicas e hospitalares é de até R$ 2.700, e para casos de invalidez permanente ou morte, a cobertura é de até R$ 13.500. No primeiro semestre deste ano, segundo o DPVAT, forma pagos 169 mil indenizações a vítimas de acidentes em todo o Brasil. O que chamou a atenção, é que 76% dessas indenizações, cerca de 128 mil, foram para acidentes envolvendo motocicletas, embora elas não cheguem a 28% da frota no país. Na Bahia, o número de motos passa dos 30%, este ano já foram ais de 4. 317 indenizações por invalidez permanente causada por acidentes com motos, mas 736 indenizações por  morte, e mais de 1.282 por despesas médicas. Para alguns especialista, a causa de tantos acidentes, é a formação inadequada dos motociclistas. "Ha uma carência ainda de material didático, conteúdo específico para conscientização do motociclista. Então muitas vezes eles saem habiltados do Centro de Formação de Condutores, mas não está preparado para situações reais de trânsito que encontra lá fora", comentou. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revelam que, dos 68 milhões de motoristas no Brasil, mais de 30 milhões estão habilitados para guiar motocicletas. Ainda de acordo com o Denatran, o número total de motos chega a quase 22 milhões em todo o país. Em relação ao perfil dos indenizados, segundo os números da Seguradora Líder, a maior incidência de indenizações pagas para condutores de motocicletas pelo Seguro DPVAT foi para vítimas do sexo masculino, na faixa etária considerada economicamente ativa, de 18 a 34 anos.



Vila Nova comemora título e bons resultados em festa do Dia dos Pais

A festa foi realizada no Clube da Magnesita (Foto: Reprodução)

O futebol de campo vem tendo um crescimento muito positivo em Brumado, que é reconhecidamente uma “fábrica de talentos”, tanto que vários atletas atuam no Brasil e até no exterior. Nesse momento positivo, além das equipes tradicionais novos clubes vêm surgindo e, dentre este nova safra, um já ganha um destaque especial que é o do Vila Nova, que tem como presidente Marinaldo Silva Gomes(Argentino) e como diretor técnico e coordenação Fernando Santos (Fezinho), preparador físico Cléber Coelho Gonçalves e técnico Adão Silva (Dãozinho). Neste último domingo (12), Dia dos Pais, foi realizada a festa de lançamento no Clube da Magnesita em Catiboaba, onde atletas, familiares e direção se confraternizaram num evento familiar e cheio de positividade. Na oportunidade se comemorou além do Dia dos Pais, a ótima colocação no Campeonato Brumadense, onde a equipe ocupa a segunda colocação; como também a conquista do título juvenil. A Vila Presidente Vargas historicamente é reconhecida por revelar grandes talentos como o atacante Alan Pinheiro que atualmente está jogando no futebol japonês.

A festa teve a presença das famílias (Foto: João de Deus | 97NEWS)


Brumado: População questiona, como vamos assistir o jogo entre a seleção Brumadense e São Desidério? TVE está fora do ar!

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A TVE está sendo alvo de muitas críticas, isso porquê na última semana a emissora anunciou a transmissão de vários jogos do Intermunicipal 2018, inclusive sendo sorteado o jogo entre Brumado e São Desidério no dia 26 de agosto. Mas o que os brumadenses questionam é. Como vão assistir os jogos se o canal esta fora do ar em Brumado?. Segundo informações o problema já dura vários anos, ou seja por vários meses e o canal esta fora do ar devido à uma falha no sistema de retransmissão que fica localizado na Serra da Éguas. Durante essa semana a redação do 97NEWS recebeu várias reclamações de telespectadores com relação à ausência de sinal da emissora aberta na cidade. Em Brumado quase todos os sinais analógicos estão fora do ar, exceto a TV Sudoeste e TV Aratu. Diante da situação o 97NEWS conversou com técnicos do setor de informática do município, e os mesmos nos relataram que o sinal da TVE será normalizado nos próximos dias. A prefeitura alega ainda que a manutenção dos equipamentos do canal não é de responsabilidade da administração municipal, e sim de cada emissora. Ainda segundo a prefeitura, a direção da TVE informou que técnicos estarão em Brumado na próxima semana para a manutenção dos equipamentos e a troca do transmissor na Serra das Éguas. Com essa boa notícia, o torcedor brumadense espera que no dia 26 de agosto, o jogo da seleção de Brumado contra São Desidério, válido pelo Intermunicipal 2018, seja assistido ao vivo pela população.



Neurologia na Clínica Master com Drª Maiara Teixeira

Foto: Divulgação

A Neurologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da junção neuromuscular (nervo e músculos). Na CLÍNICA MASTER você encontra a competente médica neurologista Drª. Maiara Teixeira. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, punção de mama e tireóide por agulha fina, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua avaliação (77) 3441-5396, (77) 9 9991-5396 e (77) 9 9126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



As doenças que os seus olhos revelam; saiba as patologias que sua íris denuncia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na medicina natural, acredita-se que a íris pode revelar desiquilíbrios silenciosos e fraquezas emocionais que mais nenhum método consegue detectar. Fomos saber mais sobre esta técnica que avalia corpo, mente e emoções. Os olhos não são apenas o espelho da alma, mas também do corpo. Esta é a convicção do especialista em medicina natural, que recorrem à observação da íris para identificar desequilíbrios físicos e psíquicos. Muitos fazem o tratamento com o objetivo de ajudar a tratar doenças, assim como o de prevenir e manter uma vida saudável. Em entrevista ao 97NEWS, o terapeuta, Jaime Chaves dos Santos, a íris revela o nosso estado metabólico, nutricional, hormonal, imunológico, nervoso, psíquico e emocional. Um método preventivo que vai para além da prevenção. O objetivo principal da microsemiótica oftálmica, nome que designa o exame que analisa a íris, também conhecido por exame iridológico, é a prevenção. Detetar desequilíbrios que estão na origem de diversas doenças, antes delas se manifestarem no organismo, através de determinadas marcas na íris. Segundo o iridologista, através do sistema nervoso central, qualquer alteração que os órgãos sofram, será refletida na íris. "Esta técnica pode também ter um papel terapêutico, já que, permite identificar melhor as causas dos desequilíbrios que fornecem informações fundamentais para definir o tratamento mais adequado", relata Jaime. Ainda segundo o especialista, este exame é recomendado tanto a pessoas saudáveis, uma vez que as ajudará na prevenção, como a doentes com patologias específicas, indica Jaime Chaves. "Problemas do sistema digestivo como intolerâncias alimentares, gastrites e obstipação, distúrbios do sono e do foro psíquico como a depressão, a ansiedade e doenças crónicas como a diabetes são alguns dos distúrbios e patologias mais comuns, que podem ser tratados com a ajuda desta técnica", refere Jaime. 

A observação das íris, conhecer as condições do organismo de uma pessoa (Foto: Reprodução )

A análise da íris é vista, pela medicina natural, como a ciência que estuda a relação que existe entre as diferentes marcas observadas na íris e as alterações que ocorrem no nosso organismo, objetivando uma avaliação geral do estado de saúde. Ao identificar determinadas alterações, o iridologista consegue traçar o estado de saúde física, mas também emocional e psíquica. A análise da íris permite ainda identificar deficiências nutricionais e de oligoelementos que causam pré-disposição para o aparecimento de patologias, que podem ser corrigidas antes que se desenvolvam. "Através da íris, é possível analisar os traumas que poderão ter tido origem no tempo gestacional. Uma avaliação bastante útil nos casos de ansiedade, ataques de pânico e medos", refere o iridologista ao 97NEWS. Ao questiona-lo sobre a medicina tradicional e a iridologia, que continua a não ser reconhecida pela medicina convencional, devido a nenhum estudo com validação científica comprovar a sua eficácia, Jaime foi cauteloso e comentou, "antes de tudo, é preciso esclarecer que o exame iridológico não deteta doenças, mas sim, informações essenciais para o tratamento de patologias, assim como para a prevenção e manutenção de uma vida saudável", ressalva. Na consulta, são avaliadas ambas as íris, com o auxílio de uma lupa ou através de fotografia. Estas fotografias são tiradas com adaptadores próprios e analisadas posteriormente com um software específico. A recolha da fotografia no software permite guardar o histórico do paciente para ir comparando a sua evolução, ao longo do tempo. De acordo com Jaime Chaves, quatro sinais podem dar o alarme que os olhos denunciam os desequilíbrios que a sua íris pode revelar. A primeira é a coloração amarela, segundo Jaime, uma íris amarelada revela um organismo bastante intoxicado e falta de energia. A acumulação de toxinas gera má oxigenação e dificuldade de eliminação, causando uma baixa vitalidade. A segunda, apresenta contorno branco que indica acumulação de sais inorgânicos e colesterol no organismo. A terceira é uma lacuna às 18 horas (imagine que o olho é um relógio, a lacuna é visível, na zona da íris, onde se visualizariam as 18 horas), que é causada pela pré-disposição diabética e o quarto sintoam, são manchas acastanhadas, que indicam fraqueza tecidual em determinadas áreas do organismo, devido à acumulação de toxinas.



