ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Mulheres ganham 17,3% a menos que homens na Bahia, aponta Relatório

Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio com destino ao Sri Lanka

Jovem é morto com golpes de faca em cavalgada no município de Planalto

Ex-vereador é internado em estado grave após sofrer atropelamento em Vitória da Conquista

Integrantes das polícias Civil e Técnica aprovam nova reestruturação salarial

Brumado: Vereador Amarildo Bomfim desiste da sua pré-candidatura a prefeito e declara apoio à Fabrício Abrantes

Governo do Estado entrega ambulâncias e equipamentos de saúde para mais de 180 municípios da Bahia

Casal gay é condenado por matar e ocultar corpo de amiga no sudoeste da Bahia


Bancos fecham nesta sexta-feira e só reabrem no dia 2

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As agências bancárias estarão fechadas nesta sexta-feira e só reabrem na próxima terça-feira, dia 2 de janeiro de 2018. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os funcionários ainda irão trabalhar nesta sexta-feira, 29,, mas não haverá atendimento ao público.  As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo), carnês e boletos com vencimento nos dias em que as agências estiverem fechadas podem ser pagos no próximo dia útil após o feriado – ou seja, na terça-feira, dia 2, sem qualquer incidência de cobrança de multa. Para realizar operações bancárias nesses dias, os clientes podem usar caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos de celular e telefone. Outra opção para os clientes, segundo a Febraban, é agendar o pagamento de boletos pelos canais eletrônicos.



Economia: Aposentado e pensionista terá reajuste menor do INSS em 2018

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ministério do Planejamento divulgaram alterações nas projeções do aumento do salário mínimo para 2018. Além disso, os aposentados e pensionistas também terão um reajuste menor do INSS a partir do mês de janeiro do ano que vem. A redução vai ocorrer por conta da queda na projeção de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do IBGE. Segundo informações do governo, o salário mínimo para 2018 foi calculado baseado na expectativa de que o índice acumulado no ano fosse de 4,5%. Mais de 30 milhões de segurados do INSS, entre aposentados, pensionistas e os que possuem benefícios previdenciários, vão ter reajuste de 3,41% no ano que vem, tanto os que ganham acima do piso, quanto os que recebem o mínimo. O percentual é o mesmo que será dado ao salário mínimo, acima da inflação. A situação é outra para mais de 22 milhões de segurados do INSS que ganham apenas um salário mínimo. A regra é diferente, o aumento dos benefícios depende da correção do piso nacional, pois ninguém pode ganhar menos. No Orçamento de 2018, o governo prevê que o mínimo vai subir de R$ 937 para R$ 965. O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, informou que o Orçamento trabalha apenas com estimativas, o valor do mínimo e muitas outras coisas pode mudar até o início do próximo ano. Quando definido e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o reajuste e os novos valores de aposentadorias, pensões e auxílios vão começar a ser pagos conforme calendário oficial do INSS. Os segurados devem ficar atentos, porque nem todos que recebem acima do piso terão o mesmo reajuste.



Após solicitação de Zé Carlos de Jonas, rua é recuperada na Vila Presidente Vargas

O vereador Zé Carlos de Jonas acompanhando os serviços de recuperação da Rua Francisco da Silva (Foto: 97NEWS)

Sempre presente nas comunidades em que representa, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) vem realizando um trabalho muito positivo no atendimento das principais reivindicações dos moradores. Mostrando sempre uma interface proativa, o parlamentar vem tendo uma atuação de resultados, sendo um importante elo com a administração municipal. Em mais uma dessas ações, o vereador, após ter recebido várias solicitações dos moradores da Rua Francisco da Silva, que fica na Vila Presidente Vargas, já que a referida via ficou muito danificada pelas recentes chuvas, foi ao setor de infraestrutura urbana cobrar a recuperação. Na manhã desta quinta-feira (28) a solicitação foi atendida com a realização dos serviços. Zé Carlos de Jonas acompanhou os trabalhos e fez questão de agradecer à administração municipal pelo atendimento de mais uma solicitações de sua parte. "A via ficou realmente numa situação muito precária, tanto que os moradores colocaram galhos de árvores para fazer a sinalização no sentido de evitar acidentes", relatou. Ele ainda citou que "então eu fui solicitar os serviços e fui logo atendido e o problema resolvido, então, em nome dos moradores eu agradeço o atendimento à nossa solicitação".



Alegando renovação, prefeito exonera toda sua equipe de governo em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução

A partir do dia 30 de dezembro, 116 funcionários públicos da cidade de Livramento de Nossa Senhora, vão ser exonerados dos seus cargos. O informativo foi publicado nesta quarta-feira (27) no Diário Oficial do Município. O prefeito Ricardinho Ribeiro, exonerou todos os ocupantes de cargos comissionados, inclusive os secretários municipais. A medida faz parte de renovação, segundo o próprio prefeito, contida na lei nº 1.374/2017, que entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2018. A nova estrutura será formada por Gabinete do Prefeito; Controladoria Geral do Município; Secretarias da Administração, Planejamento e Desenvolvimento; Fazenda; Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano; Educação; Esporte, Cultura, Lazer e Turismo; Desenvolvimento Social; Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente e de Saúde. O prefeito ainda alega que poderá haver outras exonerações em forma de rodízio, envolvendo todos os escalões. Tudo isso para enxugar os gastos da administração. 



Dona Dete do Acarajé: 25 anos de solidariedade aos custodiados em Brumado

Dona Dete do Acarajé, um exemplo de virtude e solidariedade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Umas das frases mais célebres de Cristo é "porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver", mas, infelizmente, são poucos que seguem o passos do Mestre, só que, em Brumado, temos um grande exemplo desta virtude cristã que é a solidariedade da baiana de Acarajé mais querida da cidade, Dona Dete, que com seu carisma conquistou uma grande admiração da sociedade brumadense. Ela, que sempre fez questão de partilhar o amor, há 25 anos vem cumprido uma missão dignificante, que é, no período das festas de final de ano, ir visitar os custodiados da 20ª Coorpin, levando, primeiramente o amor por meio de palavras consoladoras e, também os seus saborosos e irresistíveis acarajés. Nesta quarta-feira (27), Dona Dete, acompanhada de sua amiga Betânia, estiveram na DPT de Brumado para completar 25 anos deste ato solidário, levando 70 acarajés para os cerca de 20 custodiados. Como em todos os anos, a baiana, levantou cedo, fez a massa do acarajé com muito amor e carinho, deixando tudo pronto para levar não só os acarajés, mas também uma palavra de conforto para aqueles que cometeram delitos, mas que neste momento, também precisam de uma atenção mais do que especial. 

Acompanhada de sua amiga Betânia, Dona Dete fez a alegria dos custodiados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Para completar o cardápio, teve também o famoso cuscuz doce, com cobertura de leite condensado, uma iguaria de dar água na boca. Por volta das 16h, com devida autorização da Justiça e após uma longa vistoria nos alimentos, a baiana e sua amiga, entregaram os cerca de 70 acarajés aos custodiados, que todos os anos agradecem pelo ato de solidariedade da brumadense, que faz questão de realizar o ato que ela mesmo considera, não só solidário, mas também uma forma de mostrar a eles, que existe uma chance aqui fora, quando todos saírem. Além dos custodiados, todos os funcionários que estavam na ativa foram agraciados com a especiaria baiana. Com um sorriso no rosto, pregando a paz e levando uma palavra de renovação, a baiana conversou com nossa equipe dizendo que "consegui mais um ano, me sinto agraciada, servir acarajés aos presos me trás uma paz interior, me sinto mais humana".  Ela ainda ressaltou que "minha mensagem para eles, é que, possam sair daqui e revejam a liberdade que estão perdendo, os seus familiares os esperam, pois é a família sempre a que mais sofre muito com esta situação". Aos brumadenses, Dona Dete transmitiu que “como em todos os anos, espero que todos possam estar com suas famílias, desfrutando da boa saúde e, por meio do amor e esperança, possamos mudar o futuro desta nação. Que o Bom Jesus abençoe a todos”.



Mais de 103 mil candidatos se inscrevem no concurso para professor e coordenador pedagógico do Estado

(Foto: Divulgação)

Mais de 103 mil candidatos se inscreveram no concurso público para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino, promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e da Administração. Foram 69.587 inscritos para professores e 33.995 para coordenadores pedagógicos. São ofertadas 3.760 vagas, sendo 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos.  O secretário da Educação do Estado disse que a procura pelo concurso revela o interesse dos profissionais pela Educação. "Esta é uma área que vem sendo priorizada enquanto política pública pelo governador Rui Costa, que também está investindo em cursos de qualificação e na promoção da carreira dos professores e coordenadores pedagógicos. São esforços empreendidos mesmo em um momento delicado na economia do país. Portanto, isto significará um grande salto para o fortalecimento do eixo pedagógico das escolas e, consequentemente, para a melhoria da Educação". O cargo de professor padrão P, grau IA Linguagem, com ênfase em Língua Portuguesa, para Salvador, foi o que registrou o maior número de inscritos, 2.006 candidatos. Já o cargo de professor padrão P, Grau IA Ciências Humanas: Filosofia, e para professor padrão P, grau IA Ciências Humanas: Sociologia, ambos para Jacobina, registraram o menor número de inscritos, cinco por disciplina. Para o cargo de coordenador pedagógico Padrão P, Grau IA, Salvador registrou o maior número de inscritos, sendo 6.953 candidatos e Macaúbas registrou o menor número, com 285 inscritos. O concurso terá três etapas. As provas objetivas (1ª etapa) e discursivas (2º etapa) serão aplicadas no dia 25/02/2018, para todos os cargos, no período da manhã, nas cidades de Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Macaúbas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. Somente será corrigida a prova discursiva dos candidatos habilitados e melhores classificados nas provas objetivas. A terceira etapa é a prova de títulos, para fins de pontuação dos candidatos habilitados na prova discursiva.



Médico é detido pela CIPE na cidade de Itapetinga com maconha e arma

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um médico natural da cidade de Itarantim foi preso na noite desta quarta-feira (27) na cidade de Itapetinga, pela CIPE/Sudoeste com droga e maconha. Rafael Brito informou a polícia que estava com a arma para se proteger de possíveis assaltos na região, já que o profissional estava no trevo que dá acesso ao município de Potiraguá. O médico foi liberado após pagamento de fiança. 



BA-148: Família de Palmas-TO escapa ilesa de colisão com animal na pista na noite desta quarta-feira (28)

O estado do veículo mostra a força do impacto com o animal (Foto: 97NEWS)

Conhecida como uma das rodovias que mais registram acidentes com animais soltos na pista na região, a BA-148, que faz a ligação entre os municípios de Brumado e Livramento, vem causando uma enorme preocupação para os condutores que fazem uso regular da mesma. Mas, agora, no período de férias, a referida rodovia também registra um grande fluxo de veículos de turistas, muitos dos quais são advindos da região centro-oeste do país, tendo como destinos principais Porto Seguro e Ilhéus. Historicamente o registro de acidentes nessa época tem um aumento e, para comprovar essa tendência, no início da noite desta quarta-feira (27), por volta das 19h, na altura da entrada para o Distrito de Itaquaraí, uma forte colisão aconteceu entre uma SW4 e um cavalo que apareceu no meio da pista, o qual, devido à força do impacto acabou morrendo na hora. Um sargento da Polícia Militar, lotado na 46ª CIPM, passou bem na hora e deu os primeiros socorros aos ocupantes do veículo que foram salvos devido à eficácia do air-bag que funcionou corretamente. Segundo o sargento, os ocupantes, dentre eles uma idosa e uma criança de sete anos poderiam ter um destino trágico caso o equipamento de segurança não fosse acionado. Fica o alerta para os motoristas que forem utilizar a BA-148, especialmente no período noturno, onde animais soltos na pista são ainda muito comuns.

O animal não resistiu e morreu no local (Foto: 97NEWS)


Segurança: Bahia registra mais de 6 mil casos de crimes violentos em 2017

Foto: Reprodução

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) foram registrados 6.200 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no estado – entre homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Os dados fazem parte do levantamento da SSP que contabilizou os números desde 01 de janeiro até 25 de dezembro. Houve uma redução em 363 casos, quando comparado ao ano passado. Em 2016 foram registrados 6.563 mortes no mesmo período deste ano.



Brumado: Polícia recupera cerca R$ 40 mil em mercadoria roubada em loja do centro

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Várias peças de roupas roubadas na madrugada da última sexta-feira (22) em uma loja no centro de Brumado, foram recuperadas pela Polícia Civil durante a tarde desta quarta-feira (27). A mercadoria, avaliada em mais de R$ 40 mil, estava escondida na residência de Alberto Teixeira de Matos, de 42 anos, que é natural de Pindai/BA. Os policiais localizaram parte das roupas roubada em várias sacolas. Ao ouvir o suspeito, descobriu-se que havia mais itens na casa dele, como uma prancha de cabelo, secador de cabelo e vários produtos para hidratação, todos subtraídos de um salão de beleza, situado também no Centro de Brumado. Na delegacia, Alberto alegou que já cumpriu pena pela prática de homicídio na cidade de Lagoa Real/BA, no ano de 1997 e tem passagem na Delegacia de Simões Filho/BA, pela prática de roubo tentado, fato ocorrido em 2014. O indivíduo foi autuado pelo Delegado Wilson Luiz da Silva pela prática do crime de receptação e permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia até a deliberação judicial. Outros suspeitos vão ser presos a qualquer momento. O material recuperado foi encaminhado a sede da 20ª Coorpin para ser devolvida aos proprietários.



Agora é oficial: Secretária de Educação Acácia Gondim vai pedir afastamento da pasta em 2018

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A servidora pública Acácia Gondim não será mais a Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer do Município de Brumado em 2018. A informação já circulava nos bastidores, mas somente nesta quarta-feira (27) foi confirmada pela secretária. Ouvida pela equipe do 97NEWS a funcionária decidiu se afastar esta semana do cargo alegando motivos pessoais. A informação sobre a deixa da Secretaria de Educação do governo do prefeito Eduardo Vasconcelos foi confirmada hoje (27) pela mesma, após 12 anos no comando da secretaria. O prefeito ainda não divulgou o nome de sua substituta, mas já há rumores de que a pasta volte a ser comandada pela ex-secretária, Ednéia Ataíde, que contará com o apoio da Psicóloga Fátima Guines para gerenciar as escolas em tempo integral. 

Prefeito Eduardo Vasconcelos ao lado da ex-secretária Edinéia Ataíde (Foto: Luciano Santos l 97NEWS)

Colegas da secretária confirmaram à nossa reportagem que Acácia já teria solicitado a saída com antecedência, mas o prefeito havia negado. Apesar de não explicar em detalhes seus motivos, uma pessoa próxima da ex-secretária relatou ao site 97NEWS que a saída de Acácia Gondim da gestão era algo pessoal. O motivo é de que, a servidora, quer cuidar mais de sua saúde, - sendo a pasta uma das mais exigentes da administração. O comentário da saída da secretária, tem sido, inclusive, motivo de apreensão por parte de alguns servidores. Isso porque, a servidora é uma das secretárias mais competentes que o governo de Eduardo Vasconcelos já teve. E para muitos, será uma grande perca.



Guanambi: Jovem morre após ingerir veneno

Foto: Reprodução l Facebook

Na madrugada desta quarta-feira (27), uma jovem identificada como Leidiane Guimarães Novais, 28 anos, foi encontrada morta após ingerir veneno na cidade de Guanambi. De acordo com a polícia, o fato teria ocorrido na noite de terça-feira (26), no Residencial Massaranduba, quando vítima ingeriu certa quantidade de veneno. Leidiane ainda foi socorrida com vida e levada ao Hospital Regional de Guanambi, mas não resistiu e veio a óbito. “Se sentindo muito triste”, essa foi à última frase divulgada pela jovem em seu perfil pessoal no Facebook. Ainda são desconhecidas as causas que levaram a jovem a cometer o ato. O caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Guanambi.



Brumado: PETO prende indivíduo com drogas no Bairro São Jorge

Foto: Divulgação l PM

O grupo B do PETO, em patrulhamento pelo Bairro São Jorge, na Rua Pedro Esmeraldo Serra, por volta das 17h desta terça-feira (26) avistou o indivíduo de nome Matheus Almeida Silva, 18 anos, em atitude suspeita, momento em que a guarnição indagou que o mesmo permanecesse no local para a busca pessoal. Na revista foi encontrado com o mesmo uma lata com 39 embalagens de substância similar a "Cannabis Sativa", ou seja, Maconha, juntamente com a quantia de R$ 202,00 em espécie. O autor e todo material foram conduzidos à 20° Coorpin, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.



Brumado: Parcialmente destruída, motoristas reclamam da Av. Lindolfo Brito; Prefeitura diz que irá preencher os buracos com cascalho

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Funcionários da Prefeitura foram na manhã desta quarta-feira (27) à Av. Lindolfo Azevedo Brito, saída para Livramento de Nossa Senhora, para verificar a situação da via, que após as chuvas do último mês ficou parcialmente destruída. A operação tapa buracos com cascalho acontecerá segundo o Secretário de Infraestrutura, André Cardoso, após a empresa Magnesita liberar o fornecimento do material, que poderá acontecer nesta quinta-feira, dia 28. A destruição da via foi revelada pelo 97NEWS após as chuvas de novembro. A via do lado direito, sentido a cidade de Livramento de Nossa Senhora, está praticamente intransitável, veículos pequenos tem dificuldades em cruzar o trecho. Outro fator que chama bastante atenção, são os caminhões de carga, alguns deles tem que realizar manobras arriscadas, podendo até tombar, - caso caiam em um buraco maior. Um dos trechos tem mais de 15 metros de destruição, que foi totalmente levado pela chuva. 

Foto: Luciano Santos l Conteúdo 97NEWS

Um dos comerciantes da avenida, o empresário Genivaldo Souza, afirma que a Prefeitura já vistoriou a rua, inclusive na vinda do Governador Rui Costa, que passou por aqui, mas nada fez em relação aos buracos. "Os comerciantes daqui já estão revoltados. A gente só quer ajuda. A gente paga impostos e a rua está nesse estado”, afirmou ele. O auxiliar de pintura Júlio César Mendes, que trabalha há 5 anos no local, diz que toda chuva que a via recebe fica destruída. "A avenida tinha escoamento lateral, onde a água passava e não ficava destruída, mas depois de muitos anos a prefeitura preencheu totalmente a via com meio fio, deixando-se sem escoamento." Relatou César. Segundo o Secretário André Cardoso, a Avenida Lindolfo Brito não pertence ao município, e sim, ao estado, sendo um braço de extensão da BA-148. Mas que já solicitou do Secretário de infraestrutura do Estado, Marcos Cavalcante, a liberação do material para fazer a recuperação da via. O secretário não deu uma data para o início das obras.



Está Fora: Ministro do Trabalho pede demissão

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Foto: André Dusek/Estadão

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, pediu demissão hoje ao presidente Michel Temer. Ele deixa o governo porque irá se candidatar na eleição de 2018. No lugar de Nogueira, o governo vai nomear o deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), que não irá disputar o pleito do ano que vem. Nogueira também é filiado ao PTB e ira concorrer à reeleição como deputado federal. A saída do ministro será oficializada no Diário Oficial da União do dia 29. O novo ministro assume no dia 4 de janeiro.



Nota Premiada Bahia: Conheça, participe e concorra a prêmios de até R$ 1 milhão

(Divulgação)

É uma Campanha que visa estimular nos cidadãos o hábito de exigir a emissão e conferir as notas fiscais eletrônicas (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica – NFC-e e Nota Fiscal Eletrônica – NF-e) com a inclusão do seu CPF, nas compras efetuadas no mercado baiano. Como estímulo à participação, promove a distribuição de prêmios em dinheiro, através de sorteios periódicos.

A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda, também beneficia as instituições Sociais e de Saúde participantes da Campanha Sua Nota é um Show de Solidariedade.

Ao ser indicada pelo cidadão, no ato do cadastramento, a instituição passa, automaticamente, a receber a doação das notas eletrônicas associadas ao CPF deste.

A cada quadrimestre, os pontos obtidos convertem-se em prêmios em dinheiro, calculados de acordo com o regulamento da 3ª fase da campanha Sua Nota é um Show de Solidariedade.

Quais os benefícios da Campanha Nota Premiada Bahia?

Para o Estado

  • Incentivo à formalização dos contribuintes e justiça fiscal na arrecadação dos recursos públicos.
  • Ação preventiva com base na cidadania fiscal.
  • Enfrentamento da sonegação fiscal.
  • Aumento da confiabilidade do documento fiscal.

Para a empresa (estabelecimento comercial)

  • Diferencial competitivo: cliente concorre a prêmios de até R$ 1 milhão.
  • Incentivo às vendas pelo comércio formal.
  • Redução da concorrência desleal.
  • Fortalecimento da imagem como empresa socialmente responsável e comprometida com o desenvolvimento do Estado.

