ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


‘Porque um ato de vingança como esse?’ protesta proprietário que teve muro de sua residência derrubado; ação teve o amparo judicial

A ação ordenada pela Justiça, teve o acompanhamento da Polícia Militar (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ações de desapropriação sempre são acompanhadas de um clima de revolta, já que, mesmo estando em desacordo com a lei, a leitura que é feita pela maioria é de um ato de desumanidade. Baseado na égide que a “Justiça é cega”, que é tipificada pela figura de uma mulher com os olhos vendados, carregando em uma de suas mãos a balança e em outra a espada. A venda tem como função básica evitar privilégios na aplicação da justiça, sendo a balança o instrumento que pesa o direito que cabe a cada uma das partes e a espada item indispensável para defender os valores daquilo que é justo, já que a norma sem a possibilidade de coação dependeria apenas das regras de decência e convivência de cada comunidade, o que seria ineficaz para garantir o mínimo ético indispensável para a harmonia social. 

O cenário foi de destruição (Foto; Luciano Santos | 97NEWS)

Podemos dizer que a espada sem a balança é força brutal, assim como a balança sem a espada tornaria o Direito impotente perante a inversão de valores que insistem em ser perenes na história da humanidade. Diante desta explicação, essas ações que são tidas como implacáveis, teriam como escudo a aplicação única e exclusiva dos direitos fundamentais, que, no caso, seriam relativos à posse de terras. Na manhã deste sábado (17), a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio de um oficial de justiça, acompanhado de uma guarnição da Polícia Militar, foi executar uma ação de desapropriação no Bairro São José, mais precisamente, na derrubada de um muro de uma residência familiar, a qual pertence ao carreteiro Milton Augusto da Silva (64), o qual ficou revoltado com a atitude. 

Os moradores da região ficaram surpresos com a ação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ouvido pelo 97NEWS ele expressou que “eu estava em casa com minha família quando, de repente, chegou essa máquina e veio destruir o meu muro que eu construí para dar segurança à minha família, já que como carreteiro eu viajo muito” e continuou argumentando que “ o que me deixa ainda mais indignado é que os políticos acabaram com o país, nos deixando numa crise severa, então, me digam, como que agora eu vou recuperar esse prejuízo que passa da casa dos R$ 10 mil?”. Subindo o tom ele disparou que “isso é um ato de desumanidade, um ato de vingança, pois só a minha casa que teve o muro derrubado, além do que eu estou com meu IPTU em dia, Todos aqui construíram em cima do riacho, porque só comigo?. E como que vai ficar a minha família agora sem essa proteção?”. Buscando esclarecer a situação, tentamos falar de forma insistente com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, mas não obtivemos êxito. Em contato com o chefe de gabinete, Amarildo Bonfim, ele se limitou a dizer que “foi uma ação totalmente amparada pela justiça, então o município está agindo dentro da lei, não tem o que se questionar”.

Não ficou pedra sob pedra, todo o muro foi derrubado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Comentários

  • Maura Matos

    "Alguém saberia me dizer se as construções e/ou lixão às margens da pista que liga Brumado à Vila Presidente Vargas também serão derrubados? Ou tem aprovação???"

  • CANDIDO

    "E AS RUAS CHEIAS DE BURACO ,E AS VIAS SEM SINALIZAÇOES COMO LOMBADAS SEM SINALIZAÇAO ,E OS BURACOS DO ESCONSO E QUANTO A OBRA QUE NUNCA TERMINA NO BAIRRO DOUTOR JURACY,SERA QUE NAO TEM NADA MAIS IMPORTANTE PARA O GESTOR FAZER?"

Deixe seu comentário