ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio

Brumado: Artesãos reclamam de baixo público em Mercado de Artes, mesmo após reinauguração

CDL informa sobre vaga para auxiliar de sala em Brumado

Brumado: PM realiza abordagens no fim de semana visando o combate as drogas e armas

Brumado: Advogados negam 'crime de homicídio' à lavrador preso na última semana

Recursos 'esquecidos' nos bancos por brasileiros somam R$ 7,79 bilhões

Motorista é preso ao levar 6,5 kg de cocaína em carro; flagrante ocorreu em Vitória da Conquista

Na Bahia, 17 campi do Instituto Federal da Bahia estão em greve

Testosterona x Libido Feminino: Como anda?

Região sudoeste da Bahia concentra 65% dos óbitos de todo estado

Clínica Santa Clara: Campanha Abril Verde para prevenção e segurança do trabalho

Brasil registrou mais de 80 mil novos casos de tuberculose em 2023

Pitbull ataca e mata dono epilético que passou mal em quintal de casa

Brasil lidera ranking de casos de dengue entre os países das Américas com 83% de registros

Homem acusado de abusar sexualmente da própria filha é preso no interior da Bahia


Homem é preso suspeito de estupro de vulnerável em Macaúbas

Foto: Reprodução

O Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Macaúbas, foi informada acerca de um possível caso estupro de vulnerável. Na localidade informada, os policiais foram comunicados que o fato teria acontecido na noite de quarta-feira (05). Segundo informou a PM, um lençol ensanguentado foi encontrado e o suposto autor estava escondido no matagal próximo à residência. Ao ser indagado pela equipe policial, o mesmo confirmou ter feito o ato sexual com a menor. Diante do relato, a Guarnição informou ao Conselho Tutelar para fazer o acompanhamento com a menor na UPA. O suposto autor foi conduzido à Delegacia de Macaúbas para adoção das medidas legais cabíveis.



PM distribui mais de 200 ovos de Páscoa para crianças em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Mais de 200 ovos de Páscoa foram distribuídos para crianças carentes de Vitória da Conquista, após uma ação social da Base Comunitária de Segurança (BCS) Nova Cidade, em celebração à Páscoa. Doces foram entregues na manhã deste domingo (9), em diversos bairros da cidade. Conforme o comandante da unidade, tenente Vinicius Sampaio, os ovos de chocolate foram arrecadados ao longo dos dias que antecederam a Semana Santa, para serem entregues neste Domingo de Páscoa. “Nós conseguimos angariar as lembranças para as crianças, com o apoio de diversos supermercados parceiros", disse. Crianças assistidas pela BCS, moradoras dos bairros Nova Cidade, Alto do Panorama, Panorama, Primavera, Veloso, Nova Esperança e Pedrinhas ganharam chocolates. Na oportunidade, 80 saquinhos com doces sortidos também foram levados para os pequenos. “Agradeço por cada parceiro que nos ajudou a trazer um momento de extrema felicidade para essas crianças. Com certeza foi uma Páscoa que eles jamais irão esquecer”, concluiu o oficial.



45% dos brasileiros são contra privatizações; 38% são favoráveis de empresas públicas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, divulgada neste domingo (9), aponta que 45% dos brasileiros são contrários a privatizações de empresas e serviços públicos. Os que são favoráveis somam 38% dos entrevistados. Entre as respostas, 45% dos brasileiros se dizem contra privatizações (66% em setembro de 2022, 67% em julho de 2019 e 70% em novembro de 2017) e 38% são a favor (26% em setembro de 2022, 25% em julho de 2019 e 20% em novembro de 2017). Os que não sabem são 14% e indiferentes representam 3% do total. A pesquisa Datafolha ouviu 2.028 pessoas com 16 anos ou mais em 126 municípios nos dias 29 e 30 de março, e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou a retirada dos Correios, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) da lista de privatizações.



Professora tira a roupa em protesto contra racismo em mercado de Curitiba

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma professora entrou em um supermercado da rede Atacadão, em Curitiba, vestindo apenas roupas íntimas, após ter sido seguida por um segurança no local. As imagens da manifestação circularam nas redes sociais neste fim de semana. "Quando eu vim vestida, estava com um segurança atrás de mim. Aí eu voltei, agora nua, para garantir que eu leve a latinha de leite da minha filha e não tô roubando nada", diz a professora durante o ato. Na manhã deste domingo (9), após a repercussão do protesto, Isabel fez um vídeo, chorando, falando sobre o ocorrido. "Eu ontem errei ao fazer isso, mas eu preciso fazer a denúncia", disse, ao iniciar o relato do que teria acontecido. Em nota, a rede Atacadão, afirmou que "apurou o caso, ouvindo os funcionários e analisando as imagens de câmeras de segurança, e não identificou indícios de abordagem indevida".



