ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue


Dia do Aviador é comemorado hoje, 23 de Outubro

Foto: Reprodução

A data celebra os profissionais que pilotam aviões, sejam eles comerciais, de transporte ou privados. As pessoas que, assim como Santos Dumont, o "pai da aviação", se arriscam nos céus e levam os passageiros aos seus destinos em uma das invenções mais maravilhosas do século XX. 

Origem do Dia do Aviador

No dia 23 de Outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont, torna-se o primeiro ser humano a voar! A bordo do 14-Bis, sua criação, Dumont faz um voo no Campo Bagatelle, na França, que ficaria registrado como o inicio de uma grande revolução nos meios de transporte na Terra: o avião. A Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936, decreta o dia 23 de Outubro como Dia do Aviador no Brasil, em homenagem ao primeiro voo feito na história e graças a um brasileiro! O Decreto de Lei nº 11.262, publicado no Diário Oficial da União, decretou que 2006 seria o Ano Nacional Santos Dumont, o Pai da Aviação (em homenagem ao centenário do primeiro voo de Dumont). No dia 23 de Outubro também se comemora o Dia da Força Aérea Brasileira.



Brumado: Homicídio na madrugada deste domingo (22)

O corpo foi encontrado na Travessa Teixeira de Freitas, bem no centro da cidade (Foto: Reprodução Google Maps)

Contrariando os prognósticos de que Brumado é uma cidade com baixo índice de crimes violentos, um jovem de 21 anos acabou sendo a nova vítima fatal de um homicídio ocorrido na madrugada deste domingo (22) por volta das 02h. Maique da Silva Garcia, conhecido na cidade como "Chico Tripa" teve o seu corpo encontrado na Travessa Teixeira de Freiras, bem no centro da cidade. Ferimentos no peito e na cabeça da vítima eram vísiveis, os quais foram feitos por uma faca, mas, até agora, não se tem pistas do autor do crime. "Chico Tripa" era morador da 02 de Julho e a sua morte pode ter sido motivada por algum acerto de contas. A Polícia Técnica fez a perícia no local, a qual pode revelar detalhes do homícidio. O corpo foi encaminhado ao IML de Brumado. 



Caminhão limpa fossa cai na represa de esgoto em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Whatsapp l 97News

Um caminhão limpa fossa de uma empresa particular caiu na tarde da última sexta-feira (20) dentro de uma represa de esgoto conhecida como "Pinicão", na cidade de Livramento de Nossa Senhora. O veículo estava jogando os dejetos de esgoto recolhido pela empresa em uma residência da cidade, quando começou a descer com o motorista ao volante. Após o episódio, vários curiosos começaram a tirar fotos, e o acontecimento virou motivo de chacotas nas redes sociais. As fotos mostram que o próprio motorista entrou na represa para remover o veículo. O limpa fossa foi retirado de dentro do pinicão por volta das 17hs com a ajuda de uma retroescavadeira. Para facilitar no resgate, o motorista usou uma câmara de ar para entrar na represa e em seguida enganchou um cabo de aço nas ferragens para ser removido. Ninguém se feriu no acidente.

Foto: Whatsapp l 97News


Salvador: Primeira Maratona tem 3,5 mil inscritos e prefeitura quer tornar evento um dos maiores do Brasil

Foto: Guilherme Reis/BNews

O prefeito ACM Neto participou, na manhã deste domingo (22), da largada da Maratona Cidade de Salvador correndo na prova de 10 quilômetros. "Queria até ter me preparado para correr 21, mas não deu. Quero fazer em menos de 58 minutos", disse o gestor momento antes do início do evento que reúne cerca de 3,5 mil corredores de todo o país. A maratona, que ocorre na capital baiana pela primeira vez, tem três tipos de provas: 21km, 42km e 40km. "A gente começa esse primeiro ano com muito sucesso. Todas as incrisções foram esgotadas. Isso posiciona nossa cidade no circuito dos grandes eventos esportivos. É apenas o primeiro ano de tantos outros que vão acontecer. Essa maratona vai ser, em breve, um dos maiores eventos da categoria no Brasil", prevê ACM Neto.



Apesar de fundo de R$ 1,7 bi, líderes partidários afirmam que caixa 2 continuará a existir

Foto: Reprodução

Uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo traz declarações dos líderes de vários partidos políticos sobre o financiamento da próxima campanha, e todos concordam em um ponto: o caixa 2, agora considerado crime, continuará existindo. Apesar do fundo de financiamento de R$ 1,77 bilhão aprovado pelo Congresso, eles acreditam que o valor não será suficiente para arcar com todos os custos da campanha. “Vai existir caixa 2? Vai. Mas está todo mundo com medo, com o tanto de empresário preso. Quem tem um pouquinho de juízo vai pensar duas vezes”, disse o presidente do PDT, Carlos Lupi. Para Carlos Siqueira, presidente do PSB, com as novas regras, será mais fácil perceber os excessos de quem estará infringindo a lei. “Quem quiser fazer caixa 2, que faça, e vá parar onde estão os que faltaram com a ética antes”, afirmou. “Os partidos vão ter de se adequar, reduzir os gastos de campanha”, afirmou a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann.



Conquista: Oficina sobre Desenvolvimento Social, Políticas para Mulheres e Igualdade Racial reúne 31 municípios da região Sudoeste

Fotos: Vinicius Brito

"Desenvolvimento Social, Políticas para Mulheres e Igualdade Racial" foi o tema da Oficina Temática realizada na manhã de hoje pelos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual). O evento foi realizado no auditório do Rotary Club em Vitória da Conquista e organizado pela coordenadora regional dos mandatos, Elane Ferraz. Contribuindo com as discussões, estiveram presentes a secretária estadual de Política para Mulheres, Julieta Palmeira e vários integrantes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social:  A Diretora  Administrativa, Simone Figueiredo, o superintendente de Assistência Social, Jaimilton Fernandes e Cleiton Pereira, responsável pelos Programas de Segurança Alimentar da secretaria. A secretária Julieta Palmeira falou da importância do combate à violência contra a mulher, apresentando dados preocupantes em todo o Estado de casos de feminicídio, que é quando a mulher morre por razões da condição do sexo feminino, quando é desconsiderada a dignidade da vítima enquanto mulher. Durante o evento, a secretária apresentou uma série de programas e investimentos do Estado para prevenção e combate à violência, além de ações que visam o empoderamento feminino. 

O deputado Waldenor ressaltou que, além de uma oportunidade para dialogar com as lideranças da região, as oficinas são uma forma de orientação, para que os gestores desenvolvam ações positivas nos seus respectivos municípios: "Foi uma manhã de trabalho muito produtiva. Pudemos contar com as orientações de vários integrantes da secretaria de Desenvolvimento Social e foi um momento de troca e resolução de dúvidas de vários representantes da região, além de uma forma de estreitar o contato com as secretarias estaduais, que muito podem fazer por nossa região", afirmou. A oficina reuniu 31 municípios da região Sudoeste e contou com a participação de diversas lideranças sociais, políticas, vereadores, secretários e presidentes municipais do Partido dos Trabalhadores. Estiveram presentes os municípios de Maetinga, Aracatu, Tremedal, Barra do Choça, Guajeru, Belo Campo, Caraíbas, Condeúba, Brumado, Tanhaçu, Piripá, Malhada de Pedras, Boa Nova, Mirante, Nova Canaã, Itambé, Caetanos, Ituaçu, Dom Basílio, Botuporã, Rio do Antônio, Ribeirão do Largo, Caetité, Poções, Jânio Quadros, Jacaraci, Itarantim, Bom Jesus da Serra, Boquira, Ibicoara e Vitória da Conquista.



