ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi


Vereador Lek apresenta novas indicações buscando melhorias para bairros periféricos de Brumado

(Fotocomposição: Assessoria Parlamentar)

O vereador Lek (PV), visando o bem-estar da população que reside nos bairros periféricos, indicou na sessão desta sexta-feira (23) a limpeza geral (recolhimento de lixo, recolhimento de entulho, capina e limpeza das ruas) e a periódica dos bairros Malhada Branca, Urbis II, São Sebastião, Irmã Dulce, Jardim de Alah e Cidade das Esmeraldas. O vereador do povo também solicitou a limpeza geral da creche Mariany Vitória Pereira Santos localizada no Bairro Irmã Dulce, pois o mato está tomando conta do local. A justificativa das indicações foram as seguintes:

Justificativa da limpeza dos Bairros:

É necessário que se proceda a referida limpeza, uma vez que, as vias do bairro citado encontram-se bastante sujas e além disso, por conta das chuvas, o mato está crescendo com vigor. O lixo acumulado e o mato contribuem diretamente para o surgimento e proliferação de ratos, camundongos, baratas, moscas e mosquitos (principalmente o aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus) que podem agir como hospedeiros e transmissores de doenças para os moradores. Sendo assim, o pleito apresentado tem o fito de colaborar com a conservação da saúde e o bem-estar dos moradores, bem como, melhorar a visibilidade daquela localidade, tornando o ambiente mais harmonioso e aconchegante.

Justificativa da limpeza da Creche:

É necessário que se proceda a referida roçagem e capina, uma vez que, por conta das chuvas o mato está crescendo com vigor e já tomou conta do local. O mato alto além de abrigar animais peçonhentos, roedores, moscas, baratas, insetos e servir de logradouro para o aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus, pode esconder diversos perigos às crianças de zero até cinco anos, que frequentam o prédio. Com medo de que algo possa acontecer, os pais pedem uma providência urgente, pois têm medo de deixar os filhos em um local, que segundo eles, é de alta periculosidade. Sendo assim, o pleito apresentado tem o fito de colaborar com a conservação da saúde e o bem-estar das crianças, funcionários e moradores que moram nas proximidades da creche.



Confusão com senhas, faz com que a Central de Marcação volte ao cenário das reclamações

A Central de Marcação é um dos órgãos municipais que mais vêm recebendo reclamações da população (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Habitué da mídia local, a Central de Marcação e Regulação de Brumado voltou ao cenário das reclamações, por um episódio ocorrido na tarde desta quinta-feira (22). Segundo os denunciantes, um casal foi pegar uma senha comum que, por sinal, é distribuída por um guarda municipal que trabalha no local. A confusão se iniciou com o fato de que, por algum equívoco, o funcionário público entregou, na parte da manhã, uma senha de prioridade, o que não for percebido pelo casal. Ato contínuo, à tarde a mulher foi marcar o exame e atendente, primeiramente questionou o fato dela estar com a senha de prioridade, já que, a mesma só é somente distribuída para gestantes, lactantes, pessoas com limitação física e idosos, o que não era o caso. A questão ganhou corpo e a mulher acabou ficando impedida de marcar o exame, então, diante disso, ela foi perguntar ao guarda municipal porque ele tinha entregado a senha errada e, aí, o clima esquentou segundo ela, pois o guarda além de ter sido indelicado, acabou gritando com a mulher, que indignada foi procurar o gabinete municipal. Ela ainda informou à nossa equipe que o chefe de gabinete, Amarildo Bonfim, garantiu que irá apurar o caso. A identidade do Guarda Municipal não foi divulgada. 



Dia do Rotariano: Vereadora Lia Teixeira parabeniza os membros da organização

A vereadora Lia Teixeira ressaltou a importância do Dia do Rotariano (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A vereadora Lia Teixeira (PDT) durante o seu pronunciamento na Câmara de Vereadores de Brumado na manhã desta sexta-feira (23) exaltou do Dia do Rotariano, que é comemorado nesta data e fez questão de parabenizar os membros da organização. “O Rotary é a organização não governamental mais respeitada da humanidade. É um clube de profissionais, que congrega líderes das comunidades em que vivem e atuam, fomentando um elevado padrão de ética, ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo e que prestam serviços voluntários não remunerados em favor da sociedade como um todo ou beneficiando pessoas necessitadas ou entidades que atuam também em favor dos desemparados”, destacou a parlamentar. Ela ainda fez questão de acrescentar que “uma organização que atua no desenvolvimento de planos, projetos e atividades diversas, que tem como meta o desenvolvimento de ações humanitárias, bem como a elevação do padrão ético das profissões, contribuindo de forma muito positiva para a paz e a boa vontade no mundo, merece mesmo a nossa homenagem”. E, como boa rotariana que é, finalizou declarando que “aos companheiros rotarianos, meus parabéns, obrigado por colaborar de forma tão intensa para a construção de um mundo melhor”. 