Para o cidadão baiano

  • Participação em sorteios de prêmios em dinheiro.
  • Maior segurança em suas compras por optar por estabelecimentos regularizados.
  • Facilidade na identificação de seus documentos fiscais pela disponibilização de extrato eletrônico de suas compras.
  • Oportunidade de exercer a cidadania fiscal e de compreender melhor a função socioeconômica dos tributos.
  • Exercício do consumo solidário, ao indicar instituições beneficentes que participam da Campanha Sua Nota é um Show de Solidariedade, para compartilhamento das suas notas fiscais eletrônicas.
  • Possiblidade de impressão de cópia da nota fiscal, a qualquer tempo, dispensando a guarda para comprovação da garantia da mercadoria ou produto.

Para as instituições beneficentes

  • Maior visibilidade de suas ações e projetos.
  • Melhor compreensão de seu trabalho pela sociedade.
  • Maior interação com a comunidade.
  • Possibilidade de premiação em dinheiro, através da Campanha Sua Nota é Um Show de Solidariedade.



Faltam 4 dias Brumado: Raneychas e Banda Magnatas no Pré-Réveillon da AABB

Foto: Reprodução

O ano de 2017 está se findando, então, que tal fechar esse ciclo em grande estilo, participando de uma festa que será marcada pela alegria e alto astral, tendo duas grandes atrações musicais. Assim será o Pré-Réveillon da AABB de Brumado, que, de forma arrojada, irá realizar um evento grandioso, o maior da sua história de sucesso, o qual contará com uma megaestrutura de som e luzes, onde estarão se apresentando a dupla Raneychas, que é um dos grandes fenômenos da música atual e a inigualável Banda Magnatas que é reconhecida pela sua incrível musicalidade e pelo grande talento de seus vocalistas. Então, é isso mesmo, marque aí na tua agenda, pois no dia 30 de dezembro o seu compromisso é com a alegria e o alto astral que irão dar o tom do Pré-Réveillon da AABB de Brumado. Adquira logo o seu ingresso por R$ 50, lembrando que as mesas são limitadas. Vem ai a virada de preço. Vendas e reservas na Magazine Filho da Aparecida, na Rua Coronel Santos (Ao lado da Padaria Pérola) e na secretaria da AABB ou ligue 77 3441-5013 ou 99968-0948. Pré-Réveillon da AABB de Brumado, vai ser inesquecível, então, não fique fora dessa.



Carga de café roubada é recuperada em Salvador

A carga roubada que foi recuperada (Foto: SSP/BA)

Uma carga de café roubada no último dia 4 de dezembro na BR-116, perto de Santo Estêvão, foi recuperada nesta terça-feira (26). Os comerciantes Juliano Buraen Serra e Jefferson Ferreira dos Santos, que chegavam a vender R$ 400 mil por mês em produtos roubados, foram presos em flagrante, em Salvador, por investigadores da Delegacia de Furtos e Roubos em Rodovias (Decarga), informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A dupla foi encaminhada para o Presídio Regional de Feira de Santana. Um homem de prenome Marcos, suspeito de fazer parte do esquema, é procurado. Proprietário de um estabelecimento no bairro do Engenho Velho da Federação, Juliano foi o primeiro a ser localizado. De acordo com a SSP, parte do café estava nas prateleiras do local. Em seguida, no bairro de Fazenda Coutos, foi encontrado Jefferson. No seu mercadinho também foram apreendidos unidades do mesmo lote do produto.



Hemoba faz convocação para doação de sangue antes do Réveillon; Brumado está na lista

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Com a chegada do fim de ano, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) notou uma redução acentuada no número de candidatos à doação de sangue em todo o estado da Bahia. E para manter o estoque de sangue e atender à demanda transfusional em tempo real, o órgão passou a convocar a população para doar sangue ainda no ano de 2017. Para suprir a demanda e garantir o estoque a Hemoba precisa coletar, apenas no hemocentro coordenador, na Ladeira do HGE, 250 bolsas por dia. “A nossa necessidade é grande, a Hemoba atende a todo o estado da Bahia. Porém, neste período, tivemos uma redução de até 30% nas doações porque as pessoas ficam de férias e viajam. Então, toda bolsa de sangue coletada representa esperança e a chance de salvar até quatro vidas”, afirma Iraildes Santana, diretora de hemoterapia da Fundação. Com os estoques em níveis críticos, a Fundação precisa com urgência de doadores de sangue dos tipos: A-, B-, AB- e O-. Os tipos A+, B+, AB+ e O+ estão estáveis, mas essa condição pode mudar de acordo com a necessidade. Brumado está na lista das cidades do interior, onde a campanha está sendo realizada. 



Rio de Contas: Barragem Luiz Vieira do `Açude Brumado´ está com sérios danos em sua estrutura

Foto: Reprodução l Vídeo

Moradores da cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, estão apreensivos com rompimento de adutoras e rachaduras apresentadas na estrutura da barragem Luiz Vieira, do "Açude Brumado". Desde que foi inaugurada, há 34 anos, nenhuma manutenção de grande porte foi realizada. Os riscos são iminentes, e caso algo aconteça, os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Rio de Contas serão impactados diretamente. Rio de Contas é um dos principais roteiros do ecoturismo da Chapada Diamantina. A primeira cidade planejada do Brasil, possui um valioso circo arquitetônico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), a barragem que possui 18 milhões de metros cúbicos  de água, redesenhou a geografia local. Ela foi construída, principalmente para garantir o abastecimento ao município e ao projeto de irrigação do Rio Brumado, no período de estiagem, e com objetivo secundário de promover o desenvolvimento da piscicultura. 

Máquinas trabalhando na época da construção em 1965 (Foto: Arquivo Histórico)

O projeto inicial da barragem, foi elaborado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), com sede em Fortaleza. Na época a empresa Geotécnica foi a responsável pelos estudos geológicos e geotécnicos da área. A barragem começou a ser construída em 1965, durante as escavações, foi detectada uma falha tectônica, por conta disso, as obras foram paralisadas, e só foram retomadas, 10 anos depois, em 1975. "Atrasou muito, era uma obra para 10 anos foram para mais de 15 anos, a terra planejem de lá, achou um vácuo". Disse Floriano José Luiz, aposentado do DNOCS. A inauguração foi em 1983, de lá para cá, nenhuma manutenção de grande porte foi executada. Alguns problemas estruturais, como rachaduras, rompimentos de adutoras e desgastes dos cabos de aço, dão sinais de que uma intervenção urgente precisa ser feita. 

Com apenas duas válvulas expulsoras, uma delas já está com problemas (Foto: Reprodução)

Um antigo funcionário do DNCOS, que para sua segurança, não quis se identificar relatou outros fatores de risco. "O DNOCS já repassou para o Ministério da Integração, sobre aquele problema no Açude Brumado, não é só aquilo não, tem mais coisas, ali é um dos pequenos problemas, outros maiores problemas estão lá para todos verem, o canal por exemplo, pode quebrar a qualquer momento." Questionou o funcionário, que ainda está na ativa. Segundo os antigos funcionários do DNCOS, o material usado na Barragem era terra socada, a população está apreensiva e teme que algo pior aconteça. "Se romper esta barragem é um perigo para a cidade, o nível de água que vai descer ali é muito grande, vai afetar a cidade inteira." Falou com preocupação, Hélio Ernane Lima, morador de Rio de Contas. "Morre todo mundo, na parte de baixo". Relatou Edna Santos, também moradora da cidade. 

Rachaduras na estrutura mostram o perigo de um vazamento extremo (Foto: Reprodução)

Outro funcionário do DNOCS, Valter Pereira de Brito, falou com a nossa reportagem sobre as condições precária do equipamento. "As comportas hoje em dia estão sendo sustentadas com cabo de aço, porque geralmente se deixar elas soltas, elas terminam arriando, bloqueando a água, nós colocamos dois cabos de aço, dois em cada comporta para ficar suspensa, e só tem duas válvulas expulsoras, nós só estamos trabalhando com elas duas, e elas já estão com problemas, e uma delas já está com vazamento em baixo, e precisa de manutenção." Relatou Valter. O engenheiro responsável do DNCOS em Salvador, Rui Ribeiro de carvalho, é o responsável pelas obras de manutenção da Barragem Luiz Vieira, e por e-mail ele informou que o açude não corre o risco de romper, mas admitiu a inexistência de manutenção, alegando falta de verbas. 

Por Redação l 97NEWS l Informações Rádio Rio de Contas