ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Luto nas Artes: Morre o Artista plástico baiano Ângelo Roberto

(Foto: Reprodução)

Na manhã deste domingo (28/1), por volta das 7h30 da manhã, faleceu o artista plástico baiano Ângelo Roberto. Muito conhecido no cenário artístico soteropolitano e também no país, ele trabalhava com desenho de bico de pena, ilustração e caricatura. Ângelo nasceu em 1938, em Ibicaraí, sul da Bahia. Residindo na capital baiana, ele diretor de criação em agências publiciárias, ator de cinema, produziu livros e ilustrou também cartazes de filmes. O corpo do artista será cremado nesta segunda-feira às 11 horas, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.



STF nega liminar e Prefeitura de Guanambi vai ter que nomear concursados

Ministra Carmem Lúcia, presidente do STF nega pedido da Prefeitura de Guanambi (Foto: Reproudução)

A ministra Carmen Lúcia, presidente do STF, negou a liminar do município de Guanambi contra a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia que impede a Prefeitura de fazer contratações temporárias na área de saúde. A decisão da presidente do STF mantém entendimento que proibiu contratações temporárias na área de saúde em Guanambi (BA) e determinou a nomeação de candidatos aprovados em concurso público, caso necessário.



OAB pede por prorrogação do prazo para recadastramento ao TRE

(Foto: Reprodução)

A Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), enviou pedido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para prorrogar o prazo para a realização do recadastramento biométrico, previsto para para terminar na próxima quarta-feira (31). Segundo a ordem, o pedido foi feito  por causa da possibilidade de milhares de eleitores terem o título cancelado por não conseguirem realizar o procedimento. Só em Salvador, cerca de 600 mil eleitores cadastrados anda não fizeram a biometria. “Fizemos o pedido visando a possibilidade de prorrogação do prazo, assim como foi feito, por exemplo, com o TRE do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, que estenderam até o mês de março”, afirmou Eduardo Rodrigues, conselheiro da Ordem ao G1. Por meio de nota, o TRE-BA informou não ter recebido oficialmente nenhum pedido da OAB-BA para que o prazo final da revisão biométrica em Salvador seja ampliado até a manhã deste domingo (28).

 



Identificados os ciclistas mortos em grave acidente na BA-130, na noite deste sábado (27)

Vítimas estavam em suas bicicletas, quando foram atropelados por um carro de passeio desgovernado. Veículo capotou na sequência. Condutor foi socorrido em estado grave (Foto: Reprodução)

Na noite deste sábado (27), por volta das 21h30min, aconteceu um grave acidente com vítimas fatais, na BA-130, entre São José do Jacuípe e Capim Grosso, na Bahia. De acordo com informações de populares, dois jovens de São José do Jacuípe, que estavam de bicicletas, foram atropelados por um Fiat Uno, de cor vermelha. Com a colisão, o veículo saiu da pista após o motorista perder o controle da direção do mesmo e teria capotado. O ciclista, conhecido como Lei de Carlitão, morreu no local. O outro ciclista, conhecido como Uel, chegou a ser socorrido e encaminhado para a UPA 24 Horas de Capim Grosso, mas não resistiu. Ainda segundo informações, o motorista do Uno ficou ferido e foi encaminhado para Salvador. O acidente aconteceu na região da Curva dos Oito, próximo a São José do Jacuípe. 



TSE nega retirada de outdoors de Bolsonaro no interior da Bahia

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, negou pedido de liminar do Ministério Público Eleitoral que solicitava a retirada de outdoors com suposta propaganda eleitoral em favor do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) no interior da Bahia. Na representação, o MPE afirma que as peças estariam sendo replicadas em publicações nas redes sociais. O outdoor, com uma foto de Bolsonaro, leva o texto "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Bolsonaro. Pela honra, moral e ética. Paulo Afonso - BA". Na decisão, Fux, que assume a presidência da Corte Eleitoral no dia 6 de fevereiro, cita trecho da lei que determinou que casos com menção à pretensa candidatura e exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos não se configuram como propaganda eleitoral antecipada. O ministro do TSE baseia a argumentação na nova Lei das Eleições, alterada pela reforma eleitoral de 2015. "Dessa forma, verifica-se, em juízo perfunctório, não estarem presentes os elementos caracterizadores da propaganda eleitoral extemporânea", concluiu Fux. Bolsonaro anunciou no início do mês sua filiação ao Partido Social Liberal (PSL), pelo qual pretende se candidatar ao cargo de Presidente da República. A campanha dos candidatos, com propaganda eleitoral, é permitida a partir do dia 16 de agosto, de acordo com o calendário do TSE. Segundo a lei, outros atos que não se configuram como campanha eleitoral antecipada são participação em programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet; realização de encontros, seminários ou congressos em ambiente fechado e às expensas dos partidos políticos; realização de prévias partidárias e a respectiva distribuição de material informativo; divulgação de atos de parlamentares; e o posicionamento pessoal sobre questões políticas; entre outros. 