Brumado Profissionalizar: A sua chance de mudar a sua vida

(Divulgação)

Você já pensou em fazer um curso profissionalizante em apenas 06 meses, com aulas somente aos sábados, com material didático incluso, além de visitas técnicas nas empresas e ainda indicação para estágio, e o melhor de tudo, pagando apenas R$ 70,00 por mês?

Pois então corra e aproveite esta oportunidade! A Brumado Profissionalizar, traz para nossa cidade o curso livre profissionalizante que você precisava.

Curso de: Administração, Atendimento, Marketing, Vendas, Contabilidade, finanças, qualidade e Gestão de Compras.

Aulas 100% presenciais e com dinamismo prático para quem quer realmente conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

As aulas serão aos sábados, para que possa atender Brumado e região, e o turno é você que escolhe, matutino ou vespertino, enquadrando o horário a sua rotina.

As aulas serão ministradas por profissionais altamente qualificados, especialistas nas áreas e destacados da cidade de Brumado e região.

O material didático é incluso e o aluno receberá o módulo no início das aulas.

As pessoas que ainda não concluíram o ensino médio ou fundamental, podem estar fazendo o curso, pois este é um curso livre profissionalizante. Não perca a oportunidade de se qualificar e melhorar o seu currículo.

O mercado de Trabalho está cada vez mais competitivo, sendo imprescindível a qualificação profissional. Sabemos que se está difícil encontrar emprego, imagina para quem não tem um curso profissionalizante? Então corra e garanta sua vaga.

A certificação é de 50 horas, e as inscrições serão do dia 26 de fevereiro a dia 09 de março, são apenas 30 vagas, ligue e garanta sua vaga.

Informações: (77) 9.9974-5679

Brumado profissionalizar - a sua chance de mudar de vida.



Divulgado aviso de Licitação para concessão de empresa para gerenciar “Zona Azul” em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Comissão Especial de Licitação da Prefeitura Municipal de Brumado, através da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), divulgou nessa quinta-feira (22), o aviso da Concorrência Pública de Nº 002/2018, devendo também ser publicado, no site da prefeitura. O aviso torna público a realização do processo licitatório na modalidade Concorrência, do tipo técnica e preço, para: Concessão Onerosa dos serviços de Implantação, Operação, Manutenção e Gerenciamento do Sistema de estacionamento rotativo pago de veículos, nas vias e logradouros públicos do Município de Brumado, denominado “Zona Azul”. O certame será realizado provavelmente no mês de abril de 2018, na Prefeitura Municipal de Brumado, localizada na Praça Coronel Zeca Leite, centro. A implantação da “Zona Azul” em Brumado tem sido uma cobrança constante da população como forma de oferecer melhoria no trânsito nas vias centrais da cidade. Desde que assumiu, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) determinou que fosse retirado da gaveta o projeto da “Zona Azul”. A partir daí, o juntamente com a SMTT, realizaram estudos técnicos de viabilidade da implantação do sistema de estacionamento rotativo pago, cujos dados foram incluídos no projeto aprovado pelo Poder Legislativo. A expectativa é que ao término do processo licitatório, a “Zona Azul” de Brumado será instalada num curto período de tempo. Serão 1.198 vagas para automóveis e 863 vagas para motocicletas, podendo sofrer acréscimos observadas às necessidades do município.



Começa pagamento do Pis/Pasep; Veja se tem direito a até R$ 954

Foto: Conteúdo l 97News

Começou nesta quinta-feira, 22, o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) do calendário 2017/2018, ano-base 2016, para os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril. Segundo a Caixa Econômica Federal, os valores variam de R$ 80 a R$ 954 conforme o tempo de trabalho em 2016. Os titulares de conta individual na Caixa com saldo acima de R$ 1 e movimentação receberam o crédito automático na última terça-feira, 20. Os pagamentos do PIS/Pasep são feitos conforme o mês de nascimento do trabalhador e tiveram início em julho do ano passado, com os nascidos naquele mês. Os recursos de todos os beneficiários ficam disponíveis até 29 de junho de 2018. Os últimos a sacar serão os nascidos em maio e junho, a partir de 15 de março deste ano. No total, serão liberados R$ 15,7 bilhões para 22,1 milhões de beneficiários em todo o calendário. Para os nascidos em março e abril, estão disponíveis R$ 2,664 bilhões para mais de 3,745 milhões de trabalhadores.



Brumado: Cursos de Engenharia de Minas e Civil deverão ser implantados pelo IFBA

As obras das novas instalações que irão receber os cursos de engenharia já se iniciaram (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O campus do IFBA de Brumado começa a ampliar ainda mais as suas ações, pois além dos cursos profissionalizantes nas áreas de Informática e Edificação, a unidade deverá receber em breve cursos de nível superior de Engenharia de Minas e Engenharia Civil, o que é um avanço significativo para o município que tem a base da sua economia composta pela mineração, onde inúmeras empresas do setor atuam com muita intensidade. Diante disso, o IFBA de Brumado quer expandir também as parcerias com essas empresas, ampliando o número de contratações, já que muitos técnicos vêm concluindo os seus respectivos cursos, tornando-os aptos para o mercado de trabalho. A equipe do 97NEWS esteve no campus nesta quinta-feira (22) e obteve as informações junto ao diretor Rui Santana que também informou que as obras de construção das novas instalações que irão receber o curso de mineração com 480 m², já se iniciaram, o que projeta mais uma cena positiva para Brumado.  

 



Brumado: Empresário do ramo alimentício, ‘Alex do Pirão’, indignado com a Embasa

O empresário garante que não utiliza o valor cobrado pela Embasa (Foto: Leitor 97NEWS)

As denúncias de cobranças abusivas por parte da Embasa em Brumado continuam aumentando e, agora, não é só na zona urbana, mas também no meio rural. Na manhã desta sexta-feira (23) o empresário do ramo alimentício, Alexandre Caíres Meira (47), popularmente conhecido como “Alex do Pirão”, que é muito conceituado e que tem um restaurante localizado na Comunidade do Jacaré procurou a redação do 97NEWS para expressar a sua profunda indignação contra a Embasa. A primeira reclamação feita foi do atendimento, que ele definiu como “desrespeitoso”, já que, segundo ele, a sua esposa foi diversas vezes tentar resolver o problema no escritório da Embasa, mas negou-se o atendimento. “O que estão fazendo com a gente chega a ser desumano, pois além do desrespeito e falta de comprometimento no atendimento, acredito estar existindo uma exploração. Olha que não sou só eu que digo isso, são muitos casos como o que está acontecendo aqui em casa espalhados por todo o município”. Questionado sobre os motivos da sua revolta, ele explicou que “minha conta sempre veio em torno de R$ 25,00, mas, agora, esse valor subiu para R$ 135,00, um aumento que nem na Venezuela acontece. Eu queria saber os motivos, mas eles não nos atendem”. Subindo os degraus da indignação, ele disparou que “eu só utilizo a água da Embasa no restaurante, então não tem lógica vir um valor abusivo como esse. Eu vendo é comida, não é droga não” e emendou falando que “tenho que ressaltar que durante dois dias da semana ficamos sem água da Embasa, então eles devem estar cobrando o ar que vem na rede, pois não é possível um valor desse que equivale a 54 caixas. Eu garanto que nós não usamos nem ¼ disso”. 



Brumado: Investigadores da Polícia Civil recapturam foragido da justiça

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) conseguiram, na manhã desta quinta-feira (22), na Fazenda Curralinho, zona rural de Brumado, recapturar Manuel Leandro Pereira, de 36 anos, vulgo "Tita", natural de Brumado-BA. Manuel Leandro havia fugido da delegacia de Brumado em 12 de outubro de 2008, quando juntamente com outros detentos, escaparam por um túnel que havia sido escavado no banheiro de uma das celas. Leandro havia sido preso no dia 18 de setembro de 2007, na época com 25 anos de idade, por ter participado de um roubo majorado pelo emprego de arma de fogo, fato ocorrido na comunidade de Várzea da Pedra. O condenado deverá cumprir 5 anos e 6 meses de prisão. O preso permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia de Brumado até ulterior remoção para uma unidade da SEAP.



Nesta sexta-feira (23) tem mais uma edição da Feirinha Comunitária do Bairro Baraúnas

(Divulgação)

Uma ideia comunitária muito interessante foi elaborada pela Associação de Moradores do Bairro Baraúnas, que vem demonstrando uma gestão dinâmica e criativa. É a Feirinha do Bairro, onde é feita a comercialização de produtos como verduras, legumes, frutas, além de artesanato e barraquinhas de alimentação. A cultura também tem seu espaço, pois no final são realizadas apresentações com artistas locais. Nesta sexta-feira (23), a partir das 18h, tem mais uma edição do evento, desta feita com a participação dos cantores Renan e Adriano Sousa. O evento acontecerá na Praça do Arraiá Pé de Serra ao lado do CTL e no final acontecerá um bingo de um ventilador. Prestigie. 



Deu Bahêa: Com direito a nova dancinha de Vinícius, Bahia vence o Náutico na Fonte Nova

Foto: Reprodução

Bahia vence por 2×1 o Náutico, na noite desta quinta-feira (22), pela 3ª rodada, da 1ª fase da Copa do Nordeste, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Aos 30 minutos do 1º tempo o tricolor baiano faz um gol em uma jogada pela ponta esquerda. O centroavante Kayke sai da área e cruza na marca do pênalti na direção de Vinícius, que de primeira manda para o fundo da rede do Náutico. Na comemoração Vinícius chama os companheiros e repete dancinha do Ba-Vi na comemoração do gol (a dança que gerou polêmica na partida de domingo pelo Baianão). Aos 18 minutos do 2º tempo Edigar Junio marca de cabeça para ampliar o placar do Bahia. Em cobrança de escanteio de Vinícius, ele ganha de Camutanga e Nagretti e cabeceia certinho para o fundo da rede. O Náutico, que tentou a todo tempo chegar ao gol do Bahia, marcou o seu aos 40 minutos do 2º tempo, com gol de Clebinho. Na jogada, Thiago Ennes dá uma bela enfiada para Tharcysio, que sai na frente de Anderson e chuta rasteiro. O goleiro dá o rebote e Clebinho aparece sozinho para finalizar a jogada. Durante a partida os jogadores Medina, Camutanga (Náutico), Élber e Anderson (Bahia) levaram cartões amarelos. No jogo de volta o Bahia enfrenta  Náutico no dia 10 de março, na Arena Pernambuco, as 16h, pela 4ª rodada da competição.



Procurador pede exclusão e rebaixamento do Vitória no Baianão

(Foto: Reprodução)

O procurador Hermes Hilarião, do Tribunal de Justiça do Futebol da Bahia (TJD-BA), pediu a desclassificação e o rebaixamento do Vitória no Campeonato Baiano por conta dos incidentes ocorridos no Ba-Vi do último domingo (18), no Barradão. Segundo a denúncia, protocolada nesta quinta-feira (22), o rubro-negro provocou a saída dos atletas de campo de forma deliberada para provocar o encerramento do clássico. De acordo com Hilarião, houve um prejuízo a outros clubes pelo fato do campeonato ser de pontos corridos. "O clube que der causa ao encerramento da partida e isso ensejar um prejuízo desportivo a terceiros enseja à desclassificação do campeonato. Na nossa avaliação, houve um prejuízo direto ao Fluminense de Feira e ao Jequié, por isso pedimos a desclassificação. Já o rebaixamento é no regulamento da Fifa por conta da ingerência no resultado da partida, o que na nossa avaliação contrariou a ética desportiva", declarou o procurador, em entrevista à Rádio Transamérica. A denúncia protocolada cita o supervisor de futebol do Vitória, Mário Silva, como o responsável por provocar o fim do jogo. "Ele contribuiu na decisão do Vitória dar causa ao encerramento da partida. Pessoas que estavam acompanhando a partida mencionaram esses fatos e nós resolvemos, com base na legislação, de forma serena e imparcial, colocá-lo na denúncia", declarou. O caso deve entrar na pauta do tribunal já na próxima semana, com possibilidade de ser analisado por uma das comissões da corte na terça-feira (27).  A denúncia pede ainda uma série de penas ao técnico do Vitória, Vagner Mancini, e aos jogadores da dupla Ba-Vi. Para o comandante rubro-negro e o zagueiro Kanu, a procuradoria pede multa até R$ 100 mil e pena de 6 a 12 partidas. Os meias Yago e Rhayner, o atacante Denilson, do Vitória, e o zagueiro Rodrigo Becão e o volante Edson, do Bahia, tiveram punição solicitada de 4 a 12 partidas. Já em relação ao goleiro rubro-negro Fernando Miguel e o zagueiro Lucas Fonseca, o procurador pediu pena de um a três jogos de suspensão. Pivô da confusão, o meia do Bahia Vinícius foi enquadrado por ter cometido gesto obsceno contra a torcida do Vitória. A pena pedida pela procuradoria foi de 2 a 6 jogos. O atacante André Lima e os zagueiros Bruno Bispo e Ramon tiveram penas requisitadas de uma a seis partidas.



