ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Durante fiscalizações na manhã desta quarta-feira (27), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma significativa interceptação de mercadoria ilegal na BR-116, em Vitória da Conquista. Durante a fiscalização de um ônibus de turismo, que seguia da Praia Grande, São Paulo, para Heliópolis, Bahia, agentes da PRF descobriram a presença de mercúrio, uma substância altamente tóxica e de comercialização proibida no país, escondida de forma precária no veículo. O material foi encontrado no compartimento destinado ao repouso do motorista, disposto em sacolas comuns, sem qualquer identificação ou sinalização que indicasse seu perigo potencial. Ao todo, foram apreendidos 55,8 Kg do metal líquido, acondicionados de forma imprópria em recipientes plásticos. A substância é conhecida por seu uso em atividades de garimpo para a extração de ouro, processo que resulta em severos danos ambientais e riscos à saúde humana, incluindo contaminação de corpos hídricos e acúmulo biológico em peixes e humanos. O condutor do veículo afirmou desconhecer tanto a natureza quanto o destinatário final da carga, mencionando apenas que o material havia sido recebido de um serviço de transporte por aplicativo em São Paulo, destinado a uma receptora no interior da Bahia. A PRF prontamente acionou o IBAMA para acompanhamento e providências adicionais, recebendo confirmação sobre a ilegalidade da posse e comercialização do mercúrio, reforçando a suspeita de contrabando. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal local, que tomará as medidas legais cabíveis contra os envolvidos. As autuações foram emitidas referentes ao transporte inseguro e irregular de produto perigoso.



Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Foto: Divulgação

Em um evento realizado na noite desta quarta-feira (27), em Brumado, o vereador Beto Bonelly (PSB) declarou apoio à candidatura de Fabrício Abrantes (Avante) à Prefeitura de Brumado. Durante o evento, Beto Bonelly que desistiu da pré-candidatura a Prefeito destacou o apoio a Fabrício Abrantes. "Fabrício é um jovem preparado, com experiência e visão de futuro. Acredito que ele representa a melhor opção para Brumado neste momento", afirmou Bonelly. Em seu discurso, Fabrício Abrantes agradeceu o apoio de Beto Bonelly e ressaltou a importância da união de forças para o sucesso do projeto político. "A união de Beto Bonelly com nosso projeto demonstra a força e a coesão que estamos construindo para construir um futuro melhor para Brumado", disse Abrantes. 



Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) antecipou a última campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado. Produtores devem imunizar o rebanho de gado a partir da próxima segunda-feira (1°), indo até o dia 30 de abril. Depois, eles terão até 17 de maio para declarar a vacinação e informar a geolocalização das propriedades pelo site ou em um dos 376 escritórios da Adab nos 27 Territórios de Identidade do estado. A agência espera finalizar 146 ciclos de imunização dos rebanhos bovino e bubalino, estimados em quase 13 milhões de cabeças em todo o território baiano, o que coloca a Bahia como o sétimo no ranking nacional do setor. Conforme a Adab, desde 1968, os produtores vacinam rebanhos, e nos últimos 20 anos a Bahia registrou índices vacinais acima dos 90% exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Antes do início da campanha, a Adab informou que já executava a vigilância sorológica, a fim de demonstrar a ausência do vírus na Bahia. A ação faz parte do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) no ano de 2024. O objetivo é comprovar que a Bahia tem condições de pleitear a “Certificação Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação”. 



Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma fábrica de produtos artesanais foi atingida por um incêndio de grande porte, nesta quarta-feira (27), em Guanambi, no sudoeste baiano. O estabelecimento comercial fica localizado na Estrada das Corujas. A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) informou que as chamas atingiram a parte do fundo da fábrica, porém a causa do incêndio ainda é desconhecida. Uma equipe do Corpo de Bombeiros está no local para debelar o fogo. A SMTran enviou caminhões-pipa para o local. Não há registro de feridos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) será acionado para realizar uma perícia na fábrica. Segundo o proprietário, o prejuízo está estimado em R$ 200 mil.



Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica tempo instável e com chuva em grande parte do Nordeste a partir desta quarta-feira (27) até, pelo menos, o próximo domingo (31), com maior destaque para a faixa leste da região, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, incluindo o litoral, desde o Ceará até o Maranhão. De acordo com Inmet, as nuvens carregadas de chuva que vêm do Oceano Atlântico para o continente - propagação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) -, somado a uma maior atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), vai contribuir para a formação de áreas de instabilidade sobre a porção litorânea do Nordeste e, consequentemente, o deslocamento destas para o interior da região. Entre quinta (28) e sexta-feira (29), a previsão indica a intensificação da chuva, com volumes mais significativos, podendo superar 100 milímetros (mm) na faixa leste da região e, pontualmente, no agreste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte. Devido às atualizações dos modelos numéricos de previsão do tempo, é necessário o acompanhamento da atualização diária das previsões do tempo, assim como dos avisos meteorológicos especiais emitidos pelo Inmet. 



Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Foto: Reprodução

Os divórcios seguiram em alta em 2022, tanto na Bahia, mostrando um segundo ano de aumento, de acordo com as Estatísticas do Registro Civil 2022, divulgada nesta quarta-feira (27), pelo IBGE. No estado, foram registrados 23.712 divórcios judiciais ou por escrituras em 2022, número 23,2% superior ao de 2021 (19.244), que já havia sido 21,3% maior do que o registrado em 2020 (15.864). O aumento, entre 2021 e 2022, representou mais 4.468 divórcios realizados em um ano, no estado. Com isso, o total de dissoluções na Bahia, em 2022, foi o maior em 4 anos e o segundo mais elevado nos 13 anos da série histórica recente das Estatísticas do Registro Civil para esse indicador, iniciada em 2009 - só ficando abaixo do número registrado em 2018 (24.952). O crescimento percentual no total de divórcios na Bahia ficou bem acima do verificado no Brasil como um todo, onde o número de dissoluções aumentou 8,6% frente a 2021, chegando a 420.039. A Bahia teve a 7ª maior taxa de crescimento (23,2%) e o 2º maior aumento em termos absolutos de divórcios (4.468), menor apenas do que o verificado em São Paulo (5.898). O aumento dos divórcios contribui para a diminuição do tempo médio de duração dos casamentos. Na Bahia, em 2009, as pessoas que se divorciavam tinham ficado casadas, em média, por 18,5 anos; em 2019, as uniões, no estado, duravam uma média de 15,2 anos; já em 2022, os casais que se divorciaram tinham ficado juntos por 14,9 anos, em média.



Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Foto: Divulgação

A Polícia Militar de Aracatu apreendeu um veículo Fiat/Uno Mille com restrição de furto/roubo, que estava estacionado sem placas na Rua Ednon da Silva Dias, Centro da cidade. Segundo a PM, a guarnição foi informada na noite da última segunda-feira (25) que  um veículo estava estaacionado na rua sem placas. Durante análise ao sistema, foi constatado que o veículo estava com restrição de furto/roubo, o proprietário não foi encontrado no local. O veículo foi encaminhado à Delegacia de Aracatu para as providências legais cabíveis. 



Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Foto: Divulgação l 24º BPM

Um homem foi detido pela Polícia Militar após ameaçar o filho e outros familiares com um pedaço de madeira na zona rural de Brumado. O caso foi registrado na manhã desta quarta-feira (26), e a vítima de 13 anos relatou aos policiais que seu pai chegou em casa com comportamento agressivo e sem falar coisa com coisa passou a ameaçar e agredir com um pedaço de madeira. Com a guarnição no local, o suspeito foi abordado e relatou que o filho não queria mais frequentar a escola e que havia começado a beber e desde então e constantemente encontrado embriagado. Depois disso, o homem foi encaminhado até a Delegacia junto com o adolescente para prestar depoimento.



Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Foto: Divulgação

Já estão abertas as inscrições para a 25ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas - Edição 2024. O evento que completa 25 anos na Bahia chega a bodas de prata, sendo um dos maiores eventos ciclístico de estrada da Bahia. De acordo com a organização, tudo, como sempre, será feito com toda dedicação. Garanta logo a sua participação se inscrevendo no site oficial (veja aqui). A Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas é uma competição que acontece todo mês de setembro entre as cidades de Brumado e Rio de Contas, na Bahia. A largada é dada na Avenida Centenário, em Brumado, e segue um percurso de 77,7 quilômetros até a cidade da Chapada Diamantina.



Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Foto: Divulgação

A partir do dia 1º de abril deste ano o Escritório Malaquias Advogados atenderá em novo endereço em Brumado. Após oito anos atendendo na mesma localização, por necessidade do alavancar profissional e atendimento às novas demandas, os advogados Jorge Malaquias Filho e Igor Queiroz Malaquias decidirão buscar uma estrutura que melhor atenda as necessidades profissionais. O novo endereço possui salas mais amplas, ambiente de recepção separado, espaço para os estagiários e área de produção de peças processuais, além de área ampla e reservada ao acondicionamento das pastas e documentos processuais. O novo endereço de atendimento será na Praça José do Patrocínio (Praça do Rotary), n° 84, Centro, usando como pontos de referência o Sindicato Rural e a Igreja Matriz. "Em breve teremos nossa inauguração oficial". 

 



Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A determinação judicial que concedeu prisão domiciliar a 43 presos do regime semiaberto do Conjunto Penal de Brumado foi publicada na tarde desta terça-feira (26) pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A decisão do Juiz Genivaldo Alves Guimarães autoriza que os presos beneficiados aguardem em prisão domiciliar, até que as obras da unidade estejam concluídas. Ocorre que, segundo denúncia da Defensoria Pública do Estado da Bahia, o Conjunto Penal de Brumado ainda não está regularmente estruturado, e há meses os presos que deveriam cumprir pena em regime semiaberto encontram-se no regime mais gravoso, ou seja, no fechado: "diante da inexistência de estabelecimento adequado ao cumprimento da pena em regime semiaberto, permanecem os reeducandos em regime fechado, em flagrante afronta aos princípios da legalidade e da individualização da pena, em razão da omissão do Estado da Bahia", descreve a DPE. Mesmo com a autorização da Justiça indicando que os presos cumpram o regime semiaberto de moto integral (dia e noite) em casa a partir desta quarta-feira (27), na Decisão, o Juiz Genivaldo Guimarães ressalta ainda que os beneficiados "deverão retornar ao Conjunto Penal de até 14 horas do dia 27 de maio de 2024 (segunda-feira), data em que, provavelmente, estará concluída a obra no espaço destinado aos presos em regime semiaberto. Em sendo o caso, poderão ser intimados para retornarem antes", diz parte da Decisão. Ainda esta semana, após o afastamento de Gilmar Rocha (veja aqui), um novo diretor interino foi designado para o cargo durante o período de 30 dias. o Policial Penal Archimedes Benício Leite Neto assumiu a direção do Conjunto Penal e na manhã desta quarta-feira (27) e já dialogou com familiares dos presos que fizeram uma pequena manifestação (veja aqui) em frente ao local. Uma comissão formada pelos parentes foi convidada a entrar no presídio para um diálogo mais aberto. Com a saída dos quase cinqüenta beneficiados com o regime semiaberto, espera-se que a tranqüilidade volte ao local.



Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um grupo de familiares de custodiados do Conjunto Penal de Brumado, na Região Sudoeste, protestou, na manhã desta quarta-feira (27), contra a suspensão das visitas na unidade prisional. Os manifestantes denunciam também a proibição da entrada de medicamentos e itens de higiene pessoal e a má qualidade das refeições. Policiais penais acompanharam a situação. Segundo apurou o site 97NEWS, com a designação do Policial Penal Archimedes Benício Leite Neto como diretor Interino do Conjunto Penal de Brumado pelo período de 30 dias nesta semana, não foi possível avisar da suspensão das visitas a tempo para familiares, por isso, muitas pessoas foram ao local, mas não tiveram autorização para visitar os presos. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

“Eles não falam nada para os familiares, não dão explicação nenhuma”, argumentou Clesiane Santos, que veio do Estado do Sergipe para Brumado visitar um parente. Ainda na manhã de hoje, acompanhando de policiais penais, o diretor interino convidou uma comissão para dialogar a respeito das reivindicações. 



Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O trabalhador com carteira assinada que recebe até dois salários mínimos poderá, em breve, usar depósitos futuros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para adquirir a casa própria. O Conselho Curador do FGTS aprovou nesta terça-feira (26) a regulamentação do FGTS Futuro para a Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida. Para entrar em vigor, a Caixa Econômica Federal, agente operador do FGTS, precisa aprovar uma série de normas operacionais. As diretrizes explicarão como o banco transferirá os depósitos de 8% do salário ao agente financiador do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), assim que a contribuição do patrão ao fundo cair na conta do trabalhador. Somente 90 dias após a edição das normas, as operações com o FGTS Futuro serão iniciadas. Cada contrato de financiamento definirá o período pelo qual os depósitos futuros serão utilizados. Caberá à instituição financeira avaliar a capacidade de pagamento do mutuário e propor um “financiamento acessório” com o FGTS Futuro, caso a caso. 

Como vai funcionar

Todos os meses, o empregador deposita, no FGTS, 8% do salário do trabalhador com carteira assinada. Por meio do FGTS Futuro, o trabalhador usaria esse adicional de 8% para comprovar a renda. Com o Fundo de Garantia considerado dentro da renda mensal, o mutuário poderá financiar um imóvel mais caro ou comprar o imóvel inicialmente planejado e acelerar a amortização do financiamento. Na prática, a Caixa Econômica Federal, agente operador do FGTS, repassará automaticamente os depósitos futuros do empregador no Fundo de Garantia para o banco que concedeu o financiamento habitacional. O trabalhador continuará a arcar com o valor restante da prestação.



Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Entre milhares de objetos colecionados, o aposentado Sebastião Francisco de Souza, morador de Brumado, chama a atenção por também colecionar embalagens de remédios por cerca de 30 anos. Os remédios, todos consumidos por ele, ultrapassam 15 quilos. Aos 75 anos, Sebastião afirma que tudo começou após passar por vários exames e ficar internado em hospitais da Bahia e São Paulo. "Eu passei por hospitais de Brumado, Vitória da Conquista, Salvador, São Paulo e quando retornei a Brumado com os medicamentos receitados pelos médicos comecei a guardar as embalagens", afirma. Conforme o colecionador, durante os exames ele foi diagnosticado com problemas cardíacos e baixa visão. "Os remédios quando não foram comprados por mim, eram doados pela Secretaria de Saúde do município, mas boa parte eu comprei", disse.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O aposentado conta que ao longo dessas três décadas, o consumo de muitos medicamentos chega a assustar, no entanto, ele afirmar que segue forte e com muita vitalidade. "Todos os dias como uma [pratada] de feijão com arroz e sigo firme aqui na minha rotina do dia a dia", disse Sebastião. Além de embalagens de remédios, o colecionador é conhecido na cidade por guardar e vender vários tipos de acessórios como rádios, TVs, máquinas de costura e entre outros itens que possuem data de fabricação com mais de 30 anos.



Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Foto: Reprodução

Um homem suspeito de liderar uma organização criminosa na Bahia foi preso na noite de segunda-feira (25), em Minas Gerais. Eric Santana Mota, o Topa, é identificado como o "Três de Ouros" do Baralho do Crime, ferramenta criada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) para auxiliar na captura dos foragidos mais perigosos do estado. Segundo o site G1, Topa era considerado um dos alvos prioritários da pasta. Investigações indicavam que ele liderava uma ramificação do grupo criminoso atuante em Salvador e nas cidades baianas de Itaberaba, Boa Vista do Tupim e Marcionílio Souza. A Polícia Civil conta que ele foi localizado no município de São João do Manhuaçu, em Minas Gerais, após um trabalho minucioso da equipe de inteligência e da troca de informações entre as corporações de ambos os estados. Ao ser abordado pelas equipes, o suspeito teria apresentado um documento de identidade falsificado. Com isso, ele foi conduzido para a 6ª Delegacia Regional do município mineiro. O homem foi indiciado por associação criminosa, homicídio e tráfico de drogas. Ele deve ser transferido para o sistema prisional da Bahia. 



Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Foto: Reprodução l TV Sudoeste

Uma empresária, de 63 anos, foi morta em um latrocínio – roubo seguido de morte – em Cândido Sales, no Sudoeste baiano. Segundo a TV Sudoeste, a vítima foi identificada como Silene Oliveira Tigre, de 63 anos. Os acusados foram presos e confessaram o crime. Ainda segundo informações, policiais foram informados que a idosa estaria em um sítio da família, na zona rural da cidade. Antes mesmo de entrar no imóvel, os agentes encontraram o corpo da empresária, com ferimentos na cabeça. Já o carro tomado de assalto foi encontrado já no interior de Minas Gerais após os acusados se envolverem em um acidente com um caminhão. Já presos, os criminosos detalharam o crime, afirmando que atingiram Silene com uma paulada na cabeça e depois esconderam o corpo no local. O corpo da idosa foi enterrado no domingo (24). Silene foi secretária de Educação de Cândido Sales e mãe do médico Douglas Tigre, famoso por atender jogadores de futebol, como o zagueiro da seleção brasileira Thiago Silva. Os suspeitos seguem detidos em Minas Gerais à disposição da Justiça. 



Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Moradores da Rua Jovina Maria Soares, no bairro Novo Brumado, em Brumado, reclamam de problema com galeria de água pluvial que recebe esgoto da localidade, provocando sérios problemas há anos na rua do bairro. Um abaixo assinado foi criado e será encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE) para que providências sejam tomadas. "Tem mais de 30 anos que isso vem acontecendo no nosso bairro e ninguém toma providências. A galeria está aberta por conta das chuvas e a gente tem enfrentado um grande problema com ratos, baratas, escorpião, cobras e agora moscas varejeira que invadem nossas casas por conta dessa galeria", disse uma moradora da localidade. 

Abaixo assinado dos moradores - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme os moradores, eles já solicitaram do poder público uma solução para os problemas, no entanto, como se trata de um terreno particular, a Prefeitura afirmar que não pode atuar. "Agente já solicitou da administração uma solução, mas como é uma área particular, precisamos da autorização do dono para que a prefeitura entre na área e faça a manutenção", disse outro morador da localidade.



Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com doses da vacina contra a dengue prestes a vencer, governos estaduais reclamam da falta de orientação do Ministério da Saúde para evitar o desperdício do imunizante. Lotes da vacina Qdenga comprados pelo governo federal tem validade apenas até o dia 30 de abril. E diante da baixa procura pelo imunizante, os 521 municípios contemplados com as remessas até o momento correm o risco de ter que jogar a vacina fora. Atualmente, podem receber a dose crianças de 10 a 14 anos. Na segunda-feira, o Brasil bateu recorde histórico de dengue, ultrapassando 1,8 milhão de casos da doença neste ano. 561 pessoas morreram vítimas da dengue. Na Bahia o Estado recebeu 170 mil doses, mas só conseguiu aplicar pouco mais de 68 mil. Até agora, no entanto, não recebeu nenhuma orientação do Ministério da Saude sobre o que fazer com as doses prestes a vencer. Segundo o presidente do Conselho de Saude da Bahia, Marcos Gêmeos, a situação é preocupante. "A questão da validade preocupa. Dizer que o Brasil foi o primeiro país a colocar a vacina contra a dengue no calendário vacinal, no programa vacinal. Nos preocupa também o comportamento da população e não recebemos nenhum tipo de orientação do ministério da saúde. Estamos no aguardo", disse.



Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por meio de uma portaria, a a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) da Bahia designou o Policial Penal Archimedes Benício Leite Neto como diretor Interino do Conjunto Penal de Brumado pelo período de 30 dias. O recém chegado diretor da unidade, Gilmar Rocha, foi afastado do cargo devido a fortes polêmicas que vão desde a redução das visitas íntimas, alimentos, diminuição do banho de sol e outros regimes mais rígidos, segundo parentes de custodiados da unidade de Brumado. A Portaria (nº 165) de 25 de março de 2024, assinada pelo secretário José Antônio Maia Gonçalves destaca que o novo diretor interino adote atos e providências, visando a regularidade e normalidade. À designação do interino se dá segundo critérios de conveniência e oportunidade da Seap, considerando os princípios da supremacia do interesse público e da continuidade do serviço.



Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Foto: Divulgação

O câncer colorretal é mais conhecido como câncer de intestino e reto e é um dos tumores com mais ocorrência no Brasil. São mais de 40 mil casos por ano, sendo o segundo mais prevalente em homens e mulheres. Para chamar a atenção para o alto grau de incidência tanto em homens como em mulheres o mês de março foi escolhido para a campanha de conscientização, sendo designado – “Março Azul-Marinho”. Cada dia mais comum e bastante agressivo quando diagnosticado tardiamente, o câncer colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamado cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus). É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos. Os pólipos são adenomas e, portanto, lesões benignas, que crescem na parede do cólon e, quando associados a modos de vida não saudáveis e predisposição genética podem, com o passar do tempo, transformar-se em câncer. Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são idade igual ou acima de 60 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável (ou seja, pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras). 

O consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru e salame) e a ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas de carne cozida por semana) também aumentam o risco para este tipo de câncer. Em suma, os fatores de risco para o câncer colorretal são: fumar; consumir bebidas alcoólicas; ter sobrepeso ou obesidade; consumir alimentos com alta densidade energética (são aqueles que a cada 100g oferecem 225 - 275 kcal) e carnes vermelhas; consumir carnes (quaisquer tipos, inclusive aves e peixes) preparadas na chapa ou na forma de fritura, grelhado ou churrasco; consumir pouca quantidade de frutas, legumes, verduras e cereais integrais; ser sedentário. Outros fatores relacionados à maior chance de desenvolvimento da doença são história familiar de câncer de intestino, história pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama. Doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn, também aumentam o risco de câncer do intestino, bem como doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar (FAP) e câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC). Pacientes com essas doenças devem ter acompanhamento individualizado. É de suma importância que ao apresentar os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino como: sangue nas fezes; alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados); dor ou desconforto abdominal; fraqueza e anemia; perda de peso sem causa aparente; alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas); massa (tumoração) abdominal, se busque um especialista para diagnóstico, pois esses sinais e sintomas também estão presentes em problemas como hemorroidas, verminose, úlcera gástrica e outros, e devem ser investigados para seu diagnóstico correto e tratamento específico. Na maior parte das vezes esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico, principalmente se não melhorarem em alguns dias. A prevenção do câncer de intestino pode ser realizada através do exame de colonoscopia e está indicado para homens e mulheres a partir de 45 anos de idade. Portanto, a prevenção é o melhor remédio. Cuidem-se. Todos contra o câncer colorretal! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

CONTINUE LENDO