ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio


PM recupera veículo utilizado em assalto a brumadense na Serra das Almas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Policiais militares da 34ª CIPM de Brumado recuperaram nesta quarta-feira (24) próximo ao distrito de Sussuarana, município de Tanhaçu, um veículo Corrolla de placas NZW-0893, da cidade de Vitória da Conquista. O veículo que foi roubado em Conquista, foi utilizado em outro roubo na BA-148, trecho da Serra das Almas, que liga os municípios de Livramento a Rio de Contas. Na ação os assaltantes levaram uma Pickup Strada com placas OWT-4122 de uma empresa brumadense. A vítima de Brumado foi levada como refém pelos bandidos e libertada na cidade de Abaíra. O Toyota Corolla foi conduzido para Delegacia Territorial (DT) de Brumado, dentro dele havia coletes balísticos e perfurações de bala na lataria - indicativa de algum confronto com a polícia da região. A polícia civil investiga o caso.



‘Quero uma vaga para meu filho’, protesta mãe que afirma não ter sido contemplada pelo sorteio eletrônico; secretária diz que solução será encontrada

O sorteio eletrônico foi realizado na terça-feira (23) (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A mudança na forma das matrículas para a Rede Municipal de Ensino em Brumado, que a partir deste ano de 2018 ocorrerá por meio do sorteio eletrônico, teve uma grande aprovação, mas como mesmo afirmou a Semec, o novo sistema tinha 90% de abrangência, ou seja, 10% dos pais iriam ficar sem serem contemplados. Na manhã desta quinta-feira (25), a dona-de-casa Juliana Ribeiro (26), que é moradora do Bairro Malhada Branca, procurou a redação do 97NEWS para relatar a sua situação. Ela descreveu que seu filho não foi sorteado no processo eletrônico, então, diante disso, ela seguiu as orientações da secretária municipal de Educação, professora Ednéia Ataíde que garantiu que os que não fossem sorteados que pudessem buscar outras unidades escolares e realizar a matrícula dos seus filhos. Ela garantiu que “eu fui em três escolas procurar vaga para a o meu filho que vai estudar na primeira série e não consegui”. As três escolas foram a Sheila Barretos, Zilda Neves e Eny Mafra, na qual, segundo ela, não existia vagas. "Fiz a matrícula para a escola Santa Rita e o sistema acusava 28 vagas, quando somente existia 1 para a primeira série. Tentei até mesmo ver se conseguia aqui no meu bairro, mas também não tem". Ela ainda questionou, "sei que eu tenho direito de matricular meu filho onde eu quiser, e, é dever do município disponibilizar vagas para suprir as necessidades dos cidadãos". Entramos em contato com a secretária Ednéia Ataíde, que explicou que “nosso objetivo é não deixar nenhum aluno ficará fora da sala de aula, então, dentro desta afirmativa, deverá ser encontrada uma solução para o impasse da dona-de-casa Juliana Ribeiro, assim como de outras mães que estão na mesma situação”. A secretária também fez questão de citar que “desde ontem estamos atendendo no Semec os pais que não tiveram os filhos contemplados pelo sorteio eletrônico, então, peço para esse mãe também vir nos procurar que encontraremos uma solução para essa situação”. 



100% Campeão: Flamengo resiste à pressão do São Paulo e é campeão da Copinha 2018

Foto: Reprodução l Sport TV

O Flamengo é tetracampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em sua quarta final, o Rubro-Negro venceu o São Paulo no palcar de 0 x 1 na manhã desta quinta-feira (25), no Pacaembu, com gol de Wendel, e levantou o troféu da maior e mais importante competição de futebol de base do país. O São Paulo foi o líder do grupo 10, com três vitórias em três jogos. Depois, passou por Chapecoense (2 a 0), Botafogo-SP (1 a 0), Cruzeiro (1 a 0), Vitória (4 a 3 nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal) e Internacional (6 a 5 nas penalidades, depois de 1 a 1 no tempo normal) até chegar à final. O Flamengo também terminou a fase de grupos na liderança de sua chave, com sete pontos. No mata-mata, passou por Elosport (5 a 0), Coritiba (1 a 0), Audax (1 a 0), Avaí (1 a 0) e Portuguesa (3 a 2).



Brumado: Com estoque de alguns tipos de sangue em nível crítico, Hemoba faz campanha para atrair doadores neste fim de semana

Foto: Conteúdo l 97News

Com o estoque de alguns tipos de sangue em nível crítico, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza uma campanha, intitulada “Sabadão Solidário”, para tentar atrair doadores neste final de semana. Nesta época do ano, conforme a fundação, há um aumento de demanda dos bancos de sangue, sobretudo decorrente de acidentes com veículos no período de férias e Carnaval. Levando em consideração o estoque atual, seria necessário um acréscimo dos doadores de sangue. Nos meses de dezembro e janeiro, é comum queda no número de doações. “Nos últimos meses, a Hemoba experimentou uma queda no número de doadores. Agora em janeiro a frequência de candidatos vem se recuperando, mas ainda estamos trabalhando dentro do limite de segurança. É importante lembrar que, com a proximidade do carnaval, é necessário reforçar o estoque estratégico para enfrentar com tranquilidade o aumento das possíveis demandas transfusionais", destaca a responsável técnica, Dra. Márcia de Castro Neves Bastos. Os interessados em doar sangue têm à disposição a campanha, que acontece neste sábado (27), das 07h ás 11h. Os homens podem fazer a doação a cada dois meses. Já as mulheres, podem repetir o gesto de solidariedade a cada 3 meses. O endereço de funcionamento do hemocentro em Brumado fica na Rua Manoel Fernandes dos Santos, 75, Bairro do Hospital.



Prefeitura de Brumado abre inscrições para processo seletivo na SESOC

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), abrirá nos dias 29 e 30 de janeiro, as inscrições para o processo seletivo 01/2018 para as funções de Auxiliar de serviços gerais, Auxiliar Administrativo, Facilitador de Oficinas, Orientador Social, psicólogo e motorista. A contratação é por tempo determinado, ou seja, na forma temporária através do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). As inscrições podem ser feitas na Central dos Conselhos, das 8h às 12h e das 14h às 17h na Rua Iluminato Lôbo,33, Centro. Veja o Edital.



Motorista de D-20 esclarece acidente ocorrido ontem (24) no KM18 da BR-030

A situação da D-20 comprova a intensidade da colisão (Foto: 97NEWS)

O desencontro de informações faz parte da comunicação digital e, às vezes, os primeiros relatos acabam se mostrando frágeis, precisando posteriormente de maiores fundamentações. Isso ocorreu com uma matéria veiculada pelo 97NEWS nesta quarta-feira (23), que registrou uma forte colisão ocorrida na BR-030 entre dois veículos. Na mesma noite um dos envolvidos no acidente, Gláuber Santos Souza (22), o qual estava conduzindo uma D-20 que ficou com a parte dianteira totalmente destruída pela força da colisão. Ele informou que estava vindo do Distrito de Itaquaraí com destino à Lagoa Funda quando o outro veículo envolvido, um mini caminhão Hyundai, desviou de um buraco e quando tentou retornar para a mão em que estava, o veículo saiu capotando em minha direção”. Ele descreveu que “a única opção que tive foi deitar para o lado do passageiro e defender parte da pancada com o braço. Em seguida o caminhão passou por cima da D 20 tirando a gaiola de cima e matando os dois animais que estavam sendo transportados”. Ele ainda fez questão de dizer que "eu nasci de novo, tanto que vou colocar a data de 24 de janeiro como meu segundo nascimento". O relato é muito esclarecedor, já que algumas leituras apontaram como se ele tivesse sido o veículo que tinha desviado do buraco. Gláuber, que é filho do ex-vereador ‘Dão’, teve apenas pequenas escoriações, estando fora de perigo, mas um estilhaço do painel dianteiro da D-20 acabou atingindo o seu braço, fazendo com que ele tivesse que ser hospitalizado. O motorista do mini caminhão, segundo ele, também não teve maiores ferimentos. 



Prazo para recadastramento biométrico não será estendido, afirma presidente do TRE

presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), José Edivaldo Rotondano (Foto: 97NEWS Conteúdo)

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), José Edivaldo Rotondano, disse que há um desencontro de informações sobre algumas questões relacionadas ao recadastramento biométrico. Segundo o desembargador, o prazo para a biometrização será encerrado no dia 31 de janeiro e não será estendido. Além disso, a Justiça Eleitoral também não decidiu se o eleitor que não conseguir se recadastrar poderá regularizar a situação (já foi noticiado que o prazo para isso seria até 9 de maio). Até o momento, foram biometrizados 67,87% dos 3.037.404 de eleitores aptos na Bahia. Em Salvador, já passaram pela revisão 1.270.071 eleitores - 63,09% de um total de 2.013.061. 



Quartzolar 12 anos: Promoção `Quer ganhar? Adquira Quartzolar!´

Foto: Reprodução

Todos sabem que na hora de assentar e rejuntar o seu piso é preciso escolher materiais de altíssima qualidade. Escolher qualidade é escolher sempre Quartzolar. A Quartzolar é a única indústria no ramo de argamassa e rejunte da Bahia a ser certificada com o selo internacional de qualidade ISO 9001:2015. Para conhecer melhor a empresa, acesse nosso site: www.quartzolar.com.br ou ligue grátis 0800 024 3077. A Quartzolar, comemorando 12 anos construindo com você, lança a promoção em brumado: Quer ganhar? Adquira Quartzolar. Na compra de produtos Quartzolar você ganha um ou mais cupons, onde estará concorrendo a um cheque com valor de R$ 600,00. O sorteio será realizado no dia 02 de fevereiro de 2018. Não percam tempo, quanto mais comprar produtos Quartzolar, mais chance terá de ganhar. Quartzolar, fretes para todo Brasil.



Lei de Acesso à Informação: Municípios têm que regulamentar; saiba mais

(Divulgação)

A transparência e o acesso à informação estão previstos como direito do cidadão e dever do Estado na nossa Constituição Federal e em diversos normativos, como a  Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar n.º 101/00), a Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/09), e, mais recentemente, a Lei de Acesso à Informação - LAI (Lei nº 12.527/11). Com a aprovação da Lei de Acesso à Informação, o Brasil garantiu ao cidadão o direito amplo a qualquer documento ou informação produzidos ou custodiados pelo Estado que não tenham caráter pessoal e não estejam protegidos por sigilo. De cumprimento obrigatório para todos os entes governamentais, essa Lei produz grandes impactos na gestão pública e exige, para sua efetiva implementação, a adoção de uma série de medidas que podem ser auxiliadas pela CGU, por meio do programa Brasil Transparente. Nesse sentido, a CGU editou a Portaria n° 277, de 07 de fevereiro de 2013 que instituiu o programa Brasil Transparente.


 

Objetivos

O Programa Brasil Transparente tem como objetivos principais:

I - promover uma administração pública mais transparente e aberta à participação social;

II - apoiar a adoção de medidas para a implementação da Lei de Acesso à Informação e outros diplomas legais sobre transparência;

III - conscientizar e capacitar servidores públicos para que atuem como agentes de mudança na implementação de uma cultura de acesso à informação;

IV - contribuir para o aprimoramento da gestão pública por meio da valorização da transparência, acesso à informação e participação cidadã;

V - promover o uso de novas tecnologias e soluções criativas e inovadoras para abertura de governos e o incremento da transparência e da participação social;

VI - disseminar a Lei de Acesso à Informação e estimular o seu uso pelos cidadãos;

VII - incentivar a publicação de dados em formato aberto na internet;

VIII - promover o intercâmbio de informações e experiências relevantes ao desenvolvimento e à promoção da transparência pública e acesso à informação.

 

Serviços

A partir do Programa Brasil Transparente, o apoio à implementação da Lei de Acesso à Informação e ao incremento da transparência pública será atingido por meio das seguintes ações:


I - Realização de seminários, cursos e treinamentos sobre transparência e acesso à informação, presenciais e virtuais, voltados a agentes públicos;

II - Cessão, pela CGU, do código fonte do sistema eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e apoio técnico na implantação do sistema;

III - Elaboração e distribuição de material técnico e orientativo sobre a Lei de Acesso à Informação e outros diplomas legais sobre transparência;

IV - Promoção de campanhas e ações de disseminação da Lei de Acesso à Informação junto à sociedade;

V - Apoio ao desenvolvimento de Portais de Transparência na internet;

VI - Outras atividades correlatas.

CONTINUE LENDO


Alerta: Segunda morte por malária na Bahia é confirmada pela Sesab

(Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a segunda morte por malária no Estado. Segundo informações a vítima foi um homem de 33 anos, mas de identidade não revelada. .Ele era morador da cidade de Wenceslau Guimarães, no baixo sul do estado. A cidade, inclusive, lidera o número de infectados pela doença. O município tinha, até quarta passada, 22 registros.



Rui Costa pedirá prioridade nas investigações sobre a morte do filho de Jadiel

Filho do ex-prefeito de Vitória da Conquista, Jadiel Matos, foi assassinado a tiros na noite desta quarta (24) em sua residência, no município de Iramaia (Fotos: Reprodução)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), usou as redes sociais para lamentar o assassinato do ex-dirigente nacional do MST e líder do movimento na região da Chapada Diamantina, Márcio Matos, ocorrido nesta quarta-feira (24), em Iramaia. Em publicação, o chefe do Executivo pede rigor e prioridade da SSP-BA nas investigações do crime. Já na madrugada desta quinta-feira (25), a assessoria do governo emitiu nota de pesar e enviou a declaração publicada em redes por Rui. “Lamento a morte de Márcio Oliveira Matos, mais conhecido como Márcio do MST. Conhecido pela firme luta em defesa da igualdade social, ele foi assassinado no município de Iramaia. Tão logo soube da triste notícia, determinei à Secretaria de Segurança Pública a imediata e rigorosa apuração do crime. Meus sentimentos de pesar aos amigos e familiares neste momento de profunda dor”. De acordo com informações obtidas, o corpo do líder do MST Márcio Matos foi para o município de Jequié e o enterro deve acontecer em Vitória da Conquista. Lideranças políticas do estado, militantes de partidos de esquerda e de movimentos sociais estão consternados com a morte de Marcinho. O sepultamento deve levar uma multidão para as ruas de Conquista.

 

O ex-dirigente nacional do MST e líder do movimento na região da Chapada Diamantina, Márcio Matos, foi assassinado no município de Iramaia nesta quarta-feira (24). A informação foi confirmada por amigos e correligionários de Matos. Marcinho, como era conhecido, era ligado à tendência interna do PT, Esquerda Popular Socialista (EPS), e lutava por igualdade social e reforma agrária na Bahia, atualmente ocupava o cargo de secretário de Administração da prefeitura de Itaetê. Conforme informações preliminares, o assassinato aconteceu na casa do líder político em Iramaia. “Eu tinha uma reunião marcada com ele agora de noite e assim que cheguei lá o vaqueiro disse que tinha escutado vários tiros. O filho dele que estava na hora presenciou tudo e chegou agoniado dizendo que tinham matado o pai dele”, salienta um amigo próximo. Outra fonte aponta que “trancaram a criança no quarto e efetuaram três tiros na cabeça de Márcio”.Ainda segundo os dados, não há relatos sobre o que motivou o crime. Os amigos próximos comunicaram à polícia, ao Samu e também à família. “Uma situação muito complicada, era amigo pessoal meu e cheguei para a reunião e me deparei com essa situação”, completa o amigo de Marcinho em áudio. Companheiros de luta estão consternados com a notícia. Marcinho tinha 33 anos e também pleiteou ser candidato a prefeito de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O corpo foi levado para Jequié e em seguida deve ir para Conquista, cidade onde reside sua família. 

CONTINUE LENDO


Waldenor participa de atos e encontro em SP pela candidatura de Lula

(Foto: Divulgação)

Depois de participar dos atos públicos em Porto Alegre (RS), nos últimos dois dias, o deputado federal Waldenor Pereira segue com a “Caravana da Democracia” rumo a São Paulo, onde será realizada hoje (24), à noite, grande manifestação na Avenida Paulista, em apoio ao ex-presidente Lula. Amanhã (25), participará de reunião ampliada da Executiva Nacional do PT, na capital paulista, a partir das 10h. O encontro com a participação de governadores, parlamentares e dirigentes do partido vai definir estratégias jurídica e política em defesa da candidatura de Lula para presidente. “O povo quer Lula de novo”, afirmou o deputado Waldenor ao embarcar nesta tarde para São Paulo, avaliando que apesar do julgamento de Lula pelo Tribunal Regional Federal(TRF) 4 ter ocorrido na capital gaúcha, todo o país se mobilizou, com manifestações de apoio ao ex-presidente. O deputado destacou também a multidão que se dirigiu a Porto Alegre, calculada pelos organizadores dos atos públicos em torno de 100 mil pessoas. “Sem dúvida que esta foi a maior manifestação popular da história recente desta cidade ”.  



Mais um: Helicóptero da RedeTV cai em Osasco; ocupantes sobrevivem

Foto: Reprodução

Um helicóptero que prestava serviços para a RedeTV! caiu na cidade de Osasco, na Grande São Paulo, na tarde desta quarta-feira (24). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, não houve vítimas — a corporação não confirmou o número de ocupantes do helicóptero. A aeronave caiu ao lado do heliponto da emissora, atingindo veículos no estacionamento. Esse é o segundo helicóptero de TV que caiu no Brasil. Na terça-feira (23), um helicóptero que prestava serviço para a TV Globo caiu na Praia do Pina, em Recife. Duas pessoas morreram. O único sobrevivente do acidente é o operador de transmissão Miguel Pontes, de 21 anos, que foi resgatado e levado a um hospital da cidade. A Aeronáutica investiga os dois acidentes.



Simões Filho: Jovem coloca fogo em 23 carros estacionados em pátio de delegacia

Foto: Simões Filho Online

Um jovem de 21 anos está sendo acusado de ter colocado fogo em 23 carros que estavam estacionados dentro da Delegacia Territorial (DT) de Simões Filho. O rapaz foi preso em flagrante na noite de terça-feira (23). De acordo com a polícia, o jovem tinha ido à unidade para registrar uma denúncia de agressão, no entanto, ao chegar no local, colocou fogo em um dos carro. Antes da chegada do Corpo de Bombeiros, o fogo se alastrou e atingiu outros 22 veículos. O incêndio também atingiu alguns fios da rede elétrica da DT. Os carros haviam sido apreendidos pela polícia e acabaram ficando destruídos. Em depoimento, o jovem confessou o crime e alegou que estava sob efeito de drogas. O jovem foi autuado por incêndio criminoso e foi encaminhado para a carceragem da 22ª DT.



Polícia Federal começa a se preparar para prisão de Lula; possibilidades de recurso no TRF-4 fica reduzida

Foto: Reprodução

Após a condenação do ex-presidente Lula em segunda instância com pena elevada para 12 anos e um mês de prisão, a Polícia Federal já começa a se articular para eventual cumprimento da ordem de prisão do petista. De acordo com a coluna Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, há, na alta cúpula da PF, preocupação sobre como proceder. A princípio, a ideia é combinar com os advogados para que ele se apresente no local onde irá cumprir a pena. Em caso de não ocorrer o acordo com a defesa, a PF quer o juiz especifique não só o local, mas para quem deve entregá-lo. Na PF, o entendimento é que a estratégia visa garantir a segurança do petista e também dos policiais. Com o placar de 3 votos a zero, o único recurso disponível para a defesa no TRF-4 são os chamados “embargos de declaração”, que não permitem reverter a condenação. Esse tipo de recurso somente admite o esclarecimento de ambiguidades, pontos obscuros, contradições ou omissões no acórdão (documento que oficializa a decisão). Uma eventual prisão de Lula, como determinado pelos desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Luiz dos Santos Laus só será possível após um novo julgamento, específico desse recurso, que será analisado pelos mesmos magistrados. O julgamento dos embargos de declaração costuma ser mais rápido. De qualquer modo, a defesa de Lula ainda poderá recorrer da condenação a mais duas instâncias superiores: o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF), ambos em Brasília. Mas, nesse caso, Lula já poderá estar preso quando os recursos forem apresentados. Embora ele esteja sujeito à prisão após o julgamentos dos embargos no TRF-4, a defesa ainda poderá pedir soltura ao STJ e ao STF para que ele recorra em liberdade. Após o julgamento dos embargos pelo TRF-4, cabe recurso especial ao STJ se a defesa apontar algum aspecto da decisão que configure violação a lei federal, como o Código Penal ou de Processo Penal, por exemplo. Caberá recurso extraordinário ao STF se os advogados apontarem que a decisão do TRF4 viola Constituição.



Vitória vence o xará de Conquista e garante seu primeiro triunfo no Baianão

Foto: Moysés Suzart l EC Vitória

Na noite desta quarta-feira (24), o Vitória foi à cidade de Vitória da Conquista, encarar o time de mesmo nome, no Estádio Lomanto Junior, pela 2ª rodada do Baianão 2018. O Leão levou a melhor pra cima do Bode e venceu a partida por 2 a 0, gols de Neilton e Bryan. Apesar do início truncado, o rubro-negro não precisou de muito tempo para abrir o placar. Aos 11 minutos, o atacante Neilton recebeu ótimo passe de Bryan e bateu colocado, de primeira, sem chances para o goleiro adversário. Vitória 1 a 0. Após sair na frente, o Vitória manteve o controle da partida, que estava muito pegada. Foram 4 cartões amarelos só no primeiro tempo. Na volta para a segunda etapa, o Conquista fez uma alteração bastante pedida pelo torcedor. O folclórico atacante Flávio Caça-Rato entrou na partida, no lugar do meia Esquerdinha. Aos 14 minutos, após desvio de Rafamar, Caça-Rato saiu de frente com o goleiro Fernando Miguel e mandou por cima. Aos 44 minutos, um lance muito polêmico. O atacante Denílson, do Vitória, fez o cruzamento pela direita e a bola bateu no braço do defensor, dentro da área. Mesmo após muita reclamação e paralisação de quase 3 minutos, o juiz marcou falta fora da área. Na batida, Bryan mandou por baixo da barreira, a bola beliscou a trave e entrou. Vitória 2 a 0. Com o triunfo por dois tentos a zero, o Vitória chegou aos 4 pontos ganhos, em dois jogos disputados no Baianão. No próximo domingo (28), o rubr0-negro volta a campo para enfrentar o Atlântico, às 16h, em Pituaçu, pela 3ª rodada do estadual.



Após perder as duas primeiras partidas, Bahia bate a Jacuipense e vence pela primeira vez em 2018

Foto: Reprodução PFC

O Bahia finalmente conseguiu marcar seus primeiros gols e seu primeiro triunfo em 2018. O Tricolor derrotou a Jacuipense pelo placar de 2 a 1. Os gols do Bahia foram marcados por Vinícius e Tiago, já a Jacuipense fez o seu único gol com Danilo Rios. A partida aconteceu na Arena Fonte Nova, em Salvador, nesta quarta-feira (24). O primeiro tempo começou com o Bahia pressionando e tentando sair na frente do marcador. Isso aconteceu aos 23 minutos, após um erro do zagueiro, Élton roubou a bola e ficou cara a cara com o goleiro, mas acabou chutando por cima. O gol acabou saindo aos 27, Vinícius recebeu bom passe de Edigar Junio, driblou Jordan e tocou para o gol vazio. O empate da Jacuipense não demorou, aos 35 minutos, Tiago cometeu pênalti em Felipe Costa, Danilo Rios cobrou com categoria e empatou a partida. O capitão do Tricolor se recuperou antes do final da primeira etapa. Após ótimo cruzamento de Nino Paraíba, o “camisa 3” testou firme e fez 2 a 1 para o “Esquadrão de Aço”. O Bahia voltou para o segundo tempo buscando ampliar a vantagem. Aos 18 minutos, Edigar Junio disparou em um contra-ataque rápido e preferiu chutar ao tocar para Vinícius, que estava livre, a bola acabou passando à esquerda do gol de Jordan. Depois disso, a Jacuipense tentou buscar mais o jogo e o Tricolor ficou com os contra-ataques, apesar disso, nenhuma das equipes conseguiu ser efetiva e a partida acabou em 2 a 1 para o Esquadrão de Aço. Com esse resultado, o Bahia foi para três pontos, ficando na sétima posição, e deixou a Jacuipense com zero, na oitava colocação.



Bloqueio de veículo marcam disputa entre motoristas de vans e de ônibus coletivo em Brumado

Um motorista da van colocou o seu veículo na frente do ônibus impedindo a passagem do mesmo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um dos principais problemas enfrentados quando uma cidade está em franco desenvolvimento é o transporte público, que, na grande maioria das vezes, se mostra ineficiente. Em Brumado isso não é diferente, porque o déficit no setor é ainda muito acentuado, tanto que o número de vans que fazem o transporte de passageiros que atuam na clandestinidade ainda é alto. Dentro deste contexto um fato começa a se evidenciar que é a disputa pelos passageiros, que muitas vezes é feito “na unha e no grito”. Dentre as várias linhas que prestam esse serviço, uma em particular está atravessando um momento delicado, a Vila Presidente Vargas via Centro. Na manhã desta quarta-feira (24), motoristas que fazem esse itinerário realizaram uma manifestação na Vila Presidente Vargas. Segundo informações que foram passadas ao 97NEWS, um desses motoristas parou o veículo em frente a um ônibus coletivo de uma empresa que faz o mesmo trajeto. Segundo os moradores “a forte concorrência, ou seja, a briga pelos passageiros, já estão criando bate-bocas”. Os motoristas dos coletivos explicaram que “a gente sabe que muitos motoristas de vans são pais de família, mas os motoristas dos ônibus não têm nada a ver com isso. Eles têm que cobrar da administração municipal e do SMTT a legalização do sistema e não agir dessa forma. Não adianta fazer o bloqueio, evitando que possamos passar com o ônibus”.

O número de vans que realizam o transporte de passageiros em Brumado é bem alto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Sainda do fato da Vila Presidente Vargas, outro motorista, que também pediu para não ser identificado, desabafou dizendo que “eles alegam que tomamos os passageiros deles, mas não somos nós, a nossa passagem custa R$ 1,50, a van cobra R$ 5,00, então a discrepância é grande, mas quem escolhe são os passageiros”. Esse impasse complica ainda mais a situação de quem depende do transporte público ou privado em Brumado, tanto que os passageiros já começam a deixar cada vez mais evidente a sua preocupação da situação. "O que mais acontece é isso e todos os dias. A van está sempre cortando o ônibus", contou uma passageira. Enquanto isso cabe ao usuário escolher. "Eu prefiro ir de Van. É rápido e eu chego bem rapidinho na feira. O ônibus vai mais devagar, passa em vários bairros e demora mais.", disse outra passageira. Esta semana o 97NEWS ouviu o Superintendente Municipal de Trânsito, Jansen Ricardo, sobre essa situação. Muito consciente ele confirmou que "a meta é que esses serviços sejam feitos dentro das normas, então, aqueles que não estiverem dentro do estabelecido serão retirados de circulação”, descreveu o superintendente. Ele ainda fez questão de declarar que “já buscamos o apoio da Polícia Militar para que consigamos alcançar o nosso objetivo, afinal, é a vida humana que está em risco”. Ricardo ainda argumentou que “isso é necessário, porque, segundo informações, irregularidades são ainda muito comuns nesse tipo de transporte, então, vamos pautar para que o serviço seja realizado totalmente dentro das normas”. E finalizou dizendo que “esperamos que os proprietários sejam compreensivos e cooperem com o SMTT porque o nosso objetivo é fazer com que o setor de trânsito e transportes seja cada vez melhor em nossa cidade". 



Por 3 a 0, desembargadores do TRF4 mantêm condenação de Lula no caso triplex

(Foto: B247)

Os três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, votaram hoje (24) pela manutenção da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex no Guarujá, no São Paulo. Os magistrados negaram o recurso da defesa de Lula contra sentença aplicada pelo juiz Sérgio Moro, em primeira instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O presidente da turma, Leandro Paulsen, proclamou o resultado e a sessão foi encerrada.  Os desembargadores entenderam que a sentença de Moro é válida. E também aumentaram a pena do ex-presidente de 9 anos e meio de prisão para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado pelos crimes citados, acolhendo pedido do Ministério Público Federal (MPF).  Para o juiz federal Sérgio Moro, ficou provado nos autos que o ex-presidente e a ex-primeira-dama Marisa Letícia eram de fato os proprietários do imóvel e que as reformas executadas no triplex pela empresa OAS provam que o apartamento era destinado a Lula e faziam parte do pagamento de propina ao ex-presidente por ter beneficiado a empreiteira em contratos com a Petrobras. No recurso, a defesa alegou que a análise de Moro foi “parcial e facciosa” e “descoberta de qualquer elemento probatório idôneo”. Os advogados afirmaram que um conjunto de equívocos justificava a nulidade da condenação. Para a defesa, o juiz teria falhado ao definir a pena com base apenas na “narrativa isolada” do ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, sobre o que os advogados consideram “um fantasioso caixa geral de propinas” e a suposta compra e reforma do imóvel.

Julgamento

O julgamento começou às 8h30 com a apresentação do relatório do desembargador João Pedro Gebran Neto. Ele fez um resumo da ação e negou questão de ordem apresentada pela defesa que pedia mais tempo de fala. Depois, o procurador regional da República Maurício Gotardo Gerum, teve 30 minutos para se manifestar. Ele afirmou que o ex-chefe do Executivo se corrompeu e que a defesa não conseguiu apresentar qualquer elemento probatório consistente que afastasse a acusação dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “Lamentavelmente, Lula se corrompeu”, resumiu. O advogado de Lula, Cristiano Zanin, afirmou, durante julgamento, que o processo é nulo e que, na sentença, não foi feita prova da culpa, mas, sim, da inocência do ex-presidente. Na alegação, Zanin apontou uma série de inconsistências no processo. Depois, os desembargadores iniciaram a leitura dos votos. O primeiro foi o relator, João Pedro Gebran Neto, que votou pela condenação de Lula e o aumento da pena de 9 anos e 6 meses de prisão para para 12 anos e um mês de reclusão. Para o desembargador, a pena de Lula deve ser cumprida em regime fechado. Em relação ao ex-executivo da OAS Agenor Franklin, o relator propôs a redução da pena de 6 anos de prisão em regime fechado, para 1 ano, 10 meses e 7 dias de reclusão, em regime aberto. A pena do ex-presidente da empreiteira da OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, foi mantida em 3 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial semiaberto. O revisor, Leandro Paulsen, votou em seguida. Ele acompanhou o relator e também manteve condenação de Lula e aumento da pena. Com isso, o placar ficou em 2 a 0, o que significa maioria no tribunal para manutenção da condenação de Lula. Paulsen disse, no entanto, que a pena só deve ser cumprida após todos os recursos “serem exauridos na segunda instância”.  O terceiro e último a votar foi o desembargador Victor dos Santos Laus, que também manteve a condenação e aumento da pena. 



Brumado: Projeto do Parque da Cidade é aprovado na Caixa; obras poderão ser iniciadas no final de março

O projeto revolucionará a área de lazer em Brumado (Fotocomposição Ilustrativa)

O que se iniciou como um projeto de construção de marginais da linha férrea, que iria transformar a mobilidade urbana em Brumado, acabou se transformando no Parque das Cidades, um empreendimento multiuso inspirado no conceito de cidades compactas, onde tudo fica concentrado num só lugar. Onde existe vida de manhã, a tarde e à noite. Tudo isso graças a sua infraestrutura de lazer que compõe um parque linear que é um grande marco na área de lazer e entretenimento para a população. O projeto ganhou ainda mais densidade social, já que uma das principais carências da cidade de Brumado é a ausência de áreas de lazer e entretenimento, sendo essa uma das principais cobranças da população. O que ainda estava no campo do onírico, agora começa a ir para o solo da realidade já que a Caixa Econômica Federal aprovou o projeto do Parque da Cidade de Brumado, o qual está orçado em R$ 2 milhões, que serão disponibilizados por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Erivelton Santana (PEN). O processo licitatório foi aberto na última segunda-feira (22) e o prazo para que as empresas interessadas se escrevam é de 45 dias, segundo informou ao 97NEWS, o secretário municipal de infraestrutura André Cardoso. Com uma área total de cerca de de 51.000 m², a obra será construída na região do Bairro Alto Escalavrado e contará com ciclovias, parque infantil, pista para caminhada, quiosques, área verde e academia ao ar livre. Ainda segundo Cardoso as obras, caso a licitação ocorra normalmente, poderá ter seu início no final de março ou início de abril e ser concluída no prazo de 6 meses. A população espera ansiosa por este empreendimento que é oriundo do Ministério das Cidades, governo federal. 

O projeto foi aprovado pela Caixa Econômica Federal (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)