Barra do Choça ganhará uma nova rádio 100% internet a partir desta sexta-feira (23)

A Rádio Barra Web, que estreia neste dia 23 de fevereiro, iniciará suas atividades prometendo revolucionar o rádio de Barra do Choça (Foto: Divulgação)

Uma grande expectativa foi criada junto à população de Barra do Choça. Há pouco mais de dois meses, vem sendo divulgado, principalmente nas redes sociais, o lançamento de uma nova rádio no município. Mas não é uma rádio qualquer. É uma rádio transmitida via internet. A já tem data para estrear. Dia 23 de fevereiro iniciará suas atividades prometendo revolucionar o rádio de Barra do Choça. Ao longo das próximas semanas serão divulgados novos detalhes deste empreendimento comunicacional que já nasce cercado de expectativas. Afinal, poder ouvir rádio onde houver sinal de internet, independente das fronteiras geográficas, é algo que garantirá a cobertura ilimitada para a nova emissora.



Luta pela vida: Jovem de Malhada precisa de doadores de sangue em Vitória da Conquista

Maria de Jesus, de 32 anos, está internada no Hospital São Vicente e será submetida a uma cirurgia cardíaca nos próximos dias (Foto: Divulgação)

Internada no Hospital São Vicente de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, a paciente identificada por Santa Maria de Jesus, mais conhecida por Santa Design, de 32 anos, moradora da cidade de Malhada, está precisando com urgência de doação de sangue. De acordo com as informações, ela será submetida a uma cirurgia cardíaca nos próximos dias. O doador pode procurar o Serviço de Hemoterapia do Sudoeste (Hemoba), situada na Rua Santos Dumont, Nº 71, centro Vitória da Conquista e informar o nome da paciente na qual fará doação. Na região, Santa se tornou destaque principal nesses últimos dias nas páginas das redes sociais, recebendo muitas forças dos amigos. Colaborou o jornalista José Souza.



Grupo Direita Brumado: Outdoor homenageia a ideologia defendida pelo deputado Jair Bolsonaro

O outdoor logo chamou a atenção dos brumadenses (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O movimento em defesa da ideologia "Sem Ordem não há Progresso", defendida pelo deputado Jair Bolsonaro (PSL), o qual é um dos pré-candidatos à presidência da República, vem crescendo em todo o país. Na Bahia várias cidades, a exemplo das vizinhas Guanambi e Livramento, vêm aderindo ao movimento, que tem na instalação de outdoors uma de suas marcas principais. Em Brumado, o movimento vem ganhando musculatura, tendo, principalmente, a participação da juventude. Diante disso surgiu o Grupo “Direita Brumado” que pretende dinamizar as suas ações e buscar a conscientização sobre o ideal defendido pelo parlamentar, que tem na questão de um combate fulminante contra a criminalidade um dos seus pontos altos, tendo o slogan "Brasil Acima de Tudo, Deus acima de Todos". Neste contexto, o grupo homenagiou Bolsonaro por um outdoor que foi instalado no estacionamento da Cesta do Povo, num dos locais mais movimentados da cidade. A mídia de impacto, que traz uma foto do parlamentar ao lado do maior símbolo de Brumado, a Igreja Matriz, foi fruto de doações, vem atraindo a atenção dos brumadenses, atingindo assim os objetivos do grupo. 