Seis em cada dez crianças vivem em situação precária no Brasil, diz Unicef

Foto: Divulgação

Se fossem habitantes de uma cidade, crianças e adolescentes brasileiros com alguma precariedade – seja financeira ou no acesso a direitos como educação e moradia – formariam quase três São Paulo inteiras. Isto corresponde a cerca de 32,7 milhões de pessoas com até 17 anos expostas a vulnerabilidades, ou seis em cada dez crianças no país. Em relatório divulgado nesta terça-feira (14), o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) adota um critério inédito no tratamento à pobreza entre crianças brasileiras: inclui não somente indicadores de renda per capita, mas também o cumprimento de direitos fundamentais garantidos na lei. O documento mostra que a pobreza “apenas” monetária foi reduzida na última década, mas privações de um ou mais direitos não diminuíram na mesma proporção. Ainda assim, segundo o relatório, 18 milhões de crianças (34% do total) vivem em casas com renda per capita insuficiente para a compra de uma cesta básica (menos de R$ 346 mensais nas áreas urbanas e R$ 269 nas rurais). O relatório tem como base dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015. O Unicef alerta: além de considerar nuances como a influência da raça e da região do país, o desenho de políticas públicas para lidar com a pobreza na infância deve considerar também a assistência a mães, pais e responsáveis delas.



Com sintomas parecidos mulher e duas filhas morrem em menos de 15 dias após mal-estar; polícia investiga caso

Foto: Reprodução

Uma mulher e duas filhas dela, uma 2 e outra de 5 anos, morreram em menos de 15 dias, em momentos diferentes, após sentirem um mal-estar com sintomas parecidos, na cidade de Maragogipe, na Bahia. O caso está sob investigação da Polícia Civil. De acordo com a polícia, a primeira vítima foi Greicy Kelly Santos da Conceição, de 5 anos. Ela passou mal no dia 30 de julho e chegou a ser levada para o um hospital na cidade, mas não resistiu. Em seguida, no dia 6 de agosto, a irmã dela, Ruth Santos da Conceição, de 2 anos, também passou mal. Na segunda-feira (13), a mãe das meninas, Adriane Ribeiro Santana Santos, também teve um mal-estar. As duas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maragogipe, mas também não resistiram. Segundo os dois médicos que atenderam a família, as vítimas salivavam muito e apresentavam um quadro de hiperglicemia -- excesso de açúcar no sangue -- quando chegaram às unidades de saúde. Todos os três casos ocorreram em segundas-feiras seguidas.

Foto: Divulgação

A segunda filha do casal chegou na unidade de pronto atendimento praticamente sem reação, bastante secretiva, com saliva. Sete dias depois, foi a mãe. A mãe chegou com muita saliva, suor, estremidades bastante frias. Conforme informações do delegado Marcos Veloso, titular de Maragogipe, a polícia já periciou a casa onde mãe e filhas moravam e encontrou comprimidos de cloridrato de metformina - medicamento usado por pessoas com diabetes. O material foi encaminhado para perícia. A situação é investigada. Os corpos das vítimas foram periciados e os laudos devem apontar as causas da morte. A polícia aguarda os resultados dos exames, que devem sair em 30 dias. Ainda segundo a polícia, pelo fato de serem três mortes, todas na segunda-feira, causa estranhesa. "Tudo indica que foi envenenamento", contou o delegado.  



Bebê é abandonado ainda com cordão umbilical ao lado de campo de futebol na Bahia

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Uma recém-nascida foi abandonada em um matagal, ao lado de um campo de futebol, no município de Conceição da Feira, na madrugada desta terça-feira (14). Segundo informações da Polícia Civil, a criança foi encontrada por um homem que passava pelo local, e ainda estava com o cordão umbilical e sem roupas. De acordo com a polícia, a menina estava deitada de bruços, com o rosto virado para o chão. O homem que encontrou o bebê acionou a polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para atender a ocorrência. Após o atendimento inicial, a recém-nascida foi encaminhada para o Hospital e Maternidade da cidade, onde ainda está internada. A criança passa bem. A polícia, no entanto, ainda não tem informações sobre os pais da criança. O abandono está sendo investigado e o caso é acompanhado pelo Conselho Tutelar do município.



