ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta


Segundo SSP: 80% dos bandidos mais perigosos da Bahia atuam no interior

As cartas do Baralho do Crime, ferramenta da SSP-BA que ajuda a localizar bandidos foragidos (Foto: Amana Dultra/Arquivo CORREIO)

Oito em cada dez bandidos listados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) como os mais perigosos da Bahia atuam no interior. O levantamento foi realizado com base no Baralho do Crime, ferramenta do governo que reúne os 52 homens e mulheres mais violentos do estado. A maioria é procurada por envolvimento em homicídios e com o tráfico de drogas. Na semana passada, a SSP-BA anunciou a atualização de 11 das 52 cartas. Feira de Santana lidera a lista dos municípios interioranos com o maior número de bandidos de alta periculosidade. São cinco procurados. A cidade fica atrás apenas de Salvador, com 10. Feira é seguida por Candeias (4), Jequié (4), Teixeira de Freitas (3) e Vitória da Conquista (3). O Baralho do Crime foi criado para estimular a população a ajudar a polícia na busca dos criminosos mais procurados pela polícia. Ele é atualizado conforme as prisões e mortes dos integrantes da lista. A maior presença dos criminosos no interior do estado é explicada pelo professor do curso de Direito da FTC, Leandro Vargas, como um transbordamento e transferência da criminalidade. A presença da polícia na capital e grandes metrópoles afasta, de acordo com ele, os criminosos e as organizações para o interior.  "Nos municípios maiores, a polícia tem maior nível de investigação e policiamento ostensivo. Isso acaba tirando as pessoas que cometem delitos da zona de conforto. A tendência é que eles comecem a fazer essa transferência, essa ida aos interiores porque lá a polícia é menos equipada, tem um sistema de segurança menos atuante", disse. O professor ainda destacou que a tecnologia auxilia os criminosos em dar ordem de comando de qualquer lugar. "Eles não precisam estar próximos da rede criminosa para dar ordens. Hoje, com a internet, eles conseguem fazer a dinâmica antiga de coordenar a organização mesmo de longe. Agora eles conseguem monitorar tudo mesmo distantes", concluiu. A dificuldade do controle do tráfico de drogas no Brasil, de acordo com Vargas, tem muita influência das dimensões do país. "A Bahia tem o tamanho da França. Até para proteger todas as fronteiras do estado não é fácil. E além da via terrestre, ainda tem o acesso litorâneo que dificulta ainda mais esse controle", ressaltou. Para que a situação seja solucionada, o professor acredita que deva existir uma integração e cooperação forte entre governo federal, estadual e municipal.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário