ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria


Trio da Huanna é confirmado como mais uma atração do Forró do Sítio Novo

Foto: Divulgação

Os fãs de forró já podem se preparar para uma das maiores festas da região: o Forró do Sítio Novo 2023. Com a confirmação da banda Trio da Huanna como mais uma atração, o evento promete ser ainda mais animado e inesquecível. Além de Trio da Huanna, outras grandes bandas como Mastruz com Leite, Dorgival Dantas, Crhis Pimenta, Edigar Mão Branca e Evoney Fernandes já haviam sido confirmadas anteriormente. A festa acontecerá no dia 03 de junho e oferecerá um serviço all inclusive e open bar para o público. Os interessados em garantir seus ingressos podem fazê-lo no Contêiner Point do Ingresso, localizado na Av. Otávio Mangabeira 143 A, em Brumado, ou através do site bilheteriadigital.com. Com atrações de peso e um serviço de primeira qualidade, o Forró do Sítio Novo promete ser uma experiência única e inesquecível para todos os presentes. A festa é uma excelente opção para quem quer curtir uma noite de muita animação e dança ao som dos melhores artistas do forró nacional. Não perca tempo e garanta já o seu ingresso para o Forró do Sítio Novo 2023. A festa promete ser uma das mais animadas e divertidas do ano!



Dom Basílio: Agricultor é baleado enquanto trabalhava na propriedade rural

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um agricultor deu entrada na tarde da última terça-feira (25), no Hospital Maternidade Dr. Marilton Matias, vítima de bala perdida. De acordo com a polícia, o agricultor é um idoso e estava trabalhando na plantação de maracujá, quando ouviu o barulho. Após o tiro, ele disse aos policiais militares que sentiu um impacto no ombro. O trabalhador não conseguiu ver o autor do disparo. A polícia acredita que alguém estava testando alguma espingarda no mato, e não viu o agricultor. Baleado, a vítima procurou a unidade hospitalar do município e precisou ser encaminhada para Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, para a retirada do projétil.



Casamento de prefeito de Araucária com adolescente de 16 anos pode ser anulado por possível infração de celebrante

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O casamento do prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini, com uma adolescente de 16 anos pode ser anulado por possível infração de celebrante, segundo a Corregedoria Nacional de Justiça. As informações são do site G1. A vice-prefeita do município, Hilda Lukalski (PSD), é também oficiala há mais de 40 anos do cartório que firmou a união. O nome dela consta, por exemplo, em editais de proclames publicados pelo local. O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, determinou nesta quinta-feira (27) apuração sobre se Lukalski estava ocupando cargo eletivo e as atividades cartoriais ao mesmo tempo. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a vice-prefeita formalizou o afastamento das atividades cartorárias de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2024. Por conta disso, ela não poderia ter celebrado a união entre o idoso e a adolescente. O CNJ afirma que a atitude viola normas da Corregedoria Nacional sobre a incompatibilidade das atividades notariais e de registro com o exercício simultâneo de mandato eletivo. O político, de 65 anos, casou com a menina quatro dias após ela completar idade legal para formalizar a união. Dois dias antes do casamento, ele nomeou a sogra como secretária de Cultura e Turismo do município. Leia mais a seguir. Atualmente, a lei federal brasileira permite casamento de menores de idade a partir dos 16 anos, desde que ocorra permissão legal dos responsáveis. Segundo a assessoria de imprensa do prefeito, Hissam casou com a jovem em 15 de abril deste ano. O aniversário da adolescente, conforme apuração foi em 11 de abril.

 



Brumado: Empreendedor brumadense cria espaço de itens usados e ainda ajuda proteger o meio ambiente

