ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Criança é internada na UTI em estado grave após ser atropelada por ônibus escolar na zona rural

Livramento: Homem sofre tentativa de homicídio no bairro Benito Gama

Pediatria é no Centro Médico São Gabriel com Dr. Thomás Caires

Lama de obra invade casas e moradores perdem tudo em Brumado

Clínica Master: Atendimento em Psiquiatria

Brumado: 'Gatuno' é preso pela PM logo após roubar moto no bairro São Jorge

Unip: A Educação transforma sonhos em realidades!

Apagão de 40 minutos atinge Brumado e municípios da região

Brumado: Choveu forte na madrugada desta segunda-feira (18) na 'Capital do Minério'

Bahia bate o Vitória da Conquista e assume a liderança do Campeonato Baiano

Agência Nacional de Mineração recomenda extinção de barragens a montante até 2021

Brasil vai precisar de 10 mi de profissionais em saúde e educação até 2040, diz BID

Brumado: Estudantes participam de tarde de autógrafos com prefeito Eduardo Vasconcelos

Artista plástico 'Dil Rocha' recebe Prêmio Giuliano Ottaviani; o brumadense ficou em 1º lugar com o quadro 'Pedalando na Trilha'

Após um mês e meio baiano é o último vencedor da Mega da Virada a retirar o dinheiro

Previsão indica vento forte e chuva na tarde desta sexta-feira em Brumado

Brumado: Câmara de Dirigentes Lojistas pede flexibilização na implantação da 'Zona Azul'

Brumado: Cratera se abre em antiga galeria de água próximo a 'passagem em nível' na rua que liga os bairros São Felix ao Centro


Brumado: Criança é internada na UTI em estado grave após ser atropelada por ônibus escolar na zona rural

Foto: Reprodução

Um menino de 4 anos está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Brumado após ter sido atropelado por um ônibus escolar na Fazenda Gameleira, região de Itaquarai, em Brumado. O acidente aconteceu por volta das 06h30 da manhã desta segunda-feira (18). De acordo com informações de familiares, o motorista, parou o veículo na estrada vicinal para embarcar outras crianças que seguiriam para a escola Clemente Gomes, que fica no distrito de Itaquarai. Assim que as outras crianças entraram, ele não percebeu que o menino de 4 anos tentava entrar e saiu com o veículo. Ao perceber que havia arremessado a criança, parou, e prestou socorro à vítima. O garoto foi socorrido pelos pelos próprios pais para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A mãe contou que o filho tava do seu lado quando o viu saindo. Acredita que pela baixa estatura da criança, o motorista não tenha visto o garoto. Informações passadas ao 97NEWS dão conta de que a criança aguarda uma transferência para a UTI de Vitória da Conquista ou Feira de Santana. A polícia vai investigar o caso.



Livramento: Homem sofre tentativa de homicídio no bairro Benito Gama

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem identificado por Felipe Mendes, 25 anos, sofreu uma tentativa de homicídio no bairro Benito Gama em Livramento de Nossa Senhora, na manhã desta segunda-feira (18). De acordo com a polícia, a vitima estava indo para o trabalho quando foi surpreendida por um indivíduo que disparou várias vezes contra a vítima. A PM ainda não identificou o autor. O fato aconteceu na rua J,. Uma equipe do Samu 192 foi acionado e conduziu Felipe até a UPA 24 Horas. A polícia civil investiga a motivação do crime.



Pediatria é no Centro Médico São Gabriel com Dr. Thomás Caires

Foto: Divulgação

A pediatria é a área da medicina que se dedica ao cuidado de crianças e adolescentes, desde o nascimento até os 18 anos, em todos os aspectos, envolvendo a saúde,  prevenção e o tratamento de doenças como  asma,rinite,dermatite atópica, urticária dentre outras enfermidades. Aleitamento materno, vacinas, prevenção de acidentes, acompanhamento do crescimento e orientação para o melhor desenvolvimento desses pacientes, são também algumas das atribuições do pediatra.O Centro Médico São Gabriel traz para Brumado e região o pediatra Dr. Thomás Caires.  Agende sua consulta: (77) 3441-1502 l (77) 99925-8807 (WhatsApp).



Lama de obra invade casas e moradores perdem tudo em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

“Fica o trauma. A gente não sabe se seremos ressarcido, não tem como tirar da mente o desespero da minha família, que ficou presa dentro de casa e só saiu com ajuda de vizinhos”, afirma Vânios José. Dono da casa que foi invadida pela lama, na madrugada desta segunda-feira (18), no bairro São José, próximo a Praça Edimundo Dantas Coelho, em Brumado. Mais quatro casas vizinhas também foram atingidas. A lama desceu da construção que canaliza um riacho no bairro, após a forte chuva que atingiu a cidade na madrugada. Os moradores afirmaram que já haviam alertado a construtora responsável sobre o possível alagamento. No rua moram cinco famílias, Vânios realtou que na chuva de domingo a tarde ele já temia o pior. "Agente já vinha alertando empreiteiro, a prefeitura, os engenheiros da obra sobre essa canal que de grosso modo construiu uma barragem no meio das duas vias", relatou. Ainda de acordo com o morador, desde o início da obra que começa próximo ao IFBA e termina no bairro Santa Tereza, próximo as casas onde foram atingidas, não existe nenhuma saída de água das chuvas para o córrego. "Não sou nenhum engenheiro, mas todos podem ver que não existe escoamento da água que vem de lá de cima para o fim da rua. Ou seja todo riacho está canalizado, mas se criou uma barragem nas duas vias, não tem como ela escoar para o riacho. Se não pode escoar, para que serve esse canal?", indagou o morador.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Carlos Henrique, outro vizinho da rua, ficou preso dentro da casa com a famiília porque o portão da casa dele foi empurrado pela força da água. Eles foram resgatados somente com a chegada de vizinhos, que arrombaram o portão. Carlos disse que mora no local por mais de 11 anos, mas nunca presenciou uma inundação como a desta madrugada. “Eu moro aqui há anos, já vi chuvas muito mais fortes que essa, nunca entrou água na minha casa. Eu não sei o que eles fizeram que a água represou. Não tinha para onde ela escoar e não venceu e a água veio para dentro de casa. Salvei minha família graças a Deus, mas perdi meus móveis”, afirmou. De acordo com a previsão do tempo, choveu 27 milímetros em Brumado. Ao longo do domingo (17) e madrugada de segunda (18). As marcas da lama mostram que a água chegou à 30 cm do chão, e deixou um cenário de destruição. A família perdeu eletrodomésticos, móveis, roupas, veículos. O local está totalmente tomado pela lama. “Lá no fundo da casa tem um muro que tivemos que quebrar para a água sair”, relatou Henrique. Além da casa de Vânios e Carlos, outras três casas foram invadidas pela lama, que cobriu o chão dos locais.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Clínica Master: Atendimento em Psiquiatria

Foto: Divulgação

A Clínica Master está sempre atenta e preocupada em oferecer o que há de melhor para seus pacientes. Agora oferecendo atendimento em psiquiatria com a Drª. Claudia Felizola. Primeira agenda no próximo dia 16 de março. Ligue e agende a sua consulta! A Clínica Master, na rua Donizete Alves Lima, nº 225, no bairro Nobre (Próximo ao hospital regional). Telefones 77 3441-5396 | 77 99991-5396 (whatsapp) | 77 99126-1903.



Brumado: 'Gatuno' é preso pela PM logo após roubar moto no bairro São Jorge

Foto: Divulgação

Na madrugada de sábado (16), por volta das 03hs, a Policia Militar recebeu uma informação via Cicom dando conta que nas proximidade da ponte do Bairro São Jorge, havia um homem empurrando uma motocicleta em atitude suspeita. Diante da solicitação a rádio patrulha imediatamente foi pro local e constatou que o indivíduo empurrava uma moto CG 150 Titan de cor preta e placa ECS-2C71. Ao avistar a viatura, o meliante empreendeu fuga, pulando no esgosto, porém, o cerco foi feito e ele acabou sendo capturado. Após consulta, verificou-se que a moto havia sido  furtada nas proximidades da Av. Mestre Eufrásio. Por essa razão, o autor e o veículo furtado foram conduzidos e apresentados na sede da delegacia de Brumado, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.



Unip: A Educação transforma sonhos em realidades!

