ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial


Malhada de Pedras: Justiça Eleitoral marca nova audiência de instrução para analisar as denúncias nas eleições municipais de 2016

A Justiça Eleitoral da Comarca marcou a nova audiência para o dia 09 de março (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As denúncias de abuso de poder econômico e possível compra de votas nas eleições municipais de 2016 no município de Malhada de Pedras que foram apresentadas pela coligação “Esperança no novo, liberdade para o povo’, liderado pelo ex-secretário de Saúde, Carlos Roberto dos Santos, o ‘Beto de Preto Neto’ e acolhidas pelo Ministério Público vêm sendo marcadas por adiamentos. O grande desafio da Justiça está sendo reunir todos os réus numa audiência só, já que como são muitos, sempre algum, ou o respectivo advogado, fica impossibilitado de comparecer. Os principais réus são a atual prefeita do município, Terezinha Baleeiro Alves Santos, o seu esposo, o ex-prefeito Ramon dos Santos, como também o ex-prefeito Valdecir Alves Bezerra (Ceará). A nova audiência de instrução e julgamento foi marcada para o próximo dia 09 de março, às 08h45m, na sede da Justiça Eleitoral de Brumado, que compreende também a comarca de Malhada de Pedras. Os denunciantes e o próprio Ministério Público Eleitoral estariam muito otimistas, pois, segundo eles, as provas são muito robustas e comprovariam que existiu o abuso do poder econômico e a compra de votos. Já os acusados, segundo informações, estão tranquilos, já que acreditam que existirá um novo adiamento, que, inclusive, já está sendo buscado pelo grupo de advogados. Com a possibilidade de o processo ir se arrastando, uma possível cassação da chapa vencedora fica cada vez mais distante, a não ser que a Justiça Eleitoral venha a tomar um novo posicionamento mais célere e muito mais rigoroso, pois como já foi dito, reunir todos os réus, com seus advogados, numa única audiência, é uma tarefa desafiadora. 



Moradores do Jardim de Alah voltam a cobrar melhorias para a infraestrutura do bairro; ‘situação é de abandono’, relatam

Segundo os moradores a situação piorou muito com as últimas chuvas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A complexidade da área de infraestrutura urbana em Brumado ainda é uma teia complexa que envolve um grande desafio paras as gestões, já que ainda existem locais em Brumado que vivem como se estivessem no século passado, com problemas estruturais graves, os quais vêm se arrastando prejudicando a qualidade da vida da população. Um desses casos é o Bairro Jardim de Alah, que apresenta uma situação precária em sua infraestrutura, com a grande maioria das ruas em péssimas condições de trafegabilidade, nas quais o esgoto ainda corre a céu aberto e para completar esse quadro negativo com muito mato e lixo acumulado. A equipe de reportagem do 97NEWS esteve mais uma vez visitando o bairro e percebeu que a paciência dos moradores está para se esgotar. O aposentado Joilson Rodrigues da Silva (48) relatou que “ainda temos esperança, mas, a cada dia que passa, ela vai indo embora, deixando apenas esse sentimento de decepção, já que a situação que vivemos aqui é de se lamentar, com ruas em péssimas condições, esgoto a céu aberto, lixo e mato. Infelizmente o bairro está sem representantes que possam mudar essa triste realidade”. 

Mato, lixo e entulho estão tomando conta do bairro (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Já o motorista João Batista da Silva (39), foi mais duro em suas colocações ao declarar que “eu já não acredito mais, pois os políticos mentem muito. Eu mesmo estou com o carro preso na garagem sem poder sair, pois a rua está destruída. Estamos abandonados aqui entregues à própria sorte, já que teremos que fazer as obras com nossos próprios recursos, o que é um absurdo, pois pagamos impostos e teríamos os nossos direitos, que, infelizmente, não são concedidos”. O aspecto do bairro é cada vez pior e, no local que iria ser construída uma praça, são despejados lixo e o entulho como pode se verificar nas fotos abaixo. Segundo informações dos próprios moradores o secretário de infraestrutura, André Cardoso, garantiu que existe o projeto que está para ser liberado pelo governo, então, segundo ele, possivelmente em breve as obras de recuperação estrutural irão ser realizadas e que, nos próximos dias será feita uma grande limpeza na área do local que irá abrigar a futura praça. 



