ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado Sunset: Virada de preço vai acontecer hoje à meia-noite; corra e garanta já o seu ingresso

SindComerciários: Horários especiais de funcionamento das lojas

Dermatologia e medicina estética na Clínica Master com Drª. Stephane Spínola

Ações trabalhistas caem quase 70% com indefinições sobre nova legislação

Tragédia em Belo Campo: Identificada mulher que morreu eletrocutada ao tocar em varal

Lula e Ciro fazem acordo para 2018

Caculé: Trágico acidente tira a vida de jovem de apenas 22 anos; amigos e familiares estão abalados

Morre aos 98 anos a atriz Eva Todor

Convenção do PSDB tem confusão e até cadeiras voando

Conquista: Fogo atinge casa no bairro Brasil; ninguém se feriu

E agora? Exército destitui general de cargo por ter criticado Temer

'Acontece de tudo': Jatinho do cantor Leonardo atola em pista do aeroporto de Barreiras

Comitê do Contas toma nova deliberação sobre irrigação do agronegócio em Piatã

De goleada: Bellintani vence as eleições e é o novo presidente do Bahia

SindComerciários: Poções e Região também abraçou a Campanha Salarial 2017/2018

Repórteres, ouçam o que estão falando alto nas mesas dos botecos

Estação Noel abre suas portas no Arquivo Histórico Municipal Memória de Brumado

Polêmica: Filho de Bolsonaro critica professora da Uesb que 'simulou sexo' com camisinha

Rui eleva tom e dispara contra opositores: 'menininhos ricos, mimados e que só vivem no luxo'

Sócios definem neste sábado futuro presidente e Conselho Deliberativo do Bahia


Bombeiros são acionados para libertar Youtuber que cimentou a cabeça dentro de micro-ondas

Youtuber teve a cabeça cimentada pelos amigos (Foto: Reprodução/Youtube/WestMidsFire)

Cinco bombeiros passaram uma hora trabalhando para resgatar um Youtuber que tinha cimentado a cabeça dentro de um forno de micro-ondas. O caso aconteceu em Fordhouses, na Inglaterra, na quarta-feira (6). O jovem de 22 anos teve ajuda de um grupo de amigos para encher de massa o forno no qual estava sua cabeça protegida por um saco plástico. A ideia, segundo o jornal "The Guardian", era usar o micro-ondas como um molde. Quando os serviços de emergência foram chamados, os amigos já estavam tentando tirá-lo havia 90 minutos. Eles conseguiram fazer o Youtuber respirar através de um tubo que introduziram no forno."Tirar o microondas foi complicado porque muitas partes estavam soldadas. (...) Levamos cerca de uma hora para libertá-lo. Todo o grupo envolvido se desculpou, mas esse era claramente um caso que poderia ter impedido que ajudássemos alguém com uma necessidade genuína e acidental ", acrescentou.



Até 2019, todos os veículos deverão passar por inspeção para renovarem licenciamento

Resolução 716 d Contran prevê que inspeção deverá ocorrer a cada dois anos, ou veículo será proibido de circular. Objetivo de minimizar acidentes por falta de manutenção (Foto: Reprodução)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta sexta-feira as regras do programa de inspeção técnica veicular. De acordo com a resolução 716, o programa os órgãos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal terão prazo até 31 de dezembro de 2019 para implantar o programa em suas áreas de atuação. De acordo com o Contran, o objetivo da medida é evitar acidentes provocados pela falta de manutenção dos veículos. A regulamentação determina que a inspeção deverá ser realizada a cada dois anos em todos os veículos, conforme cronograma que será estabelecido por cada Departamento de Trânsito (Detran) estadual. Segundo o Contran, a inspeção veicular será pré-requisito para o licenciamento anual. Ou seja, carros que não fizerem a inspeção não poderão ser licenciados e, dessa forma, ficam em situação irregular.



Brumado: Invasões em frente ao IFBA retornam; empreendimentos futuros na Educação e Saúde podem ser prejudicados

As invasões voltaram a acontecer o que trouxe preocupação para as autoridades municipais (Foto: 97NEWS)

Considerado um dos locais mais vitais para o futuro de Brumado, a área da região da Fazenda Santa Inês, que já abriga atualmente o campus do IFBA, não é somente objeto de desejo dos que buscam avanços e conquistas para o município, mas também daqueles que querem se aproveitar da coisa pública em benefício próprio, como é o caso de um grupo de pessoas que estão sistematicamente praticando invasões, querendo se beneficiar de forma ilícita da futura regularização imobiliária que contemplará a região. Após terem sido debelados pela Polícia Militar pela Polícia na manhã desta quinta-feira (07), eles, novamente retornaram ao local armando novos acampamentos, desafiando as autoridades. O que é mais preocupante é que, como nos finais de semana a fiscalização é bem menor, eles podem "criar raízes" e se apossar mesmo do terreno, alegando que vivem do que produz a terra, que é a condição imposta para a regularização. A Procuradoria Geral do Município já está se mobilizando para conter as invasões, mas é necessário a adesão das forças da segurança pública, o que pode atravancar o processo, já que o contingente policial em Brumado é bem abaixo das necessidades. O fato é que, caso as invasões venham a se oficializar, o risco de prejudicar a vinda de empreendimentos futuros importantes para o município como a Policlínica Regional e própria Faculdade de Medicina que já está em fase de pré-implantação.



TCM rejeita contas do município de Rio do Antônio exercício de 2016

O ex-prefeito Gerson de Souza Ribeiro teve as contas rejeitadas pelo TCM (Fotocomposição: 97NEWS)

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia - TCM/BA opinou pela rejeição, nesta Quinta Feira (07), das contas da Prefeitura Municipal de Rio do Antônio referentes ao Exercício de 2016. Durante o período sob responsabilidade de Gerson de Souza Ribeiro, foram apuradas irregularidades quanto aos Restos a Pagar totalizando saldo negativo de mais de 2 milhões de reais, infringindo o Art. 42, da Lei de Responsabilidade Fiscal; descumprimento da despesa com pessoal ultrapassando o índice de 54%; e o não recolhimento de multas estabelecidas pela Corte na análise de contas de Exercícios anteriores. Motivos pelos quais, foram impostas penalidades aos ex Gestores, e formulação de Representação ao Ministério Público contra o ex-prefeito Interino. Além das contas de Rio do Antônio o TCM rejeitou, na mesma sessão, as contas de outras prefeituras, são elas: Araçás (Maria das Graças Leal), Capela do Alto Alegre (Joseney Santos), Maiquinique (Maria Aparecida Campos), Marcionílio Souza (Adenilton Meira), Mirangaba (Dirceu Ribeiro), Pilão Arcado (João Ubiratan Lima), Rio do Antônio (Gerson Ribeiro/Humberto Guimarães), Santanópolis (Juarez Tavares), São Desidério (Ademilton dos Santos) e Senhor do Bonfim (Edivaldo Correira).



Solidariedade: Campanha em prol da cirurgia de urgência do brumadense André Ricardo de Almeida

O brumadense André Ricardo precisa fazer a cirurgia com urgência (Foto: 97NEWS)

Participe da campanha para arrecadar fundos para a cirurgia em caráter de urgência de nosso querido André Ricardo. Há duas semanas o André acordou sem enxergar nada. Após passar por exames em Vitória da Conquista foi constatado “Deslocamento de retina regmatogênico em olho direito”, fato que nos leva ao desespero. Se não for feita a cirurgia rapidamente, ele vai ficar cego pois já não enxerga com o olho esquerdo desde 2009. O médico de Vitória da Conquista alegou que a cirurgia não poderia ser feita na região. Indicou um hospital de Goiânia, chamado CBCO (Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos), referência no Brasil. André já viajou para Goiânia e inclusive já consultou no referido Hospital. Em Goiânia o médico informou que a cirurgia deveria ser feita rapidamente pois a medida que os dias vão passando a possibilidade de êxito vai diminuindo. O valor da cirurgia foi estipulado em 10 mil reais, uma quantia que não temos no momento. Por isso, estamos fazendo esta campanha para poder confirmar a cirurgia. Qualquer quantia será de muita ajuda. Caso a ajuda ultrapassar o valor da cirurgia, o dinheiro será doado para o Hospital do Câncer de Barretos, para que outras pessoas também possam ser ajudadas.Duvídas (Clique Aqui).