Dorgival Dantas é a terceira atração do Forró do Sítio Novo 2023

Foto: Divulgação

Os fãs de forró já podem se preparar para uma festa incrível! O Forró do Sítio Novo já tem três atrações confirmadas para sua edição de 2023, que acontecerá no dia 03 de junho. Além da banda Mastruz com Leite e do forrozeiro Edigar Mão Branca, agora também está confirmada a presença do cantor Dorgival Dantas. Será uma noite inesquecível para os amantes do ritmo mais tradicional do Nordeste. Fique de olho nas novidades. 



Irmãos de 12 e 17 anos morrem afogados em barragem no interior da Bahia

Foto: Reprodução l Sudoeste Bahia

Neste sábado (8), às 16h, uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Urandi, foi acionada por um popular informando que na Barragem do Estênio havia ocorrido um afogamento de dois adolescentes. Segundo a PM, uma Guarnição se deslocou ao local e lá chegando constatou a veracidade do ocorrido, sendo as vítimas do afogamento os irmãos Isaac dos Santos Silva de 12 anos de idade, e Thiago dos Santos Silva de 17 anos, filhos de Edmilson Pereira da Silva e Janaína Cândida da Silva. Segundo informações dos banhistas, as vítimas estavam tomando banho na barragem quando o mais novo afundou na água e o outro na tentativa de socorrê-lo se afogou também. Populares que estavam no local mergulharam e encontraram as vítimas já sem sinais vitais. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou a perícia no local. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi, para serem necropsiados.



Brumado: Operação Lei do Silêncio verifica uso irregular de imóveis do Minha Casa Minha Vida

Foto: Divulgação

Uma a ação deflagrada pela Prefeitura de Brumado e com o apoio da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), foi deflagrada na última quinta-feira (6), em Brumado, Sudoeste da Bahia. A Operação Lei do Silêncio ocorreu nos Residenciais Brisas, a qual apurou o uso irregular de imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida do governo federal. Durante a operação, foram comprovadas diversas irregularidades, a exemplo da abertura de bares nos imóveis que são destinados para fins residenciais. Três bares que atuavam de maneira irregular foram interditados pela Prefeitura. Ambos os bares irregulares haviam diversas denúncias de poluição sonora e quebra do sossego público. Em um dos artigos do programa federal, é proibido usar caixa acústica, rádios, aparelhos de som, TV, instrumentos musicais em níveis que causem incomodo aos demais moradores, das 22 às 7 horas da manhã, deverá ser observado a lei do silêncio. 



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: PM prende homem suspeito de agredir mulher no bairro Irmã Dulce

Foto: Divulgação l PM

Um homem de 31 anos foi preso acusado de agredir a companheira de 18 anos no Residencial Irmã Dulce, em Brumado, Sudoeste baiano. Segundo informou a 34ª CIPM ao site 97NEWS, quando os militares chegaram ao local, encontraram a vítima desesperada com o seu bebê no colo. Conforme a vítima relatou aos policiais, o homem teria desferido vários golpes de faca deixando a mesma com vários hematomas e cortes pelo corpo. Ainda segundo a guarnição, foi observado que algumas das lesões já eram antigas foram curadas sem sutura, para evitar a ida da jovem a unidade médica. A jovem,  mãe de uma criança de outro relacionamento está com o acusado a cerca de cinco meses. O homem foi preso em flagrante e já tem passagens por outros crimes como: Porte ilegal de arma e tráfico de drogas. Em sua residência foi encontrada uma motocicleta com o motor de outro fabricante e com a numeração parcialmente raspada. Ele foi conduzido para a Delegacia, ficando o agressor a disposição da Justiça.



18 detentos foram autorizados a deixar o presídio de Brumado em Saída Temporária de Páscoa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última semana, foi autorizada a saída temporária de 18 presos durante o período de Páscoa, do Conjunto Penal de Brumado. Os detentos saíram na manha de quinta-feira (6), e devem retornar às penitenciárias até as 18h da próxima terça (11). Os presos que não comparecerem no prazo determinado, serão considerados foragidos. Entre as exigências a serem cumpridas pelos beneficiados com a saída temporária estão recolhimento à residência visitada, no período noturno, não frequentar festas, bares e similares, entre outras determinações. A saída temporária está prevista na Lei de Execuções Penais (Lei 7.210/84), do artigo 122 ao artigo 125. Atualmente, o presídio de Brumado possui 289 detentos.

