ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria


Consumidores prometem boicotar Coca-Cola após anúncio de campanha com Pabllo Vittar

(Foto: Reprodução)

Pelo visto teve quem não gostasse do anúncio que a Coca-Cola fez. A famosa marca de refrigerantes anunciou Pabllo Vittar como a primeira drag queen a estrelar diretamente sua campanha. Alguns internautas, no entanto, demonstraram insatisfação com a escolha da artista como garota propaganda e criticaram a empresa nos comentários das redes sociais. Teve até quem dissesse que deixaria de consumir os produtos da marca.



Em oito meses, estradas baianas têm 470 ônibus assaltados

(Foto: Reprodução)

Quase 500 ônibus já foram assaltados nas estradas da Bahia. A informação é da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). De acordo com um levantamento divulgado pelo órgão, somente entre janeiro e agosto, foram 470. O número, porém, é menor do que o somado no mesmo período de 2016 (597). Segundo a SSP, houve uma redução de 21,3% por conta das blitzes das polícias Rodoviária Federal (PRF), Militar e Civil.



Vereador Palito agradece empresas de limpeza e iluminação pelos serviços realizados no Cemitério da Lagoa Funda

O Cemitério da Lagoa Funda recebeu os serviços de limpeza e da manutenção da iluminação (Foto: 97NEWS)

Cada vez mais atuante e buscando atender as constantes reivindicações das comunidades que representa, o vereador Palito (PSD), vem obtendo resultados significativos em seu mandato, o que mostra que a sua agenda parlamentar vem sendo muito produtiva. Desta feita, Palito comemorou uma nova vitória que foi a limpeza e a reestruturação da iluminação do Cemitério da Lagoa Funda. Em contato com o 97NEWS, o vereador fez questão de destacar que "quero agradecer o empenho e o atendimento das empresas Lig Lixo e AR Instalações Elétricas que realizaram um ótimo trabalho, deixando o cemitério com totais condições de receber os moradores de Lagoa Funda e região agora no Dia de Finados". Palito ainda observou que "é uma data muito representativa, então, buscando atender a reivindicação dos moradores fizemos as solicitações que foram atendidas pelas referidas empresas. Outro ponto a ser dito é que agora os sepultamentos no período noturno podem ser feitos com toda a tranquilidade, já que a iluminação foi totalmente restaurada". O parlamentar finalizou dizendo que "continuaremos a nossa luta para que os pleitos das comunidades que representamos continuem sendo atendidos e, com isso, os moradores possam receber sempre conquistas importantes". 



GCM de Brumado cumpre etapa final da Agenda Azul Marinho do Dia das Crianças no CAIC

Foi um momento de muita alegria para as crianças (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A cada ano que passa, a Guarda Municipal de Brumado vem desenvolvendo com mais amplitude a sua Agenda Azul Marinho, ampliando seu braço social e, dentro deste planejamento, a arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças ocupa um lugar especial. Neste ano de 2017, o projeto foi um sucesso ainda maior, tendo uma arrecadação muito significativa, a qual, foi cumprida em várias etapas. A primeira foi a doação que foi feita no último sábado (21), onde centenas de crianças receberam os brinquedos das mãos dos GCMs. Nesta semana a Guarda Municipal foi ao CAIC para cumprir a etapa final da agenda Azul Marinho, onde foi feita a distribuição de brinquedos para os alunos da creche. Foi um momento de muito alegria para os pequeninos, que deixou os guardas emocionados. Agora a nova etapa da agenda será a arrecadação de doações para o Natal.