Os dados da conta para a ajuda são:
Caixa Econômica Federal
AG: 0947
OP:013
Poupança: 00083034-9
Nome: Andre Ricardo de Almeida Andrade

 



Alerta: Chuvas já começam a fazer estragos em Brumado

No Conjunto Residencial Brisas casas foram invadidas pela água e pela lama (Fotos: 97NEWS)

As tão esperadas chuvas acabaram chegando, mas elas trazem não somente à alegria para os moradores do meio rural, mas, também, a preocupação para as famílias que residem nos bairros periféricos da cidade, os quais apresentam históricos déficits estruturais. Na manhã desta sexta-feira (08) uma forte precipitação pluviométrica de cerca de 30mm atingiu a zona urbana, começando a causar estragos e transtornos para a população. O Conjunto Residencial Brisas foi um dos mais atingidos, onde várias casas foram invadidas pela água e pela lama, provocando a perda de móveis.

A situação de várias ruas do Bairro Baraúnas que já era precária, agora ficou à beira da total destruição (Foto: 97NEWS)

Ruas ficaram totalmente intransitáveis como no Bairro das Baraúnas, as quais já estavam em estado precário, mas agora ficaram bem destruídas. O risco de queda de residências também é preocupante, já que a terra ficou úmida e as chuvas devem continuar nos próximos dias, lembrando que existem algumas edificações que são frágeis e podem requerer uma ação mais específica da Defesa Civil. Uma das cenas mais emblemáticas foram registradas na Ponte do São Félix que ficou com a sua trafegabilidade bem prejudicada pela grande quantidade de água, mas, que, mesmo assim, motoristas se arriscaram, confira o vídeo abaixo:



Ibicoara: Motociclista morre após colidir contra viatura da 34ª CIPM

Foto: Reprodução

Na última quinta-feira, dia 7, um grave acidente ocorrido em uma estrada vicinal no povoado de pilões, zona rural  de Ibicoara, ceifou a vida do lavrador, José de Jesus Aragão, de 63 anos, natural de Iramaia. De acordo com informações, o acidente aconteceu por volta das 12h30, quando o motociclista não conseguiu frear, e veio a colidir frontalmente com a viatura, sofrendo graves ferimentos. José chegou a ser socorrido pelo Samu, sendo levado ao Hospital de Barra da Estiva, mas não resistiu e faleceu minutos depois. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado onde passou por exames de necropsia. A polícia civil investiga o que teria provocado o acidente.



Banco do Brasil lança programa de desligamento incentivado; cerca de 8 mil funcionários poderão se aposentar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta sexta-feira (8), o Banco do Brasil anunciou que passará por um novo processo de desmonte. Uma das ações previstas é o lançamento de um programa de desligamento incentivado, que, além de buscar a aposentadoria de 8 mil funcionários que já possuem esse direito, dessa vez será ampliado aos que não tem o tempo de contribuição necessário para receber o benefício do INSS. Na prática, o banco deve extinguir milhares de postos de trabalho e substituir os funcionários concursados por terceirizados. Prova disso é que foi divulgado a intenção de terceirizar setores inteiros da instituição. Uma das desculpas do BB para a diminuição do quadro é a priorização do uso do aplicativo para smartphone, que já representa 72,1% dos acessos às contas. Contudo, o banco não divulga como isto será prejudicial aos clientes de baixa renda e idosos, que muitas vezes dependem unicamente do atendimento presencial. Outra ideia nefasta e que vai de encontro com o papel social do BB é o remanejamento de pessoal. Com isso o banco demonstra que deve buscar os clientes com maior potencial financeiro, deixando desassistidos os municípios menores, piorando o atendimento e as condições de trabalho dos bancários. Somente nos nove primeiros meses deste ano, o Banco do Brasil já lucrou R$ 7,9 bilhões, 11,8% a mais que no ano passado, o que evidencia o quanto o plano é desnecessário. O pacote de maldades demonstra claramente que a diretoria do Banco do Brasil deve impor um processo de mudança do perfil da instituição, precarizando o serviço bancário e explorando ainda mais os seus trabalhadores, clientes e usuários em busca de lucros ainda mais altos.