Em visita a Livramento, Rui Costa anuncia recuperação da BA-148

O governador Rui Costa durante a sua visita a Livramento neste sábado (27) (Foto: Secom - Bahia)

Mais 552 quilômetros de estradas serão recuperados no Centro-Sul baiano. Rui assinou ordens de serviço para restauração e manutenção, por um período de cinco anos, em trechos das rodovias BA 152 (Caturama – Livramento) e da BA 148 (Livramento – Brumado). O investimento de R$ 81 milhões irá beneficiar mais de 292 mil pessoas que circulam 12 municípios da região. As estradas que serão restauradas recebem um tráfego de 2,2 mil veículos por dia. Serão beneficiados os municípios de Brumado, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Paramirim, Erico Cardoso, Caturama, Botuporã, Tanque Novo, Rio do Pires, Macaúbas, Igaporã. O caminhoneiro Carlos das Neves comemora a requalificação das estradas. “Para a gente que tira nosso sustento dessas vias, é maravilhoso. Porque é uma garantia a mais que vamos fazer nosso serviço e voltar para nossas famílias em segurança”.



Revelado pelo Vitória, goleiro Wallace morre em acidente de trânsito em SP

Goleiro foi emprestado pelo Vitória ao Guarani | Maurícia da Matta | EC Vitória | Divulgação

Mais um acidente fatal nas estradas brasileiras, desta vez envolvendo um jogador de futebol. No início da tarde desse sábado, 27, o goleiro Wallace, que foi revelado pelo Vitória e atuava como reserva do Guarani no Campeonato Paulista da Série A2, faleceu em um acidente de trânsito na Rodovia dos Bandeirantes, próximo à cidade de Limeira. O veículo de Wallace capotou por volta de 14 horas. Meia hora depois, um helicóptero da Polícia Militar chegou ao local, mas o goleiro já estava morto. O irmão dele, que também estava no veículo, foi socorrido com vida. Ambos estavam indo visitar parentes em Ribeirão Preto. A diretoria do Guarani está tomando as primeiras providências para dar completa assistência à família, que mora em Salvador. Nascido em Salvador em 1º de outubro de 1995, Wallace Ribeiro Barato chegou ao Brinco de Ouro no final de 2017, emprestado pelo Vitória e indicado por Vagner Mancini, treinador do clube baiano. Jovem, de 22 anos, vinha se destacando nos treinamentos e era o reserva imediato do titular Bruno Brígido. Segundo Mancini, Wallace era um goleiro acima da média e seu empréstimo ao Guarani somente aconteceu após a prorrogação de seu contrato com o time baiano. No planejamento do Vitória, o atleta estava sendo preparado para ser o goleiro titular no futuro.



Brumado: Prefeito Eduardo e comitiva recepcionam Rui Costa; aliança com o governador é confirmada

O momento em que a comitiva brumadense recepciona o governador Rui Costa e o vice, João Leão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A visita do governador Rui Costa (PT) ao município de Livramento na manhã deste sábado (27) teve uma passagem por Brumado, já que o avião governamental usou o Aeroporto Socrátes Marianne Bittencourt como parte da escala, já que a segunda parte da viagem foi feita de helicóptero. Logo após o avião ter pousado, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), acompanhado do vice-prefeito Édio Pereira (PC do B) e dos vereadores Palito (PSD) e Zé Carlos de Jonas (PT). Na oportunidade o prefeito confirmou a aliança com Rui Costa, garantindo o seu apoio e do grupo liderado por ele, visando as eleições deste ano. Algumas dúvidas ainda pairavam sobre essa possibilidade, mas com a inauguração da UTI, juntamente com garantia da execução das obras de construção do sistema de esgotamento sanitário e da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, as dúvidas foram totalmente dissipadas, já que o governador cumpriu a sua palavra. Inclusive Eduardo Vasconcelos não vem escondendo o seu otimismo e deverá se empenhar ao máximo, juntamente com os seus correligionários, para que Rui Costa venha a ter uma votação muito expressiva no município. A comitiva brumadense acompanhou a visita até o município vizinho de Livramento. Rui Costa deverá vir novamente a Brumado no mês de fevereiro para confirmar as obras e anunciar novos investimentos no município. A única peça destoante do grupo, pelo menos até o momento, fica por conta do presidente do legislativo brumadense, vereador Léo Vasconcelos (PDT), que já vem dando fortes demonstrações nos bastidores de que apoiará o atual prefeito de Salvador, ACM Neto. Ele inclusive estaria fazendo críticas veladas ao Partido do Trabalhadores e ao ex-presidente Lula, criando assim um mal-estar nos corredores do poder. 



Governador garante RETRAN e Nelson Leal desmente boato

Foto: Alan Rich | Livramento Hoje

A visita do governador Rui Costa no dia de hoje (27) em Livramento começou com a circulação da informação de que por conta de disputas políticas pela indicação de cargos, o RETRAN não seria inaugurado. A notícia espalhada por setores ligados ao prefeito Ricardinho Ribeiro atribuía a responsabilidade ao deputado Nelson Leal e provocou intensos debates nas redes sociais. No entanto, a coletiva do governador esclareceu que a informação espalhada não passou de um “fake News”. Rui Costa garantiu o funcionamento da RETRAN a partir de segunda-feira e disse que não houve a visita a nova sede para não cansar a população que já aguardava na praça.  Ao ser questionado sobre os boatos que circularam hoje no município, Nelson Leal garantiu que “nunca tive, nem tenho nenhum interesse em indicar algum cargo na RETRAN em Livramento. Pode ter certeza que a pessoa que assumir a RETRAN não terá nenhum vinculo com nosso grupo politico”. Leal destacou ainda que “a confirmação de que a RETRAN vai funcionar é a evidência de que agiram de má fé ao espalhar tamanha mentira. Nunca serei contra nada que possa beneficiar o povo da minha Livramento”. Ouça o Audio do governador Rui Costa confirmando o Funiconamento do RETRAN para proxima segunda-feira (29).



Brumado: PETO age rápido e recupera dois veículos furtados na madrugada desta sexta-feira (26)

(Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Por voltas das 12h:45m desta sexta-feira (26), o grupo A do PETO foi informado pela CENOP de possível localização dos veículos FIAT/UNO, cor PRATA e CHEVROLET/S10, também de cor prata, os quais foram furtados durante a madrugada. Ato contínuo, foi iniciada uma diligência que percorreu vários locais da cidade, sendo localizados os 02 veículos furtados na madrugada. Os mesmos estavam abandonados na rua Hormindo Francisco Gomes, no Bairro Rodoviário, os quais estavam com avarias no interior. Próximo a eles foram visualizados 3 indivíduos suspeitos, sendo que um deles, é um velho conhecido da Polícia, tendo já uma “folha corrida” de vários roubos e furtos praticados na região. Os veículos, um FIAT/UNO, P/P CID 3605, cor Prata e uma CHEVROLET/S10, P/P MUX 0002, prata, após contato com o tenente coordenador de área da 34 CIPM, ficou comprovado que tais veículos eram os que tinham sido furtados na madrugada. Os indivíduos e os veículos foram apresentados na sede da 20ª COORPIN onde foram tomadas as medidas cabíveis.



Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 24 milhões hoje (27)

(Foto: Reprodução)

A Mega-Sena voltou a acumular e o sorteio deste sábado (27) pode pagar até R$ 24 milhões para o apostador que acertar as seis dezenas. O concurso 2.008 será realizado às 20h, no Caminhão da Sorte da Caixa, que está em Concórdia, Santa Catarina. Aqueles que ainda quiserem concorrer ao prêmio, que é o maior sorteado até o momento em 2018, tem até as 19h (horário de Brasília) para jogar, em qualquer lotérica do país.



Facebook admite que redes sociais podem ameaçar democracia

(Foto: Reprodução)

O Facebook admitiu nesta segunda-feira (22/01/2018) que não pode oferecer garantias de que as redes sociais não representam um perigo para a democracia. A empresa, no entanto, afirmou que está fazendo de tudo para reduzir riscos de interferências em eleições. “Apesar de ser um otimista, não ignoro os perigos que a internet pode provocar, mesmo no seio de uma democracia que funciona bem”, disse o diretor de produto do Facebook Samidh Chakrabarti, num texto divulgado na rede social. O Facebook é alvo de críticas por fazer pouco para impedir a propagação de notícias falsas, as chamadas fake news, na plataforma. O tema tornou-se uma questão global após as acusações de que a Rússia tentou desta maneira influenciar as eleições nos Estados Unidos, França e Reino Unido. Moscou nega as acusações. Segundo Chakrabarti, o Facebook, que possui mais de 2 milhões de usuários, tem o dever moral de entender como sua tecnologia está sendo usada e o que deve ser feito para se tornar uma plataforma mais confiável possível. O diretor admitiu também que a empresa demorou em perceber que “pessoas mal-intencionadas estavam utilizando a plataforma de maneira abusiva”. Ele assegurou que o Facebook está trabalhando para neutralizar esses riscos. Chakrabarti lamentou ainda a maneira como a plataforma foi usada durante as eleições americanas em 2016. O Facebook identificou 80 mil mensagens criadas por agentes russo que alcançaram 126 milhões de pessoas em dois anos. Em um comunicado distinto, a encarregada das questões ligadas à política do grupo baseado na Califórnia, Katie Harbath, afirmou que a plataforma continua determina a combater as influências negativas e contribuir para o bem da democracia. Recentemente, a empresa anunciou que dará prioridade aos conteúdos publicados por familiares e amigos em detrimento dos perfis de empresas, marcas ou meios de comunicação social. No início do ano, fundador e presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, reconheceu ter subestimado em 2016 o seu papel na propagação de informações falsas.

 



Kieza deixa o Vitória e acerta duas temporadas para jogar no Botafogo

(Foto: Reprodução)

Segundo o EXTRA, chegou o camisa 9 que a torcida do Botafogo esperava. O clube acertou nesta sexta-feira a contratação do experiente atacante Kieza, do Vitória, por duas temporadas. Ele chega para a vaga deixada por Roger, que se transferiu para o Internacional. O anúncio oficial deve ser feito em breve, após o jogador passar por exames médicos. A informação foi dada primeiramente pelo "Globoesporte.com" e confirmada pelo Jogo Extra. A negociação com Kieza foi longa, durou mais de um mês. Em uma primeira conversa, Botafogo e o jogador acertaram salários, mas o Vitória não permitiu o desfecho positivo no negócio. Agora, a história foi diferente e o final foi feliz.



Onda de violência em Dias D’Ávila chega à sétima morte

Foto: SSPBA

Um menor de 16 anos é a sétima vítima fatal da violência este ano. J. S. dos S foi morto, nesta sexta-feira (20/01), na Via Pública, na 2ª Travessa Constância. No último domingo (19/01), a morte de Natanael Conceição da Silva, 38 anos, em Dias D’Ávila, cravou a sexta morte na cidade só esse ano de 2018. Com isso, a cidade realmente cessou o período de baixo índice de homicídios e chega à sétima morte em 27 dias. Entre setembro e dezembro de 2017 quatro pessoas morreram. As mortes na cidade estão acontecendo, em geral, no fim de semana, entre fim de noite de sexta e sábado. Uma dessas mortes foi a de Gutemberg Borges Filho, de 27 anos, morto no 13/01 no bairro da Concórdia, na Praça de mesmo nome. Logo no início do ano houve um duplo homicídio numa casa de culto religioso afrobrasileiro, e uma das vítimas tinha 14 anos. Quando esteve por 44 dias sem crimes contra a vida, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), alegou aumento de policiais e de blitz, cujo objetivo era prisão e apreensão de pessoas e materiais ligados ao tráfico de drogas. O que quer que tenha sido feito em 2017, já não surte o mesmo efeito em 2018.



Com time alternativo e estreias, Bahia recebe o Flu de Feira neste sábado (27)

(Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia)

Depois de vencer a primeira partida na temporada de 2018, o Bahia volta a campo na tarde deste sábado (27) para enfrentar o Fluminense de Feira, pela terceira rodada do Campeonato Baiano. Por conta de um evento sediado na Arena Fonte Nova, esse duelo será realizado no estádio de Pituaçu. O Esquadrão tenta engatar o segundo triunfo consecutivo, após as duas derrotas no início da temporada. Para essa partida o técnico Guto Ferreira deve mandar a campo uma equipe muito alternativa, já que muitos jogadores considerados titulares não foram sequer relacionados, como o goleiro Douglas, o lateral Léo, os zagueiros Lucas Fonseca e Tiago, os volantes Edson e Elton, além do atacante Edigar Junio. Contudo, a tarde pode ser de estreias, já que os recém contratados Douglas Grolli, Allione e Kayke foram relacionados e devem começar jogando. Pelo lado do Flu de Feira, o time vem embalado após o triunfo na estreia do Baianão, sobre a equipe do Atlântico, na última quarta-feira, por 2 a 1. Com isso, a tendência é que o técnico Evandro Guimarães mantenha a base da equipe que iniciou a competição.

 



Carro despenca em ribanceira perto da divisa e três da mesma família morrem

Desastre ocorreu próximo ao município de Itanhém, em um local conhecido como ladeira de Jeribá, onde há uma sequencia de curvas acentuadas na rodovia (Fotos: Reprodução)

Carlos Gusmão, 54 anos, que dirigia o Pálio cor prata, que caiu numa ribanceira na tarde desta sexta-feira (26), no município mineiro de Bertopolis, de acordo com informações de familiares, teve fraturas, mas está lúcido e consciente. Ele foi levado para um hospital da cidade de Almenara, onde se encontra internado. Mesmo machucado, o motorista conseguiu sair do carro e subir o morro íngreme para pedir ajuda. O automóvel, de placa OQW-4693, licenciado em Belo Horizonte-MG, ficou destruído. A mãe do motorista, a professora Maria Edite Vieira Gusmão, 78 anos, a esposa dele, Aucelúcia Souza Soares Gusmão, 47, e a prima Maria Iris Batista Gusmão, 66, morreram no local.“Ela foi pioneira na educação em Jucuruçu. De família bem conceituada e de muita credibilidade a professora Maria Edite é muito querida por todos. Há até uma escola no município com o nome dela”, disse o radialista. O médico Ailton Amorim, que foi aluno de Maria Edite, lamentou a morte da professora nas redes sociais. “Hoje a população está consternada com a grande tragédia que aconteceu com dona Maria Edite e seus familiares. Jucuruçu perde a maior educadora de sua história, pessoa ilustre e matriarca incomparável”, escreveu o médico. Água Preta News.



Aneel confirma que não haverá cobrança extra na conta de luz em fevereiro

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou hoje (26) que a bandeira tarifária de fevereiro continuará verde, o que significa que não haverá cobrança extra nas contas de luz. A manutenção da bandeira verde havia sido anunciada pelo diretor-presidente da agência, Romeu Rufino, na última terça-feira (23). Segundo Rufino, o volume de chuvas nos meses de dezembro e janeiro permitiu a manutenção da bandeira verde, por causa da melhora no nível dos reservatórios das hidrelétricas. As bandeiras tarifárias amarela e vermelha, com cobrança adicional na conta de luz, são acionadas quando as termelétricas a gás, mais caras, precisam ser colocadas em funcionamento para produção de energia elétrica. Em outubro e novembro de 2017, vigorou a bandeira vermelha patamar 2, a mais alta prevista pela agência.



Helicóptero da Casa Civil da Bahia pousa no ‘Gilbertão’; ação faz parte da visita de Rui Costa a Livramento neste sábado (27)

O helicóptero do governador pousou no gramado do Gilbertão (Foto: 97NEWS)

O voo solitário de um helicóptero na tarde desta sexta-feira (26) na cidade de Brumado despertou a atenção da população. A aeronave que após sobrevoar alguns bairros, acabou pousando no Estádio “Gilbertão”. Buscando maiores informações a equipe do 97NEWS constatou que o helicóptero pertence à Casa Civil da Bahia e será utilizado pelo governador Rui Costa em sua visita ao município vizinho de Livramento de Nossa Senhora que acontecerá na manhã deste sábado (27).  Rui Costa virá de avião e pousará primeiramente no Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt, em seguida será levado para o helicóptero para seguir para Livramento. Um forte aparato de segurança está sendo empregado para a visita que deve anunciar novas obras e investimentos para o referido município. Então, o governador Rui Costa deverá pousar em Livramento por volta das 09h30m, onde uma grande comitiva de políticos da região estará à sua espera. Comitivas de Brumado também estarão presentes ao cerimonial. Rui Costa deverá vir a Brumado no mês de fevereiro para confirmar obras e anunciar novos investimentos nas área de saúde, educação e infraestrutura.  

