ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumadense suspeito de tentativa de homicídio tem prisão preventiva decretada; ele também poderá responder por falsidade ideológica

Um Coração saudável é um coração feliz, 14 de Agosto dia do Cardiologista

Mistério: Pró-reitor do Ifba é encontrado morto dentro de seu apartamento

Farejador: Durante viagem, policial sente cheiro suspeito e apreende 13 kg de maconha

São Paulo: Jovem leva facadas no rosto e se finge de morta para escapar de namorado, que se suicidou

RotSat: Contrate o rastreamento de seu veículo ou de sua frota onde você tem confiança e qualidade

Rosa Weber assume presidência do TSE nesta terça

Guajeru: Polícia frustra tentativa de feminicídio; 5 armas foram apreendidas

Asfaltamento de estrada entre Itambé e o Tomba/Ribeirão do Largo deve começar dentro de 30 dias

Clidemar Amorim declara apoio a Luciano Ribeiro

Brumado: Congresso das Testemunhas de Jeová reuniu centenas de pessoas da microrregião

Sua moeda de 1 real comemorativa, pode valer ate 700 reais, fique ligado e saiba os valores

Brumado: Feminicídios são considerados como casos esporádicos pela Polícia Civil

Caetiteense que passa por tratamento quimioterápico em Salvador, tem sonho realizado por policiais militares em seu aniversário

‘A galinha da macumba incomoda muito mais do que milhares de jovens negros mortos’, afirma Doutor em Direito Hédio da Silva Jr.

Brumado: Começam os exames feitos por meio da ‘Carreta Mamamóvel’

Caetité: Presidentes de empresas chinesas avaliam obras da Ferrovia Oeste-Leste e exploração de mina de ferro

Projeto quer agilizar medidas protetivas para vítimas de violência

Brumado: Volta à cena o risco de se contrair raiva por meio do consumo de carne e leite clandestinos

Jaques Wagner receberá R$ 1,3 milhão do PT para campanha ao Senado


Presidente da AUAU relata avanços obtidos na questão dos animais errantes em Brumado

A presidente da ONG AUAU, Marli Lobo fala dos desafios da entidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A questão dos animais errantes em Brumado é definida como crítica, sendo que, recentemente ela ficou ainda mais complicada, já que alguns casos de ataques acabaram dando um tom mais severo para a situação. Diante disso, o Ministério Público Estadual, a ONG AUAU e a Prefeitura Municipal voltaram a celebrar um novo TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – para que a estrutura do Canil/Gatil seja ampliada. Atualmente com capacidade para somente 20 animais, sem se contar com a distância, já que fica longe do centro. Foi dado um prazo de 6 meses para que as ações sejam efetivadas, mas, para a dimensão que o problema alcançou, ainda seria muito pouco para modificar o panorama que é negativo. Visando maiores esclarecimentos sobre a situação, o 97NEWS ouviu a presidente da ONG AUAU, Marli Oliveira Lobo, que iniciou falando um pouco sobre a trajetória da entidade.

A capacidade do Canil|Gatil de abrigar os animais ainda é muito aquém da real necessidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

 “A AUAU surgiu do sonho de Carol, que, em 2002, fundou a ONG visando buscar uma nova dinâmica para cuidar deste problema dos animais soltos na cidade, já que, é um problema de saúde pública. Hoje ele está estudando medicina veterinária e logo voltará para essa luta que é muito desafiadora”, relatou. Ela também expressou que “atualmente a AUAU cuida de 60 animais, os quais estão sendo alojados em 3 locais. Temos cerca de 10 voluntários atuantes, os quais somam forçar para dar conta da situação que é cada vez mais complexa, já que, nos últimos dias uma crise de Cinomose, que é uma doença altamente contagiosa, que é conhecido como Esgana Canina, vem fazendo com que vários animais acabem morrendo”. A presidente da AUAU ainda fez questão de ressaltar que “avanços estão acontecendo, como o apoio para a realização das castrações dos machos. Outra situação é o apoio de um veterinário e o aumento das campanhas de adoção, já que essa prática ainda é tímida em Brumado, tanto que no ano passado chegamos a pouco mais de 10 animais doados. Outra questão que complica é a distância do Canil”. E voltou a fazer um apelo à população, solicitando que “precisamos de ração, material de limpeza e voluntários, então, quem quiser contribuir para entrar em contato pelo fone (77) 9. 9955-2357”.



Comentários

  • Bruno Moreira Souza

    "ONDE ??? EM BRUMADO ?? TEM CERTEZA MARLI LOBO , SÓ SE FOR NA SUA BRUMADO DE SONHO SEU , POR QUE ONTEM MESMO A PRAÇA ZECA LEITE TINHA CACHORRO NA FONTE . Então É só propaganda "

Deixe seu comentário