ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Prefeitura antecipa 50% do 13º salário dos servidores para o dia 20 de junho

Donos de lotéricas cobram o fim de impasse entre a Caixa Econômica e Coelba; empresários pedem a população para acionar o Ministério Público

Alternativa FM em Luto: Faleceu na noite desta segunda-feira a 'Dona Neuza' mãe do secretário Ivan Oliveira

Salvador: Policial é preso por negociar armas com suspeitos de tráfico

Equivocados: Brasil tem a 2ª população mais fora da realidade do mundo

Crea realiza da Caravana BIM em Brumado e mais 16 cidades da Bahia

Comandante da PM não confirma que mortes em Feira tenham relação com homicídio de policial

Salvador: Homem é preso em flagrante acusado de espionar mulheres em banheiro de igreja

Forró do Sítio Novo 2018: Valeu Brumado!

Agricultores de Palmas de Monte Alto recebem trator agrícola

‘Sertânia’: Filme que retrata o cangaço está sendo rodado em Brumado

RotSat: Contrate o rastreamento de seu veículo ou de sua frota onde você tem confiança e qualidade

Brumado: Coelba vai autorizar novos postos de pagamento para conta de luz; transtornos continuam

Brumadense é preso transportando cocaína na BR-030, próximo a Caetité

Fonoaudiologia na Clínica Master com Drª Marcela Cássia

Conquista: Lojistas protestam contra feira de negócios

Mega-Sena acumula e pode premiar R$ 35 milhões na próxima quarta

Polícia apreende pendrives e anotações em cela de Geddel Vieira Lima

Píton gigante mata e engole mulher na Indonésia

MEC divulga nesta segunda o resultado do Sisu


Brumado: Prefeitura antecipa 50% do 13º salário dos servidores para o dia 20 de junho

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Servidores municipais ativos de Brumado vão receber o pagamento da primeira parcela do 13º salário antecipadamente. Os valores estarão depositados nas contas dos servidores no dia 20 de junho. O pagamento da parcela foi autorizado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos na última semana. Segundo o Secretário da pasta, João Nolasco, “a data prevista no Estatuto dos Servidores para o pagamento do 13º salário é 20 de dezembro, mas o prefeito decidiu adiantar o pagamento porque o município se planejou antecipadamente e está condições financeiras de fazê-lo”. Ainda segundo o secretário, com o esforço empregado pela Administração Municipal visando viabilizar o adiantamento do 13º salário dos servidores, teremos cidadãos movimentando a economia de nossa cidade, podendo quitar suas dívidas e fazer novas compras.  Além disso, aquecer ainda mais o comércio brumadense no mês de junho do ano corrente é de grande valia, já que estamos no período junino e de Copa do Mundo.



Donos de lotéricas cobram o fim de impasse entre a Caixa Econômica e Coelba; empresários pedem a população para acionar o Ministério Público

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Filas enormes e demora no atendimento deixa consumidores irritados, e donos de lotéricas já buscam solução. Nesta segunda-feira (18), um grupo formado por proprietários de casas lotéricas de várias cidades da Bahia, se reuniram em Salvador para pedir uma intermediação junto ao governador Rui Costa para que haja uma solução para o problema que já começa a afetar milhões de baianos. Além disso, a comissão pedirá ao governo, reforço de policiamento nas áreas que possuem os estabelecimentos. Segundo eles, os locais se tornaram alvos de constantes assaltos na Capital e no interior do Estado. Os pequenos empresários pediram ao governador uma solução no impasse entre a Coelba e a Caixa Econômica Federal para que eles voltem a receber os pagamentos das contas de luz. De acordo com o presidente do Sindicato de Lotéricos do Estado da Bahia, Ronaldo Mateone, a Coelba alega que a CEF interrompeu um contrato que era vigente até 2019 para efetuar um reajuste de 54%, o que fez com que a concessionária de energia recusasse o prosseguimento da prestação de serviço. Os empresários também orientam aos consumidores para que os mesmos acionem o Ministério Público da Bahia. Ainda segundo eles, tudo para que o PM ajuize uma ação civil pública, contra a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), do Grupo Neonergia, por ter suspendido o contrato com a Caixa, deixando milhões de consumidores sem acesso fácil ao pagamento dos boletos fornecidos pela empresa.