Implantação do Curso de Medicina em Brumado: 'É um dia histórico para o município', declara prefeito em entrevista coletiva

O prefeito Eduardo Vasconcelos ao lado dos secretários municipais durante o anúncio que ele classificou como histórico (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Por meio de uma coletiva de imprensa, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), juntamente com os secretários Claudio Feres (Saúde), Acácia Gondim Ribeiro (Educação), André Cardoso (Infraestrutura), o procurador Acioli Viana e a educadora Ednéia Ataíde, fez um anúncio que ele mesmo classificou "como dia histórico para o povo de Brumado", o qual tem em sua essência a abertura do Edital de Convocação Pública, que foi publicado nesta sexta-feira (08) para a implantação do tão sonhado Curso de Medicina. Brumado foi escolhido entre o seleto grupo de outros 3 municípios baianos, Irecê, Valença e Porto Seguro, os quais, inclusive, são cidades com uma população bem maior do que Brumado, o que corroboraria para engrandecer ainda mais a conquista. Mostrando um grande otimismo, o chefe do executivo brumadense externou que "é uma luta que iniciamos há 9 anos atrás, sempre buscamos os avanços educacionais para Brumado, então, depois de muito empenho e, até de momentos de frustração, já que em reunião com o ministro Mendonça Filho nos informou que a faculdade não viria, mas, mesmo assim, não desistimos e, agora, estamos recebendo prêmio pela nossa tenacidade. Obtivemos muitas conquistas na área de saúde, com um hospital com mais de 80 leitos, fora os da UTI que será implantada agora no dia 21, então fizemos o dever de casa corretamente, por isso fizemos por merecer essa grande vitória". 

O prefeito apontando para o seu quadro de trabalho com os dizeres (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Questionado sobre previsão para instalação e sobre qual instituição que será responsável pelo curso, Vasconcelos respondeu que "não podemos prever datas, pois o processo é complexo, mas a etapa mais importante que era a seleção por parte do MEC já está consolidada". Na oportunidade o deputado Arthur Maia (PPS), participou via celular da coletiva e recebeu o reconhecimento da administração, já que ele foi um dos principais articuladores para que o curso viesse para Brumado". O secretário Claudio Feres informou que a próxima etapa será a visita de uma comissão do MEC para avaliar todo o sistema de saúde municipal e começar a desenvolver o projeto. Outra ressalva foi a escolha do terreno para abrigar a faculdade, que, provalmente seja construído no terreno que fica ao lado da Fazenda Santa Inês, o qual, inclusive vem sendo alvo de constantes invasões. 



Sem a presença da população, PL do 13º tem a sua primeira votação favorável

As cadeiras ficaram praticamente vazias durante a sessão. Somente o locutor Ubiratan Cardoso (em destaque) se fez presente representando os opositores ao projeto (Foto: 97NEWS)

Como era esperado, inclusive, sendo anunciado pelo 97NEWS, a sessão desta sexta-feira (08) do Poder Legislativo de Brumado poderia ser marcada por manifestações populares contra o Projeto de Lei 47/2017, o PL do 13º como está sendo mais conhecido. A primeira votação ocorreu, mas, diferentemente do previsto, não houve nenhuma manifestação popular, muito pelo contrário, pois nem o principal líder do movimento contra o projeto, o advogado Tiago Amorim, não esteve presente. Vale resssaltar que no momento da votação uma forte precipitação pluviométrica caiu sobre a cidade, o que pode ter espantado a presença dos manifestantes. Em primeira votação e análise, o projeto foi aprovado, tendo 2 votos contrários, dos vereadores Lek Cabeleireiro (PV) e Zé Ribeiro (PT). Somente o ex-locutor, Ubiratan Cardoso, esteve presente para dar a honra aos contrários. A segunda votação ocorrerá na próxima sexta-feira (15) e, desta feita, as manifestações populares devem sair do terreno das redes sociais e irem para o plenário. 



Fachin determina bloqueio de obra que causou exoneração de Geddel

(Foto: Reprodução)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin determinou a indisponibilidade de parte de sete edifícios erguidos ou em construção em Salvador, que teriam recebido aportes de dinheiro de empresas ligadas à família do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). O magistrado alegou que vê “indícios suficientes” da prática do crime de lavagem de dinheiro. A decisão atende a um pedido feito pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, na denúncia contra Geddel, seu irmão, o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), a mãe dos dois, Marluce Vieira Lima, dois assessores da família e o engenheiro Luiz Fernando Machado da Costa Filho, dono da construtora Cosbat Construção e Engenharia. Entre os prédios interditados está o La Vue, pivô do pedido de exoneração do peemedebista da Secretaria de Governo em novembro de 2016.



Vereador Lek vota contra PL 047/2017 que institui o pagamento de 13º salário para agentes públicos de Brumado

O vereador Lek Cabeleireiro mostrou novamente coerência política ao votar contra o projeto (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

No entendimento do parlamentar não haveria momento mais inoportuno para tal projeto, pois essa regulamentação onera em demasia o município, pois aumenta a folha em R$ 600 mil reais por ano. É merecedor de destaque que, em que pese a legalidade/constitucionalidade do projeto, não deveria ser eleito como prioridade aumentar o ordenado da classe política em detrimento da resolução de questões urgentes na cidade. O atual gestor que é um defensor de contenção de despesas, mostrou-se completamente avesso ao que prega como modelo de gestão, vale lembrar que recentemente o município por determinação do prefeito cortou o pagamento de energia de comunidades rurais, alegando redução de custos e afirmando ser um momento de eleição de prioridades. O vereador Lek, em seu discurso, foi enfático ao afirmar que “um município que não pode pagar uma conta de energia para uma comunidade rural, que possui ruas destruídas, intransitáveis, postos de saúde sem médicos, acabou com a Lira Ceciliana para conter despesas, não pode se dar ao luxo de pensar em regular 13°, ou bem se faz contenção de despesas ou é se hipócrita e engana o povo”. Destacado pelo compromisso com as minorias, conhecido por onde anda como vereador do povo, Lek Cabeleireiro constrói sua base através da luta pelo povo, mostrando que é possível fazer política de modo justo e pensando na coletividade. Questionado sobre a repercussão com os colegas vereadores sobre sua decisão, o parlamentar comentou que “o compromisso do vereador Lek é com o povo de Brumado, meu trabalho é para a população brumadense, para coletividade e para quem precisa ser atendido pelo poder legislativo. Eu não fui eleito para agradar prefeito e vereador, fui eleito para ser o vereador do povo e nesta casa cumpro a minha obrigação.”



Brumado Sunset: Camarote Prime terá inédito monitoramento eletrônico

(Divulgação)

Buscando sempre a evolução e o aprimoramento em seus eventos a Só Legal, Ney Eventos e Empreendimentos e Beto Bonelly Produções estão trazendo um fator inédito ao Brumado Sunset, que será o monitoramento eletrônico no Camarote Prime. O evento que acontecerá no próximo dia 23 de dezembro no Parque de Exposições Gilson Brito será o primeiro em Brumado que terá um camarote com monitoramento eletrônico, proporcionando assim uma maior segurança ao grande público. Então a sua diversão e alegria estão garantidas pela qualidade, conforto e segurança da alta tecnologia do monitoramento eletrônico. Brumado Sunset uma celebração da alegria e, você, não pode ficar de fora deste evento que será marcado pelo alto astral e pelas grandes atrações do momento, Naiara Azevedo, Léo Magalhães, Seu Maxixe e Yara Vellasco.



Zé Ribeiro acompanha vistoria de viabilidade técnica para implantação do Sistema de Abastecimento de Tanquinho e adjacências

O vereador Zé Ribeiro junto com os moradores do Tanquinho e Mandacaru acompanhando a visita dos técnicos da Embasa (Foto: 97NEWS)

Dando prosseguimento à sua agenda de trabalho, o vereador Zé Ribeiro (PT) esteve nesta quinta-feira (07) acompanhando a visita dos técnicos da Embasa de Caetité à comunidade de Tanquinho. O objetivo da visita é avaliar as condições para a implantação do Sistema de Abastecimento de Água que irá beneficiar as famílias que residem não só na referida localidade, mas também do Povoado de Mandacaru e adjacências. Essa é luta do vereador Zé Ribeiro junto aos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, os quais vêm se mobilizando nesse sentido de agilizar o início das obras que são um dos maiores anseios dessas comunidades. Zé Ribeiro fez várias viagens a Salvador buscando a materialização da obra, a qual, agora está em vias de ser iniciada, já que, segundo as primeiras avaliações dos técnicos da Embasa, o local parece ter a sua topografia adequada. "Essa será uma grande vitória para os moradores do Tanquinho, Mandacaru e adjacências, por isso estamos nessa luta já há um bom tempo e, agora, estamos ainda mais confiantes", destacou o vereador que ainda fez questão de dizer que "agradeço o empenho dos deputados Waldenor e Zé Raimundo que foram muito importantes para essa conquista".



Brumado: Sessão do Legislativo desta sexta-feira (08) pode ser marcada por manifestações populares contra o PL 047/2017

A segunda votação do PL 047/2017 poderá acontecer em clima de tensão (Foto: 97NEWS)

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado desta sexta-feira (08) poderá acontecer sob um clima de tensão, já que várias manifestações populares contrárias ao Projeto de Lei nº 047/2017 podem acontecer. O referido projeto, que terá a sua primeira votação, trata da regulamentação das Férias e do Décimo Terceiro Subsídio dos agentes políticos, leia-se, prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais. Uma grande movimentação foi feita nas redes sociais, convocando uma forte mobilização popular para comparecer à sede do Poder Legislativo na manhã de hoje para pressionar os parlamentares para não aprovarem o projeto. Segundo o líder do movimento, o oposicionista Tiago Amorim, que é presidente do PSD, "apesar do projeto ser baseado numa resolução do STF, que é legal, o torna totalmente imoral". Ele sobe o tom ao afirmar que "enquanto prefeitos e vereadores de muitas cidades estão reduzindo os seus salários, aqui em Brumado eles querem aumentar, provocando um acréscimo de gastos de R$ 600 mil à cada exercício de mandato". E finaliza dizendo que "em meio à uma grande crise social e política que estamos vivendo, um projeto como esse mostra uma grande insensibilidade e não pode ser aprovado, daí então a importância da participação da população em ir à Câmara na manhã de hoje para pressionar os vereadores a reprovarem o projeto".



Brumado: Inaugura nesta sexta (8) a `Flor de Maria´ calçados feminino

Foto: Reprodução

O consumidor moderno está cada vez mais ávido por preços atraentes e por facilidade na hora da compra. Pensando nisso, a marca "Flor de Maria" resolveu juntar os desejos do público feminino em um conceito inédito no setor calçadista em Brumado. O resultado está no sucesso da maior marca de calçados, com várias lojas espalhadas pelo Brasil, e que agora, chega a Brumado. Tudo pronto! Nesta sexta-feira (8) às 08h00, acontece a "Mega Promoção de Inauguração" Flor de Maria Calçados Femininos. Compre de 1 Sapatilha por R$ 35 ou 3 Sapatilhas por R$ 100,00. Qualidade, beleza e conforto para seus pés! Sapatilhas com preço de fábrica. Rua Cel. Tibério Meira, 78, centro (ao lado da sorveteria Oasis), Flor de Maria, calçados feminino, qualidade, beleza e conforto para seus pés, tudo com preço de fábrica.



Brumado: Neste domingo (10) tem manhã de sol na AABB

Foto: Reprodução

No próximo domingo, dia 10 de dezembro, acontece mais uma grandiosa manhã de sol na AABB da cidade de Brumado. A manhã de sol terá início às 10 horas. Na programação, muita música ao vivo com o cantor Daniel Tayson. Não fique de fora dessa!!! Venha se divertir pra valer, e passar um dia alegre e diferente na AABB. Muita música ao vivo e ainda aquela cerveja bem gelada, com vários tipos de petiscos e também de lanches para a garotada. Venham participar desta grande manhã de sol. Traga toda a família. É neste domingo, 10, grande Manhã de Sol na AABB.



Denunciados à Justiça ex-prefeito, vereadores, servidores e empresários de Remanso suspeitos de desvio de R$ 10 milhões

Operação Carro Fantasma foi deflagrada em 21 de novembro (Foto: Divulgação/MP-BA)

O ex-prefeito do município de Remanso, no norte da Bahia, Celso Silva e Souza, e outras 16 pessoas, incluindo vereadores, servidores públicos e empresários, foram denunciadas à Justiça pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por integrar esquema de fraude que desviou cerca de R$ 10 milhões, entre 2013 e 2016, na cidade. O MP-BA não informou a data em que a denúncia foi oferecida à Justiça. No dia 21 de novembro, eles foram alvo da Operação "Carro Fantasma", que teve a finalidade de desmantelar o esquema instalado na prefeitura de Remanso, que fraudava processos licitatórios para locação de veículos para as secretarias da prefeitura. Na operação, 12 dos suspeitos foram presos, incluindo o ex-prefeito. 