Entulho deixado por empreiteira na Rua Nazaré vira objeto de revolta dos moradores

O entulho vem se acumulando com o lixo deixando os moradores ainda mais revoltados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os moradores da Rua Nazaré, localizada no Bairro Dr. Juracy, após terem sofrido vários meses com um esgoto estourado, agora, após as obras de recuperação, voltam a sofrer com o entulho que foi deixado, segundo eles, há mais de 02 meses pela empreiteira que executou os serviços. Num tom de indignação, a moradora Marlucia Carvalho relatou à nossa equipe que “primeiro sofremos com a galeria de esgoto que estourou e provocou um odor insuportável. Após muita luta, a obra foi realizada, mas, agora, estamos com outro sofrimento que foi o entulho deixado pela empreiteira”. Segundo ela “já tem mais de 2 meses que esse entulho está aí, já falamos com o dono da empreiteira, que, inclusive, passa aqui quase todo o dia, mas até agora nada” e emendou dizendo que “a situação piorou ainda mais, porque o local virou também depósito de lixo e mais entulho”. E finalizou de forma fulminante disparando que “os moradores não são porcos para terem que conviver com uma situação dessas. Espero que providências sejam tomadas com urgência, pois já não suportamos mais”. 



Unopar lança promoção imperdível com bolsas de estudo para o curso de Pedagogia

Foto: Divulgação

A UNOPAR de Brumado está com uma super promoção. Os primeiros candidatos que ligarem e agendarem o vestibular até o dia 24 de Fevereiro ganharão a isenção da taxa de inscrição para o vestibular, e ainda uma bolsa de estudo válida para todo o curso! Se você quer começar o ensino superior ainda neste primeiro semestre e não se inscreveu para o vestibular 2018 da UNOPAR, ainda dá tempo! Não perca esta super oportunidade, ligue agora e agende o seu vestibular! Fone: (77) 3441-7979 ou (77) 9.9937-7979 (WhatsApp). Oferta válida para os 20 primeiros candidatos que agendarem o vestibular até o dia 24 de Fevereiro de 2018.



Brumado: Exposição fotográfica em comemoração aos 109 anos do IFBA é aberta à população

A exposição está aberta ao público e vai até o dia 02 de março (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerada uma das maiores conquistas educacionais do Brasil, os Institutos Federais possuem uma história de centenária que é digna de louvor. Criados em 1909 por meio do Decreto 7566, pelo então presidente Nilo Peçanha, objetivando se tornar importantes polos de aprendizado, os institutos federais percorrem um longo caminho, o qual está sendo retrato em todo o país. No início foram criadas 19 unidades e, hoje, são quase 700 espalhadas em todo o território nacional, oferecendo com muita qualidade ensino médio profissionalizante e superior. Em Brumado, a unidade do IFBA, que apesar de ainda não ter sido oficialmente inaugurada, está recebendo uma grande exposição fotográfica, a qual mostra um pouco da história da instituição na Bahia e no Brasil, que se iniciou com as escolas industriais, escolas do mingau, CEFETs e agora IFBA. A exposição que se iniciou no dia 19 de fevereiro e vai até o dia 02 de março, está aberta à população e merece ser vista, já que revela um amplo acervo fotográfico. A equipe do 97NEWS esteve presente na manhã desta quinta-feira (22) à abertura da exposição ao público, e falou com o diretor do campus de Brumado, Rui Santana, o qual explicou que a unidade brumadense ainda evoluirá muito, chegando ao patamar de expansão 3, que englobará 1.200 alunos, 60 professores e 45 técnicos administrativos. Questionado sobre a inauguração, ele respondeu que “na verdade a inauguração já aconteceu em Brasília, mas estamos estudando uma forma de realizar uma cerimônia a nível local, reconhecendo assim o mérito do prefeito Eduardo Vasconcelos, que é um fervoroso defensor da Educação e foi um dos principais responsáveis pela vinda do campus para Brumado”.  

O diretor do Campus do IFBA de Brumado, Rui Santana, exalta a importância da exposição (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Ituaçu: Fábrica de cimento é incendiada após suposta `provocação´ do filho de empresário

Imagens registradas por populares, mostram as chamas consumindo parte da estrutura (Foto: Whatsapp l 97NEWS)

A polícia civil de Ituaçu investiga um incêndio criminoso que atingiu na noite de quarta-feira, dia 21, a Fábrica de Cimento Itaguarana S/A. A empresa está fechada a vários meses, após seus funcionários serem demitidos, sem receber seus direitos. Segundo as investigações, ex-funcionários, atearam fogo em madeiras de um galpão velho da fábrica e deixaram um recado aos donos do Grupo Industrial João Santos (GIJS). Recentemente funcionários e ex-funcionários do grupo, teriam sido zombados por Geraldo Santos, filho do dono do Grupo Industrial João Santos (GIJS), que teria curtido o carnaval fazendo chacota da situação de miséria que vem passando os inúmeros colaboradores. “Todos estão com seus salários atrasados e outros tantos ex-colaboradores que foram demitidos e não receberam seus direitos trabalhistas, trabalhadores que com dedicação, desprendimento e honestidade contribuíram decisivamente durante muitos anos de suas vidas na construção do império da família Santos e agora estão sendo tratados com desprezo pelos representantes da empresa, na certeza de que não serão importunados pela justiça”, disse um dos representantes dos ex-funcionários, que não quis se identificar. 

Foto: Reprodução

A chama da polêmica veio a tona, logo após Geraldo Santos, publicar uma foto tirada no carnaval, zombando da situação de miséria que vem passando os inúmeros colaboradores que foram demitidos. Segundo os ex-funcionários, "eles são tratados com desprezo pelos representantes do Grupo, ou seja, fazendo chacota com os juízes, promotores e representantes do ministério público, dando a entender que no Brasil a lei não é para todos". Relatou outro funcionário. Peritos criminais estiveram no local para coletar prova sobre as causas do incêndio. O laudo tem previsão de ficar pronto em 30 dias. A polícia civil de Ituaçu segue o inquérito para tentar descobrir os autores do possível atentado, que mesmo como forma de protesto, os responsáveis poderão responder por crime ao patrimônio.



Adab vai implantar primeira biofábrica de controle biológico na Bahia

O projeto elaborado por técnicos da Adab é intitulado ‘Tecnologias e inovação para o estabelecimento de biofábrica, visando o controle biológico da mosca negra dos citros no Estado da Bahia | Foto: Re

Mais uma conquista para fortalecimento da defesa agropecuária. Após diversas reuniões, a equipe de modernização da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) conseguiu alocar recursos para a implementação de uma biofábrica de controle biológico na Bahia e a primeira dentro da estrutura de um órgão de defesa no Brasil. Os valores foram garantidos pelo secretário da Fazenda, Manoel Vitório, em reunião realizada com o Diretor-geral da agência, Paulo Cezar e o secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Vitor Bonfim. Serão investido cerca de R$ 350 mil reais e ficará localizada no laboratório da CETAB, edifício anexo a sede da Adab. O projeto elaborado por técnicos da Adab é intitulado ‘Tecnologias e inovação para o estabelecimento de biofábrica, visando o controle biológico da mosca negra dos citros no Estado da Bahia’. A unidade irá atender todo o Estado em busca do manejo e controle de pragas. “Essa é mais uma conquista de todos nós. Gostaria de agradecer ao Governador, Rui Costa, por acreditar no nosso trabalho e investir esses recursos para uma demanda de altíssima importância que é o controle fitossanitário dos Citrus. A toda a equipe técnica que realizou o projeto e aos Secretários Vitor Bonfim e Manoel Vitório pela agilidade no processo”, ressaltou o Diretor-geral da Adab, Paulo Cezar. A meta é que obras comecem já no inicio de março. A biofábrica de controle biológico, tem por objetivo criar insetos que se constituem dos inimigos naturais da mosca negra (Aleurocanthus woglumi). É uma tecnologia limpa que não usa agrotóxicos, reduzindo assim os impactos ambientais. Para o inicio da criação dos insetos será necessário de toda uma infraestrutra desde aporte laboratorial até casas de vegetação. Alem, da prospecção desses agentes de biocontrole nos palmares. Para o secretário Vitor Bonfim “esse é um dos passos importantes para que a gente possa ter o controle fitossanitário da Mosca Negra. Toda a equipe da ADAB está de parabéns pela agilidade do projeto e o Governador, Rui Costa, se mostra mais uma vez empenhado com a modernização da agência”, enfatizou. Segundo Suely Brito, Coordenadora do projeto fitossanitário do Citrus essa é uma conquista muito importante “a praga que foi detectada em 2010 se expandiu por todo território baiano e tem induzido severos prejuízos a citricultura do recôncavo e litoral norte da Bahia. Já estamos trabalhando nesse projeto há três anos e agora vamos conseguir colocar em prática. A nossa proposta é produzir inimigos naturais da praga para serem soltos nos pomares, beneficiando, principalmente, a agricultura familiar. Haja vista que não existe nenhum outro tipo de controle para essa praga”, concluiu. Os recursos serão administrados pela Seagri em parceria com a Adab.