Foto: Divulgação

Assim, neste desejo de sermos realizadores de sonhos profissionais a Universidade Paulista – UNIP, educação a Distância – Polo  Brumado, está com descontos imperdíveis para a sua qualificação, são cursos de Bacharelado e Licenciatura, Superior de tecnologia e pós-graduação de alta qualidade esperando por você. Em 2019 dê um passo além e venha ser UNIP conosco, o processo seletivoestará aberto até o mês de Março, utilize a sua nota do Enem ou agende sua prova pelo site: www.unip.br/ead. Matricula por apenas R$ 60,00 (sessenta reais), a primeira mensalidade de fevereiro por R$ 149,00 (Cento e quarenta e nove reais) edescontos que chegam de 30 % a 50% em nossos cursos. Você decide onde e como estudar, temos apoios acadêmicos e tutorias 24hs por dia e uma excelência em educação, venha ser top na Universidade Top no mercado de trabalho. Polo Brumado na rua Exupério Pinheiro Canguçu, 299 – Centro, fone: 77 3441-3703 / 77 99973-6727 (Whatsapp).



Apagão de 40 minutos atinge Brumado e municípios da região

A sinalização semafórica ficou comprometida - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um apagão foi registrado na tarde deste domingo (17), por volta das 14:20h, em Brumado e vários municípios da região. O apagão que durou cerca de 40 minutos causou queda nos sinais de telefonia móvel, internet, TV e emissoras de Rádio em Brumado. Houve registro de apagão em cidades próximas como: Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Aracatu, Malhada de Pedras e outras. O fornecimento de energia foi restabelecido às 15h. A Empresa Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), ainda não se pronunciou sobre o fato.



Brumado: Choveu forte na madrugada desta segunda-feira (18) na 'Capital do Minério'

Foto: Luciano Santos l 97News

Choveu bastante na madrugada desta segunda-feira (18), em Brumado. Os serviços de meteorologia previam 15 mm de chuva durante a noite de domingo (17), mas o volume foi maior na madrugada, chegando aos 27mm. Na cidade, a chuva teve início por volta de 00h30 desta segunda e se manteve durante a madrugada. As previsões meteorológicas apontam que a semana continuará chuvosa até a quinta-feira (21). Choveu bastante também em várias cidades da região.



Bahia bate o Vitória da Conquista e assume a liderança do Campeonato Baiano

Foto: Reprodução l Rádio Excelsior

O Bahia superou o gramado pesado do Lomanto Júnior, em Conquista, castigado pela forte chuva que atingiu a cidade uma hora antes do jogo, e venceu o Vitória da Conquista por 3 a 1, com gols de Iago, Nilton e Silvio, contra. Patuta descontou para os donos da casa. Com o resultado e beneficiado pelo tropeço do Bahia de Feira, o Tricolor assume a liderança do Campeonato Baiano, mas vale lembrar que o Vitória, seu rival, tem um jogo a menos. Uma hora antes do início do jogo, uma forte chuva caiu em Vitória da Conquista, provocando alagamentos e assustando torcedores, muitos deixaram o estádio. A partida, inclusive, esteve ameaçada de não acontecer. Pouco antes de a bola rolar, a chuva deu uma trégua, e a bola pôde rolar. O Bahia volta a campo nesta quinta-feira (21), quando vai ao Uruguai para uma partida decisiva contra o Liverpool-URU, pela Sul-Americana. Já o Conquista encara o Fluminense de Feira no próximo domingo (24), pelo Baianão.



Agência Nacional de Mineração recomenda extinção de barragens a montante até 2021

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Mineração (ANM) pretende executar uma resolução para encerrar as atividades das barragens denominadas “a montante” até 15 de agosto 2021. No Brasil existem 84 barragens desta modalidade em funcionamento atualmente, e entre elas 43 são classificadas de "alto dano potencial": quando há risco de rompimento com ameaça a vidas e prejuízos econômicos e ambientais. A agência recomenda que a resolução seja publicada de forma imediata, “desde que possível e viável juridicamente”. “A ANM propõe algumas medidas que salvaguardarão a sociedade brasileira de possíveis rupturas destas estruturas, permitindo que a mineração continue tendo um papel vital para o desenvolvimento da sociedade e de tantos municípios mineradores que possuímos no país”, diz em nota técnica. A nota técnica da ANM foi divulgada na noite de sexta-feira (15) e uma resolução é aguardada no Diário Oficial da União.



