ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria


Zé Ribeiro apresenta indicação ao Executivo para a construção da Praça Miguel Arcanjo

O vereador Zé Ribeiro. em suas indicações, vem buscando constantemente a otimização e atualização urbana da cidade de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Sempre buscando a melhoria e a atualização urbana da cidade de Brumado, o vereador Zé Ribeiro (PT), ao longo dos seus mandatos parlamentares vem apresentando importantes indicações. Desta feita, após ouvir os clamores dos moradores do Bairro Santa Tereza ele apresentou uma indicação ao Poder Executivo solicitando a construção da Praça Miguel Arcanjo de Lima Filho. Em sua justificativa o parlamentar relata que “O bairro Santa Tereza é um dos bairros mais movimentados de Brumado, e por sua vez a Praça Miguel Arcanjo de Lima Filho, fica localizada entre as ruas Jorgeane Silva Mendes e a Rua Virginia da Silva Leite, tendo ao fundo o Riacho do Bate Pé, numa área onde residem moradores que estão ali desde o início da implantação do loteamento e que muito contribuíram e contribuem para a expansão do município”. 

Os moradores estão na expectativa da construção da praça (Foto: Assessoria Parlamentar)

Ele ainda alega que “tendo em vista o projeto de canalização total do Riacho do Bate Pé que está sendo executado pela Prefeitura e priorizando a qualidade de vida de seus moradores é que solicitamos ao Poder Público a construção e arborização desta Praça, dotando-a de equipamentos para práticas esportivas e de lazer” e ainda acrescento que “salientamos que em 2009, foi votada por unanimidade na Câmara de Vereadores uma indicação nº 083/09, de nossa autoria, solicitando tal construção mas até o presente momento a mesma não foi construída. Esperamos contar com a sensibilidade do gestor para que essa solicitação seja atendida o mais breve possível”.

O local está com um aspecto negativo e a construção da praça iria resgatar a autoestima dos moradores (Foto: Assessoria Parlamentar)


Prefeitura interditará ruas do centro comercial na manhã de domingo (8) devido à obra estrutural

(Foto: Reprodução Google Maps)

Por conta dos trabalhos de recuperação promovidos no leito viário da sede do município, as Ruas Coronel Tibério Meira, Dr. Marcolino Moura e Dr. Mário Meira serão interditadas entre 07h30 e 12h deste domingo (8). O trânsito será interrompido pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT nas vias, no período citado. A prefeitura solicita que os condutores que estacionam os veículos nas imediações das áreas destacadas removam os mesmos dos locais antes do início das atividades a fim de não atrapalhar o andamento da obra. A obra foi viabilizada pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e irá trazer inúmeros benefícios para a população, visto que se trata das principais vias da cidade. 



Arena Safadão: Primeiro lote se esgotou com record de vendas

(Divulgação)

O maior espetáculo musical do ano em Brumado e região teve o seu primeiro lote de ingressos se esgotando com muita rapidez, com uma procura muito alta pelos fãs do maior cantor da música brasileira da atualidade, o incrível Wesley Safadão, que estará em Brumado no próximo dia 27 de outubro, acompanhado de dois grandes sucessos, o grupo Donas do Bar e a revelação do momento, Gabriel Diniz. Com as expectativas superadas desde o início, o evento Arena Safadão deverá atrair milhares de pessoas para o Parque de Exposições Gilson Brito, que receberá uma mega estrutura de som e iluminação, num evento produzido pela união dos produtores Gilson Porto (Só Legal Produções), Beto Bonelly  Produções, Ney Trindade (Ney Eventos e Empreendimentos), Lázaro Brito (Nacional), Edmilson Alves de Matos (EdShow) e Allan Kardec Bomfim Bacelar (AllanBick Produções). Então, devido às estimativas de record de público, não deixe para a última hora e garanta já o seu ingresso para esse evento fantástico nos diversos pontos de vendas espalhados pela cidade e prepare as tuas emoções, porque a Arena Safadão vai sacudir as estruturas de Brumado, num show que será, com certeza, inesquecível. Valor Segundo Lote: R$ 70,00 Pista e R$ 170,00 Camarote.



FAMIDAL: Um exemplo muito positivo na integração entre ensino, disciplina e diversão

A FAMIDAL vem se destacando no circuito brumadense de fanfarras (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Educação moderna vem passando por várias transformações, onde abordagens temáticas e que utilizam de forma muito produtiva a informática, o esporte e a música, vêm obtendo resultados muito satisfatórios, os quais comprovam que a multidisciplinaridade é um meio muito eficaz para a melhoria do ensino. Neste contexto, a Escola Municipal Idalina Azevedo Lobo, criou, há cerca de 5 anos atrás a FAMIDAL - Fanfarra Municipal do Idalina, a qual, atualmente vem mostrando uma evolução muito significativa. A ideia que teve a iniciativa da então competente educadora Ednéia Ataíde, hoje é um marco educacional da instituição escolar, com inúmeras apresentações em entidades de Brumado e região. O 97NEWS falou com a auxiliar de Disciplina da referida instituição escolar, Marcineide de Carvalho (41), a qual não escondeu a satisfação pelo sucesso do projeto. "A cada ano que passa a FAMIDAL vem crescendo, tanto que a procura pelos alunos para ingressar na fanfarra é muito grande, o que mostra que estamos no caminho certo" destacou. Ela ainda fez questão de citar que "os resultados apresentados são muito positivos, que mostram que a integração entre ensino, disciplina e diversão é muito salutar para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos". Questionada sobre a idade mínima para ingressar na fanfarra, ela explicou que "como trabalhamos com o ensino fundamental 2, com 12 anos os alunos interessados já podem participar do projeto". Sobre os ganhos educacionais, ela declarou que "é inquestionável o quanto os alunos melhoram o seu desempenho escolar, pois ficam muito mais disciplinados e com a mente aberta para absorver novos ensinamentos". Confira abaixo fotos registradas por Luciano Santos da última apresentação da FAMIDAL em evento promovido pela (UNEB): 



Prefeito autoriza doações para o Hospital Regional de Janaúba

(Foto: Ascom | PMB)

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos autorizou a realização de doações de materiais hospitalares e medicação para o Hospital Regional de Janaúba. A unidade de saúde está recebendo doações de todo país para ajudar no tratamento das crianças atingidas pelo incêndio criminoso ocorrido na Creche Municipal Gente Inocente, em Janaúba, no Norte de Minas, na manhã desta quinta-feira (5). O Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, entregou o material doado pessoalmente para o anestesista do Hospital Professor Magalhães Neto, Bruno Brandão, que é natural de Janaúba. Ele levará as doações para o Hospital Regional de Janaúba, onde também irá colaborar como médico.

 

 



Convite CEEP: 4ª Semana de Gestão e Meio Ambiente

(Divulgação)

Com vistas à necessidade de demonstrar à comunidade escolar e local o resultado das atividades pedagógicas e projetos correlatos à Educação Profissional, ofertada em diversos Cursos de Nível Médio, ao longo do ano letivo de 2017, o CEEP GESTÃO EMEIO AMBIENTE, realizará nos dias 10 e 11 de outubro, a 4ª edição da SEMANA DE GESTÃO E MEIO AMBIENTE/TRANSFORMAÊ. Serão oferecidas atividades diversificadas como: oficinas, palestras, atividades culturais e esportivas, seminários, mesas redondas, estandes, exposição de empresas parceiras e prestação de serviços à comunidade.



