ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Jequié: Criança morre eletrocutada ao encostar em poste

Foto: Reprodução

Na tarde desta terça-feira (27), uma criança de cinco anos morreu após encostar em um poste e receber uma descarga elétrica do equipamento. O caso ocorreu na cidade de Jequié. De acordo com a polícia, a criança, que não teve o nome divulgado, estava indo para a escola com a avó, quando pegou em um poste que fica na calçada da unidade de ensino e recebeu o choque elétrico. A avó tentou ajudar o neto e também foi atingida pela descarga. A mulher, que também não teve identidade divulgada, continua internada. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela. Por meio de nota, a Coelba lamentou o incidente e disse que está apurando o caso. Não há informações sobre o sepultamento da criança.



Zé Raimundo manifesta apoio a Wagner

(Foto: Divulgação)

O deputado estadual Zé Raimundo manifestou a "mais profunda solidariedade"  a Jaques Wagner, em contundente pronunciamento na sessão plenária de hoje (27), na Assembleia Legislativa da Bahia.  Ele afirmou que a Bahia confia no ex-governador, pelo que ele fez para o estado e representa para o país. O deputado disse que ficou surpreso com a ação da Polícia Federal sobre um processo que tramita desde 2013, sem novos desdobramentos, e que pela combinação com a atuação da imprensa televisiva, que chegou à casa do governador antes mesmo dos policiais federais, pareceu coisa armada. "O ex-governador está sendo alvo de uma trama política que não sabemos exatamente de onde vem, mas desconfiamos" , afirmou Zé Raimundo, falando também em nome do deputado federal Waldenor Pereira e, segundo enfatizou, representando também companheiros de partido nas regiões de atuação do seu mandato, no Sudoeste e na Serra Geral, além do Médio São Francisco.



Imagem ao vivo de cadáver no Jornal da Manhã em Salvador cria mal estar na TV Bahia

(Foto: Reprodução TV Bahia)

Ganhou repercussão nacional, na mídia especializada em televisão, o caso das imagens de um cadáver, exibidos ao vivo e sem nenhum filtro pelo Jornal da Manhã de Salvador, exibido a partir das 6h pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo. Mesmo a emissora alegando ter sido uma “falha de enquadramento” do câmera, o incidente causou grande mal estar nos corredores da afiliada no Bairro Federação. Foi a primeira vez que o jornalismo da Globo mostrou um cadáver em uma reportagem policial comum, em plena luz do dia: eram 6h49. A imagem do corpo de um homem morto apareceu no vídeo durante 40 segundos, em segundo plano, durante um link ao vivo do repórter Vanderson Nascimento.



Brumado: Prefeitura apresenta Resultados das Metas Fiscais do 3º Quadrimestre de 2017

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (27), a Prefeitura Municipal de Brumado, por intermédio da Secretaria Municipal da Fazenda, em cumprimento ao que determina a Lei Complementar Nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), Art. 9°, § 4°, realizou Audiência Pública, com a finalidade de apresentar os Resultados das Metas Fiscais do 3º Quadrimestre de 2017. Os poucos que se fezeram presentes no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Brumado tiveram a oportunidade de presenciar a transparência das ações da administração pública. Algumas dúvidas que surgiram no decorrer da apresentação foram esclarecidas.



Brumado: Denúncias apontam que pedófilo estaria agindo na cidade; ele foi detido pela Polícia e está sendo investigado

A prática detestável da Pedofilia voltou a ganhar a mídia após ter sido abordada por uma novela que está fazendo muito sucesso. Considerado um dos crimes mais hediondos possíveis, o abuso sexual de crianças continua acontecendo, mesmo com o endurecimento das leis. Em Brumado inúmeras denúncias têm aparecido, mas, na grande maioria, são “sufocadas” pelos próprios denunciantes, já que os autores, quase sempre, são membros da própria família. Desta feita um novo caso, que começa a ter uma forte repercussão na cidade, está deixando muitas mães em pânico, sendo que duas deles já teriam prestado queixa na Delegacia de Polícia. As primeiras informações apontam que o suposto pedófilo seria um representante comercial que vende bijuterias e produtos de beleza. Ele, que teria boa aparência, se aproveitaria da facilidade no contato com mulheres e, após uma sondagem posterior, buscava suas filhas adolescentes, se passando por amigo e convidando elas para entrarem no seu carro. Um dos relatos chega a ser bem impactante, onde uma comerciante, que mostrou uma grande sabedoria, reportou que sua filha de 12 anos chegou desesperada em casa dizendo que o homem fez de tudo para ela entrar no seu carro, mas ela conseguiu correr e escapar. Ainda segundo a mãe da adolescente, ela conseguiu identificar o suposto pedófilo, obtendo o número do seu celular e, mantendo contato, sendo que, nesta segunda-feira (26), ela marcou um encontro para comprar as bijuterias, só que, a Polícia foi avisada e, no mesmo instante, autuou o suspeito que foi levado para à sede da 20ª Coorpin para averiguação. Um fato que chamou a atenção, o qual foi informado à nossa reportagem, é que ele conseguiu formatar o celular, prejudicando o trabalho de investigação, já que o aparelho poderia ter várias provas contra ele. Existe a possibilidade de ele estar agindo já há algum tempo na cidade, então novas vítimas podem aparecer, pois uma das mães, talvez por medo, disse não o ter reconhecido. O suspeito continua detido, mas poderá, caso não apareçam provas substanciais, ser liberado. Estaremos acompanhando o caso e a qualquer momento novas informações deverão ser veiculadas.



Brumado: Idoso se passa por médico e aplica o golpe do ‘cheque defunto’

O suposto médico que aplicou o golpe disse ser morador da cidade de Dom Basílio (Foto: Youtube 97NEWS)

Os golpes contra o patrimônio, os famosos estelionatos, cresceram de forma muito intensa, talvez motivados pela forte crise financeira que se abateu sobre o país. A mente criativa dos golpistas conseguem efetuar ações que são difíceis de serem inicialmente descobertas, pois eles se passam como bons cidadãos, acima de qualquer suspeita. Em Brumado, nesse início de ano, um desses golpes foi aplicado contra um estabelecimento comercial, tendo como suposto autor, um idoso que identificou como Renato Silva de Oliveira (70), o qual afirmou ser médico e morador do município de Dom Basílio. O golpe foi o do “cheque defunto”, ou seja, passar um cheque de alguém que já faleceu. Segundo informações colhidas pela equipe do 97NEWS, ele se aproveitou de ter um nome praticamente igual e passou o cheque em nome de Renato Silva de Oliveira Pantoja, que, depois de depositado numa agência bancária local, foi confirmado pela mesma, que o titular da conta já havia morrido. O objeto adquirido foi uma máquina de lavar no valor de R$ 2.370,00 e a loja acionou a Polícia Civil que já está investigando o caso. Nós tivemos acesso às imagens do momento da compra, onde, o suposto estelionatário tem a sua feição revelada, o que pode ajudar na sua prisão. A possibilidade de que outros estabelecimentos comerciais também tenham sido vítimas do golpista é grande. Confira abaixo as imagens e caso tenha informações do acusado entrar em contato com a Polícia Civil por meio do telefone 197.  



Polícia Militar prende homem com material capaz de detonar quase 3 mil caixas eletrônicos na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação l PM/Chapada

Policiais militares no município de Novo Horizonte, Chapada Diamantina prendeu um homem com material explosivo capaz de destruir 2.760 caixas eletrônicos. A apreensão aconteceu na segunda-feira (26), por policiais do 4º Pelotão da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Seabra). Nivaldo Umbuzeiro Guimarães, foi preso em flagrante quando dirigia uma caminhonete, dentro da picape os PM´s encontraram cerca de 750 quilos de explosivos e 9 quilômetros de fita para detonação foram apreendidos. Aos policiais, o motorista disse que levava a carga para a cidade de Umburanas, mas não apresentou nenhuma nota fiscal ou autorização para fazer o transporte da carga. Na carroceria os policiais encontraram o material bélico. O acusado e o armamento foram levados para a 13ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra).



Bahia: Ação desarticula quadrilha de roubo de rodas e pneus

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (27), sete pessoas foram presas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por integrar uma quadrilha de roubo de pneus e rodas em estradas da Bahia, Sergipe e Minas Gerais. Segundo as investigaçoes, entre 2016 e 2017, a quadrilha tenha causado um prejuízo de R$ 6,2 bilhões em 124 assaltos. Ainda segundo a PRF, os criminosos agiam à noite ou nas primeiras horas da madrugada, e sempre com homens, fortemente armados, que rendiam os motoristas de caminhões em postos de combustíveis ou pontos de apoio. Em seguida, o caminhão era levado para estradas de terra, onde outros membros da quadrilha retiravam os conjuntos rodas/pneus. Cada pneu de carreta custa em média R$ 1,6 mil. Já a roda, quase R$ 400. No caso de rodas de alumínio, o material chega a custar R$ 1 mil. Em cada roubo, a quadrilha gerava um prejuízo entre R$ 68 mil e R$ 88,4 mil. As rodovias onde a quadrilha mais atuava eram a BR 242 e BR 101, mas também há registros de investidas na BR 116, na BR 324 e na BR 110.



Câmara de Vereadores de Brumado aprova projeto de filiação a União das Câmaras e Vereadores da Bahia

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

O Projeto de lei de nº 001/2018, de autoria da mesa diretora da Câmara de Vereadores foi aprovado que trata sobre a filiação da Casa Legislativa a União das Câmaras e Vereadores da Bahia – UVB-BA em segunda e última discussão na sessão ordinária do dia 23 de fevereiro, tendo como única abstenção a do vereador Jose Ribeiro Neves. O presidente da Casa, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos, quando da apresentação do projeto e nas votações ressaltou que a filiação será de grande importância para os vereadores, que passarão a ter à disposição na Assembleia Legislativa   do Estado, assim como em Brasília, um gabinete com todo os equipamentos necessários para desenvolvimento dos trabalhos parlamentares, entre os quais; computador, internet, impressora, assim como assessoria jurídica, acesso ao estacionamento e descontos no restaurante da Assembleia. Léo Vasconcelos frisou também que nos últimos dez anos o legislativo brumadense não se filiou a nenhuma instituição, sendo importante para que os parlamentares tenham todo o suporte na busca de benefícios para o município. Após a aprovação do projeto o presidente informou que convidara a presidente da União das Câmaras e Vereadores da Bahia, Sra. Edylene Lopes Ferreira a fim de que participe de uma reunião com todos os vereadores que compõem a Casa para dirimir possíveis duvidas e explicar todos os benefícios que advirão da filiação.



Brumado: Sensação de insegurança faz com que comércios e residências aumentem os investimentos em equipamentos de vigilância e ronda noturna

Uma simples volta pelo centro comercial de Brumado fica facilmente perceptível o aumento dos investimentos em segurança eletrônica (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Cansados da insegurança e da sensação desagradável que ela produz, moradores e comerciantes de alguns bairros de Brumado decidiram agir e tomar medidas de precaução, como instalar equipamentos de videomonitoramento e contratar vigilância noturna. Nas últimas pesquisas divulgadas pelos sindicatos do Brasil, os comerciantes estão gastando cada vez mais dinheiro com grades, câmeras de segurança e alarme. O aumento no número de assaltos e agressões vem espalhando medo por trás dos balcões de estabelecimentos em Brumado, de mercearias, supermercados, comércio varejista, clínicas e das residências, que, muitas vezes, se tornando verdadeiras fortalezas. Para evitar assaltos, os comerciantes chegam a aplicar, em média, 20% do faturamento mensal em segurança dos estabelecimentos. A maioria investe em circuito interno de TV, alarmes e grades nas portas. Já nas residências, em alguns casos, os investimentos são altos, com sistemas cada vez mais modernos. A falta de um contingente policial mais abrangente, aumenta a sensação de insegurança na cidade, especialmente no período noturno, então, quem pode se proteger não pensa duas vezes.



Prefeitura de Brumado abrirá licitação para compra de novos equipamentos para a UPA 24h

A unidade da UPA 24h de Brumado poderá entrar, finalmente, em atividade ainda no primeiro semestre deste ano (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) se reuniu na semana passada com representantes de empresas terceirizadas para anunciar que lançará licitação para compra de novos equipamentos e remodelação do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H). Com a aprovação do Curso de Medicina, abriu-se novos caminhos para o futuro da Saúde em Brumado, e, segundo o prefeito, a reunião seguiu essa tendência e foi bem proveitosa. "O curso de medicina já foi aprovado pelo MEC, agora chegou a hora de equiparmos as nossas unidades de saúde, aumentando a oferta de futuros estagiários na cidade. E a UPA passará a receber uma atenção maior, no sentido que, se torne mais um braço de atendimento à população, não só de Brumado, mas como da microrregião". Além da UPA, o gestor informou novos investimentos direcionados às unidade básicas de saúde, que também entrarão nos programas de estágios para os futuros alunos de medicina.



Editais no valor R$80 milhões vão apoiar a agricultura familiar

(Foto: Divulgação)

Os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) prestigiaram o lançamento de dois editais do Programa Bahia Produtiva, feito hoje (26) pelo governador Rui Costa, que totalizam um investimento de R$ 80 milhões em apoio à atividade da agricultura familiar.  Os editais são voltados para o apoio à formação de alianças produtivas territoriais e a seleção de subprodutos para qualificação de agroindústrias da agricultura familiar. Serão investidos R$ 60 milhões em 30 projetos do Edital Alianças Produtivas Territoriais e R$ 20 milhões em 40 projetos do edital Qualificação de Agroindústrias da Agricultura Familiar. De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, a iniciativa beneficiará mais de 10 mil famílias.  A concorrida solenidade de lançamento do edital foi realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e contou com a presença do vice-governador João Leão, secretários de governo e outras autoridades, além de empresários e representantes de associações, cooperativas e entidades de agricultores familiares. O Governo do Estado lançará mais dois editais amanhã (27), que beneficiarão comunidades quilombolas e indígenas com mais R$ 18 milhões, totalizando quatro editais e R$ 98 milhões aplicados.



Brumado: Novo homicídio projeta ano violento; população quer medidas de impacto do governo estadual

Foto: Conteúdo l 97News

As discussões sobre a área da Segurança Pública assumiram o topo da pauta dos governos, tanto que no âmbito federal o setor é tido como prioridade neste momento. Espalhada, como se fosse uma “metástase” incurável, a violência vem ganhando o país, atingindo os rincões mais pacatos, o que vem deixando a sociedade indefesa apavorada. O “domínio” chegou a um ponto tão intenso, que teve que se decretar uma intervenção militar no estado do Rio de Janeiro, coisa inédita na recente democracia brasileira. Dentro deste contexto, Brumado que é considerada uma cidade pacata, já que o principal indicador dos índices de violência é o número de homicídios, o qual ainda é baixo na cidade em comparação à outras cidades da região. No final da tarde desta segunda-feira (26), essa “conta” ganhou mais um, já que o jovem Hemerson Weslei Reis Silva (20), conhecido como “Teco” acabou sendo vítima fatal de um homicídio praticado no Bairro da Urbis II. Segundo as informações, um homem a pé chegou e efetuou 4 disparos contra a vítima, sendo que dois atingiram a região do pescoço, provocando o óbito praticamente momentâneo. A suspeita é que a morte esteja ligada a acerto de contas entre criminosos. Outra situação preocupante é que com o endurecimento, que conta com a participação do Exército, os criminosos voltem a realizar o processo de “interiorização”, ou seja, podem vir para as cidades pequenas e de médio porte como Brumado, já que o contingente policial ainda é insuficiente e isso é favorável às práticas delituosas. Espera-se que a Secretaria de Segurança Pública da Bahia tome medidas de impacto, reforçando a Polícia no combate à criminalidade. 



Brumado: Ministério da Saúde libera R$ 34,7 mil para realização de cirurgias eletivas

A realização das cirurgias deverá ser no HMPMN (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Ministério da Saúde liberou R$ 34,7 mil para realização de cirurgias eletivas no município baiano de Brumado. Recursos como este estão sendo disponibilizados para cidades que comprovaram a meta de produção. No caso de Brumado, a cidade realizou 39 cirurgias em 2017. Os estados que cumpriram a meta estabelecida em portaria para que municípios pudessem organizar a produção de mutirões de cirurgias eletivas terão a oportunidade de receber o dobro dos recursos pagos no último semestre. “Municípios que já conseguiram organizar a fila única têm a oportunidade de reduzir ainda mais a fila de espera dos pacientes que aguardam por alguma cirurgia. A medida visa reforçar as estratégias de ampliação aos procedimentos eletivos, garantindo o melhor encaminhamento e tratamento dos pacientes. Essa iniciativa vai ajudar a diminuir a demanda e a reorganizar a lista de espera”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Entre as cirurgias eletivas estão procedimentos de média e alta complexidade, sem caráter de urgência, como cirurgias de pele, tecido subcutâneo, oftalmológicas; cirurgias das glândulas endócrinas; cirurgias do sistema nervoso central e periférico; cirurgias das vias aéreas superiores, da face, cabeça e pescoço; cirurgias e oncológicas; cirurgias do aparelho circulatório e digestivo e cirurgias do aparelho osteomuscular.



'TV Bahia chegou antes da PF', diz Rui Costa

Rui Costa vem tendo sempre a companhia do ex-governador Jaques Wagner (Foto; Luciano Santos | 97NEWS)

O governador da Bahia, Rui Costa, denunciou nesta segunda-feira (26), que a TV Bahia, afiliada da Rede Globo no estado, de propriedade da família do prefeito de Salvador, ACM Neto, chegou antes da Polícia Federal à casa do ex-governador Jaques Wagner para uma ação de busca e apreensão. Para o governador, quando ocorre isto, fica claro que a operação não tem caráter investigativo, mas sim midiático, político partidário. “Em qualquer lugar do mundo civilizado é estranho que a imprensa chegue antes da polícia em uma operação. E é mais estranho ainda que uma das TVs tenha tido o acesso privilegiado antes das outras”. Durante coletiva na tarde desta segunda-feira (26), o secretário de Desenvolvimento Econômico e ex-governador Jaques Wagner (PT) chamou de “infundadas” as denúncias apresentadas contra ele durante a operação da Polícia Federal que investiga irregularidade na construção e manutenção de contratos firmados entre o Estado e a Arena Fonte Nova.



Barra do Choça: Identificados tio e sobrinha presos por golpe de empréstimos em idosos

Dupla oferecia empréstimo, mas idosos só recebiam parte do dinheiro. Suspeitos também mantinham loja de eletrodomésticos e superfaturavam preço de produtos (Foto: Reprodução)

Duas pessoas, tio e sobrinha, foram presos em flagrante por estelionato, nesta segunda-feira (26), em Barra do Choça, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, eles administravam uma instituição financeira no centro da cidade, ofereciam empréstimos a idosos da zona rual, mas só entregavam parte do dinheiro contratado. Os suspeitos foram identificados como Renê Soares Santos da Silva e Jamile Santos Marques. Além deles, a delegada que investiga o caso, Gabriela Garrido, informou que outras duas pessoas da mesma família, uma cunhada e a esposa de Renê, estão sendo investigadas. No mesmo local da financeira, os suspeitos tambem mantinham um escritório de advocacia e uma loja de eletrodomésticos. Segundo a polícia, a dupla superfaturava os valores do produtos da loja para vender aos idosos.



Brumado: Depois de ser arrombada, agência dos Correios não recebe correspondências pagas

A agência dos Correios foi novamente arrombada, desta feita no feriado de Carnaval (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Depois do furto praticado no feriado de carnaval, quando cadeados, portas e o cofre foram arrombados, a agência dos Correios de Brumado continua com atendimento deficitário. O serviço de entrega domiciliar de correspondências e encomendas foi restabelecido, porém, ainda não se sabe quando a agência voltará a atender o público para correspondências pagas. É que na ação, os criminosos, além de furtar, danificaram o cofre do estabelecimento, impedindo que os valores sejam guardados com segurança. Segundo apurou o 97NEWS, o gerente local aguarda uma empresa tercerizada vir a agência local concertar ou trocar o cofre por outro. Anda segundo nos foi informado, não existe previsão para que isso aconteça. Questionado sobre as correspondências como remessa expressa e econômica para envio de documentos e mercadorias, no qual o remetente paga os preços postais no momento da postagem, um dos funcionários alegou que, infelizmente não tem como realizar este procedimento com o cofre danificado, ou seja, o brumadense terá que ir em uma cidade mais próxima pra realizar este tipo de procedimento, tanto que está se aconselhando ir para Aracatu. O funcionário também informou que a empresa está adotando todas as medidas para assegurar o atendimento e garantir a prestação de alguns serviços, inclusive a entrega de cartas e encomendas. O arrombamento só foi descoberto pelos funcionários da agência, após o feriado, ao chegarem para trabalhar na manhã do dia 14 de fevereiro.  Segundo a polícia, os criminosos destruíram cadeados e invadiram o imóvel localizado no centro da cidade. Na ação, o cofre foi arrombado. Não há informações, do valor levado pelos bandidos. A Polícia Civil já investiga o caso, as câmeras do circuito interno de segurança devem ajudar na identificação dos suspeitos.



Atletas brumadenses brilham na II Meia Maratona do Sertão Baiano

Brumado figurou mais uma vez no alto do pódio na categoria feminina (Foto: 97NEWS)

Apesar de todas as adversidades e falta de apoio, o Atletismo em Brumado também teve um avanço significativo, com o surgimento de um grande número de atletas, muitos dos quais começaram a despontar no cenário esportivo estadual como boas promessas. O destaque fica para as mulheres, que vêm tendo performances incríveis que estão levando o nome de Brumado ao topo do pódio. Foi justamente isso que aconteceu mais uma vez neste último domingo (25),  em Vitória da Conquista, por ocasião da realização da II Meia Maratona do Sertão, uma competição muito concorrida que teve a participação da nata do atletismo regional. A brumadense Taiane Lima, conquistou o primeiro lugar na categoria feminina 5 km, comprovando o grande potencial das atletas brumadenses. Já no masculino, Juliandro Silva e Everto Bryan, o poli atleta conhecido como “Avatar” ficaram em 2º e 3º lugar respectivamente. Já na categoria 21 km, que é a meia maratona, Genaldo Ferreira ficou em 2º lugar e, no feminino, Adriana Oliveira, levou o título da competição, cravando um tempo muito bom e vencendo a prova de forma incontestável.O grupo de atletas brumadenses ainda foi composto por Nete Messias, Guilherme, Netinha, Nana, Nathilla, Alline, Carlão, Marcos Aurélio e Alice, que também conseguiram bons resultados. 

O atletismo feminino brumadense vem brilhando cada vez mais nas competições (Foto: 97NEWS)


Brumado: Dupla suspeita de ser autora de tentativa de homicídio é autuada pela CIPE/Sudoeste

A arma encontrada com a dupla (Foto: Divulgação CIPE/Sudoeste)

A criminalidade avançou muito nos últimos anos na zona rural de Brumado, reflexo direto do aumento do consumo de entorpecentes entre os jovens.  Neste contexto perigoso, a briga entre territórios começou a aparecer e, na manhã desta segunda-feira (26), uma guarnição da CIPE Sudoeste, após denúncias de moradores da Comunidade de Campo Seco II, conseguiu deter dois elementos que estavam de posse de um revólver Taurus calibre 38, o qual estava com a numeração suprimida, bem como 06 munições intactas. Os mesmos, de prenomes Jefferson Maicon e Marcos Paulo, são suspeitos de serem autores de uma tentativa de homicídio contra um jovem conhecido como “Afonsinho” que seria quem comanda aquela região. Os dois, bem como o material balístico, foram conduzidos para a 20ª Coorpin, estando já a disposição da Justiça. 



IFBA empossa membros do conselho de campus de Brumado

O novo conselho durante reunião deliberativa (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em 22 de fevereiro de 2018, foram empossados os membros do Conselho de Campus de Brumado, órgão propositivo e consultivo que tem a finalidade de colaborar para o aperfeiçoamento do processo educativo e de zelar pela correta execução das políticas do Instituto Federal da Bahia no Campus, integrado por membros titulares e suplentes, designados pela Portaria do Reitor. Foram empossados representantes dos segmentos da direção, dos técnicos administrativos, dos discentes, pais de estudantes e egressos do Campus, totalizando 16 pessoas. O conselho, com aval deliberativo e construtivo formado por membros terá representação elevada dentro do campus tomando decisões nas atividades e cursos a serem ofertados na unidade de ensino. Antes da nomeação o conselho se reuniu para deliberar a primeira pauta de apresentação, com leitura de ata e apresentação dos conselheiros. A formação do conselho ficou definida como Diretor Geral, o diretor do Campus, Rui Pereira Santana; Gilmar Vieira como diretor de ensino; Diógenes Moreira Paz; diretor administrativo, Cínthia Batista Nunes, coordenadora de curso; Islene dos Santos Roque Benevides e Getúlio Rocha Silva, docentes, Juliano Rocha e Edilza Gomes da Silva Oliveira, titular e suplente e técnico administrativo, Fernando Macedo Lopes, técnico administrativo, Davyd Robinson Almeida Amorim e Monize Silva Jardim, como discentes, Maria Aparecida de Souza Guimarães e Jacira de Oliveira Sant’Anna Santos, representantes da Uneb, Sinval Xavier e Ricardo Palmeira, representantes do Creas, Antônio Faustino de Almeida Silva, egresso, restando definir o representante dos pais e alunos que será escolhido em votação