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Não é de agora que o brumadense sempre se reinventou para sustentar a sua família com uma renda mensal. O 97NEWS conheceu Dinho Lopes, que a cerca de 1 ano e alguns meses montou um espaço que além de vender itens usados e ‘vintage’, ele também recebe outros produtos como troca. Denominada "Topa Tudo", Lopes afirma que no espaço, os clientes encontram produtos como TV de até 60 anos, bicicletas, ventiladores, pia para banheiro, rádios, cofres, micro system, geladeira e outros. "Tudo começou há um ano, como eu já fiz de tudo nessa vida para trabalhar, eu resolvi montar esse espaço para que as pessoas possam comprar algo com o preço mais em conta, ou até mesmo, a troca. Porque aqui a gente também troca um produto pelo outro", disse.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme o empreendedor, o próximo passo será montar uma loja com produtos novos. "Meu projeto é montar uma loja com itens novos, mas mantendo esse espaço aqui, com produtos mais em conta", diz. Ainda de acordo com Dinho, atualmente, o espaço conta com mais de mil itens com preços que varia entre R$ 50 a R$ 300. "O valor é bem barato, e se você trazer outro objeto, fica mais em conta ainda", contou.



Salários de qualquer valor podem ser penhorados para realizar pagamentos de dívidas, decide STJ

Foto: Reprodução l Agência Brasil

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu permitir que salários de qualquer valor podem ser penhorados para realizar o pagamento de dívidas. Anteriormente, o devedor precisava ganhar uma quantia superior a 50 salários mínimos para conseguir a liberação de honrar défices com seus rendimentos. A decisão foi motivada porque o STJ compreendeu que não há necessidade para impor um limite mínimo de valor. No entanto, a instância defendeu que antes da liberação do pagamento de dívidas ainda será preciso verificar se a quantia que deve ser paga não impacta na subsistência do devedor, assim como a de sua família. Para o ministro do STJ, João Otávio de Noronha, relator do caso, impor um limite como este é não refletir sobre a situação atual do país. "A fixação desse limite de 50 salários mínimos merece críticas, na medida em que se mostra muito destoante da realidade brasileira, tornando o dispositivo praticamente inócuo, além de não traduzir o verdadeiro escopo da impenhorabilidade, que é a manutenção de uma reserva digna para o sustento do devedor e de sua família", declarou.



Brumado: Costelão Maçônico acontece no próximo domingo (30)

Foto: Divulgação

Acontece no próximo domingo, dia 30 de abril, mais uma edição do Costelão Maçônico Brumado. O evento será realizado na Fazenda Lamarão, zona rural de Brumado e começará a partir das 11h da manhã. Além do tradicional costelão assado ao fogo de chão, este ano a novidade fica por conta do serviço All Inclusive de cerveja, água e refrigerante. As atrações musicais ficam por conta das bandas Weslley & Fátima que abrirão a festa e o encerramento será com Renan Moreira. Adquira já o seu convite! Realização: Loja Maçônica Manoel Carvalho.



Brumado se enquadra aos municípios que podem ter Guarda Civil Municipal armada

Foto: Ilustrativa

Desde 2020, vem crescendo os municípios em que a Guarda Municipal usa arma de fogo. Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais do IBGE. O porte de arma de fogo pela Guarda Municipal foi liberado pelo Estatuto do Desarmamento em municípios das capitais dos estados, aqueles com mais de 500 mil habitantes e naqueles que têm entre 50 mil e 500 mil habitantes, quando em serviço. Além disso, o Estatuto do Desarmamento condiciona a autorização para o porte de arma das guardas municipais à existência de mecanismos de fiscalização e controle interno. Embora a segurança pública seja uma política dos Estados, os municípios também vêm se organizando há algum tempo em relação a ter dentro da municipalidade uma estrutura organizacional para auxiliar às Polícias Civil e Militar. Nos municípios acima de 50 mil habitantes, é necessário ter um órgão gestor de segurança pública. Como o município de Brumado se enquadra nos parâmetros da Lei, o juiz Genivaldo Alves Azevedo, durante a Plenária sobre Segurança nas Escolas, destacou ao site 97NEWS essa possibilidade no município. "O município de Brumado tem mais de 50 mil habitantes e de acordo com a Lei do Sinarm, cumpridas outras formalidades, o Guarda Municipal pode trabalhar armado. Tem também o Estatuto Geral da Guarda Municipal no sentido de que a guarda ela auxilia na segurança pública também, embora a atribuição primordial da guarda seja cuidar do patrimônio do município. Mas por meio de patrulhamento preventivo ou mesmo de ações repressivas, a presença do guarda municipal em uma escola, ela pode evitar uma tragédia como aconteceu no Sul do país", disse. 



Brumado: Durante plenária sobre violência, Juiz defende GCM armada em escolas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em plenária sobre a segurança nas escolas realizada pela APLB Sindicato nesta quarta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Brumado (veja aqui), o juiz Genivaldo Alves Guimarães, explanou para os participantes que defende o uso da Guarda Civil Municipal (GCM) armada dentro das escolas do município. "O Brasil não está acostumado, os professores, os diretores de modo geral, não estão acostumados com essa [modalidade de violência]. Mas se esses atos continuarem se repetindo, eu tenho certeza que medidas serão adotadas. Por quê? É necessário ter em cada escola, onde dezenas, ou até centenas de crianças são deixadas sob os cuidados dos professores, dos diretores, é necessário ter alguém com condições de reagir à uma violência", disse. Segundo o juiz, embora os professores não tenham aceitado muito bem a sua fala defendendo a necessidade de ter alguém armado nas escolas para reagir em caso de um possível ataque, o magistrado considera que essa é uma medida importante frente a atual realidade. "Nós não podemos acreditar que isso nunca vai acontecer em Brumado, em Aracatu, Malhada de Pedras. Isso pode acontecer a qualquer momento", declarou. Conforme Genivaldo Guimarães, com mais de 20 anos na área criminal, ele perdeu o "romantismo" quando se trata de violência. "Eu, ao contrário do que foi dito por algumas professoras, 'eu não acredito em rosas vencendo canhões'. Eu entendo que fogo tem que ser combatido com fogo. Porque são dezenas e centenas de vidas de crianças entregues na escola, e os pais querem ter seus filhos de volta, vivos", afirmou.



Brumado: Acusado de matar homem com golpes de machado vai a Júri Popular

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na próxima sexta-feira (28), um homem acusado de matar Davi Correia da Silva, de 38 anos (veja aqui), no bairro São Felix, em 2019, vai a júri popular. Pablo Henrique Santos Souza, de 23 anos, é acusado de ter dado golpes de machado no crânio da vítima que ficou desfigurado. O julgamento acontece no salão do Júri do Fórum Doutora Leonor da Silva Abreu, a partir de 8h. De acordo com a pronúncia, após cometer o crime, Pablo fugiu mas foi reconhecido por populares. O acusado foi preso pela Polícia Militar ainda nas proximidades do local do homicídio. O réu tinha cerca de um mês que havia retornado do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), onde foi diagnosticado como portador de transtornos mentais e comportamentais. Ele ainda responde por furto, roubo, desacato, tráfico de drogas e tentativa de feminicídio.



Irmã acusa irmão de tentar empossar de herança do pai com alzheimer

Foto: Divulgação

Na tarde da última terça-feira (25), policiais da 34ª CIPM atenderam uma ocorrência na região da Serra das Éguas, em Brumado. Segundo a Polícia Militar, uma mulher de 38 anos solicitou a presença da guarnição após perceber que seu irmão por parte de pai, havia dado sumiço em alguns documentos da propriedade rural. Aos policiais, ela afirmou que o idoso que tem Alzheimer, estaria sendo enganado pelo seu irmão por conta da herança. De acordo com a mulher, o seu irmão supostamente se aproveitou do “estado vulnerável” do pai, estaria o induzindo, conseguindo assim retirar documentos de dentro da casa onde o idoso convive com sua atual companheira. A mulher também informou que já há um processo na justiça onde o suspeito é acusado de se apropriar de um carro da família, e, em seguida, vendê-lo. A guarnição orientou a solicitante a registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia de Brumado. 