Ibotirama: Homem é preso por se passar por PM para obter vantagens

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Um homem que se passava por um policial militar do Maranhão foi preso em Ibotirama, na região do Velho Chico. Conforme a Polícia Civil, uma denúncia anônima levou os agentes a localizar Edmundo Rodrigues. Quando foi detido na casa da avó foram encontradas quatro identidades policiais falsas da PM maranhense. Segundo o G1, o suspeito entrava em repartições públicas para obter vantagens. Ele também foi acusado de entrar em quartéis no Maranhão pra roubar armas de fogo. Além das identidades falsas, a polícia também encontrou fardas da PM maranhense, uma pistola ponto 40, um revólver calibre 38, uma algema e 27 munições. Ainda segundo a Polícia Civil, Edmundo contou que morava no Maranhão e foi passar uma semana com a avó, que estava doente, em Ibotirama. Preso no sábado (11), o homem foi liberado na tarde do domingo (12) após pagar fiança de R$ 3.180.



TRE-BA determina que Coronel deixe de veicular propaganda antecipada pelo WhatsApp

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A desembargadora Carmen Lúcia Santos Pinheiro, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), determinou que o candidato a senador Angelo Coronel (PSD) deixe de reproduzir e encaminhar no WhatsApp um material considerado propaganda eleitoral antecipada. A magistrada atendeu pedido feito pelo PSDB, que tem como candidato ao Senado o deputado federal Jutahy Magalhães Jr. Ainda segundo a desembargadora, caso a decisão seja desrespeitada, Coronel terá que pagar multa diária de R$ 1 mil. Segundo a representação ajuizada pelo partido, o candidato a senador pelo PSD fez circular, antes de ser registrado candidato, uma mensagem que dizia "sou candidato a senador-PSD", trazendo, ainda, o número que ele adotará nas urnas: "Angelo Coronel 555". Para a desembargadora, o ato teve “intenção eleitoreira, porquanto, ainda que não haja pedido expresso de votos, há flagrante referência à eleição vindoura”. “A mensagem foi encaminhada em afronta à legislação eleitoral, posto que somente a partir do dia 16 de agosto da eleição vindoura é que estará autorizada a realização de propaganda eleitoral”, defendeu a magistrada. 



A tolerância religiosa numa sociedade de intolerantes

(Foto Ilustrativa)

Sou católico, mas tenho muitos amigos (as) que vivem experiências religiosas diferentes das que eu vivo: muçulmanos, budistas, afro-brasileiros, bahái´s, protestantes, etc. E, acredito, a diversidade da situação jamais se apresentou como problema para se afirmar o império do amor, da tolerância e da fraternidade. É possível afirmar que a multiplicidade é o melhor local para se praticar o diálogo. Aliás, o diálogo entre diferentes é muito mais frutífero do que o monólogo entre iguais. Se no primeiro há crescimento, no último, somente estagnação. É a partir do diálogo que abrimos nossos mundos para conhecer outros mundos – tão belos quanto os nossos. O diálogo nos ajuda a espantar o medo e ainda permite que reconheçamos uns aos outros como membros de uma mesma comunidade humana. Somos plurais! E é exatamente na pluralidade que se reforçam os traços de identidade de cada experiência religiosa. Na diversidade tecemos a teia da solidariedade que nos une numa grande fraternidade. Nesse sentido, reconhecer o pluralismo religioso e a necessidade do diálogo hiper-religioso não constitui de nenhuma forma uma patologia ou decadência confessional, mas um dado positivo da realidade. Pode-se dizer que cada expressão religiosa revela algo do mistério de Deus e nenhuma pode pretender possuir qualquer monopólio sobre a revelação.

 

A amizade que nutro em meio ao diálogo hiper-religioso é instrumento essencial para criar sentimento de respeito e tolerância na relação com o outro e em relação a outros mundos que pareciam tão diferentes, distantes e até mesmo (por absoluta falta de informação) esquisitos. Quando resolvi sair do meu próprio mundo religioso (uma redoma que reiteradamente colocamos ao redor de nós mesmos e que impede a aproximação para o diálogo) e me dirigir em direção a outros campos religiosos, qual não foi a minha surpresa ao contemplar o belo, a serenidade, a sabedoria, a espiritualidade e a salvação revestidas com outras roupagens diferentes daquelas com as quais meus olhos haviam se acostumado. Diante do novo me fiz novamente aprendiz ao me relacionar com novos irmãos e irmãs de outras convicções. Não os enxergava mais como inimigos ou concorrentes que precisam ser vencidos (ainda que o mercado de bens religiosos seja cada vez mais competitivo). E, por isso mesmo, não me vejo superior ou inferior aos que creem de uma maneira diferente da minha. Talvez tenhamos chegado num momento em que não precisemos mais hierarquizar os discursos como sendo verdadeiros ou falsos. Não há discursos religiosos falsos. Existem, sim, discursos religiosos que dão sentido e significado à ordem das coisas e à própria existência. Quando hierarquizamos os discursos, principalmente os religiosos, deixamo-nos seduzir pelo erro de dogmatizar o único em detrimento da variedade. Discursos únicos são discursos absolutos. Narrativas únicas são narrativas totalizantes e totalitárias. Quando atribuímos validade universal e cósmica a um único tipo de discurso vemos as outras pessoas e outros discursos como pessoas que pensam e vivem no erro. E, por isso, criticamos as demais pessoas e seus discursos construindo guetos religiosos. Minha identidade cristã se fortalece quando posso chamar meus amigos fraternalmente de irmãos e irmãs. Hoje, imagino meu corpo composto de vários altares onde os mais variados deuses se reúnem numa grande celebração para me tornar mais humano. Talvez seja essa a função dos deuses que abrigamos em nossos “corpos-altares”: fazer com que sejamos plenamente humanos quando respeitamos aqueles que são diferentes e, mesmo na diferença, nos assentamos para viver fraternal e solidariamente. A partir do momento em que nos atrevemos a caminhar na estrada do diálogo hiper-religioso injetaremos nesse diálogo certa dose de afetividade que nos moverá a nos referir àqueles de outras confissões religiosas não mais como estranhos mas, sim, como irmãos! Separados, criamos ilhas que nos impedem de agir eficazmente na construção de um outro mundo possível. Porém, juntos, temos condições de sonhar com um mundo inclusivo e onde caibam todos.

CONTINUE LENDO


Câmara aprova alteração na Lei Maria da Penha que permite afastar agressor da vítima

Foto: Reprodução

O afastamento do agressor do convívio da vítima de violência doméstica é uma modificação na Lei Maria da Penha aprovada nesta terça-feira (14), na Câmara dos Deputados. Segundo o G1, o projeto de lei possibilita a aplicação imediata de medidas de proteção à mulher em casos de violência doméstica e familiar. O texto foi aprovado por consenso entre os deputados e agora segue para análise no Senado. Atualmente, de acordo com a lei em vigor, as medidas protetivas só são aplicadas após a decisão do juiz. Com a mudança, as autoridades policiais poderão determinar o afastamento do agressor do local de convivência ao receber a denúncia de uma mulher agredida, por exemplo. Em seguida, a polícia aciona o juiz competente e o Ministério Público sobre a decisão. O agressor ainda poderá ser obrigado a devolver os bens indevidamente retirados da vítima e ter porte de arma suspendido. Além disso, o projeto também sugere que a polícia solicite serviços públicos de saúde, educação e assistência social para a vítima e seus dependentes, além do auxílio de qualquer entidade pública ou privada de assistência à mulher.



Policial militar é agredido por colegas de farda após ser confundido com bandido

Foto: arquivo pessoal

Um policial militar foi agredido por colegas de farda após ter sido confundido com um bandido, na noite do último sábado (11), em Cuiabá. Segundo informações do site Olhar Direto, o PM contou que foi “enquadrar” os dois colegas, que não estavam em serviço, mas foi jogado no chão e teve a arma levada pela dupla, que acreditou que o agente era um bandido. Os três policiais envolvidos na confusão foram encaminhados para o 10º Batalhão da PMMT e prestaram depoimento. Dois deles foram encaminhados para exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).  A ocorrência foi formalizada em termos de declarações e o caso será investigado por meio de um procedimento que irá apurar a responsabilidade dos envolvidos. “Não houve encaminhamento para delegacia de polícia por tratar-se de ocorrência envolvendo somente PMs, mas para o Batalhão da área da ocorrência. A PM entendeu que os policiais agiram na função, mesmo não estando de serviço. As informações levantadas nesse primeiro momento apontam que os envolvidos acharam se tratar de marginais, uma parte achando que a outra era criminosa e vice e versa”, disse a PM em nota.