Vereador Lek Cabeleireiro indica ao executivo a necessidade da construção de uma ponte sobre o Rio do Antônio que corta a comunidade da Fazenda Cachoeira

(Foto: Divulgação)

O parlamentar foi procurado em seu gabinete por moradores desta localidade que narraram a gravidade do problema e apresentaram um abaixo-assinado com mais de 285 assinaturas, clamando por providências. Segundo a narrativa, em tempos de cheia do rio, os moradores ficam ilhados, tornando-se impossível entrar ou sair da comunidade, o que traz uma sensação de insegurança muito grande, além do risco de afogamento. Diante disso, o parlamentar, de imediato,  procedeu a indicação de n° 545/2017 já votada e aprovada, solicitando a construção de uma ponte sobre o Rio do Antônio que possa viabilizar o acesso à esta comunidade. Destacou o edil, “é lamentável que em dias atuais, ainda tenhamos problemas como estes. As localidades rurais merecem nosso olhar atencioso e no que depender do vereador Lek cobrar e solicitar, estarei sempre tomando esses procedimentos para atender esses moradores.” Sensível com as necessidades das minorias, o vereador Lek vem buscando atender as demandas da população principalmente daqueles menos favorecidos. Lek concluiu dizendo que “a defesa do povo de Brumado não pode ser apenas durante o período eleitoral, com promessas vazias que causam decepção. Me chama muita a atenção quando os colegas se apoiam no argumento de que faltam emendam para se fazer isso ou aquilo, no entanto, no período de eleição, ninguém pede seu voto explicando a necessidade de emenda, mas sim, prometendo trabalho e empenho e é isso que eu venho fazendo, cumprindo com a minha obrigação de estar ao lado do povo, que pode ter certeza que contará comigo sempre.” Veja vídeo das justificativas do vereador dadas na última sessão do Legislativo: 



Caetité: Mineradora quer instalação de barragem de rejeito próximo a nacentes de rio; MP-BA quer impedir

Foto: Ilustrativa

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou a Bahia Mineração que não realize a implantação de uma barragem de rejeitos na Área de Preservação Permanente (APP) do Riacho Pedra de Ferro, localizada em Caetité. Na área, há nascentes de rios que abastecem comunidades locais dos dois municípios e também de Malhada e Guanambi. Segundo a promotora de Justiça Luciana Khoury, autora da recomendação, a instalação da barragem e pilha de estéril no local “poderá trazer sérios impactos nas nascentes e em cursos de águas”, como também “acarretar sérios prejuízos ao modo de vida tradicional de comunidades de fundo e fecho de pasto que vivem na região”. A promotora pede que a empresa altere a localização da barragem e da pilha de estéril e apresente alternativas locacionais para estas estruturas ao MP, a fim de que seja realizada análise e discussão pelo corpo técnico da Instituição; que a empresa mantenha intacta a vegetação nativa de toda a APP; e promova a complementação dos Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). Segundo Luciana Khoury, análise técnica realizada pelo MP apontou para a necessidade de um redimensionamento da área de influência direta, indireta e de intervenção do empreendimento Mina Pedra de Ferro, com detalhes dos possíveis impactos para as comunidades tradicionais da região. A promotora afirma na recomendação que o estudo elaborado e apresentado pela mineradora não apresenta consistência nas informações sobre “a real abrangência dos impactos para os meios físicos, bióticos e socioeconômicos”.



Secretária é acusada de desviar mais de 200 mil reais de clínica em Guanambi

Foto: Marcos Oliveira l SB

A proprietária de uma clínica localizada no centro de Guanambi registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia denunciando sua secretária de ter desviado valores equivalentes a R$ 200 mil reais. As identidades da vítima, fornecedores e particulares serão preservadas. As suspeitas é que Mari – como era chamada a secretária – estava desviando o dinheiro destinado a pagamentos de fornecedores, INSS, FGTS, entre outros encargos da empresa além de valores referentes a pagamentos de empréstimo pessoal. Ainda segundo o depoimento da dona da clínica o pagamento das mensalidades de seu curso de pós-graduação totalizou um montante de 47 mil reais que a secretária desviou e apresentou recibos por ela falsificados. A ação criminosa se perpetuou pela habilidade da secretária na falsificação de documentos e a confiança que desfrutava junto à proprietária da clínica onde trabalhava há mais de nove anos. Foram encontradas no computador da clínica pastas com extratos bancários, notas de fornecedores, logomarcas de empresas e até recortes de códigos de barras para montagens das diversas falsificações. Ainda segundo a denúncia da vítima, a secretária falsificou sua assinatura, emitiu e trocou cheques em uma empresa de factoring. Apesar de todas as evidências e provas, a secretária nega que tenha sido autora de qualquer ilicitude e afirma que foi demitida injustamente.



