ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

“Não haverá privatização da Embasa em Brumado, estão querendo confundir a população com sofismas e até poesia”, afirma prefeito

Ituaçu: suspeito de tráfico consegue fugir da Polícia; drogas foram encontradas na residência

Após vencer causa na Justiça, Maxuel Ramos é reintegrado aos quadros da Prefeitura Municipal de Brumado

Câmera de fotógrafo flagra tentativa de assalto contra ele mesmo na Lavagem do Bonfim em Salvador

Brumado: Moradores revitalizam área no bairro Urbis 2 e criam parque infantil; doações podem ser feitas

Homem deixa mulher desfigurada após espancamento por causa de celular

Brumado: Juventude do São Félix reivindica o término das obras da quadra poliesportiva da comunidade

Mega-Sena: sorteio deste sábado pode pagar R$ 33 milhões; resultado às 20h

BA-262: Idoso morre atropelado ao tentar atravessar a pista no trecho entre Brumado e Aracatu

A festa mais aguardada do ano já tem data marcada: 15 de junho

Brumado: Enel Green Power vende parque eólico da região de Cristalândia

Brumado: Zona azul poderá ser solução para veículos abandonados em frente a 20ª Coorpin

Levantamento da TV Sudoeste aponta que Jequié tem a gasolina mais barata da região; Brumado não foi mencionado

Caetité: Homem é preso após agredir namorada em via pública; ação do acusado foi filmada e compartilhada em redes sociais

#10 years challenge: desafio pode ser uma uma armadilha; entenda!

Ainda hoje vou morrer de saudades': Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos

Falta de Microcuveta impede doações no Hemoba de Brumado; vários doadores tiveram que voltar para casa nesta sexta-feira (18)

Ciclista pedala 2 mil km para visitar familiares na cidade de Paramirim

Brumado: Anúncio de descoberta de jazida no meio rural pode despertar ‘corrida do ouro’

Aracatu: Após tentativa de fuga, homem é preso por de tráfico de drogas


Presidente da AUAU relata avanços obtidos na questão dos animais errantes em Brumado

A presidente da ONG AUAU, Marli Lobo fala dos desafios da entidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A questão dos animais errantes em Brumado é definida como crítica, sendo que, recentemente ela ficou ainda mais complicada, já que alguns casos de ataques acabaram dando um tom mais severo para a situação. Diante disso, o Ministério Público Estadual, a ONG AUAU e a Prefeitura Municipal voltaram a celebrar um novo TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – para que a estrutura do Canil/Gatil seja ampliada. Atualmente com capacidade para somente 20 animais, sem se contar com a distância, já que fica longe do centro. Foi dado um prazo de 6 meses para que as ações sejam efetivadas, mas, para a dimensão que o problema alcançou, ainda seria muito pouco para modificar o panorama que é negativo. Visando maiores esclarecimentos sobre a situação, o 97NEWS ouviu a presidente da ONG AUAU, Marli Oliveira Lobo, que iniciou falando um pouco sobre a trajetória da entidade.

A capacidade do Canil|Gatil de abrigar os animais ainda é muito aquém da real necessidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

 “A AUAU surgiu do sonho de Carol, que, em 2002, fundou a ONG visando buscar uma nova dinâmica para cuidar deste problema dos animais soltos na cidade, já que, é um problema de saúde pública. Hoje ele está estudando medicina veterinária e logo voltará para essa luta que é muito desafiadora”, relatou. Ela também expressou que “atualmente a AUAU cuida de 60 animais, os quais estão sendo alojados em 3 locais. Temos cerca de 10 voluntários atuantes, os quais somam forçar para dar conta da situação que é cada vez mais complexa, já que, nos últimos dias uma crise de Cinomose, que é uma doença altamente contagiosa, que é conhecido como Esgana Canina, vem fazendo com que vários animais acabem morrendo”. A presidente da AUAU ainda fez questão de ressaltar que “avanços estão acontecendo, como o apoio para a realização das castrações dos machos. Outra situação é o apoio de um veterinário e o aumento das campanhas de adoção, já que essa prática ainda é tímida em Brumado, tanto que no ano passado chegamos a pouco mais de 10 animais doados. Outra questão que complica é a distância do Canil”. E voltou a fazer um apelo à população, solicitando que “precisamos de ração, material de limpeza e voluntários, então, quem quiser contribuir para entrar em contato pelo fone (77) 9. 9955-2357”.



Comentários

  • Bruno Moreira Souza

    "ONDE ??? EM BRUMADO ?? TEM CERTEZA MARLI LOBO , SÓ SE FOR NA SUA BRUMADO DE SONHO SEU , POR QUE ONTEM MESMO A PRAÇA ZECA LEITE TINHA CACHORRO NA FONTE . Então É só propaganda "

Deixe seu comentário