ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo


Governo da Bahia defende regulamentar redes sociais diz que internet é 'terra sem lei'

Foto: Reprodução

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta terça-feira (2), que defende a regulamentação das redes sociais digitais. Em entrevista ao portal Uol, o petista disse que o ambiente digital no Brasil é "terra sem lei". A votação do PL das Fake News na Câmara dos Deputados estava prevista para esta terça, mas deve ser adiada por falta de votos. "O que aconteceu dentro das famílias, das escolas, evidencia que nós precisamos regulamentar, e o fato de o projeto de lei estar no Congresso Federal é oportunidade da sociedade brasileira, através do seus leais representantes, fazer o debate. Acompanhei a fala de Alexandre de Moraes [ministro do Supremo Tribunal Federal] na reunião com nossos governadores e foi muito claro isso: não dá para gente não fazer uma intervenção positiva nisso. Nós precisamos da regulamentação que se adeque ao nosso modelo de desenvolvimento nacional", disse o governador. Questionado pelos jornalistas qual a sua opinião diante daqueles que classificam o PL das Fake News como censura, Jerônimo Rodrigues disse que não vê dessa forma. "Não dá para termos o modelo [de ambiente digital] que tínhamos no governo federal passado [de Jair Bolsonaro]. Precisamos entender que limites podem ser dados, mas ao mesmo tempo reconhecendo que grau de democracia e liberdade", defendeu.



Ministério Público cobra Google após ações contra PL das Fake News

Foto: Reprodução

Por meio de um ofício expedido na segunda-feira (1º), o Ministério Público Federal cobrou explicações do Google sobre o posicionamento da plataforma contra o PL das Fake News. Na página inicial do buscador, aparece a mensagem: "O PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil". Clicando no texto, o usuário é levado para uma página com um artigo contra o projeto de lei.  A empresa defende uma discussão maior do tema e impulsiona a hashtag #MaisDebatePL263. Um levantamento do NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apontou que a empresa tem privilegiado conteúdos contrários ao projeto de lei nos resultados de busca. Segundo documento assinado pelo procurador Yuri Corrêa da Luz, o MPF em São Paulo dá um prazo de dez dias para que o Google se manifeste sobre os critérios utilizados para os resultados de busca. Nesta segunda-feira, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que que vai pedir uma apuração sobre uma possível prática abusiva do Google contra a proposta que estabelece regras de combate às fake news.



Brumado: Morre aos 82 anos Dagvaldo Silva Melo, seu 'Fiapo'

Foto: Reprodução l Rede Social

Com muita tristeza, a família e amigos de Dagvaldo Silva Melo, 82 anos, seu "Fiapo" comunicam o seu falecimento. Descrito como um homem reto, íntegro e a personificação do amor, Melo deixou um legado de humanidade e um coração limpo de maldade. Em agradecimento ao Criador por ter permitido a convivência com uma pessoa tão especial, a família informa que o velório será realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, situada na praça Abias Azevedo, nº 91. O sepultamento ocorrerá às 17h desta terça-feira (02), no cemitério Jardim Santa Inês. A família e amigos pedem que todos orem pela alma de Fiapo e agradecem o amor e apoio recebidos neste momento difícil. A passagem de Fiapo pelo mundo foi marcada pela sua generosidade e amor ao próximo, um exemplo que inspirou a todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.



De cabo Verde na África, Delcia Janine foi a entrevistada do Tema Livre Podcast desta semana

Foto: Divulgação

A engenheira civil Delcia Janine que é professora concursada do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Brumado, foi a entrevistada do Tema Livre Podcast desta semana. Na oportunidade Janine falou sobre a sua trajetória de estudos e como chegou até o Brasil. Residiu em Fortaleza (CE) e também em Salvador (BA), no entanto após aprovação em concurso público chegou à Brumado para exercer seu trabalho e empreender seus esforços na construção do saber. Em sala de aula disse que se encontrou tendo a docência como uma paixão. A africana é defensora dos direitos humanos e abordou a questão do racismo trazendo algumas informações importantes e situações vivenciadas. Na conversa, Janine falou sobre as belezas da sua terra nativa, Cabo Verde e recomendou o turismo no seu país. O bate papo está fantástico e você pode acompanhar na íntegra no canal do YouTube Tema Livre Podcast. Não esqueça de se inscrever no canal e deixar seu like no vídeo.



Brumado: Jovem de 22 anos morre à espera de vaga em UTI avançada

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma jovem 22 anos morreu na tarde desta segunda-feira, 1º de maio, à espera de uma vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região. Brenda Batista Pereira necessitava de uma transferência com urgência para uma unidade especializada com hemodinâmica e hemodiálise, no entanto, a regulação não conseguiu a tempo. Uma campanha chegou a se mobilizada nas redes sociais para ajudar a brumadense, que precisava ser submetida a um implante de Permcath (um cateter de longa permanência implantado em uma veia de grosso calibre central). Devido a regulação da secretaria de saúde da Bahia ser centralizada, em Salvador, a vaga não saiu e a jovem foi a óbito. Ela estava internada na UTI do Hospital Municipal de Brumado.



Brumado: Hospital Municipal realiza mais uma captação de órgãos

Foto: Divulgação

No último domingo (30), o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, realizou mais uma captação de órgãos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, esta é a quinta vez que o a unidade hospitalar realiza esse tipo de procedimento, só em 2023 já foram duas captações. Conforme a Pasta, no último procedimento, foram captados os rins de um paciente que, em vida, já havia comunicado a sua família o desejo de ser um doador de órgãos. O procedimento envolveu profissionais das equipes do Centro Cirúrgico e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do centro  hospitalar, e Central Estadual de Transplantes (CET), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Conforme a Secretaria, cerca de 15 pessoas estiveram envolvidas neste procedimento, que vai desde a constatação da morte do paciente (por meio de vários testes médicos e exames complementares), até a notificação e envio de material para avaliação sorológica em Salvador. Neste período, e após a confirmação da morte do paciente, a família do doador precisa autorizar e assinar os documentos da doação de órgãos. "A captação de domingo, irá ajudar a diminuir a fila de espera por um rim no país.  Destacamos também, a modernidade e competência de todo o trabalho prestado no HMPMN, que realiza, tranquilamente e com todo o profissionalismo necessário, procedimentos como este", disse em nota a Secretaria.



Em nota, prefeitura afirma: 'É falsa a informação que está sendo veiculada sobre o prefeito Eduardo ter atropelado seguranças em obra de canal'

Foto: Divulgação

Em nota à imprensa brumadense, a Prefeitura Municipal de Brumado afirma que o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) não atropelou seguranças em obras de canal do bairro Monsenhor Fagundes. "O gestor municipal estava realizando o acompanhamento de obras de manutenção do equipamento público/canal situado nas proximidades da FADESB, com um veículo oficial do município, quando em um determinado momento, se deparou com seguranças que estavam obstruindo uma via pública e impedindo a passagem do veículo". A nota diz ainda que: "A todo o momento, os seguranças estavam usando de violência para tentar impedir que o Prefeito de Brumado conseguisse passar, inclusive com o uso de cacetetes contra o veículo em que estava Eduardo. Além dos seguranças que estavam fechando e impedindo a passagem em uma via pública, também estava presente um exaltado, o mesmo estava bradando inverdades e ofensas contra o Prefeito e a gestão municipal de Brumado", afirma. Por fim, a administração reforça que não houve agressão. "Ao contrário do que está sendo veiculado, nada houve a titulo de agressão ou lesão corporal por parte do Prefeito de Brumado", finalizou a nota.



Acidente entre ambulância e ônibus da banda Moleca 100 Vergonha deixa um morto no Piauí

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O condutor de uma ambulância, Francisco Filho Pereira, de 44 anos, morreu após um grave acidente na madrugada deste domingo (30), na BR-316, em Elesbão Veloso. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao perder o controle do veículo, o homem colidiu frontalmente com um ônibus da banda de forró Moleca 100 Vergonha. Conforme a PRF, o acidente aconteceu por volta das 4h40, no km 144 da rodovia. Investigações preliminares apontam que Francisco Filho Pereira invadiu a faixa contrária e colidiu contra o ônibus. A suspeita é de que o motorista da ambulância tenha dormido ao volante. Ele prestava serviço para a Unidade Mista de Itainópolis, município no Sul do Piauí. O condutor da ambulância não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Já o motorista do ônibus da banda teve ferimentos graves em uma das pernas e ficou preso às ferragens do veículo. Ele foi socorrido e levado para o hospital de Elesbão Veloso, onde se encontra estabilizado e consciente. Os passageiros do ônibus, integrantes da banda Moleca 100 Vergonha, saíram ilesos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros do Piauí, o Instituto Médico Legal (IML) e a Polícia Civil foram acionados para auxiliar na ocorrência.

 



Novo Pelotão da PM em Andaraí reforçará o patrulhamento na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

Para reforçar o patrulhamento preventivo na Chapada Diamantina, a nova sede do Pelotão da Polícia Militar, na cidade de Andaraí, foi entregue neste domingo (30), pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho. Com investimento de 1,4 milhão de reais, a nova sede faz parte do Programa de Modernização das Estruturas Policiais e dos Bombeiros. Cerca de 650 milhões de reais foram investidos pelo Governo do Estado nas melhorias. O Pelotão conta com salas para oficiais e praças, alojamentos, copa, banheiro, entre outros espaços para reunião da tropa. 



Dia do Trabalhador: gratidão do tamanho da Clínica Mais Vida

Foto: Divulgação

Esta é a nossa homenagem a todos os colaboradores e trabalhadores da Clínica Mais Vida. Em especial àqueles que estão na linha de frente, para atender as necessidades de todos. Neste momento devemos honrar seus esforços e refletir sobre o respeito, a vida e o próximo. Parabéns a todos que com seus esforços, contribuem para um mundo melhor! Uma homenagem da Clínica Mais Vida.

 



Jovem de 22 anos morre afogado em barragem na zona rural de Brumado

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Por volta das 09h da manhã do último sábado (29), a Polícia Militar foi informada de que Rian Miranda Pires, 22 anos, teria se afogado em uma barragem da Fazenda Furado dos Veados, zona rural, de Brumado, Sudoeste baiano. De acordo com a PM, o Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista chegou a ser acionado, mas horas depois, familiares e amigos conseguiram localizar o corpo do jovem submerso na água. Aos policiais, testemunhas relataram que Rian teria se afogado ao tentar atravessar a barragem a nado. A Polícia Civil foi informada e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez o levantamento cadavérico. O corpo de Pires foi encaminhado ao IML de Brumado.



Brumado: Durante rondas pelo bairro Dr. Juracy, PM apreende drogas

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Na tarde deste domingo (30), policiais militares da 34ª CIPM realizavam policiamento na cidade, quando abordaram homens em um bar da Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, e encontrou drogas. Durante a abordagem, um dos abordados apresentou certo nervosismo. Segundo a PM, na abordagem ao homem de 31 anos, o suspeito se desfez de um pacote com porções de cocaína. Ainda durante a revista pessoal, foi encontrado mais uma porção de droga em seu bolso. Conforme a Polícia, o suspeito que já cumpriu quase seis anos por assalto, negou que estava traficando. Ele é a droga foram apresentados na delegacia de Brumado.



Temporal com granizo causa destruição em Licínio de Almeida

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um temporal com granizo causou destruição em Licínio de Almeida, na tarde de sábado (29). Diversas vias ficaram alagadas e a cobertura de um posto de gasolina desabou sobre veículos. Também foram registradas queda de muros, destelhamentos de residências e alagamento em lojas da Rua Boa Vista. Até às 18h, o fornecimento de energia elétrica permanecia suspenso. Ninguém ficou ferido.

Foto: Reprodução l Rede Social

De acordo com o Climatempo, a segunda-feira, 1º de maio será com sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. E, à noite, o tempo fica aberto. Para o segundo dia de maio, as previsões apontam sol com muitas nuvens durante o dia, períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A Defesa Civil ainda não divulgou o balanço dessas últimas horas de chuva.



Brumado: Menina de dois anos morre de pneumonia; ela chegou a ser transferida para uma UTI

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma criança de dois anos morreu neste domingo (30) depois de ter sido diagnosticada com pneumonia. Segundo a família, ela chegou a ser transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Vitória da Conquista, mas não resistiu e veio a óbito. Maria Ísis Ferreira Mendes foi internada no Hospital Municipal de Brumado, no mês de março deste ano. Ela estava em estado gravíssimo e necessitava de suporte em uma UTI pediátrica. Após uma campanha nas redes sociais, a vaga da menina foi liberada, mas infelizmente Mendes faleceu. Até o momento, não há informações sobre velório e sepultamento.



BA-142: Motorista de 33 anos vem a óbito após caminhão capotar entre Anagé e Tanhaçu

Foto: Divulgação l CIPRv

Um motorista de 33 anos morreu após capotar um caminhão na rodovia BA-142, entre os municípios de Anagé e Tanhaçu. Segundo a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), o acidente aconteceu por volta das 11h40 deste sábado (29). A vítima foi identificada como João G. M. Silva. O veículo envolvido era um caminhão modelo VW/30.280, que saiu da pista e acabou capotando no KM 355 da rodovia. O condutor foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado para o Hospital Municipal de Brumado, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.



Caminhão tomba entre os municípios de Anagé e Tanhaçu, na BA-142

Foto: Divulgação l CIPRv

Na sexta-feira (28), um acidente envolvendo um caminhão foi registrado, na BA-142, entre os municípios de Anagé e Tanhaçu. De acordo com a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), o motorista de 58 anos, conduzia um veículo Mercedes-Benz 710, cor azul, quando acabou saindo da pista e tombando no km 355. O condutor não sofreu ferimentos. Segundo a PRE, houve apenas danos materiais. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Prefeitura de Brumado mantém compromisso de pagamento dos salários em dia

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da sua gestão, tem se empenhado em cumprir com suas obrigações e compromissos, principalmente quando se trata do pagamento dos salários dos servidores. Dessa forma, a administração reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais que se dedicam diariamente para garantir a qualidade dos serviços públicos prestados à população. O pagamento dos salários em dia é um compromisso assumido pela gestão municipal desde o início do mandato, e é uma das formas de valorizar os servidores e reconhecer a importância de suas funções para o funcionamento da cidade. Com o salário deste mês já depositado nas contas dos trabalhadores, a gestão demonstra seu comprometimento em manter o pagamento em dia e garantir a tranquilidade financeira dos servidores. A valorização dos servidores é uma das prioridades da gestão municipal, que tem se esforçado para oferecer um ambiente de trabalho saudável e seguro, além de oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional. O objetivo é garantir um serviço público eficiente e de qualidade para todos os brumadenses.



Vitória da Conquista: Polícia cumpre mandados contra acusado de extorquir mulheres com vídeos íntimos

Foto: Divulgação

Um homem foi identificado como suspeito de extorquir nove mulheres, algumas delas menores de idade, em Vitória da Conquista, no Sudoeste, após ameaçá-las com a divulgação de fotos íntimas. Na quinta-feira (27), dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências ligadas ao suspeito em Vitória da Conquista e Itapetinga, também no Sudoeste. A ação ocorreu no âmbito da Operação Intimidade Violada, da Polícia Cvil. Com o investigado, foram encontrados diversos equipamentos eletrônicos, notebooks, aparelhos de celulares, pendrives e HDs, que serão encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Salvador, para perícia. “Ele extorquia as vítimas através da exigência de valores em dinheiro para a não divulgação de fotos intimas por meio das redes sociais. As vítimas procuraram a delegacia e abrimos um Inquérito Policial para investigar”, relatou o titular da Delegacia de Repressão à Furtos e Roubos (DRFR)/Conquista, delegado Ney Brito. Segundo a Polícia Civil, o homem deve ser indiciado pelos crimes de extorsão, invasão de dispositivo e falsidade ideológica.



Polícia prende homem que escondeu faca e machadinha dentro de escola

Foto: Divulgação

Equipes da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Santa Maria da Vitória cumpriram, na quinta-feira (27), o mandado de prisão preventiva expedido contra um homem acusado de esconder uma faca e uma machadinha, dentro de uma instituição de ensino, no município de Santana. De acordo com as apurações, o homem contou com a ajuda de um adolescente. Os objetos já haviam sido apreendidos pela polícia. Como explicou o coordenador da 26ª Coorpin/Santa Maria, delegado Alexandre Haas, o suspeito deve responder pelos crimes de corrupção de menores, ameaça e trazer consigo arma branca. “A ação foi confirmada pelas imagens de câmeras de monitoramento. Também estamos cumprindo mandados de busca e apreensão”, pontuou o coordenador. O suspeito está à disposição do Tribunal de Justiça. Os levantamentos continuam.