ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia

Feira Agropecuária de Morro do Chapéu reúne mais de 95 mil pessoas e movimenta R$7,5 milhões

Brasil não deve 'depender eternamente' de Bolsa Família, diz Governo

Motorista evita acidente após ônibus perder freios em avenida de Guanambi

Escritor Paulo Esdras lançará livro de poemas durante a Bienal do Livro Bahia

Acidente grave entre carro e carretas deixa dois feridos em Vitória da Conquista

Perícia em local de crime na cidade de Guanambi é tema de artigo em Revista Científica Internacional

Unidade móvel do TRE-BA inicia atendimento em Malhada de Pedras

Câmera escondida em casa alugada registrava banhos dos moradores

Gusttavo Lima leva cavalo ao palco durante show e divide opiniões nas redes sociais

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Novo tratamento para gordura no fígado 'avançada'

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Ciclista morre após acidente envolvendo motocicleta na BA-938 em Guanambi


Rio do Antônio: Populares flagram caçamba do PAC recolhendo o lixo na cidade; ‘pode isso Arnaldo?’, questionam

A cena é flagrante e pode ser vista na íntegra no vídeo abaixo (Foto: Youtube 97NEWS)

O PAC – Programa de Aceleração do Crescimento foi desenvolvido no sentido de dotar os municípios, principalmente os mais deficitários, de medidas que viessem a promover uma ampla reestruturação, por meio de obras e equipamentos oriundos da União. O programa acabou sendo paralisado devido aos “entreveros” da política nacional, mas, os maquinários que foram destinados aos municípios, que tinham o único objetivo de atuarem em obras estruturantes, acabaram tendo, em alguns locais, desvio de finalidade. Uma denúncia de populares do município de Rio do Antônio enviada ao 97NEWS, levanta novamente esse questionamento, já que, a mesma traz uma prova flagrante, por meio de um vídeo, do uso de uma caçamba do PAC para a coleta do lixo na cidade, tendo o acompanhamento de funcionários da empresa responsável pelo serviço. A situação é bem mais complexa, já que existe um verdadeiro imbróglio envolvendo a questão da limpeza pública, inclusive com sérias denúncias feitas por vereadores oposicionistas, que protocolaram representações no TCM e no Ministério Público Federal. O mote da denúncia é de um possível superfaturamento no processo de licitação para a limpeza pública, que teve diversos cancelamentos, tendo no final a empresa Conlurb – Coleta de Materiais e Limpeza Pública como vencedora. Segundo os denunciantes existem indícios claros de superfaturamento, os quais já estariam sendo investigados pelos órgãos federais. Outra denúncia é que os funcionários da referida empresa, que ainda é detentora do contrato e que vem recebendo os pagamentos todos os meses, estariam trabalhando sem carteira assinada, o que fere a lei trabalhista. No vídeo fica patente que é uma caçamba do PAC que está fazendo a coleta, desrespeitando as normas sanitárias e utilizando um maquinário que tinha a destinação para ser utilizado na recuperação das estradas vicinais, só que estaria atendendo os interesses da empresa particular. Os populares autores da filmagem questionam usando, - como é ano de copa do mundo -, o jargão “pode isso Arnaldo?’, pois o fato causa mesmo estranheza e pode configurar um ato de improbidade administrativa. Segundo fontes ligadas à administração municipal, o fato foi isolado, ou seja, a caçamba do PAC foi utilizada apenas essa vez, já que o lixo não poderia ficar acumulado nas ruas, só que não explicaram o que aconteceu com o caminhão da referida empresa. Mesmo diante do impasse, o município de Rio do Antônio continua protagonizando cenas que não deveriam acontecer mais nos dias de hoje.



Trabalhadores autorizam o desconto em folha da taxa assistencial e da contribuição sindical

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindcom) de Poções, Brumado e Região, realizou entre os dias 02 a 12 de março, assembléia geral extraordinária itinerante nas principais cidades da base, e na noite do dia 12 de março, na sede do sindicato, realizou uma grande assembléia, que contou com grande participação dos trabalhadores. Na assembléia, foram discutidos e aprovados pelos trabalhadores presentes, por unanimidade, a autorização do desconto em folha da taxa assistencial e da contribuição sindical a ser cobrado de todos os empregados do comercio e a autorização e notificação das empresas para o desconto em folha. Na oportunidade, o presidente da FECOMBASE, Márcio Luiz Fatel, falou que a convenção coletiva junto ao SINDILOJAS já foi assinada, garantindo assim, vários direitos para os comerciários. Falou também da importância dos trabalhadores estarem unidos e apoiar a luta do sindicato, que tem como tema da Campanha Salarial “Todos em Defesa da Valorização Profissional”.



Vitória da Conquista está entre as cidades mais violentas do mundo; maioria das vítimas são jovens negros

Foto: Conteúdo l 97News

No ranking das cidades mais violentas do mundo, Vitória da Conquista aparece entre as 50. Esses dados são referentes ao ano de 2016. A lista da ONG Conselho Cidadão, do México, é baseada no número de homicídios por 100 mil habitantes e analisa municípios com mais de 300 mil habitantes. Segundo a pesquisa, a cidade de Vitória da Conquista ocupa a 11° lugar entre as 50 cidades mais violentas do mundo. São 17 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes listadas no ranking, que é encabeçado pela mexicana Los Cabos (com 111,33 homicídios por 100 mil habitantes em 2017) e pela capital venezuelana, Caracas (111,19). Outras cidades brasileiras que aparecem no ranking são Fortaleza (CE), Belém (PA), Maceió (AL), Aracaju (SE), Feira de Santana (BA), Recife (PE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Macapá (AP), Campos de Goycatazes (RJ), Campina Grande (PB), Teresina (PI) e Vitória (ES). De acordo com o levantamento, fenômenos como guerra de facções criminosas, avanço do tráfico de drogas e crescimento urbano sem a oferta de serviços de segurança eficazes são alguns dos motivos mais prováveis para a explosão da taxa de homicídios em cidades outrora pacatas.



‘Escuridão, cobras e escorpiões; não podemos mais suportar isso’, protestam moradores da Delmiro Alves, no Bairro São Félix

O déficit na infraestrutura da via é flagrante (Foto: Leitor 97NEWS)

Uma “tecla” que sempre ecoa em Brumado é o déficit na infraestrutura dos bairros periféricos, o que vem gerando uma onda de apelos e protestos por parte da população. Desta feita foram os moradores da Rua Delmiro Alves, localizada no Bairro São Félix, que enviaram o seu manifesto à redação do 97NEWS. Segundo eles a rua está abandonada, repleta de mato que acaba se tornando um “berço” de cobras, escorpiões e muitos insetos, entre eles o temido Aedes Aegypti. Outra situação que eles classificam como muito preocupante é a falta de iluminação pública, “a noite a escuridão toma conta e ficamos muito amedrontados”, relatou a vendedora Renara Meira (21). Eles também solicitação que a pavimentação da via, já que na época das chuvas, como agora, a lama toma conta, trazendo muitos transtornos às famílias que residem no local. “Já tem, inclusive, uma indicação do vereador Lek nesse sentido, então esperamos que a administração seja sensível e atenda os nossos apelos. A rua é pequena, então não seria difícil atender à nossa reivindicação”, destacou o pedreiro André Mendes (34).  

Os moradores alegram que só existe uma única lâmpada para toda a rua, o que cria um ambiente escuro (Foto: Leitor 97NEWS)


Ex-prefeito Neto e o deputado Zé Raimundo solicitam melhorias no Colégio Estadual de Igaporã

(Foto: Divulgação)

O chefe de Gabinete do Governador, Cícero Monteiro, se reuniu, nos últimos dias, por duas vezes, com o ex-prefeito de Igaporã, Newton Fagundes Cotrim e o  deputado Zé Raimundo, tendo o segundo encontro, acontecido no último dia (8) para tratar da reforma e melhorias do Colégio Estadual do município. Nesta última reunião,  contou também com as presenças do vice- prefeito atual, Márcio Fagundes Fernandes, e do diretor da unidade de ensino, professor Waldir, além de representação da Secretaria Estadual de Educação. A principal reivindicação das lideranças de Igaporã, reiterada e apoiada por Zé Raimundo, é a cobertura da quadra poliesportiva e recuperação geral da estrutura física do Colégio, mediante reformas e melhorias nas suas instalações.O pleito foi formalizado em documento dirigido ao Secretário Walter Pinheiro e tratado diretamente com o chefe do Gabinete, por orientação do Governador. Também foram tratados outros assuntos de interesse do município, tendo o deputado Zé Raimundo se ccomprometido em apoiar ações para a agricultura familiar e  atividades voltadas para a juventude.Neto, que é uma liderança política de grande prestígio, saiu otimista com o clima da reunião.



Forró do Sítio Novo 2018: Edigar Mão Branca é mais uma atração confirmada

(Divulgação)

Dia 16 de junho deste ano, Brumado vai parar mais uma vez com o Forró do Sítio Novo: a maior festa junina de toda a região. Três  atrações já foram confirmadas: Solange Almeida, Luan Estilizado e Donas Do Bar e o  evento, que desde sua primeira edição tem a participação do forrozeiro Edigar Mão Branca, confirma mais uma vez a sua apresentação. Edigar Mão Branca é um dos forrozeiros de maior sucesso no estado e tem  grande número de seguidores em toda a região. Marque aí na sua  agenda dia 16 de junho Forró do Sítio Novo 2018. Solange Almeida, Luan Estilizado, Donas Do Bar e Edigar Mão 



Prefeito de Brumado participa em Brasília do lançamento do Programa ‘Internet para Todos’

Eduardo Vasconcelos ao lado do prefeito de Dom Basílio, Roberval Galego, durante a cerimônia de lançamento do Programa 'Internet para Todos' (Foto: 97NEWS)

Admirador da tecnologia e dos avanços que ela proporciona aos seres humanos, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) fez questão de participar, em Brasília, nesta segunda-feira (12) do lançamento do Programa “Internet para Todos”, que está sendo viabilizado pelo governo federal no intuito de ampliar a oferta da banda larga a regiões e municípios sem acesso ou com acesso precário à internet. Segundo o governo, 40 mil localidades no país serão beneficiadas.  A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto e o projeto foi aprovado no Congresso Nacional que libera R$ 2 bilhões para os municípios desenvolverem ações nas áreas de educação, saúde e assistência social. Estiveram presentes cerca de 2.500 prefeitos de todo o Brasil, sendo que, nessa primeira fase serão beneficiadas mais de 40 mil UBSs, proporcionando uma economia de cerca de R$ 20 bilhões para a nação, já que a biometria de cada cidadão ficará disponível a todos os médicos das unidades, facilitando os diagnósticos. As escolas também serão beneficiadas, principalmente as do meio rural, promovendo a inclusão digital a milhares de alunos. O prefeito Eduardo Vasconcelos ficou muito satisfeito com essa ação, já que Brumado ainda sofre com um déficit no acesso à internet. “Com esse programa as escolas, especialmente as mais afastadas de nosso município, terão acesso à uma banda larga de qualidade, fomentando a pesquisa entre os alunos e melhorando de forma significativa a qualidade do ensino”, destacou o gestor. No final da cerimônia foi assinado o termo de adesão ao programa que começar a ser implantado a partir do mês de maio com a instalação das antenas e de todo o aparato logístico. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio do ano passado e recebeu, desde então, R$ 3 bilhões em investimentos. Ao lado do prefeito de Dom Basílio, Roberval Galego (PR), Eduardo comemorou muito a nova conquista para Brumado. “Todos sabemos a importância que os avanços tecnológicos proporcionam para o fortalecimento da Educação, então, como o nosso lema é educar para libertar, demos mais um passo importante nesse sentido”.

O convite feito pelo governo federal ao município de Brumado (Foto: 97NEWS)


Mico: Ana Maria Braga limpa nariz em pano de prato; cozinheiro enrola queijo com o pano

Foto: Reprodução / Tv Globo

A apresentadora Ana Maria Braga protagonizou um momento desagradável ao vivo em seu programa culinário matinal. Ela limpou o nariz com um pano de prato, que instantes depois foi usado para embalar um queijo artesanal. O cozinheiro Lair havia ido ao programa para participar do quadro "Tem Que ir na Ana Maria" para ensinar à Ana e aos telespectadores a receita da ‘chipa’, espécie de pão de queijo que vendia em semáforos da cidade onde mora. Durante o preparo do prato, a apresentadora pegou um pano de prato e utilizou para limpar seu nariz. O ato já é anti-higiênico pelo fato da apresentadora usar um item da cozinha para assoar o nariz. No entanto, a situação piora quando instantes depois o cozinheiro usa o mesmo pano para enrolar o queijo que utilizaria no preparo da sua receita. Em seguida a apresentadora divide um pedaço do queijo com o Louro José. O episódio foi ao ar na última sexta-feira (9) e os internautas não deixaram o fato passar despercebido.



Tite divulga convocação para amistosos pré-Copa; Talisca é convocado

Foto: Reprodução l Instagram

O técnico da seleção brasileira, Tite, convocou esta segunda-feira (12), os jogadores para disputar os amistosos do Brasil com Rússia (23) e com Alemanha (27), os últimos jogos antes da lista final da Copa do Mundo. Entre os convocados, está o meia Anderson Talisca, ex-jogador do Bahia. Talisca foi revelado nas categorias de base do Bahia e foi vendido para a Europa em 2014. Passou pelo Benfica (Portugal) e hoje atua na Turquia, pelo Besiktas. Os outros convocados são: Goleiros: Alisson, Ederson e Neto; Laterais: Dani Alves, Filipe Luís e Marcelo Fagner; Zagueiros: Geromel, Miranda, Rodrigo Caio e Thiago Silva; Volantes: Casemiro, Fernandinho, Fred e Paulinho; Meio-campistas: Coutinho, Renato Augusto, Talisca e Willian; Atacantes: Douglas Costa, Firmino, Gabriel Jesus, Taison e William José.



Cão é adotado após ficar quatro meses na frente de hospital à espera de dono que morreu

Letícia de Fátima Nawas Bortolucci com o Campeão na clínica veterinária (Foto: Marcos Lavezo/G1)

À espera do cachorro, que ficou na frente de um hospital durante 4 meses aguardando o dono qu morreu, terminou com um final feliz. O Campeão, como é chamado agora, foi adotado e ganhou um novo lar. Antes da adoção, o animal foi levado para uma clínica veterinária por Marco Antônio Rodrigues, que ficou sabendo da situação e decidiu resgatá-lo. “Ele ficava na porta do hospital todo dia, mas o importante é que os funcionários do hospital deram apoio. Na maioria das vezes as pessoas expulsam o animal do local. Espero que agora ele possa ter uma vida feliz com esses novos donos”, afirma. Na clínica, Campeão passou por tratamento, tomou banho e colocou as vacinas em dia. Quem arcou com as despesas foi uma mulher que também se sensibilizou com a fidelidade dele. Em entrevista, a nova dona, Letícia Fátima Nawas Botoluci, de 30 anos, que trabalha no hospital, contou que escolheu o nome por considerar ele um vencedor. O cão não havia recebido um nome durante os quatro meses de vigilia na frente do hospital, mas ganhou carinho, água e comida das funcionárias. Uma delas era a própria Letícia. "Como ele sempre ficava lá, nunca pensei em adotá-lo. Mas quando o levaram para o canil, para ser adotado, eu fiquei triste. Por sorte, ele acabou fugindo do canil e voltou para o hospital. Foi aí que fiquei mais emocionada com a história dele e, para não perdê-lo, resolvi adotar", afirma. O cachorro permanecerá mais alguns dias na clínica veterinária, e deve ir para a casa da família da Letícia nos próximos dias. Na residência, ele terá a companhia de outro amigo: um cachorro que também mora no local. A nova dona afirma que Campeão será muito bem tratado e que aquele olhar triste vendo o interior do hospital, com o tempo, será transformado. "A gente no hospital sempre o tratou muito bem, e ele é muito dócil. Com certeza terá bastante amor e carinho", finaliza.



