ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia


Dois aviões caem no mesmo dia em Minas Gerais

Foto: Divulgação

Dois aviões de pequeno porte caíram em Minas Gerias neste sábado (11). O acidente de maior gravidade aconteceu por volta de 14h45, no bairro Jardim Montanhês, perto do Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte. O piloto, um homem de 60 anos, chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu. Ele estava junto com a filha, de 35 anos, que está em estado grave. Os bombeiros informaram que as duas vítimas do acidente, que ocorreu por volta de 14h45m, ficaram presas nas ferragens e foram resgatadas inconscientes, com politraumatismo. Duas casas foram atingidas pelo avião e ficaram avariadas, mas ninguém que estava em terra se feriu. A Defesa Civil foi acionada para avaliar a estrutura das casas atingidas. Mais cedo um outro avião caiu na Estrada do Gaia, entre Sabará e Caeté na Grande Belo Horizonte. Por volta de 11h45m, um avião com seis pessoas fez um pouso de emergência com auxílio de paraquedas. O piloto afirmou que houve perda de potência do motor e entrou em contato com as torres de controle, avisando sobre o pouso de emergência. Ao mesmo tempo, acionou o sistema de paraquedas da própria aeronave. Havia no avião quatro adultos e duas crianças, uma de 3 anos de idade e um bebê de apenas três dias de vida. Todos saíram ilesos.



Menina de 4 anos é estuprada em provador de shopping de Manaus

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Amazonas investiga o estupro de uma menina de 4 anos dentro do provador de uma loja de um shopping, localizado na Zona Norte de Manaus. Imagens de câmeras de segurança do estabelecimento mostram o momento em que o suspeito e a criança entram no local. A delegada Joyce Coelho, responsável pelas investigações, diz que o estupro de vulnerável já está comprovado. “A garota foi atraída para o provador masculino. [Ele] suspendeu a blusinha dela e acabou fazendo carícias na região dos seios da criança. Ressaltando que esse ato libidinoso caracteriza o estupro de vulnerável”, explicou a delegada. Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso está sendo investigado pela Depca (Delegacia Especializada em Crimes Contra Crianças e Adolescentes). A Polícia Civil diz que detalhes da ocorrência não serão compartilhados "para não interferir no trabalho investigativo". Por meio de nota, a loja informou que está colaborando com informações para a família e a polícia. Já o shopping não quis se manifestar sobre o caso.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: PM prende homem com mandado em aberto por não pagar pensão alimentícia

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), prendeu, na sexta-feira (10), em Brumado, um homem com mandado de prisão em aberto por não pagar pensão alimentícia. Durante rondas ostensivas, a guarnição realizou uma abordagem ao homem que estava a bordo de uma motocicleta, na rua Rui Barbosa, no bairro Centenário. Segundo a PM, o mandado foi expedido pela 3ª Vara da Família de Jabaquara, em São Paulo. Ainda segundo a Polícia, o indivíduo é natural de Brumado e morava no interior paulista. Aos militares, ele disse que havia retornado a sua terra natal e estava trabalhando numa serralheria da cidade. O homem foi encaminhado para a Delegacia de Brumado para adoção de medidas cabíveis.



CDL e Evoestágios comemoram primeiro lugar na Top Five de fevereiro

Foto: Divulgação

Em Brumado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) comemorou juntamente com a Evo Estágios o primeiro lugar na Top Five de fevereiro da rede de franquias a nível nacional. A Evo Estágios é uma empresa especializada que possibilita a contratação de estagiários (agentes de integração), cuidando desde a seleção até os aspectos legais da prática. A rede possui atualmente mais de 17.000 estudantes estagiando em todo país. A contratação de um estagiário gera comprometimento e gratidão por parte dos estudantes que conseguem a sua primeira experiência no mercado de trabalho. Essa modalidade de contratação, regida pela Lei 11.788/2008, possibilita ainda uma significativa redução de custos trabalhistas para as empresas, pois não incidem diversos encargos sobre a remuneração, como décimo terceiro, provisão de 1/3 de férias, FGTS, INSS, multa, rescisão, dentre outros. Os interessados podem ligar diretamente para a sede da CDL, através do telefone (77) 3441-1222 ou (77) 99199-8842.



