ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria


Brumado: Executivo, Legislativo e OAB se unem na busca da elevação da Comarca para entrância final

(Foto: Divulgação)

A convivência harmônica entre os poderes e a união têm trazido para Brumado a efetivação de importantes benefícios, fortalecendo o município e garantindo à população o comprometimento e responsabilidade na busca de uma cidade próspera e em pleno desenvolvimento. No último dia 31 de agosto uma comitiva composta pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Léo Vasconcelos, o presidente da OAB Subsecção Brumado, Dr. Osvaldo Laranjeiras, o procurador geral do município, Dr. Acioli Viana, o advogado da administração municipal, Dr.Igor Marinho, a assessora jurídica da Câmara de Vereadores, Dra. Abiara Meira Dias e o secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim esteve em audiência com a Assessora Especial da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Dra. Rosana Cristina Modesto. A importante reunião se deu com a finalidade de requerer junto ao órgão a elevação da Comarca de Brumado a entrância final, visto que hoje se encontra classificada como de entrância intermediária (conforme classificação legal) e também a nomeação de um juiz para a 2ª Vara Cível. A conquista dos pleitos representará um grande avanço para Brumado, visto que trará benefícios importantes com a elevação como maiores investimentos para celeridade dos processos possibilitando também a permanência dos juízes a fim de fazerem carreira na Comarca, sendo que juízes da entrância final contam com mais pessoas para ajudá-lo, assessores, estagiários, assim como a possibilidade de novas varas. Destacando que a reclassificação refletira numa melhor estrutura, oferecendo uma melhor prestação de serviços para a população. A nomeação de um juiz também dará maior fluidez aos processos, diminuindo a grande carga de trabalho que abrange também outros municípios. A presença do secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim nos compromissos efetivados tem sido de fundamental importância, demonstrando todo seu compromisso com a comunidade brumadense na busca de melhorias nas mais diversas áreas, sempre com o princípio fundamental de ofertar qualidade de vida a todos.O presidente da Câmara, vereador Léo Vasconcelos destacou a importância da audiência, visto que a elevação da Comarca e a nomeação de um novo juiz beneficiará diretamente a todos que necessitam dos serviços prestados pelo poder judiciário.

 



Angiologista no Centro Médico São Gabriel

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 05 de setembro, estará atendendo no Centro Médico São Gabriel a Dra. Sidineia Rocha, angiologista, realizando tratamento de varizes e tromboses com aplicação de espuma, ultrassonografia vascular, tratamento de feridas crônicas nos pés e muito mais. Além desta especialidade o Centro médico São Gabriel, agora sob nova direção, disponibiliza diversas especialidades para melhor contribuir com a sua saúde. Dentre as especialidades oferecidas, estão: Angiologia, Clínico Geral, Coloproctologista, Dermatologia, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Ginecologia e obstetrícia, Neurologista, Nutricionista, Otorrino, Pediatria, Pneumologia, Psicologia, Reumatologia, Urologia e muito mais. Não perca tempo, marque já a sua consulta pelo Telefone (77) 3441-1502, ou pelo whatsapp 9.9925-8807, Praça dos Meiras, 164 (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, tudo para a sua saúde em um só lugar.



Zé Carlos de Jonas participa da abertura do Campeonato de Futebol do Distrito de Ubiraçaba

O vereador Zé Carlos de Jonas fez questão de estar presente na abertura do Campeonato de Futebol de Ubiraçaba (Foto: Divulgação)

Diversificando e ampliando a sua agenda de trabalho, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) esteve presente neste domingo (03) na abertura do Campeonato de Futebol do Distrito de Ubiraçaba. O evento que está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Brumado, por meio do Departamento de Esporte, teve uma indicação do vereador, mostrando que o Esporte também faz parte da sua pauta de atividades. O organização é de Carlinhos de Samambaia, que já tem um histórico muito positiva na realização de eventos dessa natureza. "O prefeito Eduardo e o diretor Jobinho estão de parabéns por apoiar esse evento que reúne um grande número de atletas", destacou Zé Carlos que ainda fez questão de citar que "o campeonato de Ubiraçaba é um dos maiores do meio rural e sempre revela novos talentos de nosso futebol". O diretor de esportes, Jobson Cruz esteve presente à abertura e parabenizou a iniciativa do vereador Zé Carlos de Jonas. 

Os organizadores destacaram os esforços do vereador Zé Carlos de Jonas que foi autor de uma indicação para o evento (Foto: Divulgação)


Cachaça e rapadura de Paramirim ganham o mundo

O empresário Edvaldo Antonio Brasil, proprietário da Cachaça Paramirim (Foto: Carlos Silva | 97NEWS)

O Sertão tem suas magias, encantos e maravilhas e, todo bom sertanejo gosta de comer uma velha e boa rapadura, como também degustar uma cachaça de qualidade. A região sudoeste tem vários exemplos nesse sentido, onde os "fortes" como classificou o imortal Euclides da Cunha, mostram a sua garra e pujança em notáveis exemplos de superação. O apresentador Carlos "Kaká" Silva, que é um apaixonado por motocicletas e viaja o Brasil participando de encontros do setor, esteve, desta feita participando do 2º Aniversário dos Irmãos Estradeiros que aconteceu no município de Paramirim neste final de semana. Sempre buscando novidades, "Kaká" está trazendo para o 97NEWS mais um grande exemplo da garra sertaneja, desta feita do empresário de agronegócios Edvaldo Antonio Brasil (47), o qual produz rapadura e cachaça artesanal. Com uma alta qualidade, os produtos já ganharam o mercado nacional sendo vendidos em várias regiões do país. A cachaça que é envelhecida em barris de carvalho escocês é um grande sucesso, tanto que já é exportada para o Mercosul, Europa e Estados Unidos. A produção de rapadura já oferece emprego e renda para várias famílias e, além da tradicional, conta também com diversificações como a de abacaxi, gengibre e amendoim, que aumentaram ainda mais o leque de vendas. Outro produto que chama a atenção é o "frozen" de cachaça, uma espécie de "geladinho" de aguardente. Com 20 anos de atividade, Edvaldo é uma prova que nada resiste à força do trabalho. Confira o vídeo abaixo feito pelo apresentador Carlos "Kaká" Silva:



Umburanas confirma soberania ao faturar o bicampeonato do Brumadense de Futebol

O capitão do Umburanas, Ney, levantando a taça de campeão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após dois confrontos espetaculares, a final do Brumadense de Futebol que envolveu as equipes do Umburanas e Magnesita, reservou grandes momentos para a apaixonada torcida. No último sábado (02), a partida decisiva teve casa cheia, com um público aproximado de 2 mil pessoas, que apesar do frio e da garoa marcou presença no "Gilbertão". Num jogo eletrizante que terminou com o placar de 4x2 para o Umburanas sobre a forte equipe do Magnesita, o Campeonato Brumadense de Futebol 2017 conheceu o seu bicampeão. Diferentemente do primeiro jogo da final, o Umburanas dominou a partida desde o início dando poucas chances para o time dos operários. Apesar das belas defesas do goleiro Ray, o time não conseguiu impedir a eficiência do adversário, apontado desde o início da competição como favorito a conquistar o título pela segunda vez consecutiva. O primeiro tempo terminou com o Umburanas à frente do placar, marcando duas vezes, a primeira aos 36 minutos, com Danilo em cobrança de pênalti. O segundo veio com jogada de Badu, que aos 47 minutos encheu a rede adversária, sacudindo a galera na arquibancada do Gilbertão.

Um bom público compareceu ao Gilbertão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

No segundo tempo, o Magnesita foi para o tudo ou nada e conseguiu marcar o primeiro gol, aos 9 minutos, num lance de Jojô que com um arremate espetacular colocou a "redonda no ninho da coruja". Mas, o Umburanas não deu trégua e marcou novamente aos 18 minutos, com Badu, que após um chute forte, viu a bola tocar no travessão e acabar entrando segundo a arbitragem, o que lhe garantiu uma folga para conquista do título. Já nos minutos finais o Umburanas fechou o placar com o quarto gol, aos 38 minutos, com Zé Márcio praticamente liquidando a fatura. Já nos acréscimos, o Magnesita conseguiu marcar mais um, aos 56 minutos, em cobrança de de pênalti muito bem executada pelo goleiro Ray. Placar final, Umburanas 4 x 2 Magnesita, levando o time do Umburanas pela segunda vez consecutiva ao título de campeão do Brumadense 2017. Ao fim do jogo, o presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanoel Araújo Lima, os presidente dos clubes e demais convidados fizeram a entrega dos troféus e medalhas para os finalistas. O Campeonato Brumadense 2017 homenageou João Ribeiro dos Santos, amante do futebol local, que já disputou grandes partidas no estádio. O filho, Alex Ribeiro compareceu ao estádio para as homenagens. Alex fez os agradecimentos e a entrega da taça de campeão ao capitão Ney do Umburanas. Ainda foram feitos os agradecimentos a toda comissão organizadora do campeonato. Nenhum representante da Prefeitura Municipal de Brumado esteve presente à final.

 



Universitário brumadense, filho de pedreiro e futuro engenheiro civil, vai fazer intercâmbio nos EUA

O universitário Lucas Dias Chagas é um grande exemplo de dedicação e superação (Foto: 97NEWS)

O sonho da universidade para muitos estudantes brumadenses parece distante, mas, alguns exemplos notáveis mostram que com esforço e dedicação a graduação acadêmica é plenamente possível. Este é o caso do jovem estudante brumadense Lucas Dias Chagas (22) que atualmente cursa o 6º semestre do Curso de Engenharia Civil da FTC de Vitória da Conquista. Filho de um dos pedreiros mais respeitados do setor da construção civil em Brumado, José Maria Sampaio Chagas, o popular "Zé Neblina", que também é tecladista e hoje toca na Banda do cantor Serginho Cardoso, Lucas, desde pequeno se apaixonou pela construção civil e foi atrás de seu sonho, e logo foi trabalhar como servente de pedreiro por 3 anos e, em seguida, se especializou como pedreiro. Dando sequência à sua trajetória ele trabalhou na construção do Conjunto Residencial Brisa, depois na construção do Presídio de Brumado e atualmente está atuando na reforma do IFBA de Vitória da Conquista. Visionário e muito contextualizado, Lucas se dedicou aos estudos da Língua Inglesa e, recentemente, ele obteve uma grande proeza ao ficar entre os 5 universitários escolhidos, - de 10 vagas -, para fazer um importante intercâmbio nos Estados Unidos da América, na Universidade de Harrisburg para realizar o curso de Engenharia, Tecnologia e Ciências. O resultado é para se comemorar, pois Lucas competiu com 100 alunos da FTC de Salvador, Jequié e Vitória da Conquista. O 97NEWS falou com Lucas na manhã desta segunda-feira (04), o qual, muito feliz expressou que "foi realmente uma grande vitória, pois a disputa era intensa e eu fiquei entre os 5 melhores, que me dará direito à passagem de ida e volta, ao curso de especialização e também conhecer toda a estrutura da Harrisburg University, uma referência mundial na Engenharia Civil". Ele ainda destacou que "eu resolvi me dedicar ao Inglês porque sonhava com uma oportunidade dessas e hoje posso comemorar este grande momento de minha carreira". Lucas irá sair de Salvador na próxima sexta-feira (08) em destino aos Estados Unidos fazendo com que o nome de Brumado rompa as fronteiras continentais e brilhe na terra do Tio Sam. "Assim que me graduar minha meta será abrir uma empresa de construção civil e dar uma melhor condição de vida para minha família. Não poderia deixar de agradecer à minha mãe, a Dona Edite, que sempre acreditou em mim e me estimulou a seguir sempre em frente. É uma honra representar Brumado no país que é considerado o mais desenvolvido do mundo".