Alternativa FM em Luto: Faleceu na noite desta segunda-feira a 'Dona Neuza' mãe do secretário Ivan Oliveira

O acidente aconteceu por volta das 19h30 (Foto: Luciano Santos l 97News)

Faleceu na noite desta segunda-feira (18), por volta das 19h30 a mãe do secretário da Rádio Alternativa FM de Brumado, Neuza Maria Alves de Oliveira, 74 anos, 'Dona Neuza' como era conhecido pelos brumadenses. Neuza veio a falecer nesta segunda após o caminhão com placas de Brumado, em que ela viajava ter tombado na BA-148, próximo a comunidade de Lagoa Funda. A equipe do 97NEWS esteve no local, e constatou que o veículo voltava de uma feira livre que acontecia no distrito de Iguatemi, município de Livramento de Nossa Senhora. Já no trecho próximo ao matadouro municipal, por volta das 19h10, um caminhão guincho realizava a retirada de um veículo Gol branco que pertence a prefeitura de Piatã, que havia caído na ribanceira no fim da tarde do mesmo dia. Segundo relatos de testemunhas, que sobreviveram ao acidente, o caminhão guincho não sinalizou o trecho com cones, apenas com as luzes de emergência, e ao descer o trecho da rodovia que não fornecia boa visualização, o motorista do caminhão que transportava os feirantes, para não bater no fundo do guincho, tentou desviar e caiu na ribanceira. 

 

Com o forte impacto no lado do passageiro, a vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito (Foto: Luciano Santos l 97News)

Ainda segundo as testemunhas, seis pessoas viajavam na carroceria do caminhão e mais duas na cabine do motorista. Com o impacto do acidente, Dona Neuza, que viajava na cabine, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local. As ouras vítimas tiveram apenas escoriações leves e foram encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado. Dona Neuza deixa um espaço vazio no coração de todos os amigos e familiares. Neuza, moradora do Bairro São José, era muito querida pelos morados e sempre muito bem-humorada gostava de trabalhar como vendedora de frutas e verduras. Várias são as manifestações de apoio a família em luto nas redes sociais nesse momento. O velório acontecerá na sua residência, no Bairro São José.

O veículo da cidade de Piatã estava sendo removido por um guincho antes do acidente fatal (Foto: Luciano Santos l 97News)

Confira nota da Alternativa FM

NOTA DE PESAR

É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento da Senhora Neuza Maria Alves de Oliveira, 'Dona Neuza', mãe do nosso colaborador, Ivan Oliveira. Dona Neuza, assim conhecida, era moradora do bairro São José, com trabalho e seriedade conquistou o carinho e o respeito de toda a população de Brumado. Deixamos nosso apoio e súplicas a Deus para que conforte os corações de todos os familiares e amigos.



Salvador: Policial é preso por negociar armas com suspeitos de tráfico

Foto: Ilustrativa

Um policial militar foi preso na segunda-feira (18) acusado de negociar armas com suspeitos de tráfico de droga, através de uma outra pessoa. O policial, que não teve a identidade revelada, foi preso pela Polícia Civil e a ocorrência foi registrada no bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. O PM foi encaminhado para  4ª Delegacia Territorial (DT/São Caetano).



