ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Eunápolis: Homem é preso suspeito de manter esposa de 18 anos em cárcere privado

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

A4 Veículos recebe visita técnica de alunos do Curso de Administração Jovem Aprendiz do Senac

Atualmente morando em São Paulo, brumadense lança sua calorosa e frenética aposta para o verão, a divertida e agitada ‘Tá Calor’

Brumado: 'Nós somos gente, não somos bicho', diz moradora da Virgílio Ataíde que cobra da prefeitura manutenção de escadaria após acidente com caminhão em 2018

Brumado: Através do Conseg, 34ª CIPM receberá doação de um drone e novos equipamentos tecnológicos

Jequié: Governador Rui Costa passa mal durante visita à cidade

Brumado: Em janeiro, acontece a 4ª edição do Campeonato Sub-17 do bairro São Felix

Brumado: Radialistas são vítimas de golpe que clona WhatsApp; polícia investiga o caso

Brumado: Longe da mídia, Yasmin Guimarães a artista brumadense que você precisa conhecer

Brumado ficará sem reforço de verba federal após extinção do NASF

Brumado: Mais de 600 famílias deixa de receber o Garantia Safra por falta do NIS

Caixa libera saque do FGTS para 9,1 milhões nesta sexta

Brumado: Polícia apreende mulher por tráfico de drogas no bairro Irmã Dulce


Brumado: Grupo Arte em Cena reapresenta Torturas de um coração

O grupo Arte em Cena de Teatro em parceria com o Rotary Club e a Casa da Amizade reapresenta o espetáculo Torturas de  Um Coração, texto de Ariano Suassuna com direção de Marinês Pereira. Serão duas únicas apresentações dias 20 e 21 de Setembro  ás 20:00hs na UNINTER ( Antigo Cinema SOPHYPLEX ). Ingressos limitados não percam. E em Outubro  mais um grande espetáculo para o público infantil aguardem.



Homem mata esposa em Guanambi por não aceitar que ela trabalhe

A jovem Daiane Helena Alves, 29 anos, foi morta pelo o marido Fabiano com quem era casada há 13 anos. 

O casal morava no Bairro Belo Horizonte em Guanambi e juntos tinham uma filha de 11 anos. Segundo testemunhas, o motivo de várias discursões e do assassinato da vitima teria sido pelo fato da jovem trabalhar e o esposo não aceitar.

Segundo a ex-patroa de Daiane, o homem já teria agredido a jovem há uma semana.



Justiça Eleitoral caça mandato do prefeito de Juazeiro

Foto: divulgação

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), e seu vice, Francisco Oliveira (PT), tiveram os mandato cassados por decisão do juiz eleitoral da 47ª Zona Eleitoral, Ednaldo Fonseca Rodrigues, segundo informações do Blog do Geraldo José. Na sentença, o magistrado aponta interferência do poder econômico, desvio e abuso do poder de autoridade, além da utilização indevida de meios de comunicação como fatores que justificam a cassação do mandato. O juiz também determinou a inelegibilidade dos dois por oito anos, a contar a partir das eleições do ano passado. Ainda cabe recurso da decisão. O procurador-geral do Município, Carlos Luciano Santana, afirmou que nem o prefeito ou o vice foram notificados até o momento. "A gente soube da notícia pela imprensa, há uns 30 minutos, no máximo uma hora. Ninguém foi notificado. Quando isso ocorrer, entraremos com os recursos cabiveis", declarou ao Bahia Notícias. 



Brumado: Produtores rurais renovam esperanças

 

O Secretário Municipal de Agricultura Dr. Frederico Neves, o técnico João Paulo da Secretaria Municipal de infra- estrutura e o técnico Agrícola José Augusto Azevedo representante da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, e responsável pelo acompanhamento de serviços da Patrulha no Campo, participaram das provas práticas de seleção de operadores de máquinas agrícolas que serão contratados para atuarem dentro do Programa de Recuperação de Solos Improdutivos e Semi Produtivos. O Programa objetiva atender duzentos (200), agricultores familiares do Município de Brumado, e que se enquadrem nas exigências pré-estabelecidas pelo Programa, e a principal delas, aqueles agricultores de até três (03) Ha.

