ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia


'O youtuber errado para seu filho pode gerar fobias', alerta psicóloga

Número de crianças que utilizam internet por aparelhos móveis cresceu de 21% (2012) para 91% (Foto: Unsplhash/Divulgação)

Nada de televisão. Com mais acessos a conteúdos pelos aparelhos móveis, a não ser quando se trata da Netflix, tem sido cada vez mais difícil observar uma criança  parando na frente da tela para assistir a um canal aberto (ou, até, fechado). O Comitê Gestor da Internet no Brasil divulgou, em novembro de 2017, que 91% das 22 milhões de crianças brasileiras com acesso à internet navegam pelo celular. Em 2012, o número não chegava a  21%. Em comparação com a TV e com a própria Netflix, o YouTube é que domina hoje as produções digeridas pelo público infantil. Sem programas com horários definidos e com possibilidades tão variadas, a maior plataforma de vídeos do mundo tem preocupado pais, que disparam, diariamente, desabafos nas redes sociais pedindo ajuda para lidar com a relação dos filhos com os youtubers. As denúncias contam, por exemplo, com casos de crianças que chegaram a se machucar pelo desejo de imitar algum ‘desafio’ feito por um youtuber em um vídeo qualquer. “Meu filho colocou a mão no congelador, ficou com ela grudada no gelo e acabou queimado. Isso porque o youtube estava mostrando, em um vídeo, o caso de um menino que grudou a língua em um cubo de gelo”. Assim começa o relato de uma das várias mães que têm disparado denúncias pela internet em desabafos que acusam youtubers por ações perigosas tomadas pelas crianças. 

PERIGOS

Diferente do caso de Felipe, que já ganhou discernimento para dialogar com a mãe, crianças menores não devem acompanhar youtubers sem a supervisão dos pais.

Em relação à idade correta para deixar que os filhos  assistam  vídeos com menos monitoramento, a psicóloga Monise Gusmão,  36, indica: “Antes da alfabetização (até os 7 anos) é ainda mais perigoso que a criança assista sozinha aos vídeos, é bom ter os pais sempre ao lado,  porque é quando eles estão criando a base da própria personalidade. Depois, é bacana, ao menos, assistir a um vídeo ou outro e ir conversando, ajudando no senso crítico da criança”.

A psicóloga ainda alerta para a necessidade da construção de bons diálogos entre pais e filhos para que esse processo seja mais simples: “Aos 12 anos, por exemplo, ainda tem que haver essa supervisão, mas, para isso, é bom estabelecer vínculos de conexão com os filhos para além dos momentos diante das telas. Eles devem saber que estão sendo supervisionados para que uma certa revolta não seja gerada pela sensação da invasão de privacidade. Por isso, é importante que o momento de assistir com os pais (ou de saber que os pais vão poder assistir aqueles vídeos depois) seja prazeroso”, explica.

Como solução, Monise Galvão aponta que o ideal é incentivar as crianças a assistirem os vídeos completos, sem ‘pular rapidamente’ para outros e sem ficar passeando por outros conteúdos enquanto assiste (como fazem usuários que ficam lendo comentários enquanto ouvem o vídeo rolar).

Os psicólogos concordam que proibir o acesso dos pequenos ao YouTube não seria o melhor caminho. Além de acabar distanciando o jovem do seu mundo atual, prejudicando até a sociabilidade da criança, a proibição poderia afastar o filho dos pais. 

“É bacana ficar de olho também no que os coleguinhas da escola estão assistindo e comentando. É bom ter uma reunião da escola do seu filho para falar sobre esse poder do YouTube e até da Netflix atualmente. As séries também estão aí como uma nova febre e, para os menorzinhos, é bom deixar a Netflix somente na aba Kids”, aconselha Juliana. O próprio YouTube tem também um aplicativo fechado para o tema Kids que pode ser mais uma solução para os pais agoniados com a realidade atual.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário