ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Mulher de 52 anos é vítima de dengue hemorrágica

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão


Brumado: Pais questionam novo sistema de sorteio eletrônico para a matrícula; secretária de Educação explica

Foto: Luciano Santos l Arquivo 97NEWS

Como vem acontecendo nos últimos anos, a matrícula na rede de ensino municipal é um período conturbado de muitas reclamações e denúncias de favorecimento. Visando equalizar esta situação conflitante e acabar com as filas nas madrugadas na frente das escolas, a administração municipal, convocada pela Ministério Público Estadual, adotaram uma nova metodologia por meio do sorteio eletrônico. Diante disso a novidade foi anunciada e, nesta semana os pais começaram a ir as escolas para dar os dados dos seus filhos para serem inseridos no sistema. Mas, não deixaram de existir questionamentos, pois muitos pais ficaram insatisfeitos com a mudança, afirmando que seus filhos poderiam ir ter que estudar muito longe de onde moram. Segundo vários relatos que foram enviados para a redação do 97NEWS, eles alegam que a situação é desumana, pois os que vivem em situação de vulnerabilidade social serão os mais prejudicados. “Antes dormíamos vários dias na frente da escola, mas a vaga era garantida. Agora eu questiono, como que um pai e uma mãe de família desempregados poderão pagar uma van para levar os seus filhos, já que a taxa é de R$ 110,00 por aluno”. 

A professora Ednéia Ataíde esclarece o assunto (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Diante desses questionamentos, ouvimos a secretária municipal de Educação, a professora Ednéia Ataíde que explicou que “a primeira questão a ser esclarecida que essa mudança é resultado de uma ação no Ministério Público que visou adotar um novo modelo de matrícula, já que estavam existindo, comprovadamente, a ação de uma quadrilha especializada em vender senhas nas portas das escolas, além do que várias mães de famílias dormiam até 5 noites nas filas para garantir uma vaga para os filhos. Isso sim é desumano”. Ednéia ainda fez questão de declarar que “então, a mudança era inevitável, então a decisão do Ministério Público foi muito acertada, pois não haverá privilégios o sistema é de total isonomia”. Ela também relatou que os problemas se centralizavam em 7 escolas (CMEAS, Eny Mafra, Armida Azevedo, Zilda Neves, Santa Rita, Scheilla Barreto e Graça Assis), as que ainda não estão funcionando em tempo integral”. Ednéia ainda declarou que “a imensa procura vem atestar a qualidade do nosso ensino, que conta com professores e profissionais muito dedicados e com grande conhecimento, tanto que estamos recebendo uma grande demanda de alunos que são advindos de escolas particulares”. A secretária informou que o sorteio acontecerá no próximo dia 23 e contará com a presença do Ministério Público, de todas os conselhos que fazem parte do setor educacional e da imprensa local, garantindo assim a transparência do sistema. Assim que a lista for gerada, será imediatamente divulgada.



Comentários

  • Na minha opinião teria que ter prioridade as pessoas que mora no bairro próxima da escola , seria mais que justo pois quem não tem condições de pagar vai fazer o que? Deixar a criança sem estudar ?

    ""

  • Mary e Shirley

    "Nossos filhos não conseguiram vagas, moramos na zona rural, só temos ônibus escolar de manhã. Na escola até disseram que tem algumas vagas a tarde. Varios q conseguiram a vaga de manhã, conhecemos e moram na cidade. Por que essas vagas da tarde não ficam p quem mora na cidade e nós que dependemos do ônibus escolar não temos prioridade? Precisam rever isso. "

Deixe seu comentário