Proximidade das eleições de 2018 fez estados desistirem de privatizações

O programa de privatização de companhias estaduais de saneamento, um dos mais alardeados pelo governo federal em 2016, perdeu força com a proximidade das eleições estaduais em 2018. De 18 Estados inicialmente interessados, apenas sete tiveram estudos de viabilidade iniciados e são apontados como projetos que podem virar editais no próximo ano. O número pode cair mais: empresas contratadas pelo BNDES para estruturar os estudos reclamam de entraves políticos, principalmente pela proximidade das eleições. "Alguns governadores tomaram consciência das dificuldades corporativas, e acabaram imprimindo um ritmo mais lento ao processo", afirma Rafael Vanzella, sócio do Machado Meyer, responsável pelo estudo de viabilidade em Sergipe, que está atrasado. Em Estados onde os governadores vão tentar reeleição, a dificuldade será maior, afirma Hamilton Amadeo, presidente da Aegea, um dos grupos interessados nos ativos. Os estudos já contratados deverão ser concluídos e apresentados aos respectivos Estados até dezembro. A partir daí, inicia-se outro filtro: cada governo estadual deverá acatar ou não as sugestões dos estudos, promover consultas públicas e, então, lançar os editais. A expectativa das companhias interessadas nos ativos é baixa, ao menos para 2018. "Pouca coisa deve sair no ano que vem. Em abril, já vão estar definidos os candidatos às eleições; o processo vai parar", diz Paulo de Oliveira, CEO da GS Inima Brasil, empresa espanhola do setor. "Nossa expectativa é que um ou dois editais saiam em 2018", afirma Amadeo. Ainda assim, os projetos poderão ser retomados em 2019, avaliam os executivos. "Como o processo está sendo conduzido pelo BNDES, quem não conseguir fazer agora, pode retomá-lo", diz. Os sete Estados já com estudos contratados são Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Pará, Pernambuco e Sergipe. Roraima, Rondônia e Rio de Janeiro ainda estão em fase de contratação. Os demais Estados "não manifestaram interesse firme em aderir", relatou o BNDES. Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte são apontados como alguns dos Estados que voltaram atrás por resistências internas. Além disso, há a situação do Rio, que é particular: a privatização da Cedae (empresa de saneamento fluminense) faz parte do plano de recuperação fiscal do Estado e deve ser conturbada, embora o interesse pelo ativo seja grande. O PPI (Programa de Parcerias para Investimentos) afirmou que a pauta relacionada a saneamento está com o BNDES. O banco diz que não há atrasos nos estudos, ao menos por parte da instituição. O saneamento tem sido uma das prioridades do PPI e do BNDES. O banco, à época sob a gestão de Maria Silvia Bastos Marques, chegou a criar um setor especializado para conduzir o processo. Uma medida em estudo para dar mais segurança é tornar a a ANA (Agência Nacional de Águas) uma agência reguladora federal do saneamento, embora este seja uma prerrogativa municipal. A ideia é encarada com ceticismo por consultorias envolvidas no processo –um ente federal dificilmente teria capacidade de fiscalizar o serviço nos municípios. As interessadas nos ativos, porém, defendem que a medida traria segurança. "Como são parcerias de longo prazo, a agência seria um mediador de eventuais problemas", diz Amadeo. Além disso, o órgão poderia dar uma padronização mínima aos contratos. Procurada, a Casa Civil não se manifestou sobre o tema.



Está chegando a hora: Mega Estrutura da Arena Safadão começou a ser montada na manhã deste sábado (21)

As equipes iniciaram os trabalhos de montagem na manhã de hoje (21) (Foto: Divulgação)

Os ponteiros do relógio correm em ritmo acelerado já que está chegando a hora do maior evento da história de Brumado e região, o Arena Safadão que trará para Brumado o maior fenômeno da música brasileira da atualidade, o incrível Wesley Safadão que promete uma apresentação fantástica e muito especial. O show que contará ainda com o grupo Donas de Bar e a revelação Gabriel Diniz, acontecerá na próxima sexta-feira (27) no Parque de Exposições Gilson Brito. Na manhã desta sábado (21), a megaestrutura da Arena Safadão começou a ser montada, onde equipes especializadas iniciaram os trabalhos que estão feitos com extremo profissionalismo para garantir a segurança e o conforto dos milhares de fãs que irão lotar o parque de exposições. Um dos destaques será o Camarote Arena Prime, que terá uma logística nunca vista em Brumado. Então prepare as tuas emoções, pois está chegando a hora do grande encontro com a alegria, Arena Safadão, um evento com a marca Nacional Veículos, AllanBick Produções e Entretenimento, EdyShow Produções Artísticas, Só Legal, Ney Eventos e Empreendimentos e Beto Bonelly Produções.

O ritmo dos trabalhos irá se acelerar para que tudo esteja pronto já na quinta-feira (Foto: Divulgação)


Guarda Municipal de Brumado realiza a distribuição de milhares de brinquedos arrecadados na Campanha 'Doe brinquedos e ganhe sorrisos'

Centenas de famílias estiveram presentes e a alegria deu o tom do evento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Guarda Municipal de Brumado vem realizando várias ações no campo social, mostrando um compromisso com a comunidade e exaltando a cidadania. Desta feita, em virtude das comemorações do Dia da Criança, a GCM realizou a Campanha "Doe brinquedos e ganhe sorrisos", a qual conseguiu arrecadar milhares de brinquedos para serem distribuídos à famílias carentes. A distribuição aconteceu na manhã deste sábado no Coreto da Igreja Matriz e, mesmo debaixo de um sol escaldante, centenas de famílias se fizeram presentes para receber os brinquedos. Muito bem organizado o evento foi recheado de sorrisos e muita alegria e, a medida que os brinquedos  foram sendo distribuídos, o clima foi bem festivo, tendo ainda a participação de palhaços que realizaram muitas brincadeiras. A próxima etapa da GCM será a Campanha de Natal que começará a ser esquematizada nos próximos dias. 



Jovem é morta a tiros na noite desta sexta em Poções; Vítima foi identificada

Segundo a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, a vítima foi identificada como Diana Carvalho Santos. Corpo foi encaminhado ao IML de Vitória da Conquista (Foto: Reprodução)

Na noite desta sexta-feira (20), por volta das 23h, uma jovem foi assassinada com vários tiros no bairro Pituba, em Poções. De acordo com informações apuradas junto a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, a vítima foi identificada como Diana Carvalho Santos. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Vitória da Conquista, esteve no local e removeu o corpo da jovem para o Instituto Médico Legal (IML). A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. O caso será investigado pela Polícia Civil do município. 



`A educação pública brasileira está sendo dilapidada´, afirma Waldenor

Foto: Reprodução

Em pronunciamento na sessão plenária da Câmara dos deputados, o deputado Waldenor Pereira fez duras críticas ao governo ilegítimo e golpista de Michel Temer na última terça-feira (17). O deputado lamentou a redução drástica no orçamento da educação para ano de 2018. O parlamentar explicou o que considera um descompromisso com a educação brasileira. A proposta orçamentária para o ano de 2018, comparada ao ano de 2017 na educação básica, superior, profissional e tecnológica decresceu, representando um forte impacto no campo educacional e na garantia do direito à educação. Waldenor apresentou dados do desmonte do orçamento da educação: “A educação infantil terá um corte de 94%, a educação de jovens e adultos, um corte de 81%, na educação básica, a redução será de 61%. O desenvolvimento científico e tecnológico, uma redução na proposta orçamentária de 70% no orçamento para o ano de 2018. A concessão de bolsas no país e no exterior vai perder 1 bilhão de reais em relação a 2017”, disse.  “Eu recomendo aos parlamentares que apoiam o governo Temer fazerem a leitura da proposta orçamentária para 2018 e lá vão encontrar dados assustadores, que revelam um corte sem precedentes no orçamento para a educação pública no Brasil”,criticou o parlamentar.