Livramento completa 96 anos de emancipação política, nesta sexta-feira, dia 6 de outubro

Livramento de Nossa Senhora completa nesta sexta-feira (6), 96 anos de emancipação político-administrativa. Livramento nasceu no fim do século XVII, com um povoado chamado "Arraial dos Crioulos", que logo se transformou em ponto de pouso para os viajantes do norte de Minas Gerais e Goiás para Salvador. O primeiro núcleo populacional iniciou-se em 1715 com a chegada de paulistas na região a procura de ouro e pedras preciosas. Os jesuítas que os acompanhavam construíram a capela de Nossa Senhora do Livramento, originando o arraial. Graças à mineração do ouro, o povoado cresceu rapidamente. Já em 1724, o povoado virou Vila Velha, e começou então a construção da estrada de pedras para escoamento do ouro para Salvador, trabalho esse executado por escravos. Em 1880, o povoado de Vila Velha foi novamente elevado à vila, com o nome de Vila Nova do Brumado, porém a Resolução não foi executada. Restaurou-se o município de Vila Velha em 1921. Em 1923, alterou-se o topônimo para Livramento. Em 1931, passou a se chamar Livramento do Brumado, devido o Rio Brumado que corta o município. Com a Lei Estadual nº 2.325, aprovada no dia 14 de maio de 1966, alterou-se novamente para Livramento de Nossa Senhora.

 

O município é conhecido por suas belezas naturais, e também por ser o "Portal da Chapada Diamantina", o turismo destaca-se com a Cachoeira do Rio Brumado. Na cidade, a Praça da Matriz serve como ponto de lazer para a população local. Também se destaca como o maior pólo no cultivo da manga, maracujá, ocupando cada vez mais espaço nos mercados nacional e internacional. Para comemorar o aniversário da cidade, a Prefeitura programou evento festivo, com apresentações culturais e shows musicais. Parabéns Livramento, pelos seus 96 anos de emancipação política.



Endocrinologista Drª Karine Schibergs atende no Centro Médico São Gabriel

Foto: Divulgação

No Centro Médico São Gabriel, você já pode contar com atendimento da endocrinologista, Dra. Karine Schibergs, realizando prevenção e tratamentos nas áreas de endocrinologia, tais como: tratamento de doenças da tireoide, diabetes e pré-diabetes, obesidade, osteoporose, desordens hormonais, baixa estatura em crianças, controle hormonal na menopausa, e muito mais. Não perca tempo, marque já a sua consulta pelo telefone 77 3441-1502, ou pelo WhatsApp 9.9925-8807, ou agende a sua consulta no Centro Médico São Gabriel,  Praça dos Meira, 164 (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, muito mais saúde para você.



Léo Vasconcelos e Zé Carlos de Jonas são considerados, em pesquisa de opinião pública feita pelo Instituto Tiradentes, os dois vereadores mais atuantes de Brumado

Léo Vasconcelos e Zé Carlos de Jonas foram os vereadores que mais pontuaram na pesquisa de opinião feita pela Instituto Tiradentes em 2017 (Fotocomposição: 97NEWS)

