ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão


13 de Dezembro - Dia do Pedreiro: Quartzolar parabeniza a todos os profissionais

Foto: Divulgação

A data homenageia a profissão de um dos operários mais antigos da história da humanidade. O pedreiro é o responsável por ajudar a construir prédios públicos ou privados, utilizando técnicas de revestimentos com argamassas, alvenaria e demais derivados da pedra. O pedreiro, como o próprio nome sugestiona, trabalha com a manipulação de materiais feitos de pedra ou tijolo. Em homenagem aos pedreiros que ajudaram a construir a cidade de Brasília, a capital brasileira, em apenas 41 meses, em 1961, o presidente do Brasil Juscelino Kubitsckek mandou erguer um monumento que fizesse todos lembrarem da grande importância desta profissão para o desenvolvimento do país.


Homenagem da Quartzolar

Esse operário rudimentar evoluiu, se especializou e se profissionalizou fazendo do uso de Argamassas uma arte para construir as cidades. Parabéns a todos os pedreiros que construíram e constroem a nossa Brumado. Uma das profissões mais importantes e mais presentes na vida de todo mundo. Sem eles nós não teríamos a nossa casa, nosso trabalho, supermercado, e nenhuma outra construção que adoramos visitar. Parabéns pelo seu dia, pedreiro!



Servidor do INSS de Vitória da Conquista é condenado por fraudes em concessão previdenciária

(Foto: Reprodução)

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista (BA), o servidor do INSS Eduardo Andrade Correia foi condenado por ato de improbidade administrativa. A Justiça Federal determinou o ressarcimento integral do dano causado e o pagamento de multa civil no valor de três vezes a sua remuneração, conforme previsto pela Lei Improbidade (Lei 8.429/1992). A decisão é do dia 16 de novembro. Segundo investigações do MPF, em setembro de 2008 o funcionário concedeu benefícios indevidos de amparo assistencial ao idoso a Zorilda Alves da Silva, o que ocasionou prejuízo de R$ 2.485,00 ao órgão. Essa concessão foi intermediada pelo servidor, que negligenciou o fato de que Zorilda não tinha direito de receber o benefício, já que sua renda ultrapassava o teto de ¼ do salário mínimo, pois ela estava casada com uma pessoa já aposentada por idade, conforme previsto no art. 20, §4º, Lei 8.742/1993. Apesar de a segurada ter destacado o seu vínculo matrimonial durante o procedimento que a levou a obter o benefício indevidamente, a entrada na aposentadoria seguiu adiante, foi encaminhada ao funcionário e aprovada. No entanto, antes dessa aprovação, a benefeciária teve o seu auxílio negado por três vezes, tendo em vista que o vínculo já havia sido comprovado com base no RG expedido a partir da certidão de casamento e no comprovante de residência em nome do marido. Estes mesmos documentos deram base ao pedido que foi aceito pelo INSS por intermédio do servidor condenado. De acordo com as investigações, no intuito de não ser prejudicado pelo procedimento administrativo do INSS que apurou sua responsabilidade no caso, e de dificultar o andamento da sindicância, o funcionário acessou infomações confidenciais para obter o telefone da beneficiária e fez contato com ela, tentando constrangê-la. O servidor argumentou que Zorilda não tinha a obrigação de ir à audiência, devido a idade. Entretanto, caso fosse, não precisaria citar o nome dele.



Moradores do São Jorge preocupados com poste danificado; 'pode causar um grave acidente', relatam

A situação do poste é realmente muito precária (Foto: 97NEWS)

Acidentes que acabam danificando postes fazem parte do cotidiano urbano de Brumado, alguns, infelizmente até com vítimas fatais. Um novo episódio desses volta à cena, desta feita no Bairro São Jorge. Segundo informações passadas à nossa redação, um caminhão de uma empresa de poços artesianos bateu num poste, prejudicando a estrutura do mesmo. O local é a rua principal do bairro, Pedro Serra, ao lado de uma panificadora, ou seja, em um local movimentado. Os moradores estão temerosos que algum acidente mais grave possa acontecer, pois o referido poste está com sua estrutura bem danificada, sendo sustentado apenas pelos estrutura de ferro e, além disso, a energia não foi desligada, o que aumentaria o risco de acidentes. Fica então o alerta para a Coelba para realizar a troca do poste com urgência. 



Delegacia Territorial de Polícia Civil de Livramento recebe reforma

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Após anos trabalhando na precariedade, finalmente a Delegacia Territorial de Polícia de Livramento recebe uma reforma total do espaço. Proibida de receber detentos por ordem judicial em junho deste ano, os presos da cidade e região da chapada, eram transferidos para Brumado e cidades vizinhas. Até mesmo os atendimentos como Boletin de Ocorrência (BO), só eram registrados em alguns dias da semana. A reforma aconteceu depois de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública da Estado. A obra já está na fase final, foram feitos os serviços de limpeza do local onde 180 motos e 50 veículos foram removidos, além da pintura do prédio e das celas, troca e manutenção do telhado e paisagismo da área.



Instituto Nacional de Meteorologia emite boletim de alerta para Brumado e demais cidades da Região Sudoeste

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu nesta quarta-feira (13), mais um boletim de alerta de perigo para 219 municípios baianos. O que chama a atenção é que, diversas cidades são da Região Sudoeste, incluindo Brumado e Vitória da Conquista. O aviso serve também para as áreas que compreende a Chapada Diamantina, Sul do Estado, Recôncavo Baiano e Região do São Francisco. Segundo o INMET, a situação meteorológica é perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. No site o alerta de perigo compreende o grau 3 numa escala máxima de 4 graus. Para hoje, o Instituto prevê chuva com trovoadas no fim do dia e a noite. Veja mais no site do INMET.



Brumado: Chuvas deixam estradas e pontes do meio rural intransitáveis; em alguns locais moradores estão ilhados

A situação da estrada vicinal na Comunidade do Jacaré ficou muito deficitária (Foto: 97NEWS)

Não foi somente a zona urbana que foi afetada pela chuva, o meio rural que era o que mais necessitava das chuvas devido à forte estiagem, acabou tendo a sua infraestrutura bem prejudicada. Em alguns locais as estradas ficaram intransitáveis, já em outros as pontes começaram a serem invadidas pelas águas volumosas dos rios. Em registro feito pelos moradores num dos locais mais afetados, a Fazenda Jacaré, fica claro a situação extremamente precária da estrada vicinal que faz a ligação com a sede do município. 

A ponte que faz a ligação da Comunidade de Umburanas com Brumado está sendo invadida pelas águas do rio (Foto: 97NEWS)

Segundo os moradores a situação se agravou já que a referida estrada estava recebendo obras de recuperação, inclusive com instalação de manilhas para escoar as águas pluviais para facilitar a trafegabilidade, mas, sem explicações, as obras foram paralisadas, o que acumulou material e tornou o local mais vulnerável.Eles ainda citaram que os alunos não puderam ir à escola. Outros registros vieram da Comunidade de Umburanas, que ficou com as duas ligações que são feitas por meio de pontes, uma para a cidade e a outra para o Distrito de Cristalândia, sem condições de passar, ou seja, deixando os moradores ilhados, conforme dá para se observar nas fotos e no vídeo abaixo:

A ligação de Umburanas com Cristalândia está praticamente impedida (Foto: 97NEWS)


O filme se repete: Pista da Lindolfo fica destruída após a forte chuva da noite desta terça-feira (12)

A situação da via lembra uma cena de guerra, devido à grande destruição (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A infraestrutura urbana de Brumado continua se mostrando bastante vulnerável às fortes precipitações pluviométricas. Vários locais atestam isso como a popular "Ladeira do Cinema", que fica bem no centro da cidade e que todos os anos é recuperada após ser bem danificada pelas chuvas. Agora, dentre os locais que têm um histórico comprovado de vulnerabilidade infraestrutural, um realmente causa indignação, que é a Av. Lindolfo Brito Azevedo que faz a ligação com a BA-148. Todos os anos o "filme se repete" só que a edição 2017 foi mais revoltante, já que em julho foi realizado pelo DNIT o trabalho de recuperação da via, mas, não precisa ser "um grande engenheiro" para avaliar que os serviços não foram bem planejados, já que, não é possível, que o principal agente causador da destruição da pista é a geografia do local que dinamiza a força das águas pluviais. Outro fator de fácil observação é que a área de escoamento das águas, que existia antes, agora, foi bem restringida, o que dá mais robustez à impiedosa correnteza que devasta a camada de asfalto que parece frágil como um "mingau", bem como as ligações de água que, na sua maioria, foram bem danificadas também. Então, diante deste raciocínio, não seria muito fora do contexto sugerir que o dinheiro público está sendo gasto sem critérios, já que todos os anos é a mesma coisa, se faz as obras de recuperação para no período das chuvas as mesmas serem destruídas para serem refeitas novamente. Então, naturalmente surge a pergunta: até quando isso irá ocorrer?, pois até agora isso tem se esbarrado num "jogo de empurra" entre a prefeitura e o estado, que seria, a priori, o responsável pela via. Realmente é uma situação difícil de ser explicada, além do que vem acontecendo de forma repetitiva. A equipe do 97NEWS esteve no local na manhã de hoje (13) e registrou os estragos causados pela chuva que atingiu a cidade no final da noite de ontem, confira as fotos:



Fraudes: PF cumpre mandados na Câmara de Deputados em investigação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Federal (PF) cumpre mandados judiciais na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (13). Houve buscas nos gabinetes dos deputados Carlos Gaguim (Podemos) e Dulce Miranda (PMDB) – mulher do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB). A PF e a Procuradoria-Geral da República abriram a 6ª fase da Operação Ápia para cumprir 16 mandados de busca e apreensão e 8 de intimação contra investigados citados em acordo de colaboração premiada homologado no Supremo Tribunal Federal. Nesta 6ª fase, apura-se os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro decorrentes de vários pagamentos de propinas realizados pela empresa Construtora Rio Tocantins – CRT, de propriedade do delator Rossine Ayres Guimarães, a integrantes do núcleo político investigado. Estão sendo cumpridos mandados nas cidades de Palmas e Araguaína, no Tocantins, e em Brasília. A Operação Ápia foi deflagrada em outubro de 2016. As obras foram custeadas por recursos públicos adquiridos pelo Estado de Tocantins, por meio de empréstimos bancários internacionais e com recursos do BNDES, tendo o Banco do Brasil como agente intermediário dos financiamentos no valor total de R$ 1.203.367.668,70. O núcleo político da Associação Criminosa era responsável por garantir as contratações e o recebimento de verbas públicas indevidas por parte dos empresários corruptores.



Trabalhadores da RHI Magnesita e da Brumado Talco reprovam propostas do ACT/2017

Empregados da RHI e Brumado Talco (Foto: Divulgação)

Reunidos em assembleias gerais extraordinárias, respectivamente nos dias 06 e 07 de dezembro, os empregados das empresas RHI Magnesita e da Brumado Talco reprovaram as  propostas apresentadas para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho, 2017/2018. As empresas propuseram apenas o reajuste  salarial com base no INPC IBGE acumulado nos últimos dozes meses no percentual de 1,63% retroativo a 1º de outubro; congelamento do valor do ticket alimentação no valor atual de R$ 290,00 e a implantação do auxílio creche somente para mulheres no valor de R$ 187,00 para filhos até seis meses. Segundo o presidente da Sindicato dos Mineradores de Brumado e Região, Édio Pereira, a proposta está muito aquém das expectativas dos trabalhadores, principalmente porque nos dois últimos anos os trabalhadores foram obrigados a aceitaram reajustes muito abaixo da inflação do período. “Este ano com a inflação baixa é o momento de bater o pé para recuperarmos o poder aquisitivo que perdemos nos salários. O sindicato solicitou as empresas a reabertura das negociações e espera que elas apresentem uma proposta factível e que atenda os anseios dos trabalhadores”, declarou.



Em visita ao Parque de Exposições Gilson Brito, comandante da 34ª CIPM elogia estrutura do Brumado Sunset

O promoter Beto Bonelly explicando detalhes da mega-estrutura do Brumado Sunset (Foto: Divulgação)

Recepcionado pelo promoter Beto Bonelly, o comandante da 34ª CIPM, major Adriano Souza Dias, esteve, acompanhado do capitão Valmari Jr., visitando a estrutura do Parque de Exposições Gilson Brito. O motivo da visita foi inspecionar a estrutura e elaborar o planejamento e a logística para a segurança do evento, que será feito pela Polícia Militar e também por seguranças particulares. Mostrando um grande conhecimento técnico, o major Adriano fez questão de avaliar de forma criteriosa o espaço para uma colocação estratégica das torres que abrigarão os policiais militares. O promoter Beto Bonelly, que vem defendendo com muita intensidade a otimização da segurança em todos os eventos feitos pela sua grife, ficou muito satisfeito com a visita do major às instalações. "O major Adriano mostrou uma contextualização e uma receptividade muito positivas às nossas solicitações, o que nos deixou ainda mais otimistas quanto à segurança do evento", relatou o promoter. Segundo as informações passadas pelo major Adriano, a próxima etapa será a conclusão do mapeamento da área e também de outros setores importantes como garantir a tranquilidade para o grande público que irá comparecer ao evento



Brumado: Temporal danifica vias públicas e derruba muros na cidade

Sempre vítimas das fortes enxurradas, a Ladeira do Cinema com a Tibério Meira ficou dessa forma após a chuva (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A forte precipitação pluviométrica de cerca de 60mm, que atingiu Brumado por volta das 23h23m desta terça-feira (12), como era de esperar, causou muitos estragos na cidade. Segundo os primeiros relatos colhidos pela equipe do 97NEWS na manhã de hoje (12) alguns locais foram muito prejudicados, como a tradicional "Ladeira do Cinema", que é "vítima cadeira cativa". 

Equipes da prefeitura já estavam na ativa logo cedo reparando os estragos no local (Foto: 97NEWS)

Um muro caiu na Av. Coronel Santos, mas não causou maiores estragos. Inúmeros relatos estão chegando à nossa redação de estragos em bairros periféricos, inclusive com queda de muros também. A Prefeitura Municipal agiu rápido e colocou equipes nas ruas logo cedo, para serem realizados os primeiros serviços, que deverão ser feitos de forma paliativa, porque a previsão é que as chuvas continuem nos próximos dias.

Muro desabou na Av. Coronel Santos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


TRF mantém bloqueio de 20 milhões em precatórios do Fundef recebidos por Paratinga (BA)

(Foto: Reprodução)

O Tribunal Regional da 1ª Região (TRF1) decidiu, em 6 de dezembro, manter o bloqueio de R$ 20.045.417,80 em precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) recebidos pelo município de Paratinga (BA) – a 740 km da capital. A decisão confirma liminar deferida pela Justiça Federal – Subseção Judiciária de Bom Jesus da Lapa na primeira instância, a pedido do MPF. O município havia recorrido para suspender a decisão e assegurar a livre utilização dos valores recebidos em janeiro deste ano, relativos à diferença devida pela União e não transferida entre 1998 e 2002 dos recursos de complementação do Fundef – sucedido pelo atual Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). O pedido de bloqueio foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) em Bom Jesus da Lapa (BA) em outubro deste ano, com o objetivo de impedir o uso do valor em outra finalidade que não a Educação. O procurador esclarece que tanto o Fundef quanto o programa que o substituiu, o Fundeb, possuem o mesmo objetivo: promover a manutenção e o desenvolvimento da educação básica e, por isso, seus recursos não podem ser utilizados com outro propósito, conforme definido na Constituição e na Lei nº 11.494/07.



Cinco bandidos morrem em confronto com a Polícia após assalto a banco na BA; população aplaude

(Fotos: Reprodução)

Cinco suspeitos que tentaram atacar um banco no município de Olindina foram mortos pela Polícia Militar na tarde desta terça-feira (12) logo depois da ação. Houve perseguição e vários confrontos. Com os bandidos foram apreendidas armas, incluindo um fuzil. O crime aconteceu nesta terça-feira (12) Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), os suspeitos foram flagrados tentando roubar um banco e trocaram tiros com policiais do Pelotão de Olindina, pertencente à 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Rio Real). Na fuga, eles se esconderam na mata. A perseguição continuou, com a participação de policiais da Companhias Independentes de Policiamento Especializado Nordeste e Litoral Norte. Ainda de acordo com Ricardo Matos, na mata, vários confrontos foram registrados com as unidades envolvidas. “Foi um trabalho de parceria muito grande. Essa é uma área de divisa de jurisdição entre a Cipe/Nordeste e a Litoral Norte, mas nos unimos para dar uma resposta rápida à população local”, informou.Na ação foram apreendidos um fuzil airsoft, cinco revólveres, munições, cinco coletes balísticos, uma banana de dinamite e máscaras. Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Olindina, onde o caso foi registrado. Segundo a SSP-BA, ao retornar à cidade, as unidades policiais foram recebidas com aplausos pela população local em agradecimento. 



Sócios definem nesta quarta-feira (13) o novo presidente do Vitória

(Divulgação)

A partir das 8h até 20h, desta quarta-feira (13/12), os poucos mais de 2.715 sócios em condições de voto, ou seja, com tempo mínimo de 18 meses consecutivos de associação, vão escolher o mais novo presidente do Vitória. O futuro gestor vai assumir o posto com um “mandato tampão”. A expressão é utilizada pois o mandatário ficará no cargo até setembro de 2019. Isto porque, ele irá completar o tempo que o último presidente eleito, Ivã de Almeida – que renunciou ao cargo em novembro -, teria à frente do clube. A eleição desta quarta será a primeira sob o novo estatuto, aprovado em abril. O texto reza que presidente e vice-presidente do Conselho Diretor precisam ser eleitos pelo voto dos sócios rubro-negros. Segundo previsão do Estatuto do Vitória, caso nenhuma das chapas obtenha número correspondente a mais de 50% dos votos válidos, a eleição “será suspensa, sendo convocado segundo turno de votação a ocorrer no dia 20 deste mês, das 08h às 20h entre as duas chapas mais votadas”. Ao todo,  serão cinco candidatos ao cargo de mandatário rubro-negro até o ano de 2019, quando se encerraria a gestão do ex-presidente Ivã de Almeida. São eles: Gilson Presídio – “Democracia Vitoriana” (nº 11); Manoel Matos – “Vitória Unido Vitória Forte” (nº 22); Ricardo David – “Ricardo Presidente” (nº 33); Raimundo Viana – “Amor de Leão” (nº 44) e Tiago Ruas – “Modernizar Para Vencer” (nº 55).



Flagrante: Adultos 'brincando' no parquinho infantil da Zeca Leite

O momento do registro do flagrante (Foto: Carlos Silva | 97NEWS)

Diz um famoso slogan que "público é de todos, privado é de alguns", o que proporciona a leitura que as coisas públicas devem ser cuidadas e zeladas por todos, mas, infelizmente não é isso que acontece. Em Brumado apesar de não termos dados oficiais, o índice de vandalismo é muito algo e a pior vítima é, justamente, os equipamentos públicos. Na tarde desta terça-feira (12), pais de crianças registraram um flagrante que pode se enquadrar nesse contexto, apesar de não ser um ato deliberado de vandalismo. O cenário é o parquinho infantil da Praça Coronel Zeca Leite, o qual vem recebendo sucessivas reclamações por parte dos seus usuários quanto a infraestrutura. Segundo o registro, adultos faziam o uso indevido dos brinquedos que são reservados exclusivamente às crianças, o que pode ser uma da precariedade de alguns equipamentos, já que o peso de um adulto é suficiente para provocar rupturas e outros estragos. Fica o alerta para que haja uma maior fiscalização por parte da Guarda Municipal nesse sentido, afinal, é o patrimônio público que está em risco.

 



Livramento: CIPE/Sudoeste apreende 4 espingardas artesanais no Distrito de Itanagé

(Foto: 88FM)

A CIPE/Sudoeste vem intensificando as suas ações na região sudoeste, já que, historicamente, no final de anos os delitos aumentam. Em uma ronda realizada no Distrito de Itanagé, zona rural de Livramento, uma guarnição avistou um grupo de indivíduos, os quais estavam em atitude suspeita, que foi comprovada com uma atitude fuga. Ato contínuo, os policiais iniciaram uma perseguição e, com muita eficácia, deteram o grupo já nas proximidades da sede do distrito. Após a abordagem com os suspeitos, foram encontradas duas armas artesanais, estilo cartucheira. Já os outros elementos conseguiram fugir, mas, com a ação em andamento foram localizadas mais duas armas e munições, totalizando assim quatro espingardas. Uma mulher, que não teve a identidade revelada,  assumiu que as armas eram dela. Todos foram encaminhados para DPT de Livramento, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. Segundo o delegado titular Dr. Claudio Oliveiro, um dos elementos estava portando munição restrita irá responder por porte ilegal de munição e ficará detido à disposição da justiça. Para os demais integrantes foi estipulado fiança que após pagamento serão liberados.



Julgamento de Lula é marcado para o dia 24 de jeneiro

(Foto: Divulgação)

O Tribunal Federal Regional da 4ª Região (TRF4) marcou para o dia 24 de janeiro o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo do tríplex no Guarujá. A data foi marcada nesta terça-feira (12). Caso Lula seja condenado, ele deve ficar inelegível e não deve poder se candidatar à presidência da República em 2018. Em primeira instância, ele foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. Conforme apontou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), a OAS pagou R$ 3,7 milhões em propina ao ex-presidente por meio da entrega e da reforma do tríplex, localizado no litoral de São Paulo.



Feira de Saúde realizará atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos em Brumado

(Divulgação)

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde - Sesau, a Secretaria de Saúde do Estado - Sesab promoverá neste mês de dezembro, em Brumado, a Feira de Saúde. O evento será realizado na Escola Municipal Professora Scheilla Barreto Spinola Costa, localizada no Bairro Monsenhor Fagundes. Na unidade, serão oferecidos gratuitamente exames oftalmológicos e odontológicos. Entre os dias 19 e 22 de dezembro, o odontomóvel estará estacionado ao lado da escola para realização das consultas. Serão 250 atendimentos por dia, sem restrição de idade. Já nos dias 21 e 22 de dezembro, serão feitos os atendimentos oftalmológicos, em um total de 1000 (mil) consultas por dia. Estas se dividirão em 700 rastreamentos para cirurgia de catarata, no caso de pessoas acima de 60 anos, e 300 consultas de refração, realizadas para identificar a acuidade visual e o grau de óculos do paciente, as quais serão distribuídas em 150 consultas de adultos e 150 de crianças. Segundo o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, está é uma grande iniciativa e há uma excelente expectativa em relação aos atendimentos dos pacientes.



Poções: Assembléia Geral Extraordinária da Campanha Salarial 2017/2018 foi um sucesso

Os preparativos para a Assembléia Geral Extraordinária do Sindicato dos Comerciários de Brumado, Poções e Região, tiveram inicio no dia 27 de novembro, com a abertura da Campanha Salarial “Todos em Defesa da Valorização Profissional”, na cidade de Brumado. Ao todo, foram 35 cidades da base visitadas, onde a equipe do sindicato estava apresentando a proposta da campanha salarial e convidando os comerciários para a Assembléia Geral Extraordinária que aconteceu na noite dessa segunda-feira (11), na sede do Sindicato em Poções. Durante todo o dia da assembléia, a equipe da campanha salarial esteve empenhada na divulgação. Saíram de loja em loja, lembrando os comerciários do evento à noite. Todo esse trabalho e esforço foram compensados com a sede do sindicato lotada e a transmissão ao vivo pelas redes sociais. A assembléia contou com cerca 300 comerciários presentes e 1.426 pessoas alcançadas através da transmissão ao vivo pelo facebook do sindicato. Estiveram presentes o Presidente do SEC de Amargosa, José Carlos, a Presidente do SEC de Maracás, Solange Castro, o Diretor do SEC V. da Conquista Joir Sala, o representante do presidente da Força Sindical, Valdeli. Durante o evento, foram discutidos todos os pontos da pauta de reivindicações da convenção coletiva do trabalho 2017/2018, que foram aprovadas por todos os presentes e os que estavam acompanhado pelo site e pelo facebook, que manifestaram todo o apoio ao sindicato. Após concluído os trabalhos da assembléia, foi a hora do sorteio da Moto 0km, onde todos os comerciários que participaram da campanha estava concorrendo. O grande vencedor foi Edvando Farias de Souza, comerciário do município de Iguaí. Depois do sorteio, os trabalhadores presentes curtiram a noite ao som acústico de Iranildo Oliveira. 



Mais de 1 bilhão de senhas da Netflix, LinkedIn, Bitcoin e YouPorn vazam na Internet

Foto: Reprodução/Pexels

Uma base de dados coletiva na dark web contendo cerca de 1,4 bilhão de logins e senhas de diversos serviços, como Netflix, Bitcoin, MySpace e LinkedIn, foi encontrada por pesquisadores da empresa de segurança 4iQ. Além dos sites citados anteriormente, as plataformas Pastebin, YouPorn, Last.FM, Zoosk, Badoo, RedBox, Minecraft, Runescape, Anti Public e Exploit.in também estão na “leva”.Segundo os pesquisadores, o arquivo pode ser facilmente acessado e possui nomes de usuário, e-mails e combinações de senhas. O que mais chama a atenção da empresa é o fato de tudo estar bastante organizado e divido, até em ordem alfabética, para que as informações sejam encontradas.