ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo em carro e morre queimado ao entrar no veículo no Ceará

Caetité: Presos que arrombaram celas, furtam munições e armas de grosso calibre morrem em confronto com a Caesg

Caetité: Presos arrombam celas, furtam munições, armas de grosso calibre e fogem da delegacia

Cipe Sudoeste realiza 'Operação Tiradentes' para coibir delitos durante o feriado de Páscoa

Dois suspeitos de manter 10 venezuelanos em situação de trabalho escravo são presos em Itabuna

Conquista: Mãe de recém-nascido abandonado é localizada após denúncia anônima

Bolsonaro defende que invasão de terra pode ser tratada como terrorismo

Batida entre van e caminhão deixa quatro mortos e quatro feridos em Barreiras

Barra da Estiva: Jovem baleado durante feminicídio não resiste e morre

Brumado: 34ª CIPM realiza 'Operação Semana Santa' durante o feriado prolongado

Começou nesta quinta (18) o recadastramento de clientes com celulares pré-pagos

Homem mata namorada grávida de três meses e fere mais duas pessoas em Barra da Estiva

PRE inicia operação da Semana Santa nas rodovias do Sudoeste

RHI Magnesita abre processo seletivo para vaga de emprego em Brumado; inscrições até 23/04

Brumado: Mulher atropelada por motocicleta não resiste aos ferimentos e vem a óbito; veja o vídeo

Brumado: Mulher sofre forte impacto na cabeça após ser atropelada por motocicleta

Brumado: Comércio à espera das vendas de Páscoa

Clínica Master: Ultrassonografia

Brumado: Vem ao a '2ª Meia Maratona do Terrão' na comunidade de Campo Seco I

Brumado: Aula inaugural marca o retorno do Programa AABB Comunidade


Brumado: Moradores reclamam da demora no atendimento do Samu; coordenação nega

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A população de Brumado, está denunciando a demora no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel (Samu). Na noite do último sábado (1º), após o homicídio contra Flávio dos Santos Porto e tentativa de homicídio contra Matheus Almeida Araújo, ocorrido no bairro Dr. Juracy, uma das vítimas foi atingida na cabeça e ficou agonizando sentado ao chão. Diante dessas cenas, que inclusive foram filmadas por populares, parentes e moradores reclamaram da demora no atendimento de Flávio. De acordo com os moradores, eles ligaram para o Samu pedindo uma ambulância para levá-lo ao hospital. E segundo eles, esperaram por alguns minutos sem serem atendidos. Matheus foi socorrido por populares e, já no meio do caminho a ambulância socorreu a vítima, levando-o para o Hospital Professor Magalhães Neto. Já no atendimento a Flávio, segundo os moradores, eles tomaram a iniciativa e levaram o mesmo para o pronto socorro. Buscando as versões do fato, a equipe do 97NEWS falou com o coordenador de enfermagem do Samu, Luiz Carlos Russo, que desmentiu os fatos, e relatou que o atendimento as vítimas foi feita de imediato. "O solicitante enviou a chamada as 19h47min, e agente tem todo um procedimento de regulação, que vai desde a ligação, fazendo alguns questionamentos e, de imediato passamos para o médico de plantão. Só assim ele vai saber o tipo de ocorrência. Então as 19h55min, a equipe já havia sido liberada, chegando ao local as 20h08min, isso se deu em 13 minutos", comentou Carlos. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda segundo o coordenador, os questionamentos são importantes, para determinar que tipo de ambulância deve ser enviado ao local. "Dependendo da ocorrência, encaminhamos um tipo de ambulância, seja ela, básica ou avançada. Tentamos ser o mais breve possível para encaminhar de imediato essa unidade", destacou o coordenador. Sobre a quantidade de ambulâncias disponíveis no dia da ocorrência, o coordenador relatou que, apenas uma ambulância básica estava disponível, e que a unidade avançada realizava a remoção de um paciente cardíaco da cidade de Barra da Estiva para Brumado. "Nesse mesmo dia tínhamos uma unidade de UTI removendo um paciente de Barra da Estiva para Brumado, pelo fato da unidade, mesmo sendo instalado aqui, tem que atender cidades que compactuam com o nosso Samu, pelo fato de ser um polo regional", esclareceu.  Ele considera o número suficiente para o atendimento em Brumado. Mas admite que com a regionalização do serviço, o aumento da demanda vem influenciando no tempo de atendimento na cidade. 

 



Comentários

  • Leandro Meira

    "Estamos perplexos diante de tantos acontecimentos trágicos ceifando vidas de pequenos e indefesos e o pior acontecimentos que poderiam ser evitados. Nossa gente clama por melhores serviços e o efetivo comprometimento dos poderes constituídos para fazer valer estes serviços de forma segura, continuada e eficiente. Nossa gente está mais participativa e as novas tecnologias favorecem ainda mais esta participação. Todas as instituições públicas e privadas, órgãos fiscalizadores e prestadores de serviços se atentem para as reais necessidades do povo e correspondam a estas necessidades, pois este mesmo povo pedirá conta."

Deixe seu comentário