Brasil vai precisar de 10 mi de profissionais em saúde e educação até 2040, diz BID

Foto: Reprodução

Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) afirma que o Brasil vai precisar de cerca de 4 milhões de professores, 1 milhão de médicos e 4,5 milhões de enfermeiros em 2040. Chamado "Educação e Saúde: os setores do futuro?" e disponível em espanhol, o estudo projeta qual será a demanda futura de profissionais no que chama de setor social na América Latina. O resultado indica que o número de profissionais nessas áreas quase dobrará no período. O crescimento dessas profissões é atribuído pelo BID à dificuldade para automatizar as atividades feitas por seus profissionais, ao envelhecimento populacional e ao potencial de aumento de matrículas no sistema educacional. Segundo o BID, um terço dos professores e dois terços dos médicos da região que estarão ativos em 15 anos serão formados por pessoas que ainda não entraram no mercado de trabalho. Para chegar aos resultados, foram analisadas diferentes variáveis. No caso da educação, entraram na conta dados como população em idade de estudar e número de crianças por professor. Já em saúde, levou-se em consideração a proporção de médicos em relação à população de idosos que existirá nas próximas décadas, assim como a proporção de enfermeiros por médico. O estudo também analisa a evolução do emprego de professores, médicos e enfermeiros durante as últimas quatro décadas na América Latina e o Caribe. Segundo a publicação, a diferença salarial em atividades de homens e mulheres ligadas à saúde e educação é menor do que em outros setores. O estudo afirma que, na região, as mulheres com educação pós-secundária ainda ganham em média 28% menos que os homens. Por outro lado, em educação e saúde essa diferença é de aproximadamente 10%. De acordo com o BID, o número de profissionais de educação e saúde quadruplicou em quarenta anos e atualmente 11 milhões de pessoas trabalham como médicos, enfermeiros e professores na região analisada.



Brumado: Estudantes participam de tarde de autógrafos com prefeito Eduardo Vasconcelos

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Os alunos da Escola Municipal Professor Roberto Santos, no bairro Dr. Juracy, em Brumado, tiveram um encontro especial no fim da tarde de quinta-feira (14), por volta das 17h30. O grupo que retornavam para as suas casas, após 10 horas de atividades de período integral, encontraram o prefeito Eduardo Vasconcelos, o qual estava fazendo a fiscalização do muro de arrimo que está sendo construído as margens do Rio do Antônio. Participaram de um bate papo sobre a educação do município e, para a surpresa do gestor, eles pediram autógrafos, e prefeito gentilmente atendeu a todos. Para o Eduardo, o carinho dos alunos é uma demonstração de que a educação está indo no caminho certo. "Minha surpresa foi os autógrafos, mas de uma coisa eu tenho convicção, o futuro da educação começa a ser construído, porque somente por meio da Educação que poderá se materializar o sonho de uma sociedade mais justa e igualitária", escreveu nas redes sociais. Ainda segundo o gestor, a transformação vem acontecendo, e a prova são as 30 escolas municipais, as quais já estão funcionando em tempo integral. "Isso vem comprovar que o município está completamente sintonizado aos novos parâmetros que estão sendo adotados pelo MEC, os quais preconizam que a partir do ano que vem essa será uma norma educacional", relatou Vasconcelos. Conforme escreveu, Eduardo diz que os brumadenses já começam a compreender a nova dinâmica do ensino. Mas mesmo assim ele admite que algumas pais resistem em não conseguiram ainda assimilar a importância desta nova metodologia. 



Artista plástico 'Dil Rocha' recebe Prêmio Giuliano Ottaviani; o brumadense ficou em 1º lugar com o quadro 'Pedalando na Trilha'

Foto: Reprodução l Rede Social

Trata-se do Prêmio Giuliano Ottaviani, que acontece no Centro de Cultura da Câmara Municipal, em Salvador. Concedido anualmente em vários países, o prêmio reúne artistas que se destacam em diversos segmentos das artes, e foi idealizado pelo artista Italiano Giuliano Ottaviano, criador do Prêmio Internacional. Um dos grandes expoentes da nova geração, Adriano Rocha Silva, de 38 anos, o Dil Rocha leva o prêmio com a obra "Pedalando na Trilha", feita com técnica à óleo e dimensões em 3D. Sobre tela, a obra faz uma referência ao esporte brasileiro. A obra, que mostra ciclistas pedalando na trilha com lama, foi exposta na 7ª Edição da ARTEXPO. Dentre inúmeros trabalhos feitos Brasil afora, Dil Rocha leva o prêmio de Honra ao Mérito. 

O quadro com detalhes em 3D, impressiona com a qualidade da pintura - Foto: Reprodução l Rede Social

O brumadense vive um momento único na trajetória com a indicação para o seu primeiro prêmio. Dotado de efeitos, o quadro mostra detalhes como gotas de água que parecem sair da tela, detalhes que impressionam. Alguns pensam que a tela é uma foto impressa. Mas na realidade, tudo foi feito a pincel. Ainda na capital baiana, o brumadense falou ao 97NEWS sobre sua satisfação em receber um prêmio como este. "Primeiramente só tenho agradecer a Deus e a todos que fizeram parte dessa família Eclética. Obrigado Brumado, obrigado Giuliano Ottaviani, a Marly Ramos e a todos que acreditaram no meu trabalho", destacou Dil. O evento se encerra hoje com um grande coquetel para os participantes.

Foto: Reprodução l Rede Social


Após um mês e meio baiano é o último vencedor da Mega da Virada a retirar o dinheiro

Foto: Reprodução l G1

O único ganhador da Mega da Virada que ainda não havia resgatado o prêmio de quase R$ 6 milhões do concurso, após quase dois meses desde o sorteio, retirou o dinheiro, nesta semana, de acordo com informações da Caixa Econômica Federal. A aposta foi feita na cidade de Euclides da Cunha. O ganhador tinha até abril para pegar o prêmio. Segundo a Caixa, o baiano fez o saque na última segunda-feira (11). Contudo, o local onde foi realizado o serviço não foi divulgado. Além deste jogo, outros dois foram vencedores em Euclides da Cunha. As apostas foram feitas em duas lotéricas diferentes. Uma delas, teve a fama de "pé quente" aumentada após o sorteio. O concurso também gerou polêmica no município, com a suspeita de que um bolão teria levado o prêmio. A Mega da Virada também fez vencedores em outras quatro cidades baianas. São elas: Salvador (1), Feira de Santana (1), Mata de São João (1) e Valença (1). Todos, incluindo os outros dois ganhadores de Euclides, sacaram o dinheiro pouco tempo após o sorteio.



Previsão indica vento forte e chuva na tarde desta sexta-feira em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A previsão do tempo para esta sexta-feira (15) em Brumado é de chuva e tempo instável, por conta da formação de um sistema de baixa pressão. Segundo o site Clima Tempo, que divulga o monitoramento do tempo e do clima, a previsão é que chova no fim da tarde e a noite nesta sexta. A previsão aponta 10mm de chuva. O que chama a atenção nessa tarde, são os ventos fortes que começaram a varrer a cidade, deixando um cortina de poeira em alguns bairros. Por causa do tempo fechado, as temperaturas devem ser amenas e as máximas durante o fim da tarde chegam a 27°C. Para este sábado, a previsão aponta uma manhã de sol, com nuvens no período da tarde e possíveis pancadas de chuva. A noite o tempo permancerá nublado. As temperaturas serão mínima de 22ºC e máxima de 32ºC. Possíveis pancadas de chuva no fim da tarde de sábado.



Brumado: Câmara de Dirigentes Lojistas pede flexibilização na implantação da 'Zona Azul'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O diretor de relações institucionais da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Orlando Gomes, participou na última semana no Auditório da CDL de uma reunião para discutir a implantação do estacionamento rotativo (Zona Azul) em Brumado. A implantação do Estacionamento Rotativo, faz parte do projeto de reorganização do trânsito na capital do minério e, é uma das reivindicações antigas da atual gestão. Diante das indagações do Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), André Cardoso, dizendo que não teria volta e que o martelo já foi batido, o membro da CDL, Orlando Gomes, pediu flexibilidade a SMTT. Segundo Gomes, na reunião, os comerciantes não tiveram a chance de debater sobre o assunto. “Fomos recebido de forma que não poderíamos mais contestar. Já estava autorizado. Disseram que era lei e, deveríamos aceitar. E que naquele momento, só estávamos ali para demarcar os locais onde cada comerciante vai realizar a carga e descarga das mercadorias”, disse ao 97NEWS. Para o diretor, a organização do trânsito no centro comercial é bem vinda, e de grande interesse para os lojistas, mas ha uma necessidade de reavaliação do mapa e os preços que serão praticados. “Não queremos nos opor ao estacionamento rotativo, mas nós lojistas, estamos tentando nos aproximar da Superintendência para entrarmos em um consenso. E além disso, discutir valores.”, afirmou Gomes. Questionado sobre o porquê de não terem atendido o chamado da SMTT para as reuniões, Orlando admitiu que houve falha dos comerciantes em não debater o assunto", finalizou. 



Brumado: Cratera se abre em antiga galeria de água próximo a 'passagem em nível' na rua que liga os bairros São Felix ao Centro

Foto: Luciano Santos l 97News

A Prefeitura de Brumado, interditou nesta sexta-feira (15) parte da rua que liga os bairros São Felix ao Centro onde uma cratera se abriu em frente a "Passagem em Nível". De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, uma galeria pluvial que foi construída no local há anos, não aguentou e a laje cedeu após a passagem de caminhões pesados. A ocorrência foi registrada no cruzamento com a nova ponte do São Felix e a Universidade Estadual da Bahia (UNEB). A cratera se abriu em parte do subsolo da galeria. No momento do desabamento, uma carreta tinha acabado de passar pelo local. Ninguém se feriu. 

Foto: Luciano Santos l 97News

"O que acontece é que essa galeria foi construída ha muitos anos atrás, por conta da corrosão, e com o passar do tempo, acabou gerando o deslocamento e retirada da base de asfalto na via pública, com afundamento", explica um morador do local. O buraco tem cerca de três metros quadrados e quatro de profundidade. O espaço foi interditado pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e a Secretaria de Infraestrutura do município divulgou que ira realizar a manutenção no local. 



Homem morre após procedimento de endoscopia em clínica particular

Foto: Ilustrativa

Um homem, de 51 anos, morreu após passar mal durante uma endoscopia em Feira de Santana. Segundo a polícia civil, Edilberto Lopes Batista, morreu nesta quarta-feira (13) após o procedimento em uma clínica particular. Ao Bahia Notícias, a filha do industriário, Nayla Rocha Batista, disse que acompanhava o pai no exame, quando verificou movimentação intensa de médicos no local. Segundo Batista, que faz curso técnico de enfermagem, após ter negada permissão para entrar na sala, ela conseguiu entrar e foi dito que o pai tinha sofrido um edema de glote e uma parada cardiorrespiratória, mas que ocorreria melhora. Depois, segundo ela, afirmaram que “não havia mais nada a fazer”. A filha da vítima ainda contou que após saber do ocorrido, uma ambulância do Samu levou o corpo em uma cadeira de rodas até a residência, no bairro Brasília. Um laudo do Departamento de Política Técnica (DPT) sobre o caso deve sair em até 45 dias. O caso é investigado pela 2ª Delegacia de Polícia Civil de Feira de Santana. 



Brasil corre risco de perder selo de erradicação do sarampo

Foto: Reprodução

O Brasil corre o risco de perder o certificado de erradicação do sarampo, obtido há três anos. Sem conseguir controlar a transmissão da doença e com baixa cobertura vacinal, o País tem no momento três Estados com surto: Amazonas, Roraima e, mais recentemente, o Pará. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, admitiu nesta quinta-feira (14), haver ainda risco de casos na Bahia, por causa do fluxo de transporte nesse período do ano. Segundo o site Correio 24h, apesar do número expressivo de registros no País, é ainda baixo o porcentual da população imunizada. Dados preliminares do ministério indicam que metade das cidades não atingiu a meta de cobertura vacinal – igual ou superior a 95%. O certificado de erradicação é retirado quando se registra a transmissão da doença durante um ano. A data-limite é a próxima segunda-feira, dia 18. A definição do status brasileiro, contudo, será conhecida só dias depois, com a confirmação da doença. Isso geralmente ocorre em um intervalo de até dez dias. Dentro do ministério, porém, o desfecho é dado como certo.