Justiça nega habeas corpus à empresário brumadense `Cézar de Lim´

Foto: 97NEWS

A desembargadora Rita de Cassia Machado Magalhães Filgueiras Nunes negou o pedido de habeas corpus feito pela defesa do brumadense Cézar Paulo de Morais Ribeiro, de 20 anos, preso desde o dia 20 de junho deste ano, quando Cézar e seu amigo, Pedro Augusto Araujo Ribeiro de 19 anos, tentavam fugir para o Paraguai. Cézar é suspeito de ter assassinado em junho deste ano, Sidney Vasconcelos Meira, o "Camarão". Ele foi vítima de uma emboscada dentro de sua própria residência, no Bairro Cidade das Esmeraldas em Brumado. O assunto ganhou repercussão nacional. “Indefiro o pedido de liminar, requisitando informações junto à autoridade apontada como coator, a fim de esclarecer o quanto alegado na impetração; após o cumprimento da diligência, encaminhem-se os autos à douta Procuradoria de Justiça, para os devidos fins”, decidiu a magistrada. A liminar foi negada na última terça-feira (17). Outro pedido de habeas corpus foi negado pelo juiz criminal, Rodrigo Souza Britto, no mês de julho. Cézar e Pedro, estão presos na cidade de Iporã, no Paraná, onde permanecem à disposição da justiça. 



Oito pessoas são presas em flagrante durante operação contra pedofilia em Salvador

Foto: Divulgação

Oito pessoas foram presas em flagrante durante a operação integrada Luz na Infância deflagrada, na manhã desta sexta-feira (20). Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros do Stiep, Chame-Chame, Pituba, Barbalho, Barroquinha, Itapuã, Coutos e Caminho de Areia. Setenta e seis policiais civis, em 21 viaturas, estão envolvidos na operação Luz na Infância. Os alvos da operação Luz na Infância foram identificados através de um levantamento de informações pela Senasp e a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil - Adidância da Polícia de Imigração e Alfandega em Brasília (US ImmigrationandCustomsEnforcement-ICE). Os trabalhos foram iniciados há seis meses e tem como foco o ambiente virtual. O complexo ambiente da internet e a ausência de fronteiras no mundo virtual são elementos que propiciam terreno fértil à atuação desses criminosos.

 



Com Finados chegando, situação da infraestrutura do Cemitério Jardim Santa Inês é crítica; terceirização é provável

A situação do Cemitério Jardim Santa Inês é realmente precária (Foto: Luciano Santos | 97 NEWS)

O drama histórico que envolve a situação de infraestrutura do Cemitério Municipal Jardim Santa Inês, mais uma vez, vem à tona, já que o Dia de Finados está se aproximando. A equipe do 97NEWS esteve mais uma vez no local e constatou que a situação da infraestrutura do cemitério é muito precária, principalmente na questão solo, com locais que já estão praticamente intransitáveis. O ponto positivo é a limpeza, que vem sendo feita regularmente pela empresa responsável. Em contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, o mesmo admitiu a situação de precariedade e classificou o vandalismo como o grande inimigo a ser enfrentado. Diante do quadro crítico, questionamos a possibilidade da terceirização do cemitério e o secretário admitiu ser a solução mais viável para a questão que inquieta a população brumadense. "Hoje no Brasil a tendência é da privatização dos cemitérios, então, esse é o caminho a ser tomado, pois só assim se inibirá a ação dos vândalos", destacou Cardoso que ainda citou que "a privatização seria muito benéfica, pois daria a tão sonhada infraestrutura para o órgão". Sobre a atual situação e se haverá tempo hábil para realizar benfeitorias urgentes, já que o Dia de Finados está se aproximando, ele respondeu que "sim vamos fazer os serviços de recuperação a partir da semana que vem e tudo estará bem melhor para que a população possa visitar os seus entes queridos que partiram"

O aspecto estrutural do cemitério não é nada agradável (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Casal de pastores é indiciado por estupros: 'Sacrifício de Abraão'

