ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Forró do Sítio Novo 2018: Solange Almeida é confirmada como primeira atração do evento

(Foto: Divulgação)

As expectativas para o Forró do Sítio Novo 2018 são muito especiais este ano, já que o evento irá acontecer em clima de Copa do Mundo, o que cria uma atmosfera muito positiva sobre a maior festa de Brumado e região. Buscando corresponder à essas expectativas, a Só Legal e Beto Bonelly Produções, estão intensificando as ações do setor de produção e, diante disso, nesta quinta-feira (01), foi confirmada a primeira grande atração do evento, a incrível Solange Almeida, que é considera um dos maiores nomes da música brasileira da atualidade. Com apresentações vibrantes, com um carisma fantástico, uma presença de palco extremamente dinâmica, Solange Almeida, com certeza, vai agradar o grande público que é apaixonado pelo Forró do Sítio Novo. Mas, não para por aí, esse será o tom especial para a edição 2018, então, podem aguardar grandes novidades para os próximos dias, onde deverão ser divulgados outros nomes que irão compor a programação deste grande evento.



Brumado: Arrombamentos em série voltam a ocorrer no centro da cidade; comerciantes falam em fechar as portas

Os estabelecimentos comerciais arrombados ficam bem no centro da cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Os arrombamentos a estabelecimentos comerciais atualmente são os delitos mais praticados em Brumado, os quais provocam muito preocupação nos comerciantes. Mesmo com o aumento investimentos na segurança eletrônica, os meliantes continuam a agir, principalmente no centro da cidade. Nesta madrugada 3 estabelecimentos foram arrombados em série, os quais ficam situados na Rua Dr. Mário Meira, que fica ao lado da agência do Bradesco. A equipe do 97NEWS esteve na delegacia e ouviu os proprietários que foram registrar as ocorrências. Eles citaram que, desta feita, os arrombadores não conseguiram levar nada, mas, mesmo assim, os prejuízos aconteceram, já que as portas foram arrombadas e tiveram que ser reparadas. Segundo eles, há cerca de um mês aconteceu outro arrombamento no mesmo local, onde foram levados vários objetos de valor. O local parece mesmo “caminho da roça” dos arrombadores, deixando os comerciantes desanimados, tanto que eles disseram que pensam em desistir e fechar os seus estabelecimentos. “São prejuízos em cima de prejuízos, não há vigilância, a insegurança domina e os bandidos agem livremente na madrugada, então, o melhor mesmo é fechar as portas, porque as vendas já estão fracas e todo mês ter a loja arrombada é realmente frustrante e nos tira o estímulo de continuar”, destacou uma das comerciantes.



Brumado: Assinatura de convênio para pavimentação asfáltica de Ubiraçaba acontece neste sábado (03)

(Foto: Reprodução Google Maps)

No próximo sábado, dia 03 de março, a partir das 17 horas estará acontecendo no distrito de Ubiraçaba, na Sede da Associação, o importante evento de assinatura do convênio de pavimentação asfáltica da BR-030 ao distrito, quando estarão presentes o superintendente da Sudene – Marcelo José Almeida das Neves, o Deputado Federal, Arthur Maia; o Deputado Estadual licenciado, hoje secretário de Estado da Agricultura, Vitor Bonfim; o Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos; o Presidente da Câmara de Vereadores, Léo Vasconcelos, entre outras lideranças políticas. A obra, que será realizada através da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Sudene, representa um marco para o distrito, que acalentava a concretização deste sonho, podendo agora, através de muito empenho, compromisso e responsabilidade do deputado Artur Maia, que direcionou sua emenda, do presidente da Câmara e do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, que esteve em Brasília no último dia 28 de fevereiro, concluindo a agenda para efetivação da assinatura do convênio, estar presente neste importante ato de assinatura de convênio. Léo Vasconcelos, Presidente do Legislativo Brumadense, destaca que, sem dúvida, essa data será muito marcante para a população de Ubiraçaba e toda região, que em muito será beneficiada com a obra. “Estamos muito satisfeitos em poder proporcionar a população de Ubiraçaba a concretização desta obra, que muito nos foi solicitada. Destacamos que ela é fruto da parceria e harmonia entre aqueles que trabalham em prol de Brumado, demonstrando o compromisso na confiança que nos foi depositada para sermos os seus representantes”, pontuou Léo Vasconcelos. Finaliza convidando toda a população para estar presente no importante evento, que marcará a história do distrito e do município de Brumado.   



Alívio: Previsão aponta para chuvas consecutivas a partir do dia 05 de março em Brumado

O astro-rei brilha forte sob a cidade de Brumado que vive sensações térmicas muito próximas dos 40 graus (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Brumado está vivendo uma das piores ondas de calor dos últimos anos, com temperaturas elevadas com os termômetros chegando aos 35 graus, como nessa quinta-feira (01), mas com sensação térmica de 40, tanto que a palavra mais comentada na cidade e nas redes sociais é “aí que calor”. Com vários dias sem chuva, a preocupação, principalmente dos moradores do meio rural é cada vez maior, mas uma boa notícia apareceu que é a previsão dos institutos meteorológicos que apontam para vários dias de chuva a partir da próxima segunda-feira (05). Com índices médios de 20mm diários, as precipitações pluviométricas, caso se confirmem as previsões, irão trazer um grande alívio para os moradores da zona urbana e um renovar das esperanças para os cerca de 20 mil habitantes do meio rural. Confira abaixo o gráfico das previsões divulgadas pelo Seagri/Bahia.

(Reprodução Seagri)


Luta de lideranças de Malhada assegura colégio e sistema de água em Parateca

(Foto: Divulgação)

Uma luta histórica dos deputados Zé Raimundo (estadual) e Waldenor Pereira (federal), em apoio à lideranças do município de Malhada, chega ao final com  as inaugurações de colégio estadual e sistema de água na comunidade de Parateca, já agendadas para ocorrer no próximo  dia 15 de março. O colégio, que foi construído em 2012, finalmente recebeu ligação de luz elétrica e abastecimento de água, como também suas instalações físicas foram ajustadas para receber os alunos que vinham cursando o ensino médio com intermediação tecnológica em outro local alugado. No final do ano passado, a pedido das lideranças de Malhada, os  deputados Zé Raimundo e Waldenor voltaram a fazer gestões junto à Secretaria Estadual de Educação, quando ficaram  garantidas algumas medidas para agilizar o pleito do colégio que enfim se concretiza. Nesta semana, Zé Raimundo teve a  confirmação da entrega do estabelecimento de ensino médio e do sistema de água agora em março. Ele inclusive apresentou novo pleito para beneficiar os jovens estudantes malhadenses: a implantação de curso profissionalizante no novo estabelecimento de ensino em  Parateca. O deputado Zé Raimundo credita essa vitória à luta que vem travando junto com o deputado federal Waldenor Pereira e as lideranças de Malhada: "Testemunhei ao longo desses anos o grande empenho do ex-prefeito Gimmy e dos nossos vereadores, entre os quais Jorge Aragão sempre atento e cobrando, resultando agora nessa importante Conquista para os jovens de Parateca. O Secretário Walter Pinheiro teve grande sensibilidade por esta demanda e orientou a sua equipe para que viabilizasse a conclusão das obras" , destaca. O ex-prefeito Gimmy  também enfatiza que o apoio dos deputados tem assegurado  essas e outras importantes conquistas para Malhada: “Esta é uma parceria antiga que temos com Zé Raimundo e Waldenor,  que tem dado certo, tem dado bons frutos para o nosso município. O apoio deles é fundamental na defesa dos interesses da nossa população, porque além de referência partidária são dois parlamentares muito atuantes”, avaliou.



Brumado é contemplada pelo Governo Federal com unidades habitacionais do PNHR

Foto: Conteúdo l 97News

O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (28), a Portaria nº 163, de 27 de fevereiro 2018, que divulga o nome das cidades que serão beneficiadas com o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), ramificação do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e as Unidades Habitacionais (UH) para as famílias moradoras da Zona Rural. A Bahia também foi contemplada com o PNHR e receberá mais de 4 mil casas. Na região cidades como Caetité, Barra da Estiva, Caturama, Guanambi, Ibicoara, Igaporã, Riacho de Santana, Rio do Pires, Tanhaçu e Vitória da Conquista. Brumado também entra na lista de cidades selecionadas pelo programa e receberá casas destinadas para moradores da zona rural. Um dos critérios para ser beneficiado pelo Programa de Habitação Rural é ter renda bruta anual de R$ 17 mil. Os pedidos serão analisados pelo Comitê Local responsável pelo Minha Casa Minha, Minha Vida.



Brumado: Chefe da Guarda Civil Municipal esclarece episódio ocorrido na Central de Marcação

O comandante da GCM, Jussimar Santos, esclareceu o mau entendido (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado, Jussimar Santos, falou com nossa equipe sobre as declarações feitas por um casal ocorrido na tarde da última quinta-feira (22), as quais apontavam para um destrato feito por um membro da GCM que está lotado na Central de Marcação. Segundo o casal, na manhã do mesmo dia, o esposo, que já é um idoso, pegou uma senha, de prioridade, a qual foi dada pelo referido guarda municipal. Ainda segundo a denunciante, a confusão se iniciou com o fato de que, por algum equívoco, ele entregou, a senha errada. No dia do ocorrido, o 97NEWS ouviu o chefe de gabinete do prefeito, Amarildo Bonfim, no qual esclareceu a nossa reportagem que iria sentar com o chefe da Guarda para esclarecer os fatos. Diante dos esclarecimentos, o comandante da GCM procurou a redação do 97NEWS e esclareceu todo ocorrido. "De início, convém esclarecer que, como comandante da GCM de Brumado, jamais admitiria qualquer erro por parte de qualquer membro que veste a farda Azul Marinho” e continuou a sua argumentação dizendo que “diante dos fatos a mim reportados, sentei com o guarda que trabalha na Central de Marcação, que, vale a ressalva, é um dos mais disciplinados de nossa corporação, que sempre respeitou a doutrina e as políticas da GCM, e tivemos um diálogo muito positivo, onde tudo foi esclarecido”. E continuou descrevendo que “a situação foi interpretada de forma muito intensa pelo casal usuário do SUS, já que existem duas senhas, a normal e a de prioridade e como o esposo já é um idoso, ele recebeu a de prioridade, no período da manhã, então, o guarda cumpriu sua função normalmente” e emendou destacando que “no período da tarde, a esposa foi à Central de Marcação com a referida senha, só que ele não preenchia o perfil de prioridade, o que foi percebido rapidamente pela funcionária que disse que ela não poderia ser atendida, já que seria uma quebra de normas. Então foi uma interpretação equivocada do casal que acabou criando um grande transtorno e cometendo uma injustiça contra um guarda municipal que é exemplar. Infelizmente eles faltaram com a verdade e podem até ter usado de má fé e, ainda por cima, ofenderam um funcionário público, por isso esse esclarecimento é pertinente. A Guarda Civil Municipal está de portas abertas à comunidade, queremos mesmo criar uma interface positiva com a população, onde críticas e sugestões sejam nos passadas, mas, antes de tudo, deixamos bem claro que pautamos o nosso trabalho sob a ética, disso não abrimos mão”.



Professor é preso após suspeita de assédio a aluna de 16 anos dentro de escola

Foto: Reprodução

Um professor de educação física foi preso em flagrante sob suspeita de ter assediado sexualmente uma aluna de 16 anos dentro de uma escola particular de Porto Seguro. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (28), no entanto, a prisão aconteceu na quinta-feira (22). O professor foi denunciado após a vítima contar a situação para o namorado e ele ligar para a Polícia Militar. Em depoimento, a adolescente afirmou que fazia exercícios físicos durante a aula, quando foi assediada. Após a prisão do suspeito, outras seis alunas também registraram queixa contra o homem, na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade. O Colégio Cariza se pronunciou sobre a situação e garantiu que o professor foi afastado como funcionário da instituição e serão tomadas “medidas administrativas cabíveis para apuração interna dos fatos”. Segundo a delegada da Deam que está à frente do caso, Teronite Bezerra, o professor será indiciado por assédio sexual e por concurso material, quando ocorre a prática de dois ou mais crimes, idênticos ou não. O advogado do professor também sem pronunciou e negou as acusações.



Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda começa nesta quinta

Foto: Reprodução

Receita Federal começa a receber a partir desta quinta-feira (1º) as declarações do Imposto de Renda 2018, ano base 2017. O programa gerador já pode ser baixado no site da Receita. Se preferir, o contribuinte pode prestar contas por meio de aplicativos em tablets e smartphones. O prazo para entrega termina em 30 de abril. O supervisor nacional do Imposto de Renda do Fisco, Joaquim Adir, recomendou que os contribuintes tenham cuidado ao fazer a declaração. Outra dica é reunir primeiro os documentos necessários, para depois preencher o documento. A expectativa da Receita é de receber 28,8 milhões de declarações neste ano, 340 mil a mais do que o registrado no ano passado (28,5 milhões). O contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo fica sujeito ao pagamento de multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo, correspondente a 20% do imposto devido. As empresas tiveram até esta quarta-feira (28) para entregar aos seus funcionários o comprovante de rendimentos do ano passado.



Neste sábado (03) tem a 1ª Seresta Prime no espaço Recanto dos Amigos com Xavier da Bahia e Léo dos Teclados

Foto: Divulgação

Prepare-se para curtir uma noite inesquecível na 1ª Seresta Prime da Lagoa do Arroz. O evento acontece do espaço Recanto dos Amigos, na comunidade de Lagoa do Arroz, neste sábado, 03, a partir das 22h, com shows de: Xavier da Bahia e Léo dos Teclados. Adquira já o seu ingresso (antecipado). Mesas limitadas. Informações 77 9. 9863-7522. A festa é uma realização de Lobo Segurança.



Não deu: Em jogo equilibrado Vitória perde fora de casa para o Bragantino pela Copa do Brasil

Foto: Reprodução

O Esporte Clube Vitória entrou em campo nesta quarta-feira (28) no duelo de ida pela terceira fase da Copa do Brasil, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, contra o Bragantino e perdeu por 1×0 em partida equilibrada. No primeiro tempo as equipes marcaram bem, o que dificultou a criação de jogadas no ataque. Os times finalizaram pouco e o jogo seguiu equilibrado até os 38 minutos, quando Danilo Bueno cobra falta na lateral esquerda e joga a bola na área. Matheus Peixoto aproveita e, de cabeça, manda para o gol, abrindo o placar para o Bragantino. No segundo tempo o Vitória apertou o Bragantino, mas não conseguiu reverter o placar e perdeu os três pontos fora de casa. Os jogadores Yago, Neilton, Lucas, André Lima(Vitória) e Gerley (Bragantino) receberam cartão amarelo durante a partida. O meio campo Uillian Correia levou dois amarelos durante o jogo e acabou expulso. Quem também foi expulso foi o atacante do Bragantino Italo, que levou o cartão ao cometer falta em André Lima. Para chegar à terceira fase da competição, o Bragantino eliminou o Altos-PI na segunda fase com um gol nos acréscimos de Léo Jaime. O Vitória, por sua vez, passou pelo Corumbaense com uma goleada por 3 a 0 no Barradão. A próxima partida das equipes será dia 15 de março, em jogo de volta, quando se enfrentam no Barradão para decidir quem segue na luta pelo título do torneio.



Brumado: Vira-lata que fazia vigília à espera do dono que morreu atropelado é adotado

O vira-lata esbanja saúde ao lado de sua nova dona (Foto: 97NEWS)

Após ficar quase uma semana em vigília em frente ao local do acidente, à espera do dono,  - um  andarilho que morreu atropelado no dia 10 de fevereiro na Avenida Centenário em Brumado -, o vira-lata “Fiel” foi adotado pela técnica de enfermagem, Milene Lessa Trindade. O animal passou por um veterinário e fez um check-up e já está no novo lar. O animal era um companheiro do andarilho "Damião". Depois que o morador de rua foi atropelado e morto, o cão permaneceu próximo ao local do acidente, enfrentando sol e chuva. Alguns moradores da avenida, emocionados com a atitude do animal alimentava o cão todos os dias. “Eu queria muito ter um cachorro. Ele é um bom animal, mas já tenho dois em casa", falou emocionada, Izabel Carvalho. 

Milene posou para a foto com o animal já em sua casa após passar pelo veterinário (Foto: 97NEWS)

A nova dona do animal falou ao 97NEWS sobre a adoção. "Eu sou apaixonada por animal, quando vi a matéria do vira-lata à espera do seu dono que foi morto de forma tão brutal, logo entrei em contato com Marly da ONG AUAU e logo me apaixonei pela história do cão, fomos ao veterinário, ele realizou todos os exames, e está tudo bem com ele. Agora ele tem um novo lar", disse Milene. A história foi parar na mídia brumadense e ganhou as redes sociais e fez sucesso na cidade. "A gente lamenta o que aconteceu como seu dono. Se a família sabia que o cachorro o acompanhava, tinha que ter levado junto. Cortava o coração ver o bichinho à espera do dono”, ressaltou o mototaxista, Leandro Azevedo.



Brumado: Exoneração do diretor municipal de Cultura gera especulações no meio político

O ex-diretor Jobson Cruz teve a sua exoneração confirmada pelo Diário Oficial (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Considerado um dos cabos eleitorais mais influentes da política brumadense, Jobson da Cruz Rocha, o popular “Jobinho”, vinha realizando um trabalho muito eficaz à frente, primeiramente da diretoria de esportes municipal e, em seguida, da diretoria de cultura. Seu trabalho vinha sendo elogiado pelo gestor municipal, o que o fez ganhar prestígio dentro da administração municipal. Tido com um dos principais responsáveis pela grande reformulação que está sendo realizado na área esportiva, “Jobinho” era tido como peça fundamental para a continuidade do trabalho, mas, de repente, surgiram vários boatos sobre desentendimentos severos com a secretária de Educação e, neste segunda-feira (26) foi assinada pelo prefeito Eduardo Vasconcelos e pelo secretário de Administração, João Nolasco, a portaria de sua exoneração, a qual foi publicada hoje (28) no Diário Oficial do Município (veja abaixo). Imediatamente a confirmação gerou várias especulações sobre os reais motivos de sua saída, mas, segundo o ex-diretor, o motivo de sua exoneração, que foi, inclusive, foi a pedido do mesmo, foi que ele irá ser um dos coordenadores da campanha do deputado federal Arthur Maia na região. O fato da campanha ainda estar distante, aumentou ainda mais as especulações. Para muitos esportistas a saída de Jobson Cruz irá prejudicar a engrenagem da revitalização do esporte local, que estava bem azeitada, mas, agora, ficará sem uma engrenagem muito importante.

(Reprodução DO)


CCJ aprova proposta que criminaliza injúria por questões de gênero e orientação sexual

Emenda da relatora, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), inclui a orientação sexual ou a identidade de gênero na lista de agravantes do crime de injuria | Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (28), proposta que torna crime a injúria praticada por questões de gênero e de orientação sexual. O projeto (PLS 291/2015) é da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e seguirá para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para que seja votado pelo Plenário do Senado. Atualmente, o Código Penal pune o ato de injuriar alguém, com ofensas à dignidade ou ao decoro da vítima, com detenção de um a seis meses ou multa. O PLS 291/2015 altera o dispositivo que estabelece como agravante desse crime o uso de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou com deficiência, acrescentando a questão de gênero entre esses agravantes. Emenda da relatora, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), inclui ainda a orientação sexual ou a identidade de gênero. Em todos esses casos, a pena é de um a três anos de reclusão mais multa. Ao justificar a proposta, Gleisi explicou a necessidade de inserção da questão de gênero no rol de agravantes por ver como inadmissíveis atos que desqualifiquem ou desprezem um gênero em detrimento de outro. “Sobretudo porque o tratamento igualitário de homens e mulheres é uma das bases de qualquer Estado Democrático de Direito”, frisou. Já a relatora defendeu a inclusão de orientação sexual e identidade de gênero graças ao incremento do discurso do ódio e das atitudes e ações contra pessoas que se identificam com o grupo LGBT verificados nos últimos anos no Brasil. Some-se a isso, destacou ainda, a demora do Congresso Nacional em aprovar legislação que reprima de forma contundente tal conduta a minorias que precisam ver seus direitos constitucionais assegurados. “Espera-se desestimular a prática desse delito que gera grande indignação e se constitui numa verdadeira violência moral, que atinge em cheio sua autoestima e se constitui numa violência verbalizada, tão grave e lamentável, pois resulta na nulificação psicológica dos ofendidos e, muitas vezes, no prenúncio da violência física, com graves agressões, quando não a morte das vítimas”, disse Marta.



Vereador Zé Ribeiro denuncia estado precário das vias públicas entorno da Igreja Matriz

A situação das vias é cada vez pior e o vereador espera que o problema seja logo solucionado (Foto: Assessoria Parlamentar)

A situação de inúmeras vias em Brumado ainda está muito longe do desejável, o que é um dos grandes desafios das gestões municipais na área de infraestrutura urbana. Neste mosaico, o vereador Zé Ribeiro (PT), entrou em contato com a redação do 97NEWS para protestar contra o estado precário das vias entorno da Igreja Matriz, que é considerada o maior cartão postal da cidade. Segundo ele “é uma situação vergonhosa que já dura 4 anos” e subindo o tom disparou que “quem visita Brumado não deixa de comentar que, como, ao lado do principal cartão postal da cidade, as ruas estão nessa situação, cheia de buracos e em péssimas condições de trafegabilidade”. 

Os buracos estão se alargando dificultando assim a trafegabilidade (Foto: Assessoria Parlamentar)

Ele ainda lembrou que “recentemente os próprios fiéis tiveram que fazer o reparo da praça por conta própria, como foi noticiado pelo 97NEWS. Isso é inadmissível, pois no caso das ruas, elas são de domínio municipal e não podem continuar nesse estado de conservação tão péssimo”. E finalizou citando que “esperamos que o poder público municipal venha rapidamente recuperar essas vias que circundam a Praça Capitão Francisco de Souza Meira, porque a situação é cada vez pior". 

A reestruturação é urgente, segundo o vereador (Foto: Assessoria Parlamentar)


No clima do hexa, produção do Forró do Sítio Novo já começa a acertar os detalhes da programação

(Divulgação)

Tendo sobre si o status de um dos maiores eventos da época junina de toda a Bahia, o Forró do Sítio Novo vai entrar em campo em 2018 no clima positivo do hexa, já que é ano de Copa do Mundo e o Brasil é o franco favorito para conquistar o título mundial. Dentro desse ambiente altamente festivo, as empresas proprietárias da grife, Só Legal e Beto Bonelly Produções, já começam a intensificar suas ações para a realização do evento, que esse ano promete bater o recorde de público, já que o conceito de excelência do Forro do Sítio Novo é reconhecido em toda a região. Neste momento as ações estão sendo centralizadas na concepção da grade da programação, que deve trazer grandes nomes da música da atualidade. Então aguarde e se prepare que o Forró do Sítio 2018 vai começar!!!



Aconteceu novamente: Caminhão de carga destrói equipamentos de fibra ótica deixando muita gente sem internet

O caminhão atingiu a rede de fibra ótica da empresa Maxxnet (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma situação que acaba atrapalhando a vida de muita gente em Brumado, já que a internet está cada vez mais presente no cotidiano, veio ter uma nova ocorrência na madrugada desta quarta-feira (28). O agente que causou a interrupção dos serviços foi, novamente, um caminhão de carga, que, ao invés de pegar o anel viário, resolveu passar pela cidade e, como algumas ruas são estreitas, acaba atingindo os postes onde estão instaladas as redes de fibra ótica dos provedores de internet. O incidente que ocorreu às 01h50m foi no cruzamento das ruas Coronel Tibério Meira e Dr. Mário Meira, acabou deixando sem os serviços milhares de pessoas, causando até prejuízos financeiros à algumas empresas, já que, cada vez mais, o trabalho depende da internet. Essa situação indesejada, porém, pode estar com seus dias contatos, já que o SMTT irá implantar a fiscalização 24h, o que irá inibir sobremaneira que caminhões de carga transitem pela cidade durante as madrugadas. Uma equipe da Maxsnet está trabalhando intensamente para que os serviços retornem normalmente. A previsão é que até às 12h tudo possa ter sido normalizado. 

As equipes trabalham intensamente para a normalização dos serviços (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Família aflita busca notícias de brumadense que veio passar férias na cidade e ainda não retornou para sua casa em Campinas

Maxuel saiu de Brumado no dia 15 de fevereiro e ainda não chegou em Campinas, onde mora (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Os casos de desaparecimento vêm tendo um constante aumento, deixando familiares em estado de muita aflição. Esse é o caso da família do brumadense Maxuel Viera Souza (33), o qual veio passar as férias em Brumado e retornou para a cidade onde mora, Campinas, no interior paulista, no último dia 22 de fevereiro, só que, até agora ele não chegou ao seu destino. Ele saiu com sua motocicleta, uma Twister preta de placa policial FUE 1865. Segundo os familiares o último contato feito por Maxuel foi quando ele passou pela cidade de Caetité. Quem tiver informações sobre o seu paradeiro entrar em contato pelos fones:  (11) 948907270 e (16) 988333674.



Maus-tratos : Deputado quer acabar com a circulação de carroças na Bahia

Foto: Reprodução

Projeto apresentado pelo deputado estadual, Marcell Moraes (PV), pretende acabar de vez com a tração animal na Bahia. De acordo com o parlamentar, inúmeros profissionais que trabalham com a coleta seletiva ou frete usam cavalos para puxar as carroças, levando os animais à exaustão pelo elevado esforço físico, e em alguns casos até mesmo a morte. O projeto não pretende colocar em pauta o trabalho dos carroceiros, mas promover qualidade de vida e segurança a todos os envolvidos na atividade. "O objetivo é acabar com essa prática criminosa de maus-tratos e, consequentemente, ainda contribuir para melhorar a qualidade de vida desses catadores e prevenir acidentes de trânsito, já que é perigoso manter animais entre a movimentação de pedestres e carros", justificou o parlamentar. 



Estacionamento é utilizado para venda de veículos na Avenida Centenário

Um dos locais mais utilizados para esse tipo de comércio é o estacionamento da Cesta do Povo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após o atropelamento de um idoso ocorrido no dia 21 deste mês na Avenida Centenário, em Brumado, a população abriu um leque de perguntas sobre os perigos de atravessar fora da faixa de pedestres. Mas também cresceram os questionamentos sobre os veículos que ficam estacionados logo após o semáforo, em frente à antiga Cesta do Povo. Uma das questões são os caminhões que descarregam mercadorias em lojas que acabam atrapalhando o tráfego de veículos na via e dificultam também a vida dos pedestres. Agora, o maior questionamento recai sobre a quantidade de automóveis que estão sendo vendido em via pública, fazendo com que, a vaga que seria para estacionamento, se tornasse particular, para vendedores, que acabam ocupando as vias públicas, e diminuem a quantidade de vagas, as quais já são escassas no centro comercial da cidade. “Já não há vagas para estacionar no município, muitos comerciantes e vendedores, utilizam essas vagas com os seus carros, e agora, os estacionamentos desta via viram ponto de comercialização. Isso tem que ser revisto pelo SMTT”, relatou o operador de máquinas Gutemberg Leal. Já o eletricista Jair Pinheiro relatou que “gostaria de ver uma verdadeira atuação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes para solucionar esse problema, se a zona azul for mesmo implantada, ai sim poderá acabar com esse tipo de comércio. Ninguém aqui quer acabar com o ganha pão de ninguém, mas que possa ser utilizado num local adequado”.

O comércio é flagrante (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A nossa reportagem falou com o superintendente de Trânsito, Jansen Ricardo, o qual informou que, a SMTT não pode responder como órgão fiscalizador da comercialização da via, já que se trata de empreendimento aberto. Ele explicou que "no trânsito não tem nada que impeça esse ou esses proprietários de estacionarem nas vias, a não ser que exista uma placa proibitiva, que impeça dele estacionar. Agora somente com a chegada da Zona Azul isso irá acabar, porque eu tenho certeza que o cidadão não vai estacionar seu veículo as 06h da manhã e retirá-lo as 18h, isso vai gerar um custo muito alto para ele. Então isso já se resolve o problema” e emendou dizendo que “o problema está acontecendo também na Avenida Coronel Santos, na Avenida Centenário e na Avenida Antônio Mourão Guimarães". Ricardo também ressaltou que o problema já havia chegado até ele pela ouvidoria argumentando que "sabemos que muitos questionam, que é injusto a situação, pelo fato do cidadão ter que estacionar seu veículo por uma hora ou duas para ir até o comércio e quando chega lá tem vários veículos com placas de venda, que foram estacionados pela manhã e só são retirados no fim da tarde. Mas o que salientamos, para esses cidadãos é o seguinte, coma chegada da Zona Azul, tudo isso irá se resolver". A equipe do 97NEWS também foi até a Secretaria de Finanças e ao setor de tributos, e falamos com o fiscal, Maxuel de Almeida Ramos, o qual nos informou que, só se pode fiscalizar mediante a existência de uma quebra de regra, ou seja, a partir do momento em que apenas uma só pessoa ou empresário estabeleça uma espécie de comércio no local. "Nós estamos recebendo esta denúncia só agora, mas nós como fiscais de tributos iremos até o local e se ficar comprovado que há uma ilegalidade por parte de algum empresário, que esteja comercializando veículos ou qualquer outro meio na via pública, iremos notificá-los. Mas aí entra outra questão, se forem várias pessoas, que têm os seus veículos, que os levam para a via, estacionando em local adequado, e que não infrinja a lei de trânsito, não há porque retirá-los do local". Maxuel ainda ressaltou que um exemplo disso, foram os vendedores de pães de Macaúbas, que estavam em uma praça pública revendendo os seus produtos, "recebemos a denúncia e orientamos os proprietários e se legalizarem, e foi o que aconteceu, eles retiraram o alvará, o setor de infraestrutura, liberou a praça pública para eles por um tempo determinado, ou seja, eles tem o dia e o horário para permanecerem no local, se não obedecerem o acordo firmado dentro da lei, serão notificados, e é assim que funciona”.