ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Maetinga: Homem é preso por porte ilegal de arma; ele estava com uma calibre 12

A arma apreendida e os cartuchos também foram levados para a DP (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Após ter recebido a informação anônima de que um homem estava em estado descontrolado e de posse de uma arma branca, ameaçando um cidadão, após um desentendimento, uma guarnição da Polícia Militar partiu em diligência e, ao chegar ao local, se deparou com uma cena um tanto quanto diferente. A diferença foi grande inclusive, já que, ao invés de uma arma branca, o suspeito estava era de posse de uma espingarda calibre 12, além de 07 cartuchos intactos. Segundo informações do comando da 34ª CIPM, o homem, identificado como Valdilson Barbosa Viana, foi preso na hora e conduzido à DP, onde foi formalizada o porte ilegal de arma de fogo.



Luto: Sepultada a jovem universitária Letícia Santos, vítima de acidente na BA-263 em Itapetinga

(Foto: Arquivo Particular)

O corpo da jovem Letícia Santos foi sepultado na tarde desta segunda (20) em Ilhéus, local onde ela residia. Leticia morreu na madrugada do último domingo (19), na BA-263, nas proximidades de Itapetinga. No veículo, também estava uma amiga de nome Yanka Cardoso e dois rapazes itapetinguenses. Segundo informes, os 4 se encontravam no veículo transitando na todovia, quando passaram por um outro carro que estava no meio fio, e com sinais de ter sofrido um acidente. Ao pararem e descerem do carro, eles foram atingidos por um veículo de uma funerária, que transitava no local.Os quatro jovens foram hospitalizados, os rapazes com pequenas fraturas, as duas jovens em estado critico. Leticia acabou falecendo. Yanka ainda se encontra hospitalizada. Leticia era estudante do Curso de Ciências Contábeis na Faculdade de Ilhéus. Nas redes sociais o clima era de consternação e perplexidade.



Ciclistas brumadenses do MTB fazem bonito no Iº Desafio dos Gerais em Caetité

(Foto: 97NEWS)

O Ciclismo em Brumado foi uma das categorias esportivas que mais evoluiu nos últimos anos e, com isso, resultados expressivos vêm sendo obtidos nas mais diversas provas realizadas na Bahia e no Brasil. No último domingo (19), um grupo de ciclistas do MTB - Mountain Bike participaram na cidade de Caetité do 1º Desafio dos Gerais de MTB. Em uma prova de muitos obstáculos, tendo o vendo como maior adversário, os atletas passaram pelo circuito que margeava as imponentes torres eólicas. Com a participação de ciclistas da elite, Leandro Amorim (Léo), ficou com a segunda colocação e Fernando em quarto lugar, comprovando o ótimo nível do ciclismo da capital do minério. “Caetité tem uma bela paisagem rural e pedalar pelo município, além de fazer bem para o corpo, faz bem para a mente”, comentou Fernando. Os atletas brumadenses se prepararam para próxima competição que será realizada na cidade de Barra da Estiva, onde esperam conquistar resultados ainda mais expressivos.

(Foto: 97NEWS)


Novas mudanças nas certidões de nascimento, casamento e óbito passam a valer nesta terça

Foto: Divulgação

As certidões de nascimento, casamento e óbito passam a ser diferentes a partir desta terça-feira (21). O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mudou os registros que passaram a conter, entre outras coisas, o número do CPF. A intenção é a de que o documento se torne o número de identidade civil único. Outra mudança é que os documentos passam a levar o termo "filiação" e não mais o termo "genitores". De acordo com o governo, é possível o recém-nascido ter dois pais, duas mães, uma mãe e dois pais e assim por diante. O mesmo vale para casais que tenham optado por técnicas de reprodução assistida, como é o caso da barriga de aluguel e da doação de material genético. Todas as mudanças passam a valer em todo o Brasil. Nas certidões de óbito, o lançamento de todos os documentos permitirá o cancelamento automático dos documentos do falecido pelos órgãos públicos, contribuindo para a diminuição de fraudes. Em setembro, o presidente Michel Temer sancionou a lei que muda as regras para registro de nascimento e casamento, que, entre outros pontos, permite que a certidão de nascimento indique como naturalidade do bebê o município de residência da mãe, em vez da cidade onde ocorreu o parto. Defensores das mudanças nas regras de registro argumentavam que pequenos municípios não têm maternidades, o que obriga as grávidas a se deslocarem para outras cidades para darem à luz. Nesses casos, pode acontecer de o bebê ser registrado em uma cidade com a qual os pais não têm vínculo afetivo.



Aluna brumadense conquista `XVI Prêmio Denatran´ na faixa etária até 12 anos e 11 meses

Foto: Reprodução

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizou o XVI Prêmio Denatran de Educação de Trânsito com o tema “Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito”, com objetivo incentivar a produção de trabalhos voltados ao tema educação para o trânsito. Uma parceria com escolas da Rede Estadual e Municipal de ensino. A aluna brumadense Kamilly Stefane Queiroz Miranda, de 12 anos, estudante do Colégio Municipal Graça Assis, na Avenida Centenário, com o apoio da professora Carla Dias Fernandes, representou o município com o projeto "Jogo Lúdico Infantil", e acabou vencendo na categoria (Faixa etária até 12 anos e 11 meses). De sua própria autoria, o jogo chama a atenção dos condutores quanto a atenção com as regras de trânsito e terem mais respeito com os pedestres. Milly como é mais conhecida na escola, diz ainda não saber qual curso irá fazer na faculdade, mas tem um futuro promissor. “O trânsito precisa ser mais seguro e os motoristas devem também fazer sua parte, respeitando o direito de cada cidadão, com esse jogo espero poder contribuir para mudar essa realidade”. Afirmou Kamilly. O Superintendente de Trânsito e Engenheiro, André Cardoso, parabenizou a estudante, destacando a importância da participação infantojuvenil, bem como do cidadão na organização de um trânsito mais seguro. 



Solteira sim, sozinha nunca: Pesquisa diz que mulheres se sentem mais felizes solteiras que os homens

Foto: Divulgação

Segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido pela Mintel, as mulheres preferem a vida de solteira mais do que os homens. De acordo com o estudo, enquanto 61% das mulheres solteiras está feliz com o seu estado civil, os homens chegaram apenas a 49%. A pesquisa também mostrou que 75% do público feminino que foi questionado não estava em busca de um parceiro no ultimo ano, enquanto os homens somaram 65% dessa categoria. "Há evidências de que as mulheres gastam mais tempo com tarefas domésticas do que os homens e eu acho que elas também são mais responsáveis pela carga emocional. Então elas continuam fazendo o serviço doméstico e cozinhando e coisas como maior envolvimento emocional", diz Emily Grundy, professora da Universidade de Essex. Um dos motivos apontados para a felicidade da mulher solteira é porque para elas, geralmente requer mais esforço e trabalho do que para os homens estar em uma relação, e isso faz com que elas se sintam mais felizes solteiras. Além disso, há fatores como gastar mais dinheiro e tempo mantendo a aparência, fazendo mais tarefas e encontrando soluções para os problemas.  Outro motivo apontado para que a mulher seja mais feliz fora de um relacionamento é a maior facilidade que elas têm em socializar, por serem mais propensas a terem amigos muito próximos, com quem podem contar em momentos de necessidade. "As mulheres tendem a serem melhores em possuir meios alternativos de contatos e confidentes, enquanto os homens costumam confiar bastante em suas esposas e têm poucos laços sociais", completa a professora. 



Lava Jato: PF ataca corrupção na Transpetro na 47ª fase da operação; uma pessoa foi presa na Bahia

Foto: Divulgação l PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (21), a 47ª fase da Operação Lava Jato, denominada Operação Sothis, contra supostos desvios na Transpetro. Nesta etapa, investigadores miram empresa usada para intermediar suposto esquema de propinas de uma empreiteira para um funcionário da subsidiária da Petrobras. Segundo a PF, 40 agentes estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão temporária, e cinco mandados de condução coercitiva nos Estados da Bahia, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo. Na Bahia uma pessoa já foi presa, mas ainda não teve o nome divulgado. A ação policial tem como alvo principal a investigação de empresas e seus respectivos sócios na operacionalização de um esquema de repasses ilegais para  um ex-gerente da Transpetro, subsidiária da Petrobras, seus familiares e intermediários, suspeitos de operacionalizarem o recebimento de R$ 7 milhões de propinas pagas por empresa de engenharia, entre setembro de 2009 e março de 2014, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF). Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro dentre outros. O preso será levado para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O nome da ação foi dado em razão de uma das empresas investigadas ter o nome Sirius. A estrela Sirius era chamada pelos egípcios de Sothis. Ainda de acordo com o MPF, as investigações começaram após a colaboração premiada dos executivos da empresa investigada. Os procuradores confirmam que há provas que indicam que o ex-gerente recebeu suborno para favorecer a empresa em contratos com a Transpetro.



Bahia: Combustível continua caro porque distribuidora não repassou reajuste

Foto: Conteúdo 97News

Mesmo com a redução da gasolina, em 3,8%, e do diesel, em 1,3%, parece que o barateamento do preço não foi sentido por consumidores baianos. Segundo o Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia (Sindicombustíveis-BA) mesmo com a determinação da Petrobrás, a distribuidora BR não repassou o reajuste. “O impacto do reajuste no preço final ao consumidor depende de outros fatores da cadeia de combustíveis, principalmente das distribuidoras. O que está acontecendo é que a BR não repassa as reduções, somente os aumentos, e os donos de postos não têm como vender mais barato”, disse o presidente do Sindicombustíveis Bahia, José Augusto Costa.



Zé Carlos de Jonas agradece a administração municipal pelas obras de reestruturação do riacho que serve a Lagoa de Tamboril

O vereador Zé Carlos de Jonas e o presidente da Associação de Tamboril Mateus Ferreira acompanhando as obras (Foto: Assessoria Parlamentar)

Com as sucessivas e intensas estiagens dos últimos anos, inúmeras comunidades do meio rural não enfrentam um colapso no abastecimento devido às lagoas, que são a "tábua de salvação" nessa hora. Dentro deste cenário, está a Comunidade do Tamboril, a qual possui uma das maiores lagoas do município, a qual, nos últimos tempos estava tendo a sua capacidade de armazenamento comprometida, já que o riacho que era a vertente principal que abastecia a mesma se desnivelou e, com isso, muita água estava se perdendo. Diante disso, o vereador Zé Carlos de Jonas, juntamente com o presidente da Associação Comunitária de Tamboril, Mateus Ferreira da Silva, buscaram o apoio da prefeitura municipal para resolver o problema. A solicitação foi prontamente atendida pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, que autorizou o envio de máquinas para realizar o serviço de reestruturação e direcionamento, o qual foi concluído na última sexta-feira (18) trazendo muita alegria para centenas de famílias que utilizam o manancial, não somente de Tamboril, mas também das comunidades circunvizinhas. O vereador Zé Carlos de Jonas também ficou muito satisfeito com a ação e fez questão de citar que "mais uma vez eu venho agradecer ao prefeito Eduardo, que atendeu mais uma vez a nossa solicitação" e complementou dizendo que "aquela lagoa é muito importante para garantir o abastecimento das famílias, ainda mais em tempos de seca intensa como vem acontecendo, por isso os serviços vieram trazer grande tranquilidade pois estava se perdendo muito água e, agora, com o período das chuvas, o reservatório deverá ficar com sua capacidade máxima".



Acusado de 'gestão temerária', Ivã de Almeida deve renunciar ao cargo de presidente do Vitória

(Foto: Galáticos OnLine)

Enquanto dentro das quatro linhas o Vitória ainda segue lutando pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, nos bastidores as movimentações políticas do clube seguem a todo vapor. Enquanto alguns grupos se organizam para a provável eleição que deve acontecer no final desse ano, o presidente licenciado, Ivã de Almeida, planeja renunciar ao cargo. A informação foi divulgada pelo jornalista Glauber Guerra e confirmada pelo site Galáticos Online. A tendência é que Ivã faça o anúncio da sua decisão logo após a Assembleia Geral Extraordinária que acontecerá no próximo sábado, dia 25 de novembro, onde os sócios votarão pela destituição do mesmo. Depois disso, a oficialização da renúncia deve acontecer no dia 4 de dezembro, após o término do Brasileirão. Depois da renúncia oficializada, o presidente do Conselho Deliberativo do Leão, Paulo Catharino Gordilho Filho terá 48 horas para convocar novas eleições para o Conselho Diretor do clube. Vale lembrar que Ivã está licenciado do cargo de presidente desde o dia 19 de julho e é acusado de “gestão temerária” por conselheiros.



PGR defende manutenção de prisão de Geddel Vieira Lima

(Foto: Reprodução)

A procuradoria-geral da República se manifestou nesta sexta-feira (17) contra recurso apresentado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima em que pede a revogação de sua prisão preventiva. Nas contrarrazões ao agravo do político, o MPF argumenta que a manutenção da prisão é necessária para preservar a ordem pública e assegurar o cumprimento da lei penal. Geddel foi preso no dia 5 de setembro, após a apreensão de R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador. O caso, inicialmente investigado na primeira instância, foi deslocado para o Supremo Tribunal Federal (STF) após o surgimento de indícios de participação do deputado federal Lúcio Vieira Lima, que é irmão de Geddel, na prática do crime. Na manifestação assinada pelo vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, o MPF rebate os argumentos da defesa do ex-ministro, sustentando a legalidade das duas decisões que determinaram a prisão preventiva do político, em um intervalo de dois meses. Frisa ainda a existência de provas segundo as quais, o ex-ministro manteve práticas delitivas até o dia 27 de outubro. 



'Essa cobrança da energia dos poços tem que ser revista com urgência', afirma vereador Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro fez um pronunciamento dizendo que a cobrança tem que ser revista (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Sempre tendo um discurso firme e impactante em defesa dos interesses populares, o vereador Zé Ribeiro (PT), desta vez, vem levantar a bandeira contra a transferência das contas de energia dos poços artesianos das comunidades rurais que foi autorizada pela prefeitura municipal. Na última sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, Zé Ribeiro, aproveitando o pronunciamento, em forma de apelo, do presidente da Associação Comunitária do Povoado de Lagoa de São João, Paulo de Carvalho Novaes, mais conhecido como "Paulo de Bia", fez uso da palavra que foi aberta aos parlamentares e declarou que "essa cobrança é totalmente inoportuna, pois vivemos tempos dificéis de forte crise financeira, além do que, este ano a seca foi ainda mais intensa, castigando as comunidades rurais, então, fica difícil de aceitar uma medida como essa". Ele ainda argumentou que "o próprio presidente da Associação da Lagoa de São João mostrou o valor da conta que é de quase R$ 2 mil, o que é um valor muito alto para quem vem sofrendo com as agruras da estiagem e da crise econômica". O vereador ainda destacou que "acredito que possa existir uma saída para esse impasse com as próprias verbas da Cosip, que podem ser aplicadas no pagamento dessas contas de energia, aliviando assim esse tormento que ronda os moradores do meio rural, além do que isso não seria um desvio de setores, seria a aplicação de um dinheiro que é arrecadado da energia". 

'Paulo de Bia' espera que a união dos vereadores possa contribuir para que a cobrança seja revista (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

'Não poderemos pagar essas contas', clama presidente da Associação de Lagoa de São João 

Usando a tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado, o presidente da Associação Comunitária do Povoado de Lagoa de São João, Paulo de Carvalho Novaes (Paulo de Bia) fez um apelo contundente solicitando o apoio dos vereadores no sentido de convencer a gestão municipal para voltar atrás da ação de transferência de cobrança das contas de energia dos poços artesianos que abastecem a comunidade. Segundo ele as contas giram em torno dos R$ 1,8 mil, um valor muito substancial que não dará para ser alcançado pelos moradores. "Muitos perderam o Bolsa Família e, com a seca tão intensa, as roças não produziram nada, então, uma cobrança alta como essa chega a desesperar a todos nós". Ele ainda falou que "espero que os vereadores se unam nessa causa e convençam a prefeitura a voltar atrás dessa decisão". 



Presos fogem de complexo policial superlotado no município de Alagoinhas

A polícia informou que os doze fugitivos estavam nas celas com outros 111 detentos, capacidade máxima é de 38 presos | FOTO: Divulgação/Polícia Civil |

Ao menos 12 detentos conseguiram fugir do Complexo Policial de Alagoinhas, no nordeste da Bahia, após cortar a tela do teto da delegacia, na madrugada de domingo (19) para segunda (20). Até a manhã, nenhum deles havia sido recapturado. A polícia diz que os presos serraram as grades das celas e depois o teto. Conforme publicação do site G1, no momento da fuga policiais estavam de plantão, mas eles não perceberam a ação dos presos. A polícia informou ainda que os doze fugitivos estavam nas celas com outros 111 detentos. No entanto, a delegacia só tem capacidade para 38 presos. Em agosto deste ano, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizou ação civil pública determinando que a Justiça interditasse parte do complexo, por abrigar mais que o dobro de presos da capacidade. O MP havia pedido a transferência imediata dos presos excedentes para as cidades de origem ou para outra unidade do sistema prisional estadual, mas nada foi feito. 



Léo Vasconcelos, presidente da Câmara de Vereadores promulga lei que eleva Umburanas, Samambaia e Arrecife a categoria de distritos

O presidente do Legislativo no momento da assinatura da Lei (Foto: Ascom | CMB)

Na sessão da última sexta-feira, 17 de novembro, o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos através da assinatura da Lei nº 1820/2017, concretizou um antigo sonho da comunidade de Umburanas, Samambaia e Arrecife, elevando os povoados a categoria de Distrito. O projeto de lei que tinha como objetivo a criação dos referidos distritos foi de autoria do vereador Léo Vasconcelos, que após aprovado pelos vereadores foi encaminhado ao Executivo. Justificando o parlamentar salientou que a elevação a categoria de distrito era uma antiga reivindicação dos moradores, que com a elevação terão uma maior autonomia política e financeira, assim como o maior alcance de progressos para a comunidade. Para apresentação do projeto Léo Vasconcelos realizou uma ampla pesquisa a fim de conhecer as reais possibilidades da elevação dos povoados, “após essa constatação viabilizamos a proposição, que foi aprovada por todos os vereadores que compõem a Casa, visto a sua importância. Estamos muito satisfeitos com a sanção da referida Lei, que concretiza esse antigo sonho, que com certeza proporcionará uma nova realidade a todos que residem em Umburanas, samambaia e Arrecife”, destacou Léo Vasconcelos.



