ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio


Brumado: Pedestre que atravessa fora da faixa de segurança está sujeito à multa de acordo com o CTB

Foto: 97NEWS

Assim como os motoristas, os pedestres que cometem infrações de trânsito também estão sujeitos à multa, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O artigo 254 fala sobre as normas de conduta do pedestre e estabelece que atravessar fora da faixa configura infração de trânsito, algo que vem sendo frequentemente flagrada em Brumado, inclusive com acidentes graves, que acabaram ceifando a vida de algumas pessoas. Nas faixas onde não há semáforo, a Lei diz que a prioridade é do pedestre, mas muitos motoristas desrespeitam a norma. E quem atravessa fora da faixa sempre tem uma justificativa. O aposentado Almir Aguiar que foi flagrado por nossa equipe atravessando fora da faixa na Av. Antônio Mourão Guimarães disse que é constante este tipo de infração em Brumado, e segundo ele, o número de faixas não é o suficiente para a quantidade de usuários. "Isso todo mundo faz aqui nesse trecho da avenida. Se a gente não se arriscar aqui, temos que andar cerca de quinhentos metros para encontrar uma faixa. Sei que é errado, mas no corre corre do dia, enfrentamos esse risco todos os dias", relatou. O aposentado disse ainda que mais uma faixa na localidade ou um agente de trânsito facilitaria o acesso dos pedestre em uma região de comércio bastante movimentada. "Eles deveriam colocar mais uma faixa aqui no meio da avenida, é uma região de comércio", solicitou Aguiar. De acordo com pesquisas realizadas sobre trânsito, 21% dos atropelamentos registrados no país foram provocados pelos próprios pedestres. 

Em alguns casos, veículos param em cima da faixa, atrapalhando o acesso dos pedestres - Foto: 97NEWS

As estatísticas são um alerta para quem insiste em se arriscar num trânsito cada vez mais violento. Para o comerciário Geovane Pereira, a segurança está em primeiro lugar, mesmo a faixa estando há vários metros de distância. "Esse é um cuidado até pela nossa própria segurança. Se você atravessa uma via sem a sinalização, você assume o risco de ser atropelado por um veículo, e você está errado, já numa faixa não, é uma área de segurança sinalizada", ressaltou Pereira. Segundo a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, já existe um cronograma de revitalização da sinalização e instalação de novas faixas no município. A SMTT também esclarece que ainda não aplica multas a quem atravessa a rua fora da faixa, mas realiza campanhas educativas a fim de evitar situações dessa natureza. Para o agente de trânsito Bruno, o pedestre tem que respeitar algumas regras básicas, como por exemplo: ao atravessar uma faixa como sinalização semafórica, aguarde o focal (luz verde) para pedestre abrir e, não atravesse com ele fechado (luz vermelha) para você. Já nas faixas sem a sinalização semafórica, antes de atravessar dê uma olhada para os dois lados e certifique-se que o motorista ou o motociclista parou para você passar. "A faixa é um local determinado para que haja a a travessia do pedestre, de forma mais segurança, se o pedestre tentar atravessar em qualquer ponto de uma via, ele pode ser surpreendido por um veículo em alta velocidade ou condutores distraídos", alertou o agente.



Comentários

  • Alessandro Sil

    "Eu acho engraçado que em Brumado tudo é estranho e diferente das outras cidades. Por exemplo, o número de semáforos e de faixas não é suficiente e em alguns trechos falta semáforos para o pedestre, como no encontro da Mourão Guimarães com a Guilherme Dias, no entorno do antigo posto Collins não tem semáforos para pedestres, nem de um lado nem de outro, para quem atravessa na ponta da Guilherme Dias. Nem faixa tem ali. Além do mais, os semáforos estão quebrados e ninguém btoma providências, como o semáforo em frente à loja Americanas, que nem existe mais. Quem estiver na calçada do Bradesco tem que quebrar o pescoço para ver o semáforo do mesmo lado. Na Pinheiro Canguçu a mesma coisa: semáforos quebrados e ninguém sequer comenta."

  • Carlito José

    "Deveria arrumar os buracos da cidade que também podem causar um acidente muito mais grave ,na saída pra Livramento da vergonha as crateras quem passa pra ir pra outras cidades vê o descaso a cidade ta parecendo a lua."

  • Marcão

    "Será que Prefeito que deixa vias esburacadas também está sujeito a multas?"

Deixe seu comentário