Equipes de apoio do Governo da Bahia também ficaram de prontidão (Foto: 97NEWS)


Livramento: Rotavírus pode ter sido a causa de surto de vômito e diarreia

(Fotocomposição: 97NEWS)

Uma infecção por rotavírus pode ter causado o surto de vômito e diarreia em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, conforme informações do diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, Clécio Oliveira. A cidade registrou entre a primeira e a terceira semana do mês de janeiro 394 ocorrências. "O rotavírus tem transmissão oral, o que significa dizer que essas pessoas podem ter entrado em contato com ele por vias aéreas e pelas mãos. O grande volume de pessoas, especialmente pelo fato de muitas serem da mesma família, também apontam para esse vírus", contou, ao portal G1. Segundo Clécio, depois que os pacientes tiveram instruções na UPA, a fim de evitar a proliferação da infecção, os casos reduziram. "Estamos fazendo as pessoas se atentarem para a higiene precária, que é a principal forma de contaminação", disse. Os moradores suspeitam que as crises possam ter sido motivadas pela ingestão da água do município, que tem apresentado coloração diferente da normal. O diretor da UPA, afirmou que as amostras já foram colhidas e os resultados dos laudos vão apontar se a suspeita procede ou não. "Não é possível descartar que tenha sido a água, pelo menos por enquanto", afirmou.

(Imagem: Reprodução)


Categoria comemora 56 anos de luta do SEEB/VCR

(Foto: ASCOM - BANCÁRIOS/VCR)

A categoria bancária comemorou os 56 anos do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, em um café da manhã realizado na sede do SEEB/VCR com a presença funcionários de todos os bancos da cidade. No dia 27 de maio de 1961, em Assembleia Geral, foi eleita a diretoria da entidade responsável pela elaboração e aprovação do estatuto e registro. Após 8 meses, novamente em Assembleia, os trabalhadores fundaram o Sindicato, no dia 27 de janeiro de 1962. Tendo como primeiro presidente Álvaro Reis e apesar da carta sindical expedida pelo Ministério do Trabalho em junho de 1964, o Sindicato só passou ser reconhecido enquanto ativo no ano de 1966. Nas eleições de 2013, iniciou-se um ciclo de renovação na diretoria da entidade, que teve continuidade na eleição de 2016, na busca por o ideal de construir uma instituição tendo como base a defesa dos direitos dos trabalhadores, com independência e autonomia em relação aos patrões, aos governos e aos partidos políticos, fortalecendo a democracia e possibilitando a participação de todos na gestão da entidade. “Nos bancárias e bancários precisamos compreender a importância do fortalecimento do Sindicato para seguirmos na luta por melhores condições de trabalho. Neste momento, ao comemorarmos 56 anos de luta de nossa categoria precisamos mostrar que assim como a instituição nos apoia, nós também precisamos nos fazer presentes buscando ampliar nossas relações com outros colegas para seguirmos unidos, firmes e fortes na luta”, compreende Lucila Almeida, bancária do Santander. A consolidação de um sindicato combativo é de extrema importância não apenas para uma representação legal dos trabalhadores diante do Estado, mas, principalmente, de organizar a luta para emancipação da classe trabalhadora. O resultado desse novo momento no SEEB/VCR tem sido uma maior aproximação da categoria, com cerca de 88% dos bancários da base filiados. “São 56 anos de história de uma entidade combatente e atuante, este momento deve ser comemorado pela categoria bancária, pois está é a razão de sua existência. O cenário político e as consequentes reformas nos impõem uma luta ainda mais árdua e a necessária união de forças de nossa categoria”, ressalta Sarah Sodré, diretora do SEEB/VCR.