ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista


Brumado: População cobra carro-fumacê após infestação de mosquitos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A população brumadense está sofrendo com a infestação de mosquitos em todas as regiões da Capital do Minério. A proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, é uma das maiores preocupações dos moradores. Segundo eles, a ausência do carro Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como carro-fumacê, nas ruas tem contribuído para o agravo do problema. De acordo com Leonardo de Souza, morador do bairro São Felix, a prefeitura poderia amenizar a situação e usar o carro-fumacê no bairro. “Nós gostaríamos de saber porque o município não usa mais o carro-fumacê. Nunca mais vi esses veículos passando pelas ruas, e o pior é que todos os bairros da cidade estão empestados de mosquitos. Aqui no São Felix e Malhada Branca não é diferente. Dia e noite nós temos que lidar com essa situação. Os mosquitos não dão sossego”, afirmou. No bairro Dr. Juracy e São Jorge, a situação é a mesma. “Fizeram a limpeza nos bairros, mas mesmo assim os mosquitos estão tomando conta das residências e a infestação é intensa”, relatou o morador Henrique Gonçalves Amorim, que mora as margens do Rio do Antônio, onde a situação se agrava ainda mais, devido ao descarte de esgoto no leito do rio. Segundo o morador, a população necessita dos veículos destinados ao combate e à prevenção da dengue. “A Secretaria de Saúde alega que não se pode mais usar o carro-fumacê por uma recomendação do Ministério da Saúde. Mas eu pergunto, porque na cidade vizinha de Caetité está usando? Lá é diferente de Brumado?", argumenta Amorim. Gonçalves fez um apelo para que as autoridades deem suporte à sociedade. “Tenho notado que há anos os carros-fumacê não circulam por nenhum bairro de Brumado. E todos estão vendo que aumentou a quantidade do mosquito em nossa cidade”, concluiu.

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou boletim que apresenta os dados de 2019, sobre as notificações da Dengue, Febre Chikunguya e doença aguda pelo vírus Zika. Segundo a Sesau, foram apresentadas a classificação final dos casos, bem como o coeficiente de incidência, calculado utilizando-se o número de casos prováveis dividido pela população da área geográfica, e expresso por 100 mil habitantes. Em 2019, foram registrados em Brumado 87 casos de dengue, destes, 13 foram confirmados e 23 descartados. As localidades com maiores ocorrência de notificação foram os bairros: São Félix, Santa Tereza, Centro, São José, Nobre, Mercado, Flores e Lagoa Funda. Em relação a Febre Chikungunya foram registrados 06 casos, destes, 4 confirmados. Os locais com registro foram os bairros: Baraúnas, Centro e Maria José Viana. Doença aguda pelo vírus Zika foram registrados 03 casos, destes, 01 confirmado no bairro Santa Tereza. Conforme a secretaria, para prevenção de novos casos, a pasta vem realizando desde o acompanhamento e monitoramento dos casos notificados  até campanhas de limpeza urbana para eliminação de depósitos em localidade com elevado índice de infestação, bem como palestras em escolas, associações rurais e urbanas, empresas e unidades básicas de saúde. 

 



Comentários

  • Maria Lima souza

    "Só na minha família confirmado 3 casos. Cabe a secretaria de saúde tomar todas as providências, carro fumaça e outras providências urgente."

Deixe seu comentário