ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina


Morre aos 98 anos a atriz Eva Todor

(Foto: Reprodução)

Morreu em casa às 8h50 deste domingo (10) a atriz Eva Todor, aos 98 anos. A causa da morte foi pneumonia. A atriz será cremada, mas ainda não há data e horário definidos. Com mais de 80 anos de carreira no teatro e na TV, Eva recebeu diagnóstico de Mal de Parkinson há alguns anos e vivia reclusa em sua casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Seu último trabalho na TV foi na novela "Salve Jorge", de 2012.Eva estava em internação domiciliar (home care) desde o dia 9 de setembro deste ano. Antes, a atriz havia sido internada na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio. Ela era viúva e não tinha filhos.



Convenção do PSDB tem confusão e até cadeiras voando

(Foto: Reprodução)

A convenção do PSDB que ungiu Geraldo Alckmin à presidência do partido foi marcada por uma confusão com bate boca entre militantes e arremesso de cadeiras. Confusão começou na ala onde estão os tucanos de São Paulo e do Distrito Federal. A briga envolve os militantes pró e contra o governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB). Eles se desentenderam porque um grupo quer apoiar a reeleição do socialista em 2018 e outro defende a candidatura do deputado Izalci Lucas (PSDB) ao governo. No mesmo evento, o senador Aécio Neves, então presidente licenciado, por vaiado pela militância e deixou o evento pela porta dos fundos. Assista a vídeo do tumulto na convenção tucana. 



Conquista: Fogo atinge casa no bairro Brasil; ninguém se feriu

Foto: Divulgação l Corpo de Bombeiros

Um incêndio atingiu uma residência na cidade de Vitória da Conquista, neste sábado (9). O imóvel fica localizado na Praça Nossa Senhora dos Verdes, no bairro Brasil. Não houve feridos na situação. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu resgatar um jabuti que estava no imóvel. O animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no município. Os bombeiros não informaram se tinha alguém dentro da casa quando o incêndio começou. Ainda não há informações sobre o que provocou o início das chamas. Móveis e uma motocicleta ficaram destruídos.

 



E agora? Exército destitui general de cargo por ter criticado Temer

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Exército pedirá ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, a destituição do general Antonio Hamilton Mourão do cargo de secretário de Economia e Finanças do Comando do Exército depois que ele afirmou que o presidente Michel Temer faz do governo um “balcão de negócios” para se manter no poder. Mourão vai ficar sem função à espera do tempo de ir para reserva, em março de 2018. Para o lugar dele, o comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, indicou o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira. “Não há dúvida que atualmente nós estamos vivendo a famosa Sarneyzação (em referência ao ex-presidente José Sarney). O nosso atual presidente vai aos trancos e barrancos buscando se equilibrar e mediante o balcão de negócios chegar ao final de seu mandato”, disse o general. Em setembro, Mourão falou três vezes na intervenção militar enquanto proferia uma palestra na Loja Maçônica Grande Oriente, também em Brasília: “Ou as instituições solucionam o problema político, pela ação do Judiciário, retirando da vida pública esses elementos envolvidos em todos os ilícitos, ou então nós teremos que impor isso”. O militar foi questionado sobre o que o alto generalato pensavam sobre a pré-candidatura do deputado Bolsonaro. Mourão respondeu em sinal de apoio ao parlamentar, que saiu em sua defesa quando ele proferiu a palestra em setembro e escapou de punição. “O deputado Bolsonaro já é um homem testado, é um político com 30 anos de estrada, conhece a política. E é um homem que não tem telhado de vidro, não esteve metido aí nessas falcatruas e confusões. Agora, é uma realidade, já conversamos a esse respeito, ele tem uma posição muito boa nessas primeiras pesquisas que estão sendo feitas, ele terá que se cercar de uma equipe competente, ele terá que atacar esses problemas todos, não pode fazer as coisas de orelhada, e obviamente, nós seus companheiros dentro das Forças olharmos com muito bons olhos a candidatura”, declarou.



'Acontece de tudo': Jatinho do cantor Leonardo atola em pista do aeroporto de Barreiras

Foto: Reprodução l Vídeo

Choveu tanto em Barreiras neste fim de semana - cerca de 50mm -, que até o jatinho do cantor Leonardo atolou na pista do aeroporto da cidade. Na manhã deste sábado (9), por causa das chuvas na região, o cantor ficou com uma das rodas da aeronave presa na pista. Em dois vídeos postados nas redes sociais, o artista brincou. “Choveu até atolar o avião. Ali, mostra lá! Nós vamos furar o pneu do avião com essa pá”, disse em vídeo publicado. “É a primeira vez que vejo avião atolado no asfalto . Acontece de tudo, né?”, falou em outro vídeo. O cantor fez show na cidade de Barreiras na noite de sexta-feira (8), ao lado de Eduardo Costa. A apresentação, que faz parte da turnê Cabaré, aconteceu no Parque de Exposições da cidade. 



Comitê do Contas toma nova deliberação sobre irrigação do agronegócio em Piatã

(Foto: Divulgação)

Reunindo os seus membros no último dia 07 de dezembro, no Posto Avançado do Inema, na Cidade de Jequié – BA, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas – CBHRC realizou a sua última plenária do Ano de 2017, abordando assuntos relevantes e tomando importantes deliberações, a exemplo da aprovação de parecer jurídico sobre os instrumentos usados a fim de legalizar a captação de água para irrigação do agronegócio em Piatã. Cumprindo ítem da pauta, a palavra foi franqueada ao Técnico do Inema, Maurílio Fernandes, e o mesmo deu informes sobre a elaboração do Plano de Bacia, que vem se arrastando desde 2013. Segundo Fernandes, o Inema teve reuniões com as empresas Gama e Água e Solo, que formam o Consórcio Águas da Bahia e se decidiu que a Gama irá fazer a entrega do documento de diagnóstico da Bacia em Janeiro de 2018. 

(Foto:Divulgação)

Outro assunto importante da Plenária foi a proposta do Professor da UESB, Ricardo Jucá, para que seja realizada uma campanha de combate ao uso de agrotóxicos, por meio de atividades de comunicação social e seminários. Conforme membros da Plenária, hoje em dia países como a Inglaterra consomem produtos agrícolas apenas da agricultura orgânica. Segundo eles, a degradação tem sido tanta, que já se fala em contaminação de lençóis freáticos pelos agrotóxicos, bem como ameaça de extinção da codorna, beija-flor e abelha, que são seres polinizadores. Na continuidade da Plenária do Comitê, discutiu-se a formação de Câmaras Técnicas e Regionais para auxiliar os trabalhos do CBHRC. Nessa discussão chegou-se a relacionar organizações como o MODERA e STR de Tanhaçu, que irão compor a Câmara Consultiva Regional - CCR do Alto Contas, abrangendo as Sub-Bacias Hidrográficas do Alto Contas, Brumado, Antônio e Rio Gavião. A Plenária discutiu ainda e aprovou o calendário de reuniões do Comitê para 2018, definindo a Cidade de Itacaré em 13 de março; Caculé em 29 de maio; Contendas do Sincorá em 23 de agosto e Iguaí em 08 de novembro. Além de uma plenária extraordinária na Cidade de Brumado, solicitada pelo Coordenador Geral do MODERA, Capitão Henrique Moreira Rocha. Mas o assunto de maior relevância na Plenária foi mesmo a aprovação do parecer jurídico sobre as licenças para a captação de água destinada à irrigação do agronegócio em Piatã. Esse parecer foi decorrência da aprovação da proposta de representação junto ao Ministério Público, apresentada pelo MODERA na Plenária do último dia 17 de agosto em Tanhaçu. Na proposta de representação consta o requerimento para que sejam investigados os fatos a partir de abertura de Inquérito Civil, referente ao Licenciamento Ambiental expedido pela Portaria INEMA Nº 10.268, que ignora a Deliberação Nº 19/2014 do Comitê. A Portaria autoriza a construção de barramento com altura máxima de 17 metros, no Riacho das Pedras, Município de Piatã – BA, para acumular até 9.589.375 m3 de água. O Riacho faz parte da rede de drenagem das nascentes do Rio das Contas. O parecer argumenta que a construção do barramento poderá por em extinção uma espécie endêmica de piaba chamadaHasemania piatan e contribuir para ocasionar impactos ambientais negativos nas Nascentes dos Rios das Contas, Cochó e Paramirim, localizadas na Região de Três Morros, que é o mais alto divisor de águas do Estado da Bahia. Vale ressaltar que o Cochó e Paramirim são respectivamente rios contribuintes das Bacias do Paraguaçu e São Francisco, muito importantes no contexto da hidrografia baiana. Aprovado o parecer jurídico, esse documento será encaminhado pelo Comitê ao Ministério Público Estadual, ao Governo do Estado e ao Fórum Baiano de Comitês. Participaram da Plenária, enquanto representantes de entidades da sociedade civil do Município de Brumado, os Coordenadores Gerais do MODERA, Capitão Henrique Moreira Rocha e Jorge Valério Rocha Gomes, além do Presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, Frederico Maciel de Carvalho Neves. Na oportunidade, a Presidente do Comitê, Rita Braga, lamentou a ausência pela segunda vez consecutiva, do Vice-Presidente, o Secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio de Ambiente de Brumado, Charles de Almeida Granger. 

CONTINUE LENDO


De goleada: Bellintani vence as eleições e é o novo presidente do Bahia

Foto: Reprodução

O Bahia tem um novo presidente. O ex-secretário municipal Guilherme Bellintani, da chapa “Bahia 3.1”, é o novo presidente do Tricolor. Ele foi eleito através de uma votação que aconteceu neste sábado (08), na Arena Fonte Nova. Bellintani foi escolhido pelos sócios e terá mandato presidencial até o final de 2019. Bellintani concorreu contra os seguintes candidatos: o advogado Abílio Freire da chapa “Mais um, Baêa!”, o engenheiro Fernando Jorge da chapa “Volta a Sorrir” e Flávio Alexandre, o Binha, da chapa “Bahia Campeão dos Campeões”. Ele foi o candidato que recebeu o apoio do último presidente, Marcelo Sant’Ana, que se candidatou ao Conselho pelo grupo “Revolução Tricolor”. O vice-presidente eleito pelo Bahia foi Vitor Ferraz que faz parte do grupo “Revolução Tricolor”, o mesmo de Marcelo Sant’Ana, agora ex-presidente e Pedro Henriques, agora ex-vice-presidente.



SindComerciários: Poções e Região também abraçou a Campanha Salarial 2017/2018

Foto: Reprodução

Os comerciários de Poções e Região já aderiram a nossa Campanha Salarial 2017/2018 e mostraram todo o apoio que o sindicato precisa nessa luta. È de muita importância a participação de todos, è através do apoio dos trabalhadores que vamos alcançar a vitória! Campanha Salarial 2017/2018 "Todos em Defesa da Valorização Profissional"

 



Repórteres, ouçam o que estão falando alto nas mesas dos botecos

Chico Buarque e o jornalista Tarso de Castro em um bar, no ano de 1973. (Foto: Instituto Antônio Carlos Jobim)

Longe dos registros da história oficial do Brasil, as conversas das mesas dos botecos fazem parte do modo de vida do brasileiro. E o conteúdo das conversas mostra a versão dos bêbados sobre as coisas que estão acontecendo naquele momento. Nos tempos do Regime Militar (1964 a 1985), a conversa se iniciava em tom baixo para evitar que caísse nos ouvidos dos agentes do regime. E o tom aumentava na medida em que as garrafas de cervejas e os martelinhos de cachaça vazios se empilhavam nas mesas. No final da noite, até uma música, cantada a todo o pulmão, proibida pelo censura, saía. Esse momento é lembrado em música cantada por Chico Buarque chamada “O Que Será”. Em um dos versos, pergunta “o que será que estão falando alto pelos botecos”. A conversa de boteco foi, e sempre será, um pilar importante na formação do repórter. Ali gente envolvida em várias profissões se dá o direito de falar sem temer as consequências, portanto há relatos muito próximos à verdade dos fatos. Saber ouvir e avaliar os conteúdos das conversas é um belo exercício para a formação do jornalista. Nas palestras que faço sobre a formação do repórter nas redações de jornais, rádios, sites e TVs e em salas de aula das faculdades de jornalismo, eu sempre reservo um tempo para alertar sobre a importância do que se fala nas mesas dos botecos. A minha geração — tenho 67 anos, 40 como repórter investigativo — foi lapidada nas universidades. Mas aprendemos jornalismo nas mesas dos botecos, conversando com os repórteres mais velhos. Lembro que ali aprendi que um lide — a maneira como se abre uma matéria — não pode ter mais de cinco linhas. Tem que ser direto e mostrar ao leitor que o assunto diz respeito ao cotidiano dele. Lembro que, certa vez, no final dos anos 70, eu estava bebendo em um boteco com os repórteres do Coojornal — jornal alternativo da extinta Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre. Já tinha tomado tantas cervejas que estava com a visão duplicada. Fechava um olho para ver direito as coisas. No meio da conversa, alguém fez um comentário sobre uma crônica feita por um repórter sobre um filme. Um dos editores do Coojornal, que usava um óculos que faltava uma lente, disse uma coisa que foi importante para minha carreira. Ele disse: — O que interessa para o leitor o que ele pensa sobre o filme? Sempre que deixo de lado as informações para dar ao leitor a minha opinião particular, eu penso sobre o que ouvi naquela mesa de boteco. Como repórter, eu sempre viajei muito em busca de histórias para contar ou envolvido em coberturas. Em todas as cidades em que estive, sempre fui ao boteco ouvir as conversas. E, muitas vezes, virei uma matéria — virar a reportagem, no jargão das redações, é descobrir uma informação nova relevante — ouvindo o que se falava na mesa vizinha a minha. Lembro que, em 2006, um surto de febre aftosa estava destruindo os rebanhos de gado nas cidades de Japorã, Eldorado e Mundo Novo, na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, região complicada para jornalista trabalhar. Havia repórteres de várias partes do mundo. Em uma noite, em um boteco de Eldorado, eu ouvi um relato muito detalhado de um fiscal paraguaio, sobre como tinha começado o surto da aftosa, para um funcionário do Ministério da Agricultura (MA) do Brasil. No dia seguinte, eu fiz alguns telefonemas para saber se o que tinha ouvido não era apenas conversa de bêbado. Não era. Daí foi só fazer a matéria. Dias depois, o funcionário do MA me perguntou como eu tinha conseguido aquelas informações. Eu respondi: — Fontes! Vejamos os dias atuais. O repórter vive conectado 24 horas ao que acontece no planeta. E as notícias dão a volta ao mundo em uma velocidade espantosa. Em um ambiente assim, as informações exclusivas têm um imenso valor. Um dos endereços da exclusiva é o boteco. Lembra que o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, o homem que denunciou duas vezes por corrupção o presidente da República, Michel Temer (PMDB – SP), foi fotografado em um boteco no Rio de Janeiro? Claro, é raro encontrar uma fonte do quilate de Janot andando pelos botecos. Mas os assessores, que vivem ao redor de fontes importantes, ouvem os seus comentários particulares, andam pelos botecos e, geralmente, gostam de conversar com os amigos sobre os seus chefes para mostrar que são importantes. É nessa hora que temos que ter o ouvido apurado. É importante o repórter conhecer a geografia dos botecos, principalmente em centros de decisões políticas e econômicas do país, como Brasília (DF) e São Paulo (SP). É ali que as coisas acontecem. Também tem os botecos de jornalistas. É ali que muita gente vai para saber o que andamos falando. Não é difícil descobrir. Nós temos o costume de discutir gritando. Dentro do atual momento político e econômico do Brasil, nunca se falou tão alto nos botecos como hoje. Basta ter um bom ouvido.



Estação Noel abre suas portas no Arquivo Histórico Municipal Memória de Brumado

(Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (7), às 8h30, a Estação do Noel abriu as suas portas para receber crianças de todas as idades. O bom velhinho se encontra no Arquivo Histórico Municipal Memória de Brumado, localizado na Rua Dr. Mário Leite, 51, Centro. O Papai Noel está presente na vida das crianças de todo o mundo e espera a sua visita no período de 11 a 14 de dezembro, no turno matutino, de 8h às 10h30, e nos dias 18 a 21 de dezembro, no turno vespertino, de 14h às 17h. A abertura foi abrilhantada pela presença dos alunos e professores da Escola Municipal Élcio José Trigueiro, dando vida à Estação Noel e alegrando o bom velhinho barrigudo, pele rosada, barba branca e vestido com roupas vermelhas. Papai Noel como sempre com toda a sua magia encantou a criançada contando estórias de AMOR E PAZ, de grande importância, em especial nas festas natalinas.  As Professoras Marinês Almeida e Maria de Lourdes Oliveira, responsáveis pelo sorriso e alegria de cada criança que visitam a Estação Noel, interagem com a fantasia de todos, misturando lendas e tradições populares ao longo da história. A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, realiza o Projeto intitulado Estação Noel desde o ano de 2014, no intuito de propiciar a magia do Natal, encantando e enaltecendo essa data tão especial.



Polêmica: Filho de Bolsonaro critica professora da Uesb que 'simulou sexo' com camisinha

(Reprodução: Twitter)

O vídeo que circulou esta semana nas redes sociais tem gerado polêmica entre os internautas, já que uma suposta professora aparece ensinando os alunos a colocarem a camisinha com a boca. Nas imagens, é possível ver a professora agachando e simulando um sexo oral em um pênis de borracha, que está sendo segurado por um dos alunos. Alguns internautas afirmaram que o fato teria acontecido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em Jequié, durante uma aula de sexologia. O deputado estadual Flávio Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, também usou as redes sociais para criticar a atitude da professora. “É papel do professor simular um b... no aluno para colocar a camisinha?”, postou o deputado.



Rui eleva tom e dispara contra opositores: 'menininhos ricos, mimados e que só vivem no luxo'

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Cada vez mais o governador Rui Costa (PT) tem afinado seu discurso com críticas ao falar do grupo de oposição na Bahia, que tem como um dos líderes o prefeito ACM Neto (DEM) e é aliado ao governo do presidente Michel Temer (PMDB)  Em suas andanças pelo interior inaugurando unidades de saúde, entre outros atos administrativos, o petista não perde a oportunidade de dizer que Salvador tem a pior cobertura de atenção básica na saúde, que não tem um hospital municipal e muito menos uma maternidade.  Nesta sexta-feira (8), quando inaugurou a policlínica regional de saúde de Irecê, o já declarado candidato à reeleição em 2018 pela continuidade no Palácio de Ondina elevou o tom das críticas. Foi além dos discursos até então preferidos e adjetivou, sem citar nomes, os políticos adversários. Lembrou do empréstimo de R$ 600 milhões emperrado no Banco do Brasil por suposta articulação política do grupo de Neto junto a Temer, bem como da dificuldade em ter os repasses do governo federal para obras tocadas pelo governo federal em Salvador como metrô e avenidas transversais. "Eu estou fazendo e tendo que botar recursos do governo do Estado porque eles não estão pagando a parte deles do metrô. Estou fazendo todas aquelas avenidas de Salvador botando dinheiro do governo do estado, porque eles estão boicotando, sonegando e impedindo que a Bahia receba. O último pagamento que eles fizeram foi em abril deste ano. R$ 80 milhões eles devem à Bahia das obras das avenidas de Salvador", apontou. O petista, ao falar para o público presente, enfatizou a história do empréstimo barrado. "Por último foi o empréstimo, que está autorizado pelo Ministério da Fazenda, passou um ano tramitando na burocracia. O banco assinou e no dia de depositar, esses que são os amigos de Temer na Bahia que tramam contra o povo baiano, pediram para não repassar, porque eles querem que o povo continue andando no buraco, continue sem escolas, para chegar ano que vem dizerem: 'está vendo que não foi feito? Tem que votar em mim para fazer'", encenou. Em seguida, o governador parafraseou foi aplaudido ao mencionar uma lição aprendida com a mãe no bairro da Liberdade, na capital baiana: "Acham que ao humilhar as pessoas vão conquistar isso. Mas eles não conhecem a determinação, a alma de quem nasceu na Liberdade, não conhecem a alma do filho de Clovis dos Santos e de dona Maria Luzia Costa dos Santos. Eles não conhecem a raça e a determinação, porque eu aprendi desde pequenininho com minha mãe, que juntava sempre os quatro filhos e dizia sempre olhando no olho: "nunca baixe a cabeça para ninguém'". "Graças a esse sentimento, a essa coragem, própria de quem nasce na periferia e de quem nasce na favela, eu estou aqui como governador da Bahia contra aqueles que são menininhos ricos, mimados, que só vivem no luxo e nunca cuidaram do povo que morre de câncer na periferia e na pobreza", disparou o governador, que prosseguiu nos ataques, mais uma vez, sem citar nomes: "A presença deles na política nunca foi e não é para cuidar de gente. É para fazer negócios para si e para seus amigos. Isso precisa ser dito com todas as letras ao povo".



Sócios definem neste sábado futuro presidente e Conselho Deliberativo do Bahia

(Divulgação)

‘Histórico’. Essa palavra é a que melhor define este sábado (9/12) para o Bahia. A partir das 9h, na Arena Fonte Nova, os pouco mais de oito mil torcedores – associados há pelo menos um ano e com as mensalidades em dia -, vão poder participar da terceira eleição direta do clube, o triênio 2018-2020. Desde 2014, o sistema democrático com diretoria executiva e conselho deliberativo escolhidos por sócios através do voto direto foi implantado. Após mandato-tampão com duração de cerca de seis meses, Fernando Schmidt deu lugar para Marcelo Sant’Ana, que se consagrou vencedor da eleição para o primeiro triênio do clube pós-democracia. Agora, o jornalista deixa o cargo e se candidata a uma vaga no Conselho Deliberativo no clube. Ao todo, cinco chapas se inscreveram até a última sexta-feira (1º/12) para o pleito executivo. A primeira, “Bahia 3.1”, é composta pelos grupos Revolução Tricolor, 100% Bahia, Simplesmente Bahia e Sou Bahia terá como candidatos Guilherme Bellitani para presidente e Vitor Ferraz, para vice. A segunda, “Voltar a Sorrir “, é composta pelos grupos A Voz do Campeão, Integridade Tricolor e Avante Esquadrão terá como candidatos Fernando Jorge para presidente e Antônio Tillemont para vice-presidente. Já a “Bahia Campeão dos Campeões” tem como candidato a presidente Flávio Alexandre, conhecido como Binha de São Caetano, e Zé Tricolor para vice-presidente. Representante do grupo “Mais Um, Baêa, Abílio Freire é candidato à presidência e tem Virgílio Elísio como candidato a vice-presidente. Nelsival Menezes seria candidato a presidente pela chapa “Bahia Gigante”. Porém, de última hora, ele teve a candidatura indeferida pela comissão eleitoral – o grupo “não apresentou a documentação completa exigida para o seu registro e acabou fora do pleito. Além de o novo presidente, o Bahia terá outra decisão muito importante neste sábado: a escolha dos 100 membros que formam o novo Conselho Deliberativo, que tem a função de fiscalizar o clube, além de discutir e votar determinadas resoluções. No Tricolor, a escolha dos conselheiros acontece de forma proporcional aos votos dos sócios. Eleitos, os conselheiros tomam posse e escolhem a mesa diretora, com presidente do Conselho Deliberativo, vice-presidente e um secretário.  No site oficial, o clube fez um guia com orientações para os torcedores. 



Bombeiros são acionados para libertar Youtuber que cimentou a cabeça dentro de micro-ondas

Youtuber teve a cabeça cimentada pelos amigos (Foto: Reprodução/Youtube/WestMidsFire)

Cinco bombeiros passaram uma hora trabalhando para resgatar um Youtuber que tinha cimentado a cabeça dentro de um forno de micro-ondas. O caso aconteceu em Fordhouses, na Inglaterra, na quarta-feira (6). O jovem de 22 anos teve ajuda de um grupo de amigos para encher de massa o forno no qual estava sua cabeça protegida por um saco plástico. A ideia, segundo o jornal "The Guardian", era usar o micro-ondas como um molde. Quando os serviços de emergência foram chamados, os amigos já estavam tentando tirá-lo havia 90 minutos. Eles conseguiram fazer o Youtuber respirar através de um tubo que introduziram no forno."Tirar o microondas foi complicado porque muitas partes estavam soldadas. (...) Levamos cerca de uma hora para libertá-lo. Todo o grupo envolvido se desculpou, mas esse era claramente um caso que poderia ter impedido que ajudássemos alguém com uma necessidade genuína e acidental ", acrescentou.



Até 2019, todos os veículos deverão passar por inspeção para renovarem licenciamento

Resolução 716 d Contran prevê que inspeção deverá ocorrer a cada dois anos, ou veículo será proibido de circular. Objetivo de minimizar acidentes por falta de manutenção (Foto: Reprodução)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta sexta-feira as regras do programa de inspeção técnica veicular. De acordo com a resolução 716, o programa os órgãos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal terão prazo até 31 de dezembro de 2019 para implantar o programa em suas áreas de atuação. De acordo com o Contran, o objetivo da medida é evitar acidentes provocados pela falta de manutenção dos veículos. A regulamentação determina que a inspeção deverá ser realizada a cada dois anos em todos os veículos, conforme cronograma que será estabelecido por cada Departamento de Trânsito (Detran) estadual. Segundo o Contran, a inspeção veicular será pré-requisito para o licenciamento anual. Ou seja, carros que não fizerem a inspeção não poderão ser licenciados e, dessa forma, ficam em situação irregular.



Brumado: Invasões em frente ao IFBA retornam; empreendimentos futuros na Educação e Saúde podem ser prejudicados

As invasões voltaram a acontecer o que trouxe preocupação para as autoridades municipais (Foto: 97NEWS)

Considerado um dos locais mais vitais para o futuro de Brumado, a área da região da Fazenda Santa Inês, que já abriga atualmente o campus do IFBA, não é somente objeto de desejo dos que buscam avanços e conquistas para o município, mas também daqueles que querem se aproveitar da coisa pública em benefício próprio, como é o caso de um grupo de pessoas que estão sistematicamente praticando invasões, querendo se beneficiar de forma ilícita da futura regularização imobiliária que contemplará a região. Após terem sido debelados pela Polícia Militar pela Polícia na manhã desta quinta-feira (07), eles, novamente retornaram ao local armando novos acampamentos, desafiando as autoridades. O que é mais preocupante é que, como nos finais de semana a fiscalização é bem menor, eles podem "criar raízes" e se apossar mesmo do terreno, alegando que vivem do que produz a terra, que é a condição imposta para a regularização. A Procuradoria Geral do Município já está se mobilizando para conter as invasões, mas é necessário a adesão das forças da segurança pública, o que pode atravancar o processo, já que o contingente policial em Brumado é bem abaixo das necessidades. O fato é que, caso as invasões venham a se oficializar, o risco de prejudicar a vinda de empreendimentos futuros importantes para o município como a Policlínica Regional e própria Faculdade de Medicina que já está em fase de pré-implantação.



TCM rejeita contas do município de Rio do Antônio exercício de 2016

O ex-prefeito Gerson de Souza Ribeiro teve as contas rejeitadas pelo TCM (Fotocomposição: 97NEWS)

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia - TCM/BA opinou pela rejeição, nesta Quinta Feira (07), das contas da Prefeitura Municipal de Rio do Antônio referentes ao Exercício de 2016. Durante o período sob responsabilidade de Gerson de Souza Ribeiro, foram apuradas irregularidades quanto aos Restos a Pagar totalizando saldo negativo de mais de 2 milhões de reais, infringindo o Art. 42, da Lei de Responsabilidade Fiscal; descumprimento da despesa com pessoal ultrapassando o índice de 54%; e o não recolhimento de multas estabelecidas pela Corte na análise de contas de Exercícios anteriores. Motivos pelos quais, foram impostas penalidades aos ex Gestores, e formulação de Representação ao Ministério Público contra o ex-prefeito Interino. Além das contas de Rio do Antônio o TCM rejeitou, na mesma sessão, as contas de outras prefeituras, são elas: Araçás (Maria das Graças Leal), Capela do Alto Alegre (Joseney Santos), Maiquinique (Maria Aparecida Campos), Marcionílio Souza (Adenilton Meira), Mirangaba (Dirceu Ribeiro), Pilão Arcado (João Ubiratan Lima), Rio do Antônio (Gerson Ribeiro/Humberto Guimarães), Santanópolis (Juarez Tavares), São Desidério (Ademilton dos Santos) e Senhor do Bonfim (Edivaldo Correira).



Solidariedade: Campanha em prol da cirurgia de urgência do brumadense André Ricardo de Almeida

O brumadense André Ricardo precisa fazer a cirurgia com urgência (Foto: 97NEWS)

Participe da campanha para arrecadar fundos para a cirurgia em caráter de urgência de nosso querido André Ricardo. Há duas semanas o André acordou sem enxergar nada. Após passar por exames em Vitória da Conquista foi constatado “Deslocamento de retina regmatogênico em olho direito”, fato que nos leva ao desespero. Se não for feita a cirurgia rapidamente, ele vai ficar cego pois já não enxerga com o olho esquerdo desde 2009. O médico de Vitória da Conquista alegou que a cirurgia não poderia ser feita na região. Indicou um hospital de Goiânia, chamado CBCO (Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos), referência no Brasil. André já viajou para Goiânia e inclusive já consultou no referido Hospital. Em Goiânia o médico informou que a cirurgia deveria ser feita rapidamente pois a medida que os dias vão passando a possibilidade de êxito vai diminuindo. O valor da cirurgia foi estipulado em 10 mil reais, uma quantia que não temos no momento. Por isso, estamos fazendo esta campanha para poder confirmar a cirurgia. Qualquer quantia será de muita ajuda. Caso a ajuda ultrapassar o valor da cirurgia, o dinheiro será doado para o Hospital do Câncer de Barretos, para que outras pessoas também possam ser ajudadas.Duvídas (Clique Aqui).

Os dados da conta para a ajuda são:
Caixa Econômica Federal
AG: 0947
OP:013
Poupança: 00083034-9
Nome: Andre Ricardo de Almeida Andrade

 



Alerta: Chuvas já começam a fazer estragos em Brumado

No Conjunto Residencial Brisas casas foram invadidas pela água e pela lama (Fotos: 97NEWS)

As tão esperadas chuvas acabaram chegando, mas elas trazem não somente à alegria para os moradores do meio rural, mas, também, a preocupação para as famílias que residem nos bairros periféricos da cidade, os quais apresentam históricos déficits estruturais. Na manhã desta sexta-feira (08) uma forte precipitação pluviométrica de cerca de 30mm atingiu a zona urbana, começando a causar estragos e transtornos para a população. O Conjunto Residencial Brisas foi um dos mais atingidos, onde várias casas foram invadidas pela água e pela lama, provocando a perda de móveis.

A situação de várias ruas do Bairro Baraúnas que já era precária, agora ficou à beira da total destruição (Foto: 97NEWS)

Ruas ficaram totalmente intransitáveis como no Bairro das Baraúnas, as quais já estavam em estado precário, mas agora ficaram bem destruídas. O risco de queda de residências também é preocupante, já que a terra ficou úmida e as chuvas devem continuar nos próximos dias, lembrando que existem algumas edificações que são frágeis e podem requerer uma ação mais específica da Defesa Civil. Uma das cenas mais emblemáticas foram registradas na Ponte do São Félix que ficou com a sua trafegabilidade bem prejudicada pela grande quantidade de água, mas, que, mesmo assim, motoristas se arriscaram, confira o vídeo abaixo:



Ibicoara: Motociclista morre após colidir contra viatura da 34ª CIPM

Foto: Reprodução

Na última quinta-feira, dia 7, um grave acidente ocorrido em uma estrada vicinal no povoado de pilões, zona rural  de Ibicoara, ceifou a vida do lavrador, José de Jesus Aragão, de 63 anos, natural de Iramaia. De acordo com informações, o acidente aconteceu por volta das 12h30, quando o motociclista não conseguiu frear, e veio a colidir frontalmente com a viatura, sofrendo graves ferimentos. José chegou a ser socorrido pelo Samu, sendo levado ao Hospital de Barra da Estiva, mas não resistiu e faleceu minutos depois. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado onde passou por exames de necropsia. A polícia civil investiga o que teria provocado o acidente.