Psiquiatria na Clínica Master com Dr. Renato Franco

Foto: Divulgação

Hoje em dia todas as doenças psiquiátricas têm tratamento para o seu alívio e muitas vezes controle completo. Sendo feito com boa orientação médica e com as medicações disponíveis atualmente, este tratamento pode ser feito sem risco de dependência. Somente na CLÍNICA MASTER você encontra o renomado psiquiatra Dr. Renato Franco, que estará atendendo na próxima quarta feira dia 06/09. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, punção de mama e de tireoide por agulha fina, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, eletroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua avaliação, (77) 3441 5396, (77) 99991-5396 e (77) 99126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Em visita ao Cemitério Santa Inês, presidente da AUAU desmente as denúncias de que cães estariam se alimentando de restos mortais

A presidente da AuAu, Marli Lobo ao lado do administrador do Cemitério Santa Inês (Foto: Divulgação)

Uma postagem nas redes sociais que viralizou e criou uma atmosfera sombria já que apontava para a possibilidade de que cães errantes estariam invadindo covas e se alimentando de restos mortais acabou sendo desmentida pela presidente da ONG AUAU - Adote um Amigo Único, a defensora Marli Oliveira Lobo, que, neste sábado (02) visitou o Cemitério Jardim Santa Inês e questionou o administrador do órgão, o Sr. Americo Brito (Deco), que, de forma veemente, desmentiu a possibilidade, classificando a denúncia de absurda. Ele asseverou que "como pode uma coisa dessas, pois nas fotos teriam os cães com a boca suja de sangue e aí eu faço a pergunta, defunto tem sangue?" e emendou destacando que "então fica claro que isso não existe em hipótese alguma". Cães errantes, muitas vezes que são abandonados pelos seus antigos donos nas proximidades do cemitério acabam adotando o local, mas todos recebem o tratamento dos membros da AUAU, que, num grande esforço, se desdobram para cuidar dos animais. Veja o vídeo abaixo, onde a questão é totalmente esclarecida: 



Confronto com a Polícia Civil de SP deixa 10 criminosos mortos

Policia Civil impede tentativa de assalto e criminosos morrem após tiroteio (Foto: Reprodução)

Uma ação da Polícia Civil de São Paulo deixou dez criminosos mortos no Morumbi, bairro nobre na Zona Sul da capital, na noite deste domingo. Segundo testemunhas, o tiroteio durou cerca de 5 minutos e não deixou nenhum suspeito vivo. Do lado dos policiais, quatro foram feridos com estilhaços. Todos fazem parte do Departamento de Investigações Criminais (Deic). De acordo com informações da Polícia Civil, os bandidos integravam uma quadrilha especializada em roubos a residência de luxo e vinham sendo monitorados. Eles já teriam promovido ao menos 20 assaltos em São Paulo com uso de armamento pesado. Na noite do confronto, eles tentavam roubar uma mansão onde estavam um casal e uma filha. Os bandidos vestiam com coletes à prova de bala e foram surpreendidos quando por viaturas do Deic antes de entrar na residência. Nesse momento, cinco assaltantes foram executados. Em seguida, iniciou-se uma perseguição que resultou na morte dos demais. Segundo informações preliminares, o confronto ocorreu no meio da Rua Pirapó, deixando moradores assustados. No final da noite, os corpos dos criminosos foram postos por policiais lado a lado no meio da rua, atraindo a atenção de curiosos. Os criminosos estavam em dois carros, um Fiat Toro vermelho e uma Hyundai Santa Fé prata, que acabou colidindo em poste. Os assaltantes estavam armados com quatro fuzis, segundo o relato dos investigadores. O tiroteio foi tão intenso que os policiais pediram reforço do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), grupo de elite da Polícia Civil. Os mortos já foram identificados e eram moradores da região do Capão Redondo, na zona sul, e de Taboão da Serra, na Grande São Paulo.



Prefeito de Livramento de Nossa Senhora em decreto proíbe servidor público de usar rede social e jogos durante expediente

Foto: Composição l 97NEWS

A partir de agora, os funcionários público municipais devem ficar atentos ao decreto que disciplina a utilização de computadores e aparelhos de telefonia móvel nas repartições do município. Assinada pelo prefeito Ricardinho Ribeiro, a medida leva em consideração a frequente constatação de servidores que indiscriminadamente acessam as redes sociais e sites correlatos durante o expediente. Segundo a administração, o funcionário que desrespeitar o decreto estará sujeito às punições previstas no estatuto municipal que rege os servidores. A gestão alega que o acesso à internet para fins particulares provoca desconcentração no funcionário. A chefia ou o servidor que tiver conhecimento da utilização de computadores e celulares em desacordo com o decreto deverá comunicar o fato à Controladoria Geral do Município para as providências cabíveis, sob pena de conivência. O decreto restringe não somente o acesso particular da internet por meio de aparelhos da prefeitura, mas, até mesmo, através daqueles que pertençam aos funcionários.



SP: Homem leva tiro em assalto e é salvo pela carteira

Carteira ficou com a marca do tiro (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Um funcionário público, de 64 anos, foi baleado durante um assalto em Suzano, São Paulo neste sábado (2) e, segundo a polícia, só não foi atingido no peito por causa da carteira que estava no bolso da camisa, do lado direito. A vítima contou que parou o carro no semáforo, quando foi surpreendido por dois homens que chegaram a pé. Um deles bateu com uma arma no vidro. Na delegacia, o funcionário público contou que desligou o carro e, apesar de não ter reagido, o criminoso atirou em sua direção. O disparo perfurou o vidro lateral esquerdo e atingiu a carteira dele, que estava no bolso da camisa, do lado esquerdo. De acordo com a polícia, a carteira impediu que o projétil perfurasse o peito da vítima, que foi atingida apenas pelos estilhaços de vidro. Os criminosos fugiram sem levar nada. O funcionário público conseguiu dirigir o próprio carro até a sua casa. O caso foi registrado na Delegacia Central como roubo e tentativa de homicídio. A vítima foi encaminhada para exame de corpo de delito. A carteira e o projétil foram apreendidos.

 



Debilitado, Marcelo Rezende desmente boatos de sua morte

Foto: Reprodução

O apresentador afastado da rede Record, Marcelo Rezende, voltou as redes sociais neste domingo (3), para mais uma vez negar boatos de que esteja morrendo. “Muita gente vive de boato, e no meu caso até entendo, não é toda hora que tem uma informação”, diz ele no inicio do vídeo, mais a frente ele fala da luta contra o câncer que enfrenta. Debilitado, Rezende fala da necessidade de pensamento positivo e fala em Deus: “Mais importante é que estou firme. e estar firme é aqui (aponta para a cabeça), onde a mente funciona, e eu tô firme para enfrentar os baixos, até chegar o momento em que o alto vai deslizar. E aí a cura vai chegar. Tenho certeza dela, porque Deus está comigo, Deus está contigo”, finaliza. Desde a revelação do câncer e o afastamento da TV, Rezende utiliza apenas as redes sociais como meio de contato com os fãs. De tempos em tempos, ele aparece para dar notícia sobre seu estado de saúde. Apesar de estar visivelmente debilitado, ele tem se mostrado confiante quanto a seu propósito de se livrar do câncer que tem no pâncreas e no fígado.  “Eu tenho um objetivo. Na hora que eu superar, com a ajuda de Deus, tudo que estou passando, sei o que vou fazer da minha vida: ajudar cada vez mais aqueles que precisam, que não tem esperança, que buscam a cura e mostrar que o Espírito Santo está sempre presente na nossa vida. E nosso Pai há de cuidar de cada um. E é preciso ter fé“, afirmou em outra ocasião.



Contendas do Sincorá: Operação conjunta entre Polícia Federal, SSP-BA, 34ªCIPM e PM de Goiás apreende 151 kg de cocaína

Foto: Divulgação l PM/BA

As ações conjuntas entre a Força Tarefa da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, 34ª CIPM de Brumado e Polícia Federal, renderam mais uma grande apreensão. No início da manhã deste sábado (2) foram apreendidos 152 kg de cocaína nas cidades de Contendas do Sincorá, sudoeste da Bahia e na capital de Goiás. Quatro traficantes foram presos e relataram que os destinos da droga seriam as cidades de Ilhéus e Jequié. Além da cocaína, dois veículos utilizados pela quadrilha foram também localizados. As ações foram iniciadas na cidade de Contendas do Sincorá durante abordagem a um veículo modelo Ford KA, nele as equipes encontraram cerca de 16,5 quilos da droga. Após depoimento do casal suspeito de tráfico de drogas, Valdirene da Silva Figueiro e Weverton Gentil Alves de Oliveira, que estavam no carro, os policiais montaram uma campana e pegaram um segundo veículo, um Fiat Doblo Adventure, cor verde, com mais 25kg que vinha na sequência, nele foi preso Juliano Medeiros Mota, também natural de Goias. Ainda segundo o casal a maior parte da droga estava em uma casa na cidade de Goiânia. Segundo o coordenador da Força Tarefa da SSP, major Marcelo Barreto, de imediato eles pediram apoio da Polícia Militar de Goiás, onde eles foram até a residência e encontraram mais 110,5 kg de cocaína e capturou outro membro do grupo. A ocorrência em Goiânia foi levada para Superintendência da PF e a droga apreendida em Contendas do Sincorá e os suspeitos foram apresentados na Delegacia da Polícia Federal de Feira de Santana. 

Foto: Divulgação l PM/BA


Brumado: Motociclista fica ferido ao tentar desviar de cão errante

Muitos populares estiveram presentes ao local (Fotos: Daniel Simurro | 97NEWS)

Transitar pelas ruas de Brumado, além do trânsito um tanto quanto conturbado, tem outro desafio que são os animais soltos pelas ruas, principalmente os cães errantes que se espalham pelas vias trazendo transtornos à população. O caso que envolve também o setor de saúde pública, não vem tendo uma solução por parte das autoridades, que ficam num "jogo de empurra" histórico que só faz com que a situação venha a piorar. Diante disso os acidentes envolvendo animais errantes continuam ocorrendo com na noite deste sábado (02), onde um motociclista de identidade não revelada acabou indo ao solo e tendo fortes suspeitas de fraturas ao tentar desviar de um cão errante na Rua Antônio Francisco da Silva, altura do número 200. A equipe do 97NEWS estava presente no momento e presenciou a cena que chamou a atenção de muitos populares que estiveram presentes no local acompanhando o atendimento da equipe de socorristas do SAMU 192 que, como sempre, fizeram um grande trabalho imobilizando a vítima e encaminhando-a ao Hospital Magalhães Neto. Acidentes no local envolvendo cães errantes são comuns e os moradores esperam que as autoridades venham a agir com urgência para que vidas possam ser preservadas. 



Brumado: Motociclista morre em colisão na Vila Presidente Vargas

O jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Os finais de semana sempre vêm revelando os perigos nas estradas da região, com constantes acidentes, alguns com vítimas fatais. Essa lógica indesejada se confimou mais uma vez no final da tarde deste sábado (02) no trecho da BR-030 na Vila Presidente Vargas, onde um jovem condutor de uma motocicleta identificado como Marlindo Silva Lima (25), acabou tendo uma forte colisão com um Celta que fazia a conversão na pista. Segundo testemunhas o motociclista não conseguiu frear a tempo e acabou tendo um choque muito forte com a porta lateral do veículo. Com o impacto o motociclista teve várias fraturas, inclusive expostas e, mesmo recebendo atendimento da equipe do SAMU 192 que chegou logo ao local e sendo levado para o HMPMN não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.  



Médico é assassinado pelo próprio filho adolescente, neste sábado (02)

(Foto: Reprodução)

Um crime chocou a população de Esplanada na tarde deste sábado (2). De acordo com informações iniciais cedidas pela policia militar, um jovem de apenas 17 anos completados recentemente, tirou a vida do próprio pai em um condomínio na saída da cidade sentido Aracaju. A vitima, um médico conhecido como Alexandre Pimenta. Segundo informações, o crime aconteceu por volta das 16:20 e a polícia militar foi a primeira a ser informada sobre o fato. Posteriormente a polícia civil também tomou conhecimento do Parricídio e se deslocou até o local com o delegado Wagner Marinho. Amigos e conhecidos acreditam que as constantes agressões que Alexandre promovia na mãe do adolescente há algum tempo, a também médica Mônica Pimenta, teriam sido o principal motivo de levar o adolescente a cometer o crime. De acordo com informações apuradas inicialmente pela PM, o casal estaria separado há alguns dias, mas o médico resolveu visitar a residência da ex-esposa. Ao chegar ao condomínio encontrou a ex-sogra, em quem teria desferido um soco. O filho que também estava na residência não se conteve e atirou no pai um com revólver calibre 38 que ainda não foi encontrado. Segundo a PM, o médico estava armado com um revolver calibre 32. O adolescente foi apreendido em flagrante por cometimento de ato infracional análogo ao crime de homicídio e encaminhado para delegacia local, onde as medidas cabíveis serão adotadas. Populares informaram que o menor foi visto ainda neste sábado com o pai no veículo do médico pela cidade. Doutor Alexandre Pimenta era um médico conhecido em Esplanada. Psiquiatra, o profissional trabalhou muitos anos atendendo pacientes no Centro de atenção Psicossocial – O CAPS do município. 



Ministério Público da Bahia anuncia concurso com salários de até R$ 6 mil

(Foto: Divulgação)

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) anunciou nesta sexta-feira, 1º, concurso para preenchimento de 61 vagas. Sendo 11 destinadas ao cargo de Analista Técnico e 50 para Técnico-Administrativo. O candidato aprovado e convocado poderá ser lotado em qualquer município do estado onde haja sede do MP-BA. As inscrições estarão disponíveis a partir das 14h desta segunda-feira, 4, até às 16h do dia 21 deste mês, podendo ser feitas pelo site da Fundação Getúlio Vargas – empresa responsável pela realização do certame. As taxas de inscrições variam no valor de R$ 80 para Assistente e R$ 120 para Analista. As remunerações iniciais são de R$ 3.284,83 para nível técnico e R$ 5.917,44 para nível superior, com jornada semanal de 40h de trabalho, além de auxílio-alimentação. As provas estão previstas para acontecerem no dia 22 de outubro. Segundo o MP-BA serão classificados candidatos até dez vezes o número de vagas ofertadas. O concurso tem prazo de validade de 18 meses, prorrogável uma única vez por igual período. Mais informações podem ser conferidas no edital disponível no endereço eletrônico da FGV. 

 



B.J. Lapa: Jovem natural de Condeúba morre em acidente após colidir com um trator

Um grave acidente ocorrido no início da noite desta sexta-feira (01) na BR-430, próximo a Bom Jesus da Lapa, causou a morte do condeubense Romário Silvan Souza Silveira, 26 anos. O motociclista seguia com um grupo de amigos, todos em motocicletas, para visitar o santuário do Bom Jesus. Segundo informações obtidas, a vítima, que conduzia uma motocicleta Titan 150, teria se chocado na traseira de um trator. Romário não resistiu aos ferimentos causados pelo impacto do acidente. Agentes do IML e da Polícia Civil estiveram no local para fazerem a liberação do corpo e o registro da ocorrência. Romário era bastante conhecido em Condeúba, cidade que ficou em choque com a notícia do seu falecimento. O velório será realizado na Igreja Bom Jesus e o corpo sepultado no cemitério municipal de Condeúba no fim da tarde desta sábado. 



Zé Carlos de Jonas participa de plenária dos mandatos de Waldenor e Zé Raimundo em Caetité

O vereador Zé Carlos de Jonas vem participando ativamente das plenárias regionais realizadas pelos deputados Waldenor e Zé Raimundo (Foto: 97NEWS)

Uma das "dobradinhas" de maior sucesso da história política da Bahia, a parceria proativa entre os deputados Zé Raimundo (estadual) e Waldenor Pereira (federal), ambos do PT, vem obtendo resultados e grandes conquistas para inúmeros municípios da Bahia onde os dois desenvolvem as suas ações. Sempre mantendo uma interface muito positiva com as populações desses municípios, os deputados têm uma forte característica que são a realização de plenárias, que, além de prestar conta dos mandatos, fortalecem o diálogo produtivo com as comunidades, que têm a oportunidade de expressar as suas solicitações. Dando continuidade a este planejamento, que é nominado como “Plenária Regional: Mandato que é popular presta contas”, foi realizada em Caetité nesta sexta-feira (01) no Hotel e Pousada Alto das Colinas, mais uma plenária regional, a qual contou com a presença de inúmeras lideranças do PT. O vereador brumadense, Zé Carlos de Jonas, esteve presente e fez questão de ressaltar a importância desse tipo de ação ao declarar que "a prestação de contas das ações é uma forma muito salutar de mostrar a transparência de um mandato outorgado pelo voto popular, então os deputados Waldenor e Zé Raimundo estão de parabéns, pois vêm dando um grande exemplo nesse sentido" e ainda destacou que "as minhas ações como vereador melhoraram ainda mais depois que eu comecei a participar ativamente dessas plenárias. O exemplo desses dois grandes representantes de nossa região nos estimula a continuar a nossa jornada". Waldenor e Zé Raimundo também salientaram que "nossa Plenária Regional em Caetité superou as expectativas. Companheiros do município e região, como nosso amigo Zé Carlos de Jonas de Brumado, compareceram para a prestação de contas dos nossos mandatos. Também foi realizado um amplo debate sobre temas de grande relevância como a conjuntura política nacional, emendas parlamentares, investimentos do Governo do Estado por meio de obras, ações e serviços, dentre outros temas”. Nesse sábado (02), os deputados Waldenor e Zé Raimundo realizaram uma plenária no município de Livramento, que também teve uma grande participação de lideranças regionais. 

Os parlamentares avaliaram como muito positiva a realização do evento (Foto: 97NEWS)


Após muita luta, moradores do Esconso conseguem junto ao Derba a recuperação da Cleóbulo Meira Leite

A situação da Av. Cleóbulo Meira Leite é cada vez pior (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A luta, que vem se arrastando já há um bom tempo, dos moradores do Bairro do Esconso que buscam a recuperação da Av. Cleóbulo Meira Leite que faz a ligação do centro à BR-030 ganhou um novo capítulo positivo desta feita. A referida via que está tendo a sua trafegabilidade cada vez mais prejudicada por inúmeros buracos, teve, recentemente, uma tentativa por conta própria dos moradores que fizeram uma operação tapa-buraco. Cansados de esperar, eles foram a Salvador e tiveram um encontro com o engenheiro geral do Derba, Gil Boa Ventura, no qual foi colocada a urgência na recuperação da cita via. O engenheiro se prontificou a buscar uma solução para o caso e, nessa quinta-feira (31) esteve em Brumado para ver uma inspeção "in loco". Segundo o chefe da comissão dos moradores, Edcarlos de Araújo o engenheiro confirmou que as obras serão realizadas assim que a borra asfáltica chegar. Ele também informou que o início será na parte da Av. Centenário e que toda a extensão da avenida será recuperada, o que é uma grande vitória para a comunidade do Esconso. Veja fotos abaixo: