ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Grandes partidas das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Mulher com bebê no colo é empurrada de carro em movimento na Bahia; ex-companheiro é suspeito

Mãe posta nude em grupo de Whatsapp da escola do filho

Adolescente de Brumado morre afogado em lagoa da zona rural de Tanhaçu

Saúde vai integrar dados sobre acidentes, lesões e violência no país

Receita já recebeu mais de 1,86 milhão de declarações do IRPF 2024

Ministério da Agricultura manda recolher dez marcas de azeite

'Dom Brasílio Folia 2024': Léo Santana e Vitor Fernandes são atrações confirmadas para o evento

Aracatu: PM localiza desmanche de motocicletas e prende 5 pessoas

Ação resgata mulheres de falso centro terapêutico de pastores na Bahia

MP denuncia e Justiça mantém prisão de 4 envolvidos em esquema de venda de CNH no interior da Bahia

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Agência de publicidade assina contratos com CBF que totalizam quase R$ 1,5 bilhão

Mulher é presa após incendiar casa de ex-companheiro em Jacobina


Sudoeste: Fortes chuvas deixam centenas de famílias desabrigadas

(Foto: Reprodução)

Mais de 300 moradores da cidade de Itarantim, no sudoeste baiano, estão fora de suas casas por conta de chuvas fortes que atingem a cidade desde a madrugada da última terça-feira (12) e permanecem até esta sexta (15). Foram contabilizadas 323 pessoas desabrigadas, pertencentes a 88 famílias, que precisaram deixar suas residências por conta do temporal, até que sejam feitos reparos nos imóveis. Outras 55 pessoas, distribuídas em 15 casas, estão desalojadas por não poderem retornar para os imóveis, condenados pela Defesa Civil. Ao todo, entre desalojadas e desabrigadas, 378 pessoas foram atingidas pelos efeitos das tempestades. Segundo a prefeitura, que decretou estado de emergência, estão disponíveis abrigos em creches e escolas. No entanto, grande parte dos itarantinenses preferiu se hospedar na casa de parentes. Até a última quarta (13), foram registrados 110 milímetros de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) considera chuva forte a partir de 50 milímetros. Ruas ficaram danificadas e crateras foram abertas. Os bairros mais atingidos foram de Tancredo Neves, Bob Kenedy, Senhor do Bonfim, Cajazeiras e parte do Presidente Médici.



Brumado: Prefeitura realiza em toda a cidade operação de limpeza e retirada de terra e areia das vias públicas

Equipes acompanhadas de um grande maquinário estão realizando os serviços (Foto: 97NEWS)

Diferentemente do que circula nas redes sociais que as ações de limpeza e retirada de terra e areia estariam sendo realizadas somente nos trechos nos quais, provavelmente, fariam parte do trajeto do governador Rui Costa em sua visita a Brumado na próxima quinta-feira (21), a Prefeitura Municipal de Brumado comprovou que isso não tem procedência, já que as equipes estão realizando os serviços em todo o perímetro urbano. O 97NEWS acompanhou as ações em vários locais de grande movimentação como a Av. Coronel Santos, no Bairro São Félix e na saída para Livramento; mas também em bairros mais afastados como o Santa Tereza. Os serviços que são realizados com toda a logística da empresa Lig Lixo, que é reconhecida pelo seu padrão de excelência em suas ações, terão a sua continuidade durante todos esses dias, já que, segundo a previsão, as chuvas deverão dar uma trégua até o Natal. Confira fotos:



Bahia: Mais de 7 milhões de cigarros contrabandeados são apreendidos pela PRF

Foto: Divulgação l PRF

Cerca de 7,8 milhões de cigarros contrabandeados foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em uma carreta, na BR-101, nesta sexta-feira (15), na cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia. Conforme a polícia, a apreensão ocorreu após o motorista do veículo se negar a mostrar a carga em um posto de fiscalização da Secretaria da Fazenda (Sefaz) na região, e fugir. A PRF foi acionada e seguiu em busca do caminhão, que foi localizado pelos policiais a cerca de 15 km do posto onde foi parado. No entanto, o condutor do veículo conseguiu fugir pela vegetação. Foram encontradas 520 caixas de cigarros da marca paraguaia Eight, cuja importação é proibida no Brasil. Cada caixa contém 50 pacotes, que têm, em média, 15 maços com 20 cigarros, totalizando cerca de 7.800 unidades.



Brumado: Polícia realiza ‘Operação Fim de Ano em Paz’; vários mandados são cumpridos

Um grande contingente policial entrou em ação para garantir o sucesso da operação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Visando combater o histórico índice de criminalidade no final de ano, onde, comprovadamente, as ações delituosas são mais praticadas, a Polícia Civil de Brumado, por meio da 20ª Coorpin, com apoio da 34ª CIPM, iniciou nesta sexta-feira (15) a "Operação Fim de Ano em Paz". Com o máximo de efetivo, a operação cumpriu 07 mandados de busca e apreensão e 08 mandados de prisão temporária. Um dos objetivos principais da operação é combater os crimes contra o patrimônio que lideram o ranking da criminalidade na cidade e também contra o tráfico de drogas. A operação deverá ter continuidade neste final de semana, onde novas prisões e apreensões podem ser feitas.



PM´s e Bombeiros do interior passam a contar com serviço da Defensoria Pública do Estado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um acordo firmado na tarde desta quinta-feira (14), entre a Secretaria da Segurança Pública e a Defensoria Pública do Estado dará a policiais e bombeiros militares que atuam no interior do estado a garantia de defesa gratuita, nos casos em que os servidores respondem a Processos Administrativos Disciplinares (PADs). O documento, assinado pelo secretário da SSP, Maurício Teles Barbosa, e pelo defensor público geral Clériston Cavalcante de Macêdo, será publicado no Diário Oficial do Estado. Com a iniciativa, as audiências dos PMs e BMs realizadas no interior serão acompanhadas através de videoconferência, por um profissional da DP em Salvador, como explica a defensora pública titular de Auditoria Militar, Camila Angélica Canário de Sá Teixeira. Segundo ela, a ação amplia a atuação da defensoria para a esfera extrajudicial, além de preservar o valor da liberdade daqueles que respondem a processos. Disse ainda que, como as leis não levam em consideração os avanços tecnológicos, a formalização da atividade com a utilização de videoconferência, através da assinatura do convênio, estabelece os procedimentos de atuação da DP nestes casos específicos. Ressalta-se também a importância do trabalho conjunto entre os dois setores que prezam, acima de tudo, pela defesa da sociedade.



Prefeitura desmente que serviços de limpeza da João Paulo I estão sendo realizados objetivando a passagem do governador

Os serviços de limpeza e retirada da terra e areia foram realizados para atender as reivindicações dos moradores e motoristas e não para a passagem do governador (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Diante das evidências e algumas informações que acabaram não sendo comprovadas, foi anunciado pelo 97NEWS que os serviços de limpeza da Av. João Paulo I teriam o objetivo de "maquiar" a referida via somente para a passagem do governador Rui Costa, que estará visitando Brumado na próxima quinta-feira (21). Após a veiculação da matéria, prepostos da administração desmentiram a possibilidade garantindo que os trabalhos eram rotineiros e foram realizados depois das reclamações dos moradores e motoristas, já que um grande volume de terra e areia se acumulou no trecho da avenida que é conhecido como "Baixada Fluminense". Ainda segundo eles o roteiro pelo qual o governador irá passar ainda não foi definido e, possivelmente, a Av. João Paulo I não estará inclusa, o que rechaça a ilação de que se estaria se realizando os serviços apenas para esse fim. Para concluir, ainda foi citado que toda a cidade será atendida nos serviços de limpeza das vias e retirada da areia e terra das vias públicas.



Taisan Auto comemora 30 meses em Brumado com descontos para clientes

Foto: Divulgação

Um dos maiores nomes do mercado de automóveis na região, a Taisan Auto completa trinta meses em Brumado no mês de dezembro. Para comemorar a data, a loja resolveu oferecer descontos exclusivos para seus clientes, como por exemplo, desconto especial para produtor rural e micro empresas. Desde que iniciou suas operações em Brumado, a Taisan tornou-se uma referência quando o assunto veículos. A empresa possui um Showroon com vários modelos disponíveis. Além disso, a nova linha Jeep, como os modelos, Jeep Compass, Renagade e outros. "Nesses 30 meses de existência, descobrimos que as grandes realizações acontecem através do nosso compromisso profissional em proporcionar a satisfação estampada no rosto das pessoas. Agradecemos a cada cliente, amigo e colaborador pela confiança." Enalteceu Alessandro Silva, proprietário da Taisan Auto. Para conferir as ofertas, basta visitar a loja na Av. Centenário, 853, Bairro Novo Brumado ou navegar pelas opções no site, www.taisanauto.com.br



Copa do Brasil: Confira os adversários dos times baianos na primeira fase

Foto: Maurícia da Mata / E.C. Vitória

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta sexta-feira (15), em sua sede no Rio de Janeiro, o sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2018. Lembrando que nesta fase inicial os times da Libertadores e os campeões da Copa do Nordeste, da Série B e da Copa Verde não participam desse estágio. Eles só entram nas fases finais da competição mata-mata. Por causa disso, os representantes baianos na competição, por enquanto, são Vitória, Vitória da Conquista e Fluminense de Feira de Santana. O Leão vai enfrentar o Globo-RN, fora de casa. Já o Flu-BA encara o Santa Cruz-PE pela primeira fase da competição nacional. O Conquista vai enfrentar o Boa Esporte-MG, também em casa. O Bahia também está na competição, porém só vai entrar à partir das oitavas de final. Já que o time baiano é o atual campeão da Copa do Nordeste.

Confira os jogos da primeira fase da Copa do Brasil :

Globo-RN x Vitória-BA

Santos-AP x Sport-PE

Caxias-RS x Atlético-PR

Madureira-RJ x São Paulo-SP

Caldense-MG x Fluminense-RJ

Boavista-RJ x Internacional-RS

Aparecidense-GO x Botafogo-RJ

Nacional-AM x Ponte Preta-SP

Atlético-AC x Atlético-MG

Parnahyba-PI x Coritiba-PR

São Caetano-SP x Criciúma-SC

Novo Hamburgo-RS x Paysandu-PA

Ceilândia-DF x Avaí-SC

Altos-PI x Atlético-GO

URT-MG x Paraná-PR

Treze-PB x Figueirense-SC

Itabaiana-SE x Joiville-SC

Brusque-SC x Ceará-CE

Sinop-MT x Goiás-GO

Fluminense-BA x Santa Cruz-PE

Inter de Limeira-SP x Rio Branco-AC

Uberlândia-MG x Ituano-SP

Aimoré-RS x Cuiabá-MT

Tubarão-SC x América-RN

Ferroviário-CE x Confiança-SE

Floresta-CE x Botafogo-PB

Manaus-AM x CSA-AL

Corumbaense-MS x Asa-AL

Novoperário-MS x Salgueiro-PE

Atlético-ES x Remo-PA

São Raimundo-RR x Vila Nova-GO

Vitória da Conquista-BA x Boa Esporte-MG

Brasiliense-DF x Oeste-SP

Cordino-MA x Náutico-PE

Real Ariquemes-RO x Londrina-PR

Independente-PA x Sampaio Correa-MA

Interporto-TO x Juventude-RS

Dom Bosco-MT x CRB-AL

Nova Iguaçu-RJ x Bragantino-SP

Cianorte-PR x ABC-RN

CONTINUE LENDO


1 em cada 3 jovens não estudam nem trabalham na Bahia

Foto: Reprodução

Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que cerca de 1 em cada 3 jovens não trabalham nem estudam na Bahia. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (15) e abrangem dados de 2016. Em números gerais, 33,7% dos jovens estão com idades de 18 a 24 anos e 33,9% têm de 25 a 29 anos. No total, são 1 milhão de baianos nessa situação.



Papai Noel vai estar na Ultra Forte neste sábado (16)

(Divulgação)

Valorizando a tradição natalina a Ultra Forte estará recebendo a visita do "Bom Velhinho" neste sábado (16). A chegada da caravana do Papai Noel está prevista para às 08h e acontecerá em grande estilo. Serão distribuídos brindes para a criançada. É um programa bem divertido para as famílias que ainda poderão aproveitar a oportunidade e adquirir os seus presentes de Natal, já que a Ultra Forte possui um enorme variedade de produtos sempre com preços muito convidativos. Então, já marque aí na tua agenda, hoje Papai Noel na Ultra Forte que fica localizada na Av. Antônio Mourão Guimarães, 56, bem no centro da cidade.



Equipes fazem a limpeza do trecho que irá passar o governador durante sua visita a Brumado

Um grande mutirão iniciou a limpeza e a retirada de terra da Av. João Paulo I (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A última vinda do governador Rui Costa a Brumado foi em janeiro de 2016, então, passado cerca de um ano sem que o chefe do executivo baiano viesse ao município, criou-se uma grande expectativa nesse sentido. Confirmada para o próximo dia 21, a nova visita traz consigo a esperança de novas e importantes conquistas para o município, como a tão sonhada UTI, que, finalmente será oficialmente inaugurada. Visando mudar o aspecto da cidade, que acabou sendo afetado pelas chuvas dos últimos dias, equipes de limpeza começaram a realizar nesta sexta-feira (15) o trabalho de limpeza e "maquiagem" do trecho em que o governador irá passar. Um mutirão de cerca de 50 homens fizeram a limpeza da terra acumulada na Av. João Paulo I, que deverá receber também a pintura dos meio-fios. Então Brumado está se preparando para receber o governador, na esperança que sejam anunciadas novas e importantes conquistas para o município como a construção do sistema de esgotamento sanitário e da segunda etapa da Barragem de Cristalândia.

Os meio-fios deverão ser pintados para dar uma impressão positiva à cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Esgotamento Sanitário pode ser anunciado durante visita do governador Rui Costa a Brumado

(Fotocomposição: 97NEWS)

Considerado por muitos, inclusive pelo próprio prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) como condição "sine qua non" para o desenvolvimento do município, o Sistema de Esgotamento Sanitário, poderá sair do "solo das promessas" e ir para o terreno da realidade, já que os indícios são cada vez mais fortes de que a obra, orçada em cerca de R$ 80 milhões, poderá ser anunciada pelo governador Rui Costa na próxima quinta-feira (21) em sua visita a Brumado. As evidências começaram a ganhar robustez nos últimos dias com as falas constantes do prefeito, nas quais ele vem culpando a falta de esgotamento sanitário como principal vilão para a destruição das vias públicas da cidade quando o volume pluviométrico fica acima dos 50mm. Na manhã desta sexta-feira (15) durante a sessão do Legislativo, foi anunciado pelo presidente Léo Vasconcelos que o governador deverá anunciar duas grandes obras para Brumado. Questionado pelo 97NEWS se poderia ser o esgotamento, ele desconversou, o que colocou ainda "mais fichas" sobre a aposta. Sobre a segunda obra, alguns acreditam que seja a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, mas essa possibilidade não têm sob si as mesmas evidências. Então o mistério está no ar e só será desvendado durante o discurso do governador Rui Costa.





Morte repentina da professora Sueli Fogaça, em sala de aula, choca cidade na Bahia

(Fotos: Reprodução)

Uma professora carinhanhense identificada como Sueli Fogaça (37) morreu nesta manhã de quinta-feira (14) enquanto trabalhava na localidade denominada de Barra do Parateca no respectivo município de Carinhanha, oeste do estado. A mesma, segundo informações extraoficiais, teria tido uma parada cardíaca. A professora era casada com o também professor João Paulo e tinha dois filhos. Muito querida entre amigos, familiares e colegas de trabalho Sueli Fogaça era dedicada à família e ao trabalho. A família ainda não divulgou detalhes sobre o que teria levado a jovem professora a ter um ataque cardíaco, se já apresentava algum problema de saúde.



Sucesso: Quartzolar completa 12 anos no mercado; empresa acaba de receber Certificação ISO 9001

Foto: Reprodução

O sucesso de um empreendimento se concentra na força do trabalho, na dedicação, no empenho e num planejamento muito bem elaborado. São justamente essas características que foram o alicerce para a Quartzolar Argamassa e Rejunte, uma empresa genuinamente brumadense que, nesta sexta-feira (15) comemora 12 anos no mercado. Criada pelo jovem empresário brumadense Renan Rocha de Souza, que demonstrando uma visão futurista, a Quartzolar iniciou as suas atividades como uma modesta fábrica de argamassa, que, no início, atendeu somente a clientela local. Logo o sucesso começou a se desenhar, com as vendas muito positivas do produto AC1 - Argamassa Colante tipo 1, o qual se estabeleceu logo como "carro-chefe" do mix de produtos. Apenas com 3 anos de atividades, se iniciou a fabricação do AC2, AC3 e o Especial para Porcelanato. Com o aumento da demanda e para dar melhor qualidade aos seus produtos, um amplo processo de modernização foi operacionalizando, dotando a Quartzolar de equipamentos e máquinas de última geração, que proporcionou uma logística invejável, além de dar maior qualidade de vida aos seus funcionários. Dando continuidade ao projeto de modernização, em 2015, se iniciou a produção de Rejuntes: Rejunte Flexível Tipo II e o Especial para Porcelanato, que oferece 16 tonalidades de cores, que são outro grande sucesso da empresa. Ainda no mesmo ano também se iniciou a produção da AC3 Branca. Em total sincronia com as inovações tecnológicas a empresa lançou o seu site: www.quartzolar.com.br, onde os clientes podem conhecer todo o portfólio de produtos. Hoje a fábrica da Quartzolar, que fica situada no Anel Rodoviário da BR-030, KM 03, em Brumado/BA, emprega um grande número de pessoas e vem passando por constantes otimizações, porque um dos lemas é justamente evoluir sempre. Recentemente a Quartzolar recebeu a Certificação ISO 9001 que foi concedida pela BRTÜV, comprovando a garantia na qualidade da execução de produtos e serviços. "A certificação ISO 9001 vem confirmar a nossa filosofia, que tem como um dos principais pilares a priorização pela qualidade dos nossos serviços e busca incessante por melhorias nos processos, assim como a plena satisfação de nossos clientes", relata Renan Rocha - Diretor Executivo da Quartzolar. Atualmente a empresa atende o mercado da Bahia, do Norte de Minas e sudoeste do Piauí e, em 2018, o plano de expansão continuará sendo desenvolvido, mostrando a capacidade e a competência do empresário Renan Rocha, que é um grande exemplo de dedicação, superação e dinamismo. Parabéns Quartzolar, uma empresa que dignifica o município de Brumado e comprova que o futuro do município passa também pela via da iniciativa privada.



Léo Vasconcelos, presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, esclarece problemas ocorridos no plenário em virtude das fortes chuvas

O presidente Léo Vasconcelos explicando a metodologia aplicada para a reforma do telhado da Casa Legislativa (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Desde o início da sua gestão o presidente do legislativo brumadense, vereador Léo Vasconcelos vem efetivando diversas ações visando oferecer as mais favoráveis condições de trabalho aos parlamentares e a todos os servidores. Após um grande levantamento foram detectados vários problemas decorrentes da deterioração ocorrida ao longo do tempo, visto que inaugurada em 2004 a Câmara não recebeu nenhuma reforma em sua estrutura. Léo explicou que a Câmara é dividida em dois telhados, ou seja, um que se refere a parte dos gabinetes, secretaria, contabilidade, assessoria jurídica, que apresentavam problemas, desta forma no mês de junho foram realizadas reformas que contemplaram esses setores, priorizando a conservação de documentos, toda a parte de informática, para que os trabalhos essenciais para o pleno funcionamento do legislativo pudessem ser realizados, assim como oferecer aos vereadores totais condições para o ofício parlamentar. Salienta que essa reforma foi realizada através do orçamento relativo a gestão anterior, desta forma não se poderia extrapolar o que estava orçado, ficando impossibilitada, portanto a reforma da segunda parte do telhado (plenário,) que também apresentava sérios problemas estruturais, também em decorrência do tempo em que não se realizou nenhuma restauração.   “Iremos agora realizar no mês de janeiro, já com novo orçamento a total reforma do plenário da câmara, conforme já tínhamos nos comprometido e noticiado. Infelizmente não poderíamos efetuar a obra com o orçamento da gestão anterior, mesmo tendo o dinheiro para tal, a lei não nos permitia. São mais de dois mil metros quadrados que serão totalmente reformados”, observou Léo Vasconcelos. Finalizando o presidente destaca que irá devolver recursos para a administração municipal, estando finalizando a parte contábil para ter efetivamente o valor do montante e irá, para definitivamente acabar com esse problema, realizar a reforma da estrutura do plenário da Câmara.



Rio do Antônio: Waldenor e Deca buscam nova adutora, trator, desenvolvimento social e investimentos para a saúde

(Foto: Divulgação)

O prefeito de Rio do Antônio, José Alves (Deca), esteve em Salvador cumprindo extensa agenda junto a órgãos e secretarias do Governo da Bahia, em audiências articuladas e acompanhadas pelo deputado federal Waldenor Pereira, no intuito de cobrar a liberação de recursos de emendas e buscar mais investimentos para o abastecimento de água, a agricultura familiar, a assistência social e a saúde do município. Na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), reunidos com o secretário Jerônimo Rodrigues, prefeito e deputado solicitaram a liberação de implementos agrícolas como carroceria e pipa e buscaram informações sobre um novo trator, adquirido através de emenda do deputado, que será destinado ao município para fortalecer a produção da agricultura familiar. Ao lado da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Lua Márcia, Deca e Waldenor também estiveram na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), onde conversaram com o chefe de gabinete César Lisboa sobre a ampliação de programas nesta área para Rio do Antônio, como o programa de construção de cisternas de consumo, o PAA Leite, o PAA Alimentos e o Vida Melhor. Na Embasa, o deputado e o prefeito cumpriram a agenda mais urgente, a que visa a ampliação da oferta de água para todo o município. Deca e Waldenor pediram celeridade do Governo da Bahia na execução da obra da Adutora do Rio do Antônio, que vai levar água da Barragem do Truvisco, em Caculé, para a população do município. Além disso, reivindicaram a extensão da Adutora do Algodão, que levará água encanada para o distrito de Ibitira e a ampliação da Barragem do Rio do Antônio. Obras essenciais para garantir a segurança hídrica de todo o território municipal. Por fim, a comitiva de Rio do Antônio, formada ainda pela secretária municipal de Saúde, Mara Sueli Silva, e pela primeira-dama, Adelice Alves, estiveram na Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), para acompanhar os recursos de emenda do deputado, no valor de R$ 340 mil, que está sendo destinada ao município para aquisição de equipamentos de saúde, e a destinação também de uma ambulância, através de emenda de bancada. Recebidos pela Assessora Especial da SESAB, Petrivone Sampaio, Waldenor e Deca apresentaram pleito para a construção de uma Unidade de Estabilização no município, a fim de prestar os primeiros socorros adequadamente aos pacientes que precisem de atenção emergencial.



Moradores do Apertado do Morro 1 e 2 fazem protesto e fecham entrada do bairro

A Polícia Militar contornou o clima inicial de animosidades (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Buscando chamar a atenção das autoridades públicas e também das polícias civil e militar, moradores dos bairros, Apertado do Morro I e II, realizaram na manhã desta quarta (14) uma manifestação de protesto na principal via de entrada do bairro. Gritando palavras de ordem, os moradores chegaram a fechar a via com galhos e pedras, mas logo foram ouvidos pelo prefeito municipal, Eduardo Vasconcelos e pelo advogado Dr. Acioli Viana. A Polícia Militar, de forma tranquila, conversou com os manifestantes solicitando a desobstrução da via, que foi prontamente acatado. Na oportunidade, os moradores cobraram com veemência melhorias para a infraestrutura do bairro, que, segundo eles está abandonado. "Este bairro aqui é de trabalhadores, crianças e idosos, e, há anos está abandonado, já fomos em rádios, blogs, na infraestrutura e nada. E com as chuvas uma grande quantidade de lama está prejudicando a nossa acessibilidade", protestaram.  Já o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos argumentou que "todo o transtorno que acontece aqui, vem de administrações antigas, que não conheciam de engenharia, todo esse morro quando chove trás uma grande vasão de água para o lado de cá" e continou alegando que "na época foi colocada uma manilha de um metro e a água não passa, então qualquer chuva que tenha uma vasão maior, não vai dar conta. A prefeitura irá fazer, logo que puder, uma galeria de pelo menos 1,5 metro ou de 2 metros para dar vazão de água que desce do morro e que vem prejudicando a todos do bairro, o que solucionará o problema", afirmou.



Ituaçu: Trabalhadores da fábrica de cimento voltam a paralisar suas atividades

Em assembleia realizada na manhã de hoje, os trabalhadores decidiram paralisar as atividades (Foto: Sindimine)

Reunidos em assembleia geral extraordinária, na manhã desta sexta-feira (15), os trabalhadores da Fábrica de cimento Itaguarana, do grupo João Santos, em Ituaçu, orientados pelo Sindicato dos Mineradores, voltaram a paralisar suas atividades por conta de novo atraso no pagamento dos salários. Depois de 36 dias de greve no dia 18 de outubro o Sindmine e a empresa celebraram acordo para pagamento dos salários atrasados na Justiça do Trabalho. Este acordo foi referendado também pelo Ministério Público do Trabalho. Ocorre que a empresa deixou de cumprir o referido acordo e já tem duas quinzenas sem pagar os salários dos trabalhadores. Além de não pagar os salários ainda anunciou férias coletivas a partir da próxima segunda-feira (18), e o pior é que também não vai pagar os dias férias. Segundo o vice presidente do Sindmine, José Santana de Andrade, que dirigiu a assembleia hoje pela manhã, a insatisfação dos empregados em relação a empresa é muito grande. A empresa está humilhando seus trabalhadores, finalizou o diretor sindical.



Brumado: Sem protestos e manifestações, PL do 13º é aprovado no Legislativo

O projeto foi aprovado tendo 2 votos contrários, dos vereadores Zé Ribeiro e Lek (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O Projeto de Lei 47/2017, oriundo do Poder Executivo, o qual institui o pagamento do 13º salário e o 1/3 de férias aos agentes políticos de Brumado, que acabou gerando uma série de manifestações contrárias nas redes sociais, foi aprovado em segunda votação na manhã desta sexta-feira (15) por 11 votos a favor e 2 contrários. A previsão de que manifestantes iriam lotar o plenário da Câmara para protestar não se cumpriu e a votação aconteceu de forma muito tranquila. A não presença dos manifestantes gerou alguns comentários contrários de que o movimento tinha sobre si o manto do oportunismo e da politicagem. A posição antagônica ficou a cargo dos vereadores Zé Ribeiro (PT) e Lek Cabeleireiro (PV), os quais confirmaram o seu posicionamento contrário. 

O presidente do Legislativo, vereador Léo Vasconcelos fez argumentações positivas à aprovação do PL 47 (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Em entrevista ao 97NEWS, o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Vasconcelos (PDT), argumentou que "primeiramente tem que se esclarecer que foi uma decisão do STF, que criou a jurisprudência para que os agentes políticos possam receber o 13º salário e o 1/3 de férias" e continuou explicando que "em seguida o glorioso TCM recomendou que os municípios fizessem um Projeto de Lei, o que ao meu ver era desnecessário. Mas, enfim, o projeto foi aprovado e é justo, pois um fato que foi esquecido é que o salário dos vereadores está sem correção há vários anos, tanto que hoje ele deveria girar em torno de R$ 10 mil, mas, buscando não onerar os cofres públicos não foi aprovado o aumento, então, esse pagamento não deixa de ser uma correção. Vale ressaltar também que em pouquíssimos municípios do país o projeto foi rejeitado, o que dá ainda mais legitimidade". E finalizou ainda destacando que "outro detalhe importante é que os vereadores, assim como os secretários, prefeito e vice, terão que assinar um requerimento aos respectivos poderes solicitando o pagamento, os que assim não fizerem não irão receber, então, só o fato de entregar o requerimento já irá deixar claro a posição favorável ao referido projeto de lei".