Jovem com paralisia cerebral no AM é aprovado na OAB: 'estou sem acreditar', diz

Werner recebeu a notícia da aprovação nesta segunda-feira (19) (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

Superação é uma palavra comum na vida de Werner de Albuquerque Lopes, de 26 anos. Portador de paralisia cerebral, o jovem se formou em direito no fim de janeiro e, nesta segunda-feira (19), realizou mais um sonho ao ver seu nome na lista de aprovados na 2ª fase do XXIV Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O dia foi de comemoração. As felicitações foram dadas a Werner dentro da sala de aula, com amigos e professores do cursinho. Apesar da recente conquista, Werner afirma que o objetivo alcançado não será o último, já que o sonho do novo advogado é ser juiz. "Meu objetivo é advogar três anos e prestar concurso para a magistratura. Aqui está todo mundo feliz e até agora eu ainda estou sem acreditar que eu consegui. Foi suado. Só quem faz sabe o quanto é complicado, mas eu consegui. Vamos comemorar e manter o ritmo de estudos, que não pode parar", disse. A mãe de Werner, Genir de Albuquerque Lopes, de 57 anos, relatou que a conquista é mais uma superação do filho, que não se enxerga como diferente dos demais. "Desde ontem ele fica pesquisando para ver se saiu o resultado. Eu disse 'meu filho acredite no seu potencial, porque se você foi bem na prova, você vai passar'. Quando ele viu o nome dele, ele saiu ligando para todo mundo. Estou muito alegre por ele ser um vencedor, que não coloca dificuldade em nada. Às vezes eu digo 'poxa meu filho, mas é tão ruim para você ir', mas ele diz 'não mamãe, eu vou. Eu não sou diferente, eu não tenho as pernas, mas eu tenho as duas rodas da cadeira'. Para ele não tem barreira", comentou a mãe.



Agentes comunitários de saúde podem se tornar técnicos em enfermagem

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Cerca de 250 mil agentes comunitários de saúde de todo o país poderão se qualificar para se tornarem técnicos em enfermagem. O Ministério da Saúde publicou ontem o edital para que instituições de ensino públicas e privadas de todo país, que ofertam o curso de técnico em enfermagem, possam se credenciar ao Programa de Formação Técnica para Agentes de Saúde (PROFAGS), do próprio ministério. A ação faz parte da nova Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), que amplia a atribuição desses profissionais. Os interessados podem saber mais pelo edital publicado no site www.saude.gov.br. Para os agentes, o curso será totalmente gratuito, livres de taxas, mensalidades ou quaisquer contribuições.



Insegurança: Após intervenção militar, Rio de Janeiro tem recorde de tiroteio em 2018

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O aplicativo Fogo Cruzado apontou, nesta segunda-feira (19), que o primeiro final de semana após o anúncio da intervenção federal do Rio de Janeiro, teve número de tiroteios maior entre os finais de semana de 2018. Segundo informações do UOL, entre sexta (16) e domingo (18), foram registrados 84 tiroteios e disparos, contra uma média de 64 ao longo dos primeiros meses do ano. No mesmo período, foram 17 mortos e 16 feridos, e a média gira em torno de 15. Procurada, a Secretaria de Segurança Pública do Rio (Seseg-RJ) afirmou que não comenta dados de aplicativos por possuir números oficiais da violência disponibilizados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). O ISP, por sua vez, não apresenta números de levantamento de tiroteios na cidade. O decreto que autorizou a intervenção militar no Rio de Janeiro foi assinado pelo presidente Michel Temer (MDB), na sexta-feira (16), e publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União no mesmo dia. A determinação passou a valer no próprio dia da assinatura, no entanto, o Comando Militar do Leste (CML) garantiu que as ações da intervenção só devem valer após aprovação do Congresso Nacional.



Barbaridade: Mãe de bebê abusada já havia sido estuprada duas vezes pelo mesmo suspeito

Foto: Divulgação

A mãe do bebê de quatro meses que foi abusada sexualmente por um homem no município de Belmonte, contou, em depoimento à polícia, que também foi estuprada pelo mesmo suspeito. Segundo o delegado que está à frente do caso, Moisés Damasceno, nesta segunda-feira (19), a vítima afirmou que nunca registrou o crime na polícia. A mãe disse acreditar que ela era o alvo do suspeito, mas conseguiu fugir da casa levando sua filha, de nove anos, com receio que ela também fosse vítima do homem. Ainda de acordo com a mulher, o suspeito vive em um assentamento perto da casa onde ela mora e já tinha a ameaçado de morte. A vítima conseguiu voltar à residência cerca de cinco minutos após a invasão do homem, acompanhada de vizinhos, no entanto, a criança não estava no imóvel. Populares encontraram o bebê em uma estrada de chão, enrolada em um lençol, cerca de duas horas após o desaparecimento. A criança foi encaminhada para o Hospital Regional de Eunápolis. Não há informações sobre o estado de saúde dela.



Suspensa: PEC’s são canceladas e reforma da Previdência não será votada durante intervenção no Rio

Foto: Reprodução

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), disse nesta segunda-feira (19) que nenhuma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) tramitará na Casa enquanto durar a intervenção federal na área de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, enterrando as chances de aprovação da reforma da Previdêncianeste ano. De acordo com o decreto presidencial, a intervenção deve durar até 31 de dezembro. “Acabei de determinar à Mesa Diretora do Senado Federal que nenhuma PEC tramitará. Não precisa a oposição entrar com pedido de liminar, absolutamente nada, porque nenhuma PEC vai tramitar [durante a intervenção no Rio]“, disse Eunício a jornalistas. “O mandamento constitucional no artigo 60, item 1º da Constituição, determina que em estado de sítio, em estado de defesa ou em intervenção nenhuma PEC poderá tramitar, então não poderá haver mudança na Constituição, acabei de determinar isso para o Senado”, acrescentou. A reforma da Previdência é a principal PEC em tramitação no Congresso. A discussão da proposta no plenário da Câmara estava prevista para começar nesta semana, mas o governo ainda precisa do apoio de cerca de quarenta deputados para atingir os 308 votos (de 513) necessários para que a medida seja aprovada. Questionado sobre a intenção anunciada pelo governo na sexta-feira (16) de suspender o decreto de intervenção para votar a reforma na Câmara se forem angariados os votos necessários para a aprovação da proposta, para em seguida retomar a intervenção, Eunício disse que, se isso ocorresse, passaria a ideia de que a intervenção não era necessária.



Paramirim: Encontrada morta, jovem de 18 anos deixa carta para o namorado

Uma jovem se suicidou no fim da manhã desta segunda-feira (19) no bairro Santo Antônio (Espanha), em Paramirim. Keila Santos Oliveira tinha 18 anos, era estudante e mãe de uma criança. Uma foto enviada por um leitor mostra um caderno com um texto que teria sido escrito pela jovem antes de morrer. O texto diz: “O motivo da minha morte será esclarecido agora, eu sempre te pedi para estar comigo e me amar, você saía e me largava em casa, e eu chorava tanto que eu não tinha mais lágrimas para chorar, mas foi melhor assim o fim da minha existência nessa terra.” O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado ao local e o corpo da jovem foi encaminhado para Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A Polícia Civil de Paramirim já investiga o caso.



Ciclistas brumadenses fazem bonito no Belo Campo MTB

(Foto: Divulgação)

Considerado um dos esportes que mais evoluíram em Brumado, o Ciclismo vem representando com muita intensidade a “capital do minério” em provas estaduais e nacionais. Neste domingo (18), mais uma vez o ciclismo brumadense fez bonito, desta feita no município de Belo Campo, que realizou um grande desafio de Mountain Bike que festa parte da programação de aniversário da cidade. O ciclista Everton Bryan, o “Avatar”, obteve a segunda colocação; ficando em terceiro lugar, outro brumadense, Fernando Santana e, para encerrar, na quarta colocação ficou Leandro Amorim. A prova teve a altimetria de 1.300 metros, num percurso de 10km e contou com a participação de ciclistas da Bahia e de Minas Gerais. A disputa foi muito acirrada e o nível dos ciclistas brumadenses foi novamente muito elogiado. 



Campeonato Brumadense começa com aprovação dos torcedores

A apaixonada torcida brumadense compareceu em bom número na abertura do torneio (Foto: 97NEWS)

Neste domingo a abertura do Campeonato Brumadense 2018 foi assistida por 1100 pagantes que compareceram ao Estádio Municipal Gilberto Cardoso (Gilbertão). Sempre apaixonados, os torcedores fizeram uma festa que contou com a presença do vice-prefeito Édio Pereira, da Secretária de Educação, Edinéia Ataíde, do técnico Fezinho e os dez dirigentes dos clubes. O evento teve a abertura oficial com o Hino Nacional. O “Gilbertão” que passou por reforma que agradou não só os desportistas como também os torcedores brumadenses. No confronto de abertura, se enfrentaram nas 4 linhas, os times de Umburanas e Vila Presidente. Já o jogo não teve grandes emoções, sendo considerado morno pela torcida. A partida terminou empatada pelo placar de 1x1, sem grandes oportunidades de gol. Na partida válida pela categoria juvenil, o Umburanas venceu o Vila de virada por 3x2. Outra situação muito elogiada pela torcida foi a instalação da catraca na entrada do local, dando mais transparência para os que pagaram para assistir o jogo, e saber realmente, quantos torcedores entraram no campo. No domingo o público pagante foi de 963 pessoas e a renda chegou a R$ 4.815. O valor foi rateado entre os clubes e para algumas despesas de manutenção do estádio. No próximo final de semana, os confrontos serão entre Vila Nova e Santos no sábado (24) e, no domingo (25), entre Feirense e Botafogo.

Vista área do Estádio 'Gilbertão


Sussuarana: Carro colide com trem; motorista saiu ileso

A cena chamou a atenção de quem passou pelo local no momento do impacto (Foto: 97NEWS)

Acidentes envolvendo carros de passeio e locomotivas na região sudoeste continuam acontecendo. Na manhã desta segunda-feira (19), o Distrito de Sussuarana, que fica localizado no município de Tanhaçu, foi palco de um novo acidente deste gênero. Segundo as informações obtidas pela nossa equipe, uma picape Montana prata, acabou colidindo com a locomotiva da Ferrovia de Integração Oeste/Leste, ficando com a sua lateral bem danificada. Segundo dados apurados o motorista, que não teve a sua identidade revelada, apesar do susto e do forte impacto não se feriu. As causas do acidente não foram divulgadas pela empresa que realiza obras no trecho de Tanhaçu. 



Polícia procura por baiano que matou estudante esfaqueado em Ribeirão Preto, SP

Heber Galante Assalim Júnior foi brutalmente assassinado pelo namorado (Foto: Arquivo Familiar)

Na tarde da última quarta-feira (14) morreu em Ribeirão Preto, São Paulo o estudante Heber Galante Assalim Júnior, de 22 anos, que teria sido esfaqueado pelo namorado em um apartamento na zona sul de Ribeirão Preto. Assalim Júnior estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE), onde passou por cirurgia e não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer. O suspeito, Carlos Portugal Arouca Júnior, de 38 anos, fugiu e não foi localizado. Segundo a Polícia Civil, ele tem passagens criminais por estelionato, e possivelmente está escondido na Bahia. Segundo testemunhas, o estudante foi ferido após um desentendimento com o namorado no apartamento onde viviam há alguns meses, no bairro Jardim Botânico. Na noite do dia 12 de fevereiro, durante uma discussão, o gerente pegou uma faca e partiu para cima do namorado, que se trancou em um dos quartos. À polícia, testemunhas contaram que o gerente arrombou a porta e deu uma facada no abdômen e outra em um dos braços da vítima. Um vigilante de 50 anos contou aos investigadores que encontrou o gerente no elevador do prédio, com a faca usada no crime dentro de uma bolsa.



Bahia ameaça sair do estadual se atletas do Vitória não forem punidos

(Foto: Reprodução)

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, afirmou que o clube estuda a hipótese de se retirar do Campeonato Baiano caso os jogadores do Vitória não forem punidos em função da briga realizada no clássico do último domingo (18), no Barradão. Anteriormente, o dirigente havia classificado a decisão do adversário de se retirar da partida como "medrosa". "Se estivéssemos na Copa do Mundo será que o goleiro do Vitória sairia do gol para tirar satisfações sobre uma comemoração de um gol? Quais punições seriam tomadas? Então, se isso não é permissível lá, por que temos que aceitar no futebol baiano? Portanto, se os organizadores do campeonato não aplicarem uma punição severa aos envolvidos, o Bahia não participará mais do Campeonato Baiano", disse o presidente tricolor, em entrevista à Rádio Sociedade, nesta segunda-feira (19)



Câmeras de segurança serão instaladas nos veículos que fazem o transporte escolar municipal em Brumado

Todos os ônibus que prestam os serviços de transporte escolar do município serão devidamente equipados com as câmeras de ré (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Buscando uma constante melhoria da qualidade do transporte escolar feito no território nacional o Conselho Nacional de Trânsito editou a Resolução 504/2014, a qual está tornando obrigatório o uso de câmeras de segurança em todos os veículos que fazem esse serviço. Conforme a resolução, a câmera de ré será obrigatória. Para fazer as adequações, é necessário investimento que vai de R$ 500 a R$ 2.000, dependendo o material escolhido. Para ser considerado adequado, o equipamento deve permitir a detecção de um objeto de 50 cm de altura por 30 cm de diâmetro dentro do campo de visão de dois metros, a partir da traseira ou dianteira do veículo. Diante disso, a administração municipal, por meio da SEMEC, notificou a empresa Transbus, que é responsável pelo transporte escolar para que todos os veículos estejam de acordo com a referida resolução. O 97NEWS entrou em contato com a direção da empresa que confirmou a notificação e garantiu que todos veículos que prestam os serviços serão devidamente equipados com as câmeras de ré. “A câmera de ré possibilita que o condutor tenha visão clara do que ocorre até dois metros antes e depois do veículo, minimizando significativamente os riscos de atropelamento, sobretudo das crianças, então é um avanço importante na questão da segurança dos alunos. Sempre tivemos uma atenção especial à essa questão da segurança, tanto que, em todo o tempo que prestamos esse serviço ao município nunca foi registrado nenhum acidente”, declarou a direção que também fez questão de garantir que “os equipamentos já foram todos adquiridos e, logo que chegarem, serão instalados. Isso deve acontecer nos próximos dias. Vale destacar que todos os custos ficaram por nossa conta”. Os veículos que não cumprirem a exigência poderão ser multados com base no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro que reza que “conduzir veículo sem equipamento obrigatório de segurança ou em desacordo com a resolução do Contran é infração gravíssima, que gera multa e retenção do veículo”. 

As câmeras de ré darão ainda mais segurança ao transporte escolar em Brumado (Foto: Reprodução)


Ramon dos Santos, ex-prefeito de Malhada de Pedras é condenado por crime de responsabilidade

Ex-prefeito de Malhada de Pedras (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista (BA), a Justiça Federal condenou o ex-gestor de Malhada de Pedras – município situado a 689 km da capital por crime de responsabilidade. Ramon dos Santos desviou verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e do Programa Recomeço entre os anos de 2002 e 2003. Os recursos federais desviados, destinados ao magistério e ao ensino de jovens e adultos, totalizaram R$ 51.371,53.

Segundo as investigações, o ex-prefeito forjou o pagamento de aquisição de produtos e de prestação de serviços com notas fiscais falsificadas, e supostamente emitidas pelas empresas contratadas. No entanto, nenhuma delas apareceu como beneficiária dos cheques analisados; ou seja, não receberam os recursos. Além disso, a prefeitura não prestou contas para comprovar a liquidação das despesas.

Em setembro de 2017, o ex-prefeito foi condenado nas penas do art. 1º, I, do Decreto-Lei n° 201/67 a sete anos e meio de reclusão, pela prática de mais de trinta pagamentos fraudulentos.

Santos também já havia sido condenado por improbidade administrativa. Após ação ajuizada pelo MPF, o ex-gestor foi condenado à perda dos bens e valores obtidos ilicitamente, ressarcimento integral do dano, suspensão dos direitos políticos por oito anos, multa civil e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais por dez anos.

Programa Recomeço – O programa tinha o objetivo de oferecer o ensino fundamental a jovens e adultos que não frequentaram a escola na época adequada. Por meio desse projeto, cerca de R$ 37 mil foram repassados ao município. De acordo com o laudo pericial, a partir dos processos de pagamentos de dezembro de 2002 e janeiro de 2003, realizados com recursos do programa, foi constatada a simulação de despesas com a compra de alimentos e livros didáticos no valor de R$ 14.497,53.

Além disso, o ex-prefeito foi responsável por desvios de recursos supostamente pagos ao coordenador do programa, Ivan Bonfim Matos. Embora ocupasse o cargo de coordenador, Matos não recebia nenhum pagamento pela atividade. No entanto, assinava as folhas de pagamento a mando do ex-gestor.

Fundef – O município recebeu cerca de R$ 900 mil em 2002 e R$ 557 mil entre janeiro e julho de 2003, referentes aos recursos do Fundef. As verbas repassadas tinham por objetivo a valorização do magistério destinado ao ensino fundamental. Segundo laudo pericial, durante esse período, foi constatada a simulação de despesas com a compra de materiais didáticos e manutenção de escolas, totalizadas em R$ 33.694,00.

De acordo com as investigações, além do total desviado com os recursos do Programa Recomeço e do Fundef nos anos de 2002 e 2003, o ex-prefeito também simulou gastos aplicando notas falsas, em 2000. O desvio foi de R$ 19.151,74.



Brumado: Vende-se terreno na Fazenda Curralinho, com água e luz elétrica

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Vende-se terreno com 20 metros de frente e 200 metros de fundo, localizado na Fazenda Curralinho, próximo as comunidades de Cachoeira e Lagoa do Arroz. O terreno já possui água encanada da Embasa, energia elétrica e fica á duzentos metros da barragem da comunidade. O local é propício para plantação de frutas e verduras, por possuir uma terra fértil. Um lugar ideal para você construir e passar os finais de semana com a família e amigos. O terreno fica a 7 km do centro de Brumado. Informações pelo telefone (77) 9.9817-3770 (Whatsapp).

 



Câmara Municipal de Brumado vota projeto de adesão à União das Câmaras e Vereadores do Estado da Bahia

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O legislativo brumadense votou na sessão da última sexta-feira, 16 de fevereiro o projeto de lei nº 01/2018, de autoria da mesa diretora, que dispõe sobre a filiação da Câmara Municipal de Brumado à União das Câmaras e Vereadores do Estado da Bahia. Quando da apresentação do projeto, o presidente da Casa, vereador Leonardo Vasconcelos ressaltou quer há mais de 10 anos o legislativo brumadense não se filia a nenhuma entidade de classe. A filiação oportunizará aos parlamentares a comodidade de terem a disposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um gabinete com todo o equipamento necessário a atividade parlamentar -  bem como computadores, internet, impressora, entre outros -  desconto no restaurante da ALBA, acesso ao estacionamento e assessoria jurídica voltada a municipalidade e atividades legislativas. Esses benefícios também serão extensivos à Brasília O valor da filiação que deverá ser pago mensalmente à instituição será de R$ 600. O projeto segue para sua segunda votação na próxima sessão para que possa ser efetivada a filiação. Os vereadores José Ribeiro (PT) e Lek Cabeleireiro (PV) se abstiveram da votação.



Terreno particular tomado por mato preocupa moradores da Rua Donatila Caíres dos Santos

O mato está tomando conta do local e com isso animais peçonhentos vêm aparecendo, inclusive, na casa dos moradores (Foto: 97NEWS)

Mesmo com a alteração do Código de Postura Municipal, que trouxe uma rigidez sobre os terrenos particulares abandonados, ainda são muito comuns casos desse tipo, principalmente nos bairros mais afastados. Na manhã desta segunda-feira (19), moradores da Rua Donatila Caíres dos Santos, localizada no Bairro Feliciano Pereira, entraram em contato com a redação do 97NEWS para relatar a situação de um terreno que está tomado pelo mato e que além de ser um potencial criatório do mosquito transmissor da tríplice endemia, sobretudo, vem apresentando uma incidência muito preocupante de animais peçonhentos. Segundo um dos vizinhos está sendo cada vez mais comum aparecerem escorpiões em sua residência e, como ele têm crianças em casa, a preocupação é ainda maior. Também vêm sendo registrados aparecimentos de cobras e aranhas, o que faz com que os riscos sejam ainda maiores. Eles dizem que o proprietário quase não aparece no local e que os órgãos competentes possam resolver com urgência a situação, antes que alguma coisa mais grave aconteça. 



Conquista: Família cava sepultura para enterrar parente após não encontrar coveiro no domingo em cemitério municipal

Foto: Blog do Anderson

Revoltados com o problema no cemitério, os familiares cavaram a própria sepultura do parente. Com o Cemitério Municipal do Kadija sem funcionar aos domingos, os moradores realizaram o sepultamento neste domingo (18) por conta própria. Segundo a prefeitura do município, o cemitério funciona de segunda à sábado das 8h às 18h. Revoltados, o grupo discutiu com um funcionário da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e conseguiu permissão para realizar a cerimônia – no entanto, sem coveiro atuando naquele momento, a família teve que fazer o enterro do caixão. Segundo os moradores de Vitória da Conquista, a prefeitura implantou um novo regime, que suspendeu horas extras, de modo que os servidores que trabalhavam no final de semana não tem mais expediente. “Isso nunca aconteceu. Apesar da nossa dor, ainda temos que passar por isso?”, relatou um parente. Ainda segundo a população, outros velórios foram realizados no mesmo dia, e tiveram sepulturas abertas pelos próprios parentes. 



Itapetinga: Universitária da UESB tem infarto fulminante no dia do seu aniversário

A jovem estudante era muito querida e a sua morte bem no dia do seu aniversário comoveu a muitos (Foto: Reprodução Facebook)

As discussões sobre a existência ou não do Destino estão começando a ganhar cada vez mais espaço, resultado de algumas situações que vêm acontecendo ultimamente e que trazem reflexões sobre o tema. Alguns fatos realmente acabam deixando uma dúvida se as pessoas vêm ao mundo com o destino traçado. Um fato muito triste, ocorrido na manhã desta segunda-feira (19) no município de Itapetinga, se encaixaria nesse sentido, onde a jovem estudante de Pedagogia da UESB, Deyse Martins Almeida, de 28 anos, acabou falecendo vítima de um infarto fulminante em sua casa. O que chamou a atenção da comunidade é que Deyse estava completando aniversário justamente hoje, que era para ser um dia festivo, mas acabou sendo marcado pela dor da perda. Outro dado relevante é o número cada vez maior de mulheres, inclusive com idade menor que 40 anos, que são vítimas de infarto, o que levanta outra discussão, desta feita na área de saúde pública.