Menino de 5 anos tenta salvar cachorro, é atropelado e morre na BA-290

Motorista que o atropelou disse na delegacia que foi surpreendido pela criança. Ela apareceu de repente na via, saindo correndo da parte da frente de um ônibus (Fotos: Reprodução)

Na tarde desta segunda-feira, 12 de março, uma tragédia foi registrada no Km 08 da BA-290, em Itanhém. Segundo as primeiras informações, um cachorro de estimação de uma criança identificada como Arthur Santos Correia, 05 anos de idade, teria atravessado a pista. Temendo que o pior acontecesse com o seu cãozinho, o pequeno Arthur correu atrás para salvar o animal, mas acabou sendo atropelado por um veículo pertencente a uma empresa de segurança. Momentos após o acidente o motorista do veículo, identificado como Raimundo Carlos dos Santos Conceição, se apresentou na sede do pelotão de Polícia Militar e informou sobre o ocorrido.



Nova onda de reclamações contra o HMPMN tem até injeção em cima da roupa; secretário garante apuração

As reclamações contra o atendimento do HMPMN são constantes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As reclamações contra o atendimento prestado no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto em Brumado sempre fizeram parte do “cardápio” da mídia local. A queda de braço entre a população e os funcionários da unidade parece ser “eterna”, pois, constantemente a indignação é postada nas redes sociais. Mas, apesar disso, avanços significativos ocorreram, mas, os mesmos acabam sendo “sufocados” por algumas atitudes isoladas. Nesta segunda-feira (12) duas pacientes entraram em contato com a redação do 97NEWS para protestar contra o que elas definiram como “total descaso”. A primeira situação aconteceu com a avó da dona de casa Érica Mabene Ferreira, que muito indignada alegou que a idosa de 86 anos, que passou mal, não recebeu a ficha de prioridade, enquanto, segundo ela, um jovem de 22 anos acabou sendo rapidamente atendido. “Que critérios são esses, eu não consigo entender, minha mãe ficou esperando horas para ser atendida, enquanto um rapaz novo foi logo atendido. Alguma coisa está errada nessa história”, declarou.  Nós entramos em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, que fez questão de salientar que “nós já fizemos campanhas sistemáticas que o hospital é para casos de urgência e emergência, pacientes com perfil de UBS terão que esperar o atendimento” e ainda destacou que “no hospital não existe prioridade, só em casos de urgência e emergência, o atendimento é feito por gravidade. Se ela tivesse buscado uma UBS teria resolvido o problema com muito mais facilidade”.

O índice de pessoas que procura o Hospital Magalhães Neto ainda é muito alto, mesmo com todas as campanhas feitas pela SMS para se procurar primeiramente as UBS (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Já o segundo caso ocorreu com a babá Patrícia Costa Regina (38), que, após ter ido ao PSF do Bairro São Félix, foi encaminhada ao HMPMN com um quadro preocupante de alergia e hipertensão. Ela explicou que “eu cheguei lá por volta das 07h30m encaminhada pela UBS e, mesmo assim, o atendimento só aconteceu às 13h. O médico e a enfermeira foram muito rudes, chegando ao ponto de eu receber uma injeção por cima da roupa, coisa que eu nunca vi na minha vida”. Ela ainda descreveu que “se não fosse pela intervenção de uma parente minha, eu nem sei o que teria acontecido, pois estava realmente muito mal, com o rosto muito inchado e comum quadro de pressão alta muito preocupante”. Segundo o secretário Claudio Feres a situação será totalmente investigada e ele prometeu total apuração dos fatos. Especulações dão conta que os próprios funcionários estariam fazendo “corpo mole” como forma de retaliações e também no intuito de derrubar o titular da pasta.  



Tragédia Anunciada: Ônibus do `Caminhos da Escola´ da cidade de Lagoa Real quase tomba na BA-940; rodovia está com péssimas condições de trafegabilidade

Os alunos tiveram que sair pela janela de emergência (Foto: Whatsapp l 97NEWS)

No início da tarde desta segunda-feira (12), alunos da Rede Municipal de Ensino da cidade de Lagoa Real, passaram por mais um susto, ao se deslocarem para as aulas do vespertino, já no trecho da BA-940, via que interliga a BR-030 ao município. Segundo relatos de alunos e as fotos mostram por si, o ônibus escolar ocupado por cerca de 50 estudantes que saiu da Comunidade Barreiro Branco, com destino a Lagoa Real, por pouco não tombou no acostamento da rodovia. Ainda segundo os alunos, a quantidade de buracos na BA-940 já afeta a trafegabilidade dos veículos ha muitos anos, obrigando os motoristas a realizarem manobras arriscadas para desviar das grandes crateras, sem contar pela falta de acostamento. 

A imagem mostra o veículo no acostamento da rodovia com as rodas quase levantadas (Foto: Whatsapp l 97NEWS)

Segundo o site Sudoeste Bahia, o governo do estado já tem conhecimento sobre o estado da BA-940, onde já existe até uma placa na entrada do município, na qual indica que a recuperação da referida rodovia seria iniciada em 2017, através de emenda parlamentar de um deputado estadual da região, porém o serviço não foi executado, e a rodovia continua  oferecendo perigo a aqueles que ali trafegam. No susto de hoje, ninguém ficou ferido, os alunos tiveram que sair pela saída de emergÊncia do veículo, devido a ameça de tombar no acostamento. A Prefeitura Municipal de Lagoa Real, através da Secretaria de Educação, ainda não se manifestaram sobre o ocorrido.



Brumado: Alunos da rede pública assistem, pela primeira vez, a um espetáculo de Circo

A Arte faz parte do desenvolvimento e potencial infantil (Foto: Divulgação)

Prefeitura de Brumado através da Secretaria de Educação, buscam firmar parcerias para que a população tenha sempre acesso à arte e a diferentes formas de cultura. Uma dessas parcerias se transformou em convite para que os alunos da educação infantil municipal pudessem assistir, pela primeira vez, a um espetáculo de Circo. O encontro entre as crianças e a arte aconteceu na última quinta-feira (8), no Circo Incaros, instalado no bairro Santa Tereza. Graças a um acordo firmado entre o Circo e a Secretaria Municipal de Educação de Brumado. Para a Secretária de Educação, Edinéia Ataíde, tirar a criança da sala de aula que ela frequenta semanalmente e mostrá-la outras formas de sentir o mundo é de grande importância para o desenvolvimento do potencial infantil. “As crianças têm conhecimentos, que muitas vezes, nem mesmo os adultos se dão conta. Os eventos culturais, servirá para ela interagir com outras crianças, ter um envolvimento maior com a comunidade e despertar esses potenciais”, explica a Secretária. 

A maioria delas carentes, sem oportunidade de virem no circo (Foto: Divulgação)

A alegria, o encanto e o brilho nos olhos marcaram os rostos das crianças do Centro de Assistência Integral à Criança (CAÍC), que assistiram gratuitamente, o espetáculo. “Foi lindo, fiquei encantada e não imaginava ser tão bom, adorei todas as partes” revelou Carla, de 7 anos, que expressou a alegria da nova descoberta e da experiência que jamais vai esquecer. Já Ana Clara, de 5 anos escolheu uma parte em especial do espetáculo para comentar. “O momento em que o Homem Aranha entrou no palco, foi o mais incrível”, contou a pequena, pela primeira vez participando como espectadora de um espetáculo no circo. Os professores e todo corpo da diretoria da escola CAÍC, estavam radiante com a oportunidade de levar os alunos para o Circo. “Estou muito grata a todos por proporcionarem esse momento lindo para estas crianças, a maioria delas carentes, sem oportunidade de virem no circo, consideramos esse contato com a arte indispensável”, destacou uma professora. A parceria entre a prefeitura de Brumado e o Circo Icaros, tornou a tarde daquelas crianças em um momento especial, em que só ficarão em sua na memória sorrisos seguidos de muita diversão.





Delegacia de Polícia Territorial de Brumado passa por ‘faxinaço’ em sua estrutura física

A faxina deu uma nova cara à DPT de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com um aspecto muito negativo, a DPT – Delegacia de Polícia Territorial de Brumado vem sendo uma espécie de “cartão postas às avessas”, não só pelo “cemitério” de veículos que acabou se instalando na frente da unidade, mas também mato pela sua estrutura física, que não vem recebendo, nos últimos anos, ações de limpeza por parte do governo do estado em sua área externa. 

A sujeira e o mato foram retirados pelos funcionários da empresa (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Visando melhorar essa imagem, a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da empresa Lig Lixo, celebrou uma parceria com a 20ª Coorpin e iniciou um grande “faxinaço” na área externa da unidade, tendo sido arrancada boa parte do matagal, que além de deixar o visual pesado, oferecia também o risco da proliferação de doenças, principalmente da tríplice endemia. Os funcionários da empresa tiveram dificuldade em realizar o serviço, já que a sujeira estava incrustrada, mas, devido à competência da empresa, uma “nova cara” está sendo dada à DPT de Brumado.

Muito lixo e mato foram retirados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Gerente do INSS de Brumado ressalta a importância da ‘Fé de vida’

O gerente do INSS de Brumado, Gilberto de Souza Nunes, ressaltou a importância de se observar a 'fé de vida' (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os índices de corrupção no Brasil são considerados um dos mais altos do mundo e, com isso, outras práticas delituosas com as fraudes, golpes e afins são muito comuns. Diante disso, alguns mecanismos de defesas são criados para evitar os prejuízos para o erário público. Dentre as inúmeras ferramentas, uma vem ganhando repercussão que é a “Fé de Vida”, ou “Prova de Vida”, como é mais conhecido. Trata-se de um meio muito eficaz de evitar as fraudes que aconteciam no INSS, ainda mais em meio à forte discussão que envolve a Reforma da Previdência. Em Brumado inúmeros beneficiários deixaram de fazer a confirmação de que está vivo, acarretando a suspensão imediata do pagamento dos benefícios. Mesmo com o alargamento do prazo, que durou até o dia 28 de fevereiro e com uma forte campanha na mídia, muitas aposentados e pensionistas não realizar a ação. O 97NEWS ouviu o gerente da agência do INSS de Brumado, Gilberto de Souza Nunes, o qual ressaltou a importância da “fé de vida”, pois caso ela não seja feita, suspende-se os benefícios, causando prejuízo inclusive para a família dos aposentados. “A fé de vida é anual e só é feita na agência bancária”, destacou o gerente que ainda alegou que “é uma ferramenta muito eficaz contra as fraudes e é só para os benefícios de longa duração”. Questionado sobre o fato de o beneficiário ter vindo a falecer e a família ficar recebendo por alguns meses o pagamento ele foi taxativo ao afirmar que “o INSS tem uma equipe especializada na investigação sobre essa situação, então, caso ela aconteça, os responsáveis são notificados e terão que fazer a devolução do dinheiro”.Sobre o índice de aposentados que deixaram de fazem comprovação ele disse que ainda não possuí os dados, mas que, possivelmente estaria dentro da média nacional. 



Unopar realizará sorteio de bolsa de estudo para o vestibular do dia 18/03

Foto: Divulgação

A UNOPAR pioneira em educação a distância está com mais uma super promoção para este mês de março. Os candidatos que se inscreverem para o vestibular do dia 18 de Março, estarão participando do sorteio de 01 bolsa de estudos de 30% de desconto válida durante todo o curso. Então não perca tempo! A prova será dia 18/03 e as inscrições podem ser realizadas pelo nosso site: www.unopar.br ou gratuitamente pelo telefone (77) 3441-7979 ou (77) 9.9937-7979. Não perca esta super oportunidade! Ligue agora mesmo e agende seu vestibular. A Unopar de Brumado fica localizada na Rua Eugênia Dantas de Araújo, 55, no Bairro Hospital.



Prefeitura irá dinamizar o processo de revitalização do Mercado Municipal de Brumado

A atual situação do Marcado Municipal de Brumado é muito precária e com as novas conquistas uma nova era será inaugurada para o setor (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com a cessão de uso do imóvel da antiga Cesta do Povo, o Mercado Municipal de Brumado deverá passar por uma grande revitalização. O 97NEWS ouviu fontes ligadas à administração municipal, as quais relataram que o prefeito Eduardo Vasconcelos já está desenvolvendo um planejamento de resultados nesse sentido e, uma das primeiras ações, seria a realocação dos barraqueiros da área do mercado para o galpão da antiga Cesta do Povo, no intuito modernizar  a estrutura antiga, que hoje se tornou bem obsoleta, ou seja, infraestrutura deficitária com boxes inadequados, banheiros em estado crítico e falta de acessibilidade. Dentro de uma nova perspectiva dever ser feita a construção de um andar superior no local, modernizando o projeto antigo, dando uma nova cara à feira livre, separando os restaurantes e lojas do setor de frutas e verduras. 

O setor de frutas e verduras será um dos mais favorecidos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Outro ponto importante, será a construção do Centro de distribuição nas antigas instalações do DERBA, sendo que o local receberá mercadorias tanto dos feirantes do mercado municipal, quanto do comércio em geral, desafogando o trânsito da área e dando uma logística maior ao comércio do centro. Ainda no Mercado Municipal, os boxes e o telhado da área de carnes também deverão passar por uma reforma. Não existe informações de quando as obras irão começar, o que se sabe é que o município já conseguiu com o governo a concessão do domínio dos imóveis e, com isso, uma nova era para o Mercado Municipal de Brumado será inaugurada.

As condições do teto do setor de carnes e derivados comprova a necessidade de uma urgente reforma (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Adab endurece fiscalização e reduz abate clandestino em Brumado e Região

Com a intensificação da fiscalização a qualidade da carne consumida em Brumado teve uma melhora significativa (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em entrevista ao 97NEWS, o gerente regional da Adab em Brumado, Alexandro de Arruda Monteiro, falou sobre a redução no abate clandestino e sobre futuras operações que estão sendo feitas para combater essa prática ilegal não só no município, como em toda a região, bem como as medidas que são tomadas para controlar e punir essa ação que ainda continua sendo praticada. Segundo Arruda, um relatório feito pela ADAB, apontou que de março de 2016 a março deste ano, o abate clandestino em Brumado era tão forte, que o frigorífico Marfibre  por pouco não fechou as suas portas, devido à baixa atividade, com apenas 30 abates por dia de bovinos e  15 abates semanais de suínos.  Com a campanha e o endurecimento da fiscalização "in loco", os números do abate no frigorífico aumentaram e a média diária subiu de forma muito positiva, tanto que atualmente os números são de 120 bovinos ao dia e 300 abates de suínos ao mês. "Isso significa uma diminuição de 300% no abate clandestino, uma vez que o número é o mesmo registrado no aumento da demanda diária de abates no matadouro frigorífico da cidade", ressaltou. De acordo com o gerente da Adab, em Brumado está sendo feito um trabalho em conjunto com a Vigilância Sanitária do Município, no qual todos os estabelecimentos que comercializam carnes foram vistoriados e notificados sobre a forma como estavam armazenando o produto. De acordo com o entrevistado, mesmo com o frigorífico, o abate clandestino era uma opção dos comerciantes para pagar mais barato pela aquisição do produto. Ainda segundo Arruda, a conscientização dos açougueiros e comerciantes tem colaborado com a saúde pública e até mesmo com a própria economia do setor, que ganhou mais confiança dos consumidores. "A população passou a consumir uma carne saudável, e isso alavancou as vendas do setor, pois a carne com registro de inspeção desperta confiança e atrai o consumidor”, ressaltou o gerente. O entrevistado ainda alertou que que os animais abatidos clandestinamente geralmente são de origem duvidosa, isto é, animais que podem estar doentes, pois não passam pelo controle sanitário, o que gera riscos à saúde do consumidor, inclusive tem patologias que são transmitidas imediatamente, como a brucelose e a tuberculose, além das indiretas e das contaminações que o manejo inadequado pode causar.