ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Construção de sede da Unidade do Corpo de Bombeiros em Brumado aguarda liberação do Grupamento de Bombeiros de Vitória da Conquista

Conquista: Aeroporto Glauber Rocha marca nova fase no turismo de negócios

Brumadense que pesava 140 kg, perdeu 50 kg com exercícios e dedicação

Morro do Chapéu: Caçador mata jiboia de 3 metros em e encontra veado na barriga

Brumado: Secretário diz que ponte entre os bairros Dr. Juracy e São Jorge tem previsão de entrega para três meses

Brumado: Justiça Estadual realizará leilão de imóveis e veículos no dia 25 de julho

Líder de grupo terrorista revela plano para matar Presidente da República, diz revista

Homem arranca órgão genital do amante da esposa com tesoura após flagrar traição

Reumatologia é na Clínica Master com Dr. Kayson Lima

Brumado: Escritor José Walter lança mais dois livros; 'Bissextas' e 'Cartas Trocadas'

Inusitado: Motorista abandona carro após ser parado em blitz na Praça da Prefeitura, em Brumado

Aeroporto Glauber Rocha: Presidente Bolsonaro rebate; 'Dinheiro é do povo, não meu, nem de Rui Costa'

Animal solto na pista causa acidente e deixa motociclista ferida no anel viário da BR-030, em Brumado


Programa Mais Médicos realiza encontro de capacitação e interação no IFBA de Brumado

O encontro aconteceu no auditório do campus do IFBA em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Tendo sobre si um entendimento de cunho político, o Programa Mais Médicos, desde que foi implantado em 2013, sofreu um grande avanço, sendo, hoje, um importante braço para a humanização e ampliação dos serviços prestados pelo SUS à população. No início contando quase que na sua totalidade, com médicos cubanos, o programa hoje vem atraindo médicos brasileiros, o que irá expandir ainda mais a oferta na área de saúde pública, beneficiando assim pequenos municípios, que muitas vezes são desassistidos por esse serviço. Na manhã desta sexta-feira (14), o campus do IFBA em Brumado acabou sediando um dos encontros anuais do referido programa para os eixos de Brumado e Guanambi, que, juntos, contam atualmente com 80 médicos atendendo nas UBSs da área de Saúde da Família. Num ambiente acadêmico, supervisores, tutores e médicos interagiram com muito dinamismo. O 97NEWS ouviu a supervisora regional do Programa Mais Médicos, Márcia de Castro Neves Bastos, que explicou que “o programa prevê 3 encontros anuais, visando a capacitação pedagógica e uma maior interação entre os seus membros. É feita uma avaliação clínica e, por meio de troca de informações, se promove um salto qualitativo que beneficiará as populações desses dois eixos muito importantes da região sudoeste”. Questionada sobre a ampliação do programa, ele respondeu que “sim, já será lançado um novo edital para que possam ser inseridos novos profissionais ao programa. Diferentemente do primeiro momento, agora, os médicos brasileiros estão abraçando a causa e isso é um dado muito positivo”. No final ouvimos uma das primeiras médicas cubanas que chegou à região, Maria Neila, a qual descreveu que “está sendo uma experiência incrível. Cheguei aqui em 2013 no município de Paramirim e fui muito bem acolhida por todos, está sendo um trabalho ótimo que vem beneficiando muito as camadas mais carentes da população”.  

Cerca de 80 médicos que atendem nos eixos de Brumado e Guanambi estiveram presentes ao encontro (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário