ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil: Número de mulheres presas é oito vezes maior em 16 anos

Violência: Casal é morto a tiros na tarde de hoje (16) em Vitória da Conquista

Brumado: Queda de sistema suspende cadastro de biometria do TRE e eleitores sofrem em fila

Brumado: Família procura por Edinha que está desaparecida desde a última quinta-feira (12)

TRE garante recadastramento de eleitor em Planalto

Comunicado: Poder Legislativo de Brumado

Pioneirismo: Prefeitura de Brumado desenvolve segunda etapa do rastreamento dos veículos que realizam o Transporte Escolar

Tragédia na Lapa: Pai e filho morrem afogados durante banho no Rio São Francisco

Presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos entrega convite de sessão solene a presidente da OAB de Brumado

BA-148: Veículo com placa de Brumado se envolve em acidente com uma S10

Campeonato de Futebol de Itaquaraí 2017: Após intensa disputa, equipe da casa se sagra campeã em disputa de pênaltis

Empresa de Vitória da Conquista dá exemplo e ganha o mercado brasileiro

PF encontra digitais de secretário parlamentar de Lúcio Vieira nos R$ 51 milhões

Chapada: Focos de incêndio atingem regiões em Andaraí e na divisa de Barra da Estiva e Ituaçu

Angiologia na Clínica Master com Dr. Thiago Marques Coelho

Salvador: PF faz busca em endereço de Lúcio Vieira Lima

Café da Manhã: As delícias com uma qualidade inigualável você só encontra na Padaria Divina

PF cumpre mandado de busca e apreensão no gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima

Para se afastar do Z4, Bahia recebe o líder Corinthians na Arena Fonte Nova

Moradores da Rua Senhora Santana são vítimas de refluxo de esgoto; 'a água está voltando contaminada', relatam


Brasil: Número de mulheres presas é oito vezes maior em 16 anos

Foto: Luiz Silveira l Agência CNJ

A representação de mulheres na população prisional do Brasil multiplicou por oito em 16 anos. Passou de 3,2% para 6,8 % neste período. O dado é do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça publicado pelo site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicados na última sexta-feira (13), que revela o aumento da quantidade de presas de 5.601 em 2000 para 44.721 em 2016. Ainda de acordo com os números do Depen no CNJ, o Brasil possui a quinta maior população de detentas do mundo, a terceira se considerados ambos os sexos. Das 1.422 prisões brasileiras, 107 igual a 7,5% são exclusivamente femininas e outras 244 igual 7% mistas. Entre as 44,7 mil detidas, 43% são provisórias, à espera de julgamento definitivo. A presidente do conselho e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, visitou unidades prisionais para mulheres de três Estados. Desde o início da série de inspeções, em outubro de 2016, a chefe do Poder Judiciário teve contato com internas no Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Bahia. Ainda conforme a publicação, cerca de 60% das detidas respondem a crimes ligados ao tráfico de drogas. A maioria delas, contudo, não tem ligação com grupos criminosos e tampouco ocupa postos de chefia, sendo coadjuvantes, informa o Depen. 

 

Apenadas da Bahia

As unidades baianas acompanham os dados revelados pelo Depen, mas no único Conjunto Penal Feminino do estado, localizado no Complexo Penitenciário da Mata Escura, a população carcerária está aquém da capacidade. Luz Marina, de agente penitenciária a diretora está há 27 anos na unidade. Ela explica porque existem mais vagas que presidiárias. 

“O número vem crescendo muito, mas na nossa unidade está aquém da capacidade porque eu faço um trabalho também de defensora. Eu fico provocando o judiciário. Fico buscando defensoria para atuar na unidade. Também as presas quando progridem do regime fechado para o semiaberto, elas têm a pena convertida em prisão domiciliar. Porque o estabelecimento não é adequado para o regime semiaberto nem aberto. Primeiro porque a Bahia não tem casa de albergado para mulheres. Segundo o semiaberto, não existe uma colônia penal agrícola ou similar para mulheres”, explica Luz Marina, que ressaltou a importância de “construir uma colônia penal para mulheres na Bahia”. 

Luz Marina reconhece o aumento no número de mulheres nos presídios femininos, a partir da unidade dirigida por ela. “Eu noto que nestes 27 anos, essa população vem aumentando. Em 26 de abril de 1990, no meu primeiro plantão nós custodiávamos 30 mulheres. Atualmente tenho 106”, pontua. 

O empoderamento feminino negativo e o tráfico de drogas estão entre os fatores que tem contribuído para o aumento no número de mulheres encarceradas, segundo Luz Marina. “Muitas mulheres estão assumindo o lugar dos maridos, participando ativamente de associações crimes, elas estão gerenciando o tráfico de drogas e muitas vezes até para o sustento da família, porque o marido está preso, mas tem aquelas que querem estar no tráfico para ostentar, para promover a ostentação, por valorizar mais o ter do que ser, além do empoderamento feminino de forma negativa, entendo que deve ocupar o lugar do homem também no crime. O que ocorre também é que existem muitas usuárias de drogas, que para sustentar o vício, vão traficar, roubam e ficam nas mãos do traficantes”, pondera. 

A Redação solicitou a Secretaria Penitenciária e Ressocialização (Seap) informações sobre ampliação de serviços e assistência a população carcerária feminina, mas até o final desta matéria, não houve resposta. 

CONTINUE LENDO


Violência: Casal é morto a tiros na tarde de hoje (16) em Vitória da Conquista

Casal ainda não foi identificado. Eles estavam próximos a um motel, quando foram alvejados e mortos (Foto: Reprodução)

Um duplo homicídio foi registrada na tarde desta segunda-feira (16), ao lado do motel Del Rey, no bairro Kadija. Um casal se encontrava em um moto, quando foram alvejados por arma de fogo. Os autores do crime fugiram sem deixar pistas. Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estão no local. A princípio as vítimas seriam identificadas como Luana e Felipe, o que ainda não foi confirmado.



Brumado: Queda de sistema suspende cadastro de biometria do TRE e eleitores sofrem em fila

Foto: Luciano Santos l 97News

Os eleitores que procuraram o Tribunal Regional Eleitoral de Brumado (TRE/BA), enfrentaram transtornos e não conseguiram atendimento na manhã desta segunda-feira (16) para cadastro da biometria. A situação aconteceu porque o sistema do Tribunal ficou fora do ar por quase toda a manhã e só começou a ser normalizado por volta das 11h. Além do serviço de biometria, o público teve problema para fazer todos os outros serviços eleitorais. Houve muita reclamação. "Eu cheguei aqui 7h, tô ali na fila. Nós esperando, e o pessoal já estava desistindo de cansado", contou a costureira Elisângela Silva. "Cheguei 5h da manhã, peguei a senha", relatou outra eleitora que até as 10h40 não tinha conseguido qualquer atendimento. De acordo com o TRE/BA, os transtornos ocorridos no atendimento ao eleitor foram provocados por uma instabilidade no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que precisou ser desligado durante o fim de semana por conta da manutenção da rede elétrica do órgão. Disse ainda que a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE está monitorando o sistema, assim como o STI do TRE baiano. A interrupção atingiu todo o país. Ainda segundo o TRE/BA, o atendimento ao público voltou a ser realizado às 11h10, o horário em que o sistema foi normalizado. Confira a Nota enviada a nossa Redação.

COMUNICADO


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informa que todos os serviços da Justiça Eleitoral, inclusive aqueles oferecidos por meio da internet, estarão suspensos a partir das 20h desta sexta-feira (13/10). A interrupção ocorre em razão de testes a serem realizados na rede elétrica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e deverá perdurar até às 8h da segunda-feira (16/10).

 
A indisponibilidade de todos os serviços informatizados mantidos pelo TSE durante o período foi informado aos TREs por meio do Memorando nº 61. No documento, a equipe de engenharia do órgão superior esclarece que “testes a serem realizados com a rede elétrica são tais que colocariam em risco equipamentos e dados mantidos no CPD”.


Serão afetados pela indisponibilidade dos serviços: atendimento a eleitores por qualquer Cartório Eleitoral; o sistema PJE de toda a Justiça Eleitoral e respectivos Diários de Justiça; portais de internet de toda a Justiça Eleitoral; serviço de agendamento para a biometria; recebimento e envio de e-mail externos à Justiça Eleitoral; emissão de Certidão de Quitação Eleitoral, entre outros.

 

ASCOM TRE/BA

CONTINUE LENDO


Brumado: Família procura por Edinha que está desaparecida desde a última quinta-feira (12)

Edinha está desaparecida já há cinco dias (Foto: 97NEWS)

Casos de pessoas que somem sem dar explicações continuam acontecendo em Brumado, deixando assim as famílias em forte estado de apreensão, já que a violência teve um crescimento significativo nos últimos anos. O novo episódio nesse sentido aconteceu na Fazenda Tanquinho, zona rural de Brumado que fica próxima à BA-262. Segundo relato passado à redação do 97NEWS por familiares, Edina de Jesus Araújo (40), conhecida por "Edinha" desapareceu desde às 14h da última quinta-feira (12). Ela tem cerca de 1m60cm, pele clara e cabelo cacheado. O motivo da preocupação da sua familia é que ela tem problemas com o álcool, então, quem tiver informações do seu paradeiro entrar em contato com o celular (77) 9.9200-5199



TRE garante recadastramento de eleitor em Planalto

(Foto: Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) vai realizar o recadastramento com biometria no município de Planalto, conforme assegurou, hoje (16), o seu presidente, desembargador José Edivaldo Rotondando, à bancada de oposição na Câmara Municipal, que esteve acompanhada do ex-prefeito Cloves Andrade e o deputado estadual Zé Raimundo. Estiveram na comitiva os vereadores Flavio Nogueira Dos Santos, Rene Rodrigues, Danilo Campos e Hernildo Bandeira Costa. Na audiência concedida ao deputado e as lideranças oposicionistas de Planalto, o presidente do TRE garantiu ainda que nenhum eleitor terá o seu título cancelado até que o cadastramento seja realizado no município, o que impediria o acesso do eleitorado a programas e benefícios públicos, como o bolsa-família e a aposentadoria, além de acarretar outros prejuízos. O recadastramento será feito na sede do município planaltense, assim que for concluído o dos eleitores de Barra Choça, quando as máquinas de biometria serão remanejadas. “Além da sede, o recadastramento deve chegar também aos distritos”, contou Cloves ao sair do encontro com o presidente do TRE”.



Comunicado: Poder Legislativo de Brumado

(Divulgação)

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado comunica a todos que na próxima sexta-feira (20.10) serão realizadas duas sessões, sendo a Ordinária no horário das 9h00, conforme Portaria nº 121/2017 de 16 de outubro de 2017, que dispõe sobre a redefinição de Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, e às 19h00 Sessão Solene para entrega de Título de Cidadão Brumadense ao Desembargador Lourival Trindade.

(Divulgação)


Pioneirismo: Prefeitura de Brumado desenvolve segunda etapa do rastreamento dos veículos que realizam o Transporte Escolar

A segunda etapa do projeto contemplou inúmeros veículos que realizam o serviço (Foto: Divulgação)

A implantação de rastreadores nos veículos que realizam o Transporte Escolar é um projeto pioneiro, fazendo com que Brumado seja o primeiro município do interior a utilizar esse moderno sistema que dará muito maior transparência e segurança para a realização deste importante serviço. Solicitado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos, que adotou para a sua gestão o slogan "Educar para Libertar", o que mostra uma sintonia fina com os avanços educacionais no município e operacionalizado pela empresa Transbus por meio da competente empresa RotSat, o projeto foi iniciado em julho de 2017, onde alguns veículos, em fase de teste, receberam os rastreadores para se verificar a viabilidade do sinal das operadoras de telefonia celular. Agora, neste mês de outubro está sendo realizada a segunda etapa, com a implantação de mais rastreadores em novos veículos, que agora irão contar com uma aferição precisa das rotas, dias trabalhados, tempo de funcionamento dos veículos e velocidade. A projeção é que o projeto seja concluído ainda este ano, com a instalação de rastreadores em todos os veículos terceirizados que realizam o transporte escolar em Brumado. É um grande avanço que mostra que Brumado está na vanguarda da transparência do setor, fazendo com que os milhares de alunos possam contar com um serviço de alta qualidade que irá contribuir também com a segurança e uma maior qualidade no ensino.



Tragédia na Lapa: Pai e filho morrem afogados durante banho no Rio São Francisco

Garoto teria ido buscar uma bola na parte funda do rio. Ao ver o filho se afogando, o pai em desespero tentou socorrê-lo, mas também sumiu nas águas (Fotos: Reprodução)

O que deveria ser um momento de diversão para uma família, se transformou em tragédia na tarde deste domingo(15), em Bom Jesus da Lapa, quando pai e filho morreram afogados na Praia da Coroa, no rio São Francisco. Segundo informações Melquizedeque estava brincando de passar a bola com a irmã. A bola então passou da boia em uma parte mais funda, ele foi buscar e começou afundar, o pai vendo que o menino estava se afogando, tentou salvar o filho e nesta tentativa acabou sendo levado também pela água, culminando assim numa tragédia. Pessoas que estavam na praia tentaram salvar, no entanto não deu tempo alcançar os dois, e os corpos afundaram e sumiu no local. A Marinha foi acionada deu busca no local até o fim da tarde do domingo, no entanto sem sucesso. Os corpos até o momento ainda não foram encontrados. Paulo residia na Rua São Cristóvão, no Bairro Cavalhada, em Bom Jesus da Lapa. Ele era evangélico e exercia o cargo de presbítero na Igreja Assembleia de Deus. A Marinha e pescadores continuam na manhã desta segunda-feira (16), as buscas pelos corpos de Paulo e Melquizedeque, pai e filho que morrem afogados na tarde deste domingo na Praia da Coroa no Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa. Segundo o vereador Irmão Romilson, que acompanha de perto as buscas, vai ser providenciado uma rede de arrasto, para ver se conseguem encontrar os corpos no local que o fato aconteceu.



Presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos entrega convite de sessão solene a presidente da OAB de Brumado

(Foto: Divulgação)

Na manhã desta segunda-feira, 16 de outubro, o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Léo Vasconcelos esteve na sede da OAB- Subsecção Brumado a fim de entregar pessoalmente ao Dr. Osvaldo Laranjeiras, presidente da Ordem, sendo extensivo a todos os advogados que militam na subsecção, o convite da sessão solene de entrega de Título de Cidadão Brumadense ao Desembargador Lourival Trindade, que acontecerá na próxima sexta-feira (20.10) às 19 horas.   Na oportunidade Léo Vasconcelos salientou a importância da presença do Dr. Osvaldo Laranjeiras ao evento, convidando-o para compor a mesa diretora dos trabalhos, que homenageará o Desembargador. “Tivemos a preocupação de entregar pessoalmente o convite ao Dr. Osvaldo Laranjeiras, que é uma referência como profissional na área do Direito e vem efetivando um excelente trabalho à frente da OAB juntamente com os advogados que a compõem, observando a importância da presença de todos na sessão solene”.



BA-148: Veículo com placa de Brumado se envolve em acidente com uma S10

Foto: Reprodução | Whatsapp

Na tarde de ontem domingo (15), dois acidentes foram registrados na BA-148, trecho entre os municípios de Livramento e Rio de Contas, segundo site Livramento Manchete. O primeiro acidente aconteceu por volta das 16:00h nas proximidades do balneário municipal, segundo informações, um automóvel Fiat Uno conduzido por um homem conhecido por Carlinhos capotou e caiu em uma ribanceira na Serra das Almas após o mesmo perder o controle de direção, o veículo teria apresentado falhas nos freios. No momento o veiculo era ocupado por seis pessoas, o condutor do veiculo, uma mulher e mais quatro crianças. Uma equipe do SAMU-192 foi acionada para prestar os primeiros socorros, encaminhando às vítimas com ferimentos leves, UPA 24h de Livramento. O segundo acidente aconteceu por volta das 17:10h, no mesmo trecho, onde dois veículos colidiram. Segundo testemunha, um Gol com placas de Brumado colidiu na traseira de uma caminhonete S10, a Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência e realizar os procedimentos de praxe. Não houve feridos.



Campeonato de Futebol de Itaquaraí 2017: Após intensa disputa, equipe da casa se sagra campeã em disputa de pênaltis

(Fotocomposição: 97NEWS)

Após grandes duelos, a Edição 2017 do Campeonato de Futebol de Itaquaraí chegou ao fim neste domingo (15) com a realização da final entre a equipe da casa e o time de Aracatu. Com a presença de uma grande torcida, os dois elencos mostraram uma grande força na marcação, onde os dois setores defensivos acabaram se impondo sobre os ataques e, no final dos 90 minutos, o placar ficou em 0X0, o que levou a decisão para as cobranças na marca do cal. Mostrando mais competência, o time de Itaquaraí acabou se sagrando campeão pelo placar de 4X3. A vitória foi muito comemorada pelos torcedores que, em seguida, participaram dos shows com o cantor Adriano Souza e a Banda The Luxo, numa festa comandada pela alegria. O campeonato que foi realizado pela parceria entre a Associação de Moradores do Distrito de Itaquaraí, tendo como principal idealizador o esportista Florisvaldo Silva (Deguinha) e o vereador Elias Piau (PV), tendo o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, superou as expectativas e veio confirmar que o Esporte é um grande instrumento para a equalização social. "Realmente foi uma festa linda, com jogos incríveis e uma participação muito especial da torcida, que deu um show à parte", destacou o vereador Elias Piau que ainda citou que "parabenizo a participação de todas as equipes e de todos os que contribuíram para o sucesso do campeonato que foi conquistado por Itaquaraí com muito brilhantismo". A secretária municipal de Educação, Acácia Gondim e o diretor de esportes, Jobson Cruz também estiveram presentes ao evento. Confira abaixo fotos e o vídeo dos pênaltis narrado pelo vereador Elias Piau:

 



Empresa de Vitória da Conquista dá exemplo e ganha o mercado brasileiro

(Foto: Arthur Garcia/Divulgação)

No verão de 1996, o empresário Marcos Fenício Dias era um naturalista recém-formado em agronomia que vivia na pindaíba. Hoje, aos 49 anos é dono de uma empresa que fatura R$ 32,6 milhões ao ano e que está entre as 100 pequenas e médias empresas do Brasil que mais cresceram entre 2014 e 2016, segundo pesquisa da consultoria Delloite divulgada este mês. É Vitória da Conquista, Sudoeste da Bahia, que vem o exemplo para outros empresários – a Alimentos Tia Sônia é uma das cinco representantes baianas no ranking – junto com a GertecBrasil – do segmento de máquinas, equipamentos e ferramenta - a construtora MA Almeida, a CiberianTI e a Morais de Castro Produtos Químicos. Com o pouco dinheiro que Marcos ganhava investia em alimentos saudáveis e algumas poucas viagens. Numa delas, para Machu Picchu, no Peru, recebeu de presente da mãe Sônia Maria Lopes Dias 6 kg de granola caseira - alimento que há décadas é consumido tradicionalmente pela família, de origem portuguesa.  A granola tinha aveia, castanha de caju, tapioca, melaço de cana, gergelim, manteiga, uva-passa, coco e amendoim. Sem ter como levar sozinho a quantidade do lanche materno, Marcos dividiu com os amigos – que na volta da viagem, o incentivaram a produzir fazer a granola para venda. “Peguei R$ 40 emprestado da minha mãe e comprei os produtos da granola. Na cozinha da casa dela, fiz pacotinhos de 200 gramas e vendi tudo em uma semana, e as pessoas querendo mais. Daí em diante, passei a procurar mercados e aperfeiçoar o produto”, conta Marcos, que logo no início retirou o amendoim da receita.

Fábrica na cozinha

A cozinha de casa serviu como fábrica nos primeiros meses. Mas ficou apertada. Mãe e filho passaram então a produzir a granola na garagem com a ajuda de mais dois funcionários, um deles Wagner Amorim, 36, hoje o responsável pela manutenção das cerca de 130 máquinas da empresa, que desde 1999 está no bairro Jardim Guanabara.

O terreno de 900 metros quadrados iniciais logo foi ampliado para 4.000 metros quadrados em 2002. “Mas já está pequeno, nem conseguimos mais respirar direito. Por isso, estamos já planejando a nossa mudança para outro espaço bem maior e com capacidade para triplicar a produção”, disse Marcos, que preferiu segredo sobre a produção da empresa, onde trabalham cerca de 120 pessoas.

O destino é um terreno no Distrito Industrial dos Imborés, onde inicialmente será possível aumentar em 30% a produção da granola que atualmente está em mais de 5.000 pontos de venda do Nordeste, presente em mercados de todas as capitais da região. O alimento é composta por flocos de aveia, rapadura, coco, tapioca, uva-passa, castanha de caju, gérmen de trigo, melaço de cana, manteiga, gergelim e sal marinho.

Tia Sônia, como os amigos de Marcos chamavam a mãe dele, é a marca da empresa, uma das maiores do Nordeste em fabricação de granolas e que aparece na pesquisa anual da consultoria Delloite - mesmo no período de recessão econômica no país.

Para conseguir o feito, além de 40 demissões, a empresa investiu R$ 1,5 milhão em equipamentos mais modernos para a fábrica, terceirizou o serviço de logística, ampliou o prazo de pagamento junto aos fornecedores, reviu o plano tributário e fechou a divisão de beneficiamento de coco, que não era rentável.

A empresa que aparece na pesquisa em 59ª colocada no ranking nacional conseguiu ter crescimento de 19,29% entre 2014 e 2016. “É quase a média de crescimento anual que viemos tendo em outros anos, com exceção de 2015, nosso pior ano”, disse Marcos Fenício. Segundo ele, a empresa vem trabalhando constantemente em inovação de produtos.

“Estamos sempre preocupados em lançar algo novo, bom, que venda muito. Por isso, eu e alguns funcionários estamos sempre indo a feiras de alimentos e de outros setores – como de saúde e bem-estar – para ver quais são as demandas atuais de alimentação. Nosso lema é fazer as pessoas serem felizes se alimentando, que é uma coisa que todo mundo gosta”, contou o ex-naturalista, adepto hoje de um “churrasquinho de leve”. “Não estou tão radical quanto antes”.

Outra frente de atuação da empresa é com relação aos funcionários – eles recebem cursos de aperfeiçoamento dentro e fora da Bahia. “Trabalhamos com processos de treinamentos em diversas áreas de conhecimento, baseados nas demandas dos setores. Existem valores anuais destinados para cursos, mas se surge alguma demanda a mais avaliamos a importância para o aumento do valor destinado. Promovemos diversos treinamentos internos também”, disse a gerente Recursos Humanos Jamaica Cabral.

Valorização das habilidades
Trabalhar as habilidades pessoais também é uma meta da empresa, como ocorreu com o chefe de manutenção de máquinas Wagner Amorin. “Chegaram a me colocar como supervisor de produção, que foi onde comecei e fiquei por cerca de 6 a 7 anos. Mas gostei mesmo de trabalhar com máquinas e a empresa me bancou um curso de eletrotécnico, que é a minha profissão. Muito do que vi no curso já sabia na prática, o que fiz foi aperfeiçoar”, contou Amorin.

Hoje, vendo o crescimento da empresa, a matriarca da família Sônia Maria Lopes Dias, se diz orgulhosa da ideia que teve o filho de produzir granola para venda. “Foi um alimento que sempre fizemos em casa, uma mistura. Meus avós, que eram portugueses, faziam, e eu aprendi com eles”, disse a mulher de 78 anos que hoje vai apenas três vezes à fábrica “só para dar uns palpites”.

“Mas antes, eu chegava às 7h e saia às 19h, eram doze horas de trabalho diário”, ela lembra, informando depois que o marido Otávio da Silveira Dias, de 86 anos, ainda continua firme na empresa, sendo um dos primeiros a chegar e um dos últimos a sair. “É o grande patrimônio da família, construído com muito trabalho e dedicação”, ela comentou.

Maioria das PMEs lançaram novos produtos
A pesquisa da Delloite, realizada em parceria com a editora Abril, teve como objetivo mostrar as estratégias de cada empresa para o reposicionamento no mercado em tempos de crise. Além da Tia Sônia, outras pequenas e médias empresas baianas que aparecem no ranking das 100 que mais cresceram no Brasil entre 2014 e 2016 são a Gertec Brasil (18ª), a MA. Almeida Engenharia (30ª), a Ciberian T.I (58ª) e a Morais de Castro Produtos Químicos (64ª).

Entre as empresas do ranking das 100 que mais cresceram, a mediana do número de funcionários se manteve em 2016 em um patamar similar ao do ano anterior. Já a divisão da receita líquida por funcionário, aumentou em 23% no mesmo período, o que indica que essas empresas obtiveram maior eficiência.
 Realizada desde 2006, a pesquisa, pela primeira vez, além das pequenas e médias empresas, envolveu também outras de maior porte na premiação “Best Managed Companies – Brasil”, com o objetivo de valorizar as melhores práticas de gestão que podem inspirar gestores e empreendedores.
O estudo sublinha que “o mercado brasileiro se mobiliza em torno de soluções para a retomada da atividade econômica no País”, e que, “as pequenas e micro empresas têm muito a contribuir.”

Quase 90% das PMEs do ranking lançaram novos produtos e serviços em 2016, refletindo um esforço dessas organizações de se reposicionar no mercado. Um grupo importante de empresas entre as PMEs classificadas para o ranking está engajado em práticas de fomento à inovação, como investimento em tecnologia, formação de profissionais para lidar com desafios diversos e disseminação de uma cultura aberta a novas perspectivas na solução de problemas.
Quase 70% das empresas contam com uma equipe dedicada (integral ou parcialmente) para a gestão e o desenvolvimento da inovação. Segundo a pesquisa, parte das PMEs que mais cresceram revelou considerar um desafio prioritário o equilíbrio entre a volatilidade da demanda – intensificada no atual cenário econômico – e os custos com fornecedores.

CONTINUE LENDO


PF encontra digitais de secretário parlamentar de Lúcio Vieira nos R$ 51 milhões

(Foto: Divulgação Polícia Federal)

A Polícia Federal encontrou digitais do secretário parlamentar Job Ribeiro, que trabalha para o deputado federal baiano Lúcio Vieira Lima (PMDB), nos R$ 51 milhões apreendidos no ínicio de setembro em um apartamento em Salvador. Job Ribeiro é um dos alvos da ação da PF que acontece nesta segunda-feira (16) em Salvador e em Brasília. As informações são da Globo News. Além dos endereços do secretário parlamentar, são alvos de busca e apreensão o apartamento funcional de Lúcio Vieira em Brasília e sua residência em Salvador. A PF investiga se o congressista tem vínculo com o dinheiro apreendido na capital baiana.



Chapada: Focos de incêndio atingem regiões em Andaraí e na divisa de Barra da Estiva e Ituaçu

As chamas que atingem o Morro de Santa Bárbara, na divisa de Barra da Estiva e Ituaçu, seguem sendo combatidas por brigadistas voluntários | FOTO: Divulgação/Adelmo Cordeiro |

Ao menos dois focos de incêndio florestal foram registrados nos municípios de Andaraí e na divisa entre Barra da Estiva e Ituaçu, na Chapada Diamantina, neste final de semana. Em contato com o Jornal da Chapada, neste domingo (15), o presidente dos Combatentes a Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, disse que o foco de Andaraí foi controlado, mas que o combate poderia ter sido mais rápido com equipamentos melhores e mais novos. “Começou o pesadelo de todos os anos. Hoje [domingo] em Andaraí, um incêndio tomou a região do ‘Feijão Cru’ e foi rapidamente combatido e extinto pela Cifa e bombeiros civis. Mais uma ação rápida e eficiente, evitando maiores danos à fauna e flora local”, salienta Vieira. O outro foco é combatido na divisa de Barra da Estiva com Ituaçu por voluntários dos dois municípios, que já atuam nessas regiões e conhecem o local, embora a falta de recursos humanos e de equipamentos tenham dificultado o primeiro combate. Conforme informações, o incêndio que atinge o Morro da Torre (Morro de Santa Bárbara), está sendo combatido durante esse domingo com maior intensidade. “Estamos indo agora com nove brigadistas para o combate noturno a esse foco no morro. A falta de equipamentos ideais para o combate dificulta a primeira ação, mas estamos uns ajudando os outros e vamos debelar esse fogo”, diz o presidente do grupo de brigadistas ‘Guerreiros de Barra da Estiva’, Edvaldo Miranda Alves. Ainda conforme o presidente da Cifa, Homero Vieira, o calor e o sol forte na Chapada é a marca de tragédia anunciada e há mais de 30 anos tem sido assim. “Passados 30 anos o estado continua ausente. Interesse da ‘Indústria do Fogo’? Muitas brigadas voluntárias nunca receberam os EPIs prometidos e anunciados nas mídias. Mas como sempre digo, os caras [políticos] em suas piscinas de cobertura, não estão preocupados com nossas florestas. Mistura épica de ingerência, incompetência e descaso”, dispara. “Ano que vem daremos a todos eles respostas nas urnas. Senhores políticos estejam certos disto”, completa.



Angiologia na Clínica Master com Dr. Thiago Marques Coelho

Foto: Divulgação

Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos como varizes, feridas crônicas, má circulação, dores crônicas nas pernas, trombose, alterações dos vasos sanguíneos em decorrência da diabetes, dentre outras. A angiologia encarrega-se do diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares. O tratamento consiste em ações para promoção, prevenção, recuperação da saúde através de alterações dos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos usualmente. Somente na CLÍNICA MASTER você encontra o renomado angiologista Dr. Thiago Marques Coelho. A CLÍNICA MASTER fica situada na Rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, punção de mama e tireóide por agulha fina, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, escleroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua consulta! (77) 3441-5396, (77) 99991-5396 e (77) 99126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Salvador: PF faz busca em endereço de Lúcio Vieira Lima

A primeira operação da Polícia Federal na gestão da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, tem como alvo o deputado federal baiano Lúcio Vieira Lima (PMDB), irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB). Os investigadores querem saber se o parlamentar tem ligação com os R$ 51 milhões encontrados em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador, onde foram identificadas digitais de Geddel e do advogado Gustavo Ferraz, ambos presos na Papuda, em Brasília. Na operação deflagrada na manhã desta segunda-feira (16), os agentes da PF cumprem mandados de busca e apreensão no apartamento funcional de Lúcio Vieira Lima, em Brasília, em endereços localizados em Salvador. A ação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin.



Café da Manhã: As delícias com uma qualidade inigualável você só encontra na Padaria Divina

Foto: Divulgação

Comece bem o seu dia! Passe na Padaria Divina, e experimente as mais variadas guloseimas, além do já tradicional pão francês, sempre quentinho. A padaria dispõe de café da manhã todos os dias com: Tortas doces e salgadas, sanduíche natural, salgados, pão na chapa, sucos, vitaminas, farofa de Carne e ainda grande variedade de pães: pão de coco, cenoura, cearense, amanteigado, cebola, salgados diversos, tortas, trufas, pão de queijo, broa de milho e muito mais. Então um dos melhores locais em Brumado para você adquirir essas delícias com uma qualidade inigualável e com preços que cabem no seu bolso é a Padaria Divina, que foi recém-inaugurada, trazendo uma grande opção para milhares de pessoas. Com um atendimento diferenciado, onde os clientes se sentem em casa, já que o ambiente é muito acolhedor. Outra dica maravilhosa são as pizzas brotinho, que tem um toque especial e um sabor único. Então você que ainda não conhece as grandes delícias que só são encontradas na Padaria Divina, não perca tempo vá agora mesmo à Av. Antônio Francisco da Silva, 200, no Bairro do Tanque e prove e comprove a qualidade dos produtos e das promoções irresistíveis. 



PF cumpre mandado de busca e apreensão no gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima

(Foto: Reprodução)

Em um desdobramento da operação que apreendeu em setembro R$ 51 milhões em dinheiro vivo em um apartamento de Salvador, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta segunda-feira (16) no gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) na Câmara dos Deputados. Lúcio é irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, por suspeita de ser o dono da fortuna apreendida no mês passado no apartamento de um bairro nobre da capital baiana. Agentes da PF chegaram a interditar na manhã desta segunda o acesso ao sexto andar do anexo IV, onde fica o gabinete do peemedebista. O G1 tenta localizar a assessoria do deputado. Além do gabinete do deputado, também há buscas na residência de Lúcio Vieira Lima em Brasília e no prédio em que ele e o irmão têm apartamentos em Salvador. Em setembro, as investigações sobre o assunto foram remetidas ao Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo da transferência do caso para o STF são os indícios encontrados nas investigações em relação a Lúcio Vieira Lima, que, na condição de deputado federal, tem foro privilegiado no STF. De acordo com a PF, o apartamento foi emprestado a Lúcio Vieira Lima e era usado por Geddel. A corporação informou ainda que apreendeu uma nota fiscal de uma funcionária de Lúcio Vieira Lima no apartamento onde estava escondido o dinheiro. A operação desta segunda-feira investiga se há relação entre Lúcio Vieira Lima e os R$ 51 milhões. Os investigadores querem saber se ele poderia ser beneficiário ou intermediário do dinheiro. A ação ocorre a pedido da Procuradoria-Geral da República, autorizada pelo ministro Luiz Edson Fachin, do STF.



Para se afastar do Z4, Bahia recebe o líder Corinthians na Arena Fonte Nova

(Foto: Reprodução)

Depois de conquistar um empate contra o Palmeiras, com uma atuação que deixou o torcedor esperançoso, o Bahia volta a campo às 18h (horário de Salvador) deste domingo (15), na Arena Fonte Nova, para enfrentar a equipe do Corinthians, líder da Série A do Campeonato Brasileiro. Essa partida é válida pela 28ª rodada da competição. Para esse difícil duelo o técnico Carpegiani tem cinco retornos, sendo dois deles de atletas titulares, Tiago e Edson, que cumpriram suspensão. Já os outros, Thiago Martins, Matheus Sales e Allione, contra o Palmeiras por questões contratuais. Porém, o comandante do Esquadrão não poderá contar com o atacante Mendoza, que pertence ao alvinegro paulista e não pode enfrentar a equipe. Já do lado paulista, o técnico Fábio Carille teve um sério desfalque de última hora. O zagueiro Pablo, que era esperado para retornar nessa partida, teve constatada uma lesão na coxa e foi vetado. Além dele, o volante Gabriel, cumprirá suspensão e também não poderá enfrentar o Tricolor. Na zaga o escolhido para entrar foi Pedro Henrique, já no meio, Camacho vai enfrentar o clube onde já teve uma passagem.



Moradores da Rua Senhora Santana são vítimas de refluxo de esgoto; 'a água está voltando contaminada', relatam

Os moradores estão revoltados com a situação, pois segundo eles uma água fétida e contaminada está retornando para dentro das casas (Fotocomposição: 97NEWS / Google Maps)

Brumado que hoje tem uma população de mais de 70 mil pessoas é uma das cidades com maior potencial de se tornar um polo regional, mas para isso algumas questões básicas tinham que ser resolvidas e, a principal, é a falta do sistema de esgotamento sanitário na cidade, que traz constantes transtornos para a população, principalmente dos bairros mais afastados do centro. A obra que é a maior urgência do município, estaria orçada em mais de R$ 70 milhões e terá que ser operacionalizada pela Embasa que é a detentora, pelo menos até agora, da concessão para a exploração comercial do abastecimento e do esgotamento, que já deveria ter sido realizado, mas por falta de representatividades políticas de peso, vem sendo postergada pela empresa que deverá receber nova pressão com a renovação da concessão que terá que ser efetivada até o final do ano. Enquanto o problema não é resolvido, a população, como é o caso dos moradores da Rua Senhora Santana no Bairro São Félix terão que continuar sofrendo com os sucessivos refluxos de esgoto para dentro de suas residências como foi relatado na manhã deste domingo (15) à redação do 97NEWS. "Aqui na nossa rua a rede de esgoto está ligada junto com a de água, então, um cano quebrou e fez com que o esgoto voltasse todo para dentro das nossas casas, trazendo um grande sofrimento para todos nós", narraram. Indignados eles ainda destacaram que "a água está contaminada e temos medo de que doenças possam ser contraídas, principalmente pelas crianças. Então pedimos encarecidamente que a Embasa ou a prefeitura resolvam a situação com máximo de urgência, pois não merecemos viver um tormento como esse".