ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Feirantes não aderem à movimento e manifestação tem poucos participantes

Governo Federal suspende recursos para vigilância em Saúde de 9 cidades baianas

Comerciantes debatem sobre impactos do estacionamento rotativo, em Brumado

Operadora Vivo deixa milhares de clientes sem sinal em Brumado

Policiais Militares da 34ª CIPM participam de palestra sobre funções militares

ONGs preveem onda de ações na Justiça contra Bolsonaro por queimadas

Homenagens marcam cerimônia da Semana do Soldado em Brumado

Motociclista fura bloqueio da PM em Livramento de Nossa Senhora e sofre acidente

Privacidade de dados pessoais dos brasileiros pode ter sido violada pelo Google; diz Senacom

Idoso morre após ser agredido com golpes de facão depois de discussão com enteado

O grupo 'Arte na Praça' convida você e sua família para a 3ª Feira de Artes em Brumado

Bahia: Operação desarticula esquema que sonegou R$ 25 milhões em ICMS

Uso do biodigestor muda a vida das famílias de produtores rurais em Brumado

Clínica Mais Vida: Tremores nas mãos, eles podem ser sinais de que sua saúde precisa de cuidados

Logística Reversa: Alunos reciclam material de construção para reformar casa de moradora na zona rural de Brumado

Brumado: Recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas acontece em setembro

Canil e Gatil ainda é um sonho para Brumado

Prefeitura de Brumado começa emitir Certificado de Cadastro de Imóvel Rural

Governo anuncia privatização dos Correios ainda este ano

Conheça o app 'Estacionamento Digital! O serviço de estacionamento rotativo fácil e rápido'


2ª Feira do Empreendedor será realizada no mês de outubro em Brumado

Foto: Divulgação

A cidade de Brumado foi eleita em 2018 como a cidade mais empreendedora do estado da Bahia. A etapa estadual avaliou projetos de 38 municípios que concorreram em oito categorias, como Inovação, Sustentabilidade e Cooperação Intermunicipal. Destes, 26 foram à final -- incluindo Brumado --, que concorreu nas categorias de ações públicas, gestão pública eficiente e sala do empreendedor consolidada e com atuação rural, comercial e industrial. Desde que foi implantada no município, a Sala do Empreendedor vem fazendo o seu papel e a parceria com o Sebrae veio para consolidar ainda mais esse destaque no cenário Estadual. Dessa parceria nasceu a Primeira Feira do Empreendedor que foi realizada também em 2018, num evento na Praça Armindo Azevedo onde reuniu vários empreendedores não só de Brumado, como de toda região. Para este ano de 2019, buscando dar uma dinâmica ainda maior ao comércio e empreendedorismo no município, será realizado por meio da Secretaria de Municipal de Planejamento Econômico, a 2ª Feira do Empreendedor. Na última terça-feira (20), foi realizada uma reunião para fechar as parcerias do evento com representantes para elaboração do evento. No encontro, foi acertado detalhes visando avanços na organização, buscando um maior número de expositores, o que trará retornos mais robustos para o comércio local. A 2ª Feira do Empreendedor acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro nas dependências do Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, localizado na Avenida Centenário.



Protestos pela Bahia: Vanzeiros fecham rodovia BA-142 em Tanhaçu contra Lei sancionada por Bolsonaro

Foto: Reprodução l Pereira Filmes

A BA-142, um dos principais acessos entre o município de Tanhaçu às cidade de Ituaçu e Barra da Estiva, está interditado por motoristas de vans desde a manhã desta quarta-feira (21). A categoria protestam contra a alteração na Legislação de Trânsito que modifica a punição para transporte irregular de pessoa. A preocupação dos vanzeiros é maior porque uma Lei Federal sancionada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro aumenta a punição. A Lei 13.855 altera o Código Brasileiro de Trânsito e entra em vigor no dia 9 de outubro. Ela transforma infração gravíssima e estabelece a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no caso de transporte de passageiros sem autorização.