Livramento de Nossa Senhora: Animador de festa infantil é preso por estupro de vulnerável

Foto: Divulgação l SSP/BA

Um animador de festa infantil acusado por estupro de vulnerável teve o mandado de prisão cumprido na sexta-feira (10), na Zona Rural do município de Livramento de Nossa Senhora, pela Polícia Civil. O crime ocorreu no município de Mombaça, no Ceará. “Nossos investigadores receberam um pedido da Polícia Civil do Ceará informando que o homem estaria atuando como palhaço de festas e aluguel de brinquedos para eventos em nosso município”, explicou o titular da DT de Livramento de Nossa Senhora, delegado Antônio Cláudio. O homem ainda estava utilizando de um nome falso para despistar a polícia. Ele foi encaminhado para a sede da DT onde teve o mandado de prisão cumprido e posteriormente será recambiado para o Ceará, para permanecer à disposição da Justiça.



Operação policial prende foragido por tráfico de drogas no Aeroporto de Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Policiais militares e federais prenderam neste sábado (11) no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, um homem, de 34 anos, com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas. Em nota, a Latam afirma que a ação aconteceu a pedido da Polícia Federal. O acusado estava a bordo do voo da Latam Brasil, que saiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Vitória da Conquista. O desembarque dos passageiros ocorreu somente após a chegada das autoridades, como relata a companhia aérea, por volta das 9h43. Conforme a polícia, o mandado de prisão por tráfico de drogas havia sido expedido em setembro do ano passado. O suspeito foi detido por agentes da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar e em seguida apresentado à Polícia Federal. Ele foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal e levado ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista.



Dois casos de malária são diagnosticados no norte da Bahia

Foto: Reprodução

A cidade de Juazeiro registrou dois casos de malária. Os diagnósticos foram confirmados pela Secretaria de Saúde do município (Sesau), que afirmou, na sexta-feira (10), que os dois casos são considerados "importados de outras localidades", o que significa que a infecção não ocorreu na cidade, e sim, em regiões endêmicas. Ao G1, a Sesau informou que um dos pacientes foi infectado em dezembro de 2022 no continente africano. Ele tinha realizado o tratamento na África, mas, ao retornar, apresentou sinais e sintomas da doença, como dores abdominais, nas articulações e calafrios. O segundo paciente infectado é da região da Amazônia. Ele buscou uma unidade de saúde após apresentar sintomas e obteve o diagnóstico positivo por meio de teste rápido. O rapaz já está em tratamento. Os casos estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica da Sesau.



Caculé: Casa é arrombada e bandidos levam dinheiro de criança de 7 anos que queria comprar um bezerro

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Bandidos invadiram uma casa na cidade de Caculé, Sudoeste baiano, na sexta-feira (10) e levaram o dinheiro de uma criança de 7 anos, que juntava a quantia para comprar um bezerro. O imóvel fica localizado na Rua Silva Lima. Segundo a Polícia, no momento da ação criminosa não havia ninguém da família na residência, todos estavam em outra propriedade na zona rural do município. Do local, os criminosos levaram R$ 4.850 em espécie e um carregador de celular portátil. A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada e até o momento ninguém foi preso. 



Projeto de Lei prevê fim das Autoescolas nas categorias 'A' e 'B'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um Projeto de Lei (6485/2019), que atualmente está trâmite no Senado Federal, propondo o encerramento da obrigatoriedade de frequentar autoescola para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B. O texto é de autoria da senadora Kátia Abreu. A proposta foi elaborada com a finalidade de que a autoescola não seja mais um procedimento obrigatório para emitir a CNH nas categorias A e B. O projeto deseja reduzir os custos abusivos aos cidadãos em até 80%, segundo a senadora. Segundo a autora da proposta, em alguns estados brasileiros, o custo para obter o documento ultrapassa o valor de R$ 3 mil, sendo que 80% desse valor é destinado para autoescolas, o que deixa a emissão da CNH inviável para muitos cidadãos. É importante ressaltar que a proposta segue exigindo a realização da prova teórica e prática. Contudo, aprender sobre direção ficará a critério do interessado, que também poderá aprender a dirigir com parentes, por exemplo. Com a proposta também cria uma classe de instrutores independentes, sendo eles vinculados, obrigatoriamente, ao Detran. Os profissionais poderão dar aulas particulares às pessoas que queiram aprender a dirigir com um profissional. Por fim, com relação a movimentação da proposta, entrará em análise na Comissão de Constituição e Justiça para verificação dos aspectos legais, jurídicos e constitucionais, e caso aprovada, seguirá para votação na Câmara dos Deputados.



Brasil: Vinícolas envolvidas em trabalho análogo à escravidão pagam R$ 7 mi em indenização

Foto: Divulgação

Após mais de oito horas de reunião na última quinta-feira (9), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e as vinícolas envolvidas no caso dos 207 trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão firmaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). O acordo prevê pagamento de R$ 7 milhões de indenização por danos morais individuais e coletivos. O valor será dividido pelas três vinícolas envolvidas. As vinícolas têm 15 dias para a realização dos pagamentos de danos individuais. Os valores do dano moral coletivo serão direcionados para entidades, fundos ou projetos "visando a recomposição do dano", diz o MPT. O acordo prevê ainda que sejam adotadas medidas para evitar novos casos como esse. As vinícolas terão, por exemplo, que  fiscalizar as ações de proteção à saúde e à segurança do trabalho adotadas pelas terceirizadas. Elas também não vão poder firmar contratos de terceirização com empresas que não têm capacidade econômica compatível com a execução do serviço contratado. Além dos R$7 milhões de indenização, há também um outro TAC assinado pela Fênix, responsável pela contratação dos trabalhadores resgatados. A empresa já pagou R$ 1,1 milhão em verbas rescisórias, mas se recusou a assinar um acordo de indenização individual. 



Dr. Clênito Monteiro: ortopedista, traumatologista com Especialização em Doenças da Coluna volta a atender na Clínica Mais Vida

Foto: Divulgação

O ortopedista atua no cuidado, reconstrução e tratamento de músculos, ossos, ligamentos e articulações. É ele quem possui conhecimentos específicos sobre todos os assuntos ligados ao aparelho locomotor. Em torno de 80% da população mundial teve ou terá dor na coluna vertebral, pelo menos em algum momento da vida. A dor lombar é a segunda maior causa de visita de pacientes ao consultório médico. Esse fato pode se dar em razão de falta de atividades físicas, sedentarismo ou na pior das hipóteses uma doença. O mais grave é que na maioria das vezes não procuram tratamento. Sempre com o firme propósito de ofertar uma rede ampliada de especialistas a Clínica Mais Vida conta em seu quadro com o ortopedista e traumatologista, Dr. Clênito Monteiro, que atua na prevenção, tratamento e recuperação de qualquer problema que envolva sua especialidade. O especialista observa que o profissional deve ser procurado quando a dor ou sintoma foge ao padrão normal, que não melhora irradiando para outros locais, perda de força, ou quando nem o repouso traz alívio, pois a automedicação é nociva, podendo trazer problemas, mascarando sintomas importantes para o diagnóstico preciso. Chama a atenção também sobre o uso excessivo e de forma errada do celular e postura relacionada ao trabalho, que pode trazer problemas como hérnias de disco, degeneração da coluna, bicos de papagaio, dores nos músculos que envolvem o peso, entre outras enfermidades. Procure um especialista. Só ele poderá dar um diagnóstico preciso. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Mulher dirige 40 km com corpo preso embaixo do carro em Goiás

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma mulher dirigiu por cerca de 40 km com um corpo de um homem embaixo do próprio veículo, em Luziânia (GO). Segundo a Polícia da cidade, o caso ocorreu na madrugada de terça-feira (7). De acordo com a PM, enquanto dirigia, a motorista sentiu ter passado em cima de algo que estava na rodovia. Diante do susto, ela teria parado o carro e acionado a corporação, por telefone. A filha da condutora, que estava no banco passageiro do veículo, contou que viu um objeto, a distância aproximada de 3 metros, "parecido com um tronco de madeira". Porém, quando avançaram mais com o carro, avisou à mãe tratar-se de uma pessoa. Após percorrer cerca de 40 quilômetros, a motorista diz ter levado um susto quando chegou em casa, a filha dela abriu a porta do veículo e viu uma perna. Em seguida, a mulher ligou para a polícia e para os bombeiros. “Ela estava imaginando que apenas a perna estava embaixo do carro, mas era o corpo todo que tinha sido arrastado”, disse os militares que usaram um "macaco" para retirar o cadáver. A mulher deverá ser chamada para prestar esclarecimentos à Polícia Civil do Estado de Goiás.

 



MEC abre consulta pública para avaliar sistema do Novo Ensino Médio

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria, na quinta-feira (9), informando que irá abrir uma consulta pública para avaliar e reestruturar o Novo Ensino Médio, criado em 2017. A medida, segundo a pasta, tem como objetivo coletar informações e opiniões para auxiliar as decisões sobre os atos normativos que regulamentam o sistema. A iniciativa será coordenada pelo MEC e contará com a participação da sociedade civil, professores, estudantes, pesquisadores e equipes técnicas. O processo, inicialmente programado para durar 90 dias, contará com audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas estudantis nas 27 unidades federativas. Após a coleta de dados, a Secretaria de Articulação Intersetorial, em parceria com os Sistemas de Ensino, elaborará o relatório final a ser encaminhado ao MEC, no prazo de 30 dias. Posteriormente, a pasta irá analisar os dados e divulgar possíveis mudanças e melhorias.



Brasil tem aumento no número de feminicídios em 2022, com uma morte registrada a cada seis horas

Foto: Reprodução

Dentro do período de um ano, entre 2021 e 2022, o Brasil sofreu um aumento de 5% nos casos de feminicídio, com um total de 1,4 mil vítimas, com uma morte registrada a cada seis horas. Os dados fazem parte do levantamento realizado pelo Monitor da Violência, uma parceria entre o Núcleo de Estudos da violência da USP (NEV-USP), o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e o portal g1. Apesar do aumento de casos de feminicídio ter sido o maior desde 2015, o número de assassinatos sem o recorte de gênero diminuiu - e foi o menor computado pelo Monitor da Violência e do FBSP -  já que o Brasil teve uma queda de 1% nas mortes entre 2021 e 2022. De acordo com o levantamento, Mato Grosso do Sul e Rondônia são os estados que possuem o maior índice de homicídios de mulheres. Já a Bahia aparece com uma taxa de 1,3%, na 16ª posição.



CDL, SEBRAE e Sala do Empreendedor realizam 4º Encontro Mulher Empreendedora

Foto: Divulgação

Seguindo as ações em homenagem ao mês das mulheres, em Brumado, a Sala do Empreendedor, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o SEBRAE, realizam o 4º Encontro Mulher Empreendedora. O evento acontece na próxima terça-feira (14), no salão de eventos do Clube Social de Brumado, às 19h. E esse ano teremos uma história de persistência e superação. "Desistir não é uma opção", esse é o tema da vida da palestrante Mazé Lima. Venha conhecer a empreendedora que se reinventou durante o período mais crítico. Para quem não sabe, Mazé inspirou a empoderada personagem 'Maria da Paz' interpretada pela atriz Juliana Paes, na novela "A Dona do Pedaço", transmitida pela rede Globo. A entrada será um pacote de absorvente íntimo e as inscrições deverão ser feitas no site (veja aqui). Não deixe para a última hora. Maiores informações poderão ser obtidas pelos telefones : 77 3441-1222 / 3441-2455 ou pelo Whatsapp 77 99853-6601.



Vitória da Conquista: PF deflagra operação contra desvios de objetos nos Correios

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (9) em Vitória da Conquista, no Sudoeste, uma operação contra furtos e desvios de objetos postais nos Correios. São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e outro de medida cautelar diversa de prisão. Segundo a PF, ao todo, 548 objetos fora desviados, o que resultou em mais de R$ 260 mil em indenizações que os Correios tiveram que ressarcir aos clientes. Os fatos investigados ocorreram entre 2021 e 2022. Ainda segundo a corporação, as mercadorias mais visadas eram eletrônicos, especialmente aparelhos celulares. Na ação, a PF apura os delitos de associação criminosa, furto qualificado mediante fraude e peculato desvio. As penas máximas podem somar mais de 20 anos de prisão.



Brumado: Em parceria com Fabrício Abrantes e Verimar do Sindicato, Move Mulher realiza eventos em comemoração ao Dia da Mulher

Foto: Divulgação

No último dia 08, Dia Internacional da Mulher, o Move Mulher de Brumado, coordenado pela advogada Dra. Abiara Meira Dias, firmou parceria com a Vereadora Verimar do Sindicato e Fabrício Abrantes para realizarem atividades no município. No início da manhã, foi oferecido um café na Vila Presidente Vargas, com as presenças de centenas de mulheres que puderam ouvir e debater sobre os seus direitos. A Presidente da Associação da Vila, Katiane Leite, agradeceu aos organizadores expondo sobre as conquistas das mulheres. “Sei que muitas mulheres, como Abiara e Verimar, se esforçam para levar a informação dos nossos direitos para outras mulheres. Isso faz toda a diferença. Obrigada, também a Fabrício pela presença que tanto nos alegra”, disse. 

Foto: Divulgação

Em sua fala no evento, a Coordenadora do Movimento, Abiara Dias, expôs sobre os tipos de violência que a Lei Maria da Pena combate e agradeceu a Vereadora Verimar e a Fabrício pela parceria. “Conscientizar as mulheres sobre os nossos direitos e exigir que eles sejam cumpridos tem sido a nossa meta. Contar com as parcerias da Vereadora Verimar, que é uma mulher do campo e da luta; e de Fabrício, um político sensível à causa feminina, só comprova o compromisso deles, enquanto políticos, com a nossa causa. Eles têm um belo histórico em defesa da pauta feminina”, ressaltou. No mesmo dia, foi realizada uma ação no comércio de Brumado, com a montagem de um “stand” e a distribuição de brindes, panfletagem e muita música para homenagear as mulheres neste 8 de março.

Foto: Divulgação


Jovem de 20 anos é preso suspeito de invadir autoescola e matar homem no Sudoeste baiano

Foto: Reprodução

Um homem de 20 anos foi preso suspeito de invadir uma autoescola e matar um homem de 25 anos a tiros na cidade de Brejões, Sudoeste da baiano. A prisão foi realizada na cidade de Jequié, nesta quarta-feira (8), na mesma região. De acordo com a Polícia Civil, o episódio aconteceu em outubro do ano passado. A vítima foi identificada como David Mike dos Santos Almeida. Ainda segundo a polícia, o suspeito era rival da vítima em atividades criminosas e tentou emboscá-lo. Os disparos também feriram uma outra pessoa, que foi socorrida e levada ao Hospital Prado Valadares, em Jequié. A polícia afirmou que ela já teve alta médica e está bem. De acordo com a polícia, o suspeito estava com um mandado de prisão preventiva em aberto, desde 3 de março deste ano, e era considerado foragido. 



Uma mulher é vítima de feminicídio a cada cinco dias na Bahia

Foto: Reprodução

A cada cinco dias morre uma mulher vítima de feminicídio na Bahia. É o que indicam os dados revelados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), nesta quinta-feira (9). De acordo com o levantamento realizado pela SSP, foram registrados 13 casos de de feminicídio entre 1º de janeiro e 6 de março de 2023 no estado (o que equivale aos primeiros 65 dias do ano). Em 2022, nove mulheres foram vítimas de feminicídio por mês na Bahia. O dado, também da SSP, corresponde aos registros do ano passado todo e aponta um aumento de quase 23% em comparação a 2021: foram de 88 para 108.