Glória Maria diz que o próprio negro se discrimina

Foto: Reprodução

Em entrevista a colunista Lu Lacerda, publicada no último domingo (19), no portal IG, a jornalista Glória Maria declarou que o próprio negro se discrimina. Glória foi a primeira repórter negra de projeção na TV e é referência no jornalismo brasileiro.  Ao ser perguntada porque os seus namorados sempre são negros ela respondeu: “Os homens negros preferem as brancas. O próprio negro se discrimina; para ele acreditar que venceu e tem status, precisa usar os valores brancos, como as suas mulheres, por exemplo. Quanto mais escura a sua pele, mais excluído você é”, disse. Ela ainda declarou ter sido vítima de racismo por diversas vezes: “Já vivenciei todas as caras do racismo na minha vida”, disse. Em 1976, por exemplo, Glória processou um hotel (fazendo uso da Lei Afonso Arinos) depois de ter sido impedida de entrar pela porta da frente e orientada a usar o elevador dos fundos. A jornalista também lembrou de um caso inusitado sobre sua cor da pele: “Quando estive no interior da Sérvia e fui conversar com uma velhinha, descobri que ela nunca tinha visto um preto na vida; ela não sabia que existia gente diferente dela. Sua alegria quando me descobriu foi inacreditável, percebendo a diferença e que o mundo poderia ser muito mais bonito. Ela não queria mais me deixar ir embora”, diz. Durante a entrevista ela citou casos polêmicos recentes envolvendo o jornalista William Wack e a ministra Luislinda. Ela disse que: “A frase não é do William – é do universo. Ter dito uma frase racista não significa que ele especificamente seja racista. Convivi a vida inteira com o William e nunca percebi nele uma demonstração de racismo. Waack  simplesmente teve uma reação inconsciente, que expressa o racismo. Chegou a esse ponto: uma reação inconsciente. Esse tipo de coisa é uma piada como fazem com português. Quanto à ministra Luislinda, ela fez o que todos eles fazem: acumular cargos. Ela não pode? Seria a única? É negra e teve a “ousadia” de conseguir ser ministra. Por que nunca se falou isso dos outros? É o que eu falei no início: “é coisa de preto”. O erro é sempre negro; o acerto é sempre branco”, encerrou.



Vereadora Lia Teixeira intensifica agenda de trabalho na busca de novas conquistas para o meio rural de Brumado

A vereadora Lia Teixeira vem desenvolvendo com muito sucesso as suas ações em prol das comunidades rurais de Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97 NEWS)

A vereadora Lia Teixeira vem cumprindo com grande amplitude os seus compromissos feitos com as comunidades rurais que ela representa, buscando sempre novas conquistas e intensificando cada vez mais a sua agenda de trabalho. Incansável, a parlamentar vem mantendo um diálogo produtivo com o Poder Executivo, numa sintonia proativa que vem tendo resultados muito positivos. Neste contexto, Lia Teixeira apresentou duas importantes indicações que irão beneficiar sobremaneira as comunidades de Barreiro Branco, Umburanas, Cristalândia e Fumal. A primeira delas visa a substituição de uma passagem molhada por uma ponte sobre o Rio Brumado, a qual fica no Barreiro Branco e facilitará a mobilidade entre Umburanas e Cristalândia. "Estamos refletindo o anseio dos moradores, que vêm nos solicitando com insistência a realização dessa obra, já que é única via de acesso entre os referidos locais", explicou a vereadora. "A segunda indicação visa a construção de uma Barragem na Comunidade de Fumal, já que o local é um dos que mais vem sofrendo com as constantes estiagens", destacou. E finalizou dizendo que "acredito mais uma vez na sensibilidade da gestão municipal em atender as nossas indicações que irão proporcionar uma melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas que vivem nessas localidades".  Confira na integra as indicações abaixo: 

(Divulgação: 97NEWS)


Em protesto contra Embasa, moradores dos Olhos d'Água colocam enfeites natalinos em galho de árvore deixado em buraco aberto

