ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ


Agora é proibido: Sancionada pelo governador a lei que proíbe extração, venda e uso de amianto

Foto: Reprodução

A lei que proíbe a extração, comercialização e utilização de amianto, aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no dia 5 de dezembro, foi sancionada pelo governador Rui Costa e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (28). O projeto, faz cumprir uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) emitida no final de novembro, que proíbe o uso do mineral em todo o território nacional. O amianto, ou asbesto, era usado desde a fabricação de artigos comuns, como reservatórios de água e telhas, até como base em processos industriais, mas é cancerígeno. O projeto causou polêmica após o Ministério Público do Trabalho (MPT) pedir o veto de um dispositivo do texto que permitia o uso de amianto no processo industrial de eletrólise para produção de cloro. Segundo Rosemberg, no entanto, nesse caso não há contato dos trabalhadores envolvidos com o produto. “O produto vem fechado e não há qualquer contato com o indivíduo. A liberação surgiu por meio de emenda, a partir de debates na Assembleia, com diversos segmentos, em especial os trabalhadores. 



Conquista: Novo aeroporto recebe autorização para funcionar

Foto: Divulgação

O novo aeroporto de Vitória da Conquista, já tem autorização para funcionar. Com previsão de entrega para julho do ano que vem, o terminal Glauber Rocha, como foi denominado, teve a homologação concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) após solicitação da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).  Neste mês de dezembro, continuam as obras de construção do Terminal de Passageiros. Nessa fase, foram investidos R$ 45 milhões. “Quando estiver em pleno funcionamento o Aeroporto Glauber Rocha vai absorver a demanda atual, de 250 mil passageiros por ano, e a previsão é de que até 2020 a movimentação seja ampliada para 500 mil passageiros/ano”, afirma o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.



Educação: Reajuste de piso pode não chegar a professores baianos

Foto: Reprodução

O reajuste de 6,81% no salário dos professores terá um impacto negativo nas contas dos municípios baianos e pode não ser repassada, segundo o presidente da União dos Municípios Baianos (UPB), Eures Ribeiro. A portaria publicada nesta quinta-feira (28) pelo Ministério da Educação foi recebida com olhos receosos pelas prefeituras baianas que já estão com dificuldades para fechar as contas e aguardam o depósito emergencial do Auxílio Financeiro aos Municípios pelo Governo Federal que não será mais repassado. “Existem municípios que já estão com 100% dos recursos da Fundeb comprometidos com salário de professores e não se faz educação só pagando salário”, argumentou Eures Ribeiro. A medida, para Rui Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), quer garantir redução da jornada de trabalho para os professores, além de reajustar os salários que ainda estão fora da regulamentado. Segundo o professor, 95% dos municípios não pagam o piso. Eures Ribeiro rebate o dado dizendo que 70% das cidades pagam a quantia, mas caso os investimentos na educação não sejam elevados, 100% dos municípios baianos passarão a não pagar o piso. 



Curaçá: Grupo atira, rende vigilantes e explode carro-forte em trecho de BA-210

Foto: Reprodução / TV São Francisco

Um carro-forte foi explodido nesta quinta-feira (28) em um trecho da BA-210 de Curaçá, no Sertão do São Francisco. Devido ao forte impacto da explosão, o cofre foi arremessado a cerca de 30 metros. A ação ocorreu ainda pela manhã, por volta das 10h30. Conforme a Polícia, via TV São Francisco, o grupo estava a bordo de dois carros e chegou atirando. Os criminosos ainda renderam os vigilantes, os obrigando a sair correndo pelo mato. Na explosão, o teto do carro foi parar no meio da pista e cédulas de dinheiro destruídas ficaram espalhadas pela pista. Apesar de toda a ação, não houve feridos. Até o momento não há informações do paradeiro dos criminosos nem de quanto de dinheiro era transportado.



Caso Dedim Gouveia: Músico fala da polêmica nas redes sociais e nega ter agredido funcionário da banda

Foto: Reprodução

Envolvido em uma polêmica nas redes sociais e acusado de ter agredido um músico de sua banda, o sanfoneiro e forrozeiro Dedim Gouveia rebate a versão. Em entrevista ao Cearanews7, Dedim se defende. O fato ocorreu no fim de semana prolongado do Natal durante o show do cantor, músico e ex-apresentador de TV, em um clube na cidade de Boa Viagem. Ele teria agredido seu sanfoneiro com o próprio microfone causando um golpe na cabeça do músico, que lhe rendeu alguns pontos. Nesta na última terça-feira (26), Dedim se apresentou espontaneamente à Polícia Civil em Fortaleza e fez um Boletim de Ocorrência, quando narrou o que aconteceu. Veja o vídeo:



PM-BA inicia Operação Réveillon em Paz com mais de 5.600 policiais

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) iniciou a Operação Réveillon em Paz, nesta quinta-feira (28), e segue com a ação até a próxima segunda-feira (1º), na capital e no interior do estado, mobilizando 5.603 policiais. De acordo com o porta-voz da PM-BA, o capitão Bruno Ramos, “essa operação vai acontecer nos moldes da que é executada no Carnaval da Bahia, a ‘Folia em Paz’, envolvendo abordagens preventivas no entorno dos locais de festa e aglomeração de público, nos terminais rodoviários e nas estações do metrô, nos corredores de tráfego, coletivos e veículos”. A iniciativa envolve policiamento em dupla; revista para evitar entrada de armas e objetos perfurocortantes, a exemplo de garrafas de vidro e lâminas; dez postos elevados, nos quais ficarão patrulhas compostas por cinco homens, em média; uma plataforma móvel de observação elevada; cães farejadores; e detectores de metais. A autônoma Maria José está satisfeita e enfatiza que “quanto mais segurança, melhor”. O interior vai receber um efetivo com 1.727 homens, direcionados para as regiões Metropolitana, Leste, Norte, Oeste, Chapada, Sudoeste e Sul. Esta última lidera no número de policiais atuantes, com quase 800 homens presentes para a realização do policiamento.



Réveillon: Receitas de alimentos que trazem sorte na noite da virada

Foto: Reprodução

Neste fim de ano desejamos sempre tudo que há de melhor para nós e as pessoas que convivemos e amamos. Vale de tudo para ter uma nova entrada de ano com toda positividade possível, até investir numa ceia recheada de alimentos que segundo a tradição podem atrair um emaranhado de sentimentos e desejos para a noite da virada.

Carne de Porco:

Muitas culturas dizem para colocar o porco no centro da festas porque eles simbolizam o progresso.

Pernil de Porco Assador

INGREDIENTES

  • 1 pernil de 3 kg sem couro
  • Suco de 20 limões cravo ou rosa
  • 3 copos de vinho tinto seco
  • 3 copos de vinagre de vinho tinto
  • 2 copos de molho de soja shoyu
  • 1 colher de sopa de alecrim
  • 1 colher de sobremesa de pimenta calabresa flocos
  • 2 colheres de sopa de tempero pronto com sal
  • 3 cabeças de alho moido
  • 5 cebolas picadas
  • 1 colher de sopa de manjericão
  • 1 colher de sopa de manjerona
  • 2 colheres de sopa de páprica picante
  • 1 colher de sopa de páprica doce
  • 1 colher de sopa de pimenta síria moída
  • 2 laranjas picadas meio verde
  • 1 maço de salsa e cebolinha picadas
  • 2 a 3 copos de oleo de soja ou milho
  • 1 colher de orégano
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de mostarda
  • 1/2 copo de molho inglês

MODO DE PREPARO

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, colocando o óleo de soja aos poucos, até formar uma pasta de temperos, se prescisar pode colocar mais um pouco, não fica muito engordurado
  2. Quando formar uma pasta passe no pernil por fora e fure ou injete tempero por dentro
  3. Deixe descansar por 12 horas dentro de um saco plástico na geladeira e vire 2 vezes
  4. Colocar em uma assadeira com borda alta coberto de papel alumínio
  5. Asse em média 1 kg por hora e mais 50 minutos sem o papel alumínio ou até dourar, deixe bem dourado, pode deixar ate mais um pouco no forno até ficar no ponto, bem assado e dourado
  6. Na assadeira coloque 3 copos de água antes de assar para não ficar seca
  7. Pode regar com o caldo da assadeira enquanto assa

Peixes:

Muitas culturas acreditam que os peixes trazem boas vibrações. Os japoneses acreditam que eles são um símbolo de fertilidade por conta de sua capacidade de produzir toneladas de ovos. Os suecos também comemoram a virada do ano com uma abundância de frutos do mar, incluindo pratos em conserva.

 

Bacalhoada

INGREDIENTES

  • 1,5 kg de bacalhau salgado
  • 800 g de batatas descascadas e em fatias entre 0,5 e 1 cm
  • 1 pimentão verde cortado em tiras
  • 1 pimentão vermelho cortado em tiras
  • 2 cebolas grandes fatiadas
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 2 tomates maduros sem pele e sem semente cortados em pedaços grandes salsa picada
  • 100 g de azeitonas pretas sem caroço
  • 1 pitada de pimenta-do-reino (se gostar)
  • 3 ovos cozidos
  • azeite para regar
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

 

  1. Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, trocando a água pelo menos 3 vezes
  2. Desfie e reserve
  3. Em uma panela grande, coloque as batatas, cubra com água e cozinhe por cerca de 20 minutos, com a panela tampada
  4. Escorra, corte as batatas em rodelas finas e reserve
  5. Em um refratário retangular untado com azeite, faça camadas, começando com os tomates, depois a cebola, as batatas, o Bacalhau, as ervilhas, os pimentões, as azeitonas e o cheiro-verde
  6. Tempere com 1 colher (chá) de sal e 1 colher (café) de Ajinomoto, e regue com o azeite
  7. Repita o processo e finalize com os ingredientes que restarem
  8. Finalmente, distribua sobre a superfície as rodelas de ovo cozido, regue novamente com o azeite de oliva e leve ao forno baixo (150°), pré-aquecido, por cerca de 1 hora ou até que os ingredientes estejam “al dente”
  9. Sirva em seguida
  10. Sirva com arroz branco, salada verde e o vinho da sua preferência
  11. Se sobrar, sirva frio no dia seguinte
  12. É uma delícia também

 



Herança Indesejada: Buracos e obstáculos prejudicam a mobilidade urbana e irritam a população de Brumado

Um dos casos que mais chama a atenção é em frente à agência do Banco do Brasil na Praça Capitação Francisco de Souza Meira (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

A infraestrutura urbana em Brumado é indiscutivelmente deficitária, onde as "gambiarras" imperam, mostrando o descaso de concessionárias, órgãos do governo e prefeitura municipal. Basta um simples passeio pelo centro da cidade para se verificar inúmeras falhas, as quais vêm deixando a população cada vez mais irritada. Mesmo num clima de positividade que é produzido pelas festividades de final de ano, várias reclamações na questão da mobilidade urbana continuam chegando à nossa redação, as quais apontam que vários buracos e obstáculos continuam provocando transtornos aos brumadenses. 

O centro da cidade é um dos locais em que os buracos e obstáculos são mais perceptíveis. No caso em questão é no cruzamento da Dr. Mário Meira com a Praça Armindo Azevedo (Fotos: Luciano Santos | 97NE

Um dos alvos principais das reclamações é a Embasa, que estaria deixando inúmeros buracos nas vias públicas após realizar suas obras de recuperação de redes. Mas as insatisfações recaem também sobre a Coelba, DNIT e Prefeitura Municipal. Outro ponto que deve ser ressaltado é que existe um verdadeiro "jogo de empurra" entre esses órgãos, ou seja, cada um retirada a sua responsabilidade para colocar no outro, o que impede a solução dos problema e cria um aspecto muito negativo à cidade, que já foi "batizada" inclusive como "a cidade dos buracos". 

Buraco deixado pela embasa na Alameda Miguel Couto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Petrobras anuncia aumento de 1,7% no preço da gasolina nas refinarias

(Foto: Reprodução)

Petrobras anunciou nesta quinta-feira (28) mais um aumento nos preços dos combustíveis nas refinarias. A partir desta sexta (29), a gasolina ficará 1,7% mais cara. O diesel vai subir 1,1%. Desde julho a companhia adotou uma nova política de reajuste de preços para, segundo a petroleira, acompanhar o mercado internacional. O reajuste se refere aos preços para as refinarias. O repasse ou não do aumento para o consumidor final depende dos postos de combustíveis. De acordo com o Conselho Nacional de Política Fazendária, a gasolina mais cara no Brasil é a do Acre, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Até sexta (22) da última semana, o valor médio da gasolina chegou a R$ 4,089, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).



Profissionais excluídos de microempreendedores individuais fazem abaixo-assinado

(Foto: Valdir Ribeiro Jr.)

A partir do ano que vem, personal trainers, arquivistas de documentos, contadores e técnicos contábeis não poderão mais ser microempreendedores individuais (MEI). Contra a retirada, as categorias fazem abaixo-assinados na internet e tentam reverter a medida. Segundo dados do Portal do Empreendedor, mais de 100 mil empreendedores estão nessa situação e terão que migrar para outras modalidades até 2019. A mudança está na Resolução 137 do Comitê Gestor do Simples Nacional, publicada no início do mês. Para a Sociedade Brasileira de Personal Trainers (SBPT), a notícia foi uma grande supresa. A categoria havia sido incluída no MEI em 2013, também por meio de resolução do próprio Comitê Gestor (111/2013). Entre os excluídos, é a que acumula mais microempreendedores, 35.690.  “O MEI tinha formalizado a atividade, esteve crescendo bastante entre os profissionais. Agora para formalizar, as opções ficam mais custosas. A maioria vai voltar para a informalidade”, diz o diretor da SBPT, Marcos Tadeu. Segundo ele, a estimativa é que haja cerca de 90 mil personal trainers atuando no país. A maioria formal é MEI. Tanto a SBPT quanto outras organizações ligadas aos profissionais pretendem reverter a medida. Abaixo-assinado na internet, até as 8h de hoje (29), reunia 2.611 assinaturas. 

Entre os contadores e técnicos também há mobilização. Até o mesmo horário, eram 4.766 assinaturas online contra a medida. O contador Daniel D’Ajuda é MEI e será um dos afetados . “O impacto do MEI é grande para quem está começando o negócio como contador”, diz e defende que as taxas são mais vantajosas que as demais modalidades. A retirada do MEI “vai burocratizar muito e, alguns casos, inviabilizando quem quer começar um negócio”, ressalta. No total, são 34.860 contadores e técnicos no MEI. Os microempreendedores individuais são enquadrados no Simples Nacional e ficam isentos dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). A partir de 1º de janeiro de 2018, o novo teto de enquadramento passa de R$ 60 mil para R$ 81 mil anuais, ou seja, uma média mensal de R$ 6.750. No total, o Brasil tem 7,7 milhões de MEI. Desses, 103.567 são das três categorias que serão excluídas no ano que vem.  Os dados disponíveis no Portal do Empreendedor são do dia 25 de dezembro. Além das duas categorias citadas, 33.017 são arquivistas de documentos. Segundo o secretário executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, o auditor fiscal Silas Santiago, as ocupações foram excluídas para adequar as normas do MEI ao Código Civil. “Não podem ser empresários pelo Código Civil, por exercer atividade intelectual. Eles têm que ter [ensino] técnico ou superior para exercer as atividades. A exclusão dessas ocupações decorreu de entendimento legal”. Pelo Código Civil, não se considera empresário “quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda que com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa”. Além da exclusão dessas ocupações, outras passam a ser autorizadas como MEI: apicultores, cerqueiros, locadores de bicicleta, locadores de material e equipamento esportivo, locadores de motocicleta, locadores de videogames, viveiristas, prestadores de serviços de colheita, prestadores de serviços de poda, prestadores de serviços de preparação de terrenos, prestadores de serviços de semeadura e de roçagem, destocamento, lavração, gradagem e sulcamento. Todos devem ser independentes. De acordo com Santiago, a Lei Complementar nº 155/2016, estabelece que em 2018 sejam incluídas atividades do meio rural. “Vimos que algumas ocupações já estavam na lista, principalmente na área de comércio, indústria, mas faltava área de serviços. Vimos as opções e colocamos novas ocupações”. O secretário executivo diz que não há estimativa de quantas pessoas devem ser incluídas nessas modalidades.

CONTINUE LENDO


Candidatura de Lula será relançada após julgamento; ato independe de sentença

Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

O PT planeja para o dia seguinte ao julgamento em segunda instância de Lula no Tribunal Regional Eleitoral da 4ª Região (TRF4), macado para 24 de janeiro, uma reunião ampliada da executiva do partido onde a candidatura dele será realizada. Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, deputados, senadores e governadores foram convidados para o evento, que ocorrerá independente da decisão judicial que seja tomada pelos desembargadores. O ato já é visto como um gesto de resistência – há uma expectativa generalizada que o tribunal confirme a condenação emitida pelo juiz Sérgio Moro no caso do tríplex do Guarujá, em São Paulo. O roteiro de mobilizações em torno do julgamento já está praticamente fechado: no dia 13 ao dia 22, será feita panfletagem. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fará acampamento em Porto Alegre. Outros movimentos sociais devem chegar à cidade no dia 23, véspera do julgamento. Uma série de apresentações no Fórum Social Mundial também está prevista na mesma data e há negociações para que personalidades falem sobre Lula no evento. Militantes farão caminhada até o TRF4 e ficarão de vigília até a manhã do julgamento. Em São Paulo, o PT planejou um grande ato para receber o ex-presidente já no dia 24. 



Bom Jesus da Lapa: Suspeita de matar marido se apresenta, alega legítima defesa e é liberada

(Fotos: Reprodução)

A mulher suspeita de matar marido a facada na noite de natal no bairro Parque Verde, em Bom Jesus da Lapa, se apresentou à polícia. Patrícia Gomes Lessa, de 25 anos, esteve na delegacia por volta das 11h desta quarta-feira (27) acompanhada do advogado. O crime aconteceu nesta segunda-feira(25 e vitimou Rodrigo de Oliveira Loureiro, 37. “Ela disse que estava sendo ameaçada e, em um determinado momento da discussão, pegou a faca e desferiu contra Rodrigo”, contou o delegado plantonista responsável por registrar o caso, Antônio de Albuquerque César. Ainda de acordo com ele, apesar de confessar o homicídio, Patrícia não ficou presa. Questionado se a Polícia Civil pretende formalizar um pedido de prisão, Antônio disse que depende de alguns fatores.



Bancos fecham nesta sexta-feira e só reabrem no dia 2

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As agências bancárias estarão fechadas nesta sexta-feira e só reabrem na próxima terça-feira, dia 2 de janeiro de 2018. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os funcionários ainda irão trabalhar nesta sexta-feira, 29,, mas não haverá atendimento ao público.  As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo), carnês e boletos com vencimento nos dias em que as agências estiverem fechadas podem ser pagos no próximo dia útil após o feriado – ou seja, na terça-feira, dia 2, sem qualquer incidência de cobrança de multa. Para realizar operações bancárias nesses dias, os clientes podem usar caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos de celular e telefone. Outra opção para os clientes, segundo a Febraban, é agendar o pagamento de boletos pelos canais eletrônicos.



Economia: Aposentado e pensionista terá reajuste menor do INSS em 2018

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ministério do Planejamento divulgaram alterações nas projeções do aumento do salário mínimo para 2018. Além disso, os aposentados e pensionistas também terão um reajuste menor do INSS a partir do mês de janeiro do ano que vem. A redução vai ocorrer por conta da queda na projeção de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do IBGE. Segundo informações do governo, o salário mínimo para 2018 foi calculado baseado na expectativa de que o índice acumulado no ano fosse de 4,5%. Mais de 30 milhões de segurados do INSS, entre aposentados, pensionistas e os que possuem benefícios previdenciários, vão ter reajuste de 3,41% no ano que vem, tanto os que ganham acima do piso, quanto os que recebem o mínimo. O percentual é o mesmo que será dado ao salário mínimo, acima da inflação. A situação é outra para mais de 22 milhões de segurados do INSS que ganham apenas um salário mínimo. A regra é diferente, o aumento dos benefícios depende da correção do piso nacional, pois ninguém pode ganhar menos. No Orçamento de 2018, o governo prevê que o mínimo vai subir de R$ 937 para R$ 965. O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, informou que o Orçamento trabalha apenas com estimativas, o valor do mínimo e muitas outras coisas pode mudar até o início do próximo ano. Quando definido e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o reajuste e os novos valores de aposentadorias, pensões e auxílios vão começar a ser pagos conforme calendário oficial do INSS. Os segurados devem ficar atentos, porque nem todos que recebem acima do piso terão o mesmo reajuste.



Após solicitação de Zé Carlos de Jonas, rua é recuperada na Vila Presidente Vargas

O vereador Zé Carlos de Jonas acompanhando os serviços de recuperação da Rua Francisco da Silva (Foto: 97NEWS)

Sempre presente nas comunidades em que representa, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) vem realizando um trabalho muito positivo no atendimento das principais reivindicações dos moradores. Mostrando sempre uma interface proativa, o parlamentar vem tendo uma atuação de resultados, sendo um importante elo com a administração municipal. Em mais uma dessas ações, o vereador, após ter recebido várias solicitações dos moradores da Rua Francisco da Silva, que fica na Vila Presidente Vargas, já que a referida via ficou muito danificada pelas recentes chuvas, foi ao setor de infraestrutura urbana cobrar a recuperação. Na manhã desta quinta-feira (28) a solicitação foi atendida com a realização dos serviços. Zé Carlos de Jonas acompanhou os trabalhos e fez questão de agradecer à administração municipal pelo atendimento de mais uma solicitações de sua parte. "A via ficou realmente numa situação muito precária, tanto que os moradores colocaram galhos de árvores para fazer a sinalização no sentido de evitar acidentes", relatou. Ele ainda citou que "então eu fui solicitar os serviços e fui logo atendido e o problema resolvido, então, em nome dos moradores eu agradeço o atendimento à nossa solicitação".



Alegando renovação, prefeito exonera toda sua equipe de governo em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução

A partir do dia 30 de dezembro, 116 funcionários públicos da cidade de Livramento de Nossa Senhora, vão ser exonerados dos seus cargos. O informativo foi publicado nesta quarta-feira (27) no Diário Oficial do Município. O prefeito Ricardinho Ribeiro, exonerou todos os ocupantes de cargos comissionados, inclusive os secretários municipais. A medida faz parte de renovação, segundo o próprio prefeito, contida na lei nº 1.374/2017, que entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2018. A nova estrutura será formada por Gabinete do Prefeito; Controladoria Geral do Município; Secretarias da Administração, Planejamento e Desenvolvimento; Fazenda; Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano; Educação; Esporte, Cultura, Lazer e Turismo; Desenvolvimento Social; Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente e de Saúde. O prefeito ainda alega que poderá haver outras exonerações em forma de rodízio, envolvendo todos os escalões. Tudo isso para enxugar os gastos da administração. 



Dona Dete do Acarajé: 25 anos de solidariedade aos custodiados em Brumado

Dona Dete do Acarajé, um exemplo de virtude e solidariedade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Umas das frases mais célebres de Cristo é "porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver", mas, infelizmente, são poucos que seguem o passos do Mestre, só que, em Brumado, temos um grande exemplo desta virtude cristã que é a solidariedade da baiana de Acarajé mais querida da cidade, Dona Dete, que com seu carisma conquistou uma grande admiração da sociedade brumadense. Ela, que sempre fez questão de partilhar o amor, há 25 anos vem cumprido uma missão dignificante, que é, no período das festas de final de ano, ir visitar os custodiados da 20ª Coorpin, levando, primeiramente o amor por meio de palavras consoladoras e, também os seus saborosos e irresistíveis acarajés. Nesta quarta-feira (27), Dona Dete, acompanhada de sua amiga Betânia, estiveram na DPT de Brumado para completar 25 anos deste ato solidário, levando 70 acarajés para os cerca de 20 custodiados. Como em todos os anos, a baiana, levantou cedo, fez a massa do acarajé com muito amor e carinho, deixando tudo pronto para levar não só os acarajés, mas também uma palavra de conforto para aqueles que cometeram delitos, mas que neste momento, também precisam de uma atenção mais do que especial. 

Acompanhada de sua amiga Betânia, Dona Dete fez a alegria dos custodiados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Para completar o cardápio, teve também o famoso cuscuz doce, com cobertura de leite condensado, uma iguaria de dar água na boca. Por volta das 16h, com devida autorização da Justiça e após uma longa vistoria nos alimentos, a baiana e sua amiga, entregaram os cerca de 70 acarajés aos custodiados, que todos os anos agradecem pelo ato de solidariedade da brumadense, que faz questão de realizar o ato que ela mesmo considera, não só solidário, mas também uma forma de mostrar a eles, que existe uma chance aqui fora, quando todos saírem. Além dos custodiados, todos os funcionários que estavam na ativa foram agraciados com a especiaria baiana. Com um sorriso no rosto, pregando a paz e levando uma palavra de renovação, a baiana conversou com nossa equipe dizendo que "consegui mais um ano, me sinto agraciada, servir acarajés aos presos me trás uma paz interior, me sinto mais humana".  Ela ainda ressaltou que "minha mensagem para eles, é que, possam sair daqui e revejam a liberdade que estão perdendo, os seus familiares os esperam, pois é a família sempre a que mais sofre muito com esta situação". Aos brumadenses, Dona Dete transmitiu que “como em todos os anos, espero que todos possam estar com suas famílias, desfrutando da boa saúde e, por meio do amor e esperança, possamos mudar o futuro desta nação. Que o Bom Jesus abençoe a todos”.



Mais de 103 mil candidatos se inscrevem no concurso para professor e coordenador pedagógico do Estado

(Foto: Divulgação)

Mais de 103 mil candidatos se inscreveram no concurso público para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino, promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e da Administração. Foram 69.587 inscritos para professores e 33.995 para coordenadores pedagógicos. São ofertadas 3.760 vagas, sendo 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos.  O secretário da Educação do Estado disse que a procura pelo concurso revela o interesse dos profissionais pela Educação. "Esta é uma área que vem sendo priorizada enquanto política pública pelo governador Rui Costa, que também está investindo em cursos de qualificação e na promoção da carreira dos professores e coordenadores pedagógicos. São esforços empreendidos mesmo em um momento delicado na economia do país. Portanto, isto significará um grande salto para o fortalecimento do eixo pedagógico das escolas e, consequentemente, para a melhoria da Educação". O cargo de professor padrão P, grau IA Linguagem, com ênfase em Língua Portuguesa, para Salvador, foi o que registrou o maior número de inscritos, 2.006 candidatos. Já o cargo de professor padrão P, Grau IA Ciências Humanas: Filosofia, e para professor padrão P, grau IA Ciências Humanas: Sociologia, ambos para Jacobina, registraram o menor número de inscritos, cinco por disciplina. Para o cargo de coordenador pedagógico Padrão P, Grau IA, Salvador registrou o maior número de inscritos, sendo 6.953 candidatos e Macaúbas registrou o menor número, com 285 inscritos. O concurso terá três etapas. As provas objetivas (1ª etapa) e discursivas (2º etapa) serão aplicadas no dia 25/02/2018, para todos os cargos, no período da manhã, nas cidades de Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Macaúbas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. Somente será corrigida a prova discursiva dos candidatos habilitados e melhores classificados nas provas objetivas. A terceira etapa é a prova de títulos, para fins de pontuação dos candidatos habilitados na prova discursiva.



Médico é detido pela CIPE na cidade de Itapetinga com maconha e arma

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um médico natural da cidade de Itarantim foi preso na noite desta quarta-feira (27) na cidade de Itapetinga, pela CIPE/Sudoeste com droga e maconha. Rafael Brito informou a polícia que estava com a arma para se proteger de possíveis assaltos na região, já que o profissional estava no trevo que dá acesso ao município de Potiraguá. O médico foi liberado após pagamento de fiança. 



BA-148: Família de Palmas-TO escapa ilesa de colisão com animal na pista na noite desta quarta-feira (28)

O estado do veículo mostra a força do impacto com o animal (Foto: 97NEWS)

Conhecida como uma das rodovias que mais registram acidentes com animais soltos na pista na região, a BA-148, que faz a ligação entre os municípios de Brumado e Livramento, vem causando uma enorme preocupação para os condutores que fazem uso regular da mesma. Mas, agora, no período de férias, a referida rodovia também registra um grande fluxo de veículos de turistas, muitos dos quais são advindos da região centro-oeste do país, tendo como destinos principais Porto Seguro e Ilhéus. Historicamente o registro de acidentes nessa época tem um aumento e, para comprovar essa tendência, no início da noite desta quarta-feira (27), por volta das 19h, na altura da entrada para o Distrito de Itaquaraí, uma forte colisão aconteceu entre uma SW4 e um cavalo que apareceu no meio da pista, o qual, devido à força do impacto acabou morrendo na hora. Um sargento da Polícia Militar, lotado na 46ª CIPM, passou bem na hora e deu os primeiros socorros aos ocupantes do veículo que foram salvos devido à eficácia do air-bag que funcionou corretamente. Segundo o sargento, os ocupantes, dentre eles uma idosa e uma criança de sete anos poderiam ter um destino trágico caso o equipamento de segurança não fosse acionado. Fica o alerta para os motoristas que forem utilizar a BA-148, especialmente no período noturno, onde animais soltos na pista são ainda muito comuns.

O animal não resistiu e morreu no local (Foto: 97NEWS)