A "Medalha Alferes Tiradentes" é concedida pelo Instituto Tiradentes aos políticos em cargos eletivos mais atuantes do estados de Bahia e Sergipe e, nesse ano de 2017, em Brumado, segundo a pesquisa de opinião pública realizada pela referida instituição, foram elencados os vereadores nesse quesito do município, o presidente da Casa Legislativa, Léo Vasconcelos e, em sequência, o vereador Zé Carlos de Jonas. A pesquisa que foi realizada dos dias 11 a 18 setembro, via contato telefônico, classificou os referidos parlamentares como os que vêm obtendo resultados mais significativos para a população. O "colar ouro" foi obtido pelo presidente da Câmara de Vereadores que alcançou a pontuação 105; já Zé Carlos de Jonas obteve o “colar de prata” com a pontuação 100 (confira gráfico abaixo); segundo dados divulgados pelo referido instituto. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos (PDT), a pesquisa vem comprovar o seu trabalho em prol da harmonia entre os poderes e também a sua desenvoltura à frente da Casa Legislativa. Para o vereador Zé Carlos de Jonas (PT), que foi agraciado pela segunda vez com a comenda, "é o reconhecimento pelas minhas ações em prol do município, principalmente pelo meio rural, pois essa é uma das prioridades do meu mandato parlamentar". O Instituto Tiradentes enviou comunicado aos referidos parlamentares parabenizando pela atuação e informando que a entrega das medalhas acontecerá nos próximos dias 25 e 26 de outubro, em Salvador, no Auditório do Sol Victoria Marina, numa cerimônia que reunirá prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos estados da Bahia e Piauí.

O resultado da pesquisa de opinião (Reprodução: Instituto Tiradentes)


Reforma política: veja o que muda nas regras da eleição 2018

(Foto: Reprodução)

Congresso correu contra o tempo para votar propostas da reforma política até esta sexta-feira (6), a fim de que as novas regras estivessem em vigor na eleição do ano que vem. Para isso, era necessária a aprovação das propostas um ano antes da eleição, que escolherá presidente, governadores, deputados federais, senadores e deputados estaduais. Veja o que muda nas regras para a eleição do ano que vem:

Cláusula de barreira

Como era: todos os partidos recebiam uma fatia do fundo partidário, usado para manter a estrutura das legendas. O tempo de propaganda em rádio e TV era calculado de acordo com a bancada na Câmara.

Como fica: passa a existir um desempenho eleitoral mínimo para que os partidos tenham direito ao tempo de propaganda e ao fundo partidário. Esse desempenho mínimo exige o cumprimento de pelo menos uma de duas exigências:

  • Na eleição de 2018, os partidos precisam alcançar, no mínimo, 1,5% do total de votos válidos distribuídos em 9 estados ou mais. E em cada um desses estados a legenda precisa ter, no mínimo, 1% dos votos válidos. OU
  • Eleger 9 deputados distribuídos em, no mínimo, 9 estados.

Essas exigências vão aumentar gradativamente até 2030. A mudança deve impactar principalmente os pequenos partidos, menos representativos.

Fundo eleitoral

Como era: não existia. Os partidos e candidatos podiam receber doações apenas de pessoas físicas para financiar as campanhas e não havia verba pública destinada a isso.

Como fica: criou-se um fundo eleitoral com dinheiro público para financiar as campanhas. Foi a alternativa encontrada pelos políticos para conseguir dinheiro para a eleição, após o STF ter proibido o financiamento empresarial.

  • 2% igualmente entre todos os partidos do país
  • 35% entre os partidos com ao menos um representante na Câmara dos Deputados, proporcionalmente aos votos obtidos por eles na última eleição para a Casa
  • 48% entre os partidos na proporção do número de deputados na Câmara em 28 de agosto de 2017
  • 15% entre os partidos na proporção do número de senadores em 28 de agosto de 2017
  • Limite para gastos

     

    Como era: não havia limite para gasto de campanha.