Equivocados: Brasil tem a 2ª população mais fora da realidade do mundo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A pesquisa global Perigos da Percepção 2017 foi realizada em 38 países. No ranking, que compara opiniões da população com dados da realidade, os brasileiros só estão atrás dos sul-africanos. As informações coletadas foram comparadas com dados de fontes oficiais, resultando no "Índice da Percepção Equivocada". O ranking aponta as distorções entre opiniões e realidade. Os piores resultados foram em 1º lugar, África do Sul, em 2º lugar Brasil, em 3º Filipinas, em 4º Peru  e em 5º lugar Índia. A Ipsos entrevistou 29,1 mil pessoas dos 38 países, entre 28 de setembro e 19 de outubro, e a pesquisa mostrou que apenas 7% das pessoas entrevistadas no mundo pensam que a taxa de homicídio em seu país é menor do que em 2000. No entanto, ela é significativamente menor na maioria dos países. No Brasil, a taxa de homicídios é a mesma de 2000, mas 76% dos entrevistados acreditam que ela é maior. O Brasil também está fora da realidade quando a pergunta é qual é a proporção de brasileiros conectados à rede social Facebook. Os brasileiros acham que 83% da população está na rede social, mas a realidade é bem diferente: 47% dos brasileiros acessam a rede. Outro dado interessante é que todos os países acreditam que a gravidez na adolescência seja mais frequente do que é na realidade, especialmente na América Latina e África do Sul. Os brasileiros foram os que mais erraram essa questão. O dado oficial é 6,7%, mas os entrevistados pensavam que fosse 48%. Mas não podemos comemorar: dos 38 países pesquisados, o Brasil é o que tem a maior taxa de gravidez na adolescência. O mais preocupante com os resultados desta pesquisa é que percepções erradas geram diagnósticos errados dos problemas do país e, consequentemente, soluções inadequadas. 



Crea realiza da Caravana BIM em Brumado e mais 16 cidades da Bahia

Foto: Reprodução

Levar informação e conhecimento sobre a tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) aos profissionais da área tecnológica. Esta é a proposta da Caravana BIM 2018, promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, que pretende visitar 17 municípios do interior e a Capital Baiana. A ideia é formar profissionais de engenharia, arquitetura e construção, além de estudantes universitários. As primeiras cidades que receberam o projeto foram Feira de Santana e Lauro de Freitas. Este é o segundo ano da Caravana BIM. Em 2017 o projeto atingiu cerca de 5 mil pessoas, entre profissionais e estudantes. A iniciativa é coordenada pela arquiteta Laura Matos. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site. O BIM representa uma ferramenta revolucionária, trazendo importantes mudanças na área tecnológica. Desde a utilização de novos métodos de trabalho, até novas posturas de relacionamento entre os profissionais envolvidos (arquitetos, projetistas, consultores, incorporadores e construtores). Além de Brumado, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Juazeiro, Paulo Afonso, Jacobina, Alagoinhas, Camaçari, Jequié, Vitória da Conquista, Guanambi, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis e Teixeira de Freitas, estão inseridas na Carava BIM.



Comandante da PM não confirma que mortes em Feira tenham relação com homicídio de policial

Foto: Reprodução l A Tarde

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, não confirmou que os sete homicídios em Feira de Santana em somente 3 horas neste domingo (17) tenham relação com a execução de um policial militar, também neste final de semana. “O que temos certeza é que foram praticados por grupos criminosos”, disse o coronel, explicando que os crimes serão investigados. “O delegado regional está trabalhando em várias vertentes e em breve dará coletiva informando mais coisas”, falou. O comandante também lamentou a morte do soldado da Polícia Militar Wagner Souza de Araújo, que foi baleado fora de serviço ao tentar impedir um assalto contra um casal. “Nosso policial foi um guerreiro. Isso demonstra seu espírito na defesa das pessoas. Aqui eu externo em nome da corporação o que estamos sentindo nesse momento”, acrescentou, em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (11).