            Com a seleção desses cinco (05), operadores de máquinas agrícolas ocorrida nesta quinta feira (12/09), os trabalhos de recuperação de solos produtivos e improdutivos, terão início já na próxima semana 16/09. Com os esforços desenvolvidos pelos órgãos responsáveis em darem sustentação á atividade agrícola no Município e no Estado da Bahia, esses agricultores atendidos tem suas esperanças renovadas na produtividade agrícola acreditando em melhores dias que advirão para suas vidas abrangendo suas famílias e suas localidades. 

Por: PMB



Brumado: Estado romperá contrato com empresas e garente pagamento dos funcionários

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

O pagamento dos servidores estaduais da educação da cidade de Brumado, no sudoeste da Bahia, segundo nota divulgada pela secretaria, será efetuado por mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza (Sindilimp). O governo pretende ainda romper com a Shalev e Contrate, sob a alegação de não cumprimento das cláusulas contratuais. No entanto, o pagamento dos servidores será realizado e a permanência no emprego  assegurada nas novas empresas contratadas. Nesta manhã de sexta-feira (13) o Deputado estadual João Bonfim se reuniu com representantes dos servidores terceirizados e garantiu que em conversa com o Secretário de Educação, Sr. Osvaldo Barreto, este confirmou que os funcionários que estão sem receber a três meses terão seus benefícios em dia.



PRF faz apreensão de mais de um milhão de cigarros contrabandeados

Foto: PRF

Durante ações de combate à criminalidade na região de Paulo Afonso, Policiais Rodoviários Federais conseguiram desbaratar um esquema que distribuía cigarros contrabandeados do Paraguai para toda a região de Paulo Afonso. Por volta das 13:00 horas desta quinta-feira (12) policiais rodoviariam indentificaram um veículo VW/GOL tentando desviar da fiscalização policial na BR 110, Km 4. Ao abordar o veículo, os PRFs encontraram 6.400 cigarros de origem paraguaia, além de 1.032 comprimidos de medicamentos de uso controlados, ambos sem qualquer documentação de procedência. Ao ser questionado, o condutor informou que teria adquirido os cigarros em um depósito localizado no município de Paulo Afonso para distribuição na Zona Rural da região, informando ainda, o nome e o endereço do fornecedor dos cigarros.

A partir dessa informação, a PRF prontamente produziu um relatório substanciado, encaminhando-o ao Juiz da 2ª Vara Crime da Comarca de Paulo Afonso que de imediato atendeu ao pleito, expedindo um mandado de busca e apreensão para o depósito.

Foram apreendidos mais 1.000.000 de cigarros, totalizando 1.006.400 cigarros contrabandeados, além do proprietário do depósito de 28 anos, que foi encaminhado juntamente com os medicamentos e o condutor do Gol, de 42 anos, para a Delegacia de Polícia Judiciária em Paulo Afonso. 

Por: aprochego   



Brumado: Jovem procurado pela justiça é preso nesta manhã no Forum Dr. Duarte Moniz

Foto: Marcos Paulo

Renan Correia Silva conhecido também como Xinha, foi preso nesta manhã de sexta-feira (13) enquanto aguardava por uma audiência no Fórum Duarte Moniz. O jovem estava acompanhado de seu advogado, quando homens da polícia civil deram voz de prisão a ele. Renan é acusado de ter tentado assassinar a ex-namorada em junho deste ano, além de ser também apontado como um dos mandantes do sequestro de um empresário desta cidade, e ainda é suspeito de vários assaltos. Encaminhado para 20ª COORPIN, ficará à disposição da justiça. Vítimas que reconhecerem o assaltante, a polícia pede que compareçam à delegacia, e a identidade será preservada.



Bancários decidem por greve a partir do dia 19 de setembro

Foto: divulgação

Os bancários que participaram da assembleia da categoria em Vitória da Conquista nesta quinta-feira (12), na sede do Sindicato dos Bancários, votaram pela greve por tempo indeterminado com início no dia 19 de setembro.Os trabalhadores discordam do reajuste salarial oferecido pelos bancos. Na Bahia tem entre 15 mil e 17 mil bancários. Segundo estima, se a decisão da greve for mantida, todo o estado estará mobilizado.

Na pauta de reivindicação, o sindicato pede maior participação nos lucros e resultados, fim das metas e do assédio moral, investimentos em saúde e segurança e melhores condições de trabalho. Segundo Informações,haverá uma nova assembleia no dia 18, um dia antes, para mobilização e organização.



Brumado: Funcionários terceirizados fazem manifestação em frente ao "Colégio Modelo"

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços em escolas públicas estaduais resolveram fazer uma manifestação nesta manhã de sexta-feira (13).O grupo está em frente ao Centro Estadual de Educação profissional (CEEP), antigo Colégio Modelo. A motivação é a falta de pagamento dos trabalhadores terceirizados, que há três meses não recebem seus vencimentos. “ Já não aguento mais ver cobrador na porta da minha casa, eu trabalho e meu direito é receber em dia, estão desrespeitando os direitos trabalhistas, nós cumprimos nossos horários”, desabafou Andréa Carla, uma das manifestantes. Alunos que chegaram para as aulas voltaram para suas casas em total apoio ao manifesto.  As empresas Contrate gestão Empresarial e Shalev Empreendimentos, terceirizadas da Secretaria de Educação do estado alegam que o estado também ainda não fez o repasse para que as mesmas possam pagar seus colaboradores. Segundo informações de representantes do governo, os pagamentos dos contratos retidos têm motivos diversos, dentre os quais não-comprovação de recolhimentos previstos nos contratos como condicionantes para liberação de pagamentos, tais como certidão negativa de débitos com a receita. 



MP aciona advogado que pediu separação do N e NE

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) aguarda uma decisão da Justiça após ter acionado criminalmente um advogado paranaense que, pelo Facebook, pediu a separação do Norte e Nordeste do Brasil do restante do país. Em uma postagem feita na última segunda-feira (9), Gustavo Zanelli declarou que “não adianta querer misturar as culturas norte/nordeste X sul/ sudeste. É por isso que há tão poucos sulistas no nordeste (nós não aguentamos isso aqui)”. Após a repercussão na rede social, o advogado – que chegou a falar em guerra para separar o país – apagou o perfil no Facebook. A procuradora-geral de Justiça do MP-MA, Lúcia de Almeida Rocha, entregou uma notícia crime a Procuradoria da República e a Ordem dos Advogados do Brasil, citando o caso como uma “prática de ofensas de caráter racial e discriminatório contra a cultura e a população nordestina e maranhense”. Na quarta-feira (11), o advogado ainda afirmou que caso a separação fosse feita o “Brasil seria um país de primeiro mundo”. Uma terceira postagem, feita no dia 7 de setembro, ironiza as condições climáticas de São Luís, capital maranhense. "Acabo de chegar em terras maranhenses! O calor aproxima os 90 graus". Quando uma pessoa comenta "GU VC TA MORANDO NO MARANHÃO MESMO !!!!!!!!!!", Gustavo vai além. "Até dezembro ficarei aqui (...) Não sei se suportarei até dezembro o calor, a grosseria dos nordestinos e essa comida horrivel, mas o objetivo inicial é ficar até dezembro", dispara. Informações do G1.



Carreta carregada de cimento tomba perto de Anagé

Foto:divulgação

Por volta do meio dia desta quinta-feira (12) uma carreta carregada de cimento tombou na BA-262, nas proximidades de Serra do Engano, Anagé, e a carga é parcialmente saqueada. Conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ninguém ficou ferido. A pista ficou parcialmente interditada por mais de uma hora.



Capa da Playboy de setembro se diz evangélica

Esta é uma das fotos da revista Playboy do mês de setembro - Foto: divulgação

A modelo Aline Franzoi, capa da revista Playboy deste mês, publicou uma mensagem de fé e motivação em sua página no Facebook, no último sábado, 07 de setembro.

Evangélica, Aline tem sido alvo de críticas por ter aceitado posar nua para uma revista masculina: “Ninguém consegue derrotar aquele que Deus escolheu pra vencer! Que Deus abençoe o dia de cada um”, escreveu a modelo.

Aline Frazoi atraiu a atenção da mídia por ter sido a primeira modelo brasileira a ser escolhida para atuar como ring girl do UFC. Com os holofotes à sua volta, declarou-se evangélica e chegou a afirmar que nunca faria um ensaio nu, mas com a proposta da Playboy, mudou de ideia.

“O ensaio é bem diferente do que o público esta imaginando. Mudei de ideia justamente por isso. O trabalho ficou incrível. Não será nada vulgar”, afirmou ao jornal Extra. “Meus familiares e namorado adoraram! Estamos superfelizes”, complementou.

No Facebook, Aline desabafou quanto à questão em torno de sua fé: “Para a questão religião que saíram em manchetes dizendo ‘evangélica’, esta será a primeira e única vez que falarei, somente para que entendam. Em nenhum momento fiquei enfatizando minha religião em trabalhos e nunca quis vincular informações desta maneira, pois são áreas diferentes. Então quanto às matérias que saem vinculando informações com o título ‘evangélica’, quem escreve são jornalistas e não a Aline Franzoi! Tenho certeza que todo mundo consegue diferenciar isto. Quanto ao meu trabalho, isso diz respeito a mim!”.

No jornal Folha de S. Paulo, Aline foi destaque de uma matéria da colunista Mônica Bergamo, que também deu ênfase à fé da modelo e revelou a denominação que ela frequenta: “A paulistana de 21 anos estampa a capa deste mês da revista. A publicação anuncia que a modelo e ex-garota do octógono é a primeira evangélica a posar nua na história da ‘Playboy’ brasileira. A coelhinha de setembro é fiel da Assembleia de Deus, cuja doutrina é rígida em relação à vestimenta e ao corte de cabelo das mulheres”.



Homem foi preso em Guanambi com um quilo de cocaína preso ao corpo

Na manhã de quarta-feira(11) foi preso em Guanambi, acusado de tráfico de drogas, Ângelo da Silva Polon. O acusado se envolveu num acidente de moto e as equipes do SAMU 192 e Polícia Militar foram acionadas. Durante o atendimento foi encontrado um pacote contendo um quilo de cocaína preso ao corpo de Ângelo. O jovem foi encaminhado ao Hospital Regional de Guanambi com escoriações nas costas, lesões na cabeça. Depois de ser medicado foi encaminhado à delegacia. Com ele foram encontradas munições de diversos calibres.  



Dom Basílio é uma das cidades contempladas com verbas para sistema de abastecimento de água

O homem do campo está vivendo seus piores dias com a seca que assola o Nordeste. De acordo com a Federação Da agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), o número de bois mortos por causa da seca no semiárido baiano chegou a um milhão. Na tarde de terça-feira (10) a presidente Dilma Rousseff (PT) assinou um termo de compromisso que prevê um investimento de R$ 135,4 milhões para levar água a 336 municípios do semiárido brasileiro.

Segundo Fernando Bezerra, Ministro da Integração Nacional, esta é a pior seca dos últimos cem anos na região Nordeste. A previsão do Ministério de Integração Nacional é de que 41 mil famílias baianas recebam sistemas simplificados de abastecimento hídrico nos próximos seis meses.

 Na região Sudoeste, as cidades de Candiba, Érico Cardoso, Contendas do Sincorá, Caturama, Dom Basílio, Lajedo do Tabocal, Itiruçu, Jussiape e Ribeirão do Largo serão contempladas com verbas para sistemas de abastecimento de água.



Nesta quinta-feira assembléia poderá decidir por greve dos bancários

A negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) iniciada desde 8 de agosto não resultou em avanços e a categoria deve iniciar uma greve nacional por tempo indeterminado, a partir da próxima quinta-feira (19).

Em Vitória da Conquista e região, a assembléia que vai avaliar a proposta apresentada pela Fenaban e decidir sobre a deflagração da greve será realizada nesta quinta-feira (12), às 17h30, na sede do Sindicato dos Bancários. Na Região Sudoeste, mais de 1.140 bancários atuam em 65 agências, distribuídas por 46 cidades do sudoeste baiano. A Fenaban já está ciente das assembleias que ocorrerão em âmbito nacional, mas não agendou novas negociações.



Bahia ficará fora do horário de verão 2013/2014

A Bahia não fará parte do horário de verão que começa no último trimestre de 2013. A decisão foi confirmada pelo governador Jaques Wagner nesta quarta-feira (11).

A decisão é igual à do ano passado, quando o Estado também ficou de fora. Na época houve muita polêmica e Wagner chegou a anunciar a adesão da Bahia. Voltou atrás depois da pressão.