Brumado: APLB Sindicato critica desinteresse de políticos e da sociedade na Plenária sobre 'Segurança nas Escolas'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma frase de filósofo francês Francis Wolff que diz: "O povo está para a democracia como Don Juan está para as mulheres: a conquista mobiliza toda a sua energia, mas a posse o entendia". A comparação em que remete o filósofo, extravasa uma reflexão do desinteresse dos políticos, tanto no executivo, quanto no legislativo, por debates pela democracia. Outro ponto não menos importante é o da participação popular, a qual uma sociedade exige os seus direitos, mas não os cobram diante das autoridades. Essa reflexão também serve como base para a população brumadense, que usa os meios de comunicação da cidade para cobrar os seus direitos. No entanto, essa mesma "massa" que cobra, não exerce os seus deveres. Na quarta-feira (26), a APLB Sindicato - Delegacia Brumado - promoveu a 1ª Plenária sobre a Segurança nas Escolas de Brumado. A programação que começou pela manhã, se estendeu por todo o dia, até às 18h. Durante a explanação, autoridades ligadas a área de segurança, advogados, educadores, entidades religiosas, uma minoria dos vereadores e uma pequena quantidade da população, compareceram ao local. Entretanto, isso não comprometeu a temática do evento que teve brilhantes explanações de pessoas que realmente se preocupa com a Educação do município. Em entrevista ao site 97NEWS, a presidente da APLB, Vanuza Lobo, ressaltou a importância da Pauta. "A gente teve a felicidade de encontrar pessoas com muita vontade de pensar e construir isso com a gente".

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Vanuza acredita que o não comparecimento de parte da sociedade na Plenária possa ser de uma cultura antiga. "Talvez por não vivenciar essa cultura de pensar juntos, da coletividade, por ter sido sempre negligenciado, ignorado por aqueles que administram o município, e não dá oportunidades, talvez por conta disso, tenham se afastado. Talvez muitos esperassem que saísse uma resposta pronta, o que tem acomodado muita gente", disse. Segundo a presidente da APLB, os educadores tem sido solidários com o Tema, mas que a administração pública mostrou desinteresse com o evento. "A gente comunicou antes por meio de ofício a Secretaria de Educação, solicitou a presença dos professores da rede municipal para que construíssem essa agenda com a gente, contribuindo, absorvendo, vivendo isso aqui, porque quem veio pôde absorver os debates, as discussões e sensibilização dos que aqui estão", lamentou Vanuza que acrescentou que após o evento, uma carta aberta seja criada. "Não vai sair daqui a fórmula pronta: 'amanhã todo mundo vai está na escola que vai ter segurança', a gente não está prometendo nada disso, esse evento foi para discutir às possibilidades, pensar a escola como um lugar de vida", pontuou.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Mineração baiana registra crescimento de 15% no primeiro trimestre

Foto: Divulgação

A mineração baiana continua se destacando no país, é o que relata o recente balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Os dados mostram que no primeiro trimestre de 2023 a Bahia foi o único estado, dentre os maiores produtores minerais no Brasil, que registrou alta na comparação do faturamento com o primeiro e o quarto trimestre de 2022, com crescimento de 15% e 7% respectivamente, ao alcançar um faturamento de R$2,6 bilhões. Dentre os minérios produzidos pelo estado, o ouro (29,8%), níquel (19,08%) e cobre (17,1%) continuam se destacando na produção mineral baiana e representam mais de 65% do faturamento de toda a produção mineral do estado, conforme dados do último Sumário Mineral divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE). A produção desses minérios impacta diretamente na cota de CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), que é destinada aos municípios. Nos três primeiros meses do ano, Itagibá, Jacobina e Jaguarari foram as cidades que lideraram com as maiores cotas de CFEM do estado. Para o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, a mineração é de grande importância para os municípios baianos. “A atividade está presente em mais da metade dos municípios baianos e tem papel fundamental para o crescimento do estado. As cidades onde estão situadas as empresas são beneficiadas tanto com o dinheiro da CFEM que retorna para o município, quanto pelos empregos gerados, que normalmente pagam três vezes a mais do que em outros setores, beneficiando toda a economia da região”, declara. Atualmente, a Bahia é o terceiro maior produtor mineral e também o terceiro maior arrecadador de CFEM do país, perdendo apenas para os estados de Minas e Pará. A terceira colocação também é a posição do estado quando o assunto é investimentos nos setor. Ainda conforme dados do IBRAM, a expectativa é que sejam investidos no estado, de 2023 a 2027 mais de US$ 10 milhões de dólares, o que representa mais de 23% de todo o investimento em mineração que será realizado no país durante esse período.



Brumado: Ator brumadense Rodrigo Lelis é confirmado em nova novela da Globoplay

Foto: Reprodução l Caio Lírio

O ator Rodrigo Lelis está confirmado na nova novela da Globoplay “Guerreiros do Sol”. Natural da cidade de Brumado, Rodrigo será o irmão do protagonista Josué, vivido por Thomás Aquino, e contracenará com Irandhir Santos, Ítalo Martins e Vitor Sampaio, outros irmãos do personagem principal. Os três parentes entrarão para o bando de Josué, mas o personagem de Lelis não seguirá o mesmo caminho já que será um padre na trama. “Guerreiros do Sol” estreia em 2024 e terá cerca de 45 capítulos. A produção vai contar a clássica história de Lampião e Maria Bonita, com ambientação no Nordeste e se passará entre 1920 e 1930. A trama ainda conta com nomes como Aline Moraes, Nathalia Dill, Alexandre Nero e a protagonista será vivida por Isadora Cruz. As informações são do IBahia.



267 mil famílias do Auxílio Gás desde o começo do governo Lula

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de 267 mil famílias deixaram de receber o Auxílio Gás, benefício que prevê o pagamento de botijões a famílias carentes, desde o começo do governo Lula. O Ministério do Desenvolvimento Social, que gere o programa, informou que houve uma atualização no cadastro e retirada de beneficiários que não tinham direito ao auxílio. Em dezembro, o benefício era pago a 5,95 milhões famílias. Em abril, o número caiu para 5,69 milhões, uma queda de 4,4%. O ministério afirmou que houve um acréscimo de 31,5% nos recursos destinados ao programa em relação ao que estava previsto no orçamento pelo governo passado, o que permitiu o pagamento a cada dois meses de 100% do valor do botijão de gás de cozinha para cada família. Até o ano passado, o benefício previa o pagamento de 50% do valor. Para ter direito ao benefício, é preciso estar inscrito no Cadastro Único e ter renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo. Cada família beneficiária recebe a cada dois meses o equivalente ao preço nacional de referência do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP) - em abril, o valor do benefício foi de R$ 110.



Polícia Ambiental prende indivíduo por posse ilegal de arma de fogo em Ruy Barbosa

Foto: Divulgação

Na última terça-feira (25), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis) realizou uma operação de policiamento ambiental na região de Povoado de Angical em Ruy Barbosa, em colaboração com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e a Proteção Hotel. Durante a operação, foi feita uma denúncia anônima de que um indivíduo estava nas proximidades portando uma arma de fogo e ameaçando pessoas. A guarnição realizou uma busca para localizar o indivíduo e o encontrou em uma área de matagal. Ele foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Após a prisão, o suspeito informou que possuía outra arma, que foi entregue à equipe da CIPPA Lençóis. Duas armas de fogo foram apreendidas: uma espingarda cartucheira longa e outra espingarda cartucheira curta, ambas sem registro. O suspeito foi levado para a delegacia de Ruy Barbosa, onde foi registrado um boletim de ocorrência e um auto de prisão em flagrante delito. A CIPPA Lençóis é um componente vital desses esforços, trabalhando incansavelmente para proteger os ecossistemas do Centro e do Oeste da Bahia. WhatsApp denúncia:  75 99951-5994.



Clínica Santa Clara explica o que é a Análise Preliminar de Riscos

Foto: Divulgação

A Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma ferramenta de segurança do trabalho que consiste em uma avaliação realizada previamente para analisar os eventuais riscos presentes na execução de um projeto ou atividade e tem como principal função prevenir acidentes. Segundo a Clínica Santa Clara, especializada em saúde ocupacional, com essa análise prévia é possível adotar medidas de segurança para que se possa, de forma eficiente, minimizar os riscos envolvidos nessas atividades. A APR é uma obrigação legal que deverá contar sempre com a participação dos profissionais de segurança do trabalho envolvidos no projeto. É uma importante ferramenta utilizada pela equipe de segurança do trabalho para identificar os riscos presentes e adotar medidas necessárias para mitigá-los e prevenir a ocorrência de acidentes. Em Brumado, a Clínica Santa Clara fica localizada na Avenida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato agora mesmo pelo número (77) 3441-5206.



