ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Após pacientes testarem positivo para a Covid-19, nefrologista destaca protocolos no Instituto de Nefrologia

SEST SENAT vai realizar testes rápidos de covid-19 em 30 mil trabalhadores do transporte

Bate-papo sobre coronavírus domina conversas em apps de relacionamento

Bahia chega a 290 cidades sem transporte intermunicipal suspenso devido à Covid-19

Possível retorno às aulas na rede estadual de ensino em 22 de junho é falso; decisão ainda não foi tomada

Bahia: Governador fala sobre possível subnotificação nos casos de Covid-19: 'Números reais provavelmente são maiores'

Bahia: Procura por seguro-desemprego aumenta 113%

Brumado: Pedido de flexibilização dos serviços não essenciais da DPE é negado pela Justiça

Sobe para 16 o número de pacientes curados da Covid-19 em Brumado

Fabrício Abrantes, Move Mulher e bancada do DEM querem ampliar licença maternidade de servidoras para 180 dias

Barreira sanitária continua: Mais dois veículos foram retidos pelo transporte irregular de passageiros

11 bens minerais extraídos na Bahia coloca o estado na liderança nacional

Caetité: Em teste rápido, funcionários da INB testem positivo para a Covid-19

Brumado: Caminhoneiro com sintomas de Covid-19 passa mal na BR-030 e é socorrido pelo SAMU

Mais um ônibus clandestino com 25 passageiros é apreendido em Brumado

Número de mortos pelo coronavírus foi maior do que o esperado para 63% dos baianos

Brumado: Servidores públicos que pertencem ao grupo de risco serão afastados durante a pandemia

34ª CIPM: 31 policiais testam negativo para o coronavírus após colega contrair o vírus

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia

Macaúbas: Paciente com Covid-19 morre após traumatismo craniano


Brumado: Após declarações do diretor do Sindae sobre privatização da água e esgoto, prefeito rebate críticas e diz; 'são verdadeiros parasitas'

Foto: Reprodução l Vídeo

Logo após vários posts terem sidos lançados nas redes sociais pelo diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), Erick Vinícius Félix Maia, sobre a privatização da Embasa, o Prefeito Eduardo Vasconcelos também gravou um vídeo, onde ele esclarece o processo da licitação que ocorrerá no próximo mês, dia 03 de junho, no qual através do processo, a empresa vencedora possa explorar os serviços de saneamento básico e distribuição de água potável em Brumado. Lembrando da escarces de água na década de 90, o prefeito destacou sua luta por uma água de qualidade na Capital do Minério. Segundo o prefeito, a antiga barragem de Brumado, que recebia água do Rio do Antônio, foi construída com a proposta para 20 anos, e naquela época, ficou defasada. "Vencido esse prazo, a Embasa como é de seu costume, ela não tomou nenhuma providência, nem os governantes da época. Sete anos depois tivemos a grande crise, colapso total. Nos tornamos uma cidade proibida, porque as pessoas que vinha da região, passavam por aqui não se hospedavam e, iriam embora com medo", comenta. Isso segundo o prefeito, lhe motivou deixar a carreira de engenheiro, para seguir a vida pública. "Naquela crise de seis meses, eu vi uma senhora com mais de 70 anos, com um balde e duas ou três latinhas debaixo de um caminhão aparando as gotas de água. Aquela senhora se contentou com uma pequena quantidade de água para levar para casa, e aquilo me marcou profundamente. Então naquele dia, eu abracei a luta de meu povo", relata. O prefeito ainda diz no vídeo, que, o que lhe entristece mais ainda, é ver aqueles que nada fazem contestando uma vontade do povo. "Como podem pessoas que são verdadeiros parasitas, vir colocar informações falsas, nós temos uma gestão séria", lamentou o prefeito, fazendo referências as declarações do diretor do Sindae. 

Foto: Reprodução

Conforme Eduardo, o certame está aberto até para a própria Embasa, mas que ela possa fazer um papel de igual para igual. "Hoje nós temos uma empresa estatal, onde todos os seus absurdos, de preço e falta de água, não esgotamento sanitário, enfim, você não tem para quem apelar", disse Vasconcelos que ainda completou que, Brumado hoje é a joia da coroa e, por isso a Embasa não quer perder o seu trono. "Por isso ela faz  estertores, com diversas investidas, inclusive com pessoas que nada fazem". O prefeito ainda esclarece que Brumado é um dos municípios com maior número de população que a Embasa administra, e conforme o gestor, a cidade sempre fica em segundo plano. "Nunca tivemos o nosso esgotamento sanitário, hoje quem faz isso, é o município, de forma precária, porque já encontrei o sistema dessa forma, coletando através de manilha e jogando no Rio do Antônio, transformando o rio em esgoto e céu aberto". O gestor esclarece ainda, que ao contrário do que o diretor do Sindae afirmou, não existe reajuste de preço maior do que a Embasa aplica. "Isso está no edital, o preço não pode superar o valor da Embasa, ou seja, será menor do preço praticado pela Embasa. É isso que o povo quer, que o serviço de água e esgoto respeite a nossa cidade. E que tenhamos água de qualidade, e que essas águas depois de utilizadas, na forma de efluentes limpos, que eles tenham uma destinação adequada, e seja devolvidas ao leito do rio de forma compatível com sua qualidade", finaliza o prefeito.



Comentários

  • Francisco

    "O Prefeito só não explicou foi a contratação da empresa Prefisan, que esta envolvida em diversas irregularidades e sendo investigada pelo MPF em Minas Gerais. "

Deixe seu comentário