ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Prefeitura de Brumado implantará processo eletrônico 'Regin' para abertura de empresas

Brumado: Continua a limpeza no pátio da 20ª Coorpin, veículos são levados para a 18ª Ciretran

Brumado: Superintendente da SMTT diz que responsabilidade de sinalização semafórica de 'Passagem em Nível' é da FCA

Brumado: Vende-se casa com piscina e área de lazer

Banco do Brasil vai contratar adolescentes para auxiliarem como jovem aprendiz em Brumado

Pai é acusado de sequestrar filha de 11 meses após fim de relacionamento com a ex-mulher

Reunião entre CDL e SMTT discutem sobre atual situação do trânsito e mobilidade em Brumado

Brumado: Unicorp realizou curso de mediação e conciliação em parceria com o Cejusc

Exames detectam alumínio no sangue de três bombeiros de Brumadinho

Jovem denuncia padrasto por tortura e estupro contra ela e a mãe

Bahia: STJ decide quem julga superlotação de presos em delegacias

Principais fraudes sofridas por micro e pequenas empresas envolvem cheques e cartões falsos

Clínica Master: Endocrinologia você encontra aqui

Comerciários de Brumado, Poções e Livramento autorizam o desconto em folha da contribuição sindical urbana

Inusitado: Médico agride mulher em trabalho de parto no Amazonas

Criança de 3 anos atropelada na zona rural de Brumado morre no Hospital Geral em Vitória da Conquista

Brumado: Trabalhadores em educação realizam ato de protesto em frente ao INSS contra a Reforma da Previdência

Durante assalto vítima fica nua para provar a bandido que nao tem mais dinheiro

Idoso morre após ter membros amputados por ataque de pit bulls

Locutor xinga Pabllo Vittar e diz que artista 'não tem música de sucesso'; fãs relatam boicote


Lenda Viva: ‘Zé Maria da Divulgadora’, pioneirismo na comunicação de Brumado

Grande 'Zé Maria', uma vida de dedicação à comunicação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Grande mitos e lendas da humanidade são construídos sob a égide do trabalho, da ousadia e da superação, foram justamente esses atributos que fizeram com que José Maria Viana Machado, hoje com 83 anos, o popular "Zé Maria da Divulgadora", se tornasse um dos nomes emblemáticos da área de comunicação em Brumado. Nascido em 1935, em plena quarta-feira de cinzas, “Zé Maria” merece todo o reconhecimento. Em 1950, ele foi o pioneiro ao colocar no ar a primeira Divulgadora de Brumado, "naquele tempo o disco era o de 78 rotações, era uma música para cada lado do disco" conta Zé Maria. Com programas de calouros e radionovelas, Zé Maria revolucionou a comunicação em Brumado em plenos anos 50, "naquele tempo só tínhamos como únicos entretenimentos a divulgadora e o cinema, que também era uma evolução para Brumado, na época", relembra o comunicador. Artistas como: Nelson Gonçalves, Núbia Lafaiete e Jerry Adriane já passaram pelo programa de Zé Maria. “O nosso sistema de som cobria boa parte da cidade naquela época, tinha várias caixas de som instaladas nos postes. Na hora do jornal, a população parava para nos ouvir, era o único meio de informação de áudio, e tudo que acontecia agente informava, hoje as coisas mudaram, onde tudo acontece praticamente dentro do celular," comenta. Em seu currículo, Zé Maria tem grandes passagens na história como em 1952, quando o então presidente na época, Getúlio Vargas esteve na cidade de Vitória da Conquista, e ele foi um dos repórteres que entrevistou Getúlio. "Naquela época usei o microfone (Cara de Gato), inclusive, esse microfone está hoje exposto no Memorial de Brumado”, lembrou. Já em 1967, Zé Maria cobriu a enchente do Rio do Antônio, que derrubou muitas casas de Brumado "quando a água chegou fui correndo para a divulgadora para avisar as pessoas que a água estava chegando, foi uma tragédia na cidade," relembrou o momento triste. A história desse guerreiro deve inspirar algum biógrafo, já que momentos tão importantes da ‘Capital do Minério’ entremearam a trajetória deste “Pequeno Notável”.



Comentários

  • Rosana Viana

    "Meu amado tio Zé Maria é realmente uma pessoa notável, tanto como profissional quanto como pessoa humana que sempre fez pelos outros sem pretender reconhecimento algum! Sempre foi exemplo de ombridade, honestidade, retidão para todos nós, seus familiares! Muitos esquecem desses fatos da nossa gente e a memória histórica e cultural da nossa cidade não pode morrer! Uma correção: a enchente que marcou a nossa cidade aconteceu no dia 04 de março de 68, dia exato do nascimento da minha irmã caçula! Ouvi a minha familia repetir essa história durante toda a minha infância!"

  • Edma Ribeiro da Silva

    "Parabenizo a este ilustre Zé Maria, eu com meus 57 anos, recordo de algumas passagens em nossa querida Brumado, como também fiz parte dos calouros, aos domingos, da divulgadora que para mim era hora de correr para casa no instante que encerrava a programação da noite, divertiamos muito, momentos estes inesquecíveis. Parabéns Zé Maria! Parabéns a vocês do Portal de Notícias pelo reconhecimento de pessoas importantes que fazem parte da história da minha querida Brumado."

  • Antonio Torres

    "A enchente em Brumado ocorreu em 05 de março de 1968 e não em 1967 . Em 1950 Zé Maria era o locutor da PRVB de Oflávio Torres anexo ao cine Cairu. Depois Zé Maria abriu a Divulgadora e passou a ser conhecido com Zé da Divulgadora."

Deixe seu comentário