ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão


Brumado: Falta de sinalização continua causando transtornos para pedestres no centro da cidade

É facil perceber a falta dos semáforos para pedestres (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Moradores, especialmente os pedestres, continuam reclamando a ausência de sinalização no cruzamento da Rua Coronel Tibério Meira com a Rua Dr. Mario Meira, bem no centro, em Brumado. A reportagem do 97NEWS foi até o local e constatou a dificuldade dos pedestres para atravessar a via. No passeio, existe apenas um poste onde estava instalado o equipamento semafórico, mas não existe mais, ainda não se sabe o motivo. Apesar do risco de atropelamentos, adultos e crianças atravessam a faixa assim mesmo, colocando a vida em risco O que se observou foi que os veículos acabam parando aleatoriamente, e de forma arriscada, com um “tiro no escuro”, é feita a travessia da via. Ouvido pela nossa equipe, o aposentado José Antônio Borges, que passa pela via, quase todos os dias para ir ao banco, reclama que é difícil atravessar nas proximidades da Praça Armindo Azevedo. 

Os pedestres correm riscos ao atravessar a via sem a devida sinalização (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

“É preciso colocar o semáforo de pedestres. Eu venho no banco e é difícil observar se está liberado para mim ou não. Outro dia eu estava dirigindo e uma pessoa atravessou, e eu a alertei”, relatou. Já a estudante Taís Silveira, que também costuma atravessar a Rua Dr. Mario Meira, relata que “mesmo quando estou com o filho de um ano, eu enfrento dificuldades“ e emendou dizendo que “temos que adivinhar se é, ou não, a nossa vez para atravessar. Isso aqui já tem vários anos que está desse jeito, uma vergonha para a nossa cidade”, reclamou.

Nesse local outro flagrante da falta de semáforos para pedestres (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Outra situação muito similar foi registrada nas Ruas Rua Nina Rodrigues e Exupério Pinheiro Canguçu, que dão acesso a BA-148. A via também é umas das mais movimentadas de Brumado e não possui a sinalização para pedestres há vários meses. Devido às sucessivas manifestações e protestos dos brumadenses sobre a sinalização nas quatros ruas, um agente de trânsito do SMTT informou que, já foi realizada vistoria no local, onde se constatou a necessidade da sinalização. “Na altura da Rua Coronel Tibério Meira com a Dr. Mario Meira, a sinalização foi destruída por caminhões de carga, que na época passavam pela via, e hoje já não passam mais, devido a reforma do anel viário. Sobre o equipamento, o SMTT vai solicitar da infraestrutura para que compre estes equipamentos, facilitando a passagem dos pedestres”, informou o agente.

Os pedestres vêm sendo prejudicados com a falta dos semáforos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Sobre o pedido para instalação da sinalização de pedestres na Rua Nina Rodrigues e Exupério Pinheiro Canguçu, ele destacou que “o SMTT disse que na época notificou o motorista do caminhão que causou o dano no equipamento, inclusive, o seguro do caminhão foi acionado, e a empresa já teria pago o valor do equipamento, cabendo agora a prefeitura adquirir o mesmo, com o recurso que foi disponibilizado através do seguro”.



Comentários

  • Cícero Costa

    "Não se justifica a demora na solução dos problemas de trânsito que afligem a população brumadense, sobretudo na região central da cidade, conforme reportado em recentes matérias publicadas aqui no portal 97News. Devido aos transtornos causados a condutores e pedestres pela ausência ou precariedade de sinalização nas vias mencionadas na reportagem em tela, é necessário que o poder público se faça presente ao local com seus técnicos e equipamentos para resolver as questões que demandem soluções imediatas. Não há razão para inércia da administração pública quando a demora na solução do problema põe em risco a integridade física e a própria vida das pessoas. Dizer simplesmente que foi feita uma vistoria no local, não resolve o problema. Não adianta também vir a público e falar que a culpa é de caminhoneiro ou de quem quer que seja, pois em qualquer circunstância, seja qual for a situação, quem deve responder pelos problemas do município é o gestor público, e não os munícipes, que já recolhem mensalmente uma infinidade de tributos, esperando receber em contrapartida serviços públicos de qualidade, incluindo sinalização de trânsito. Não é de hoje que o povo reclama da ausência ou mudança da sinalização em pontos estratégicos do centro comercial de Brumado. No mês de outubro de 2017, por exemplo, nessa mesma Rua Coronel Tibério Meira, pedestres se acidentaram em razão de uma placa metálica de trânsito, instalada em local inadequado e com dimensões fora dos padrões técnicos de sinalização vertical estabelecidos pelo Contran. Ressalte-se que grande parte dos problemas de trânsito que afetam os brumadenses resultam de serviços malfeitos realizados pela concessionária contratada pelo Dnit. A empresa contratada pelo Dnit para os serviços de asfalto e sinalização no centro da cidade cometeu uma série de erros grotescos, gerando transtornos para motoristas e transeuntes que fazem uso diário das vias afetadas. Não se está aqui a desmerecer o eficiente trabalho realizado pelo Dnit em todo o território nacional, tampouco se quer aqui tecer críticas à SMTT com o fim de atingir o prefeito Eduardo Vasconcelos, que pode ser considerado como um dos melhores gestores do Município de Brumado, de todos os tempos. Todavia, conforme já mencionado, o sistema de trânsito da "capital do minério" padece de uma sinalização eficaz e satisfatória, que atenda às demandas dos condutores e pedestres que diariamente trafegam pelas vias da cidade, sobretudo no centro comercial e adjacências. Cabe às autoridades competentes viabilizar recursos e somar esforços para que sejam providenciados com brevidade os reparos e equipamentos necessários, a fim de se evitar que outros acidentes aconteçam. Ou será que os órgãos competentes preferem esperar que aconteçam mortes para só depois resolverem o problema ??!! "

Deixe seu comentário