ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina


Brumado: Moradores reclamam da demora no atendimento do Samu; coordenação nega

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A população de Brumado, está denunciando a demora no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel (Samu). Na noite do último sábado (1º), após o homicídio contra Flávio dos Santos Porto e tentativa de homicídio contra Matheus Almeida Araújo, ocorrido no bairro Dr. Juracy, uma das vítimas foi atingida na cabeça e ficou agonizando sentado ao chão. Diante dessas cenas, que inclusive foram filmadas por populares, parentes e moradores reclamaram da demora no atendimento de Flávio. De acordo com os moradores, eles ligaram para o Samu pedindo uma ambulância para levá-lo ao hospital. E segundo eles, esperaram por alguns minutos sem serem atendidos. Matheus foi socorrido por populares e, já no meio do caminho a ambulância socorreu a vítima, levando-o para o Hospital Professor Magalhães Neto. Já no atendimento a Flávio, segundo os moradores, eles tomaram a iniciativa e levaram o mesmo para o pronto socorro. Buscando as versões do fato, a equipe do 97NEWS falou com o coordenador de enfermagem do Samu, Luiz Carlos Russo, que desmentiu os fatos, e relatou que o atendimento as vítimas foi feita de imediato. "O solicitante enviou a chamada as 19h47min, e agente tem todo um procedimento de regulação, que vai desde a ligação, fazendo alguns questionamentos e, de imediato passamos para o médico de plantão. Só assim ele vai saber o tipo de ocorrência. Então as 19h55min, a equipe já havia sido liberada, chegando ao local as 20h08min, isso se deu em 13 minutos", comentou Carlos. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda segundo o coordenador, os questionamentos são importantes, para determinar que tipo de ambulância deve ser enviado ao local. "Dependendo da ocorrência, encaminhamos um tipo de ambulância, seja ela, básica ou avançada. Tentamos ser o mais breve possível para encaminhar de imediato essa unidade", destacou o coordenador. Sobre a quantidade de ambulâncias disponíveis no dia da ocorrência, o coordenador relatou que, apenas uma ambulância básica estava disponível, e que a unidade avançada realizava a remoção de um paciente cardíaco da cidade de Barra da Estiva para Brumado. "Nesse mesmo dia tínhamos uma unidade de UTI removendo um paciente de Barra da Estiva para Brumado, pelo fato da unidade, mesmo sendo instalado aqui, tem que atender cidades que compactuam com o nosso Samu, pelo fato de ser um polo regional", esclareceu.  Ele considera o número suficiente para o atendimento em Brumado. Mas admite que com a regionalização do serviço, o aumento da demanda vem influenciando no tempo de atendimento na cidade. 

 



Comentários

  • Leandro Meira

    "Estamos perplexos diante de tantos acontecimentos trágicos ceifando vidas de pequenos e indefesos e o pior acontecimentos que poderiam ser evitados. Nossa gente clama por melhores serviços e o efetivo comprometimento dos poderes constituídos para fazer valer estes serviços de forma segura, continuada e eficiente. Nossa gente está mais participativa e as novas tecnologias favorecem ainda mais esta participação. Todas as instituições públicas e privadas, órgãos fiscalizadores e prestadores de serviços se atentem para as reais necessidades do povo e correspondam a estas necessidades, pois este mesmo povo pedirá conta."

Deixe seu comentário