Barra da Estiva: Polícia Civil trabalha para elucidar homicídio de comerciante 'Moquinha'

Foto: Conteúdo l 97NEWS

A  Polícia Civil de Barra da Estiva vem trabalhando intensamente para concluir o inquérito policial para apurar o homicídio que vitimou o comerciante Agnaldo Novaes Mendes, de 58 anos, o "Moquinha", no dia 11 de agosto, no Bairro Alto México. Ele foi morto a tiros, na frente de sua filha, em sua própria residência. Vizinhos haviam informado à polícia que ouviram vários disparos. De acordo com as conclusões do inquérito que ainda não foi finalizado, o comerciante foi morto com três tiros na cabeça. Conforme o delegado responsável pelas investigações, Dr. Joildo dos Humildes, o setor de investigação da delegacia, já juntou provas, e a elucidação do crime será uma questão de dias. "As investigações vem acontecendo com êxito. Isso só é possível por conta da rápida troca de informações com a delegacia de Barra da Estiva, assim como pelo apoio da 20ª Coorpin de Brumado", informou. O delegado ainda esclareceu que os dois homens detidos no ultimo domingo (12) pela Cipe Sudoeste e encaminhadas para a delegacia de Brumado, com certa quantidade de drogas, não tem nenhuma participação na morte do comerciante. "Após ouvirmos os dois, ficou constatado que não há qualquer evidência de que Elias teria particpado do homicídio contra o comerciante," comentou o delegado. Ainda de acordo com o delegado, a elucidação deste caso será uma questão de tempo, "o objetivo é dar uma resposta à família da vítima e à sociedade barraestivense o mais rápido possível", finalizou.



Malhada de Pedras: Polícia recupera bombas submersas que foram furtadas na zona rural

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nos últimos meses, os casos de furtos e roubos à bombas submersas dispararam na zona rural de Brumado e agora na cidade vizinha de Malhada de Pedras. Em Brumado, só nos últimos 60 dias, foram registrados 5 roubos na comunidade de Cristalândia. Visando coibir este tipo de ação dos meliantes na zona rural, as polícias, Civil e Militar vem realizando várias ações para combater este tipo de crime. E em uma dessas ações, a Polícia recuperou na última semana, duas bombas de poços artesianos que haviam sido furtadas na comunidade de Tanque Novo, zona rural de Malhada de Pedras. De acordo com a polícia, moradores informaram que um indivíduo estaria de posse de uma bomba que havia sido roubada. Diante das informações, uma guarnição foi acionada, localizando o indivíduo, onde o mesmo foi questionado sobre como teria adquirido o material. O suspeito então informou que havia comprado de um homem que se chamava Alexandre. A guarnição seguiu em diligência vindo a localizar o suposto Alexandre, tendo esse confessado que já teria furtado quatro bombas em várias comunidades da zona rural. Outra bomba foi encontrada no povoado de Tabuleirinho, na casa de um homem não identificado. Ele teria trocado a bomba em um som. Todo o material foi encaminhado para delegacia de Brumado para adoção das medidas cabíveis.



Comunidade da Vila Presidente Vargas reivindica iluminação na quadra poliesportiva

As atividades comemorativas em alusão ao Dia dos Pais tiveram que ser encerradas no final da tarde devido à falta de iluminação (Foto: João de Deus | 97NEWS)

Em vários bairros e localidades do meio rural as quadras poliesportivas são além de uma praça para a prática de esportes uma área de lazer e entretenimento para os moradores, que, muitas vezes realizam eventos e atividades culturais. Foi isso que ocorreu neste último final de semana na quadra poliesportiva da Vila Presidente Vargas, onde a comunidade realizou uma programação em conjunto com a Escola Sá Teles, em comemoração ao Dia dos Pais, só que, a mesma teve que ser interrompida assim que a noite chegou, já que não havia iluminação na quadra. Eles aproveitaram a oportunidade para citar que já tem vários meses que a situação está dessa forma e que isso vem trazendo transtornos, porque além do impedimento da realização de atividades esportivas, a comunidade fica impedida de estender as comemorações e atividades culturais no período noturno. Eles também citam que a quadra é um instrumento importante para o desenvolvimento comunitário e que esperam que a administração municipal venha a atender a reivindicação, já que eles solicitaram junto aos representantes políticos que fosse instalada a iluminação e não tiveram êxito até o momento.