ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Suspeito de 20 homicídios, 'Marcos Capeta' morre em troca de tiros com PMs

Eleições da presidência da CMVC já estariam decididas a favor de Luciano Gomes

Cantor Neto Paixão cai de telhado e tem que ser hospitalizado; agenda de shows teve que ser cancelada

Polícia descarta latrocínio e investiga morte de assessor parlamentar da deputada Ivana Bastos

Ex-presidente do Vitória, Paulo Carneiro sofre mal-estar e é levado para hospital

Após colisão, veículo fica virado em avenida de Vitória da Conquista

‘Graças a Deus foi só um grande susto’, relata cantor Edson Lima sobre acidente ocorrido com o ônibus da banda Gatinha Manhosa

Dia 08 de dezembro acontece o Iº Miss Gay Brumado 2018

Idoso que foi atropelado em Caculé, acaba não resistindo vindo a falecer na manhã deste sábado (17) em Guanambi

Brumado: Mote da Hemodiálise extrapolou a área de saúde pública e foi para o campo do revanchismo político

Brasil Real: Aposentado busca renda extra para a família coletando material reciclável no anel viário de Brumado

Mais um acidente provocado por animal solto na pista na BA-148; 3 pessoas ficaram feridas

Em um ano de atividade, Policlínica de Teixeira de Freitas já realizou 76 mil exames e consultas

Silvio Santos será tema de série na Fox e já tem 2 temporadas confirmadas para 2020

Brumado: TG 06/024 recebeu visita de inspeção do chefe da 6ª Região Militar

Gado continua morrendo em Fazenda de Tanhaçu; já foram 120 cabeças

‘Quiproquó’: Vídeo de mulheres ‘saindo no tapa’ por paixão não correspondida viralizou

Brumadense visita fábrica têxtil em Espinosa/MG e exalta a história de um baiano empreendedor

Black Week está chegando e nas Óticas Sol, óculos com até 50% de desconto

Justiça baiana suspende apreensão de veículos com IPVA atrasado


Lenda Viva: ‘Zé Maria da Divulgadora’, pioneirismo na comunicação de Brumado

Grande 'Zé Maria', uma vida de dedicação à comunicação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Grande mitos e lendas da humanidade são construídos sob a égide do trabalho, da ousadia e da superação, foram justamente esses atributos que fizeram com que José Maria Viana Machado, hoje com 83 anos, o popular "Zé Maria da Divulgadora", se tornasse um dos nomes emblemáticos da área de comunicação em Brumado. Nascido em 1935, em plena quarta-feira de cinzas, “Zé Maria” merece todo o reconhecimento. Em 1950, ele foi o pioneiro ao colocar no ar a primeira Divulgadora de Brumado, "naquele tempo o disco era o de 78 rotações, era uma música para cada lado do disco" conta Zé Maria. Com programas de calouros e radionovelas, Zé Maria revolucionou a comunicação em Brumado em plenos anos 50, "naquele tempo só tínhamos como únicos entretenimentos a divulgadora e o cinema, que também era uma evolução para Brumado, na época", relembra o comunicador. Artistas como: Nelson Gonçalves, Núbia Lafaiete e Jerry Adriane já passaram pelo programa de Zé Maria. “O nosso sistema de som cobria boa parte da cidade naquela época, tinha várias caixas de som instaladas nos postes. Na hora do jornal, a população parava para nos ouvir, era o único meio de informação de áudio, e tudo que acontecia agente informava, hoje as coisas mudaram, onde tudo acontece praticamente dentro do celular," comenta. Em seu currículo, Zé Maria tem grandes passagens na história como em 1952, quando o então presidente na época, Getúlio Vargas esteve na cidade de Vitória da Conquista, e ele foi um dos repórteres que entrevistou Getúlio. "Naquela época usei o microfone (Cara de Gato), inclusive, esse microfone está hoje exposto no Memorial de Brumado”, lembrou. Já em 1967, Zé Maria cobriu a enchente do Rio do Antônio, que derrubou muitas casas de Brumado "quando a água chegou fui correndo para a divulgadora para avisar as pessoas que a água estava chegando, foi uma tragédia na cidade," relembrou o momento triste. A história desse guerreiro deve inspirar algum biógrafo, já que momentos tão importantes da ‘Capital do Minério’ entremearam a trajetória deste “Pequeno Notável”.



Comentários

  • Rosana Viana

    "Meu amado tio Zé Maria é realmente uma pessoa notável, tanto como profissional quanto como pessoa humana que sempre fez pelos outros sem pretender reconhecimento algum! Sempre foi exemplo de ombridade, honestidade, retidão para todos nós, seus familiares! Muitos esquecem desses fatos da nossa gente e a memória histórica e cultural da nossa cidade não pode morrer! Uma correção: a enchente que marcou a nossa cidade aconteceu no dia 04 de março de 68, dia exato do nascimento da minha irmã caçula! Ouvi a minha familia repetir essa história durante toda a minha infância!"

  • Edma Ribeiro da Silva

    "Parabenizo a este ilustre Zé Maria, eu com meus 57 anos, recordo de algumas passagens em nossa querida Brumado, como também fiz parte dos calouros, aos domingos, da divulgadora que para mim era hora de correr para casa no instante que encerrava a programação da noite, divertiamos muito, momentos estes inesquecíveis. Parabéns Zé Maria! Parabéns a vocês do Portal de Notícias pelo reconhecimento de pessoas importantes que fazem parte da história da minha querida Brumado."

  • Antonio Torres

    "A enchente em Brumado ocorreu em 05 de março de 1968 e não em 1967 . Em 1950 Zé Maria era o locutor da PRVB de Oflávio Torres anexo ao cine Cairu. Depois Zé Maria abriu a Divulgadora e passou a ser conhecido com Zé da Divulgadora."

Deixe seu comentário