Em nota, o MP-BA informou que o esquema funcionava por meio de emissões mensais de notas fiscais inidôneas e sublocação de veículos "fantasmas", que não existiam ou não prestavam nenhum tipo de serviço público. Foram oferecidas três denúncias contra os suspeitos: uma por fraude a licitações e prorrogação indevida de contratos; outra por crime de peculato (que consiste na subtração ou desvio, de dinheiro público ou de coisa móvel apreciável, por funcionário público) a núcleo do Poder Executivo; e uma por crime de peculato ligado a núcleo do Poder Legislativo.Por crimes de fraude a licitações e prorrogação indevida de contratos, foram denunciados, além do ex-prefeito de Remanso, Arismar Silva e Souza, ex-secretário de Administração e Finanças do Município; José Mário da Conceição, sócio-proprietário da JMC Construtora, Comércio e Serviço; Erasmo Paulo Fernandes Ribeiro, responsável pela empresa Consulte Licitação; Ulisses de Araújo Costa Assis, ex-pregoeiro da Prefeitura; Arão Dantas dos Santos e Nelson Senna de Carvalho Filho (réus colaboradores), ex-funcionários da JMC Construtora. Eles atuaram em um grupo delituoso que frustrou e fraudou, mediante diversos ajustes e restrição da publicidade, o caráter competitivo de pregões presenciais, obtendo vantagens ilícitas dos objetos das licitações. “Eles simulavam publicações em sítios da internet de empresas privadas, com publicações com datas retroativas, apenas para tentar induzir a erro os órgãos de controle e buscando legitimar as licitações. Por isso nenhum outro empresário ou cidadão compareceu às sessões de licitações, de modo que a única a se fazer presente era a JMC”, afirmaram os promotores de Justiça. Foi constatado ainda que, apesar da JMC ser vencedora nas licitações para locar 49 veículos às diversas secretarias da prefeitura de Remanso, a empresa não detinha frota de veículos suficiente, possuindo apenas quatro veículos, duas motos e dois carros, conforme registros do Detran e Denatran. Pelos crimes de peculato ligado ao Núcleo do Poder Executivo, foram denunciados José Mário da Conceição, sócio-proprietário da JMC Construtora; Felipe Santos Costa, chefe do setor de contabilidade da prefeitura; o comerciante José Carlos Rodrigues da Silva; o ex-secretário de Esportes do Município Tomaz Neto Rodrigues da Silva; além do ex-prefeito Celso e Silva e seu irmão Arismar; e Arão Dantas e Nelson Senna. Foram denunciados pelos crimes de peculato ligado ao Poder Legislativo os vereadores José Ailton Rodrigues da Silva, Renata Lemos Rosal do Valle, Cândido Francelino de Almeida, Mailto de Franca Brito, Domingo Sávio Ferreira de Castro, Cristiano José Moura Marques; e o ex-vereador Jorge Brito Alves.

CONTINUE LENDO


PT denuncia uso de carros da prefeitura em carreata para receber ACM Neto

Foto: Divulgação

Veículos oficiais da prefeitura de Barreiras foram flagrados, nesta quinta-feira (7), em uma carreata para recepcionar o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) na cidade. O carro tem a plotagem da Ouvidoria do município e transportava bandeiras do partido PSC, partido que compõe a base aliada do prefeito Zito Barbosa (DEM). O registro foi feito por um morador da cidade, segundo o qual o carro estava na BR-135, rodovia que liga o aeroporto ao centro de Barreiras. Em nota, o Partido dos Trabalhadores (PT) recriminou o uso inadequado do equipamento público em favor de tratativas partidárias e pontuou que ACM Neto tenta "a qualquer custo viabilizar sua candidatura ao governo do estado em 2018, mesmo que isso signifique o uso indevido de patrimônios públicos de outras cidades governadas pelo DEM".



Na cadeia: Suspeitos de integrar facção Bonde do Maluco são detidos; polícia apreende R$ 1,8 mi

Foto: Divulgação l PRF

Oito suspeitos de integrarem a facção Bonde do Maluco (BDM) foram detidos durante a Operação Bahia Integrada. A prisão aconteceu na madrugada desta quinta-feira (7), no município de Ribeira do Pombal. Ainda na operação, os agentes apreenderam R$ 1,8 milhão, cheques, notas promissórias e cédulas após cumprirem 21 mandados de busca e apreensão. Participaram da ação servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-PM/BA) e da Polícia Civil.