O galho brotou e os moradores colocaram enfeites natalinos em forma de protesto contra a Embasa (Foto: 97NEWS)

As ações da Embasa continuam gerando sérios protestos e muita indignação na cidade de Brumado. Além do aumento das contas, que está sendo considerado abusivo por muitos, outro grave problema é a abertura de buracos para a realização de reparos na rede, os quais ficam abertos causando uma série de transtornos. Nesta segunda-feira (20), a redação do 97NEWS recebeu um protesto diferenciado e bem humorado dos moradores das ruas Senegal e República Sul Africana, que fica no Bairro Olhos d'Água. Segundo eles a Embasa abriu um buraco no meio da via já tem cerca de 30 dias e colocaram um galho de árvore seco para sinalizar o local, só que, com o passar dois dias, o galho brotou e, como não houve indícios de que o buraco iria ser tapado, os moradores resolveram fazer um protesto bem humorado e enfeitaram o galho com ornamentações natalinas, simbolizando o "presente de grego" que eles estão recebendo. Indignado um morador que pediu reserva de identidade citou que "de quem é a responsabilidade de fechar o buraco? será que é dos moradores do bairro?" e, subindo o tom disparou que "isso é um completo absurdo, uma coisa inaceitável, um grande desrespeito". Tentamos contato com a empresa para buscar informações de quando o problema será solucionado, mas disseram que somente a sede da empresa em Salvador pode falar a respeito.

O galho acabou virando atração (Foto: 97NEWS)


Consciência negra: confira dez negros baianos que fazem sucesso no cenário nacional

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (20), data em que é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, o Varela Notícias selecionou uma lista de negros baianos que fazem sucesso no cenário nacional. A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão e morreu em 20 de novembro de 1695. Confira abaixo a lista de negros baianos que se destacam na música, teatro e esportes:

Carlinhos Brown – O cantor, percussionista e compositor, Carlinhos Brown, nasceu em Salvador, na Bahia, e viveu toda sua infância no bairro do Candeal, onde descobriu, desde pequeno, seu talento para a música. O “Cacique”, como é conhecido no mundo artístico, foi o fundador da banda Timbalada, já concorreu mais de 10 vezes ao Grammy Latino e, em 2012, concorreu ao Oscar de Melhor Canção Original pela trilha sonora do filme “Rio”, dirigido pelo cineasta Carlos Saldanha.


Gilberto Gil – Um dia fundadores do Tropicalismo, Gilberto Gil é um dos músicos mais renomados da Bahia. Compositor de canções como “Toda menina baiana”, “Tempo rei” e “Drão”, tornou-se ícone da Música Popular Brasileira (MPB), sendo reconhecido internacionalmente. Gilberto Gil também foi ministro da cultura, durante do Governo Lula, entre os anos de 2003 e 2008.


Lázaro Ramos – O ator baiano Lázaro Ramos tem se destacado no cenário nacional, também como apresentador, cineasta e escritor. O baiano começou nos palcos através do Bando de Teatro Olodum, em Salvador, e se tornou protagonista de novelas da Rede Globo. Lázaro Ramos também participou de filmes brasileiros como Madame Satã, Ó Paí, Ó, O Homem que Copiava, Meu Tio Matou um Cara, Carandirú, dentre outros. 


Margareth Menezes – Cantora baiana, nascida em dia 13 de outubro de 1962, na Boa Viagem, região da Península de Itapagipe, em Salvador. Filha de doceira e costureira e com pai motorista, começou sua carreira musical em 1986. Hoje é referência na Bahia e no Brasil entre os cantores negros brasileiros. Em 2010 a artista lançou o AfroPop: movimento cultural que envolve jovens de projetos sociais.


Vovô do Ilê – Antonio Carlos dos Santos, mais conhecido como Vovô, é o fundador do primeiro bloco afro da Bahia, o Ilê Aiyê, criado em 1981. Ele tem como principal preocupação resgatar e divulgar a cultura negra e lutar pelo combate ao preconceito. Desde a criação do bloco ele se dedica exclusivamente à administração do mesmo.

Luis Miranda – O ator Luis Miranda tem 47 anos e nasceu no município de Santo Antônio de Jesus, na Bahia. Miranda tem uma longa trajetória no teatro e ganhou destaque na TV nacional com a elegante transexual Dorothy Benson, da novela da TV Globo “Geração Brasil”. O ator é reconhecido pelo seu dom humorístico e já rodou o país com sua peça “7 conto”, recorde de bilheteria por onde passa. Teve participação no seriado “Sob Nova Direção”, “Mister Brau”, “Zorra”, “Ó pai ó”, “A Grande Família”, dentre outros. 


Saquias Queiroz – Natural de Ubaitaba, o canoísta brasileiro, atleta do Club Atlético Paulistano de São Paulo, teve sua melhor conquista nos Jogos Olímpicos de 2016, quando conseguiu três medalhas no Rio de Janeiro: Prata na Canoa Individual 1.000m, Bronze na Canoa Individual 200m e Prata na Canoa de Dupla 1.000m, com Erlon de Sousa Silva. Tornou-se o primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos.


Érico Brás – Érico Brás de Oliveira, mais conhecido como Érico Brás, nasceu em Salvador. Ator e humorista, ficou conhecido nacionalmente após fazer parte do elenco do filme “Ó Paí, Ó”, lançado em 2007, no papel do mulherengo Reginaldo. Mas foi em 2008, que sua carreira decolou de vez, através da série global, “Ó Paí, Ó”, adaptada do filme homônimo, fez o mesmo papel do filme, o taxista Reginaldo. Ficou durante quatro anos (2011-2015) na série “Entre Tapas e Beijos” no papel de Jurandir dos Santos, que foi até agora, o mais marcante da sua carreira. De lá pra cá, vem atuando em vários filmes, séries, novelas e programas humorísticos. Seu papel mais recente foi no programa Pop Star, onde mostrou seu lado cantor, junto com vários atores. 


Edson Gomes – Nascido em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, o cantor e compositor é considerado o maior nome da música reggae no país. Suas letras marcantes falam sobre desigualdade social, violência, pobreza, corrupção, amor e o cotidiano brasileiro. Aos 16 anos de idade, após ganhar um festival de música em sua cidade, resolveu seguir a carreira artística. Em 1982, Edson viajou para São Paulo, participou do Festival Canta Bahia, onde foi escolhido como o melhor intérprete, com a música “Rasta” e recebeu também o Troféu Caymmi. Mas foi em 1988, quando gravou o álbum “Reggae Resistência” lançado pela gravadora EMI de onde saiu o seu primeiro sucesso, a canção “Samarina”, com seu estilo já definido como um roots reggae engajado, influenciado por Bob Marley e Jimmy Cliff. Edson é considerado um ícone da resistência, na luta do negro pelo reconhecimento e combate ao racismo.


Márcio Victor – O cantor e percussionista Márcio Victor Brito Santos, nasceu em Salvador. O líder da banda Psirico começou sua carreira ainda criança, influenciado pela cultura baiana e africana, herdada de sua família. Começou a tocar profissionalmente aos 13 anos na Timbalada, aos 17 anos, fez uma participação como percussionista no CD “Livro”, de Caetano Veloso. Em 2000 fundou a banda Psirico, mas ficou conhecida mesmo no carnaval de 2004, com a música Sambadinha. Hoje em dia é uma das maiores bandas de pagode do Brasil, ganhando vários troféus como cantor revelação e música do carnaval.

 

CONTINUE LENDO


CCJ pode votar na quarta-feira legalização de jogos de azar

O relator, senador Benedito de Lira, considerou a “situação orçamentária gravíssima” enfrentada pelos entes da Federação para reforçar a defesa do PLS 186/2014 Marcos Oliveira/Agência Senado

A legalização dos jogos de azar e a reabertura dos cassinos no Brasil estão em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que tem reunião marcada para a quarta-feira (22), a partir das 10h. O PLS 186/2014, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), autoriza a exploração de jogos on-line ou presenciais em todo o território nacional. A proposta original foi alterada pelo relator, senador Benedito de Lira (PP-AL), transformando-se em um texto substitutivo, que foi apresentado aos integrantes da comissão na reunião do dia 8 deste mês. O processo de discussão e votação foi adiado para atender a um pedido de vista coletiva. Pelo texto do relator, a regulamentação das apostas deverá contemplar jogo do bicho, bingo, videobingo e videojogo, cassinos em complexos integrados de lazer, apostas esportivas e não esportivas e cassinos on-line. O substitutivo determina a inclusão das empresas autorizadas a explorar jogos de azar na Lei de Lavagem de Dinheiro, obrigando-as a cadastrar os clientes e a informar operações ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Torna necessária ainda a adoção de providências, pelo Banco Central (BC), a fim de proibir o uso de instrumentos de pagamento, como cartões de crédito, em jogos de azar on-line administrados por empresa não-credenciada. As medidas de controle sobre os estabelecimentos credenciados deverão obrigá-los a promover a identificação de todos os jogadores que receberem premiações superiores a R$ 10 mil. Esses dados terão de ser encaminhados ao governo federal. O substitutivo também estabelece limites mínimo e máximo para multas cobradas por infrações administrativas. Essa taxação deverá partir de R$ 10 mil, podendo chegar a R$ 500 mil, devendo os valores arrecadados serem aplicados na área de segurança pública.

