ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Portal dos procurados oferece recompensa por informações sobre ‘Dr. Bumbum’

Itabuna: Cabo da PM é presa após tentar agredir comandante dentro de batalhão

Brumado: Idoso é detido suspeito de assédio sexual dentro de antiga construção

Partido dos Trabalhadores convida população brumadense para participarem do 'Programa de Governo Participativo'

Menina de 12 anos deficiente é estuprada por 22 homens durante sete meses na Índia

Bahia: Certidões emitidas pelo TCE podem gerar R$ 7,6 milhões para o Estado

Brumado: Professores da rede municipal de ensino recebem Capacitação de Robótica para aplicar em sala de aula

Brumado: Adolescente desaparecido volta para casa

Em meio a desinteresse e insatisfação da população, Rui Costa estará em Brumado nesta sexta-feira (20)

Brumado: Após revogação de licitação, Prefeitura abre nova concorrência para empresa administrar 'Zona Azul'

Brumado: Agentes de trânsito recebem curso sobre a importância do aprimoramoramento de técnicas de relacionamentos interpessoal para a vida pessoal e no trabalho

Cirurgião geral na Clínica Master com Dr. Pedro Thiébaut

Brumado: 34ª CIPM confirma nova viatura e possibilidade de aumento do efetivo

Brumado: GCM´s participam de capacitação para criação de Grupamento Especializado (GE)

Após 100 dias de prisão, perfil de Lula no Facebook posta vídeo do ex-presidente

Bebê de dois meses sobrevive após cair do segundo andar de casa no Espírito Santo

Brumado: Jovem é apreendida com drogas e carregador para rádio comunicador no bairro São Felix

Atenção: Após surto no Brasil, Sesab quer elevar cobertura vacinal de sarampo

Conta de luz subirá até 3,86% com reajuste de receita de hidrelétricas

Conquista: Leilão de carros e motos apreendidos acontece na quinta-feira (19); são lotes com preço mínimo de até R$ 100


Lenda Viva: ‘Zé Maria da Divulgadora’, pioneirismo na comunicação de Brumado

Grande 'Zé Maria', uma vida de dedicação à comunicação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Grande mitos e lendas da humanidade são construídos sob a égide do trabalho, da ousadia e da superação, foram justamente esses atributos que fizeram com que José Maria Viana Machado, hoje com 83 anos, o popular "Zé Maria da Divulgadora", se tornasse um dos nomes emblemáticos da área de comunicação em Brumado. Nascido em 1935, em plena quarta-feira de cinzas, “Zé Maria” merece todo o reconhecimento. Em 1950, ele foi o pioneiro ao colocar no ar a primeira Divulgadora de Brumado, "naquele tempo o disco era o de 78 rotações, era uma música para cada lado do disco" conta Zé Maria. Com programas de calouros e radionovelas, Zé Maria revolucionou a comunicação em Brumado em plenos anos 50, "naquele tempo só tínhamos como únicos entretenimentos a divulgadora e o cinema, que também era uma evolução para Brumado, na época", relembra o comunicador. Artistas como: Nelson Gonçalves, Núbia Lafaiete e Jerry Adriane já passaram pelo programa de Zé Maria. “O nosso sistema de som cobria boa parte da cidade naquela época, tinha várias caixas de som instaladas nos postes. Na hora do jornal, a população parava para nos ouvir, era o único meio de informação de áudio, e tudo que acontecia agente informava, hoje as coisas mudaram, onde tudo acontece praticamente dentro do celular," comenta. Em seu currículo, Zé Maria tem grandes passagens na história como em 1952, quando o então presidente na época, Getúlio Vargas esteve na cidade de Vitória da Conquista, e ele foi um dos repórteres que entrevistou Getúlio. "Naquela época usei o microfone (Cara de Gato), inclusive, esse microfone está hoje exposto no Memorial de Brumado”, lembrou. Já em 1967, Zé Maria cobriu a enchente do Rio do Antônio, que derrubou muitas casas de Brumado "quando a água chegou fui correndo para a divulgadora para avisar as pessoas que a água estava chegando, foi uma tragédia na cidade," relembrou o momento triste. A história desse guerreiro deve inspirar algum biógrafo, já que momentos tão importantes da ‘Capital do Minério’ entremearam a trajetória deste “Pequeno Notável”.



Comentários

  • Rosana Viana

    "Meu amado tio Zé Maria é realmente uma pessoa notável, tanto como profissional quanto como pessoa humana que sempre fez pelos outros sem pretender reconhecimento algum! Sempre foi exemplo de ombridade, honestidade, retidão para todos nós, seus familiares! Muitos esquecem desses fatos da nossa gente e a memória histórica e cultural da nossa cidade não pode morrer! Uma correção: a enchente que marcou a nossa cidade aconteceu no dia 04 de março de 68, dia exato do nascimento da minha irmã caçula! Ouvi a minha familia repetir essa história durante toda a minha infância!"

  • Edma Ribeiro da Silva

    "Parabenizo a este ilustre Zé Maria, eu com meus 57 anos, recordo de algumas passagens em nossa querida Brumado, como também fiz parte dos calouros, aos domingos, da divulgadora que para mim era hora de correr para casa no instante que encerrava a programação da noite, divertiamos muito, momentos estes inesquecíveis. Parabéns Zé Maria! Parabéns a vocês do Portal de Notícias pelo reconhecimento de pessoas importantes que fazem parte da história da minha querida Brumado."

  • Antonio Torres

    "A enchente em Brumado ocorreu em 05 de março de 1968 e não em 1967 . Em 1950 Zé Maria era o locutor da PRVB de Oflávio Torres anexo ao cine Cairu. Depois Zé Maria abriu a Divulgadora e passou a ser conhecido com Zé da Divulgadora."

Deixe seu comentário