ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista


Consciência negra: confira dez negros baianos que fazem sucesso no cenário nacional

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (20), data em que é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, o Varela Notícias selecionou uma lista de negros baianos que fazem sucesso no cenário nacional. A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão e morreu em 20 de novembro de 1695. Confira abaixo a lista de negros baianos que se destacam na música, teatro e esportes:

Carlinhos Brown – O cantor, percussionista e compositor, Carlinhos Brown, nasceu em Salvador, na Bahia, e viveu toda sua infância no bairro do Candeal, onde descobriu, desde pequeno, seu talento para a música. O “Cacique”, como é conhecido no mundo artístico, foi o fundador da banda Timbalada, já concorreu mais de 10 vezes ao Grammy Latino e, em 2012, concorreu ao Oscar de Melhor Canção Original pela trilha sonora do filme “Rio”, dirigido pelo cineasta Carlos Saldanha.


Gilberto Gil – Um dia fundadores do Tropicalismo, Gilberto Gil é um dos músicos mais renomados da Bahia. Compositor de canções como “Toda menina baiana”, “Tempo rei” e “Drão”, tornou-se ícone da Música Popular Brasileira (MPB), sendo reconhecido internacionalmente. Gilberto Gil também foi ministro da cultura, durante do Governo Lula, entre os anos de 2003 e 2008.


Lázaro Ramos – O ator baiano Lázaro Ramos tem se destacado no cenário nacional, também como apresentador, cineasta e escritor. O baiano começou nos palcos através do Bando de Teatro Olodum, em Salvador, e se tornou protagonista de novelas da Rede Globo. Lázaro Ramos também participou de filmes brasileiros como Madame Satã, Ó Paí, Ó, O Homem que Copiava, Meu Tio Matou um Cara, Carandirú, dentre outros. 


Margareth Menezes – Cantora baiana, nascida em dia 13 de outubro de 1962, na Boa Viagem, região da Península de Itapagipe, em Salvador. Filha de doceira e costureira e com pai motorista, começou sua carreira musical em 1986. Hoje é referência na Bahia e no Brasil entre os cantores negros brasileiros. Em 2010 a artista lançou o AfroPop: movimento cultural que envolve jovens de projetos sociais.


Vovô do Ilê – Antonio Carlos dos Santos, mais conhecido como Vovô, é o fundador do primeiro bloco afro da Bahia, o Ilê Aiyê, criado em 1981. Ele tem como principal preocupação resgatar e divulgar a cultura negra e lutar pelo combate ao preconceito. Desde a criação do bloco ele se dedica exclusivamente à administração do mesmo.

Luis Miranda – O ator Luis Miranda tem 47 anos e nasceu no município de Santo Antônio de Jesus, na Bahia. Miranda tem uma longa trajetória no teatro e ganhou destaque na TV nacional com a elegante transexual Dorothy Benson, da novela da TV Globo “Geração Brasil”. O ator é reconhecido pelo seu dom humorístico e já rodou o país com sua peça “7 conto”, recorde de bilheteria por onde passa. Teve participação no seriado “Sob Nova Direção”, “Mister Brau”, “Zorra”, “Ó pai ó”, “A Grande Família”, dentre outros. 


Saquias Queiroz – Natural de Ubaitaba, o canoísta brasileiro, atleta do Club Atlético Paulistano de São Paulo, teve sua melhor conquista nos Jogos Olímpicos de 2016, quando conseguiu três medalhas no Rio de Janeiro: Prata na Canoa Individual 1.000m, Bronze na Canoa Individual 200m e Prata na Canoa de Dupla 1.000m, com Erlon de Sousa Silva. Tornou-se o primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos.


Érico Brás – Érico Brás de Oliveira, mais conhecido como Érico Brás, nasceu em Salvador. Ator e humorista, ficou conhecido nacionalmente após fazer parte do elenco do filme “Ó Paí, Ó”, lançado em 2007, no papel do mulherengo Reginaldo. Mas foi em 2008, que sua carreira decolou de vez, através da série global, “Ó Paí, Ó”, adaptada do filme homônimo, fez o mesmo papel do filme, o taxista Reginaldo. Ficou durante quatro anos (2011-2015) na série “Entre Tapas e Beijos” no papel de Jurandir dos Santos, que foi até agora, o mais marcante da sua carreira. De lá pra cá, vem atuando em vários filmes, séries, novelas e programas humorísticos. Seu papel mais recente foi no programa Pop Star, onde mostrou seu lado cantor, junto com vários atores. 


Edson Gomes – Nascido em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, o cantor e compositor é considerado o maior nome da música reggae no país. Suas letras marcantes falam sobre desigualdade social, violência, pobreza, corrupção, amor e o cotidiano brasileiro. Aos 16 anos de idade, após ganhar um festival de música em sua cidade, resolveu seguir a carreira artística. Em 1982, Edson viajou para São Paulo, participou do Festival Canta Bahia, onde foi escolhido como o melhor intérprete, com a música “Rasta” e recebeu também o Troféu Caymmi. Mas foi em 1988, quando gravou o álbum “Reggae Resistência” lançado pela gravadora EMI de onde saiu o seu primeiro sucesso, a canção “Samarina”, com seu estilo já definido como um roots reggae engajado, influenciado por Bob Marley e Jimmy Cliff. Edson é considerado um ícone da resistência, na luta do negro pelo reconhecimento e combate ao racismo.


Márcio Victor – O cantor e percussionista Márcio Victor Brito Santos, nasceu em Salvador. O líder da banda Psirico começou sua carreira ainda criança, influenciado pela cultura baiana e africana, herdada de sua família. Começou a tocar profissionalmente aos 13 anos na Timbalada, aos 17 anos, fez uma participação como percussionista no CD “Livro”, de Caetano Veloso. Em 2000 fundou a banda Psirico, mas ficou conhecida mesmo no carnaval de 2004, com a música Sambadinha. Hoje em dia é uma das maiores bandas de pagode do Brasil, ganhando vários troféus como cantor revelação e música do carnaval.

 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário