ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Brumado: Dizendo está com a paciência ‘esgotada’, prefeito intensifica críticas e ações contra a Embasa

Todos os anos no período das chuvas a imagens dos estragos das vias públicas de Brumado se repetem (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Somente o recurso da figuram de linguagem pleonástica para poder expressar uma situação que parece “surreal” em Brumado, pois, além de ser um “filme triste e repetido”, confirma uma falta de representatividade política da cidade, que vem amargando e sorvendo os “venenos da indiferença”. Que nos perdoem, mas a redundância é inevitável, pois o “esgoto esgotou a paciência do gestor”, o que pode ser somado a um ditado popular muito pertinente para esse momento de que “água mole em pedra dura tanto bate que até fura”. Depois desta introdução ilustrativa, vamos ao solo frio da realidade, que mostra uma indiferença por parte do governo do estado diante de uma das principais urgências do município, o saneamento básico. Brumado é uma das poucas cidades da Bahia que ainda não possui um sistema de esgotamento sanitário, o que seria o principal motivo desta cantilena interminável que todos os anos na época das chuvas causa transtornos e indignação da população. O prefeito Eduardo Vasconcelos que vem abrindo “fogo” contra a Embasa que seria na opinião do mesmo o “inimigo público número 1” da população brumadense. Ele vem deixando isso cada vez mais claro em suas recentes declarações e ações, tanto que primeiramente enviou um projeto de lei para o executivo buscando uma regulação dos serviços, mas não parou por aí não, agora devido ao vencimento do contrato da exploração dos serviços de água e esgoto na cidade, irá abrir uma licitação para que novas empresas possam vir operar o setor, o que não exclui a própria Embasa, mas que agora terá que competir com outros pretendentes. Vale ressaltar que há cerca de um ano o governador estadual garantiu a execução dos serviços de construção do esgotamento sanitário de Brumado, voltando-o a fazer em nova visita durante o decorrer do ano, mas, com a situação de forte crise financeira que atingiu o estado, essa garantia pode ir para “água abaixo”. Então, diante destas incertezas, Brumado deve continuar assistindo as suas vias públicas estourarem devido ao fato de que o atual esgotamento pluvial é deficitário e obsoleto, o volume de águas não suporta e a rede se rompe causando os estragos que acabam substanciando o discurso “raivoso” do gestor municipal e também de setores da oposição.



Comentários

  • Webiston Barbosa Reis

    "Brumado é uma das "poucas" cidades da Bahia que ainda não possui um sistema de esgotamento sanitário???... De onde vocês tiraram essa conclusão??? Muito pelo contrário, a Bahia é ALTAMENTE deficitária quando o assunto é esgotamento sanitário. Essa informação não está correta."

  • Genilson Pereira

    "O secretário de infraestrutura tem que entender de uma coisa: as chuvas que vem acontecendo e que futuramente virão, não são em pouca quantidade. Precisava entender: são os materiais de baixa qualidade usados? Ou quem executa o serviço que faz “corpo mole”? Porque é um serviço horroroso, e de péssima e baixa qualidade estrutural. É desse jeito que querer ver uma cidade adornada e acessos apropriados para mobilidade urbana? Porque já estava sendo discutido entre eles, que todos os futuros moradores teriam que deixar dois (02) metros de sua calçada para se "adequarem" a mobilidade urbana. Para isso eles são bons, mas para fazerem um serviço de boa qualidade ninguém consegue fazer. Vai entender o que se passa na cabeça do secretário... "

  • Frederico Neves

    "O que podemos observar quando fazemos uma análise das vias públicas da cidade é que as ruas com calçamento mais antigo que foi executado por administrações passadas, tem resistido ao longo dos anos às intempéries com baixo índice de deterioração, enquanto os serviços realizados pelas últimas administrações, a exceção da anterior a atual, quando o gestor determinou que o calçamento fosse rejuntado com cimento, não resiste as chuvas mesmo de baixa intensidade, como as que tem ocorrido nos últimos dias. Tentar creditar isso a falta de esgotamento sanitário, que é sem dúvida o principal problema de infraestrutura urbana da cidade, é querer desviar a atenção da população para o serviço de péssima qualidade que tem sido executado por alguns empreiteiros, com a anuência da prefeitura, que tem feito o rejuntamento dos paralelepípedos com cascalho que não resistem às primeiras chuvas. O fato de uma cidade do porte de Brumado continuar a usar esse tipo de material para pavimentação das ruas, o que não se verifica nem em cidades de porte bem inferior ao de Brumado, já demonstra o nível de atraso e a forma arcaica como o município é administrado, pois podemos observar que as vias centrais da cidade que foram asfaltadas por ações do governo estadual, tem resistido de forma quase intacta aos períodos chuvosos ao longo dos anos. Portanto, é mais fácil encontrar culpados para os previsíveis problemas causados na infraestrutura urbana pelas chuvas, do que reconhecer e corrigir os erros na execução dos serviços, resultando na má aplicação dos recursos públicos."

Deixe seu comentário