Vício e penalidades

O risco de vício associado à atividade foi reconhecido no relatório por Benedito de Lira Assim, foi definida a obrigação de os estabelecimentos que exploram jogos de azar exibirem, com destaque, mensagem alertando para essa possibilidade em caso de prática excessiva.

Três crimes, com as respectivas penas, foram previstos no substitutivo do relator. Quem permitir a participação de menor de 18 anos em jogos ou explorar a atividade sem credenciamento deverá amargar pena de três meses a um ano de detenção, além de pagar multa. Aquele que fraudar, adulterar ou controlar o resultado de jogo ou pagar a premiação em desacordo com a lei poderá ser submetido à detenção de seis meses a dois anos e ao pagamento de multa.

Nova contribuição

Benedito de Lira aproveitou ainda, em seu substitutivo, sugestão examinada pela extinta Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional (CEDN) sobre a nova contribuição a ser gerada pela legalização dos jogos de azar. Como explicou no relatório, o tributo deverá ser pago por quem explorar a atividade e terá alíquota de 10% ou 20%, em função, respectivamente, da oferta do jogo em ambiente físico ou virtual.

A base de cálculo do tributo deverá ser a receita bruta integral, abatidas as premiações pagas. Quanto ao produto da arrecadação, a União terá que repassar 30% a estados e ao Distrito Federal e 30% aos municípios para aplicação, obrigatória, em saúde, previdência e assistência social.

"Imaginário da civilização"

O relator na CCJ está convencido de que é desejável uma regulamentação dos jogos de azar. Em seu voto, Benedito de Lira usa o termo "jogos de fortuna".

“É necessário relembrar que os jogos sempre fizeram parte do imaginário da civilização. Encontram-se na origem da cultura. Ademais, o longo período de proibição do jogo no Brasil, cerca de 75 anos, acabou por rotular equivocadamente esta atividade como uma questão de moral, inclusive, contaminando o debate sobre a legislação dos jogos”, avaliou.

Benedito de Lira também considerou a “situação orçamentária gravíssima” enfrentada pelos entes da Federação para reforçar a defesa do PLS 186/2014.

Ao justificar a apresentação do projeto, o autor, senador Ciro Nogueira, argumentou que o jogo é legal em 75% dos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil faz parte, portanto, como ressaltou o parlamentar, dos 25% que não legalizaram a atividade. Caso a exploração voltasse a ser reconhecida pela lei, segundos os cálculos apresentados, o país poderia passar a arrecadar cerca de R$ 15 bilhões a mais em impostos por ano.

Críticas

O assunto, no entanto, está longe de um consenso entre os parlamentares. Senadores de vários partidos já se manifestaram contrariamente à proposta. Uma das críticas recorrentes sustenta que a prática facilitará o crime de lavagem de dinheiro. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) foi contra a inclusão do projeto na pauta da CCJ.

A legalização do jogo voltou ao noticiário após a reunião dos governadores com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira. No encontro, eles sugeriram a legalização da atividade para aumentar a arrecadação, com a destinação dos impostos à área de segurança pública. O presidente do Senado reconheceu que o assunto é polêmico, mas afirmou que a decisão eventualmente será do Plenário, cabendo a ele pautar a matéria.

CONTINUE LENDO


Nos pênaltis, Laranja leva o título do 14º Campeonato de Futebol do Bairro São Félix

(Foto: Divulgação)

Neste final de semana, foi realizada a grande final do 14º Campeonato de Futebol do Bairro São Félix. O evento reuniu os melhores jogadores de Brumado e da região em uma partida eletrizante entre Laranja e Botafogo, a qual terminou empatada em 1x1. O time do Laranja sagrou-se campeão na disputa de pênaltis. Organizador do evento, Roques Wilson da Silva Santos, o popular Galego, destacou que o Campeonato do Bairro São Félix é um dos melhores campeonatos de bairro da cidade e que o mesmo já se tornou uma tradição ao longo dos anos. Ele ainda fez questão de agradecer ao apoio da Prefeitura Municipal. “Já cansei de falar: sem o apoio da prefeitura a gente não faz esporte dentro de Brumado”, completou, agradecendo a Secretária Municipal de Educação, Acácia Gondim, que, segundo ele, sempre se mostrou à disposição para dialogar e incentivar o esporte no município. Ao lado da secretária, o Diretor Municipal de Cultura, Jobson Rocha, também marcou presença na final da competição, representando a Administração Municipal.