ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio


Brumado: Enfermeiros da rede pública vão ao Legislativo pedir apoio dos vereadores em defesa do SUS

Os membros do movimento juntamente com os vereadores, registrando a celebração da parceria contra a desconstrução do SUS (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Com camisas pretas com os dizeres "Enfermagem em Luta & + Respeito & + Valorização & Defesa do SUS", enfermeiros da rede pública municipal estiverem presentes à sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta sexta-feira (20), para pedir o apoio dos parlamentares na luta pela valorização do SUS, que estaria sendo alvo de uma tentativa de desconstrução por parte do CFM - Conselho Federal de Medicina. A base desta luta foi disparada por uma liminar que suspendeu temporariamente a Portaria 2.488, de 2011, passando a limitar a ação plena dos enfermeiros no exercício da atenção básica. Mostrando uma união muito significativa, os enfermeiros conquistaram o apoio de todos os vereadores, que fizeram pronunciamentos eloquentes em defesa da categoria. O grande risco, segundo o movimento, que está sendo apoiado pelo secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, que acompanhou os enfermeiros e fez um pronunciamento na tribuna livre em defesa da categoria, é a promoção de uma total desorganização do atendimento na atenção básica, sendo que o grande prejudicado será o usuário do sistema, ou seja, a população em geral que utiliza o SUS. Com a suspensão da portaria, os enfermeiros estão momentaneamente impedidos de realizar procedimentos básicos e que são de extrema importância para a população, como o exame de pré-natal de baixo risco, inviabilizando exames essenciais como o VDRL, ainda mais num momento em que o país enfrenta uma epidemia de sífilis. Esses procedimentos agora, teriam que ser feito pelos médicos, sendo aí o ponto nevrálgico da questão, pois acredita-se que eles não iriam realizar esses serviços, restando apenas a rede privada como opção, o que iria impedir o acesso de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

As assinaturas dos enfermeiros no manifesto entregue aos vereadores (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O caso mais emblemático é que, em pleno Outubro Rosa, as mulheres brumadenses já estão tendo muitas dificuldades para realizar a prevenção do câncer do colo do útero e da mama. Outros exames também estariam sob risco, com hanseníase, tuberculose, HIV e até hipertensão. Os avanços obtidos na área de atenção básica são decorrentes da atuação integrada de equipes multidisciplinares, que potencializam o atendimento, tendo na função dos enfermeiros um elemento primordial. Eles frisaram que "não queremos ser médicos, não desejamos fazer aquilo que não é da nossa competência, o nosso foco é o cuidado e as nossas ações estão delimitadas em lei e resoluções. Temos história e resolutividade e queremos tão somente continuar exercendo a nosso profissão com responsabilidade, pensando sempre no usuário e nos pacientes, razão única de nossa existência". Eles entregaram uma cópia do manifesto assinado por cada profissional a todos os vereadores e, no final da sessão, receberam o total apoio de todos os legisladores que irão se somar à luta para que a liminar seja derrubada e a situação volte à normalidade anterior. 

O secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, esteve presente e deu total apoio ao movimento (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário