ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia


Fique ligado: Uneb divulga gabarito preliminar do Vestibular 2018

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Universidade Federal da Bahia (Uneb) divulgou nesta quarta-feira (20), o gabarito preliminar do Vestibular 2018. Para ter acesso a publicação, o candidato deverá acessar o site da instituição. O gabarito final poderá ser divulgado a partir do dia 18 de janeiro. As provas do processo seletivo foram aplicadas no domingo (17) e na segunda-feira (18), em Salvador e no interior do estado. Segundo a Uneb, participaram do primeiro dia de provas 34.366 candidatos. O índice de abstenção registrado foi de 17,8% (7.457), menor do que o registrado em vestibulares anteriores: 2017.2 (29,7%) e 2016 (25,3%). Os candidatos concorrem a 4.069 vagas distribuídas em 145 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidas para os semestres 2018.1 e 2018.2.



Brumado: Tudo pronto para receber o governador Rui Costa; inauguração da UTI é o centro das atenções

Tudo pronto para receber o governador (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A tão esperada visita do governador Rui Costa (PT) a Brumado irá acontecer na manhã desta quinta-feira (21). Após praticamente um ano, a vinda do chefe do executivo baiano está sendo acompanhada de um clima de muita positividade, já que, um dos maiores sonhos da população brumadense, que era a implantação da UTI - Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Magalhães Neto, irá, finalmente se concretizar com o ato de inauguração oficial. Um grande número de autoridades de toda a região deverá também vir a Brumado para recepcionar o governador e sua comitiva. A equipe do 97NEWS esteve agora pouco na Praça Coronel Zeca Leite, onde será feita a cerimônia oficial e verificou que os últimos ajustes estão sendo feito pelas equipes do estado e do município para que tudo saiu conforme o cronograma oficial. Além da UTI, o governador Rui Costa poderá estar anunciando também duas outras grandes obras para o município, que são a construção do sistema de esgotamento sanitário e a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, inclusive, como se cogita nos bastidores, até com a assinatura da ordem de serviço. A chegada de Rui Costa a Brumado deverá acontecer às 09h no Aeroporto Socrátes Marianne Bittencourt e, em seguida, a comitiva irá fazer visitas a vários locais, culminando na cerimônia oficial.

o centro das atenções da visita está na inaguruação da UTI (Foto: Divulgação)


'A quem interessa a retirada do projeto do Título de Cidadão ao juiz Genivaldo Guimarães?', declara Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro fez indagações quanto a retirado do projeto de pauta (Foto: 97NEWS)

A sessão de encerramento dos trabalhos do Legislativo de Brumado acabou reservando um momento de tensão, que acabou acentuando a disputa entre a situação e oposição. Tudo se concentrou no Projeto de Resolução 023/2017, que iria conceder o Título de Cidadão Brumadense ao juiz da Comarca de Brumado, Dr. Genivaldo Guimarães, de autoria do vereador Zé Ribeiro (PT). O projeto que iria ser votada na última sessão foi transferido para hoje (20), mas, por um ofício encaminhado pelo líder do prefeito, o vereador Rey de Domingão (PDT), que foi acatado pela presidência, o projeto foi retirado de pauta juntamente com um outro do mesmo gênero. Sem que fossem dadas maiores explicações, segundo o parlamentar, a sessão continuou, mas ele mesmo fez questão de pedir explicações sobre a retirada, do projeto de pauta, as quais não foram dadas pela mesa diretora. O vereador entrou em contato com a redação do 97NEWS, após a sessão e disparou que "eu nunca vi uma arbitrariedade tão grande como essa dentro de nossa Casa Legislativa". Ele ainda argumentou que "como que um trabalho revolucionário e tão siginificativo feito pelo Dr. Genivaldo desde 2011, que transformou o nosso Poder Judiciário, dando um dinamismo e uma grande resolutividade, pode ser tratado dessa forma, retirado de pauta sem maiores explicações?" e subindo o tom disparou que "a quem interessaria essa retidada do projeto? Deixo essa indagação no ar". 



Veículo de distribuidora cai em buraco na Praça Heráclito Cardoso

A cena chamou a atenção (Foto: 97NEWS)

As chuvas que caíram nos últimos dias em Brumado causaram vários estragos nas vias públicas de Brumado e, na tarde desta quarta-feira (20), um veículo pertencente à uma distribuidora de bebidas da cidade acabou caindo num buraco na Praça Heráclito Cardoso. Segundo informações o fato aconteceu por volta das 17h40m, quando o veículo acabou sendo "tragado" pela buraco na via. Vale ressaltar que o local vem apresentando problemas históricos relativos a rompimento de rede de esgotamento pluvial, tanto que nos últimos dias vários comércios da área de alimentação ficaram fechados, tendo prejuízos por causa do péssimo odor e também das condições precárias da infraestrutura da via. O fato chamou a atenção de populares que se uniram para retirar o veículo. O proprietário confirmou que entrará com ação contra o município para que os danos materias sejam reparados. Fica o alerta para os condutores que passarem pelo local, que, inclusive, não teve uma sinalização para evitar que acidentes acontecessem.

O proprietário informou que entrará com ação contra o município (Foto: 97NEWS)


Brumado: Segurança é reforçada para visita do Governador Rui Costa e rotina da cidade muda

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Toda a segurança na cidade de Brumado foi reforçada para receber nesta quinta-feira (21), a visita do governador do Estado Rui Costa (PT), que vai inaugurar o módulo da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Professor Magalhães Neto. Em seguida, Rui faz uma visita à Feira da Saúde, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), onde acontecem as ações de oftalmologia e odontologia ao lado da Biblioteca Jarbas Passarinho. Ainda no município, o governador faz a entrega de 2.140 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), inaugura a pavimentação asfáltica no trecho de acesso ao IFBA e encerra agenda entregando 100 mil Alevinos de tambaquis para criadores de peixes do município. Diversas autoridades, entre eles, deputados, prefeitos e vereadores, são aguardados para o evento de encerramento que acontecerá na Praça Cel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). Esta quinta-feira, 20, será um dia bastante atípico para os moradores de Brumado. O grande esquema de segurança que desembarcou na cidade, provou grandes mudanças na movimentação. Hotéis, restaurantes, pousadas, lojas, todos estão lotados. Uma forte movimentação de policiais militares, civis, equipes especiais mudou a rotina da cidade. Amanhã por exemplo, algumas ruas da cidade serão fechadas, repartições estaduais não funcionarão durante toda a manhã, devido o evento. 

O Ten. da CIPE/Sudoeste Arão Durval falou com nossa equipe (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

O 97NEWS falou com exclusividade com Tenente da CIPE/Sudoeste, Arão Durval, que ressaltou o trabalho dos setores de segurança no município. "Nós teremos nesta quinta-feira a presença do Governador do Estado, e a nossa missão é dar total apoio a presença do nosso chefe do executivo. E vamos dar todo o suporte necessário para que toda essa visita ocorra da melhor maneira possível." O oficial esclarece ainda os métodos que serão utilizados pela equipe e a forma como ela deve estar distribuída para minimizar possíveis problemas durante o evento. "Ha sempre um planejamento das ações por parte dos poderes, reuniões envolvendo os representantes das Polícias Militar e Civil e a Segurança do Governador, são realizadas, e um esquema, de segurança é montado para que tudo ocorra bem." Destacou Durval. O 97NEWS também aproveitou o momento para saber do Tenente como anda o trabalho da CIPE na região Sudoeste. “O trabalho, que a companhia vem realizando em Vitória da Conquista e região sudoeste, inclusive em Brumado, tem sido um sucesso, a CIPE vem contribuindo muito com a pacificação, através de um policiamento humanizado, dando total credibilidade para que o cidadão de bem sinta-se seguro." 



Conceição do Jacuípe: Bebê é degolado durante trabalho de parto

Foto: Reprodução

Na última segunda-feira, dia 11 de dezembro, a dona de casa Renata dos Santos, 28 anos viveu talvez o maior trauma da sua vida durante seu trabalho de parto no hospital municipal de Conceição do Jacuipe. Segundo relato dos prórpios parentes que ela iniciou o trabalho de parto normal e que a criança chegou a colocar a cabeça pra fora do corpo da mãe, ainda com vida e chorando segundo acompanhante da gestante mas morreu asfixiada e precisou ser decapitada para ter corpo retirado e não comprometer a vida da mãe. No dia do parto, ela chegou à unidade de saúde por volta do meio dia, e logo foi atendida. O médico informou à família que a gestante estava com dois centímetros de dilatação e pediu para aguardar. Quando  estava com sete centímetros de dilatação o parto foi iniciado. Por volta das 16h30, a equipe do hospital começou a arrumar a paciente na ambulância e informaram que a gestante seria enviada para o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, porque não conseguiram retirar a criança da mãe. Já o atestado de óbito diz que a criança morreu por hipoxia fetal, ou asfixia, por conta do trabalho de parto prolongado. O diretor administrativo do hospital informou que o parto cesáreo não é realizado na unidade de saúde. A secretária de Saúde de Conceição do Jacuípe, Zenaildes Lisboa, disse que está abrindo uma sindicância para apurar o caso e adotar as medidas cabíveis. 



Ônibus da Viação Novo Horizonte se envolve em grave acidente na `Serra do Saco´ em Barreiras

Foto: Whatsaap l 97NEWS

No fim da tarde desta terça-feira (19), e na manhã desta quarta (20) dois grave acidente acabou envolvendo quatro veículos, na Serra do Saco na cidade de Barreiras. Segundo as primeiras informações, o primeiro acidente aconteceu entre uma carreta carregada com cachaça e um veículo de passeio, que acabaram se chocando. Não há informações se houve vítimas com ferimentos graves. O segundo acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (20), desta vez, envolvendo um ônibus da Viação Novo Horizonte e uma carreta que transportava fertilizantes. O que chamou a atenção de todos, é que, por um milagre, como pode ser visto nas fotos, o motorista do coletivo saiu ileso do acidente, apesar da cabine do ônibus ter sido destruída. Apenas o cobrador e dois passageiros teve ferimentos leves.

Foto: Whatsaap l 97NEWS


Cipe Sudoeste apreende adolescente e entorpecentes no Bairro Irmã Duce

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta quarta-feira (20), após denúncia anônima pelo 190, informando que uma residência do Bairro Irmã Duce, na Rua C, estaria sendo usada como ponto de tráfico de drogas. Diante das informações, uma guarnição do Cipe Sudoeste, que está em Brumado se deslocou até o local, onde o proprietário da residência permitiu a entrada dos policiais, e foi constatado que um adolescente estava em posse de 88 gramas de substância semelhante a maconha (44 petecas), 10 gramas de substância semelhante a maconha (1 torrão), um aparelho Celular Samsung, 54 gramas de substância semelhante a cocaína (27 pinos) e 36 gramas de substância semelhante a cocaína (36 pinos). Os enterpecentes e os envolvidos foram encaminhado a sede da 20ª Coorpin de Brumado.



Brumado: Agentes de Endemias alertam para possível surto de Dengue no início de 2018

A Delegacia de Polícia Territorial de Brumado está com vários focos do mosquito transmissor da Dengue (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

A zona de conforto é um dos grandes aliados do aedes aegypts, que é não dá tréguas e, por isso, exige um combate constante. Com a queda das últimas chuvas, vários locais na cidade se transformaram em focos do mosquito, especialmente os cemitérios, a delegacia, a área do mercado municipal e áreas descobertas. O 97NEWS ouviu vários agentes que confirmaram essa situação e ainda fizeram um grave alerta citando que "se não for feito o trabalho de borrifação desses focos, poderemos ter, muito possivelmente um surto de Dengue na cidade a partir de janeiro de 2018". Eles ainda relataram fatos preocupantes dizendo que "o trabalho de prevenção realmente está deficitário, pois antes eram cerca de 60 agentes em campo, agora temos somente 22, mais cinco supervisores, o que é insuficiente para fazer a cobertura de todo o perímetro urbano". Questionados sobre a situação da zona rural, eles subiram o tom ao citar que "aí nem se fala, pois o último trabalho de prevenção e borrifação dos focos foi realizado em dezembro de 2014, ou seja, já tem 3 anos que nada foi realizado nesse sentido". 

Os cemitérios municipais são outros locais onde ficou constatado vários focos do mosquito (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Eles estiveram na sede da 20ª Coorpin e constataram 8 focos nos veículos que estão no pátio, o que é visto como fato preocupante e faz com que uma borrifação urgente seja realizada, assim como nos dois cemitérios municipais, onde dezenas de focos foram constatados. Vale ressaltar que o combate à Dengue não pode ficar somente a cargo do poder público, pois é uma luta de todos, então a participação de toda a população é vital eliminando os possíveis criadouros dentro das residências, para que a doença não se prolifere. Em Brumado, devido a não ter aparecido casos nesse ano de 2017, criou-se um relaxamento, o que pode contribuir mesmo para um aparecimento de um surto na cidade.



Brumado: Assembleia Legislativa aprova elevação do município a Entrância Especial com participação efetiva de Vitor Bonfim

(Foto: Divulgação)

Na noite da última terça-feira, 19 de dezembro foi aprovada na Assembleia Legislativa o projeto de elevação da Comarca de Brumado a entrância especial, sendo a relatoria do deputado estadual Roberto Carlos, devendo agora aguardar a promulgação pelo governador do Estado, Rui Costa, com posterior publicação no Diário Oficial. É, com certeza, um momento de grande importância para o município, que vem sendo buscado há tempos e que foi conquistado através da união dos poderes, tendo como principais interlocutores o presidente do legislativo brumadense, vereador Léo Vasconcelos, o presidente da OAB, Dr. Osvaldo Laranjeiras, o prefeito Eduardo  Vasconcelos e, o sempre comprometido com as causas de Brumado, o secretário de Agricultura do Estado, deputado estadual licenciado, Vitor Bonfim, que inclusive esteve presente na sessão acompanhando os trabalhos. Com grande satisfação Léo Vasconcelos recebeu a importante notícia destacando que “é uma vitória histórica do povo de Brumado, que, agora poderá contar com uma comarca muito mais ampla e com muito mais qualidade em seus serviços. Temos muito a agradecer ao secretário de Agricultura, Vitor Bonfim, que através de seu empenho e prestígio junto ao Tribunal de Justiça e do governador, Rui Costa nos possibilitou a elevação à entrância especial”. Finaliza pontuando que “Essa conquista trará grandes benefícios ao povo de Brumado e da região, em decorrência das melhorias das condições de trabalho dos servidores, bem como do aumento do número de juízes, para melhorar cada vez mais o pronto atendimento das demandas de toda região”.     



Zé Carlos de Jonas acompanha trabalhos de recuperação dos poços artesianos do Tamboril e Barreiro Branco I

O vereador Zé Carlos de Jonas ao lado do secretário Charles Granger acompanhando os trabalhos de recuperação (Foto: Divulgação)

Com uma imensa folha de serviços prestados para o meio rural, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) continua tendo a sua agenda parlamentar muito movimentada nesse sentido. Nessa quarta-feira (19), o vereador, juntamente com o secretário municipal de Agricultura, Charles Granger, estiveram nas comunidades de Tamboril e Barreiro Branco I, onde foram concluídos os serviços de recuperação dos poços artesianos. 

Os trabalhos foram muito intensos, mas foram concluídos de forma muito positiva (Foto: Divulgação)

Muito satisfeito com a ação, Zé Carlos de Jonas relatou que "esses poços estavam totalmente destruídos e, consequentemente, desativados, mas a prefeitura atendeu às minhas solicitações e realizou o serviço de recuperação, o qual foi muito complexo e oneroso". Ele ainda falou que "quero agradecer o empenho do secretário Charles Granger, que não mediu esforços para a realização dos serviços, que trouxe alívio para cerca de 50 famílias que estavam sendo prejudicadas". E finalizou dizendo que "os poços estão com uma boa vazão e em pleno funcionamento o que fará com que o final de ano dos moradores do Tamboril e Barreiro Branco seja bem mais tranquilo". Veja vídeo abaixo: 



Brumado: Denúncias sobre o atendimento sem isolamento a pacientes soropositivos são rechaçadas pelo secretário de saúde

As denúncias apontavam que os pacientes soropositivos estavam sendo atendidos sem o devido isolamento (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Várias denúncias da população chegaram à redação do 97NEWS apontando que os pacientes soropositivos estariam recebendo o atendimento normalmente, ou seja, sem estarem numa área de isolamento. Ouvido pelo radialista Carlos Silva, o secretário de Saúde, Claudio Feres, rechaçou com veemência essa possibilidade afirmando que "isso não procede, pois o hospital tem a sua área de isolamento e nenhum desses pacientes é atendido juntamente com a população" e ainda citou que "se alguém duvidar pode vir conferir, pois isso nunca existiu, inclusive, me estranha muito alguém ter levantado essa possibilidade". Mesmo com essa afirmação do secretário, Carlos Silva disse que novas denúncias nesse sentido voltaram a chegar ao Jornal da Alternativa. Segundo informações de bastidores, a situação do secretário é delicada, pois ele vem sendo alvo constante de denúncias e não estaria sabendo lidar com a situação, o que vem gerando comentários, cada vez mais intensos, de que ele deverá deixar a pasta em 2018, já que a Saúde ganhará uma nova dimensão bem mais complexa, ainda mais com o funcionamento da UTI que será inaugurada pelo governador nesta quinta-feira (21). Mas até o momento são somente especulações, que vem realmente crescendo, pois o secretário vem se negando a comentar o fato.



Brumado: Governador nomeia capitã Leila para comandar o Cicom

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa (PT) nomeou a capitã Leila Souza Gonçalves Silva para comandar o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) em Brumado. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (20). Capitã Leila estava lotada no 17º Batalhão da cidade de Guanambi, onde já pediu exoneração do cargo para vir para Brumado. A Capitã que foi promovida, ingressou na Polícia Militar em 1996, tendo 21 anos de coorporação. "Recebi com muita honra o convite do governador. Reconheço as dificuldades pelas quais passa a segurança pública na Bahia e o seu contexto nacional. Somos conscientes do grande desafio, mas com um trabalho em equipe e integrado, vamos enfrentar a criminalidade", declarou a Capitã. O Centro integrado, além de Brumado, atenderá os municípios que estão integrados à 20ª Coorpin e 34ª CIPM, que somam juntas cerca de 400 mil habitantes. O Cicom realizará atendimento de ocorrências de urgência e emergência através dos sistemas de comunicação e videomonitoramento. Na Bahia, os Cicom´s, estarão interligados no Stelecom, para dar mais referências na integração das Instituições de Defesa Social, na gestão das telecomunicações e no atendimento das demandas de proteção à vida e ao patrimônio. 



SMMT esclarece posicionamento de viatura do órgão na Praça Coronel Zeca Leite na manhã desta quarta-feira (20)

A foto acabou gerando muito polêmica nas redes sociais, mas o SMTT esclareceu o motivo (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Uma foto que circulou nas redes sociais gerou uma grande polêmica na manhã desta quarta-feira (20), véspera da visita do governador Rui Costa a Brumado. A foto registra uma viatura pertencente ao SMTT - Superintendência Municipal de Trânsitos e Transportes estacionada na contra-mão e com o agente na rua. Inúmeros comentários circularam dizendo que o exemplo era negativo, então, visando esclarecer a situação entramos em contato com o superintendente do órgão, o engenheiro André Cardoso que explicou que "o fato está sendo interpretado de forma errônea, pois a via já estava interditada, pois o palanque que irá receber o governador em sua visita oficial a Brumado estava sendo montado e o agente estava tão simplesmente organizando o local que é, inclusive, papel da SMTT" e ainda emendou dizendo que "como muitos motoristas poderiam acabar utilizando a via, o agente estava apenas orientando, então, o fato de estar com a viatura na contramão, nesse caso não tem problema algum". Sobre o fato de que ele poderia estar lavrando autos de infração, Cardoso rebateu que "de forma alguma ele estava somente consultando o tablet que é função normativa dele".



Ministro Gilmar Mendes proíbe condução coercitiva de investigados em todo o país

Foto: Reprodução

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, proibiu a condução coercitiva de investigados. Em liminar desta terça-feira (19), o ministro considerou a prática de levar investigados à força para depor inconstitucional por violar a liberdade de locomoção e a presunção de não culpabilidade. A decisão impede a coercitiva de investigados, sob pena de responsabilização disciplinar, cível e criminal das autoridades que descumprirem a ordem, “sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado”. O ministro encaminhou a decisão à Presidência do Supremo para que seja incluída na pauta do Plenário. Ainda segundo a publicação, na decisão, Gilmar afirma que não existe obrigação legal de comparecer a interrogatório, e por isso “não há possibilidade de forçar o comparecimento”. E como a investigação é um momento anterior à instauração do processo, a condução coercitiva viola os incisos LIV e LVII do artigo 5º da Constituição Federal.



Boa Notícia: Rui afirma que 95% do empréstimo do BB ao estado vai para o interior

Foto: Luciano Santos l 97News

A Bahia vai receber um empréstimo de R$ 600 milhões do banco do Brasil. O governador do estado, Rui Costa (PT), falou disso durante o lançamento da revista do balança de ações de 2017. O evento ocorreu durante a tarde desta terça-feira (19), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “O empréstimo de R$ 600 milhões deve chegar aqui nessa semana. Eu diria que 95% desse dinheiro é para aplicar no interior do estado. Desses 95% que vão para o interior, dois terços deles vão ser aplicados em estradas e o segundo volume vai ser para a construção de escolas, pelo menos 14 ou 15 escolas pelo interior.”, disse Rui Costa.



Ministério Público denuncia prefeito de Irecê por gasto de R$ 1,2 milhão com assessoria

Foto: Reprodução

O Ministério Público denunciou, na manhã desta terça-feira (19), o atual prefeito de Irecê, Elmo Vaz, por um gasto de quase R$ 1,2 milhão. Segundo o MP, a gestão contratou pessoas e sete escritórios para executar os serviços de assessoria jurídica e contábil, sem realizar o processo de licitação. A denúncia de inexigibilidade foi assinada pelos vereadores Toinho do Judô e Margarida Cardoso, que garantem que no quadro municipal já existe um setor responsável para cumprir os serviços. O prefeito deverá responder por ato de improbidade administrativa e desvio de recursos públicos por ter realizado contratações sem o procedimento padrão. As empresas contratadas receberam valores que variam entre R$ 540 mil a R$ 35 mil.



Brumado: Policial à paisana reage a assalto; um bandido morreu e outro ficou ferido

Um dos elementos morreu no local e o outro foi levado para o HPMN (Foto: Whatsapp 97NEWS)

A Vila Presidente Vargas, mais especificamente na Rua Gabriel Messias, foi palco de uma ação que acabou tendo uma vítima fatal e outro elemento levado ferido para o Hospital Municipal Magalhães Neto. Segundo as primeiras informações colhidas pelo 97NEWS, dois elementos, Alexandre Lima de 22 anos e o outro, um adolescente, de 17 anos, em uma moto, após assaltarem um celular de um transeunte, iam dar continuidade à sua jornada delituosa, mas, não contavam que uma das futuras vítimas seria um policial à paisana que estava na rua parado com a sua filha. Como era esperado, os bandidos vieram lhe assaltar e como ele percebeu que possivelmente eles estavam armados, entregou o celular, mas durante a ação, ele reagiu, então, imediatamente disparou contra os elementos, tendo um vindo a óbito já no local e o outro foi levado com um ferimento de tiro no braço para o HMPMN.



Brumado: Suspeito de tráfico internacional que trabalhava no Aeroporto do Galeão foi preso pela Polícia Federal

O mandato de prisão foi realizado por agentes federais com apoio da PETO (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O "agigantamento" do tráfico internacional de drogas no Brasil, que é considerado um dos principais países distribuidores de entorpecentes, vem provocando um grande caos na sociedade, já que, após a realização das Olimpíadas e da Copa do Mundo, e também devido ao agravamento da crise, o comércio ilegal de substâncias tóxicas se proliferou também por todo o território nacional, chegando, inclusive, até às pequenas cidades dos rincões mais longínquos. Dentro desta perspectiva, nesta terça-feira (19), num desdobramento da "Operação Rush", que foi deflagrada no Rio de Janeiro, tendo o Aeroporto Internacional do Galeão, como o foco das ações de uma quadrilha especializada que foi batizada de "Máfia do Galeão". Dentre os 36 mandados de prisão que foram expedidos pela Justiça Federal, um deles acabou sendo executado em Brumado, onde uma equipe da PETO, juntamente com agentes federais, cumpriu o mandado de prisão em desfavor de Warley Sandes Silva (50), o qual trabalhou no Aeroporto do Galeão por 30 anos e, segundo informações, estaria fixando a sua residência em Brumado. Ainda não existem evidências de que ele estaria agindo a favor do tráfico, somente que estava vindo para Brumado, possivelmente, segundo a Justiça, para ficar longe do foco das operações da PF. Também não há, até o momento, um pronunciamento oficial da Polícia Civil de Brumado sobre a possibilidade de existir conexões com criminosos locais.



Agente de Endemias protestam de descaso da Sesau; 'estamos entrando na casa das pessoas como mendigos', relatam

A situação da bolsa dos agentes, que ainda estão com a logomarca da administração passada é realmente crítica como pode ser comprovada no detalhe (Foto: Carlos Silva | 97NEWS)

Já não é de hoje que os agentes de endemias vêm reclamando das faltas de condições de trabalho, pois eles afirmam que estão trabalhando sem EPIs (equipamentos de proteção individual), além de estarem usando roupas pessoais, porque também estão sem o devido fardamento. Segundo eles em relato ao apresentado Carlos "Kaká" Silva, não está sendo fornecido nem protetor solar e nem as bolsas específicas para o trabalho de campo, o que vem prejudicando a qualidade dos serviços. "Nós estamos entrando na casa das pessoas como mendigos", afirmam o agentes que não vem escondendo o seu descontentamento com a situação. Um deles ainda relatou que "olha a situação da bolsa que usamos, acho que o dever é da administração em fornecer a farda e os EPIs, mas nem protetor, que foi aprovado por lei, estão nos dando". A crise deve se agravar e as especulações é que a situação chegou a esse ponto pela insensibilidade do secretário municipal de saúde, Claudio Feres, que vem recebendo uma série de críticas pela sua atuação à frente da pasta, a qual vem sendo avaliada cada vez mais negativamente, já que são recorrentes as situações negativas no setor". Os agentes esperam uma mudança de postura, já que o serviço que eles prestam é importante para a população e para a saúde pública do município.