O comandante da GCM de Brumado, Jossimar Santos no momento da entrega dos brinquedos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Pastor e cantor gospel Netto Paz é brutalmente executado no sul da Bahia

Ele estava com a esposa e a filha indo ao município de Ibirapitanga quando foi surpreendido por homens armados. Polícia diz que Paz foi executado “por engano” (Foto: Reprodução)

O pastor e cantor Melchiades Santos Neto, o Neto Paz, 36 anos, foi morto a tiros no começo da noite desta quarta-feira(25) quando trafegava no trevo da BA-650 com a BR-101, à cerca de 3 km do município de Ibirapitanga, Sul do estado. A esposa do cantor também foi atingida no braço. Dentro do carro, ainda estava uma filha do casal que não foi atingida. Segundo informações da Polícia Civil, Neto Paz estava com a esposa e a filha indo ao município de Ibirapitanga quando foi surpreendido por homens que estavam em um carro branco. Vários tiros foram disparados carro da vítima e a polícia informou que os criminosos não levaram nenhum pertence da vítima. Populares socorreram o cantor até o Hospital de Ibirapitanga, mas ele morreu momentos após ser atendido. Policiais da 61ª CIPM/Ubaitaba realizam operações para tentar prender os criminosos.



Lideranças buscam mais água e luz para comunidades de Poções

(Foto: Divulgação)

O deputado Zé Raimundo acompanhou nesta quarta (25) os vereadores petistas Edson Meira e Laudelino, de Poções, em visita a vários órgãos para defender demandas dos municípios, especialmente para levar água para abastecimento humano e luz elétrica para as comunidades rurais, além de ações de apoio à agricultura familiar. Acompanharam inclusive demandas apresentadas anteriormente, junto com o deputado federal Waldenor Pereira, o ex-prefeito, Otto Magalhães e seu vice, João Bonfim. O giro das lideranças pela capital começou pelo programa Luz para Todos, quando foram recebidos pelo diretor de energia da Seinfra, Gison Moraes. Ele informou que em novembro devem ser concluídas as ligações solicitadas para os povoados Lagoa dos Patos e Feixe do Morro e fazendas Pedra Preta e Bom Jardim. O projeto para atender a comunidade de Palmeira está em fase de elaboração e os vereadores também apresentaram nova demanda para comunidade de Sem Teto. A extensa agenda dos edis de Poções na companhia de Zé Raimundo incluiu visita à Companhia de Engenharia Ambiental (CERB), onde apresentaram solicitações para perfuração de poços artesianos em várias comunidades; na Embasa, onde solicitaram do diretor de Operações de Interior, Ubiratan Matos, extensão de rede para a ocupação do Movimento dos sem Tetos, no prédio do DNIT que foi abandonado há 25 anos, e comunidades Mulungu I e II, Fomento, Assentamento Asa, Arame e Cachoeira; na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foram buscar ações de incentivo à agricultura familiar, e na Superintendência de Desportos (SUDESB) apoio ao esporte.



Malhada de Pedras: Esclarecidos os motivos que impedem o pagamento do adicional noturno para a GCM

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As solicitações dos guardas municipais de Malhada de Pedras que alegaram que ainda não estavam recebendo o adicional noturno e a periculosidade, assim como acontece com outros municípios da região, foram esclarecidas nesta quarta-feira (25) pelo 97NEWS. O primeiro ponto a ser colocado é que, diferentemente do que os guardas citaram à nossa redação, não existiu, em momento algum, qualquer contato verbal explicando os motivos do não pagamento por parte do departamento jurídico da administração municipal com os representantes da GCM. Esclarecida essa situação inicial, o ponto principal é a impossibilidade do pagamento, já que a GCM foi implantanda de forma estatutária no município de Malhada de Pedras e o estatuto não prevê os pagamentos do adicional noturno e nem da periculosidade, então, devido a isso, a prefeitura, amparada por lei, não tem como atender as solicitações dos guardas municipais. 



UNEB: Sintest adere a paralisação geral do dia 26 de outubro

Foto: Divulgação

O Sintest decidiu aderir ao movimento de paralisação geral do dia 26 de outubro, que terá os portões da universidade fechados em todas as unidades pela categoria dos servidores técnicos administrativos. O dia 26 de outubro tem como objetivo retomar nossa campanha salarial, onde o Fórum dos Técnicos das Uebas decidiu por unificar a pauta externa de reivindicações junto ao Governo do Estado da Bahia por: Reajuste Linear Já; Aumento do Vale-Alimentação; Promoções e Progressões e Concurso Público. A paralisação de 24h convocada pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) em conjunto com o Sindicato dos servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz), contará com ato público no Centro Administrativo (CAB), nas portas da Secretaria da Fazenda, a partir das 9h. O Sintest convida a categoria a participar do movimento e unir forças com as demais categorias e entidades sindicais.



Tristeza em Goiás: Garota baleada por colega em sala de aula está paraplégica, diz hospital

Isadora de Morais, 14, sofreu uma lesão na medula, que comprometeu, em definitivo, o movimento das pernas. Segundo a mãe, menina chegou a pedir ‘as pernas de volta’ aos médicos (Foto: Reprodução)

O Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) confirmou, na manhã desta quarta-feira (25), que a estudante Isadora de Morais, de 14 anos, baleada por um colega no colégio em que estuda, está paraplégica. Segundo o último boletim divulgado pela assessoria de comunicação da unidade, a menina sofreu uma lesão na medula e perdeu o movimento das pernas. “A adolescente apresenta uma lesão na medula espinhal, no nível da 10ª vértebra da coluna torácica, que comprometeu os movimentos dos membros inferiores de forma definitiva. A paraplegia já havia sido diagnosticada no dia de sua admissão”, informou o hospital. De acordo com a nota, Isadora continua internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) humanizada, com estado de saúde regular. A menina está, segundo o hospital, orientada, consciente e respirando sem a ajuda de aparelhos.



Ex-prefeito de Caatiba (BA) é condenado por fraude em licitações e desvio de quase R$ 110 mil em verbas da Educação

(Foto: Reprodução)

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista (BA), a Justiça Federal condenou Ernevaldo Mendes de Souza, ex-prefeito de Caatiba — município a 551 km de Salvador. Souza fraudou licitações e fez mau uso de recursos federais, no valor de R$ 109.305,90, destinados à educação, repassados ao município por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A sentença é de 12 de setembro. De acordo com a ação ajuizada pelo MPF, em 2008, quando Souza ainda era prefeito de Caatiba, o ex-prefeito direcionou licitações de alimentação e materiais escolares de forma a beneficiar diversas empresas de um mesmo grupo familiar — algumas das empresas, conforme relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), nem sequer existiam. Segundo o MPF, para beneficiar essas empresas, Souza fracionou as licitações, de modo a mantê-las na modalidade “convite”. No entanto, por ultrapassarem o valor de R$ 80 mil, as mesmas deveriam ter sido enquadradas em “tomada de preços”, conforme a Lei nº 8.666/93 (Lei das Licitações). De acordo com a sentença, entre 2007 e 2008, a prefeitura realizou 22 processos licitatórios na modalidade “convite”, com o valor total de R$ 466.679,52 — todos com o objetivo de adquirir alimentos e material escolar para escolas. Além de fraudar as licitações, Ernevaldo Souza também deixou de prestar contas dos gastos com os recursos. O ex-gestor realizou, ainda, saques das verbas em espécie e sem identificação dos beneficiários — os chamados saques “na boca do caixa”, considerados ilegais. A Justiça já havia decretado liminarmente, em dezembro de 2013, o bloqueio de R$ 109.305,90 do ex-prefeito, a pedido do MPF. O ex-prefeito foi condenado a perder, em favor do FNDE, os valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimônio (referentes aos saques realizados nas contas públicas sem a correspondente comprovação dos gastos); a pagar multa civil no dobro de tal acréscimo patrimonial; a ressarcir integralmente o dano causado (referente aos gastos realizados sem comprovação); e a perder função pública que eventualmente exerça. Souza também teve os direitos políticos suspensos por oito anos e ficou proibido de contratar com o poder público ou dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios por dez anos.