 

Foto: Reprodução l Pereira Filmes

Segundo um dos líderes do movimento na cidade de Tanhaçu, eles querem apenas uma solução para poderem trabalhar. "A gente quer um meio que possa legalizar e contribuir com nossos impostos e todo mundo trabalhar dentro da lei", disse. Ainda segundo a categoria, o Artigo 256 penaliza não só os profissionais e pais de família, como também quem precisa do transporte alternativo de passageiros. "A população da região depende desse transporte assim como o comércio local que depende do vanzeiro para comprar mercadorias. Se essa medida entrar em vigor, serão nove milhões de desempregados no Brasil", afirma outro manifestante. Em Brumado, a categoria fechou o trecho da BR-030, na altura da Vila Presidente Vargas desde a última terça-feira (20). No início da tarde desta quarta-feira (21), eles seguiram para a rótula que dá acesso as rodovias BA-262 e BR-030, próximo a entrada do município.

Início do protesto na rótula da BA-262 e BR-030 - Foto: 97NEWS


Clínica Master: Especialista em Ombro e Cotovelo

Foto: Divulgação

A Clínica Master oferece atendimento com Dr. Francisco Donato, ortopedista com especialização em ombro e cotovelo, agende a sua consulta. A Clínica Master fica na rua Donizete Alves Lima, nº 225, no bairro Nobre (Próximo ao Hospital regional). Telefones 77 3441-5396 | 77 99991-5396 (whatsapp) | 77 99126-1903.



Brumado: Obras de duplicação da Ponte do Bairro São Jorge estão seguem cronograma

Foto: 97NEWS

Considerada uma das obras estruturantes mais importantes para o futuro da mobilidade urbana dos bairros São Jorge e Dr. Juracy, a duplicação e reestruturação da ponte, que, num sentido, permite a ligação com a BR-030 e no outro com o centro da cidade, estão seguindo o conograma, que segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, já está com cerca de 50% concluída. Conforme a pasta, a previsão de entrega segue até o final do ano. "Um novo padrão estético será entregue ao local, já que outras obras de urbanismo também estão sendo realizadas", diz a prefeitura. Os moradores dos dois bairros comemoram a realização da obra que era uma das principais reivindicações, já que o movimento de veículos, após a efetivação dos Conjuntos Residenciais Brisas, aumentou muito. Além disso, o bairro se tornou uma rota rápida de veículos pesados que chegam via BR-030 ao centro comercial da cidade.



Plenário da Câmara aprova projeto que regulamenta a vaquejada

Foto: Reprodução

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu na noite de terça-feira (20) a votação do projeto de lei (PL 8240/17) que regulamenta as práticas da vaquejada, do rodeio e do laço no Brasil. A proposta vai à sanção presidencial. O projeto é resultado da Emenda Constitucional 96 que, entre outros pontos, reconhece a vaquejada como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. A emenda determinou a regulamentação da prática por uma lei específica, que assegure o bem-estar dos animais envolvidos. De acordo com o texto aprovado, ficam reconhecidos o rodeio, a vaquejada e o laço como expressões esportivas e culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro de natureza imaterial. A proposta aprovada define as modalidades que passam a ser reconhecidas como esportivas, equestres e tradicionais. Na lista estão, entre outras, o adestramento, o concurso completo de equitação, o enduro, o hipismo rural, as provas de laço e velocidade, a cavalgada, a cavalhada, o concurso de marcha, a corrida, as provas de rodeio e o polo equestre. Em relação ao bem-estar dos animais, deve-se, em relação à vaquejada, assegurar água e alimentação suficiente sempre à disposição, assim como um local apropriado para o descanso. Também será necessário prevenir ferimentos e doenças por meio de instalações, ferramentas e utensílios adequados, além da prestação de assistência veterinária.



Brumado: 'Abate clandestino atrapalha comercialização da carne de cordeiro no município', diz produtor

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os desafios para o avanço do consumo da carne de cordeiro na Região Sudoeste não é fácil. Entre eles, a falta de incentivo por parte dos governos e o abate clandestino, que infelizmente acontece com bastante freqüência em nossa região. Em visita ao sítio Avalon localizado na região do Campo Seco II, as margens da BR-030, o 97NEWS ouviu o produtor dessa carne nobre em Brumado, que vem ganhando o cenário nacional. Para o jornalista e criador de ovinos, Gustavo Costa, há uma séries de desafios que ele enfrenta para a distribuição da carne de cordeiro na região. Indagado sobre o porque que a carne do cordeiro criada na cidade não é comercializada em Brumado e região. "No caso de Brumado a gente adoraria vender aqui ou para a região, mas ocorre que boa parte do mercado local, ele é atendido pelo abate clandestino, são animais que são abatidos debaixo de juazeiro, de uma goiabeira, do umbuzeiro, enfim, e a gente tem a nossa produção para atender os frigoríficos", relata o criador no qual informa que ao contrário do que acontece em outras fazendas do município, o seu sítio realiza abate em frigoríficos certificados. "Infelizmente não há fiscalização, e isso inviabiliza o consumidor poder consumir uma carne com mais qualidade, mais segurança alimentar, uma carne livre de qualquer tipo de perigo", esclarece Costa na esperança que a situação mude e o município possa receber a carne nobre de cordeiro. "O nosso manejo é totalmente controlado, então ficaria inviável competir com o mercado clandestino. Aqui nós realizamos um balanceamento nutricional e, concorrer com animais que são abatidos de qualquer forma, muitas vezes em situação de precariedade como, animais muito magros e velhos, dai acaba que fica difícil ter o mesmo preço que o mercado clandestino", conta Gustavo. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com o jornalista, mesmo com uma carne mais cara, existem consumidores que buscam esse selo de qualidade. "O consumidor fica deslumbrado quando ele conhece esse tipo de carne, o gosto, o sabor são realmente maravilhosos", disse ao 97NEWS. Conforme o produtor, a atividade vai evoluir com uma maior união e comunicação entre todos os níveis da cadeia. "A irregularidade leva o cordeiro a ser visto como um produto sazonal. O produtor precisa investir nesses pontos e reavaliar a sua relação com o produto", destaca. Ele ainda alerta que os desafios estão nas políticas públicas, ainda muito tímidas para a ovinocultura. "É preciso entender o semi-árido como uma área capaz de produzir e capa de gerar riquezas, principalmente para o homem que está no campo é fundamental. A gente tem que acreditar que sim, é possível, por mais que dificuldades existam. O que eu acho que falta, além de um maior empenho das políticas públicas, é que o semi-árido passe a valorizar os seus produtos. É muito importante que o cordeiro, o boi, a manga, o quiabo e os hortifrútis estejam na mesa do consumidor local, e que indústria de transformação desses produtos venham se instalar na região", ressaltou. O fato é que além da ovinocultura, outros manejos podem gerar renda aos pequenos produtores, aos frigoríficos, e também aos distribuidores e comerciantes. É preciso enxergar que o Nordeste não pode mais repetir o mesmo discurso que mantém há anos e uma mudança de mentalidade precisa ser feita. É a união da cadeia que vai gerar um novo destino a produção de nossa região.

 



Operação detecta dezenas de postos de combustíveis lesando consumidores na Bahia

Foto: Divulgação

Dezesseis postos em Salvador, região metropolitana e Feira de Santana foram autuados por entregar menos combustível que o volume comprado pelo consumidor. A fraude foi descoberta durante a primeira etapa da Operação Posto Legal, iniciada na última semana. Deflagrada para evitar irregularidades em produtos comercializados nos postos, a operação abordou inicialmente 36 estabelecimentos. “Nesta operação, um dos objetivos é que os órgãos trabalhem em conjunto. Esta é uma equipe completa para a verificação dos elementos principais em um posto de combustível, para a entrega da qualidade e da quantidade corretas do produto pela qual o consumidor está pagando”, afirma o superintendente do Procon, Filipe Vieira. O Procon encontrou infrações em oito estabelecimentos da capital e RMS — a maioria sem o Código de Defesa do Consumidor (CDC), alguns com produtos vencidos e produtos sem preço. Em Feira de Santana, 18 apresentaram tais irregularidades. O Ibametro é responsável pela fiscalização da quantidade entregue do produto e da segurança das instalações. O diretor de mercado do órgão, Gildásio Rocha, explica que as atividades do Ibametro “são feitas nos bicos de combustíveis. Cada estabelecimento pode ter mais de um bico, que os consumidores chamam de bombas. Foram feitas fiscalizações em 209 bicos, 126 foram aprovados e 83 foram reprovados. Das 83 reprovações, 33 foram interditados. A infração mais grave, que é a entrega menor na quantidade vendida, foi detectada em 16 bicos de gasolina”.



Brumado: PM apreende homem após ameaçar ex-companheira no distrito de Itaquaraí

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na tarde de terça-feira (20), a Polícia Militar apreendeu três armas de fogo que estavam na residência de um morador no distrito de Itaquaraí, em Brumado. Segundo informou a PM ao 97NEWS, uma viatura se deslocou até a rua Jorge Amado, no referido distrito, após ser solicitada via CICOM no qual informou uma situação em que um indivíduo possuía armas em sua residência e teria ameaçado sua esposa. Chegando ao local, a guarnição se deparou com um senhor, o qual justificou que sua esposa teria largado há meses e não teria a encontrado mais, no entanto, disse que possuía as armas em sua residência e as entregou voluntariamente à polícia. Mediante os fatos, a guarnição conduziu-o para a Delegacia, onde os fatos foram registrados permanecendo o indivíduo à disposição da justiça.



Prefeitura de Brumado realiza seleção para contratação de estagiários do IEL no segundo semestre

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de 65 estagiários do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) que já atuaram em Brumado foram reavaliados na última terça-feira (20). A Prefeitura de Brumado é parceira do IEL, por meio da Secretaria Municipal de Educação que seleciona estagiários para o programa. A Secretária de Educação, Edinéia Ataíde, explica que os estagiários avaliados pela Secretaria já atuaram no primeiro semestre, e agora voltaram para o segundo semestre. "A gente pediu para cada equipe das escolas que fizessem uma avaliação de como foi o desemprenho de cada um, e aqueles que foram bem avaliados, nós estamos chamando de volta", disse Ataíde. Ainda segundo a secretária, a prefeitura vai avaliar a possível contratação de mais monitores, diminuindo o déficit de monitores nas escolas em que estudam crianças com necessidades especiais. "Lembrando que nem toda necessidade da criança, significa que a gente tem a obrigatoriedade colocar um monitor", afirma a secretária. De acordo com a secretária, em casos no qual há duas crianças especiais na sala de aula, apenas um monitor resolve. "Nós temos um limite de contratação, e precisamos obedecer", esclarece. Um ponto bastante questionado pelos estagiários do IEL, é o atraso no pagamento e, conforme a secretária alguns requisitos tem que ser obedecidos para que o contrato seja liberado. "Ocorre que quando a gente chama um estagiário novo, a gente pede uma declaração da escola ele precisa ir até o banco para abrir a conta, ele não abre essa conta na primeira vez que vai lá, nós temos até esse impassse com o banco por conta disso, porque muitas vezes agenda os meninos para trinta dias, esse é um dos fatores. Existe outra questão é em relação ao contrato, depois do contrato confeccionado, é preciso levar para a escola onde ele estuda para poder colher assinaturas e, muitos deles engavetam o contrato e acham que o contrato não tem importância. Mas o pagamento só entra na conta depois que o contrato for enviado para a sede do IEL que fica em Vitória da Conquista", relata Edinéia. Para muitos desses estudantes a oportunidade oferecida pela Prefeitura é a chance de ter seu primeiro emprego. Evelin Santos, tem 18 anos e é estudante do município, e fala um pouco da experiência e oportunidade do estágio com crianças especiais. “É muito bom contar com uma oportunidade. Sou bem jovem e é difícil não ter experiência. As empresas nem sempre querem dar oportunidade e assim. A gente consegue nosso primeiro emprego e podemos colocar a experiência no currículo. Fora o apego que a gente adquire com as crianças que são muito legais”. Ainda na reunião, foi esclarecido aos estagiários sobre atribuições e responsabilidades das funções, além de esclarecer todo o processo do programa de estágio desde a emissão do contrato e sua assinatura, à execução do estágio. Quais são os seus direitos e deveres esclarecendo suas dúvidas em relação ao funcionamento do estágio e seu repasse de bolsa e carga horária.



Caetité: Feto é encontrado por catadores em aterro sanitário

Foto: Reprodução

O feto de um bebê de aproximadamente sete meses foi encontrado por catadores de materiais reciclados no aterro sanitário de Caetité, na tarde da última segunda-feira (19), por volta das 17h. Segundo informou a Polícia Militar (PM) ao site Sudoeste Bahia, o corpo estava jogado entre o lixo. O feto ainda estava com o cordão umbilical. A PM isolou o local até a chegada da perícia. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) encaminhou o corpo para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Ainda não há informações sobre a genitora e motivação do ato. A Polícia Civil investiga o caso.



Helicóptero da PRF cai durante pouso em Eunápolis; ninguém se feriu

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez um pouso forçado na tarde de terça-feira (20), em Eunápolis. O acidente aconteceu na BR-101 após a aeronave  de identificação atingir uma placa e se chocar forte contra o solo. Três tripulantes estavam no helicóptero e um deles, que se feriu levemente, foi levado para o Hospital Regional de Eunápolis. A aeronave teria partido de Salvador, feito um pouso pela manhã no aeroporto de Porto Seguro e depois seguiu para Eunápolis. Segundo o site Bahia Notícias, o helicóptero caiu em frente ao posto, às margens da BR-101. Ao site, a PRF informou  que o piloto tentou pousar com a areronave e ao tentar aproximação para pouso avabou colidindo com uma placa estática da PRF. A polícia alegou que só a perícia técnica poderá informar as causas do incidente. Um vídeo gravado momentos antes da queda mostra a movimentação.



Itabela: Motorista de ônibus morre e 16 ficam feridos em acidente na BR-101

Foto: 97NEWS

Um motorista de um ônibus morreu e ao menos 16 pessoas ficaram feridas em um acidente na madrugada desta terça-feira (20) nas proximidades de Itabela, sul do Esatado. Além do ônibus, dois caminhões se envolveram no acidente. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 3h, na altura do km 753 das BR-101. Os feridos foram levados para unidades de saúde da região. Conforme a PRF, o motorista que veio a óbito dirigia um ônibus da viação Itapemirim. O veículo bateu na traseira de um caminhão que transportava aves que, por sua vez, bateu em outro caminhão que carregava ovos. O motorista do ônibus foi identificado como Haroldo dos Santos Reis Silva. Por conta do acidente, o trecho da BR-101 ficou parcialmente interditado. 

Foto: 97NEWS


Bolsonaro parabeniza ação da Polícia após morte de sequestrador e diz; 'Hoje não chora a família de um inocente'

Foto: Reprodução l Reuters

Após a ação dos policiais durante o sequestro de 36 pessoas que estavam num ônibus na Ponte Rio-Niterói, na manhã desta terça-feira (20) no Rio de Janeiro, que terminou com a morte do sequestrador William Augusto, de 20 anos, o presidente Jair Bolsonaro, usou suas redes sociais para parabenizar os Policiais envolvidos. “Parabéns aos policiais do Rio de Janeiro pela ação bem sucedida que pôs fim ao sequestro do ônibus na ponte Rio-Niterói nesta manhã. Criminoso neutralizado e nenhum refém ferido. Hoje não chora a família de um inocente”, se pronunciou. Ele ainda escreveu, “não tem que ter pena”. Bolsonaro relembrou ainda o caso do ônibus 174, quando uma professora foi assassinada por Sandro Barbosa do Nascimento. “Não foi usado sniper e morreu uma professora inocente. Depois, esse vagabundo morreu no camburão”, disse. “Não tem de ter pena”.



Mulher é sequestrada e estuprada na frente de filho recém-nascido em Vitória da Conquista

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mulher foi sequestrada e estuprada na frente do filho recém-nascido, em Vitória da Conquista, a 135 km de Brumado. Ela chegou a ser amarrada a uma árvore junto com a criança, mas conseguiu escapar. O homem suspeito do crime morreu em confronto com a polícia. Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu no último sábado (17), mas só agora foi divulgado. A mulher, que não teve a identidade revelada, estava dentro do carro, junto com a criança, quando um homem a abordou e anunciou o sequestro. Já dentro do veículo, ele assumiu a direção e saiu pelas ruas da cidade, quando exigiu que a mulher entrasse em um banco para sacar R$ 1 mil. Como não tinha a quantia exigida na conta, a vítima sacou cerca de R$ 200 e entregou para ele. Ainda conforme a Polícia, apesar de receber o dinheiro, o homem seguiu com as vítimas para a zona rural da cidade, onde estuprou a mulher e, em seguida, amarrou ela e a criança em uma árvore. Mãe e filhos só foram encontrados no domingo (18), depois que populares passaram pelo local. A mulher foi atendida em um hospital da região e recebeu alta. O principal suspeito do crime, foi identificado como Vivaldo Ferreira Brito Filho. Ele foi morto em confronto com policiais militares, na segunda-feira (19), no momento em que os agentes iam cumprir a prisão temporária dele.



Após ser apreendido por tentar matar motorista, mãe da surra em filho na delegacia

Foto: Reprodução l TV Anhanguera

Dois adolescentes, sendo um de 16 e outro de 17 anos, foram apreendidos pela Polícia Civil suspeitos de tentar matar um motorista de aplicativo durante um assalto na última segunda-feira (19), em Aparecida de Goiânia. O delegado responsável pelo caso, Carlos Levergger, contou que foram cumpridos mandados de internação provisória contra os dois adolescentes. Segundo o Delegado, os menores teriam combinado todo o crime nas redes sociais. Mas uma cena acabou roubando a cena de todos ainda na Delegacia. Ao saber da prisão do filho, o garoto de 17 anos, a mãe se desesperou e bateu no filho. “Você é um monstro. Para que isso? Acabou a minha vida. O que eu falei para você? Sai dessas pessoas. Olha aí o seu estado. Nunca que eu queria te ver desse jeito. Acabou minha vida agora. (...) Você está estudando, você tem um uma vida”, gritava a mãe para o filho. Veja o vídeo:

 



CDL e OAB realizará audiência para discutir atividades do estacionamento rotativo em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado e a Ordem dos Advogados da Bahia - Subseção Brumado, realizará às 19h30 da próxima quarta-feira (21), uma audiência pública para discutir as atividades da Empresa Zadar, responsável pelo gerenciamento do serviço de estacionamento rotativo no município, a Área Azul. A realização do encontro foi solicitada pelos comerciantes e comerciários. Entre os assuntos a serem discutidos, estará a cobertura da Área Azul em Brumado, que envolve uma enorme quantidade de ruas, valores aplicados no município pelo estacionamento e outros assuntos. Os comerciantes e a Prefeitura divergem sobre a quantidade de vagas e valores. O comércio solicita que o Executivo ouça a categoria e a sociedade para que haja uma flexibilização no início da implantação do estacionamento rotativo. “O país passa por grave recessão, em que há dificuldade em diversos segmentos. A própria prefeitura informou que a queda na arrecadação se dá pela crise econômica, então não podemos perder cerca de 16% nas vendas como foi divulgado pela própria CDL”, observa um empresário ao 97NEWS. A reunião será realizada na sede da OAB em Brumado.



Secretário de Saúde e Prefeito são notificados pela justiça por não convocar aprovados em concurso público

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Técnicos de enfermagem aprovados em concurso público no ano de 2017, entraram com mandado de segurança, com pedido liminar na justiça contra a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura Municipal. Segundo os candidatos, eles prestaram concurso em 24 de setembro de 2017 e foram convocados no dia 06 de fevereiro do mesmo ano para avaliação psicológica, no entanto, no dia 09 de fevereiro de 2017 foi publicado edital de suspensão da referida avaliação. Conforme os técnicos, a prefeitura realizou na mesma data do concurso, um Processo Seletivo, cujos candidatos aprovados para o mesmo cargo foram convocados. Os candidatos que até o presente momento não foram convocados, realataram ainda que o município vai de encontro com a realidade, pois segundo eles, servidores temporários estão ocupando vagas no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, quando na realidade deveriam ser reservadas a servidores aprovados no concurso público de 2017. Com o pedido de liminar, o município fica proibido de contratar empresas que preste serviços na área de enfermagem até posterior deliberação. A juíza Ely Christiane Esperon Lorena também determinou a suspensão do prazo de validade do concurso público para técnico em enfermagem do em Brumado. Além disso, o município foi notificado a prestar esclarecimentos sobre o assunto.



