ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Rui Costa fará visita técnica ao Aeroporto de Vitória da Conquista nesta quinta-feira (18)

Criança é hospitalizada após ingerir entorpecentes enquanto brincava na varanda do apartamento

Cipe Nordeste erradica cerca de 10 toneladas de maconha em Euclides da Cunha

Brumado: Mãe de paciente faz elogios a médico de hospital mas critica atuação de outros profissionais

Internauta filma ninho de cobras de perto e as imagens chamam a atenção

TCE desaprova contas da EBDA e ex-gestores irão pagar R$ 39,3 mil em multas

Carreta de Brumado se envolve em acidente no Norte de Minas; uma pessoa morreu

Ortopedia na Clínica Master com Dr. Claudio Freitas

Brumado: Moradores esperam por dois anos reforma de ponte na comunidade do Jacaré

New Kenko Purificadores: Beba água de qualidade e garanta a saúde para sua família

Ituaçu: Polícia prende homem por cárcere privado e Maria da Penha

Ministério da Saúde suspende contratos de distribuição gratuita de remédios

Reforma tributária pode criar maior imposto do mundo

Aplicativo que envelhece ameaça a privacidade; dizem especialistas de segurança

No aniversário de 50 anos do lançamento da Apollo 11, eclipse lunar encanta brumadenses

Bahia: Governador anuncia realização de concurso para polícias Civil e Militar ainda neste ano

Brumado: Advogado Tiago Amorim lança nome como pré-candidato a prefeito

Prefeitura de Brumado pavimentará cerca de 150 ruas no município; ordem de serviço já foi assinada

Projeto Pequeno Cidadão será realizada pela quarta vez no posto do Sac em Brumado

Bahia: Homem é preso suspeito de invadir escola e esfaquear mulher 12 vezes


Brumado: Moradores reclamam da demora no atendimento do Samu; coordenação nega

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A população de Brumado, está denunciando a demora no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel (Samu). Na noite do último sábado (1º), após o homicídio contra Flávio dos Santos Porto e tentativa de homicídio contra Matheus Almeida Araújo, ocorrido no bairro Dr. Juracy, uma das vítimas foi atingida na cabeça e ficou agonizando sentado ao chão. Diante dessas cenas, que inclusive foram filmadas por populares, parentes e moradores reclamaram da demora no atendimento de Flávio. De acordo com os moradores, eles ligaram para o Samu pedindo uma ambulância para levá-lo ao hospital. E segundo eles, esperaram por alguns minutos sem serem atendidos. Matheus foi socorrido por populares e, já no meio do caminho a ambulância socorreu a vítima, levando-o para o Hospital Professor Magalhães Neto. Já no atendimento a Flávio, segundo os moradores, eles tomaram a iniciativa e levaram o mesmo para o pronto socorro. Buscando as versões do fato, a equipe do 97NEWS falou com o coordenador de enfermagem do Samu, Luiz Carlos Russo, que desmentiu os fatos, e relatou que o atendimento as vítimas foi feita de imediato. "O solicitante enviou a chamada as 19h47min, e agente tem todo um procedimento de regulação, que vai desde a ligação, fazendo alguns questionamentos e, de imediato passamos para o médico de plantão. Só assim ele vai saber o tipo de ocorrência. Então as 19h55min, a equipe já havia sido liberada, chegando ao local as 20h08min, isso se deu em 13 minutos", comentou Carlos. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda segundo o coordenador, os questionamentos são importantes, para determinar que tipo de ambulância deve ser enviado ao local. "Dependendo da ocorrência, encaminhamos um tipo de ambulância, seja ela, básica ou avançada. Tentamos ser o mais breve possível para encaminhar de imediato essa unidade", destacou o coordenador. Sobre a quantidade de ambulâncias disponíveis no dia da ocorrência, o coordenador relatou que, apenas uma ambulância básica estava disponível, e que a unidade avançada realizava a remoção de um paciente cardíaco da cidade de Barra da Estiva para Brumado. "Nesse mesmo dia tínhamos uma unidade de UTI removendo um paciente de Barra da Estiva para Brumado, pelo fato da unidade, mesmo sendo instalado aqui, tem que atender cidades que compactuam com o nosso Samu, pelo fato de ser um polo regional", esclareceu.  Ele considera o número suficiente para o atendimento em Brumado. Mas admite que com a regionalização do serviço, o aumento da demanda vem influenciando no tempo de atendimento na cidade. 

 



Comentários

  • Leandro Meira

    "Estamos perplexos diante de tantos acontecimentos trágicos ceifando vidas de pequenos e indefesos e o pior acontecimentos que poderiam ser evitados. Nossa gente clama por melhores serviços e o efetivo comprometimento dos poderes constituídos para fazer valer estes serviços de forma segura, continuada e eficiente. Nossa gente está mais participativa e as novas tecnologias favorecem ainda mais esta participação. Todas as instituições públicas e privadas, órgãos fiscalizadores e prestadores de serviços se atentem para as reais necessidades do povo e correspondam a estas necessidades, pois este mesmo povo pedirá conta."

Deixe seu comentário