Vitória da Conquista: Idoso de 79 anos morre enquanto aguardava atendimento em agência bancária

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Na manhã desta quarta-feira (26), um idoso faleceu em frente à agência do Bradesco, em Vitória da Conquista. Segundo informações dos familiares, Júlio dos Santos, de 79 anos, residia no distrito de Bate-Pé e buscava resolver um problema relacionado à sua aposentadoria. Segundo o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, a fatalidade reacende o alerta sobre a falta de condições adequadas de atendimento, principalmente para o público idoso e acometido por doenças ou deficiências, que recebem o benefício do INSS nos bancos. "Os meios digitais não acolhem uma grande parcela da sociedade, que não domina a utilização de dispositivos eletrônicos. A exclusão destes usuários é injustificada, tendo em vista que os mesmos pagam compulsoriamente as altas tarifas e juros cobrados. Além disso, estes clientes ficam vulneráveis à toda sorte de furtos, golpes e fraudes", disse em nota. Conforme o Sindicato, a dificuldade para acessar os serviços de forma presencial é gerada, principalmente, pela falta de bancários e pelo número insuficiente de agências. "Sem a estrutura correta para atender a demanda, os bancos aglomeram pessoas em enormes filas, muitas vezes no exterior da agência, sem assentos ou proteção contra as intempéries do tempo", diz a nota que ainda acrescenta: "o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região busca esclarecer os usuários dos serviços financeiros sobre os seus direitos, veiculando publicamente os canais de denúncia que podem ser utilizados para coibir os desrespeitos cometidos pelos bancos".



Exames Laboratoriais na Clínica Mais Vida - excelência de qualidade com maior comodidade

Foto: Divulgação

Os exames laboratoriais são de extrema importância na atividade clínica. A correta avaliação auxilia no reconhecimento das disfunções. Sua principal função é de prevenção mas muitas vezes ele serve para tratar, diagnosticar e coletar dados epidemiológicos, desta forma prevenindo e diagnosticando o paciente de doenças e estabelecendo muitas vezes o tratamento a ser seguido pelo médico pois quando bem realizados colaboram bastante no diagnóstico de várias patologias. Infelizmente não é comum aos brasileiros realizarem exames preventivos, sendo que é extremamente importante para detectar e tratar doenças em estágio inicial. O CheckUp consiste na realização de exames laboratoriais de rotina para avaliar a saúde. Portanto, faça a diferença. Realize exames laboratoriais após sua consulta médica conforme solicitação, ou, para saber como anda sua saúde. A prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável. Faça seus exames na Clínica Mais Vida! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Operação Explana: Polícia Civil de Brumado identifica novos perfis com ameaças contra escolas

Foto: Divulgação

Em 16 de março de 2023, a Polícia Civil de Brumado, cumpriu um mandado de busca e apreensão no Bairro Olhos D’água em continuidade às investigações que se iniciaram em 03 de dezembro de 2022, ocasião em que a Polícia Judiciária tomou conhecimento que um perfil do Instagram estava sendo usado para fazer fofocas e praticar crimes contra a honra de diversos adolescentes estudantes das escolas de Brumado. “Explana” são perfis clandestinos criados nas redes sociais, cujo único propósito é fazer fofoca entre adolescentes praticando crimes de difamação e cyberbullying. Em decorrência dessa busca e apreensão, foram identificados alguns dos responsáveis pela criação daquele perfil. Na época, no dia 07 de dezembro de 2022, os administradores praticaram crime de difamação contra funcionário público no exercício de suas funções, porque publicaram um “story” dizendo: “ ENTÃO SR. DELEGADO E TODA POLÍCIA DE MERD# DESSA CIDADE (...)”. Segundo a Polícia, dando continuidade às investigações, outros dois perfis no Instagram do tipo explana, utilizados para aquela mesma finalidade, foram identificados pela polícia investigativa. Já no dia 24 de abril deste ano, eles foram removidos e bloqueados pelo Instagram por decisão judicial decretada pela Vara Crime da Comarca de Brumado a partir de representação cautelar feita pela Polícia Civil. "Um desses perfis até publicou story no dia 19 de abril de 2023 fazendo chacota sobre seguranças contratados por escolas em meio à onda de ameaça de atentados".

 

Foto: Divulgação

Conforme a Polícia, estes perfis vinham agindo de forma anônima, expondo fotos, nomes e arrobas de adolescentes e estudantes com informações de suas vidas íntimas, praticando crimes contra a honra sob o pretexto de ser “a maior fonte de entretenimento”, além de rivalizar alunos das escolas; estipulava datas para novas publicações de stories com fofocas difamatórias ou às condicionava caso chegasse a um certo número de seguidores. "Foi identificado que tais perfis possuem diversos administradores (adm), cada um com função específica nos arrobas: fazer cibersegurança, filtrar fofocas recebidas, fazer arte dos 'feeds' e 'stories', efetivar a publicação. Portanto, todos eles praticaram também o crime ou ato infracional ao crime de associação criminosa, cuja pena de prisão pode chegar 4 anos e meio por haver participação de menor de idade". Ainda de acordo com a Polícia, as investigações ainda estão em continuidade pela Delegacia com a finalidade da identificação de todos administradores. "Identificou-se que esses perfis são, na sua totalidade, alimentados por ódio e fofocas “anônimas” repassadas pelos próprios estudantes e menores de idade que, cedo ou tarde, acabam virando vítimas e são expostas nas redes sociais". Conforme a Polícia, como em qualquer crime, os delitos praticados em ambiente virtual deixam vestígios e o autor pode ser identificação pela polícia. "É de fundamental importância que os pais e responsáveis monitorem o que seus filhos fazem no mundo virtual".

 

Foto: Divulgação


Brumado: Pais se reúnem e cobram GCM em portaria do CAIC; secretário de educação promete resolver

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Esta semana a reportagem do 97NEWS acompanhou uma manifestação por parte de alguns pais e responsáveis no Centro Educacional CAIC, localizada no bairro Urbis 2, o qual integra a Escola Maria Iranilde Lobo e a Creche Pequeno Polegar. Segundo eles, a unidade educacional estaria com os portões abertos e sem a presença de um Guarda Civil Municipal (GCM). Em entrevista a nossa reportagem, Daniela Vieira que tem dois filhos, um de 11 e outro de 6 anos, relatou que está muito preocupada com a situação. "Eu me preocupo com a segurança de meus filhos e de várias crianças que tem aqui. Nesse local entra e sai carro, gente o tempo todo, e não há um controle de acesso das pessoas, não tem guarda", afirmou. Zilda Maria de Jesus, outra mãe, reclamou da alimentação. "Meu filho reclamou do pão que é servido seco e, chegou ao ponto de minha filha levar biscoito vencido pra casa", denunciou", Zilda. Em entrevista ao site, o secretário de educação, João Nolasco, ressaltou que já tinha conhecimento da problemática e afirmou que dentro de alguns dias vai resolver a situação. "Desde o ano passado o CAIC vem sofrendo uma transformação. Já removemos o ambulatório médico que funcionava lá. E a cozinha que ainda funciona no local, será transferida para o complexo do antigo DERBA, onde também funciona outros órgãos como Restaurante Popular, Casa da Bolsa Família e a sede da GCM. A obra está em andamento, e em poucos dias, a cozinha também sairá do CAIC, ficando apenas a Creche e a Escola.  Em seguida, creio que nos próximos dias, vamos colocar duas portarias, uma para a creche e outra pra escola, resolvendo a situação", afirmou.

Foto: Composição l 97NEWS

Nolasco também destacou que a Pasta da educação vai investir em novas tecnologias, principalmente no acesso dos alunos às escolas. "Já está em andamento desde janeiro deste ano a compra de aparelhos com reconhecimento facial. Esses aparelhos vão ser instalados na portaria, e o aluno terá livre acesse assim que for reconhecido. O aluno terá cerca de 15 segundos de tolerância, caso ele chegue atrasado. Isso também pra o intervalo. Quem não tiver no cadastro da escola, não entra", disse. Por fim, o secretário de educação acrescentou que a escola CAIC será a unidade modelo para a implantação de um detector de metais. "Já levamos essa ideia ao gestor, e muitos questionaram o modelo que é usado nas agências bancárias, mas isso seria inviável. Imagine você uma escola com 500 alunos tendo que entrar ao mesmo tempo. Então, o nosso objetivo é usar o mesmo modelo de detector de metais que são utilizados nos aeroportos, os chamados portais de detectores, tendo um fluxo de alunos rápido, mas com segurança", pontuou João Nolasco, Secretário Municipal de Educação.