ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Mito ou Verdade? Jovem diz que engravidou com espermatozoide voador e deixa a cidade em pânico

Foto: Reprodução

Os mitos e verdades podem fazer parte de nossas vidas, mas há casos que beiram o absurdo do inacreditável. Esta semana, surgiu um fato muito inusitado, onde uma jovem diz ter engravidado por um espermatozoide voador. O fato, aconteceu em Uberaba (MG). Segundo a família, uma adolescente de 19 anos, ainda virgem, ficou gravida após ter sido vitima do tal espermatozoide, que consegue voar a procura do ovulo. Nos Estados Unidos, cientistas americanos, defendem a teses de que espermatozoides estão evoluindo, mas chegar ao ponto de voar, isso é impossível. Já o caso da adolescente não mobilizou o governo. Em nota, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais afirma que a jovem está querendo criar uma lenda -- parecida com a do boto -- e que não existe espermatozoide que possa voar. Os pais da jovem ficaram indignados com a nota.

 



Janaúba: Pai esquece a filha dentro de carro e menina acaba morrendo por asfixia

Foto: Arquivo Familiar

Na última quinta-feira (15), uma menina de 2 anos morreu após ter sido esquecida no carro pelo seu pai, que deveria levá-la para a escola. A criança ficou trancada no veículo. O pai da criança entrou em estado de choque e foi atendido no Hospital Fundajan. De acordo com a polícia, o comerciante saiu para levar a filha a uma escolinha particular da cidade. Quando estava saindo de casa, o homem atendeu a uma ligação e acabou indo para o escritório de sua empresa, do ramo de material de construção. Ele acabou esquecendo a filha trancada dentro do veículo, que ficou parado perto da loja. Cerca de três horas depois, um conhecido do comerciante perguntou pela família. Neste momento, relatam testemunhas, o pai saiu desesperado em direção ao carro. A menina estava desacordada e ainda dava sinais vitais. Em desespero, o pai levou a filha imediatamente para o Hospital Fundajan. Os médicos fizeram todos os procedimentos para reanimar a garota, que chegou a ser entubada, mas não resistiu e morreu duas horas após dar entrada na unidade de saúde. A menina era filha de uma enfermeira e ex-secretária municipal de Saúde, que ajudou a atender as crianças vítimas da tragédia da creche Gente Inocente, em outubro de 2017. Na ocasião, o vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, invadiu o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) e, após espalhar combustível no chão, ateou fogo na unidade, matando a si próprio e provocando a morte de 10 crianças, de uma professora e de duas auxiliares de professora. Mais de 40 pessoas ficaram feridas.



Lealdade: Cão fica à espera do dono morto por atropelamento na Av. Centenário

Foto: Whatsapp l 97News

Um cachorro está dando um exemplo de lealdade e afeto ao se negar a sair de perto do local do acidente em que o dono identificado apenas pelo nome de "Damião" morreu após ser atropelado. O acidente aconteceu no último sábado (10) na Av. Centenário, no centro em Brumado. Damião foi atropelado no fim da tarde de feriado do Carnaval. Sete dias depois do acidente, mesmo embaixo de chuva e sol escaldante, o cachorro permanece próximo ao local em que o amigo morreu. A cena é vista pelos brumadenses, e já etá ganhando as redes sociais, comovendo a todos, não só com a morte do andarilho Damião - que até o momento não foi divulgado nenhuma nota sobre o caso pela polícia civil, tanto pela comovente insistência do cão fiel, que ainda espera pelo amigo. “Parece que ele está chorando, é uma cena bem emocionante. Tirei uma foto para que fique registrado. Saí de lá e ele continua próximo ao local”, afirmou Alcione Meira. Ninguém sabe qual o nome do cão, mas o que se vê nas redes sociais, são manifestações para que o animal seja adotado. Novas postagens já sugerem um nome, em forma de homenagem ao fiel escudeiro, que mesmo na morte do companheiro, permanece na esperança de um carinho ou sair andando pelas ruas de Brumado. De acordo com os moradores, nenhum dos vizinhos da região conhecem o cachorro que fica ao lado do local. Protetores de animais tentam, agora, encontrar possíveis tutores para o animal. Um comerciante que não quis se identificar, relatou ao 97NEWS que, "ele vai ficar aqui com a gente até ele decidir se ele quer ir embora ou não. Enquanto ele permanecer aqui, a gente vai dar todos os cuidados, carinho, amor que ele precisa", disse o empresário.



Brasil: Intervenção federal é usada pela primeira vez em mais de 30 anos no país

Foto: Wilton Junior / Estadão Conteúdo

O governo decretou intervenção federal pela primeira vez desde a promulgação da Constituição de 1988. A decisão do presidente Michel Temer (MDB) de colocar as Forças Armadas no comando da segurança do Estado do Rio de Janeiro foi anunciada nesta sexta-feira (16), mas ainda será votada pelo Congresso nos próximos dias. Na prática, o decreto presidencial tira o poder do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB), sobre as polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros. O responsável pelas corporações será o general Walter Souza Braga Netto, chefe do Comando Militar do Leste. O artigo 34, inciso 3º, da Constituição autoriza a União a intervir nos Estados para "pôr termo a grave comprometimento da ordem pública". Já o artigo 36, parágrafo 1º, estabelece que "o decreto de intervenção, que especificará a amplitude, o prazo e as condições de execução e que, se couber, nomeará o interventor, será submetido à apreciação do Congresso Nacional ou da Assembléia Legislativa do Estado, no prazo de 24 horas". Recentemente, o governo federal já atuou na segurança dos Estados, mas por outros meios legais. Até então vinham sendo usadas as missões de GLO (Garantia da Lei e da Ordem). Segundo o Ministério da Defesa, essas ações, "ocorrem nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem". Nesse cenário, o governo cede tropas das Forças Armadas e permite que elas atuem com poder de polícia até que a segurança seja restabelecida. 



Vereador Palito agradece ao prefeito Eduardo a recuperação da estrada vicinal do Sitio São José

O vereador Palito fez questão de acompanhar as obras de recuperação da estrada (Foto: 97NEWS)

Com as chuvas que caíram neste mês de fevereiro, várias localidades do meio rural acabaram ficando com as suas estradas vicinais em estado precário. Uma dessas localidades foi o Sítio São José, que fica na região da Comunidade de Lagoa Funda. Como representante dos moradores, o vereador Palito (PSD), verificando a urgência da recuperação, entrou com uma indicação na Câmara de Vereadores solicitando do Poder Executivo a realização das obras que estão sendo finalizadas. Na sessão desta sexta-feira (16), o parlamentar fez questão de agradecer ao prefeito Eduardo Vasconcelos o atendimento à sua solicitação. Ele primeiramente explicou que “sabemos que são inúmeras as solicitações nesse sentido que são feitas pelos nossos colegas e sou testemunha que o setor de infraestrutura se esforça ao máximo para atender a todas” e continuou argumentando que “no caso da estrada do Sítio São José, a situação era muito preocupante, ainda mais que as aulas já iniciaram, então, dentro do cronograma das obras foi incluída a nossa solicitação”. E encerrou dizendo que “então, em nome dos moradores daquela região, exponho aqui os agradecimentos pela recuperação da estrada”. 

A estrada teve o retorno da sua trafegabilidade (Foto: 97NEWS)


TRE abre novo prazo para recadastramento biométrico

(Foto: Reprodução)

Os eleitores que não conseguiram fazer o recadastramento biométrico no prazo e tiveram os títulos cancelados vão poder ir a um dos postos de atendimento de 5 de março a 9 de maio para regularizar a situação diante do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O presidente do órgão, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, foi quem anunciou o novo prazo. O fechamento do cadastro eleitoral acontece em 9 de maio e esta será a data limite para quem tem pendências. Além do recadastramento, os serviços que só poderão ser feitos até este prazo são o alistamento eleitoral (1º título), alteração de dados, regularização de título cancelado e transferência de domicílio eleitoral.



Vereador Lek indica novamente a implantação de uma lombofaixa em frente da Escola Eny Novais Mafra

A grande movimentação de pais e alunos e a ausência de sinalização aumentam os riscos de acidentes (Foto: 97NEWS)