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Os pastores Antônio Carlos de Jesus e Jéssica Teles da Cruz foram autuados por estuprar fiéis, incluindo adolescentes, em Edeia (Goiás). A investigação apontam que os pastores diziam às vítimas que deveriam manter relações sexuais com o homem como forma de quebrar maldições. Os dois estão presos, mas negam os crimes. A informação é do G1.  “Com as maiores de idade, Antônio falava que tinha uma maldição para quebrar e dava duas opções, uma opção era ter relação sexual com o cunhado ou o sogro e a outra, com ele. Se não fizesse, dizia que a vítima ou parentes iam morrer, ameaçava. Nas menores ele não dava a opção esdrúxula, dizia que tinha de quebrar a maldição com ele”, explica o delegado Quéops Barreto. Antônio Carlos vai responder pelo estupro de cinco fiéis da igreja Falando com deus, incluindo duas adolescentes de 13 e 14 anos. A mulher dele vai responder por abusos contra estas duas garotas. “Constatamos que ela teve participação e deve responder pelos crimes porque ajudava a amedrontar as vitimas, instigava o medo e ajudava a convencê-las de fazer o ‘sacrifício’”, continua  o delegado. Os dois estão presos desde 22 de setembro. Na época, a mãe de uma vítima estranhou o comportamento da filha e esta acabou revelando os abusos. “O pastor disse que ela deveria fazer o ‘Sacrifício de Abraão’ porque ela tinha a maldição de sexo e só quebrava com sexo. Ele falava que, se não fizesse, a mãe e os irmãos iam morrer, usava a fé e o medo”, conta o delegado. A adolescente sofreu abusos dos 13 aos 15 anos.



Estudantes mortos em escola serão enterrados neste sábado (21)

Na noite dessa sexta, pais de alunos, ex-alunos e vizinhos participaram de uma vigília em frente ao Colégio Goyazes (MARCOS SOUZA/VEJA.com)

Os corpos dos dois adolescentes mortos no ataque a tiros no Colégio Goyazes, em Goiânia, serão enterrados na manhã deste sábado em cemitérios da cidade. Os corpos foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) na noite de ontem (20) e estão sendo velados desde a madrugada. Um dos sepultamentos ocorrerá às 10h no cemitério Parque Memorial, e o outro às 11, no Cemitério Jardim das Palmeiras. Os dois adolescentes foram mortos a tiros por um colega de classe que abriu fogo em sala de aula. Mais quatro adolescentes ficaram feridos e estão internados, um deles em estado gravíssimo. De acordo com as investigações, o adolescente autor do ataque, de 13 anos, agiu motivado por bullying e disse ter se inspirado nos casos de Columbine, nos Estados Unidos, e Realengo, no Rio de Janeiro, em que atiradores também abriram fogo dentro de escolas. Na noite dessa sexta, pais de alunos, ex-alunos e vizinhos participaram de uma vigília em frente ao Colégio Goyazes, considerado tradicional na capital goiana e referência na capital. A escola particular funciona há cerca de 25 anos no mesmo bairro, com turmas do maternal ao 9ª ano do ensino fundamental. De acordo com estudantes que estavam no local e não quiseram se identificar, vários dos alunos da turma vítima do ataque estão na escola desde a primeira infância. Os dois filhos de Sandra Oliveira Santos foram alunos do colégio, um deles por dez anos. “Nós estamos dando força para a Tia Rose, para ela entender que estamos do lado dela”, disse a mãe dos ex-alunos. Tia Rose é o apelido da diretora do colégio. Por conhecer os professores e a direção, Sandra acredita não ter havido negligência no caso de bullying relatado pelo adolescente. “A escola tem um sistema bem atualizado em pedagogia, os professores são preparados, a Tia Rose faz questão de trazer projetos inovadores, eu sou coparticipante desses projetos de educação, sei que não deixou de haver projeto de discussão de bullying”.



'Infelizmente, o candomblé continua sendo alvo de discriminação religiosa em Brumado', afirma babalorixá Dionata de Xangô

O sacerdote espiritual Dionata de Xangô lamentou que em Brumado ainda exista a discriminação ao candomblé (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Conhecido como "guru das celebridades", o sacerdote espiritual Dionata de Xangô, que comanda o maior Centro Cultural de Candomblé do mundo, que é um dos obeliscos culturais e religiosos de Brumado, fez um desabafo muito contundente, no qual ele revela que as religiões de matriz africana ainda continuam sendo alvo de forte discriminação no município. O babalorixá que é formado em assistência social e, atualmente faz o Curso de Direito na FG em Guanambi, foi eleito nesta quinta-feira (19) suplente da Ouvidoria Cidadã da DPE de Brumado. Durante o evento ele, em entrevista ao 97NEWS, não escondeu a sua indignação por alguns fatos que ele considerou lamentáveis, os quais viriam comprovar a sua tese de que a intolerância religiosa, principalmente contra o Candomblé, continua alta na cidade. "Ficamos totalmente estarrecidos ao tomar conhecimento que a Ouvidoria Cidadã de Salvador entrou em contato com o órgão responsável local perguntando se na cidade existiam terreiros de candomblé, sendo que a resposta foi que não existiam" declarou o sacerdote que, subindo o tom, disparou que "como que não, se temos cerca de 50 terreiros em Brumado, além do que, o  Alto de Xangô é o maior centro cultural de candomblé do mundo, que tem um castelo que chama a atenção de todos, então, como afirmar que aqui não temos terreiros. Isso é inadmissível e só pode ser interpretado como discriminação religiosa, o que nos causou perplexidade". E finalizou argumentando que "o nosso trabalho tem reconhecimento nacional, onde celebridades de todo o país e até do exterior têm vindo a Brumado para conhecer o Alto de Xangô que é um patrimônio cultural de nossa cidade. Então esperamos que acontecimentos lamentáveis como esses não venham a se repetir, pois em plena época onde os arquétipos das diferenças vêm sendo derrubados, isso é inaceitável ".



Vereadora Lia Teixeira: 'os enfermeiros da rede pública são fundamentais para o bom andamento da Saúde de Brumado'

A vereadora Lia Teixeira fez uma forte defesa em prol do movimento dos enfermeiros de Brumado contra a desconstrução do SUS (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Mostrando uma atuação cada vez mais ampla em suas ações parlamentares, a vereadora Lia Teixeira (PDT), mostrou um grande conhecimento sobre os mecanismos que regem a área de saúde pública ao fazer uma defesa muito substancial em favor dos enfermeiros brumadenses que compareceram à sessão desta sexta-feira (20) e realizaram uma forte movimentação contra uma possível desconstrução do SUS, que estaria sendo promovida pelo Conselho Federal de Medicina, que conseguiu suspender a liminar que dava direito aos enfermeiros de realizaram vários procedimentos que contribuem de forma muito positiva para o bom andamento do sistema de atenção básica. De forma muito segura, Lia Teixeira iniciou a sua argumentação durante a sessão destacando que "o papel do enfermeiro é fundamental para o bom andamento da saúde em Brumado. Todos reconhecem os esforços desses profissionais tão valorosos, por isso estamos aqui manifestando publicamente o nosso apoio à esta causa". A vereadora ainda declarou que "graças aos enfermeiros são possíveis as interconsultas e o trabalho integrado que obtém uma resolutividade muito maior, então, bloquear o seu trabalho é prejudicar o atendimento na atenção básica, é desconstruir o SUS e isso não pode acontecer, por isso vamos nos unir à essa luta, pois sabemos que os grandes prejudicados serão os usuários, então estamos aqui para defender a nossa população e esperamos que a portaria seja reestabelecida" e complementou que "até o Outubro Rosa que representa a luta das mulheres contra o câncer de mama está sendo prejudicado por essa ação, então temos que nos unir para que tudo volte à normalidade anterior". No final a vereadora foi aplaudida pelos enfermeiros presentes que se sentiram mais fortes para a contuidade da sua luta. 



Esgoto rompe bem debaixo de poste da Coelba no Brisa IV

O rompimento do esgoto foi bem na base do poste de energia (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

O rompimento sistemático de redes de esgotos em Brumado é um problema crônico que afeta sobremaneira o setor de infraestrutura urbana, trazendo não só prejuízos ao município, mas também enormes transtornos aos moradores. A redação do 97NEWS, de forma sistemática, vem recebendo registros de seus leitores nesse sentido e, o último, foi no final da manhã desta sexta-feira (20). Desta feita o cenário é o conjunto residencial Brisa IV e o fato é um pouco mais preocupante do que os habituais, já que, além do rompimento do esgoto, os moradores estariam correndo um risco de acidente, pois o esgoto estourou bem debaixo de um poste de energia, o que poderia incorrer até numa tragédia, já alguém desavisado, ou esquecido, que água é condutora elétrica, poderia sofrer uma descarga fatal. Segundo os moradores que pagam taxa de esgoto, tanto a Embasa como a Coelba foram avisadas, mas demoraram para ir ao local.



Brumado: Enfermeiros da rede pública vão ao Legislativo pedir apoio dos vereadores em defesa do SUS

Os membros do movimento juntamente com os vereadores, registrando a celebração da parceria contra a desconstrução do SUS (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Com camisas pretas com os dizeres "Enfermagem em Luta & + Respeito & + Valorização & Defesa do SUS", enfermeiros da rede pública municipal estiverem presentes à sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta sexta-feira (20), para pedir o apoio dos parlamentares na luta pela valorização do SUS, que estaria sendo alvo de uma tentativa de desconstrução por parte do CFM - Conselho Federal de Medicina. A base desta luta foi disparada por uma liminar que suspendeu temporariamente a Portaria 2.488, de 2011, passando a limitar a ação plena dos enfermeiros no exercício da atenção básica. Mostrando uma união muito significativa, os enfermeiros conquistaram o apoio de todos os vereadores, que fizeram pronunciamentos eloquentes em defesa da categoria. O grande risco, segundo o movimento, que está sendo apoiado pelo secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, que acompanhou os enfermeiros e fez um pronunciamento na tribuna livre em defesa da categoria, é a promoção de uma total desorganização do atendimento na atenção básica, sendo que o grande prejudicado será o usuário do sistema, ou seja, a população em geral que utiliza o SUS. Com a suspensão da portaria, os enfermeiros estão momentaneamente impedidos de realizar procedimentos básicos e que são de extrema importância para a população, como o exame de pré-natal de baixo risco, inviabilizando exames essenciais como o VDRL, ainda mais num momento em que o país enfrenta uma epidemia de sífilis. Esses procedimentos agora, teriam que ser feito pelos médicos, sendo aí o ponto nevrálgico da questão, pois acredita-se que eles não iriam realizar esses serviços, restando apenas a rede privada como opção, o que iria impedir o acesso de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

As assinaturas dos enfermeiros no manifesto entregue aos vereadores (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O caso mais emblemático é que, em pleno Outubro Rosa, as mulheres brumadenses já estão tendo muitas dificuldades para realizar a prevenção do câncer do colo do útero e da mama. Outros exames também estariam sob risco, com hanseníase, tuberculose, HIV e até hipertensão. Os avanços obtidos na área de atenção básica são decorrentes da atuação integrada de equipes multidisciplinares, que potencializam o atendimento, tendo na função dos enfermeiros um elemento primordial. Eles frisaram que "não queremos ser médicos, não desejamos fazer aquilo que não é da nossa competência, o nosso foco é o cuidado e as nossas ações estão delimitadas em lei e resoluções. Temos história e resolutividade e queremos tão somente continuar exercendo a nosso profissão com responsabilidade, pensando sempre no usuário e nos pacientes, razão única de nossa existência". Eles entregaram uma cópia do manifesto assinado por cada profissional a todos os vereadores e, no final da sessão, receberam o total apoio de todos os legisladores que irão se somar à luta para que a liminar seja derrubada e a situação volte à normalidade anterior. 

O secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, esteve presente e deu total apoio ao movimento (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)