 



Sicoob se compromete a fornecer informações claras em serviços de concessão de crédito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 4ª promotoria de Justiça do Consumidor, firmou um termo de ajustamento de conduta com a Sicoob Confederação para garantir que a instituição financeira preste informações claras e adequadas sobre os serviços de concessão de crédito aos clientes. A Sicoob deverá fornecer ao consumidor, no ato da oferta e antes da celebração do contrato, o valor contratado, o valor total a ser pago com o financiamento, taxas de juros, mora, multa, dentre outros. No termo, assinado em 31 de março, a Sicoob também se comprometeu a incluir, na proposta de crédito, a taxa efetiva anual de juros e a informação sobre direito à liquidação antecipada com redução de juros, nos termos do Código de Defesa do Consumidor. Segundo a promotora de Justiça Joseane Suzart, autora do TAC, um inquérito civil do MP detectou mais de 5,6 mil reclamações sobre a Sicoob no site Reclame Aqui, englobando denúncias de prática abusiva por parte da operadora de crédito. O acordo prevê ainda que a Sicoob crie, até 31 de dezembro deste ano, uma metodologia de cálculo do mínimo existencial, nos termos do Decreto Federal nº 11.150/2022, sobre “prevenção, tratamento e conciliação de situações de superendividamento em dívidas de consumo”, a fim de identificar o consumidor superendividado. Segundo a promotora, “bens jurídicos expressivos” estão sendo comprometidos, colocando em risco a manutenção da sobrevivência dos consumidores, uma vez que “não conseguem arcar com o custeio de bens essenciais como alimentação, água, energia, transporte”.



Batida entre caminhão que levava carga de macarrão e carro deixa duas pessoas mortas em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um acidente envolvendo um carro e uma carreta deixou duas pessoas mortas nesta sexta-feira (7), na BR-116, em Vitória da Conquista. Os veículos bateram de frente e as duas pessoas que estavam no carro morreram no local. O motorista da carreta, não teve ferimentos. De acordo com informações Polícia Rodoviária Federal, a carga de macarrão que era transportada pela carreta foi saqueada. Os corpos foram removidos ao Instituto Médico Legal pelo Departamento de Polícia Técnica. A PRF registrou a ocorrência.



PRF apreende mais de 300 comprimidos de rebite na região da Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

Em único dia policiais rodoviários federais de Itaberaba apreenderam 306 comprimidos de anfetaminas em abordagens distintas em frente à unidade operacional da PRF, no km 225 da BR 242. A primeira apreensão ocorreu por volta das 16h50 desta quinta-feira (6), quando os policiais decidiram vistoriar uma carreta que seguia de Salvador para Luís Eduardo Magalhães. No caminhão foram encontrados uma quantidade de 195 comprimidos de nobésio extra forte que estavam acondicionados em um recipiente de goma de mascar (pastilha). Já em outras cinco abordagens, os policiais apreenderam mais 111 unidades da droga. O uso desse tipo de droga está muitas vezes associado à condução em excesso de velocidade, perda do controle do veículo, colisões, direção agressiva e desatenta, além de execução de manobras de alto risco. A PRF alerta que dirigir sob influência de “rebites” é infração gravíssima de trânsito, de acordo com o Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e pode colocar em risco a vida do motorista e de outras pessoas.



Paixão de Cristo - Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado

Foto: Divulgação

A Sexta-Feira Santa é um momento de reflexão e renovação da fé para os cristãos em todo o mundo. É um dia em que lembramos do sacrifício de Jesus na cruz e do amor incondicional de Deus por nós. Para ajudar a expressar esses sentimentos. Que essa Sexta-Feira Santa seja um momento de renovação da nossa fé e esperança na vida eterna. Uma mensagem da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado.



Edigar Mão Branca é a 2ª atração confirmada no Forró do Sítio Novo em Brumado

Foto: Divulgação

O famoso Forró do Sítio Novo em Brumado já tem data marcada para este ano e promete trazer muita animação aos festeiros de plantão. O evento acontecerá no dia 03 de junho e contará com a presença de duas grandes atrações: Edigar Mão Branca e Mastruz com Leite. Edigar Mão Branca, conhecido como o “farejador de festa”, confirmou sua presença no evento e promete fazer todos dançarem ao som de muito forró e arrastar o pé. Já a banda Mastruz com Leite, que é uma das grandes referências do forró no Brasil, é a primeira atração confirmada para o Forró do Sítio Novo. A festa é uma das mais esperadas na região e a expectativa é de que mais atrações sejam confirmadas em breve. Com muita animação e forró, o evento promete ser um sucesso e trazer uma atmosfera de alegria e descontração para todos que participarem. Fique atento às novidades e garanta já o seu ingresso para o Forró do Sítio Novo.



Brumado: Apesar do aumento no preço, comerciantes celebram vendas de peixe

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A reportagem do 97NEWS, foi até a Feira Livre de Brumado nesta quinta-feira (06), para acompanhar a venda dos peixes. O produto é tradicionalmente consumido durante a Semana Santa. A tradição da Igreja Católica diz que na Sexta-Feira Santa, dia da Paixão de Cristo, é uma data de sacrifícios, em sinal de consternação pela morte de Jesus, e não se deve comer carne vermelha. A abstenção de carne acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Na Feira Livre, houve quem constatasse uma baixa procura pelo produto. É o caso do senhor Anísio, proprietário de um estabelecimento há mais de 20 anos. “Comparado a anos anteriores, acho que o movimento está um pouco devagar. Esse ano está fraco, está bem devagar. O preço está um pouco acima, acho que por isso está devagar”, disse. Entre os peixes mais procurados estão: Curimatã, Curvina, Surubim, Mapará, Traíra. Já o comerciante Adão Silva diverge. Para ele, desde quarta-feira (05) tem sido grande a busca por peixe. “Apesar do preço elevado, o pessoal está consumindo muito”, avaliou. Muita gente deixou para fazer as compras de última hora. É o caso da dona Joseane Tomaz. “Estou vindo comprar praticamente na hora do almoço. Foi o tempo que eu tive para comprar e agora vou preparar. Eu mesmo preparo. No coco e e no creme de leite. É um costume que seguimos, de na Semana Santa sempre comer peixe”, afirmou.



Plantação com 32 mil pés de maconha é erradicada na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

Um plantio com mais de 32 mil pés de maconha foi erradicado, na manhã desta quinta-feira (6), por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, da Rondesp Chapada e da 24º Companhia Independente de Polícia Militar, na cidade de Morro do Chapéu. Dois criminosos foram presos e apresentados na Delegacia. Segundo o major Ednaldo Siqueira Vieira, comandante da unidade, os policiais fizeram levantamentos e chegaram até a plantação, no Povoado de Mônica. "O material foi arrancado e incinerado no terreno", contou o oficial. Além da plantação, os policiais destruíram também um acampamento improvisado usado pelos traficantes. Dois homens que faziam o cultivo e manutenção da roça foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia Territorial de Morro do Chapéu.





Homem é preso suspeito de estuprar enteada de 5 anos em Luís Eduardo Magalhães

Foto: Reprodução

Um homem de 35 anos foi preso nesta quarta-feira (5), acusado de estuprar uma enteada de 5 anos, no município de Luís Eduardo Magalhães. Segundo o g1, a medida aconteceu após solicitação do Conselho Tutelar do município. De acordo com o delegado Joaquim Rodrigues, que investiga o caso, a mãe da criança procurou a delegacia, no dia 23 de março, para registrar uma ocorrência de atos libidinosos contra a filha dela, no bairro Florais Léa. Joaquim Rodrigues explicou que o suspeito cometeu atos libidinosos e o crime se caracteriza como estupro de vulnerável. Ainda de acordo com Joaquim Rodrigues, o suspeito segue preso na Delegacia Territorial (DT) de Luís Eduardo Magalhães. Ele não teve direito a pagar fiança, porque é reincidente e já respondia pelo crime de estupro de vulnerável.



Vereadores denunciam falta de medicamentos e sucateamento de UBS e no Hospital Municipal de Lagoa Real

Foto: Divulgação

Os vereadores Santo Batista de Almeida (PSD), o Santão, e Laiston Liberato Correia (PSD), denunciaram a falta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o sucateamento do Hospital Municipal de Lagoa Real. De acordo com os edis, faltam remédios básicos para diabetes e hipertensão nas unidades de saúde. A imprensa local, o vereador Santos Batista afirmou que foi realizada uma vistoria nas localidades e foi constatado a falta dos insumos para os atendimentos à população. “Há um descaso da administração na saúde de Lagoa Real. A Policlínica de Saúde de Guanambi que sustenta a saúde em Lagoa Real. Essa é a realidade”, apontou. No que se refere ao sucateamento do hospital municipal, Batista disse que se trata de descaso e incompetência da atual administração. “Um total descaso”, concluiu.