Justiça determina suspensão de fechamento de hospitais psiquiátricos na Bahia

(Foto: Reprodução)

A Justiça Federal deferiu ontem, 23 de outubro, pedido liminar formulado conjuntamente pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e Defensoria Pública da União (DPU), visando impedir o fechamento dos hospitais psiquiátricos baianosJuliano Moreira, Mário Leal e Lopes Rodrigues. A Justiça determinou, entre outras medidas, a suspensão de todos os atos de descredenciamento dos hospitais e a manutenção dos repasses de verbas a eles. Na ação conjunta, movida no dia 21 de setembro, o MPF, o MPBA e a DPU consideraram que esses hospitais têm sofrido um “contínuo processo de sucateamento”, situação que culminou com a indicação de descredenciamento pelo Ministério da Saúde. Segundo os autores, a ação não prejudica o processo de desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos no estado, pois os hospitais atendem pessoas, que não poderiam ser acolhidas pelos Centros de Atenção Psicossocial. De acordo com a sentença, o Estado da Bahia tem o prazo de dez dias para atender à determinação judicial de manter os leitos, atendimentos e internações — conforme hipóteses previstas na Lei nº 10.216/2001 — nos hospitais, assegurando o funcionamento, inclusive, dos serviços de emergência. Além disso, deverá prestar serviço hospitalar de excelência para pessoas com transtornos mentais ou problemas decorrentes do uso de álcool e drogas. O Estado tem, ainda, prazo de 60 dias para apresentar um plano de gestão para as Redes de Atenção Psicossocial (Raps). Se as determinações não forem cumpridas, será fixada multa de R$ 500 para cada dia de atraso.



Zé Ribeiro, ao lado de Zé Raimundo e Waldenor, participa de importantes audiências na busca de melhorias para Brumado

Zé Ribeiro (centro) satisfeito com os resultados obtidos nas audiências (Foto: Divulgação)

Em  audiências e visitas nos órgãos e secretarias do Governo do Estado, realizadas nesta segunda-feira (23), os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) acompanharam o vereador de Brumado, José Ribeiro, na defesa de melhorias para o município. Entre as demandas apresebtadas estão a  ampliação de abastecimento de água, apoio a agricultura familiar e ligação de luz elétrica na zona rural junto à Companhia de Engenharia Ambiental (CERB), Companhia de Ação Regional (CAR), Embasa, Superintendência de Defesa Civil ( SUDEC) e Coordenação do  Programa Luz Para Todos. Também integrou o grupo o líder comunitário Gilberto da Silva Coqueiro. Na Secretaria da Infraestrutura, o  Superintendente de Energia e Comunicações,Celso Rodrigues, informou sobre a aprovação da ligação de luz elétrica para famílias das comunidades de Furados dos Veados e recebeu do grupo nova reivindicação para Barreiro e adjacências.  Com o chefe de gabinete da CERB, Cláudio Machado, trataram de abertura de poços artesianos e, na CAR, o presidente do órgão, Wilson Dias, recebeu ofício solicitando a construção de passagem molhada  para facilitar o acesso dos moradores das comunidades de Furados dos Veados e de Barreiro à sede.  Na Embasa, os deputados e o vereador buscaram informações sobre projetos de abastecimento na região. A direção da empresa tranquilizou o grupo quanto ao pleito do município vizinho de Tanhaçu de construção de uma adutora para captação de água da barragem de Cristalândia. A elaboração do projeto executivo está em fase de licitação. Explicou que será feito estudo de viabilidade para assegurar eventual implantação da adutora sem prejuízo para o abastecimento de Brumado.  O grupo, inclusive, cobrou  a ampliação da  capacidade da barragem de Cristalândia, que segundo o diretor de Operações do Interior, Ubiratan Matos, já foi projetada para ser aumentada. São duas opções em estudo para isso: uma ampliação no moldes tradicionais de engenharia, que envolve recursos mais elevados; ou o uso do fusigate, tecnologia francesa que envolve custo menor, mas permite aumentar a capacidade de armazenamento de água em mais 30 por cento do limite atual. Junto ao superintendente da Defesa Civil  do Estado (Sudec), Paulo  Sérgio Menezes, o vereador José Ribeiro buscou alternativas para  o abastecimento de água em comunidades rurais que sofrem com a seca e denunciou a escassez de carros pipa. Menezes disse que a queixa é geral nos estados atingidos pela seca, já que o governo Temer reduziu os investimentos em carros pipa de R$ 90 milhões para R$ 57 milhões, além de ter passado a concentrar a distribuição de água num só ponto de cada comunidade assistida, obrigando as famílias a se deslocarem de longe para buscar  latas de água.

(Foto: Divulgação)


Projeto de autoria do vereador Elias Piau incentivando a doação de sangue é aprovado na Câmara de Vereadores

Foi mais um importante projeto de autoria do vereador Elias Piau (Foto: DanielSimurro | 97NEWS)

Na sessão da última sexta-feira, 20 de outubro os vereadores que compõem o legislativo brumadense aprovaram por unanimidade o projeto de lei de autoria do vereador Elias Piau que “Estabelece que todo munícipe que fizer, no mínimo, duas vezes doação de sangue no ano vigente ou anterior, tem direito a tomar todos os tipos de vacinas fornecidas pela Rede Municipal de Saúde, mesmo não fazendo parte do chamado Grupo de Risco que tem direito a esses tipos de vacina”. Em sua justificativa o parlamentar destacou a importância de se estimular a doação de sangue, contribuindo para que o estoque do Banco de Sangue esteja sempre em condições apropriadas para atender a demanda do município, assim como com outras cidades que porventura venham a necessitar. ‘Nossa intenção é sensibilizar a todos sobre a importância deste ato de amor, que pode salvar a vida de um ser humano, desta forma também estamos nos preocupando em oferecer aos doadores as vacinas para que estejam sempre com boa saúde. Agradecemos aos vereadores por aprovarem nosso projeto e aguardamos a sanção por parte da administração municipal para que possa entrar em vigor”, pontuou Piau.

 



Medina se vinga de Julian Wilson, é campeão em Portugal e briga pelo bi mundial no Havaí

Medina vence a segunda seguida e faz uma perna europeia espetacular e agora vai rumo ao título (Foto: Reprodução ESPN)

Há cinco anos, Gabriel Medina e Julian Wilson se enfrentaram pela primeira vez em uma final na elite nas ondas de Peniche, em Portugal. A lembrança da final polêmica em 2012, vencida pelo australiano, segue cristalina na memória. Os dois se encontraram novamente nas decisões de Pipeline 2014 e Teahupoo 2017, e o surfista de Coolum Beach, Queensland, levou as duas taças, tornando-se a pedra no sapato de Medina nos últimos anos. Desta vez, o primeiro brasileiro campeão mundial não deu espaço para o rival. Precisando da vitória para manter vivo o sonho do bicampeonato no Pipeline Masters, no Havaí, Gabriel apostou no jogo aéreo e se vingou finalmente de seu algoz para conquistar o título nas ondas fortes e tubulares de Supertubos. Com as vitórias em Portugal e na França, Medina chegará à derradeira de 11 etapas do Circuito Mundial 2017 na vice-liderança do ranking mundial, com 50,250 pontos, a apenas 3.100 de distância do líder John John Florence (53.350). Vencer em Portugal era a sua última chance de brigar pelo caneco nesta temporada. Julian Wilson (45.200) pulou de sexto para o quarto lugar com o vice em Peniche, Jordy Smith (47.600) caiu de segundo para terceiro com a precoce eliminação no round 3, e O havaiano defenderá a ponta e o caneco no North Shore de Oahu, o seu quintal de casa. O retrospecto conta a favor de Medina em Pipeline. Foi ali onde ele conquistar o inédito troféu para o Brasil no surfe em 2014. Na ocasião, ele ficou com vice mesmo com um tubo nota 10 de backside, sendo barrado por Julian Wilson. Em 2015, o local de Maresias fez outra final no Havaí. Gabriel perdeu uma disputa equilibrada para Adriano de Souza, que sagrou-se campeão mundial naquele ano, mas ficou com a Tríplice Coroa Havaiana.



Planalto: Prefeito exonera secretária de Saúde após denúncias de cobrança 'por fora' no SUS

(Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira o prefeito de Planalto, Dico (PP), se reuniu com a secretária de saúde, Rose Oliveira, e avaliou que após o aparecimento da denúncia não teria mais condição da mesma continuar no cargo. Na matéria, o blog relatou que vereadores da oposição protocolaram uma denúncia na Polícia Federal, já que existe a acusação de cobrança indevida de taxa pela secretaria de saúde para a realização de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foi anexada na denúncia trechos de conversas no Wathzap entre a filha da paciente que foi lesada e a secretária de saúde Rose Oliveira. Vale lembrar que a cobrança ‘por fora’ é crime previsto em lei. 



Dono de casa noturna suspeito de matar `Chico Tripa´ se apresenta à polícia, em Brumado

Foto: Conteúdo l 97News

O suspeito de matar um jovem dentro de um bar em Brumado, se apresentou na Delegacia, na noite desta segunda-feira (23). Segundo informações da Polícia Civil, José Silva Brito, de 35 anos, esteve no local acompanhado de seu advogado, foi ouvido pela polícia e liberado em seguida. Ainda de acordo com a Polícia, não foi pedido a prisão preventiva do suspeito. Com medo do assédio da imprensa, Silva deixou o local rapidamente. O dono da casa noturna é apontado pela polícia como o suspeito de matar a facadas, Maique da Silva Garcia, de 21 anos. O crime aconteceu na madrugada de domingo, dia 22. Segundo testemunhas, Maique estava perturbando os clientes do estabelecimento no dia em que foi morto. O corpo de Maique foi enterrado no Cemitério Jardim Santa Inês, em Brumado, na manhã do último domingo. Na passagem do cortejo pela manhã, a casa noturna de José foi invadida por algumas pessoas, destruindo a porta do estabelecimento. A polícia foi acionada e impediu que a destruição fosse maior.



Malhada de Pedras: Guardas Municipais se mobilizam na busca de conquistas para a categoria

A administração municipal de Malhada de Pedras disse não poder atender as solicitações dos guardas municipais (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A função da Guarda Municipal vem ganhando força em todo o Brasil, já que além da importância da preservação do patrimônio público, a entidade também vem participando de uma forma muito mais ativa da área de segurança pública. Em vários municípios, especialmente os de pequeno porte, a GCM ainda realiza a sua função de forma precária, sem que os seus direitos trabalhistas e conquistas em outras áreas sejam observados, além de não contarem com uma logística adequada. Este seria o cenário da GCM de Malhada de Pedras, um município da região sudoeste que tem cerca de 10 mil habitantes. Segundo contatos de membros do órgão com a redação do 97NEWS, a categoria está se mobilizando para buscar a valorização e o pagamento dos seus direitos que são garantidos pela Constituição Federal, como o adicional noturno e a periculosidade. Segundo eles, desde o início da atual gestão esses direitos não vêm sendo observados e, agora, após uma consulta a um advogado trabalhista, os guardas municipais iniciaram uma campanha amistosa no sentido de que os valores sejam repassados. Eles enviaram um requerimento a administração municipal, na qual a mesma informou, que, no momento, não há condições de pagar o adicional noturno e a periculosidade, já que a crise econômica afetou as finanças públicas, com uma queda da arrecadação. Também foi informado que assim que houver uma melhoria da arrecadação, o município, que reconhece os direitos da categoria, deverá atender a solicitação dos guardas municipais. Frustrados por não terem seus direitos reconhecidos, os guardas municipais de Malhada de Pedras deram entrada numa ação judicial. Segundo eles, a situação dos 3 guardas municipais que trabalha no período noturno é cada vez mais precária, pois não existe transporte para a ronda, o que faz com que um fique fixo no centro de saúde, outro na creche e o outro numa garagem que guarda máquinas da prefeitura, com isso, eles argumentam que a cidade e o patrimônio público acabam ficando sem a vigilância devida.



Dia Mundial contra a Pólio: três países ainda registram vírus e inspiram cuidado

Aos oito meses, Thibério Limaverde Vilar, 52 anos, contraiu poliomielite. Conhecida como paralisia infantil, embora também possa acometer adultos, a doença imediatamente paralisou todos os órgãos situados abaixo do pescoço. Braços e pernas perderam os movimentos e a paralisação do intestino quase o levou à morte. Thibério, à época, morava com a família no Crato, no sul do Ceará. “Lá, não tinha vacina para todo  mundo. Eu e minha irmã não nos vacinamos, daí acabei contraindo a doença”, lembra. A situação levou a família para a capital, Fortaleza, onde ele passou a receber tratamento. Aos poucos, os movimentos foram sendo recuperados, restando apenas à perna direita as sequelas. Histórias como a de Thibério eram comuns até meados dos anos 1980. Até então, a pólio paralisava quase 100 crianças por dia em 125 países ao redor do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Apenas em 1985, os países das Américas estabeleceram a meta de erradicar a pólio na região, com foco no combate ao vírus transmissor, o poliovírus. Parte desse esforço, no Brasil, a partir de 1988, ampliou a prevenção, por meio da vacinação da população. Promovida em campanhas de vacinação em massa com a vacina oral contra a pólio, a estratégia contribuiu para livrar o país do problema em 1989, quando o último caso foi registrado, segundo o Ministério da Saúde. Em 1994, toda a região das Américas foi certificada como livre da circulação do poliovírus.

Hoje, a OMS aponta que apenas três países ainda tem o vírus em circulação, o Afeganistão, o Paquistão e a Nigéria. Tal permanência inspira cuidados em todo o mundo, por isso, nesta terça-feira (24), Dia Mundial de Combate à Poliomielite, a organização alerta sobre a necessária manutenção de ações de vigilância e prevenção. Mesmo há décadas sem registro, o Brasil tem seguido a orientação e disponibilizado vacinação em postos municipais, assim como efetivado campanha anual de imunização. A última ocorreu em setembro deste ano.

Pós-poliomielite

Para alguns brasileiros, contudo, a pólio não acabou efetivamente. Eles sofrem com a síndrome pós-pólio, que desde 2010 consta no Catálogo Internacional de Doenças (CID 2010). Trata-se de outra doença, mas associada à primeira porque, de acordo com as explicações mais recorrentes e reconhecidas pelo Ministério da Saúde decorre do desgaste de neurônios motores que, por estarem próximos dos que foram destruídos pelo poliovírus, desenvolveram ramificações que foram usadas intensamente para suprir os comprometidos pela doença. Com o passar do tempo, esses neurônios vão se esgotando, gerando, com isso, degeneração.

A pós-pólio pode acometer quem teve poliomielite aguda na infância, sobretudo aquelas pessoas com histórico de poliomielite paralítica grave. Embora já catalogada, ela ainda é pouco conhecida, o que compromete a qualidade de vida das pessoas afetadas. Thibério Limaverde conta que só tomou conhecimento da nova síndrome após ver uma reportagem sobre o tema na televisão. Há três anos, ele vinha sentindo fraqueza e, mais recentemente, dores. No início, atribuiu os sintomas ao sedentarismo. Depois de saber da pós-pólio, passou a investigar o problema e concluiu que as dores decorriam da fadiga sentida pelos neurônios.

“Antes, não existia preocupação nem mesmo estudos que comprovassem que esses neurônios tinham ocupado espaço dos outros. Pensava-se que o que acontecia é que alguns sobreviviam e outros morriam e que a sequela ficava naqueles que tinham morrido”, relata Thibério, que ao longo da vida conviveu com as sequelas, mas não imaginava que poderia ter mais problemas decorrentes da pólio.

Submetido a exames físicos e levantamento da anamnese, soube mais do que sofreu na infância e de seus impactos. “A pós-pólio é uma doença degenerativa e progressiva, então todo o sistema pode vir a ser afetado, inclusive a parte respiratória, de fala, deglutição”, explica, pontuando que muitos profissionais ainda não têm a vivência da doença e não estão sendo formados para abordá-la, embora existam registros dela na literatura científica desde o século XIX, segundo Thibério.

Saber da doença possibilita a adoção de cuidados adequados. A recomendação que ele tem seguido, agora, não é mais a recorrente ideia de praticar muitos exercícios, mas sim de guardar a energia de cada parte do corpo. “A gente perde a força e sofre fadiga intensa. Como é uma coisa que você não pode sobrecarregar a musculatura, o tratamento, a terapia, é mais de manutenção”, diz Thibério, que tem feito todo o acompanhamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde desenvolveu, em outubro de 2016, guia para ações de reabilitação da pessoa com pós-pólio e co-morbidades. O órgão explica que tem desenvolvido ações tendo em vista a necessidade de cada paciente, como fisioterapia e orientação nutricional, pois não há uma forma geral de tratar todos os casos de pós-pólio. Ainda não há dados sobre a ocorrência no Brasil, mas o documento aponta que 60% dos indivíduos com sequela de poliomielite paralítica e 40% dos casos não paralíticos desenvolvem a síndrome.

CONTINUE LENDO


Homem tenta matar esposa com tesoura de jardinagem em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l PM/BA

Na manhã desta terça-feira (24), um homem portando uma tesoura usada para cortar grama, após discutir com sua esposa o mesmo tentou golpeá-la, momento em que a mesma se esquivou e por pouco não ficou ferida. Segundo informações da Policia Militar, ao receber informação via Central de que um cidadão estava com uma tesoura tentando matar sua esposa, foi realizada uma diligência até o local e comprovando a veracidade do fato, o cidadão juntamente com a tesoura foi conduzido a Delegacia local e apresentado ao Delegado Titular para procedimento de praxe. O homem que aparentemente apresentava sinais de ter utilizado substancia  entorpecente, deverá responder pela Lei Maria Penha. 



Moradores do São José preocupados com a falta de agente de saúde no bairro

Devido à falta de agente de saúde, os moradores estão buscando cada vez mais a UBS Dr. Fernando Trindade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A função dos agentes de saúde são muito importantes para o fortalecimento do setor, principalmente nas ações preventivas. Sempre muito atuantes, os agentes são mantidos por um programa federal vivem um grande impasse, já que mudanças substanciais podem ser efetivadas, inclusive se cogita a possibilidade até da extinção da função, o que seria uma aguda incongruência, já que o país tem riscos de uma volta da tríplice endemia e até de febre amarela, já que casos em animais foram comprovados em Minas e São Paulo. Em Brumado algumas comunidades já começam a sofrer a ausência de agentes, já que alguns pediram desligamento das suas funções e, devido ao impasse federal, novos agentes ainda não podem ser contratados, já que, para isso, seria necessário um concurso público e, como o futuro da categoria está incerto, as lacunas funcionais deverão continuar. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo feitos estudos para que a cobertura não sofra déficits, como está acontecendo no Bairro São José. Moradores entraram em contato com a redação do 97NEWS relatando que já há um tempo eles estão sem a visita dos agentes, enquanto bairros próximos como o Santa Tereza o serviço ainda está sendo realizado. Outra reclamação é que esses dias ocorreu um evento alusivo ao Outubro Rosa na UBS do bairro e não foi feito o comunicado. Eles também comentaram a possibilidade de um remanejamento, mas a secretaria não se posicionou a respeito, só que uma solução irá ser buscada com rapidez.