Salvador: Homem é preso em flagrante acusado de espionar mulheres em banheiro de igreja

Foto: Divulgação l GCM

Após denúncia de membros da Igreja Assembleia de Deus, no bairro de Capelinha de São Caetano, um homem de iniciais J. S. F. foi detido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, suspeito de ter plantado um celular em um fundo falso de uma tampa de vaso sanitário para espionar mulheres que frequentam o local. “Com autorização dos representantes da Igreja foi realizada uma busca no local, sendo encontrado um celular que foi colocado no banheiro feminino. Ao abrirmos o celular, foi constatado que haviam vídeos de 3 crianças e 2 mulheres que estavam na igreja participando do culto”, relatou comandante do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da GCM, Carolina Santana. O indivíduo foi detido em flagrante e encaminhando para Central de Flagrantes, onde foi registrado o boletim de ocorrências.



Forró do Sítio Novo 2018: Valeu Brumado!

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na noite de sábado (16), uma linda festa foi realizada no Sítio Novo, em Brumado, em clima de alegria, diversão e segurança. A produção do evento, Beto Bonelly e Só Legal Produções, vem a público agradecer a todos os foliões que compareceram à essa belíssima festa. Foliões de Brumado e região, a festa só foi linda e pacífica graças a vocês. Agradecer também a todos os colaboradores, patrocinadores, o pessoal que trabalhou na festa, que ajudou na realização de um grande evento, vocês deram o tom de uma linda festa, de qualidade, segurança e alegria, além da linda decoração proporcionada ao público, dando a cara do mês junino na cidade. A festa teve ainda muitas comidas e bebidas tipicas. A producão do Forró do Sítio Novo vem agradecer a todos pelo lindo evento. Logo logo a gente se vê de novo. Até 2019, com mais um Forró do Sítio Novo. 



Agricultores de Palmas de Monte Alto recebem trator agrícola

Foto: Divulgação

A agricultura familiar de Palmas de Monte Alto foi fortalecida na última sexta-feira (15), quando as Associações da Tabua, Coité e adjacência e da Água Branca receberam um novo trator com todos os implementos para ser usado na produção agrícola destas comunidades. O equipamento foi destinado aos pequenos agricultores pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) através de emenda parlamentar dos seus mandatos, atendendo a uma solicitação da vereadora Adenúsia Araújo. Os deputados estiveram no município, ao lado do prefeito Manuel Rubens e do vice-prefeito Domingos Neto, visitando a sede da associação beneficiada, onde foram recebidos pelos seus respectivos presidentes, o senhor Antônio (Tabua) e o senhor Gerson (Água Branca). “Este trator será muito importante para nós, agricultores familiares de Palmas de Monte, pois vai facilitar o nosso trabalho e ampliar a nossa produção. Agradecemos imensamente aos deputados Waldenor e Zé Raimundo, ao prefeito Manuel Rubens e à vereadora Adenúsia por esta conquista para o nosso povo”, comentou o presidente da Associação da Tabua. Além das lideranças citadas, os deputados também foram recepcionados pelo companheiro do PT, Moacyr Badaró, que é presidente do Gesp (Grupo de Economia Solidária de Palmas de Monte Alto).



‘Sertânia’: Filme que retrata o cangaço está sendo rodado em Brumado

Uma das locações do filme é na antiga cadeia pública de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Devido ao fato de possuir várias localidades bem preservadas, as quais retratam com muita peculiaridade a vida do sertanejo, Brumado foi escolhida para ser uma das locações do novo filme do roteirista e cineasta baiano Geraldo Sarno, o qual tem uma obra que valoriza muito a cultura nordestina. O seu novo projeto que se chama “Sertânia” é um filme de época que se passa na década de 20. A equipe de produção comandada por Bárbara Cariry escolheu três locações que irão compor a película que está sendo gravada durante esses 15 dias. A primeira locação foi na antiga Cadeia Pública, a segunda no Casarão de Newton Cardoso e a terceira no Distrito de Itaquaraí, que, segundo a produção, foi escolhido pelas suas características bem genuínas. A primeira etapa foi gravada no município de Milagres e, assim que acabarem as filmagens em Brumado, o filme vai para a pós-produção. A data prevista para a estreia é no segundo semestre de 2019, onde será feita, inclusive, uma apresentação especial aqui na cidade. Cerca de 50 profissionais estão envolvidos nos sets de filmagem, inclusive tendo a participação de vários figurantes e técnicos de Brumado.

Cerca de 50 pessoas estão envolvidas na produção (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


RotSat: Contrate o rastreamento de seu veículo ou de sua frota onde você tem confiança e qualidade

Foto: Divulgação

Com a excelente experiência de suporte e qualidade na área de rastreamento e monitoramento veicular e a crescente frota de clientes, a Rotsat vem acumulando vários veículos recuperados de forma precisa após roubos e furtos. A Rotsat utiliza equipamentos de última geração e homologados a Anatel, com alta precisão de localização, bloqueio, além de possuir um sistema com parâmetros e relatórios automatizados para sua frota, a Rotsat é a melhor opção custo benefício para você e sua empresa.  Contrate o rastreamento de seu veículo ou de sua frota onde você tem confiança e qualidade. Contatos (77) 345-31734 / 9.9990-3048, ou acesse, www.rotsat.com.br.



Brumado: Coelba vai autorizar novos postos de pagamento para conta de luz; transtornos continuam

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Consumidores alegam falta de respeito por parte da Coelba com filas enormes, e muitos já estão sem paciência com a empresa que administra a energia no estado. Isso porque desde o dia 1º de junho as pessoas já não conseguem mais pagar as contas de energia nas casas lotéricas, por causa de um impasse entre a Coelba e Caixa, que acabou suspendendo o recebimento dessas faturas. Aí o consumidor que já enfrentava filas nos tempos em que eram permitidos pagar as contas de energia nas lotéricas, agora enfrentam filas gigantescas para pagar a fatura em farmácias e postos autorizados. Tem gente de todas as idades ficando horas em pé para poder pagar pelo serviço. Com a exclusão das lotéricas são 3 pontos de pagamentos a menos em Brumado, -- isso sem deixar de dizer que, cada posto desse tem cerca de cinco guichês cada. Agora, o pagamento dessas contas só acontece em pontos autorizados da Coelba como algumas lojas, mercados e farmácias, por exemplo. Para tentar amenizar as filas, a Coelba disse que até o fim do mês, mais pontos de pagamentos serão autorizados em todo o Estado. 



Brumadense é preso transportando cocaína na BR-030, próximo a Caetité

Foto: Composição l 97NEWS

O brumadense Yvan Gonçalves, de 31 anos, morador do bairro Urbis 2, em Brumado, foi preso transportando mais de 2 kg de cocaína durante uma fiscalização na BR-030, em Caetité, a 100 km de Brumado, na tarde de sábado, 16. Foram encontrados 2,343 kg de cocaína. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a droga estava escondida em sua bagagem. O ônibus interestadual que Yvan estava, fazia a linha São Paulo/Ibipitanga. Questionado, o brumadense informou que não sabia da existência da droga. O indivíduo foi preso e levado para a Delegacia de Polícia Civil em Brumado. A droga apreendida foi encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para perícia.



Fonoaudiologia na Clínica Master com Drª Marcela Cássia

Foto: Divulgação

O fonoaudiólogo é um profissional da saúde que previne, avalia e trata distúrbios e alterações orofaciais, auditivas, cognitivas, da linguagem oral e escrita, da deglutição e da aprendizagem, além de atuar no aperfeiçoamento dos padrões de fala e voz. A fonoaudiologia é a ciência que estuda a comunicação humana em todos os seus aspectos, desde o desenvolvimento até o aperfeiçoamento de suas funções. Na CLÍNICA MASTER você encontra a competente fonoaudióloga Drª. Marcela Cássia. CLÍNICA MASTER, situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Agende já a sua avaliação (77) 3441-5396, 99991-5396 e 99126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Conquista: Lojistas protestam contra feira de negócios

Foto: Blog do Anderson

Lojistas de Vitória da Conquista, fizeram um protesto na noite da últiam sexta-feira (16) contra uma feira de moda que aconteceu no município. Munidos de cartazes e faixas, os participantes criticaram a realização do evento "Fenacouro". Conforme o Blog do Anderson, eles criticaram além da prefeitura, que concedeu o alvará de funcionamento, também o Procon, a Secretaria da Fazenda e a própria Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). As faixas continham frases como “Fora Fenacouro já” e “Basta Fenacouro”. Conforme o grupo, a feira deveria ocorrer durante dois dias, mas durou quase um mês, prejudicando os lojistas. Ao blog, a Fenacouro disse que a Feira ocorreu duas vezes por ano, “gerando empregos, aquecendo o comércio e pagando impostos”.  Já a prefeitura local declarou que não houve problema na realização da feira. 



Mega-Sena acumula e pode premiar R$ 35 milhões na próxima quarta

Foto: Conteúdo l 97News

Como nenhum apostador acertou os seis números do concurso 2.050 da Mega-Sena, o prêmio de R$ 30 milhões foi acumulado para R$ 35 milhões. Agora, o novo sorteio será na noite da próxima quarta-feira (20). Interessados em participar terão até às 19h deste dia para fazer seus jogos em qualquer lotérica credenciada pela Caixa Econômica no Brasil. No concurso desse sábado (16), as dezenas sorteadas foram 08, 31, 32, 33, 38 e 50. Assim, 34 apostas acertaram a Quina, com prêmio de R$ 75.709,93 cada, e mais 3,5 mil bilhetes marcaram a Quadra, com prêmio de R$ 1.038,79 para cada um.



Polícia apreende pendrives e anotações em cela de Geddel Vieira Lima

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Distrito Federal fez buscas, neste domingo (17), na cela que abriga o ex-senador Luiz Estevão e o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA). Os dois dividem um alojamento com outros presos no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Segundo a polícia, as buscas foram autorizadas pela Justiça e motivadas pela denúncia, feita por um detento, de que os políticos estariam recebendo “regalias” na prisão. Barras de chocolate, anotações que seriam de Geddel e pelo menos cinco pendrives – supostamente, de Luiz Estevão – foram apreendidos. De acordo com a Polícia Civil, durante as buscas, Estevão tentou se livrar de um pendrive jogando o dispositivo na privada. O aparelho foi recuperado e passará por perícia.



Píton gigante mata e engole mulher na Indonésia

Foto: Arquivo l Associated Press

O cadáver intacto de uma mulher da indonésia, identificada como Wa Tiba, de 54 anos, foi encontrado dentro de uma píton de sete metros neste sábado (16), perto da horta onde a vítima havia desaparecido. Segundo informações da polícia local, o corpo de Wa Tiba foi encontrado na ilha indonésia de Mun. O chefe da polícia local informou a imprensa que o réptil estrangulou a mulher começando pela cabeça e, ao abrir a barriga da serpente, o corpo dela estava lá. A vizinhança já desconfiava da motivação do desaparecimento, pois a horta de Wa Tiba ficava muito próxima das rochas onde vivem as cobras.  Alguns vizinhos mais próximos encontraram o píton a cerca de 30 metros dos sapatos e do facão da vítima. A píton gigante é espécie muito comum na Indonésia e nas Filipinas e costuma se alimentar de pequenos animais, raramente ataca pessoas.



MEC divulga nesta segunda o resultado do Sisu

Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta segunda-feira (18) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São ofertadas 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior em todo o país. O resultado será divulgado na internet. Os estudantes selecionados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino entre 22 e 28 de junho. Aqueles que não foram selecionados poderão participar da lista de espera. A convocação dos candidatos em lista de espera será de 3 de julho a 21 de agosto. As vagas serão oferecidas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de Educação Tecnológica, 27 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e 30 universidades. Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obtiveram nota acima de zero na redação.