    Como fica: a partir da eleição de 2018, haverá limite de gasto para as campanhas de cada candidato, por cargo. Os valores são:

     

  • Presidente: R$ 70 milhões no 1º turno, e metade deste valor no 2º turno, se houver.
  • Governador: varia de R$ 2,8 milhões até R$ 21 milhões, de acordo com o número de eleitores do estado.
  • Senador: de R$ 2,5 milhões a R$ 5,6 milhões, de acordo com o número de eleitores do estado.
  • Deputado federal: R$ 2,5 milhões, independentemente do estado.
  • Deputado estadual: R$ 1 milhão, independentemente do estado.
  • Debates

    Como era: as emissoras de rádio e TV eram obrigadas a convidar para os debates os candidatos de partidos com mais de 9 deputados na Câmara.

    Como fica: esse número foi reduzido para 5.

CONTINUE LENDO


Vendas no Dia das Crianças pode ter o melhor desempenho dos últimos 4 anos

Foto: Reprodução

O volume de vendas do comércio varejista no Dia das Crianças deverá registrar crescimento de 3,4% neste ano, o melhor desempenho desde 2013, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A estimativa é que as vendas durante o período devem movimentar R$ 7,4 bilhões e o crescimento já leva em conta os descontos relativos à inflação, na comparação com 2016 . A confederação ressalta o fato de que “o resultado será o melhor registrado pelo varejo nesta data desde o crescimento de 5,1% verificado em 2013. Para Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC, são vários os fatores que levam a este desempenho e não só as baixas taxas de inflação dos produtos destinados às crianças. “A perspectiva mais favorável acerca do desempenho do setor na data comemorativa se insere em um contexto mais amplo, no qual a recuperação do mercado de trabalho, inflação baixa e juros em processo de redução permitem um resgate parcial das condições de consumo”, disse. Os setores com melhor desempenho nas vendas voltadas para o Dia das Crianças, de acordo com a CNC, serão os de lojas de vestuário e calçados, com crescimento esperado de 10,2%, seguido pelo de brinquedos e eletroeletrônicos, que deverá expandir 5,7%. “Em ambos os casos, no entanto, as variações positivas esperadas para este ano não repõem as perdas verificadas no ano passado e chegam a -12,2% para vestuário e calçados e a -7,6% no de comércio de brinquedos”, afirmou Bentes. A avaliação da CNC é de que a evolução recente do preço médio de 11 bens ou serviços mais demandados “tem demonstrado que a inflação associada à data comemorativa deverá ser a menor desde os 4,3% de 2001. Entre os itens que registraram as menores variações de preço, estão os chocolates em barra e bombons (-5,1%), CDs e DVDs (-0,7%) e brinquedos (2,1%). A Confederação Nacional do Comércio ressaltou, ainda, o fato de que a queda na taxa média de juros ao consumidor, influenciada pela significativa desaceleração do nível geral de preços nos últimos meses, tem contribuído para reverter as perdas do varejo. “Considerando os prazos médios vigentes – que se mantiveram praticamente estáveis no período – as prestações médias mensais de um empréstimo simulado de R$ 1 mil recuaram 8,3% nesse período, atingindo R$ 46,85 mensais, em agosto - a menor prestação nessa operação desde agosto de 2015 (R$ 46,75)."



Aprovada reforma na Lei de Execução Penal; texto segue para a Câmara

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, conduziu a votação e explicou que a matéria segue para análise da Câmara dos Deputados Jonas Pereira/Agência Senado

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (4) o substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 513/2013, que modifica a Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984). De acordo com o relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), o projeto reduz a superlotação dos presídios, melhora a ressocialização dos presos, combate o poder do crime organizado nas penitenciárias e previne as rebeliões que provocaram centenas de mortes nos últimos anos. A matéria será encaminhada à Câmara dos Deputados. Anastasia destacou que o sistema carcerário nacional encontra-se em situação crítica. Ele ressaltou que o Brasil tem uma quantidade muito alta de presos encarcerados (provisórios e em regime fechado) em relação a presos em regimes de liberdade relativa (semiaberto ou aberto). Também apontou a falta de vagas em todos os regimes, sobretudo nos regimes semiaberto e aberto. O senador observou ainda que a grande quantidade de presos provisórios provoca um efeito cascata, que pressiona todo o sistema de execução penal, e apontou a baixa proporção de presos que trabalham ou estudam em relação ao total da população carcerária. O relator rejeitou emendas apresentadas em Plenário, tendo em vista que o projeto já havia sido aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e ainda será debatido na Câmara. Entre as alterações previstas no projeto estão a valorização do trabalho dos detentos; a previsão expressa de incentivo fiscal para empresas que contratarem presos e egressos e de parcerias público-privadas para a educação e profissionalização dos presos; possibilidade de uso de telefone público (monitorado), o que pode contribuir para diminuir o poder das organizações criminosas em relação ao uso clandestino de celulares; e progressão antecipada de regime em caso de superlotação de presídio como direito do preso. A elaboração do projeto começou em 2012, quando o então presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA), nomeou uma comissão de juristas com esse objetivo. O texto resultante do trabalho desta comissão foi então subscrito pelo presidente seguinte, Renan Calheiros (PMDB-AL). A Lei de Execução Penal é considerada obsoleta em vários pontos, o que contribuiria para a superlotação do sistema carcerário. A reforma, ressaltaram os senadores, tem objetivo de humanizar os presídios, facilitar a ressocialização dos presos e desburocratizar procedimentos no sistema.



Geddel, Funaro e Saud trocam provocações e ameaças na Papuda: 'Vou te matar'

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Presos no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), o operador Lúcio Funaro e o executivo da JBS, Ricardo Saud, estão em pé de guerra. É o que diz a coluna dos jornalistas Andreza Matais e Marcelo de Moraes no Estadão. De acordo com a publicação, eles têm trocado ofensas e até ameaças de morte. Em um dos episódios, depois do banho de sol, Funaro disse: "Saud, vou te matar". Logo ganhou apoio de Geddel, que reforçou: "Saud, também vou te matar". O executivo da JBS, por sua vez, responde ao baiano em especial: "Cala boca, seu gordo!". Os três não se encontram, mas conseguem se comunicar com gritos. Ainda segundo a coluna, há um certo cuidado dos advogados para quem eles não se vejam nem no parlatório.



Brumado: 7 km que envolve as vias principais da cidade serão recuperadas após viabilização da prefeitura municipal

O prefeito Eduardo Vasconcelos comemorou mais essa grande conquista para Brumado (Foto: 97NEWS)

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, uma importante obra estrutural do Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, que abrangerá 7 km de extensão nas principais vias, será realizada em Brumado. O Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos reivindica a realização da obra desde o início do seu mandato e, agora, após a sua implementação, ele agradece ao Deputado Estadual Luciano Ribeiro pelo empenho na viabilização do pleito. Para o gestor, a obra é uma grande conquista para o desenvolvimento do município. Nesta sexta-feira (6), a Construtora CBV, responsável pela execução da obra na cidade, iniciará as atividades de microrrevestimento na rotatória da Magnesita, localizada nas proximidades da linha férrea, até a rotatória situada entre a Avenida Centenário e a Avenida João Paulo I. Na manhã de quinta-feira (5), o chefe de gabinete Amarildo Bonfim, o Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Engenheiro André Cardoso, acompanharam o encarregado Jairo Silva e o Engenheiro Evanuel Tenório, da Construtora CBV (foto abaixo), em uma visita técnica na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, Praça Armindo Azevedo, Rua Dr. Marcolino Moura, Rua Coronel Tibério Meira, Rua Exupério Pinheiro Canguçu, Rua Dr. Mário Meira, Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, Av. Centenário e na Av. Coronel Santos.  Nas localidades, foram avaliadas as condições do leito viário, sinalização, trafegabilidade e segurança viária para que, no domingo (8), a construtora CBV possa recuperar a pavimentação do trecho, em um total de 7 km de faixas de rolamento viário.

(Foto: Divulgação PMB)


Justiça determina suspensão de contratações de artistas para festa de aniversário em Livramento

Foto: Conteúdo 97News

O juiz Antônio Carlos do Espírito Santo atendeu a um pedido do Ministério Público Estadual e decretou a suspensão de contratos firmados pelo município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, com artistas e empresas responsáveis pela estrutura e organização de festas previstas para esta sexta-feira (6) e quarta (11). Na ação, o promotor Millen Castro alegou que o "Executivo Municipal parece não se dar conta da gravidade da situação socioeconômica da população de zonas rurais que se encontram passando necessidades derivadas da estiagem excessiva". Castro relatou ainda que durante os festejos juninos, o município gastou mais de R$ 600 mil e agora, menos de 100 dias depois, promove festas com gastos de R$ 50 mil com contratação de empresas e artistas. Os gastos, segundo o promotor de Justiça, acontecem mesmo após ser declarada situação de emergência e de o próprio prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro ter decretado medidas de contingenciamento de despesas por conta da diminuição da receita para equilibrar as contas públicas. "A situação de emergência, considerada em decreto estadual, e a situação de crise financeira que abala o município, reconhecida em decreto municipal, estabelecem que o dispêndio de tanto dinheiro com festejos gera grave prejuízo público, principalmente à população mais carente", salientou o promotor de Justiça. 



Associação de Moradores do Bairro Baraúnas realiza campanha de arrecadação de brinquedos

Foto: Divulgação

Esta é uma campanha da Associação de Moradores do Bairro Baraúnas que busca fazer do Dia das Crianças muito mais feliz para inúmeras famílias, então quem puder dar a sua contribuição com essa ação ficaremos muito gratos! Temos caixas de apoio em vários pontos da cidade! Arrecadações até 10 de Outubro de 2017. Colabore  com a gente, faça uma criança feliz, você pode deixar sua doação nos pontos de arrecadação, alguns deles são: Pety Cosméticos, Madeireira Real, Mineira Calçados, Amorim Pisos, Farmácia São Camilo, Açaí.Com, Pai Bahia (Praça da Prefeitura), Elite Cursos (Praça do Jurema). Que Deus abençoe a todos. 



Brasil: Galo gigante é vendido por R$ 154 mil em leilão no interior de São Paulo

Foto: Arquivo Pessoal

Um galo da raça índio gigante foi leiloado por R$ 154 mil durante um encontro nacional que reuniu criadores da raça, em Guareí (SP). O animal mede 1,24 metro, tem 11 meses e chama Hokaido. O comprador Vagner Souza, produtor rural de Sorocaba (SP), disse que a compra foi um investimento que trará retorno financeiro para todos da família. Vagner disse que não se arrepende do valor investido. “Eu já sai de casa para ir ao encontro em Guareí com o pensamento que ia voltar com o galo. Já imaginava que ia sair caro por causa da raça e porque no encontro estariam muitos criadores do país todo. Minha família já estava ciente que ia pagar caro. É um valor bem alto, mas ele retorna rápido, porque com o galo conseguimos fazer inseminação e cada pintinho podemos vender por R$ 1 mil, sem contar na venda dos ovos. Então, valeu a pena mesmo a compra ter sido apenas de um galo. Não me arrependo não”, diz. O presidente da Associação Nacional de Amigos Criadores de Índios Gigantes (Anacig), Filipe Godinho, explica que o galo é considerado o maior do Brasil da raça índio e de crista bola. “O número de produtores e criadores de galo índio gigante cresceu muito no Brasil. Nesse encontro, que foi o segundo que organizamos, vieram mais de 100 criadores e de vários estados. E essa procura por esses animais é pelo fato da genética e retorno que proporcionam. Ano passado vendemos o galo da raça índio e crista bola por R$ 77 mil e a franga por R$ 42 mil. Este ano os valores foram maiores”, explicou Filipe.