ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Vitória surpreende e derruba invencibilidade do Corinthians em plena Arena Alvinegra

Brumado: Colisão entre motociclistas na Av. João Paulo I; um deles teve suspeita de fratura na perna

Coordenação da 20ª Coorpin solicita apoio para resolver o caso da invasão dos cães errantes na sede da instituição

Intermunicipal 2017: Brumado enfrenta Palmas de Monte Alto fora de casa nesse domingo (20)

Tio de Geddel é encontrado morto

Craque Daniel Alves perde tia e primo em menos de 24 horas, em duas mortes trágicas

MEC prorroga prazo de inscrições para cursos técnicos do Pronatec

Dica Saborosa: #Sextou, então é Dia de Pizza na Casa da Tapioca

Vereador Lek Cabeleireiro reconhece o empenho da prefeitura na recuperação da galeria de esgotamento pluvial no Dr. Juracy

Bahia: Deputados Waldenor e Zé Raimundo participam da Caravana de Lula

Segurança: Comandante da 34ª CIPM faz balanço de suas primeiras ações

Família colhe beterraba gigante na horta de casa em Livramento de Nossa Senhora

Vereador de Luís Eduardo Magalhães é um dos mortos em desastre na BR-020

Centro Médico São Gabriel: Referência na área de Saúde em Brumado e região

Brumado: Polícia Civil recupera veículo que tinha sido roubado em Tanhaçu

Brumado: Secretário André Cardoso confirma amplo pacote de obras nas áreas de Educação, Saúde e Infraestrutura

Brumado: Neste sábado (19) tem mais uma edição do 8º Agosto Gospel

Tecnologia: Carteira de Habilitação Eletrônica deve ser disponibilizada em 2018

Bahia: Mais de 2.600 espécies de animais são consideradas ameaçadas de extinção

Padaria Divina: Irresistível: Delícias com uma qualidade inigualável


Tribunais de Contas irão apoiar TSE no exame das contas de partidos políticos

Foto: Divulgação l Ascom TCE

Como forma de fortalecer o controle da movimentação financeira dos partidos políticos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) assinaram um convênio, por meio do qual os tribunais de contas dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios vão dar apoio técnico no exame das prestações de contas das agremiações partidárias. O convênio foi assinado na última terça-feira (08.08), em Brasília, em ato que contou com a presença dos presidentes do TSE, ministro Gilmar Mendes; da Atricon, Valdecir Pascoal, do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carneiro, e de 23 presidentes de Tribunais de Contas. O presidente do TCE/BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, ao assinar o termo de adesão ao convênio, ressaltou que o convênio celebrado convida as Cortes de Contas a uma participação mais ativa na prestação de contas dos partidos políticos e destacou que a medida irá fortalecer e dar mais eficácia ao controle, principalmente do uso do dinheiro público. E acrescentou: “O Tribunal de Contas do Estado da Bahia já prepara os seus servidores para auxiliar o Tribunal Regional Eleitoral na sua missão. Com a celebração desse convênio, estaremos ainda mais respaldados para exercer, no âmbito nacional, o controle das contas dos partidos”.


 

O ministro Gilmar Mendes observou que a força-tarefa entre os Tribunais de Contas será um valioso reforço para que o TSE cumpra o seu papel de fiscalização, observando que a Justiça Eleitoral aumentou o seu quadro de servidores, mas reconhece que o número ainda é pequeno para atender às necessidades, especialmente para o cumprimento dos prazos para a conclusão da análise das contas partidárias. “Caso não cumpramos o prazo, o trabalho fica prejudicado. Então a engenharia institucional que conseguimos conceber foi convidar o TCU e todos os TCs nacionais a analisar com expertise, técnica, presteza e celeridade as contas da Justiça Eleitoral ainda pendentes,” explicou. Para o presidente da Atricon, Valdecir Pascoal, a eficiência do controle que a ação conjunta do sistema Tribunais de Contas e Justiça Eleitoral é essencial até mesmo para o fortalecimento da democracia no Brasil. “Os Tribunais de Contas colaboram diretamente com a Justiça Eleitoral na medida em que suas deliberações constituem um importante filtro na questão da elegibilidade. Esse mister contribui, ao mesmo tempo, para a qualidade da nossa democracia e da governança pública. A parceria que se concretiza reforça a ponte republicano-democrática”, ressaltou, acrescentando que a expertise do controle externo, por meio dos auditores, será fundamental para a verificação da regularidade de contas dos partidos políticos.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário