ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo


STF julga improcedente ADI contra dispositivo da lei que regulamenta profissão de nutricionista

Foto: Reprodução

Na sessão desta quinta-feira (28), por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 803) que questionava a expressão “privativas”, contida no caput do artigo 3º da Lei nº 8.234/1991, que regulamenta a profissão de nutricionista. De acordo com a ADI, a expressão questionada seria incompatível com o artigo 5º (inciso XIII) da Constituição Federal, que assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, desde que atendidas as qualificações profissionais estabelecidas em lei relacionadas com a habilitação técnica pertinente. Além disso, salienta que o dispositivo exclui outras categorias profissionais – como técnicos de nutrição e médicos bioquímicos – do exercício de atribuições compatíveis com sua formação curricular, restringido com isso sua liberdade de trabalho. Em seu voto, o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, salientou que a Constituição Federal, em seu artigo 5º (inciso XIII), ao permitir que se restrinja o exercício de determinadas profissões, está permitindo uma exceção à regra geral da liberdade de exercício de trabalho. Citando precedentes que tratavam da regulamentação de outras profissões, o ministro ressaltou que o Supremo já se manifestou no sentido de que para concluir pela restrição, o legislador deve atender ao critério da razoabilidade. No caso concreto, frisou o relator, a profissão de nutricionista requer conhecimentos técnicos e científicos para o desempenho de suas funções, o que leva à possibilidade de se reservar atividades de forma privativa para essa categoria profissional. O nutricionista, disse o ministro, realiza atividades eminentemente técnicas, que não se confundem com outras a serem desempenhadas por profissionais de nível médio, como o técnico de nutrição. Assim, o ministro Gilmar Mendes votou pela improcedência da ação, por considerar que o termo “privativo” constante da norma não é inconstitucional, desde que respeitado o âmbito de atuação profissional regulamentada por legislações específicas de outras profissões. Acompanharam o relator os demais ministros presentes à sessão, à exceção do ministro Marco Aurélio, que divergiu e votou pela procedência da ADI.



Brasil: Número de doadores de órgãos cresceu 75% em sete anos

Foto: Divulgação

O número de doadores de órgãos no Brasil bateu recorde no primeiro semestre de 2017, em comparação com os seis meses iniciais dos anos anteriores. Foram 1.662 doadores, aumento de 16% em relação a 2016. Quando considerado o intervalo entre 2010 e 2017, esse percentual chega a 75%. A expectativa do Ministério da Saúde é que, até o fim deste ano, sejam contabilizados 3.324 doadores, o que poderá fazer com que o Brasil ultrapasse a meta de 16 doadores para cada grupo de milhão prevista para 2017. Para ampliar o número de doadores, o país tem o desafio de informar e sensibilizar as famílias para que elas autorizem a realização de transplantes. Hoje, 43% ainda recusam a doação. A média mundial é de 25%, segundo a coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes, Rosana Reis. Para mudar esse quadro, o Ministério da Saúde lançou hoje (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos, a campanha Família, quem você ama pode salvar vidas. A campanha busca estimular as pessoas a compartilharem com suas famílias o desejo de serem doadoras de órgãos. Isso porque, após a ocorrência da morte encefálica, é a família quem decide ou não pela doação. Segundo Rosana Reis, pesquisas de opinião registram amplo apoio dos brasileiros à doação. “O que a gente precisa é que essas famílias sejam suficientemente informadas e esclarecidas na hora em que a situação acontece”, completou. Para isso, o ministério também fortalecerá ações de formação junto aos profissionais de saúde, que devem estar treinados para acolher as famílias e oferecer informações necessárias a elas sobre a importância dos transplantes.



Defesa de Lula acusa imprensa de criar 'falsa polêmica' sobre datas em recibos de aluguel

(Foto: Reprodução)

O advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin Martins, utilizou o Facebook para publicar um vídeo, nesta quinta-feira (28), acusando parte da imprensa de criar uma “falsa polêmica” em torno dos recibos apresentados pela defesa do petista à Justiça, na última segunda-feira (25), como prova do pagamento do aluguel de um imóvel vizinho ao que mora o ex-presidente, e que mostram duas datas inexistentes. .“Venho aqui para falar sobre uma falsa polêmica que alguns sites e órgãos de imprensa estão tentando criar sobre os recibos de locação que, nós da defesa do ex-presidente Lula apresentamos”, diz o advogado, alegando que a ação que investiga o suposto repasse de recursos ilícitos de contratos da Petrobras a Lula transformou-se em uma investigação de locação de imóvel. Zanin ressalta ainda que o juiz Sergio Moro e o representante do Ministério Público formularam 21 perguntas sobre o aluguel do apartamento no depoimento prestado por Lula à Justiça no último dia 13. No vídeo, o advogado diz que os erros “são justificáveis” e que, portanto, “não retiram a força probatória dos documentos”. “Diante do pedido expresso do juiz [Sergio Moro] em relação a esses recibos, foram realizadas diligências por familiares e colaboradores do ex-presidente Lula nos pertences de dona Marisa, que sempre foi a locadora do imóvel. Os recibos foram encontrados e, da mesma forma que chegaram até nós [advogados], foram apresentados no processo. Acreditamos que esses recibos expressam a verdade dos fatos, pois dona Marisa sempre foi uma mulher íntegra e honesta”, diz Zanin.



Primaverantes: Música, teatro e dança em um evento de exaltação à Cultura na estação mais alegre do ano

(Divulgação)

Buscando enaltecer a Cultura nas suas mais diversas modalidades o conceituado Grupo CIA Arte Viva irá promover um evento muito significativo nesta sexta e sábado (29 e 30) que será realizado na Câmara de Vereadores de Brumado. Com ínicio marcado para às 19h, o evento vem comemorar a chegada da estação mais festiva e alegre do ano e, por isso, recebeu a nomenclatura de "Primaverantes". Acontecerão apresentações de dança, música, teatro e um sensacional Festival de Talentos. Então não fique fora dessa e marque a sua presença na sede do Poder Legislativo que fica na Praça Abias Azevedo. A entrada é gratuita e a direção é do competente Aroldo Coelho. 



Agentes de trânsito podem trabalhar armados, decide Senado

Foto: Conteúdo 97News

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (27), em votação simbólica, o projeto de lei (PLC 152/2015) que permite o porte de arma de fogo em serviço por agentes da autoridade de trânsito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que não sejam policiais. Guardas municipais nessa função também terão o mesmo direito. O projeto segue para sanção presidencial. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB-Lei 9.503/1997), "agente da autoridade de trânsito" é toda pessoa, civil ou policial militar, credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento. O projeto altera o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003). A proposta estabelece algumas exigências para a concessão de porte de arma de fogo aos agentes de trânsito. Uma delas é a comprovação de capacidade técnica e aptidão psicológica para o uso da arma. Outra é condicionar a autorização para o porte não só ao interesse do ente federativo ao qual o agente está vinculado, mas também à exigência de sua formação prévia em centros de treinamento policial. 



Brumado: Anatel apreende equipamentos de repetidora de telefonia móvel nas cominidades de Lagoa Funda e Ubiraçaba

Foto: Conteúdo l 97NEWS

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apreendeu no início deste mês duas repetidoras de telefonia móvel em Brumado. Nos dois locais, foram capturados equipamentos fornecidos pela Secretaria de Ciências e Tecnologia da Bahia (SCTB), mas segundo os agentes da Anatel, estariam funcionando de maneira irregular. Uma das repetidoras funcionava no alto de uma serra, em um terreno particular, localizada na região da Lagoa Funda, zona rural de Brumado. O local contava com uma torre, antenas de repetição, placas solares e baterias estacionárias. Outra localidade que teve o equipamento apreendido, foi da comunidade de Ubiraçaba - esta não chegou nem a funcioar. Segundo o coordenador do Departamento de Tecnologias da Prefeitura, Milton Caíres, a repetidora do sinal da operadora Vivo foi desativada pela Anatel após denúnciasde irregularidades. 

Foto: Ilustrativa

O 97NEWS apurou que os Kits de instalação foram entregues em Brumado e mais 26 municípios da Bahia no período das eleições de 2014, mas o sinal nunca chegou a funcionar corretamente. Segundo Caires, o município ainda não recebeu a notificação sobre a apreensão, mas vai mandar uma equipe técnica até a sede da Anatel na capital baiana, para saber qual é a irregularidade que motivou a apreensão das repetidoras. Com a retirada dos equipamentos, os moradores das comunidades de Pedra Preta, Algodões, Lagoa Funda e Correias, vão continuar sem o sinal de celular que era mantido pela Prefeitura Municipal. Ao 97NEWS, Caires também afirmou que já entrou em contacto com a operadora Vivo, e aguarda a solução para o problema. 



A pneumologista Drª Vanessa Kuri no Centro Médico São Gabriel

Foto: Divulgação

Você já pode contar com atendimento da pneumologista, a Drª Vanessa Kuri, realizando consultas e tratamentos nas áreas de pneumologia, tais como: alergia respiratória, sinusite, asma, pneumonia, doenças respiratórias provocadas pelo cigarro, respiração cansada, e outras doenças respiratórias. Além de realização de espirometria. Não perca tempo, marque já a sua consulta pelo telefone 77 3441-1502, e pelo Whatsapp, 9.9925-8807, ou agende a sua consulta no Centro Médico São Gabriel, Praça dos Meira, 164 (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, muito mais saúde para você.



Santa Catarina: Consumidora é indenizada depois de encontrar pata de felino em linguiça

Foto: Ilustrativa

Uma consumidora será indenizada por ter encontrar uma pata de um gato dentro de uma linguiça que havia preparado para o jantar. O caso aconteceu há quatro anos, em Santa Catarina. No último dia 20, ela obteve decisão favorável em segunda instância no Tribunal de Justiça de Santa Catarina em uma ação de danos morais movida contra a empresa fabricante da linguiça. Foram anexados aos autos fotos do que encontrado dentro do produto e a filha da consumidora disse em juízo que a vigilância sanitária constatou que se tratava da pata de um gato. Um dos parentes disse que ingeriu o produto e percebeu que estava duro, embolado ecom cheiro forte. A indenização fixada em primeira instância pelo juiz Fernando Rodrigo Busarello foi de R$ 10 mil, mas após recurso da empresa fabricante, os desembargadores da 5ª Câmara Civil da Corte reduziram o valor para R$ 3 mil. "Não há dúvidas de que a apelante colocou no mercado alimento impróprio para o consumo, gerando na consumidora sentimento de frustração, impotência e vulnerabilidade, mas nada em nível tão alarmanete, e notório, a ponto de justificar o arbitramento de uma indenização tão vultuosa quanto a fixada em primeiro grau de jurisdição", avaliou o desembargador Luiz Cézar Medeiros, que relatou o caso em segunda instância. Segundo o magistrado, o quantum indenizatório não pode ser tão grande ao ponto de se converter em fonte de enriquecimento pelas lesões sofridas, mas nem tão pequeno que se torne insignificante. A empresa responsável pela linguiça alegou que a cliente não pôde comprovar que havia encontrado a pata de um gato pela ausência de uma perícia sobre o material. 



Brumado: Mulher cai no golpe do falso agente de saúde e tem R$ 100 mil em jóias levadas pelo bandido que estava armado

(Fotocomposição: 97NEWS)

Infelizmente os brumadenses continuam comprovando que são fáceis de cair em golpes, mesmo tendo vários acontecimentos ocorridos que alertaram a todos sobre esse tipo de delito. Na tarde desta quarta-feira (27), uma vendedora de ouro, moradora da Rua Marquês de Caravela, que fica situado no Bairro Dr. Juracy, acabou sendo mais uma vítima, onde ela amargou um prejuízo monumental em joias. Mostrando conhecer bem a rotina da vítima, o criminoso, que estava trajando uma blusa branca com a logomarca oficial da Prefeitura de Brumado, se passou por agente de saúde e falou que foi indicado por pacientes que tinham comprado joias da mulher, o que liberou a sua entrada na residência, pedindo para ver o material e, quando constatou que as mesmas eram verdadeiras, deu a voz de assalto, mostrando uma arma cor prata, levando a pasta contendo correntes de ouro, pingentes e várias joias, a qual está avaliada em R$ 100 mil. O fato está sendo investigado pela Polícia Civil que já tem pistas do autor do assalto.



'O prefeito de Rio do Antônio foi desumano e faltou com a verdade' afirma filha que teve a mãe vítima de um acidente

O prefeito Deca está sendo acusado de desumanidade e falta da verdade (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A desumanidade e a mentira são duas práticas cada vez mais comuns nos dias de hoje, mas, quando são praticados pelos governantes ganham um tom mais carregado, provocando revolta e indignação. Uma situação como essa estaria ocorrendo no município de Rio do Antônio, que fica na região sudoeste da Bahia, já que pesam sobre o atual prefeito José Souza Alves (PSD), o Deca, acusações de desumanidade e de faltar com a verdade pela rio-antoniense Roberta Eliane, a qual afirma que a sua mãe foi vítima de um acidente recente que ocorreu no centro da cidade e acabou fraturando a perna numa colisão entre uma motocicleta e um veículo de passeio. 

A foto mostra a gravidade do acidente (Foto: 97NEWS)

Segundo ela "eu fui procurar ajuda do prefeito Deca e ele prometeu ajudar, mas só ficou na promessa, pois eu afirmo e garanto que ele não fez nada, apesar de ter falado aos quatro cantos que ajudou". Roberta continua a sua argumentação citando que "como a situação se agravou muito, eu voltei a solicitar ajuda, pelo menos de um veículo para levá-la para fazer a cirurgia, mas nem isso eu consegui, o que no meu entender foi um ato de muita desuminidade, pois minha mãe corria riscos graves, pois teve uma fratura muito forte, além de ter praticamente moído os ossos dos dedos". E, subindo o tom, afimou que "diante de tanta insensibilidade, eu, que atualmente estou morando em Espinosa, tive que me desdobrar e, com muito esforço, consegui que ela pudesse realizar a cirurgia em Montes Claros, mas, agora, ela voltou para Rio do Antônio e nem os curativos eles quiseram fazer, mas os pontos foram retirados e o ferimento fechou. Eu não sei porque ele está fazendo isso, pois não é esse o papel de um governante que tem compromisso com a sua gente". Nós buscamos contato com a gestão municipal para se pronunciar sobre o caso, mas não tívemos êxito. 



A pedido do deputado Arthur Maia, FNDE libera construção de creche em Brumado

(Foto: Divulgação)

Em audiência realizada hoje (27) com o deputado Arthur Maia e o prefeito Eduardo Vasconcelos, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro, autorizou a construção de uma creche no bairro São José, antigo Urbis 1, em Brumado. O novo centro de educação infantil atenderá 188 crianças em dois turnos e será construído com recursos na ordem de R$ 1,5 milhão viabilizados pelo parlamentar junto ao órgão. A previsão é de que o convênio para o início das obras seja assinado já nos próximos dias. No projeto, estão previstas salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitários para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes. “A educação tem papel fundamental no desenvolvimento de uma cidade e o atendimento e assistência à primeira infância deve ser prioridade. É imensa a minha satisfação de poder levar essa importante ação que vai beneficiar centenas de famílias brumadenses”, comemorou Maia.



Ironia do Destino: Em dia de simulação de acidente com trem em Brumado, homem dorme na linha e morre após passagem da locomotiva

Segundo relatos, a vítima teve as pernas mutiladas e foi levado para o IML de Brumado para passar por necropsia (Fotos: 97NEWS)

Um levantamento feito em todo o país mostrou que o número de acidentes, inclusive com vítimas fatais, que acontecem nas linhas férreas vêm tendo um aumento muito preocupante, o que tem feito que as autoridades realizarem uma série de campanhas de prevenção. Em Brumado, nesta quinta-feira (27) uma ação dessa natureza foi realizada numa parceria entre a FCA e o SMTT, a qual chamou muito a atenção da população, pois uma simulação de acidente fatal envolvendo artistas ensanguentados, um veículo e uma locomotiva da VLI, numa atmosfera de muito realismo, teve como cenário a linha férrea no cruzamento da Avenida Coronel Santos com a Rua Dr. Antônio Pinheiro Canguçu. A ação preventiva foi tão impactante que muitos acreditaram que o fato era real, mas, por ironia do destino, por volta das 21h20m, um acidente fatal ocorreu na Vila Presidente Vargas, desta feita no solo frio da realidade, tendo como vítima o brumadense Gildásio de Souza (46), o qual acabou sendo atingido por uma locomotiva, que passou por cima de suas pernas que foram decepadas, causando a sua morte instantânea. Segundo relatos de moradores que foram ouvidos pelo 97NEWS, Gildásio era um homem muito trabalhador, mas, ultimamente estava tendo sérios problemas com o alcoolismo, tanto que os relatos apontam que ele acabou dormindo na linha do trem após consumir uma grande quantidade de bebidas e, como o local era afastado e escuro, a locomotiva não conseguiu parar a tempo. Procurada pelo 97NEWS, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária que administra a malha ferroviária na região, informou que o condutor da máquina, chamada auto de linha, acionou os freios de emergência mas não foi possível parar a tempo. Em nota, a empresa afirmou que lamenta o ocorrido e alerta a população para total atenção e respeito com a ferrovia. “A concessionária lembra que todo ano realiza campanhas de segurança nas passagens de nível oficiais para minimizar o risco de acidentes envolvendo veículos, pedestres e trens. Em Brumado, neste mês de setembro, foram realizadas várias campanhas, inclusive a de ontem, dia 27, na Av. Cel. Santos”, conclui a nota. O corpo de Gildásio foi encaminhado para o IML de Brumado para ser necropsiado. 

Foto: 97NEWS


Saúde na Praça: Grupo se reúne todas as segundas em praça pública de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Toda às segundas-feiras, a partir da 7h, o grupo denominado “Saúde na Praça” se reúne na Pracinha da Ciência, no Bairro das Flores, em Brumado, com a finalidade de promover qualidade de vida aos portadores de hipertensão e diabetes. As reuniões também são abertas a toda comunidade interessada em praticar atividades físicas e prevenir doenças. As atividades são coordenadas pelo Fisioterapeuta Thiago Allen, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Nasf, com o apoio da Enfermeira da Unidade Básica de Saúde - UBS Dr. Newton Alves de Castro, Fernanda Britto, e dos agentes comunitários de saúde. Além das atividades físicas, uma vez por mês é servido um café da manhã especial, com a participação de um profissional convidado para ministrar palestras. 



Penta! Cruzeiro vence Fla nos pênaltis e conquista Copa do Brasil

O Cruzeiro é pentacampeão da Copa do Brasil. O time celeste recebeu os cariocas no Mineirão, após empatar com o Flamengo por 1 a 1, no Maracanã, na quarta-feira passada. No tempo normal, 0 a 0 (não há gol qualificado na decisão e o título foi decidido nos pênaltis). Melhor para os donos da casa, que tiveram 100% de aproveitamento e venceram por 5 a 3. O Cruzeiro iniciou batendo as penalidade. Henrique, Léo, Hudson, Diogo Barbosa e Thiago Neves fizeram o gol que garantiram o título e, por tabela, a classificação para a fase de grupos na Libertadores-2018. O Flamengo, por sua vez, marcou com Guerrero, Juan e Trauco. Diego, que bateu o terceiro, viu o goleiro Fábio defender a sua cobrança. Com o resultado, o Flamengo agora tem a disputa do Brasileiro e a Sul-Americana. A equipe é a sétima colocada com 39 pontos, 15 atrás do líder Corinthians. Na competição internacional, medirá forças com o Fluminense nas quartas de final. 



Conquista: Mudanças no trânsito deixam comerciantes insatisfeitos na cidade

Foto: Divulgação

Ainda repercute, e muito, as mudanças no trânsito feitas pela Prefeitura de Vitória da Conquista desde o início do ano. O ponto alto da revolta aconteceu na última terça-feira(26), quando a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) emitiu uma nota contra o estacionamento em fila na Rua Ernesto Dantas, centro da cidade. Em entrevista a imprensa nesta quarta-feira (27), a presidente da CDL, Sheila Andrade, revelou que os comerciantes estão insatisfeitos e as queixas dos clientes ‘são grandes’. Ainda na entrevista, a empresária revelou que aguarda o retorno do prefeito Herzem Gusmão, que cumpre agenda em Brasília, para expor as reclamações em uma reunião.



Por 6 a 5, STF permite promoção de crenças no ensino religioso nas escolas públicas

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (27) permitir que professores de ensino religioso em escolas públicas promovam suas crenças em sala de aula. No julgamento, retomado nesta quarta-feira (27), somaram-se 6 ministros, entre os 11 integrantes da Corte, favoráveis à possibilidade do modelo “confessional”. Nessa modalidade, os professores lecionam como representantes de uma religião, com liberdade para influenciar os alunos. Votaram nesse sentido Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. A favor do modelo “não confessional” votaram o relator, Luís Roberto Barroso, e os ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello. A ação em julgamento, apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR), propunha que as aulas se limitassem à exposição das doutrinas, história, práticas e dimensões sociais das diferentes crenças, assim como do ateísmo e do agnosticismo – o chamado modelo “não-confessional”. A PGR contestava a possibilidade de “catequese” ou “proselitismo” nas aulas. A maioria dos ministros, porém, entendeu que o caráter laico do Estado não significa que ele deve atuar contra as religiões, inclusive na esfera pública. Com a decisão da Corte, continua permitido o ensino confessional, o não confessional e também o chamado interconfessional, com aulas sobre valores e práticas religiosas baseadas em características comuns das religiões. 



Brumado: Clientes da Vivo voltam a protestar do sinal de má qualidade e da transmissão de dados 3G

A irritação é cada vez maior dos clientes da Vivo (Fotocomposição: 97NEWS)

A novela brumadense da qual a Operador Vivo vem protagonizando o papel de vilã já há um bom tempo está pior que os "dramalhões mexicanos", já que os clientes vem enfrentando com a "vilania" que é representada por sucessivos problemas com o sinal e com a transmissão de dados via 3G. Um crescente número de clientes vem fazendo uma enxurrada de reclamações nas redes sociais, já que está quase impossível realizar uma ligação. A nova edição do drama se iniciou na tarde desta terça-feira (26). onde os clientes não conseguiam ficar mais que três minutos na linha com qualquer pessoa. A redação do 97NEWS tentou utilizar o telefone que a empresa disponibiliza para central de atendimento, o *8486, mas não tívemos êxito, apenas uma gravação fica repetindo o "Menu" de atendimento. “Eu tentei inúmeras vezes e em vários horários, mas não consegui, fiquei muito irritado com tudo isso”, afirmou o cliente Ivan Oliveira. A dificuldade está cada vez mais acentuada e provoca sérios problemas e prejuízos para quem utiliza o serviço como ferramenta de trabalho ou até mesmo em casos de urgências. Muitas pessoas acabam reiniciando o telefone, tiram o chip na tentativa de ter alguma melhora. O inconveniente durante as conversas está deixando os usuários cada vez mais enfurecidos. O problema tem afetado a imprensa em geral, principalmente a digital, como também comerciantes, empresas e o cidadão que utiliza o serviço diariamente. Em muitos casos nem a campainha do telefone é acionada. Muita gente tem apelado para o telefone fixo ou whatsApp para conseguir se comunicar. “É uma falta de respeito com o consumidor. Não consigo falar mais do que poucos minutos, preciso ligar até mais de quatro vezes para completar uma ligação”, reclamou – um funcionário do Estado. O consumidor que se sentir lesado, deve procurar o Juizado Civil de Causas Comuns em Brumado e relatar o problema ocorrido com a operadora. A Vivo é uma operadora de telefonia móvel, telefonia fixa, internet banda larga, 3G e 4G e TV por assinatura do Brasil. Formada pela fusão de companhias de celular ex-estatais existentes no Brasil, foi fundada como uma parceria entre Portugal Telecom e a espanhola Telefónica. Saiba como reclamar de sua operadora clicando no link abaixo: www.anatel.gov.br.



Dia 27 de setembro: Dia Nacional do Idoso

Foto: Divulgação

Dia 27 de setembro é o Dia Nacional do Idoso, que foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família. A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. Os idosos também precisam de cuidados como a vacinação, que está diretamente relacionada com a melhor qualidade e expectativa de vida. Pessoas imunocompetentes têm mais condições de enfrentar adversidades associadas à ação de vírus e bactérias, portanto, é um grande equívoco negligenciar a prevenção de danos à saúde por meio de imunobiológicos, independentemente da faixa etária. As alterações imunológicas associadas ao envelhecimento ou imunossenescência fazem aumentar o risco de infecções que, em idosos, podem ser associadas com declínio funcional inespecífico e comorbidades, com manifestações clínicas diversificadas, promovendo nesse grupo populacional maiores taxas de hospitalizações e morbimortalidade. Esses são alguns dos aspectos que justificam a imunização como parte fundamental dos programas de prevenção e promoção da saúde do idoso.

 

Além disso, muitos indivíduos com mais de 60 anos encontram-se ainda em franca atividade profissional, com responsabilidades e contribuindo na renda familiar. Portanto, seu adoecimento pode acarretar, além de absenteísmo e prejuízo financeiro, a transmissão de doenças infecciosas à sua família, situação que pode prejudicá-lo ainda mais no trabalho, devido à necessidade, muitas vezes, de acompanhar o familiar doente. Outros aspectos importantes são: a proximidade entre avós e netos, sendo as crianças importantes agentes transmissores de doenças infecciosas; e as mudanças nos padrões da sexualidade, com o consequente aumento da incidência de doenças sexualmente transmissíveis entre os maiores de 60 anos. No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2013), realizada pelo IBGE, a população idosa alcançou 26,1 milhões, o que equivale a 13% da população total do país. Uma das principais vacinas para essa faixa etária é a pneumo 13 que imuniza contra a pneumonia, uma das doenças que mais atingem os idosos. 

 

CONTINUE LENDO


Deputado Waldenor Pereira é homenageado pela PRF

(Foto: Divulgação)

O deputado federal Waldenor Pereira recebeu homenagem dos Policiais Rodoviários Federais (PRF) na Bahia entregue pelo superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Bahia, Virgílio de Paula Tourinho, pelo presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado da Bahia (SINPRF-BA), Fábio Serravalle Franco, e pelo assessor parlamentar Marcelo Carvalho, nesta terça-feira (26), em Brasília. A categoria agradece ao parlamentar baiano por sua dedicação e luta em defesa das demandas dos policiais rodoviários em votações importantes da Câmara dos Deputados. Na oportunidade, o superintende Virgílio Tourinho apresentou a Waldenor o pedido para destinação de emenda parlamentar de sua autoria para a reforma do posto da Polícia Rodoviária Federal em Vitória da Conquista. O deputado se comprometeu em se reunir com a PRF do município para apresentação do projeto e orçamento da reforma solicitada.



Curva da Morte: Universitários guanambienses ficam feridos em acidente próximo a Tanhaçu

Foto: 97NEWS

Nestes dias a "bruxa está solta" nas rodovias da região, o que faz com que os condutores que venham a transitar por esses lados venham a redobrar os cuidados. Infelizmente não foi isso que ocorreu com alguns jovens universitários de Guanambi na manhã desta quarta-feira (27) que, ao entrarem na temida "Curva da Morte" que fica na BR-030, entre o Distrito de Sussuarana e Tanhaçu, acabaram vendo o ceú de ponta cabeça, já que o veículo em que eles, um Voyage Trend 1.6, acabou capotando por várias vezes. O sistema de segurança, airbags e cintos funcionaram perfeitamente e acabou sendo fundamental para que uma grande tragédia não ocorresse. Dos 5 ocupantes, que são alunos do Curso de Medicina, 2 ficaram feridos, os quais só foram identificados pelos prenomes Luan e Tobias, sendo levados pelo SAMU 192 para o Hospital de Base de Vitória da Conquista.

Foto: 97NEWS