ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi


Área de queimada deste ano deve ser maior do que em 2015 na Chapada Diamantina

Foto: Reprodução

Mais de duas temporadas após o fogo que devastou mais de 20% da área do Parque Nacional da Chapada Dimantina, em 2015, o último período de incêndio, iniciado em março de 2017 e encerrado em fevereiro deste ano, queimou menos de 1% do parque e bateu recorde de menor área destruída. Para essa temporada de incêndio, tanto a direção do parque quanto os brigadistas, estão otimistas devido às ações de prevenção, como a observação constante da vegetação. Apesar da boa perspectiva, a chefe da área de preservação, Soraya Martins, aponta que o recorde da temporada passada não vai ser alcançado. “A gente já teve alguns incêndios nesse ano que superaram aquela área queimada. Como a nossa temporada vai até fevereiro, tem muito tempo para fechar o balanço”, ponderou. Martins, porém, aponta que a área queimada deve ser menor do que o percentual devastado em 2015. Para o secretário estadual de Meio Ambiente, José Geraldo dos Reis Santos, a redução dos incêndios tem relação com o trabalho de coordenação de educação ambiental realizado pelo governo em conjunto com o corpo de bombeiros. Apesar do otimismo, o brigadista voluntário Paulo Medeiros, afirma que o estado é de alerta.

 

Efetividade e agilidade no combate

Quando a prevenção não é suficiente, o ideal é combater com rapidez. A observação do Parque Nacional da Chapada Diamantina é fundamental para a mobilização rápida dos brigadistas, o que permite com que o fogo seja contido com danos menores à fauna e à flora. Instalados após a criação de um planejamento participativo elaborado em 2016, os três mirantes permitem que os brigadistas mantenham observação constante de uma grande área do parque.

“Quando avistamos fumaça, nos comunicamoscom a base no parque e a gente se mobiliza para o combate”, esclareceu a chefe do parque, Soraya Martins.

Ação Unificada

No momento de combater o fogo, a ação unificada é de extrema importância tanto para chegar mais rápido ao foco, quanto para debelar as chamas. Brigasdistas buscam trabalhar em conjunto. “O comando do fogo é um só, é um comando unificado”, explica a chefe do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Os voluntários são fundamentais para combater o fogo no parque. “Eu tenho certeza que o trabalho das brigadas voluntárias é fundamental para atingir os índices que a gente tem conseguido”, reconheceu Martins.

Brigadistas reclamam de apoio do governo

Apesar da gestão estadual afirmar que atua em conjunto com as brigadas e os órgãos ambientais, como o próprio ICMBio, os voluntários apontam falta de apoio por parte do governo. De acordo com André Valadão, voluntário da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis, o auxílio do governo é pouco eficaz porque os equipamentos entregues às brigadas são de baixa qualidade.

O apoio maior vem de empresários locais. “A gente atua com a arrecadação da visitação e as doações permitem que a gente compre equipamentos para combater as chamas quando elas se iniciam”, explica Paulinho Medeiros, voluntário da brigada do Vale do Capão, região constantemente afetada pelos incêndios.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário