ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi


Desabafo impactante de universitária brumadense coloca em xeque slogan da administração municipal; 'não passa de um sofisma'

A universitária Joanne Vale foi desafiadora em suas colocações (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Numa explicação bem simples, o significado para o termo sofisma seria um um pensamento ou retórica que procura induzir ao erro, ou seja, um discurso cheio de retórica e de promessas, mas que, no fundo, não passa de um engano muito bem arquitetado. Foi justamente essa a leitura que acabou sendo despertada pelo pronunciamento da universitária Joanne Vale, que foi à sesão da Câmara de Vereadores de Brumado nesta segunda-feira (14), juntamente com outros estudantes que residem na REUSB de Vitória da Conquista para fazer um apelo aos vereadores para que a Casa do Estudante não seja desativada pela atual gestão municipal. Segundo o relato feito na tribuna livre, a estudante relatou que "são 21 jovens cheios de sonhos e que enfrentam muitos desafios para realizá-los. Muitas vezes apinhalados em quartos, comendo somente arroz, feijão e macarrão somente, eles não medem esforços para atingir os seus objetivos na busca da graduação universitária". 

A comissão dos estudantes que residem na REUSB fizeram apelos aos vereadores (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Ela continua a sua narrativa descrevendo que "se eles tivessem condições não estariam vivendo dessa maneira, mas, segundo a administração municipal, a leitura é totalmente outra, tanto que recebemos um comunicado velado de despejo". E indo para o andar de cima do "edifício da indignação", ela disparou que "me digam educação para quem?, pois em Brumado temos uma oferta praticamente inexistente em cursos universitários. Os jovens têm que sair do conforto dos seus lares para buscarem a continuidade de seus estudos, então, será mesmo que Educação é prioridade?" e emendou de forma radiante questionando que "se falou tanto durante essa sessão sobre os R$ 40 milhões para serem aplicados na educação, mas, sinceramente, que educação é essa que despeja jovens de sua residência, alegando um projeto de lei que só irá beneficiar alguns, sendo que todos os 21 estudantes que residem na Reusb necessitam da moradia. Então, o slogan "Educar para Libertar" não passa de um sofisma, pois na prática fica parecendo que estão querendo nos aprisionar no quarto escuro da ignorância, nos privando do saber. Fica aqui essa reflexão!". 



Comentários

  • Robison

    "Bom dia, vejo como continua grande e notório o não investimento na educação plena para com nosso cidadãos Brumadense. Gente já são mais de 30 anos este sofrimento para os que tentam um futuro ou carreira ou na sua vida, sem contar com real apóio ou incentivo dos gestores ADM. Só ficam de bla, bla, bla e nada. Triste de um povo que tem em seu gestor um real compromisso com a educação plena. O município deve investir plenamente na existência das Residências estudantis com suporte de pagamento de água, luz, biblioteca e alimentação para que os que ali estiverem buscando um futuro mais promissor tenham? bom desempenho nos seus cursos, e mostrando a grande cidade que estão representando. Tudo pela educação, só ela será capaz de mudar o cenário atual Brasileiro e Brumadense. "

  • MARIA MOURA

    "Boa tarde Sr. Prefeito de Brumado, O que o Sr. Acha de colocar um dos seus filhos para morar, alimentar nesta residência de estudantes da cidade de Brumado em Vitória da conquista. Gostaria muito de ouvir um SIM. Porque só podemos avaliar quando vivenciamos. As eleições estão chegando, Cuidado nas decisões. Aguardo resposta. "

Deixe seu comentário