ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


TJBA determina que a delegada Gabriela Garrido reassuma a titularidade da DEAM de Vitória da Conquista

Foto: Arquivo Pessoal

Na terça-feira (07), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou que a delegada Gabriela Garrido reassuma a titularidade da Delegada Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Vitória da Conquista, Sudoeste baiano. A decisão liminar foi proferida pela 5° Câmara Cível do TJBA. Gabriela Garrido estava à frente da DEAM de Conquista desde setembro de 2020 e foi exonerada em 16 de dezembro de 2022, em publicação no Diário Oficial do Estado. Na época, em entrevista a sites locais, ela disse não saber o motivo da sua saída. Na ação ao TJBA, a delegada alegou que foi removida da função sem comunicado prévio e sua remoção se deu durante o gozo de férias. Ela ainda destacou que foi eleita para o cargo no Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia - ADPEB no triênio 2023/2025, o que veda sua remoção e que a saída injustificada trouxe problemas psicólogos, como transtorno de ansiedade. Ao analisar o caso, o Desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva entendeu que o ato administrativo que renovou a Delegada da titularidade da DEAM “provocou mudanças inesperadas que impactaram na saúde mental da Recorrente, caracterizando e iminente risco de dano irreparável ou de difícil reparação”. Dessa forma, o magistrado tornou sem efeito a portaria que removeu Gabriela Garrido da titularidade da DEAM.



CDL reforça o convite para o 1º Fórum de Debate: Politicas Públicas no Comércio de Brumado

Foto: Divulgação

Convidamos a todos os comerciantes de Brumado para um debate sobre Políticas Públicas no comércio de Brumado. Queremos ouvir de cada comerciante, as demandas para melhoramento de nosso comércio em geral. O objetivo é a elaboração e formalização de um documento com as necessidades urgentes de nosso comércio para encaminhamento aos poderes Executivo, Legislativo e demais lideranças políticas eleitas para representação em nossa cidade. Participe! Você é nosso convidado! As inscrições podem ser feitas aqui.



Morre o ex-prefeito de Aracatu, Sílvio Maia Filho, aos 66 anos

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Faleceu na tarde de quarta-feira (8), o ex-prefeito de Aracatu, Sudoeste baiano, Sílvio Maia Filho, "Silvinho", aos 66 anos. O ex-gestor foi o 11º prefeito da história do município e ocupou a gestão por dois mandatos, entre os anos de 2005 a 2012. De acordo com a família, Silvinho estava lutando contra um câncer no fígado e seu estado de saúde se agravou nos últimos dias. Os detalhes de velório e sepultamento ainda não foram divulgados. A prefeita da cidade, Braulina Lima Silva (Republicanos), decretou luto oficial de três dias no município. A Câmara Municipal também decretou luto. Silvinho é pai da atual vereadora Juliana Fagundes Maia (PP).



Em menos de 24 horas, segundo homicídio é registrado em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mais um homicídio foi registrado em Brumado, Sudoeste baiano, nesta quarta-feira (8). Um jovem de 26 anos foi morto a tiros dentro de um bar no bairro São Felix. Segundo informações da Polícia Militar ao site 97NEWS, ele foi atingido na Rua Dom Pedro II. Ainda segundo a PM, a vítima, identificada como Ramon Pereira da Silva, estava jogando com amigos, quando foi foi abordado por dois homens em uma motocicleta e recebeu diversos disparos de arma de fogo e não resistiu, vindo a óbito no local.

Foto: Reprodução l Rede Social

O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). Até a publicação desta reportagem, não havia informação sobre a motivação do crime. Ninguém foi preso. O outro homicídio aconteceu na noite de terça-feira (7) na Rua Padre Anchieta, próximo a Praça João Romão no bairro Dr. Juracy. Um jovem, de 28 anos, foi morto a tiros na localidade (veja aqui). Ninguém foi preso. Os dois casos são investigados pela Delegacia de Brumado.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Comandante da 34ª CIPM de Brumado fica ferida após viatura capotar na comunidade de Pé de Serra, Maracás

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

A comandante da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (34ª CIPM) de Brumado, Major Leila Silva, ficou ferida após um acidente envolvido uma viatura oficial e um veículo de passeio, na BA-026, no Povoado de Pé de Serra, em Maracás. O acidente foi registrado na tarde desta quarta-feira (08), por volta das 13h e a viatura acabou capotando. As causas do acidente ainda serão investigadas. Além da comandante da 34ª CIPM, um soldado identificado como Araújo e o major Pinheiro estavam a bordo do veículo. De acordo com a Companhia, a major Leila sofreu um ferimento na cabeça e por isso foi encaminhada para uma unidade de saúde em Jequié para realizar uma tomografia do crânio. Ela está bem e lúcida. Já os outros dois ocupantes da viatura tiveram ferimentos leves. O motorista do veículo de passeio fugiu do local. A ocorrência foi registrada pela Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv).



Brumado: Moradores da comunidade de 'Furado de Maria Nova' cobram recuperação de estradas

Foto: Marcondes Leite l 97News

A região de Furado de Maria Nova, zona rural de Brumado, vem sofrendo há dias com as estradas esburacadas e a vegetação que cresceu bastante às margens das vias. Em entrevista ao site 97NEWS, Marcondes Leite, morador da comunidade, relatou que os alunos estão sem frequentar as aulas nesse início de ano letivo por conta das péssimas condições das estradas vicinais. “O transporte escolar não passou ontem e nem hoje. Nossos filhos estão sendo prejudicados com a perda das aulas”, reclamou. 

Foto: Marcondes Leite l 97News

De acordo com o morador, apesar da cobrança dos moradores para que, ao menos, a prefeitura fizesse a recuperação dos pontos mais críticos, os apelos não foram ouvidos. Para frequentar as escolas, muitos pais terão de percorrer em média 5 km para levar os filhos aos pontos de ônibus mais afastados, tendo em vista que, na região, os veículos não conseguem adentrar.  



Vitória da Conquista: Cemitério municipal acumula lixo e mato e é alvo de críticas

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

A situação do cemitério municipal do Kadija em Vitória da Conquista, no Sudoeste, tem chamado a atenção devido á precariedade. O local, situado no bairro Patagônia, voltou a seu alvo de críticas após um sepultamento ocorrido na última segunda-feira (6). Segundo o Blog do Anderson, a situação foi constatada em visita nesta terça-feira (7). Sem manutenção desde o ano passado, o espaço está com lixo acumulado e coberto de mato. A prefeitura ainda não se manifestou sobre o caso. 



Deputado federal gaúcho diz que Bahia é lugar 'sujo e de pobreza'

Foto: Reprodução l Câmara Caxias

Autodeclarado conservador e antipetista, o deputado federal pelo Rio Grande do Sul Mauricio Marcon (Podemos) afirmou em uma rede social, neste final de semana, que a Bahia é um “lugar sujo e de pobreza”. Durante sua fala, Marcon ainda sugeriu que a população nordestina não se importa com política. ''A gente esteve lá na Bahia, é um Haiti assim, não tem explicação. É uma pobreza, é tudo pichado, é sujo. E é uma área turística. A gente fica imaginando onde não é'', afirmou Marcon. A repercussão do vídeo gerou diversas críticas. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa rebateu as declarações. "Caro deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas e a sua contribuição para a formação da nacionalidade brasileira'', pontuou Barbosa. Um boletim de ocorrência foi registrado contra Marcon pelo deputado estadual Leonel Radde (PT). O político argumenta que as falas de Marcon são “recheadas de racismo e repletas de preconceito”.



O artista 'Zezinho' foi o entrevistado do Tema Livre Podcast desta semana

Foto: Divulgação

Talento e irreverencia, definições que podem ser aplicadas ao artista brumadense Zezinho. No tema livre podcast contou um pouco sobre a sua história e suas atividades profissionais. Músico desde muito jovem, foi inserido no mundo artístico por ser desinibido e talentoso. As atuações marcantes como animador de festa infantil fazem com que seja procurado até os dias atuais. De Magnatas Mirim até o atual momento, o papo contou com fortes opiniões e foi marcado pela descontração. O vídeo de José Luiz Sousa Lima, o popular Zezinho, já está disponível no canal do youtube Tema Livre Podcast e você pode acompanhar. Se inscreva no canal e fique por dentro de todas as novidades. Veja o vídeo:



Brumado: Administração suspende empresa em licitações por dois anos por falhas em obra da Prefeitura

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em publicação no Diário Oficial, a Prefeitura de Brumado suspendeu a participação da empresa Silva & Salomão Construtora Ltda em licitações pelo período de dois anos devido a várias falhas na obra de ampliação da sede do paço municipal. A obra foi iniciada 01/07/2021, com previsão de término para 01/07/2022. O presente contrato teve dois termos aditivos, estendendo-se até 31/12/2022. “Não obstante, em processo de avaliação do serviço prestado, foram identificadas várias falhas na execução do serviço prestado, além da óbvia inexecução completa do objeto, descumprindo-se assim o contrato”, destacou. Em 04/01/2023, a empresa foi notificada para apresentar esclarecimentos e justificativas acerca das falhas, porém, segundo a prefeitura, até o momento, não houve resposta. Com base na legislação pertinente, a gestão aplicou a referida penalidade administrativa. “Assim, com vistas a preservar a Administração Municipal e evitar novos descumprimentos contratuais que podem ser por ela evidenciados, decide-se por aplicar à empresa Silva & Salomão Construtora Ltda a penalidade de suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração Municipal pelo prazo de 02 (dois) anos”, afirmou.



Criança de 4 anos morre após se afogar em piscina no sul da Bahia

Foto: Divulgação

Uma criança de quatro anos morreu após se afogar na piscina de uma casa alugada pela família em Ilhéus, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu na segunda-feira (6). A vítima foi identificada como Bernardo Santos Freitas e não há detalhes sobre as circunstâncias do da queda da criança na piscina. Ele foi socorrido para o Hospital Materno-infantil Dr. Joaquim Sampaio, mas não resistiu. Um outro caso de afogamento aconteceu no domingo (5), na Praia do Cururupe. Uma menina de 10 anos, identificada como Rafaela Cruz Santos, morreu no local. Os dois casos são investigados pela delegacia de Ilhéus. As informações são do site G1.



Atendimentos sobre CPF e título de eleitor podem ser feitos sem agendamento no SAC

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) iniciou na segunda-feira (6) uma ação de fomento à emissão de CPF e Título de Eleitor na Bahia. Os serviços podem ser realizados presencialmente em postos SAC da capital e do interior, sem necessidade de agendamento prévio e sem custo. O intuito é ampliar o número de cidadãos quanto à regularização de documentos básicos, para além da Carteira de Identidade. Vale salientar que nos postos que disponibilizarem ambos os serviços, o cidadão será orientado sobre os procedimentos para realizá-los na mesma oportunidade, otimizando tempo e deslocamento. Inclusive as unidades do SAC que oferecem o serviço de Alistamento Militar também vão orientar os cidadãos que estiverem no perfil a atrelarem mais este serviço, que é indispensável para o público masculino. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital e ainda o site institucional do SAC , além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).



Petrobras reduz preço do diesel nas refinarias em 8,9%

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Petrobras reduzirá em 8,9% o preço do diesel vendido por suas refinarias a partir desta quarta-feira (8). Segundo a estatal, o preço médio do produto cairá de R$ 4,50 para R$ 4,10 por litro. A empresa diz que a redução “tem como principal balizador a busca pelo equilíbrio dos preços da Petrobras aos mercados nacional e internacional, contemplando as principais alternativas de suprimento dos nossos clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos”. Considerando a mistura obrigatória de 10% de biodiesel no produto vendido nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 3,69 a cada litro vendido na bomba, disse a estatal.



Brumado: Jovem de 28 anos é morto a tiros no bairro Dr. Juracy

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um jovem de 28 anos foi assassinado na noite desta terça-feira (7) na Rua Padre Anchieta, próximo a Praça João Romão no bairro Dr. Juracy, em Brumado, Sudoeste baiano. De acordo com o que apurou a reportagem do site 97NEWS, a vítima identificada como Valter Oliveira dos Santos Nunes residia no mesmo bairro e foi alvejado por vários disparos de arma de fogo por dois homens a bordo de uma motocicleta. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda não há informações sobre as circunstâncias do crime. Mas segundo informações, o jovem já tinha passagens pela polícia. A Polícia Militar foi acionada, que posteriormente acionou o Samu 192, que constatou o óbito da vítima. Em seguida, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e identificou cápsulas de pistola .40 na cena do crime. O corpo de Valter foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A Polícia Civil vai abrir um inquérito para apurar o crime.



'Quem ganhou foi a máquina da prefeitura', declara Verimar do Sindicato sobre a eleição da Câmara

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em contato com o site 97NEWS, a ex-presidente da Câmara Municipal de Brumado, a vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), "Verimar do Sindicato" declarou que sem o uso ostentatório da máquina do Executivo Municipal, o seu rival na eleição desta segunda-feira (6), o vereador Renato Santos Teixeira (Sem partido), não teria vencido as eleições do Legislativo. “Ele não ganhou as eleições, quem ganhou foi a máquina da prefeitura. Ele citou uma 'mão invisível' do Estado, mas o que todo mundo viu ontem foi a 'mão visível' e a tinta da caneta do Prefeito em nomeações de cargos no Diário Oficial e utilização de máquina de asfalto no bairro Baraúnas”. Verimar fez menção às falas do vereador Juvêncio Rubens de Souza Araújo (Podemos) ditas na sessão de ontem e publicadas na imprensa local. Ela também criticou à nomeação da noiva do vereador João Vasconcelos (União Brasil) como Diretora de Cultura do Município (veja aqui). “Se a máquina não tivesse operado, teríamos 9 votos”, afirmou Verimar do Sindicato. Ela ainda repudiou a fala do vereador Renato Santos, o qual segundo ela, a depreciou durante seu pronunciamento na Tribuna Livre da Casa. “Dizer que me vencer foi melhor ainda que vencer o vereador Rey revela o quanto o vereador Renato é machista e desrespeitoso com todas as mulheres, pois é típico dos machistas querer colocar a mulher em uma posição inferior ao homem na política e na sociedade”, disse. Verimar concluiu fazendo a defesa Partido dos Trabalhadores. “Eu tenho orgulho do Partido dos Trabalhadores, ele achar que vencer a eleição da Câmara é derrotar o PT, está muito enganado, preso ao passado, ainda não aceitou a derrota de Bolsonaro”, finalizou.



Noiva de vereador é nomeada diretora de cultura em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta segunda-feira (6), a noiva do vereador João Vitor Moura Vasconcelos (União Brasil), foi nomeada diretora de cultura da cidade de Brumado. A nomeação de Monaliza Moreno Bonfim foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), e de acordo com o documento, a assinatura do Prefeito foi emitida eletronicamente às 10h50m48s referendando a nomeação. Nos corredores da Câmara, vereadores de oposição estão citando uma forte mobilização da máquina administrativa em busca do comando do poder legislativo municipal. 



Após tentativa de vencer eleições na Câmara, vice rompe com prefeito de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda não houve um comunicado oficial à população de Brumado sobre a decisão, mas nos bastidores da política, tudo indica que o vice-prefeito Édio da Silva Pereira (PCdoB), o "Continha", já formalizou o rompimento político com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem partido). O fato mais relevante foi a ida do Vice a Capital Salvador, para um encontro com o então governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT), o qual também teve a participação de vários políticos que fazem oposição ao então prefeito Vasconcelos. Continha esteve na base de Eduardo por mais de 6 anos, mas parece que a parceria chegou ao fim com os interesses políticos distintos. Dentro dessa articulação, a base de situação chegou a cogitar que o então Vice-prefeito estaria articulando um possível “golpe” nas eleições da Mesa diretora da Câmara, que ocorreu nesta segunda-feira (6), o qual teve Renato Santos (Sem Partido) como vencedor (veja aqui), sendo 8 votos, contra 7 da vereadora Verimar do Sindicato (PT). Ainda sobre o rompimento com o prefeito, Continha pode ter tido um grande prejuízo com relação a presidência da Câmara, já que não conseguiu os votos de seus dois parlamentares na casa legislativa: César Bar e a vereadora Lia Teixeira, que fazem parte da sua bancada política.



Motorista preso com 108 kg de cocaína em Brumado é condenado a 9 anos de prisão

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Justiça de Brumado condenou a 9 anos e oito meses de reclusão o caminhoneiro Luiz Ferreira da Silva, de 50 anos, que foi flagrado em novembro do ano passado transportando cerca de 108 kg de cocaína dentro de um caminhão quando passava pelo município. O réu foi preso durante uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-030. Na época, Luiz conduzia um caminhão com frutas de São Paulo para Feira de Santana. A droga foi apreendida juntamente com o caminhão. Natural de Goioerê, no Paraná, o acusado foi julgado e condenado no último dia 03 de fevereiro.



Palmas de Monte Alto: Homem é morto a facadas e companheira suspeita é presa

Foto: Divulgação

Uma mulher foi presa em Palmas de Monte Alto, Sudoeste da Bahia, suspeita de matar o marido a facadas na noite do último sábado (4). A vítima, identificada como Valquimar Cruz de Oliveira, de 32 anos, morreu no local. As informações são da Polícia Militar. Aos policiais, a suspeita contou que o crime aconteceu durante uma briga do casal. O marido tentava esfaqueá-la. Neste momento, os dois entraram em luta corporal, quando a suspeita teria usado a faca para se defender. A mulher foi presa em flagrante e levada para a Delegacia de Guanambi, onde ficará à disposição da Justiça.

 



Sobe para 2,2 mil o número de mortes causadas pela terremoto na Síria e Turquia

Foto: Reprodução l TV Globo

O número de mortes causadas pelo terremoto que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria na madrugada de segunda-feira (6) subiu para mais de 2.200. A expectativa das autoridades é que esse número aumente nas próximas horas. Segundo último balanço do presidente da Turquia, Recep Erdogan, o saldo de vítimas no país está em 1.498 mortos e 7.634 feridos. As buscas por sobreviventes continuam. Ao menos 2.834 prédios ficaram destruídos. Segundo o ministro do Interior, Suleymon Soylu, dez cidades foram afetadas. Na Síria, de acordo com informações da agência oficial Sana e socorristas em regiões rebeldes, até agora foram registradas 783 mortos. A maior parte dos mortos está nas cidades de Aleppo, Hama, Latakia e Tartus. Centenas de vítimas ainda podem estar sob os escombros, principalmente nas pequenas vilas dos países. Por conta disso, o número de feridos ainda é incerto, mas as agências de notícias e órgãos de governo estimam que passe de 3 mil feridos em território turco e sírio. Equipes de resgate vasculham montes de destroços em cidades e vilas.