Sequestrador morre após manter reféns por três horas dentro de ônibus na Ponte Rio-Niterói

Foto: Reprodução l TV Globo

Um criminoso fez 37 reféns dentro de um ônibus por três horas e meia - a maior parte na Ponte Rio-Niterói - nesta terça-feira (20). Às 9h04, o criminoso foi baleado por um atirador de elite ao descer do coletivo. Às 9h18, a PM afirmou que o sequestrador estava morto e que todos os reféns passavam bem. A arma que ele portava era de brinquedo. O bandido anunciara o sequestro às 5h25. Meia hora depois, já na Ponte, ele ordenou ao condutor para atravessar o veículo na pista sentido Rio. Seis pessoas foram libertadas ao longo das negociações. Não se sabe a motivação do sequestrador, mas a PM considera que a ação foi premeditada. Segundo o site G1, o criminoso ameaçava incendiar o veículo. Segundo informações dos policiais militares que estavam no local, o homem parecia desorientado.



Clínica Mais Vida: TDDH - Transtorno que pode causar problemas de convivência com a família e sociedade

Foto: Divulgação

Conforme o DSM – 5 (O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), o transtorno disruptivo da Desregulação do Humor, conhecido como TDDH, é caracterizado poruma alteração do humor e comportamento. Indivíduos com este diagnóstico manifestam irritabilidade crônica grave que apresenta duas manifestações clínicas proeminentes, sendo a primeira as frequentes explosões de raiva. Essas explosões tipicamente ocorrem em resposta à frustração e podem ser verbais ou comportamentais (estas últimas na forma de agressão contra propriedade, si mesmo ou outros). Elas devem ocorrer com frequência (i.e., em média três ou mais vezes por semana, por pelo menos um ano em pelo menos dois ambientes, como em casa e na escola, e devem ser inapropriadas para o desenvolvimento. Os sintomas estão presentes em pelo menos dois de três ambientes (p. ex., em casa, na escola, com os pares) e são graves em pelo menos um deles. O diagnóstico não deve ser feito pela primeira vez antes dos 6 anos ou após os 18 anos de idade. Também é preciso excluir episódios de mania (característico do Transtorno do Humor Bipolar). Outros transtornos que podem estar presentes nos indivíduos com TDDH são: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (94%); Transtorno Desafiador Opositivo (84%); Transtorno de Ansiedade (47%); Transtorno Depressivo (20%). O curso de tal doença é crônico, com alto risco para o desenvolvimento de transtornos depressivos e ansiosos. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545  /  (77) 99951-4755  /  (77) 99180-9496 / (77)  3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Aposentado que virou meme na internet pode ganhar indenização de R$ 100 mil

Foto: Reprodução l TV Globo

Um aposentado de 92 anos pode receber uma indenização no valor de R$ 100 mil após ter sua foto viralizada na internet e transformada em meme. A foto de João Nunes Franco, é a “protagonista” do perfil ‘Sento a Vara’, sempre com frases e piadas consideradas “depreciativas e preconceituosas”. Em entrevista ao Fantástico os netos de João descobriram que o avô havia se tornado meme nas redes sociais. Revoltado com a exposição, o aposentado entrou na Justiça contra a página pedindo para que sua imagem parasse de ser usada. “Ele não faz graça com a cara de ninguém. Por que estão fazendo com a dele?'”, disse Jéssica dos Santos, sobrinha e advogada de João. A primeira vez que a foto foi usada foi em 2012, quando o blog ‘Gente de Campo Alegre’, que contava a história de moradores do município, retratou a vida do aposentado. Neste momento, João havia dado autorização. Dois anos depois o perfil ‘Sento a Vara’ passou a usar a imagem do aposentado. O caso segue na justiça.

Fotografia usada na época da reportagem - Foto: Reprodução