Wagner disse  ser "favorável ao horário de verão", mas teria resolvido reformar sua opinião.

“Nós fizemos uma experiência no ano retrasado, houve uma reação muito grande, então, independente daquilo que eu acho, eu tenho que ouvir a ampla maioria da população. A rejeição foi muito grande. Então esse ano, como no ano passado, a Bahia se mantém fora do horário de verão”, afirmou.

Pesquisas feitas pelo Governo apontam que a maioria dos baianos, principalmente os trabalhadores, não é favorável ao horário de verão.

 



Brumado: Abertas as inscrições para o Projeto Ciclo de Conferências da UNEB Campus XX

Acontecerá no dia 24 de setembro, na UNEB, Campus XX - Brumado, o Projeto Ciclo de Conferências. As inscrições começam nesta terça-feira(12) e encerrará dia 24 deste. O evento será realizado no auditório da Uneb das 14h00min às 17h00min.

A 1ª conferencia terá como tema, Teoria Gramatical: o que é fazer Ciência da Linguagem e será ministrada pela Professora Dra. Vivian Meira, (UNEB) a 2ª conferência o tema será, A Linguagem como um Sistema de Representação Mental, e será ministrada por Professora Dra. Elisângela Gonçalves (UESB).

O evento está sob a coordenação de Vivian Meira de Oliveira.



Brumado: Acidente entre carro e trem na passagem de nível no Bairro Dr. Juracy

A porta do carro ficou danificada - Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Uma colisão entre um trem e um Pálio de placa policial NZZ 8764, licença de Brumado, aconteceu nesta manhã de quarta-feira (12) por volta das 07h00min. Segundo o condutor do carro, Sr. Getúlio Borges, “no momento estava garoando, os vidros do carro estavam fechados, e por conta de uma cerca que existe no local, atrapalhou a minha visão, por sorte minha filha gritou a tempo e eu consegui jogar o volante pro lado. Nascemos de novo”, diz ainda nervoso Sr. Getúlio. O susto foi grande, felizmente ninguém se feriu. Moradores relataram à equipe do 97NEWS, que esta não é a primeira vez que acontece este tipo de acidente, inclusive com vítima fatal. A colisão aconteceu na passagem de nível entre as ruas Pe. Anchieta e Nazaré, no bairro Dr. Juracy.



Brumado: Comunidade do Campo Seco denuncia morte de animais de estimação por envenenamento

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Animais de estimação têm aparecido mortos na comunidade  Campo Seco, Brumado. Moradores suspeitam que eles estão sendo envenenados. Segundo os moradores, no último registro dos populares, dois cães e um gato, ambos de estimação e considerados dóceis pela comunidade, foram encontrados mortos. Em contato com a redação do 97NEWS, os donos dos animais dizem ficar preocupados quando seus bichinhos somem por algum tempo, pois o medo é que encontrem o animal morto, como vem acontecendo nos últimos dias, cachorros e gatos foram encontrados mortos por envenenamento. A comunidade local solicita que alguma medida seja tomada, a fim de elucidar o caso. “Só queremos que o autor dessa barbaridade pague pelo que está fazendo, hoje animais, amanhã pode ser uma criança”, ressaltou revoltado, um morador. 



Brumado: FADESB mais uma vez é assaltada

Foto:Marcos Paulo/97NEWS

No início da tarde desta quarta-feira (11), enquanto o vigilante saiu para almoçar, a Fundação de Assistência e Desenvolvimento Social de Brumado (FADESB) foi arrombada, e foi subtraído um computador de uma sala que atende ao Projeto Cidadania Digital, programa de inclusão sócio digital. Assim que o vigilante chegou percebeu que uma porta estava arrombada e faltava um computador. Imediatamente ele acionou a polícia. Enquanto periciava a polícia encontrou uma alavanca, que indica como ocorreu a abertura da porta, e um mouse foi encontrado num córrego que passa no fundo da entidade, o que faz a polícia acreditar que os elementos evadiram-se pelos fundos. Há alguns meses, a Fadesb foi arrombada e o objetivo dos indivíduos era esta mesma sala com computadores, porém não foi possível levar alguma coisa porque o vigilante chegou e eles se assustaram com o barulho e saíram correndo pelas portas do fundo.