Como a atual gestão municipal vem anunciando várias obras pela valorização da vida, o vereador Lek (PV), fez uma nova indicação solicitando a urgente implantação de uma passarela, ou seja, de uma lombofaixa, para ser instalada em frente à Escola Municipal Eny Mafra, que fica localizada no Bairro São Félix. A solicitação segundo o vereador “vem atender um clamor dos moradores, já que a referida via é muito movimentada e, no horário da chegada e da saída dos alunos, o risco de um atropelamento é grande”. Ele ainda explicou que “esta indicação está sendo renovada no ano de 2018, tendo em vista que foi colocada em pauta no ano passado, mas como ainda não houve uma resposta por parte da administração municipal, foi necessária a sua renovação com o sentido de evitar algo grave aconteça” e ainda ressaltou que “todos sabem da minha luta pela periferia, portanto, não poderia assistir de braços cruzados à uma situação de risco como esta, que, certamente, pode ser resolvida facilmente. Vou cobrar quantas vezes forem necessárias até que ela seja atendida”. Segundo os moradores a falta de sinalização e a ausência até o momento de uma lombofaixa no local, justificam a indicação do vereador. Outro fator importante é que como o setor de trânsito também está buscando um novo posicionamento mais eficaz, a implantação do equipamento está em sintonia com a indicação do vereador Lek. 



Mulher trans produz leite e amamenta bebê pela primeira vez já registrada

(Foto: Reprodução BBC)

Uma mulher transgênera produziu leite e amamentou um bebê. É a primeira vez que um fato como esse é reportado cientificamente, segundo pesquisa publicada no periódico "Transgender Health". Com 30 anos de idade, a mulher trans (que nasceu com corpo de homem mas se identifica como uma mulher) quis amamentar o bebê depois que sua companheira, que estava grávida, decidiu que não queria ter essa experiência. A produção de leite foi possível com um tratamento que envolveu a administração de um coquetel de remédios, incluindo um medicamento que estimula a produção de leite e um bloqueador de hormônios masculinos, e o bombeamento da mama. A mulher trans tem recebido terapia hormonal por seis anos, mas nunca realizou nenhuma cirurgia de mudança de sexo. Um especialista do Reino Unido disse que a pesquisa é "emocionante" e pode levar a mais casos de amamentação por mulheres trans.



Livramento: Onda de assaltos assusta moradores; polícia trabalha para prender assaltantes

Foto: Composição l 97NEWS

Uma onda de violência vem amedrontando a população livramentense nos últimos dias com diversos assaltos sendo registrados em Livramento de Nossa Senhora. Do início de fevereiro até a data de ontem (14), vários roubos foram registrados no município, sendo que na manhã de quarta-feira, uma mulher foi vítima de assalto na Avenida que liga o bairro Estocada ao bairro São José, quando um homem veio em direção à vítima e roubou o seu celular. Outro assalto foi registrado na noite do dia 11, por volta das 21h um estabelecimento comercial foi alvo de assaltantes na Rua do Fogo, os marginais chegaram abordo de uma moto e enquanto o comparsa dava cobertura na área externa o outro adentrou ao recinto dando voz de assalto. Portando um revolver que permaneceu apontado para as vítimas durante toda a ação delituosa, o bandido chegou a bater em um cliente com um taco de Snooker forçando o mesmo a entregar todo o dinheiro que tinha na carteira, já o proprietário do estabelecimento teve a arma apontada em sua direção, sendo forçado a entregar o dinheiro do caixa. No dia 12 deste mês, na Rua Alfredo de Souza Machado, os bandidos, também em uma motocicleta, usaram de extrema violência, os assaltantes roubaram uma jovem de 20 anos, e além disso, o condutor da motocicleta a segurou pelo pescoço e o carona saqueou sua bolsa com todos os seus pertences. A jovem relatou ainda que após ser roubada, o meliante desferiu um soco em seu rosto fazendo com que a mesma viesse a cair. A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas aos bandidos pela cidade, mas não obtiveram êxito em capturá-los. Já na última quinta-feira (08), por volta das 14:00 horas, um supermercado localizado Av. Gonçalo Pereira e Silva no Bairro Estocada foi assaltado por dois elementos, portando arma de fogo. Eles adentraram no recinto anunciando o assalto. Sob a mira das armas, os funcionários foram obrigados a entregar todo o dinheiro do caixa. Os bandidos ainda levaram a bolsa de uma funcionaria com todos os seus pertences. As polícias militar e civil já identificaram os suspeitos, e a prisão dos meliantes pode acontecer a qualquer momento.



‘O estacionamento utilizado pelo campus da UNEB de Brumado está irregular’, afirma superintendente do SMTT

O estacionamento está sendo utilizado de forma privativa pela UNEB (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com a finalização das obras da passagem de nível ao lado da linha férrea, ao lado da nova ponte do São Félix, uma nova questão acabou vindo à tona que é a regularidade, ou não, do estacionamento que é utilizado de forma privativa pelo Campus XX da UNEB de Brumado. Visando esclarecer a questão, ouvimos o superintendente do SMTT, Jansen Ricardo, que explicou que “primeiramente quero abordar que todas as autorizações do nosso setor têm que ter uma origem e um encaminhamento, ou seja, uma resposta, então, diante disso, na atual gestão. não existe nenhuma autorização para aquele estacionamento”. Ele ainda fez questão de citar que “fizemos questão de entrar em contato com o Centro Acadêmico da UNEB que nos garantiu que existia uma autorização que feita pela empresa que construiu o empreendimento, mas nenhum documento foi apresentado”. Jansen ainda lembrou que “temos que ressaltar o fato da invasão do passeio público, que é flagrante, como também da sinalização não é regular, além do que a área de recuo é insuficiente, então, será muito difícil manter aquele estacionamento no local”. Segundo apurou a nossa reportagem, o mais provável é que o referido estacionamento seja mesmo desativado e se passe a utilizar um espaço externo que era utilizado pelo antigo shopping Áppio.

A invasão ao passeio público é flagrante (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Embasa elabora projeto de adutora para Tanquinho e região

O deputado Waldenor Pereira e o vereador Zé Ribeiro unidos na busca de benefícios para Brumado (Foto: Assessoria Parlamentar)

A extensão do Sistema de Abastecimento de Água da comunidade de Pompéia até Tanquinho, na zona rural de Brumado, começa a ganhar forma. É que, na última semana, a Empresa Baiana de Água e Saneamento – Embasa elaborou o projeto técnico para a concretização da obra que irá beneficiar as dezenas de famílias da localidade e regiões adjacentes. Esta foi a informação passada ao deputado federal Waldenor Pereira e ao líder do PT na Câmara de Brumado, vereador Zé Ribeiro, pelo gerente regional da Embasa em Caetité, Paulo Lédo. Reunidos com a Gerência Regional da Embasa, o deputado e o vereador pediram maiores informações sobre o andamento desta importante obra para a população rural brumadense, uma luta dos seus mandatos, juntamente com o deputado estadual Zé Raimundo, levada ao Governo da Bahia em atendimento aos moradores de Tanquinho e Mandacaru. “A Embasa nos informa da viabilidade do projeto para a construção da adutora que levará água à população de Tanquinhos. A extensão da rede de abastecimento está orçada em mais de R$ 300 mil e deverá ser realizada após a conclusão das melhorias na Estação de Tratamento de Água – ETA 2 de Brumado, obra já licitada e em fase inicial de execução”, explicou Waldenor. Zé Ribeiro acompanhou os engenheiros da Embasa durante a vistoria técnica às comunidades de Tanquinho e Mandacaru e comemorou o resultado do projeto. "Essa será uma grande vitória para os moradores do Tanquinho, Mandacaru e adjacências, por isso estamos nessa luta já há um bom tempo e agradeço o empenho dos deputados Waldenor e Zé Raimundo que estão se esforçando para que esta obra se torne uma realidade.”

O projeto da obra (Reprodução)


Jovem que encontrou dinheiro e celular fala emocionado 'foi Deus que devolveu, não fui eu não’

O jovem Thiago Lobo deu uma demonstração de honestidade que foi muito elogiada (Foto: Reprodução Facebook)

Uma ação que teria que ser normal, mas que, nos dias de hoje, acabou se tornando uma notícia, a qual teve uma forte repercussão e um final feliz, tendo como mote a honestidade. O fato em questão que aconteceu na terça-feira (13) teve como protagonista o jovem mecânico Thiago Lobo, que achou um celular novinho e a quantia de R$ 150,00 e, em seguida, postou nas redes sociais comunicando ao proprietário. Após a divulgação da notícia pelo 97NEWS, o fato se avolumou e, rapidamente, o proprietário foi buscar o dinheiro e o celular e aproveitou para agradecer ao jovem. Pouco tempo depois, Thiago foi ao mercado e se deparou com uma cena que o deixou ainda mais emocionado, onde, o homem estava comprando uma grande quantidade de leite para o seu filho. “Aquilo me emocionou tanto que eu vi que, não foi eu que achei e devolvi as coisas, mas foi Deus”. Ele ainda citou à nossa reportagem que “eu fui vitima recentemente de um assalto, onde foi levada a minha moto, mas tive que a recuperar mediante um pagamento de resgate. Sei que hoje o mundo está cada vez pior nesse sentido, mas temos que dar o exemplo e mostrar que ainda existe saída para essa crise moral que vive a nossa sociedade”.  



Simões Filho: Homem é morto durante 'live' no Facebook

(Foto: Reprodução)

Homens encapuzados invadiram um apartamento e mataram um homem na frente da esposa e da filha em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O caso aconteceu dentro de um conjunto do ‘Minha Casa Minha Vida’ na madrugada desta quinta-feira (15). O crime foi presenciado pela esposa e a filha da vítima, de apenas seis anos de idade. De acordo com informações da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Israel Carlos Silva Cruz, 27 anos, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo dentro de sua residencia localizada no bloco 18, apartamento 401, no Conjunto Residencial Palmeiras, no Bairro Vida Nova. Conforme relatos de testemunhas, os atiradores invadiram o condomínio onde a família morava e foram direto ao apartamento de Israel.



‘Não estou aqui para importunar prefeito, mas, sim, defender os interesses da população’, afirma o vereador Zé Ribeiro

O vereador Zé Ribeiro mostrou firmeza em suas convicções oposicionistas (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Conhecido pela sua combatividade e, hoje, ser o maior representante da oposição brumadense, o vereador Zé Ribeiro (PT), fez um pronunciamento contundente na sessão do Legislativo desta sexta-feira (16). Fazendo questão de esclarecer que exerce uma oposição consciente, racional e criteriosa, Zé Ribeiro disparou que “eu não estou aqui para importunar o prefeito, quem pensa dessa forma está muito enganado. Estou aqui para defender os interesses da nossa população, pois fui eleito para isso. Fazemos oposição sim, mas com muita responsabilidade”. Dando continuidade à sua argumentação, ele explanou que “quando cobramos aqui ações mais robustas da atual gestão municipal na área da cultura, sabemos o que estamos falando, pois aprovamos o orçamento anual, no qual estão inclusas as verbas para o setor cultural, que todos sabem que deixa a desejar. A prova todos viram aí agora, um desejo popular tremendo pela realização do carnaval, tanto que fizeram trio em carroças pelas ruas da cidade, mas, isso não foi compreendido pela administração que não apoiou nem eventos paralelos, ou seja, existe mesmo uma grande lacuna na área cultural de nossa cidade”. O vereador fez também questão de mencionar que “outra situação preocupante é o estado precários das estradas vicinais e de algumas vias de nosso município, que estão totalmente intransitáveis, nós cobramos os reparos urgentes, porque estamos refletindo os apelos das comunidades que chegam até o nosso gabinete”. E finalizou declarando que “temos feito sistemáticas cobranças pela melhoria da saúde pública, da educação, de avanços na infraestrutura, e, temos a certeza que isso é para contribuir com a administração, pois vivemos numa democracia, na qual o papel da oposição é fundamental. Então, continuaremos a exercer o nosso papel em defesa dos interesses dos brumadenses, mesmo que isso tenha uma interpretação equivocada por parte de algumas lideranças políticas ligadas à gestão”.



Jequié: Desmontada quadrilha especializada no roubo de motocicletas

Foto: Divulgação l SSP/BA

Uma quadrilha especializada em roubos de motocicletas, na cidade de Jequié, foi desarticulada, na tarde de quinta-feira (15), por equipes do 19° Batalhão de Polícia Militar (BPM). Cinco criminosos foram capturados e com eles recuperados três veículos, além de armas de fogo e drogas. A prisão do quinteto se iniciou durante patrulha, no centro da cidade. Os militares avistaram Moisés Alef Miranda Campos, suspeito de praticar um homicídio, no último domingo (11 de fevereiro). Com ele foi recuperada uma moto, modelo CG, com restrição de roubo. Em depoimento preliminar ele indicou onde estariam outras motos e seus comparsas. As equipes seguiram em diligências e localizaram, nos bairros Residencial Campo Belo, Mandacarú e KM 04 mais dois veículos, ambos modelo Bros, da marca Honda, dois revólveres calibre 38, munições de calibre 9mm (uso restrito), 14 pedras de crack e porções de maconha. Nos locais foram presos em flagrante Andrei Medrado Souza, o 'Corre Nu', Carlos Eduardo Oliveira Chaves, Antônio Farias Silva Filho e Rafaela dos Santos Costa. 



Carnaval no interior: Violência diminui; mas apreensão de drogas aumenta

Foto: Conteúdo l 97News

Os casos de violência diminuíram nas 35 cidades que tiveram festas de Carnaval no estado, com nenhum homicídio relacionado aos festejos. De acordo com o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Flávio Góis, ao todo foram 27 pessoas autuadas em flagrante por tráfico de drogas, furto, uso de dinheiro falso, porte ilegal de arma de fogo, e ainda por crimes previstos na Lei Maria da Penha. “O índice de apreensões de drogas também aumentou. Registramos um incremento de 454% no número de apreensão de maconha e de 382% de cocaína”, apontou Góis. Também foi registrado aumento do número de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), que forma de 30 no ano passado, para 50 neste ano, uma elevação de 67%. Os dados são relativos às cidade de Alcobaça, Amargosa, Angical, Arraial D’ajuda, Barra do Mendes, Belmonte, Barreiras, Brejolândia, Brotas de Macaúbas/ Gamboa do Morro, Bom Jesus da Lapa, Cairu, Canavieiras, Candido Sales, Caraíbas, Caravelas, Conde e Correntina Entre Rios, Formosa do Rio Preto, Ilhéus, Itabuna e Itacaré, Itiuba, Jaguabipe, Jandaíra, Jiquiriça, Juazeiro, Lapão, Maragojipe, Maraú, Mucuri, Nova Viçosa, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Porto Seguro, Prado, Rio de Contas, Rodelas, Santa Cruz de Cabrália, Santa Maria da Vitória, Tanquinho, Várzea do Poço e Xique- Xique.



Fique sabendo: Artigo revela que um chefe ruim pode adoecer os funcionários

Foto: Reprodução

O médico, escritor e influencer Travis Bradberry publicou um artigo que aponta que um chefe ruim pode fazer tão mal para a saúde dos funcionários quanto fumar passivamente. E o pior, quanto mais tempo uma pessoa passar trabalhando para alguém que a deixa infeliz, maiores serão os danos para sua saúde mental e física. Dados da Associação de Psicologia dos Estados Unidos, publicados no artigo da revista Quartz revelam que 75% dos trabalhadores americanos consideram seus chefes a maior razão de estresse no trabalho. Contudo, 59% dessas pessoas não largariam o emprego, mesmo infelizes. Os dados mostram que as pessoas arrumam uma maneira de se conformar com seus empregos, e isso faz com que a decisão de pedir demissão e sair em busca por um ambiente de trabalho mais saudável seja ainda mais postergada. Em muitos casos, os problemas com os superiores podem ser meramente caso de afinidade. Existem, contudo, muitos chefes realmente ruins por aí. Mas como saber em qual situação você se encaixa? Chefes ruins são geralmente verbalmente agressivos, narcisistas e podem até se tornar violentos. Claro que não é fácil para ninguém largar o emprego e começar tudo de novo, mas a motivação para trabalhar de quem se encontra em uma situação dessas desaparece totalmente. Existem, contudo, algumas dicas para sobreviver essa fase de crise profissional. Por exemplo: Faça uma lista de tarefas e objetivos para o seu dia de trabalho; Cada vez que completar algum item da lista, risque-os da lista; A sensação de ter conseguido realizar alguma coisa, mesmo em um ambiente hostil, vai te ajudar a seguir em frente; Desligue-se nos finais de semana; Não cheque emails, nem mensagens do trabalho e por último, passe um tempo sem pensar no trabalho, isso pode te ajudar a recarregar as baterias.



Governo decide fazer intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro

Foto: Reprodução l TV Globo

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, está, neste momento, voltando a Brasília para se reunir novamente com o presidente Michel temer e ministros para definir os detalhes desse descreto que será publicado ainda hoje (16), o decreto de intervenção na segurança pública do estado. A expectativa é que seja feito, ao meio-dia, um anúncio à imprensa sobre a intervenção. De acordo com a Constituição, após a publicação do decreto, o Congresso Nacional deve ser convocado para apreciar o documento. Segundo o governo fluminense, depois de vencida a etapa de publicação e análise da intervenção, o plano será colocado em prática, e as Forças Armadas vão chegar ao Rio para asusmir a responsablidade do comando das polícias Civil e Militar. O governo federal também avaliou que essa é a solução encontrada diante da solução a que o Rio chegou. A onda de violência atinge moradores e turistas. Durante o carnaval, foram registrados assaltos, arrastões e tiroteios.



Brumado: Coordenação de enfermagem do SAMU 192 relata que o índice de trotes diminuiu mas ainda preocupa

A quantidade de trotes que a central do SAMU 192 em Brumado recebe ainda preocupa (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Apesar de todos os esforços, como também da realização de campanhas sistemáticas de conscientização sobre os malefícios dos trotes feitos à Central do SAMU 192 em Brumado, os números desse tipo de ação reprovável ainda é grande. Segundo o coordenador de enfermagem da central de regulação do referido órgão, o enfermeiro Luiz Carlos Russo, que foi ouvido pelo 97NEWS, “a situação ainda preocupa, mas alguns avanços importantes aconteceram”. Segundo ele “os critérios de identificação feitos pela nossa equipe vêm dando ótimos resultados e isso melhora a qualidade de nosso trabalho. É bom sempre lembrar que os trotes acabam causando brechas no atendimento, então, esperamos que cada vez mais a conscientização seja plena sobre isso”. Ele fez questão também de destacar que “o SAMU 192 tem como meta de trabalho o atendimento à urgências e emergências como tiros, facadas, infartos, acidentes, crises convulsivas. As vezes as pessoas ligam para pedir a remoção dos pacientes por uma febre por exemplo, os quais podem ser removidos sem necessidade de nossas ambulâncias”. No final ele informou que “iremos desenvolver um novo planejamento para ampliar ainda mais essas questões, com realização de palestras em escolas, empresas e outras instituições”. 



Brumadense: Em clima de otimismo, ‘Fezinho’ é anunciado novo técnico da seleção

A reunião aconteceu em clima de muito otimismo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Dando continuidade ao seu planejamento de transformação do Futebol de Campo em Brumado, a SEMEC, por meio da secretária Ednéia Ataíde, juntamente com membros da sua equipe, realizou, na noite desta quinta-feira (15), no auditório da prefeitura municipal, a cerimônia de entrega dos uniformes para as equipes que irão disputar o Campeonato Brumadense de Futebol 2018. Na oportunidade também foi apresentado o novo técnico da Seleção de Brumado, “Fezinho”, que foi escolhido pela sua experiência e pelo seu comprometimento. Falando ao 97NEWS, ele relatou que “fico muito grato pelo voto de confiança que o prefeito Eduardo e toda a sua equipe depositou em minha pessoa. Recebi carta branca para desenvolver o trabalho e vou dar o meu melhor, disso podem ter certeza” e continuou dizendo que “eu já fui técnico da seleção, mas, na época, faltou apoio, mas, agora estou bem confiante para colocar Brumado no lugar que merece no cenário estadual".

O novo técnico da Seleção Brumadense de Futebol, 'Fezinho' (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

E continuou falando que "vamos elaborar um planejamento muito positivo para a Copa do Minério ou Intermunicipal 2018, para fazermos bonito e orgulhar a nossa apaixonada torcida”. Questionado sobre a atual situação da Liga Brumadense de Futebol, ele se restringiu a citar que “realmente a Liga está passando por um desgaste natural e se faz necessária uma mudança”. O vice-prefeito Édio Pereira também destacou que “estamos na reta final para o Brumadense de Futebol 2018, com um estádio em ótimas condições. A nova gestão está tendo total transparência e as mudanças que feitas foram necessárias, como a restrição dos jogadores de fora e a divisão da renda. Acredito muito no trabalho de Fezinho e estamos muito otimistas”.

O prefeito Eduardo Vasconcelos, o vice Édio Pereira e a secretária de Educação, Ednéia Ataíde, unidos no projeto de transformação do esporte local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

No final o prefeito Eduardo Vasconcelos destacou que “a política de como lidar com o esporte, é uma proposta de governo, não tem vínculos pessoais e sim de encontro ao interesse público. Nosso governo sempre investiu no esporte, prova é o Ginásio Antônio Imbassahy, onde gastamos mais de 50% na realização da reforma. Hoje quase todas as quadras das escolas estão cobertas, então o trabalho vem sendo feito”. O gestor fez questão de exaltar o trabalho do vice-prefeito Édio Pereira ao citar que “agora, com a participação de Édio, que tem uma larga experiência na área esportiva, vamos melhorar ainda mais, por isso a confiança e o otimismo são a nova referência para o setor”.